Ir para conteúdo

Guerra do Emperium


tedtbtb

Posts Recomendados

Acho que não vale nem dizer que esse é um tópico sugestão, já que dificilmente a desenvolvedora vai fazer algo a respeito. Mas acho que vale apenas pela discussão.

Eu nunca fui um jogador de Guerra, bem longe disso. Já joguei pouquíssimas vezes. acabo entendendo um pouco pelas discussões que rolam, mas é só isso. 

Mas sobre o modelo geral da Guerra, o que vocês acham? 

Me parece muito defasado. Um modelo competitivo que você tem que esperar dias pra jogar por um período fixo de tempo. 

Eu já pensei no formato de ligas (onde os clãs representassem times). Onde os jogadores pudessem entrar a qualquer momento em partidas ranqueadas (com os membros do clã ou mesmo em modo solo, apenas pra pontuar pro próprio clã), e onde aí sim existisse uma espécie de campeonato mais periódico com tempo fixo, entre os mais bem ranqueados.

Sei que os jogadores são saudosistas quanto ao sistema original, mas acho que algo parecido seria essencial pra trazer o modelo competitivo do jogo para 2020. Claro, é a minha opinião.

O que vocês acham? 

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

Jogo as guerrinhas.

Não existe saudosismo pra quem joga 3rd ou até mesmo woe TE, a galera tenta se adaptar aos trancos e barrancos e joga pela competitividade.

Problemas da woe 3rd:

1- As woes 3rd hoje geralmente possuem pacto de líderes para não usarem 3 skills, mesmo com isso existe MUITO desbalanceamento, as guildas sempre esperam o cooldown de consagração e ilimitar e fazem uns gvgs que duram 10 segundos, agora tem os RGs ABENÇOADOS que ficam dando aegis inferi na portinha matando tudo, woe ragnarok 2020 tá algo bem especial.

2- O que melhoraria seria uma revisão com os líderes anualmente para saber quais itens poderiam sofrer restrições e o que mais está desbalanceando a woe, acho que alguns itens de redução de cast fixo são bloqueados no iRO, por exemplo.

3- Não existe estímulo para a woe, no thor você precisa ser vip ou pagar rops para se teleportar até um mapa de castelo (não, não dá pra ir andando de mapa em mapa durante a woe).

4- Pouco diálogo, como ragnarok e woe transcendem a lug/wp, as guildas sempre procuraram locais livres para poderem flamear/manter a chama da competitividade, hoje as discussões de woes acontecem em grupo de facebook.

5- Recompensas bem defasadas, falta de conteúdo exclusivo para participantes de woe, falta de estímulo de forma geral, você torra muito frasco de revestimento/pergaminho de feudo/bolinho/stuff só para flamear, basicamente.

 

Seu sistema sugerido talvez seja um tanto complexo para a gravity fazer em um server de baixa prioridade como nós, existe um campeonato de clãs com um sistema de pontuação simples (mais ponto quem segura/fica com mais castles), mas não é algo muito empolgante.

 

Sobre a woe TE, existem grandes problemas também, mas geralmente o povo se vira melhor do que na 3rd, o último item que incomodou MUITO foi a bota do conjurador, foi chato até bloquearem, mas bloquearam. Menção honrosa para Guns de Disparo espalhado que está broken.

 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

13 horas atrás, Bugz disse:

1- As woes 3rd hoje geralmente possuem pacto de líderes para não usarem 3 skills, mesmo com isso existe MUITO desbalanceamento, as guildas sempre esperam o cooldown de consagração e ilimitar e fazem uns gvgs que duram 10 segundos, agora tem os RGs ABENÇOADOS que ficam dando aegis inferi na portinha matando tudo, woe ragnarok 2020 tá algo bem especial.

2- O que melhoraria seria uma revisão com os líderes anualmente para saber quais itens poderiam sofrer restrições e o que mais está desbalanceando a woe, acho que alguns itens de redução de cast fixo são bloqueados no iRO, por exemplo.

