Ir para conteúdo

Carta Aberta à Gravity e GungHo


tedtbtb

Posts Recomendados

Acho falamos muito e fazemos pouco. Vamos tentar uma carta aberta às duas empresas? Provavelmente não daria em nada, mas não vejo por que não tentar. 

Joguei essa ideia aí em um tópico, mas ninguém comprou. "Uma andorinha só não faz verão", não sei o que eu conseguiria sozinho, e acho que seria prepotente e errado tentar algo do tipo unilateralmente. O que vocês acham?

  • Like 3
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Meu texto ficou altamente ranzinza, fiz vários complementos para ser melhor entendido pq me gerou um duplo incômodo, primeiro por ser mais uma reclamação dentre as muitas  que vc fez e segundo e mais forte por talvez desmotivar um cara gente boa demais e que só quer o bem do jogo.

Até pensei em excluir, mas deixa como está. Espero que algo de bom possa ser tirado do post.

4 horas atrás, tedtbtb disse:

Acho falamos muito e fazemos pouco. Vamos tentar uma carta aberta às duas empresas? Provavelmente não daria em nada, mas não vejo por que não tentar. 

Joguei essa ideia aí em um tópico, mas ninguém comprou. "Uma andorinha só não faz verão", não sei o que eu conseguiria sozinho, e acho que seria prepotente e errado tentar algo do tipo unilateralmente. O que vocês acham?

Eu acho excelente que haja mobilização com objetivo de melhorar o jogo, mas o que exatamente vc quer colocar nessa carta aberta?

O Ragnarok pode até estar atrasado em relação a outros servers, mas novidades estão vindo com uma frequência boa, no meu ponto de vista.

Talvez frequente até demais, visto alguns equipamentos que chegaram em sequência e esses eventos que pipocaram nos últimos meses.

E se for buscar na memória, Doram veio no final do ano passado, exploradores chegou e logo em seguida veio festival da diversidade, logue e ganhe, tivemos turnin, depois mais turnin, depois chefenia, agora logue e ganhe.

Este ano chega bio5, depois chefenia de novo, e antes vai ter mapas especiais e mais use e ganhe e mais prêmios.

Se vc é um player que quer aproveitar tudo que o jogo oferecer, upar novos chars, conseguir novos itens, fazer instância, etc ...cara, o negócio está meio frenético. Não tem motivo para reclamar não.

Agora teve o bug, o miserável bug, lamentável o que aconteceu. Mas a staff já agiu e neutralizou o bug. Vc vai querer fazer carta aberta por causa de bug ou vai pedir mais conteúdo?

Outa coisa, vc assitiu isso aqui?

https://www.youtube.com/watch?v=_Itjfbk_SQ0&ab_channel=FlowPodcast

Palavras do Júlio:

"Apenas 1% de quem joga, emite opinião."

Então os outros 99% estão de boas jogando, aproveitando conteúdo, mantendo sua rotina, se divertindo, etc, sem vi aqui dar opinião, sugestão, fazer auê, reclamar, mimimi, etc.

Os 99% estão satisfeitos? Impossível saber.

Mas só de saber que toda reclamação, sugestão, manifestação que chega para a staff é logo interpretada como a opinião de apenas 1% dos jogadores, e que talvez nem esteja alinhada com a maioria, já deixa bem claro que a manifestação vai se inócua inócua.

Recomendo fortemente assistir a entrevista inteira. Muitas respostas são dadas ali e muita coisa passa a fazer sentido. Mas a principal mensagem que eu tirei dali foi:

O Ragnarok não é da comunidade, o destino do ragnarok não é da comunidade, a comunidade não tem força, o bRO não tem força. 

O Ragnarok é da Gravity, o destino do Ragnarok é da Gravity e somente dela.

E a warp/lug não vai se indispor com a gravity em defesa dos jogadores.

