Ir para conteúdo

[Dicas]O metagame e builds


kancers

Posts Recomendados

 Salve galera, desta vez vamos falar um pouco sobre builds e o metagame.

 Uma das coisas q torna o ragnarok um jogo tão divertido é essa possibilidade de se buildar diversas builds com especificações próprias em cada uma, o legal de ser tão livre em alguns aspectos é poder usar a mesma build de outros de maneira diferente, pois a play skill esta ligada diretamente ao jogador e não ao personagem em si.

 Existem builds 4fun, de farm, metagames, trolls e por ai vai, dando uma alta liberdade para seu estilo de jogo.

 Mas o que seria o metagame?" É o termo utilizado para destacar quais são as estratégias mais utilizadas dentro do ambiente de um game. Isso pode ser refletido na escolha de personagens, itens, comandos especiais e tomada de decisões. São movimentadas pela comunidade, sempre em mudança. Obviamente, decisões de jogadores competitivos e streamers famosos são muito influentes, pois essas pessoas procuram explorar as melhores opções dentro dos jogos competitivos."(retirado da internet)

 Em alguns jogos também é comum surgir o antimeta, que tem exclusivamente o intuito de quebrar o meta atuante, esse tipo de estratégia funciona de forma limitada somente ao que ela foi proposta.

 Para ser um bom jogador preciso seguir o metagame? não necessariamente, acontece que para se chegar a um meta exige testes sobre a melhor combinação possível da classe, desta forma tendo o melhor rendimento na estratégia proposta, o importante é você entender que metagame é justamente isso o melhor potencial atingido por tal classe no que ela é proposta a fazer, uma mesma classe pode ter mais de uma build atuante no meta.

 Não quero seguir o meta e testar minhas próprias builds, isso é correto? sim, isso é valido, muitas builds metas surgem de testes, em alguns jogos existem equips voltadas somente para a building, eles testão diversas combinações e definem o meta a ser seguido, mas você não precisa ser um desses, vc pode simplesmente ir criando sua build puramente 4fun e vivenciando suas experiências até achar algo que combine diretamente com seu estilo de jogo.

 Mas se seu intuito é competir se torna muito difícil fugir do metagame, pois ele é o melhor potencial atingido, e uma build 4fun não consegue o mesmo proveito.

 Tudo entendido até aqui? Então como que monto minha build partindo do zero? Isso exige estudos sobre a classe, conhecimento de equipamentos e umas boas horas perdidas, não fique triste se suas primeiras builds ficarem muito ruins, use isso como aprendizado e lembre se que muitas builds baratas e "tortas" podem ser mais divertidas que copiar uma lista padrão, explore o game que te garanto que o jogo vai se tornar mais divertido.

 Por final deixo a pauta em aberto, metagame ou 4fun como seu jogo pode ser mais divertido sem se frustar?

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, kancers disse:

como seu jogo pode ser mais divertido sem se frustar?

Se o joguinho causa frustração, por qualquer motivo que seja, é um forte indicativo que ta na hora de parar. Pelo menos da forma que interpreto, se ele não cumpre de maneira satisfatória o objetivo central de proporcionar "divertimento", já falhou miserávelmente. Parte pra outra gente, não existe só ragnarok ?

  • Like 3

PeriodicPossibleGiraffe-size_restricted.gif

Link para o comentário
Share on other sites

     Vejo muita essa discussão de metagame entre os jogadores "novatos". Sempre fui muito adepto da "diversão" ao invés do "Endgame". Claro, grande parte dos jogadores vêem o endgame como divertido, o que não deixa de ser, mas noto que isso acaba gerando muitas vezes discussões fervorosas sobre as build's e equipamentos. Vejo build's que EU considero divertidas e que "cumprem" com o seu papel, sendo oprimidas pelos que utilizam a build "Meta".
     Penso eu que, se quem joga está feliz com o resultado da build e consegue falar "Isso aqui é muito divertido" já alcançou o Endgame. Afinal, o jogo não possui tantos equipamentos assim para só serem utilizados 10 em cada classe. E como você mencionou, se vai ser começado do zero, usar equipamentos fora do "meta" é normal. Começar com Set Morrigane com objetivo de no futuro TALVEZ conseguir o tão sonhado Sobretudo do Mestre não é vergonhoso para nenhum jogador de Crítico! Isso se chama "evolução".

Editado por Veneses
  • Thanks 2
Link para o comentário
Share on other sites

1 minuto atrás, Pickles disse:

Se o joguinho causa frustração, por qualquer motivo que seja, é um forte indicativo que ta na hora de parar. Pelo menos da forma que interpreto, se ele não cumpre de maneira satisfatória o objetivo central de proporcionar "divertimento", já falhou miserávelmente. Parte pra outra gente, não existe só ragnarok ?

concordo, mas as vezes a frustação vem pela maneira q vc esta tentando jogar, se vc curte o game e n quer parar as vezes vale a pena rever como q vc esta jogando, mas se a frustração parte de algo que n é limitado a vc é melhor buscar outro game ou um outro hobby.

Link para o comentário
Share on other sites

16 minutos atrás, Veneses disse:

     Penso eu que, se quem joga está feliz com o resultado da build e consegue falar "Isso aqui é muito divertido" já alcançou o Endgame. Afinal, o jogo não possui tantos equipamentos assim para só serem utilizados 10 em cada classe. E como você mencionou, se vai ser começado do zero, usar equipamentos fora do "meta" é normal. Começar com Set Morrigane com objetivo de no futuro TALVEZ conseguir o tão sonhado Sobretudo do Mestre não é vergonhoso para nenhum jogador de Crítico! Isso se chama "evolução".

e é exatamente este o ponto que eu sempre defendo, o que muito acontece é o pessoal aparecer reclamando que o jogo é caro, que n da pra jogar se n tiver full equipes, mas isso é puramente mentira, e isto n acontece somente no ragnarok, as pessoas tem um pensamento muito imediatista e esquecem q existe um processo de conquistas e evoluções.

9 minutos atrás, Wodsonslk disse:

E a diversão acaba, em boa parte das vezes, quando o desafio acaba, o que pode ocorrer em ambos os lados, 4fun ou metagame, mas muito mais frequentemente neste segundo.

sim, se n tem desafio é difícil de se ter aquela sensação de satisfação, eu lembro até hoje do meu primeiro mvp, foram meses tentando até conseguir traçar uma boa estratégia e não ter ninguém pra disputar junto rs, eu considero o metagame do rag muito linear e com poucas mudanças acho q por isso essa frequência do pessoal quitar qnd se chega nele.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu jogo 4fun, sem competir se um outro player conseque matar um mvp “x” segundos mais rapido do que eu. E gosto de ter equips bons, mas para nao ficar morrendo sempre. IC é bom, mas caro... se conseguir, ótimo. 
Não critico quem quer matar mvp com OH - mas monstro que se mata com OH está mais pra poring do que pra mvp. Muita  gente foi pro ragna0 pq prefere grupao a solar. Quando comecei a jogar (2004) tinha tempo de participar de clas, jogava com grupo toda noite e “upava o cla “ doando 50% de exp.  Mas hoje nao tenho mais esse tempo e o 4fun está bom pra mim. 
Mas o legal do Rag é que aceita gregos e troianos, palmeirenses e curintianos. E quem quer ser “shemale “ que seja kkk (em 200x tinha um pouco de preconceitos em relacao aos shemales- veio a lembrança agora.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...