Ir para conteúdo

[SUGESTÃO] Bug Bounty


Phillipe Quintino

Posts Recomendados

Olá pessoal tudo bem? Gostaria de sugerir a criação de um Sistema de Bug Bounty para evitar problemas que podem comprometer o jogo em diversos aspectos que são os abusos de bugs, então vamos lá.

1) O que é uma Bug Bounty?
É um programa de recompensa oferecido para indivíduos que podem receber recompensas por relatar bugs dentro do jogo.

2) Por que é importante a implementação desse sistema?

Por diversas vezes ocorrem bugs que podem prejudicar o ambiente de jogo, relacionados a itens, equipamentos e quests.

3) Existem diferença entre os bugs?

É possível determinar se um bug vai afetar muito ou pouco o servidor, sobretudo a economia do mesmo, então a partir disso é possível criar critérios de recompensa.
Por exemplo:
Baixo risco - não afetam o servidor, nem a economia do mesmo. Recompensa: 4k Rops;
Médio risco - afetam um pouco a economia e a jogabilidade. Recompensa: 20k Rops;
Alto risco - afetam bastante a economia e a jogabilidade. Recompensa: 50k Rops;
Gravíssimo - afetam a economia e também a jogabilidade dos jogadores (Bigode Grisalho, Biscoito de Flora, Coroa [0]...). Recompensa: 100k Rops.

4) Por que incentivar com recompensas o reporte de bugs?

Primeiro é fundamental para tornar o ambiente do jogo equilibrado e justo com todos os jogadores e por fim, incentiva os jogadores a reportarem o bug e não abusar dos mesmos, já que um dos requisitos seria não utilizar o bug com intuito de benefício próprio ou de terceiros.

______________________________________________________________________________________

 ¹ Imagino que a staff já tenha tido essa ideia a muito tempo, mas que por algum motivo ainda não colocou para funcionar (possa talvez explicar o motivo de não ter sido feito em algum kafra news).
² Gostou ou não gostou? Comenta ai, talvez possa ajudar a complementar essa ideia.

  • Like 3
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

edit - li errado

 

Não acho legal esse tipo de situação, as pessoas vão ficar procurando pelo em ovo até em coisas que são pura programação do jogo, como a primeira bijou sendo invocada, isso só faz abarrotar a central com reportes de coisas que não são bugs pra ganhar ROPs, uma comunidade que gosta de se dar bem com bug do biscoito vai fazer de tudo pra se dar bem em ganhar rops de graça também

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Dundé disse:

edit - li errado

 

Não acho legal esse tipo de situação, as pessoas vão ficar procurando pelo em ovo até em coisas que são pura programação do jogo, como a primeira bijou sendo invocada, isso só faz abarrotar a central com reportes de coisas que não são bugs pra ganhar ROPs, uma comunidade que gosta de se dar bem com bug do biscoito vai fazer de tudo pra se dar bem em ganhar rops de graça também

Você acha que vão ocorrer denúncias falsas?

D3ACkxvWoAIH6RC.jpg.6c4556a51b8947ec6643c0787304da4e.jpg

 

Link para o comentário
Share on other sites

18 minutos atrás, Duuds17 disse:

Não acho que daria muito certo também não, concordo com o dundé, teremos uma caixa de entrada abarrotada de denuncias falsas, sem falar que as pessoas que normalmente descobrem o bug, se beneficiam MUITO mais, usando ele, do que ganhariam reportando.

depende, pq se o cara descobre um bug totalmente prejudicial, como o da coroa e salto elegante e do biscoito, imagina ele com varias contaas, reportando o mesmo bug, com 10 contas ele pega 1kk de ROPs ou mais, sel ele criar mais contas. e não vai ter como sabe se alguem ja reportou e ganha quem reporta primeiro, teria que dar o premio a todos que reportarem.

Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

Deixa eu dar minha opinião que trata de um aspecto que ainda não foi abordado no tópico. Pra mim, existem 3 níveis de empresas/sites/jogos ou qualquer outro produtro que envolva programação:

1-Produtos nos quais é fácil encontrar bugs e os próprios funcionários cuidam disso

2-Produtos que já estão em um nível mais alto de confiabilidade que contratam outras empresas especializadas em procurar bugs na programação para deixar seus sistemas mais robustos

3-Empresas que atingiram um nível tão alto de confiabilidade e segurança que abrem um programa de bug bounty e dizem pro mundo "venham testar a gente e se você achar falhas nós te recompensamos"

Em qual desses níveis o Rag está? Acho que no nível 1, sinceramente. Ou seja, qual o sentido de abrir criar um sistema de bug bounty se tem muitos bugs que já foram detectados e não foram corrigidos? O Ragnarok não precisa de que novos bugs sejam descobertos (óbvio que isso é desejável) e sim que se conserte os que já estão difundidos por ai. Se você abrir um tópico aqui no fórum perguntando sobre bugs a galera vai citar um bocado, provavelmente não tem nenhum tão crítico quanto o bigode grisalho, mas tem muito por ai.

Outra coisa, voltando de um quit de 3 anos vi que melhoraram bastante as descrições dos itens, mas as pedras de cast 1, por exemplo, continuam com a descrição antiga. Eu montei um Kagerou lá em 2015 fechando 100% de redução de cast variável por equipamento e quando fui ver tinha cast variável ainda mesmo ativando a skill de Kagerou que tira o cast fixo todo. Ai fui procurar entender o que estava acontecendo e cheguei a conclusão de que era meu Colar Memorável do RWC que tinha encantamentos 3/1. Na descrição do encantamento 1 diz que reduz 4% de cast variável, mas na realidade reduzia em 3%. Na época eu reportei via ticket, o GM que me atendeu veio falando um monte de coisas sem sentido e eu desisti de prosseguir com o report. Na época eu gravei replay fechando exatamente 100% de redução de cast por equipamentos, peguei outros equipamentos de amigos para completar exatamente 100% sem o colar pra mostrar que o problema estava no encantamento 1. Não sei se isso já foi arrumado, mas é só um exemplo do que eu quero dizer com "fazer o dever de casa" pra depois abrir um programa de bug bounty.

Editado por Scraff
image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

4 horas atrás, El Bruxo Gaucho disse:

depende, pq se o cara descobre um bug totalmente prejudicial, como o da coroa e salto elegante e do biscoito, imagina ele com varias contaas, reportando o mesmo bug, com 10 contas ele pega 1kk de ROPs ou mais, sel ele criar mais contas. e não vai ter como sabe se alguem ja reportou e ganha quem reporta primeiro, teria que dar o premio a todos que reportarem.

Então como geralmente ocorre nos sistemas de bug bounty apenas o primeiro a reportar da forma adequada recebe a recompensa.

Link para o comentário
Share on other sites

21 horas atrás, Dundé disse:

edit - li errado

 

Não acho legal esse tipo de situação, as pessoas vão ficar procurando pelo em ovo até em coisas que são pura programação do jogo, como a primeira bijou sendo invocada, isso só faz abarrotar a central com reportes de coisas que não são bugs pra ganhar ROPs, uma comunidade que gosta de se dar bem com bug do biscoito vai fazer de tudo pra se dar bem em ganhar rops de graça também

O pessoal já faz isso procurando bug sempre, tanto que o bug da coroa foi descoberto assim.

Link para o comentário
Share on other sites

20 minutos atrás, Phillipe Quintino disse:

Então como geralmente ocorre nos sistemas de bug bounty apenas o primeiro a reportar da forma adequada recebe a recompensa.

e como saber se o bug ja foi reportado ou não? acreditar na staff? 

Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

Olha, querendo ou não, só corrigiram esses bugs da coroa e dos biscoitos pq o pessoal começou a falar. Se não tivessem falado, nada garante que algo teria sido feito, então concordo com a proposta do @Phillipe Quintino. Claro, uma coisa é reportar o bug. Outra é esperar a Gravity corrigir...

Editado por Wormwood

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

4 hours ago, Wormwood said:

Olha, querendo ou não, só corrigiram esses bugs da coroa e dos biscoitos pq o pessoal começou a falar. Se não tivessem falado, nada garante que algo teria sido feito, então concordo com a proposta do @Phillipe Quintino. Claro, uma coisa é reportar o bug. Outra é esperar a Gravity corrigir...