Existe um clara hierarquia entre desenvolvedora e distribuidora. E a distribuidora será a testa de ferro da desenvolvedora enquanto a relação comercial durar, pois a distribuidora existe justamente para isso.

E mais um complemento:

Ragnarok é um jogo como qualquer outro. É igual super mário world, igual devil may cry, igual wow. São produtos fornecidos AS-IS e não TO-BE. Vc pagou e vai consumir o que lhe for entregue.

Então aproveite o jogo como se fosse um privilégio dado a você e não um direito garantido pela constituição.

Vc paga para ter acesso ao jogo e aos itens, mas o conteúdo não é seu, o jogo não é seu e nem deve se submeter às suas vontades. 

E se estiver ruim, parta para outro jogo.

Os que ficam, agradecem por não terem que ouvir mais reclamações..

Nada contra vc, vc é um cara que eu admiro muito, me dói dizer isso mas é como eu penso.

Editado por Claitos
  • Like 1
  • Thanks 2
  • Haha 1
Link para o comentário
Share on other sites

Ragnarok não é um produto as-is, é um serviço.

Concordo que a comunidade não é dona de nada. A dona é a Gravity e o q ela escuta é o som do dinheiro entrando no caixa. Não apenas o bRO não tem tanto jogador assim, o real caiu muito, então é muito provável que eles peguem a carta e joguem fora.

Mas, a gente pode ser um pouco otimista, pq não. Tal como proprio Julio fala na entrevista, muita gente q trabalha na LUG é apaixonada pelo jogo. E acredito que na Gravity deve ter gente que quer fazer um bom serviço. Talvez uma carta ajude a Gravity a ter um pouco mais de carinho com o bRO. Acho que inspiração do @tedtbtb foi esse abaixo assinado do Perfect World? Seja como for, pela maneira como o Julio falou, parece que lá na empresa na China, há um certo descaso, mas eu prefiro acreditar (ainda que ingenuamente) que tem gente lá que quer fornecer um produto de qualidade. Para além do dinheiro, existe a satisfação de fazer um serviço bem feito. (Quando eu trabalhava num restaurante, eu me sentia muito bem quando alguém elogiava minha comida - trabalho pelo dinheiro, mas esses elogios faziam a vida muito melhor)

Enfim, na pior das hipóteses, não vai trazer impacto algum, então não vejo muito motivo pra ser contra.

  • Like 1

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

8 horas atrás, The Unknown disse:

O Claitos quando não está de zoeira é de uma pertinência e sagacidade que dão gosto de se ver.

Tá aí uma coisa que eu gostaria de ver. Acho que as únicas vezes que vi ele falando um pouco mais sério foi nuns tópicos de builds de AB, mesmo assim tenho minhas dúvidas.

 

Link para o comentário
Share on other sites

5 horas atrás, Dundé disse:

você já tem o dinheiro pagar um tradutor português-coreano?

Pensei em traduzir para inglês, coreano e japonês.

Eu pensei em algo como um abaixo-assinado. Gostaria de ser ambicioso e colocar uma meta relevante, gostaria de buscar atingir, com divulgação, 50 mil assinaturas. O bRO nem tem isso de jogador, mas tem muita gente insatisfeita que não joga mais ou que joga em outros servidores.

A questão é: quais assuntos vocês acham que seriam legais de abordar? Coisa pra reclamar é o que não falta, mas não podemos ser muito específicos, tem que ser uma coisa mais ampla e focar nos problemas maiores. Os assuntos que pensei são: problema na demora de atualizações, problema na demora de correção de bugs, e a falta de voz e relevância que a nossa comunidade parece ter no geral quando se trata de desenvolvimento.

A outra questão: alguém tem ideia de canais (e-mails ou outro) de contato da Gravity e GungHo? Sei que você, @Dundé, pode saber.

Cogitei a ideia de tentarmos fazer em conjunto com a comunidade do iRO, já que as duas, juntas, teriam mais força. Mas não sei se seria o melhor a ser feito (talvez melhorassem apenas a situação do iRO).