Realmente, a desenvolvedora se perdeu no balanceamento do jogo até no ambiente pve, e parece que a tendência futura não é de melhora. Eu acho que a sua sugestão (dos líderes) é uma boa ideia provisória, mas não acho que seja a melhor ideia. Muitas vezes eles podem (não necessariamente vão, mas podem) acabar decidindo de forma imparcial (mesmo que seja subconscientemente). Na maioria das vezes os desenvolvedores também têm propósitos que não sabemos, e é de se esperar que eles saibam mais do jogo do que nós (ainda que isso nem sempre aconteça). 

Eu acho que a melhor coisa a se fazer, depois dessa bagunça que está o bRO e Ragnarok como um todo, seria um recomeço no competitivo. Por exemplo, bloquear todos os itens e consumíveis existentes em GdE, ou criar um formato novo com tudo bloqueado. E aí ir adicionando novos itens e consumíveis aos poucos. Mas pra Gravity botar importância e tentar fazer direito (se é que eles conseguiriam) teria que ser algo do jogo, a nível internacional, e não apenas no nosso servidor, né. 

14 horas atrás, Bugz disse:

3- Não existe estímulo para a woe, no thor você precisa ser vip ou pagar rops para se teleportar até um mapa de castelo (não, não dá pra ir andando de mapa em mapa durante a woe).

E isso é algo tão simples de mudar...
 

14 horas atrás, Bugz disse:

5- Recompensas bem defasadas, falta de conteúdo exclusivo para participantes de woe, falta de estímulo de forma geral, você torra muito frasco de revestimento/pergaminho de feudo/bolinho/stuff só para flamear, basicamente.

Eu nem jogo, mas esse problema é visível. A pessoa não deveria ter que gastar tanto no jogo pra participar do competitivo, por exemplo (o correto seria ela não ter que gastar absolutamente nada, só assim o competitivo iria a uma direção saudável, como outros jogos). 

14 horas atrás, Bugz disse:

Seu sistema sugerido talvez seja um tanto complexo para a gravity fazer em um server de baixa prioridade como nós, existe um campeonato de clãs com um sistema de pontuação simples (mais ponto quem segura/fica com mais castles), mas não é algo muito empolgante.

 Sim, pra eles fazerem algo do tipo teria que ser pra todos. Mas eu acho realmente necessário, e talvez eles acabem fazendo hora ou outra (não pela minha ideia, mas pela necessidade do lado competitivo do jogo em revitalizar-se). 

O problema é que, por exemplo, você cita as recompensas. Realmente, de modo individual, elas ainda não parecem satisfatórias. Mas já foi tentado um estímulo de melhoria das recompensas, e a minha impressão é de que não aumentou muito o interesse do pessoal por Guerras, ou to errado? Eu acho que o fato do jogo estar quebrado em questão de balanceamento, a forma como é explorado economicamente, e o fato das recompensas não valerem muito influenciam também, mas antigamente se via um interesse muito maior nas Guerras, ainda assim (mesmo pós-renovação). 

E não é perda de interesse em competitivo por parte dos jogadores, ao meu ver, porque outros jogos competitivos estão mais populares do que nunca antes, então o Rag tá indo na contra mão. Eu acho que o principal problema é o formato. É como comparar TV com streaming. Esse negócio de ficar dias esperando pra jogar as 2 horas, acho que ficou pra trás. 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Já tinha feito um tópico parecido onde os líderes comentaram e participaram ativamente, não consigo encontrar pela pesquisa do fórum, o debate foi muito esclarecedor e até hoje tem sido usado como argumento em algumas situações quando faço a cobrança das melhorias, inclusive hoje pela manhã tinha cobrado um update de 2017 que altera os baús dos castelos para droparem os ingredientes dos itens divinos em castelos específicos e não mais a caixa de itens

https://ragnarok.gamepedia.com/RO_Patch_(2017_Aug._16)

Há também um evento em andamento desde 2017 sobre as guerras, ele parou no tempo por conta da mudança da lug para warp e por conta de bugs/updates que foram ficando no meio do caminho, mas espero retornar com as discussões sobre ele em breve

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

A guerra movimenta bastante o jogo ao menos aqui no br, diversos jogadores apenas jogam ela. Talvez mudar o sistema não seja tão interessante por "n" motivos, bastaria ajustar o que já temos hoje. Chovendo no molhado aqui chega a ser cômico quem joga ter que criar pactos para a não utilização de certas habilidades totalmente desbalanceadas para a guerra. Acho que talvez as coisas não sejam mais feitas pensadas nela e sim para o pvm e depois quem joga que se vire para se adaptar. Vi dia desses em um servidor de fora a aberração de um cara spamando TF como se fosse rajada de flechas, imagina na woe que sensacional quando chegar? E essas discussões são sempre bem vindas e mais seriam se com elas junto tivéssemos também a participação da WP :D 

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

17 horas atrás, Bugz disse:

Jogo as guerrinhas.