Primeiramente, o Biscoito de Flora não foi corrigido, desativaram ele, o bug continua existindo.

E é como eu comentei mais acima, não faz sentido você criar um programa de bug bounty se você já tem bugs pra corrigir. O Rag tem um bocado de bug, alguns bem conhecidos por grande parte dos jogadores e não se corrige. Não faz sentido você pagar uma pessoa para procurar algo que você já sabe onde está. A ideia de um programa de bug bounty é maravilhosa, mas a Gravity tem que avançar pra caramba na correção de bugs antes de dar esse passo.

image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

Pois é @Scraff, mas a gente fica num impasse danado. Por um lado, temos a comunidade, que no máximo pode enviar ticket ou alardear aos quatro ventos que tem um bug. Daí temos a LUG/Warpportal, que pode apenas excluir o efeito o item, e não realmente corrigir, e pedir pra Gravity corrigir. E temos a Gravity, que corrige quando quer...

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

Isso tudo sem falar que você não pode abrir um tópico no fórum pra falar que encontrou um bug por que você precisa falar do bug, e não é permitido "mostrar" como um bug do jogo acontece aqui.

Eu dei minha opinião em outro tópico, e direi aqui novamente, sou muito a favor da galera que explana os bugs e geral começa a usar, eu acho que é dessa forma que precisa acontecer sempre. 
Sabe de algum bug? joga pra comunidade e deixa todo mundo usar ate cair o c# da bunda.

Conforme ja detectamos por esse bug, a empresa so nos da atenção ou """"""tenta"""""" fazer algo quando mostramos o quao incompetente ela é.

A melhor forma de corrigir um bug no ragnarok, infelizmente é usando muito ele.

PS: corrigir não, "esconder".

  • Like 1

948107332_WhatsAppImage2020-06-14at11_00_11.jpeg.27487ec4bc2d538cf83e74e499b3af59.jpeg

Link para o comentário
Share on other sites

3 hours ago, Wormwood said:

Pois é @Scraff, mas a gente fica num impasse danado. Por um lado, temos a comunidade, que no máximo pode enviar ticket ou alardear aos quatro ventos que tem um bug. Daí temos a LUG/Warpportal, que pode apenas excluir o efeito o item, e não realmente corrigir, e pedir pra Gravity corrigir. E temos a Gravity, que corrige quando quer...

O que esse tópico deveria estar pedindo na minha opinião é cobrar correção de bugs e não criação de um programa de bug bounty, sacou? haha

 

1 hour ago, Duuds17 said:

Isso tudo sem falar que você não pode abrir um tópico no fórum pra falar que encontrou um bug por que você precisa falar do bug, e não é permitido "mostrar" como um bug do jogo acontece aqui.

Eu dei minha opinião em outro tópico, e direi aqui novamente, sou muito a favor da galera que explana os bugs e geral começa a usar, eu acho que é dessa forma que precisa acontecer sempre. 
Sabe de algum bug? joga pra comunidade e deixa todo mundo usar ate cair o c# da bunda.

Conforme ja detectamos por esse bug, a empresa so nos da atenção ou """"""tenta"""""" fazer algo quando mostramos o quao incompetente ela é.

A melhor forma de corrigir um bug no ragnarok, infelizmente é usando muito ele.

PS: corrigir não, "esconder".

Eu entendo seu argumento e isso parece tentador. Eu gosto da ideia de falar sobre o bug pra todo mundo pra que todos vejam o que está acontecendo. Se você descobre e esconde e fica só pra você, a Gravity nunca vai gastar seu precioso tempo para corrigir um bug do qual ninguém se aproveita para lucrar em cima. O Impacto de Tyr ainda é bugado com as linhas que eu esqueci o nome? Um bug antigão que desde que eu jogo Ragnarok ouço falar. Quanto tempo demorará/demorou até que esse bug fosse/seja corrigido? Bugs que prejudicam os jogadores parecem que não são corrigidos tão rápido quanto os que beneficiam. A ignorância é uma benção, deve ter gente que não sabe dos bugs que o Rag tem e joga como se o jogo fosse 100%, até o dia que descobrem os bugs e ficam indignados.

Editado por Scraff
image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...