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

19 minutes ago, tedtbtb said:

Pensei em traduzir para inglês, coreano e japonês.

Eu pensei em algo como um abaixo-assinado. Gostaria de ser ambicioso e colocar uma meta relevante, gostaria de buscar atingir, com divulgação, 50 mil assinaturas. O bRO nem tem isso de jogador, mas tem muita gente insatisfeita que não joga mais ou que joga em outros servidores.

A questão é: quais assuntos vocês acham que seriam legais de abordar? Coisa pra reclamar é o que não falta, mas não podemos ser muito específicos, tem que ser uma coisa mais ampla e focar nos problemas maiores. Os assuntos que pensei são: problema na demora de atualizações, problema na demora de correção de bugs, e a falta de voz e relevância que a nossa comunidade parece ter no geral quando se trata de desenvolvimento.

A outra questão: alguém tem ideia de canais (e-mails ou outro) de contato da Gravity e GungHo? Sei que você, @Dundé, pode saber.

Cogitei a ideia de tentarmos fazer em conjunto com a comunidade do iRO, já que as duas, juntas, teriam mais força. Mas não sei se seria o melhor a ser feito (talvez melhorassem apenas a situação do iRO).

Eu quitei em 2017 do Rag por motivos pessoais somado a insatisfações com algumas coisas do jogo. Balanceamento é algo que me incomodava bastante, mas que vi avanço quando voltei 2~3 meses atrás devido a novos equipamentos que chegaram principalmente para classes mágicas. Outra questão foram os robôs autônomos farmadores de tudo em todos os mapas imagináveis, coisa que também foi resolvida. Demora nas atualizações de conteúdo era outra coisa que me deixava muito frustrado, nisso não sou capaz de opinar por não estar acompanhando os updates a um bom tempo. Mas a lentidão na correção de bugs é uma coisa que sempre me incomodou e continua. Na realidade não é somente lentidão na correção, pois alguns bugs já estão ai a anos e não se conserta, em alguns casos está mais para o completo esquecimento de que alguns bugs existem.

Poderia citar outras coisas que geram insatisfações, porém são coisas pessoais que não cabe em uma carta aberta/abaixo assinado porque não são coisas gerais com as quais os jogadores podem vir a concordar quase que por unanimidade.

Editado por Scraff
  • Like 1
image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

Não entendo muito bem esse modelo que a Gravity usa para distribuir atts nos servidores.
Me soa algo muito conservador, mentalidade da metade dos anos 2000 que insistem em usar nos dias de hoje.

A Gravity me parece ser meio distante a comunicação, não muito acessíveis. Complicado isso né?  

Bem. Algo que sinto falta é o rebalance, daquele que que teve desde...2018 eu acho. Bem, sistema de balanceamento faz parte da base de qualquer jogo. 

 

 

Mas respondendo ao tópico. Bem, não tenho sugestão melhor.  Melhor fazer algo (mesmo que esse "algo" seja uma carta) do que apenas cruzar os braços e reclamar entre nós mesmo, ou reclamar com quem pouco pode fazer. ?

  • Like 1

I'm sorry. I forgot to mention one of the reasonsep16_2_e_bolkoba02.gif.a93f54439e17ccda5792e2f0fbeeba6a.thumb.gif.f2c4e05ea7b026de4a869215abb35901.gif.eadf933a85eb0692a8f248ddd29b69fb.gifI hunt your kind. You're much too ugly not to put you out of your misery.

Link para o comentário
Share on other sites

5 horas atrás, tedtbtb disse:

A questão é: quais assuntos vocês acham que seriam legais de abordar? Coisa pra reclamar é o que não falta, mas não podemos ser muito específicos, tem que ser uma coisa mais ampla e focar nos problemas maiores. Os assuntos que pensei são: problema na demora de atualizações, problema na demora de correção de bugs, e a falta de voz e relevância que a nossa comunidade parece ter no geral quando se trata de desenvolvimento.