Não existe saudosismo pra quem joga 3rd ou até mesmo woe TE, a galera tenta se adaptar aos trancos e barrancos e joga pela competitividade.

Problemas da woe 3rd:

1- As woes 3rd hoje geralmente possuem pacto de líderes para não usarem 3 skills, mesmo com isso existe MUITO desbalanceamento, as guildas sempre esperam o cooldown de consagração e ilimitar e fazem uns gvgs que duram 10 segundos, agora tem os RGs ABENÇOADOS que ficam dando aegis inferi na portinha matando tudo, woe ragnarok 2020 tá algo bem especial.

2- O que melhoraria seria uma revisão com os líderes anualmente para saber quais itens poderiam sofrer restrições e o que mais está desbalanceando a woe, acho que alguns itens de redução de cast fixo são bloqueados no iRO, por exemplo.

3- Não existe estímulo para a woe, no thor você precisa ser vip ou pagar rops para se teleportar até um mapa de castelo (não, não dá pra ir andando de mapa em mapa durante a woe).

4- Pouco diálogo, como ragnarok e woe transcendem a lug/wp, as guildas sempre procuraram locais livres para poderem flamear/manter a chama da competitividade, hoje as discussões de woes acontecem em grupo de facebook.

5- Recompensas bem defasadas, falta de conteúdo exclusivo para participantes de woe, falta de estímulo de forma geral, você torra muito frasco de revestimento/pergaminho de feudo/bolinho/stuff só para flamear, basicamente.

 

Seu sistema sugerido talvez seja um tanto complexo para a gravity fazer em um server de baixa prioridade como nós, existe um campeonato de clãs com um sistema de pontuação simples (mais ponto quem segura/fica com mais castles), mas não é algo muito empolgante.

 

Sobre a woe TE, existem grandes problemas também, mas geralmente o povo se vira melhor do que na 3rd, o último item que incomodou MUITO foi a bota do conjurador, foi chato até bloquearem, mas bloquearam. Menção honrosa para Guns de Disparo espalhado que está broken.

 

Mas nós podemos alimentar esse tópico do fórum com essas informações não? Assim a equipe conseguiria centralizar os pedidos e sugestões. Já teve uma vez que os líderes me passaram um resumo da reunião deles e a equipe levou em consideração, assim como já enviaram pra mim algumas sugestões. 

  • Like 3

D3ACkxvWoAIH6RC.jpg.6c4556a51b8947ec6643c0787304da4e.jpg

 

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Dundé disse:

Já tinha feito um tópico parecido onde os líderes comentaram e participaram ativamente, não consigo encontrar pela pesquisa do fórum, o debate foi muito esclarecedor e até hoje tem sido usado como argumento em algumas situações quando faço a cobrança das melhorias

Muito bacana. Eu já sabia da existência do tópico, mas pelo que eu lembre nunca o li.
O ponto também é que, claro que a opinião de quem "tá dentro" é imprescindível mas, o único problema, ao meu ver, é que as pessoas que estão dentro do contexto podem ter demandas diferentes das que "tão fora", se é que me entende. Elas estão acostumadas e já são produto daquele contexto, justamente por isso estão dentro. A opinião dos jogadores atuais (que jogam guerra) é essencial, mas qual será o motivo pelos quais eles são os únicos jogadores atuais (que jogam)? Acho que esse questionamento também é importante. Tentar saber também a opinião de quem tá fora (mas que são jogadores em potencial), porque os que tão dentro geralmente são apenas o produto do contexto da forma que ele já é.

1 hora atrás, R ~ disse:

Talvez mudar o sistema não seja tão interessante por "n" motivos, bastaria ajustar o que já temos hoje.