É aquela coisa né, meio desconfiado quanto ao resultado, mas tentar não custa nada, apoio total.
Maneiro seria uma votação pra decidir, deixar a comunidade dizer o que seria prioridade.
Na minha visão, os balanceamentos com suas mecânicas novas deveriam estar um passinho a frente porque meio que é o que dita o futuro do jogo, e querendo ou não dão um appeal a mais pra comunidade, novas classes opções de builds surgindo, acredito eu que esse up na gameplay favoreceria bastante.
Depois eu não vejo como features, conteúdos e bugs podem ser vistos de forma diferente, para mim estão sempre atrelados... Se a gente traz uma feature ou uma att e ela vem bugada o foco automaticamente é corrigir, mas a demora pra trazer não era justamente pras features e conteúdos virem sem bug? Ou a gente tá falando somente dos bugs que surgem com o tempo (vulgo falta de testes)? Enfim... ?

  • Like 1

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Assim, é que o balanceamento nada mais é do que um update, certo? Então já estaria contemplado nessa parte. 

Eu acho que o foco maior da carta deveria ser a necessidade de melhorias no sentido da comunidade ser realmente ouvida e atendida, basicamente um melhor suporte por parte da desenvolvedora. Se isso melhorasse, aí sim teoricamente poderíamos opinar sobre: um suposto abandono do lado competitivo do jogo (PvP, GdE, Campal), desbalanceamento do jogo de modo geral, #smartrag, sobre a possibilidade de criarmos mais itens originais para nossos servidores como outros fazem, ou qualquer outra sugestão ou demanda que tivermos. Se essa comunicação e atenção melhorasse, aí todo o resto melhoraria junto, por isso o foco deveria ser em melhorar o suporte horrível que eles prestam atualmente.

Bom, a ideia ainda está engatinhando, mas foi muito bom encontrar apoio. 

Link para o comentário
Share on other sites

Pessoal, eu pensei melhor, e achei melhor deixar isso de molho. Acho que talvez concordem comigo. Vou marcar aqui todos que apoiaram, agradeço o apoio e comentários.
@Pickles @Wormwood @Scraff @Emaneco @Silver_Escor @Diego Alves @Danilo Illia

Eu conversei com algumas pessoas e pensei melhor, e pensei o seguinte: a probabilidade de não dar em nada, mesmo que o abaixo-assinado alcançasse um número expressivo, já seria altíssima. A probabilidade de não dar em nada alcançando apenas 1~2k de assinaturas seria maior ainda.

Pra ter alguma mínima chance de mudança, teria que ser um número expressivo e, de preferência, algo que comovesse a comunidade internacional em conjunto. 

Só que esse não é o melhor momento. Nem nacional, nem internacionalmente.

Nós também estamos próximos de um update pro nosso servidor (o que diminuiria a tração de algo assim, pois muitos estariam momentaneamente "anestesiados", mesmo nós ainda estando anos atrasados). E nós também não sabemos como estão as coisas por lá na Coreia (se estão de home office ou não, etc.). A petição de PW originou um tópico respondendo à comunidade, e tem uma resposta referente a isso.

Se alguém ainda quiser seguir em frente, dou meu apoio, mas pessoalmente eu percebi que seria algo que levaria tempo e até algum dinheiro (pra tradução, por exemplo), e eu cheguei a conclusão de que não seria o melhor fazer isso agora. 

Muito difícil que aconteça, mas quem sabe as coisas melhoram? Não acho que devemos deixar de cobrar, mas acho que por ora isso pode ficar de molho. Obrigado pelo apoio e comentários.

Edit E claro, como eu pude esquecer? Agradecimentos ao tutor do off-topic por dar a honra de comentar no meu tópico (fora do ot!) @Claitos

Editado por tedtbtb
  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...