É verdade, depois de ler os comentários de vocês também cheguei a essa conclusão. Poderia dar errado ou não agradar os jogadores atuais. Acho que no caso, o ideal, pra não machucar a base, seria adicionar uma coisa à parte para os clãs, como uma Guerra 4.0, e não modificar o modelo atual. Assim, se desse errado, não prejudicaria a Guerra como ela é. Bem, isso apenas hipoteticamente, pois sabemos que com a Gravity uma sugestão dessa dificilmente daria em alguma coisa, e que se um dia mudassem muito provavelmente seria por decisão própria ou sugestão de outro servidor maior. Eu só tenho um pouco a sensação de que, por maior que sejam as melhorias, o sistema atual não voltaria a ser tão popular quanto já foi, porque talvez o problema maior não esteja nessas questões. Talvez seja só impressão de alguém que tá de fora, mas o ranking de clãs, por exemplo, me pareceu ter um efeito muito pequeno. Ou é só impressão?

1 hora atrás, R ~ disse:

Chovendo no molhado aqui chega a ser cômico quem joga ter que criar pactos para a não utilização de certas habilidades totalmente desbalanceadas para a guerra. Acho que talvez as coisas não sejam mais feitas pensadas nela e sim para o pvm e depois quem joga que se vire para se adaptar. Vi dia desses em um servidor de fora a aberração de um cara spamando TF como se fosse rajada de flechas, imagina na woe que sensacional quando chegar?

Será que isso não tem a ver com o cenário do jogo lá fora? Será que GdE é importante no jRO, twRO ou kRO, por exemplo? Talvez isso esteja influenciando.

Editado por tedtbtb
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

@castelhonebella

É só uma ideia, mas talvez vocês pudessem também fazer uma pesquisa (como foi aquela do Doram) perguntando a jogadores por que eles não jogam Guerra. Poderia incluir perguntas como: "Você joga outro jogo em estilo competitivo? Se sim, qual? O que você mais gosta nele?" etc., e tentar encontrar um padrão. 

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Parece sim bem defasado, já tem um tempo que não vem nenhum update significativo nessa área, no máximo fazem alguns ajustes. E parece muito fechado sempre com o mesmo grupo, não me parece muito atrativo pra quem tá de fora.

Tem também o problema dos itens divinos que hoje em dia não são tão relevantes se comparados com outros que existem, apesar da construção continuar complicada.

Por tabela, o sistema de Guilda também está bem estagnado, visto que grande parte dele é voltada pra GdE, pra pve hoje em dia é mais fácil se reunir com os amigos em aplicativos externos ao jogo como o Discord, tem colega meu que nem lê mais o chat da guilda, de resto serve só pra ter um emblema de enfeite perto do nickname. Acho que podiam dar uma melhorada no sistema de guildas voltado pra Guerra, talvez mais habilidades, melhor organização, algum sistema de subgrupos e sublíderes, melhorar o sistema de aliança, talvez uma interface pra aliança, entre outros.

Não só o sistema de GdE, mas o PVP no geral tá bem defasado, os modos de PVP e as Batalhas Campais, premiação e tudo mais, atualmente não é algo muito atrativo.

A sua ideia inicial:

Em 10/6/2020 em 9:21 PM, tedtbtb disse:

Eu já pensei no formato de ligas (onde os clãs representassem times). Onde os jogadores pudessem entrar a qualquer momento em partidas ranqueadas (com os membros do clã ou mesmo em modo solo, apenas pra pontuar pro próprio clã), e onde aí sim existisse uma espécie de campeonato mais periódico com tempo fixo, entre os mais bem ranqueados. 

Talvez ficasse melhor no PVP modo GVG, com ranqueamento, usando replicas dos castelos ou algo parecido. Acho que ficaria um formato mais livre.

Um sistema in game de ranqueamento seria bom também, tanto pras modalidades de PVP como pra GdE. Seguido por algum tipo de recompensa baseada no desempenho. Pra começa já tem o sistema de Conquistas e Títulos que poderiam ser usados.

Sobre novos modos de GdE, talvez ficasse legal uma guerra mundial entre facções, tipo Rune-Midgard, Schwartzwald e Arunafeltz, ou talvez as 7 famílias reais, usando conquista de castelos, mas algo parecido com um wargame, quem tivesse mais castelos ganharia. No final daria recompensa baseado na facção afiliada.

Acho que também entra a questão da informação, atualmente existem uns sistemas interessantes relacionados à Guerra, até pra quem não participa ativamente dela, mas que muita gente as vezes nem conhece. Esses sistemas também poderiam ser melhorados pros outros jogadores participarem mesmo que indiretamente.

Fora isso, acho que competitividade não precisa ser só no PVP/GdE, pode ter no PVE também.

  • Like 1

coldwolf.gif

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Dundé disse:

o problema da forma de pesquisa que ela n dá espaço pra comentários, fica engessado em "sim ou não" e o comentário da pessoa fica perdido lá no fundo

o ideal é que possa se aprofundar.

É verdade, também penso assim, mas no caso as respostas seriam além de 'sim' e 'não', e seria apenas pra tentar identificar um padrão. Se fosse identificado algum, aí poderia ser aberto um canal de discussão.

@NocturnalWolf Curti muito, você tem ótimas ideias. 

Link para o comentário
Share on other sites

Eu jogo ativamente guerras tanto no valhalla quanto thor a muitos anos. O que afasta hoje as pessoas da guerra, na minha opinião, é o alto gasto pra começar a jogar as WoEs e o desequilíbrio que nós players tentamos contornar com tratados de bloqueio de algumas skills, mas que nem sempre é respeitado, e quando isso ocorre, gera bastante revolta.

Eu acho que estímulos pra galera jogar WoE é necessário, assim como o estímulo pra PvP também. O Ranking de clãs utilizando castelos foi legal pra ter um retorno mínimo, que perto do nada que era antes, é bem legal, mas não é apelativo o bastante nem pra algumas das guildas já ativas participarem dele. Um grande acerto foi o desafio de castelos(https://www.youtube.com/watch?v=QfiKxar7dGo), realizado em 2014 acredito, onde mobilizou o servidor inteiro pra formar alianças e conquistar os castelos e essas alianças nesse período afeta as relações de muitas guildas ativas até hoje.

Acho que um ranking de GvG usando um frag counter simples(número de kills e mortes) já séria de certa forma mais atrativo que o modelo atual de castelo. Além de que seria necessário intervenção da staff para fazer o bloqueio de certas skills que atrapalhariam sem dúvidas o andamento do ranking.

A mudança nos tesouros e a facilitação da criação de godlys(itens já defasados e complicadíssimos de se fazer cujo hoje é utilizado somente como um evento interno da guild, visto que nenhum godly é mais utilizado hoje em dia para woe).

Assim como seria ótimo um ranking de PvP que resetasse mensalmente e desse alguns prêmios para os mais bem colocados, sem dúvida chamaria atenção da galera pro PvP e impactaria na WoE, pois o pvp é uma ótima porta de entrada pras WoEs.

Eventos sazonais de party vs party deveria ser feitos. 3x3, 5x5, 7x7 etc... é um meta diferente e que sempre fez muito sucesso, vide os rbcs.

E sobre a guerra TE, deveriam rebalancear bloqueando muitos itens, na minha opinião inclusive, todos de redução de fixo. É uma guerra que era pra ser tecnicamente mais barata, mas hoje em dia tem bonecos de guerra TE com investimentos maiores que os meus de 3rd por exemplo. A época da FF e chapéu de panda no criador era além de muito saudável pro jogo, pois dava utilidade a esses itens mais antigos, tornava a guerra mais equilibrada e convidativa.

A batalha campal precisa de novos prêmios e talvez um ranking também.

 

Editado por Zangz
  • Like 2

beelrape2.png

Link para o comentário
Share on other sites

18 horas atrás, tedtbtb disse:

Será que isso não tem a ver com o cenário do jogo lá fora? Será que GdE é importante no jRO, twRO ou kRO, por exemplo? Talvez isso esteja influenciando.

Eu conheço o mínimo e mais por achismo que fatos imagino que sim, me baseando nos vídeos de guerra que vejo de lá. 

na TE eu concordo com o Zangz que o mais divertido seria inibir o uso de tudo que potencialize demais os personagens como o cast fixo zerado. Eu desisti dela pelo desequilíbrio dos equipamentos e é a woe que acho mais divertida ;/

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...