Ir para conteúdo

FlowPodCast - Conversa sobre o Rag!


castelhonebella

Posts Recomendados

Eles lançaram no youtube hoje quase paguei pra assistir.

Muito interessante. Eu já o conhecia um pouco (não pessoalmente) ele vai realmente muito além do velho engravatado que só entende de dinheiro. Isso é ótimo.

Me pareceu um cara muito inteligente, o que me faz supor que algumas atitudes que eram tomadas talvez não tivessem nem o seu conhecimento (ou tenham se dado por algum outro motivação que não chega até os jogadores, como a questão dos updates - de GC? - que ele citou).

O acontecimento de RF, onde eles tiveram que agir como os jogadores muitas vezes agem representa bem como as publicadoras muitas vezes estão tão vulneráveis quanto os jogadores. 

Enfim, foi uma conversa interessante, e que no âmbito de jogos e Level Up! (e Level Up Games) reafirmou muitas coisas.

Sobre o Rag, infelizmente (se não houver nenhuma reviravolta) acho que ele está sendo até que otimista. ? Espero estar errado, mas é o que eu penso.

Algo muito interessante que ele cita é a questão da importância dos servidores a nível internacional. Trazendo pro Rag, temos o iRO (claro, além do twRO, jRO na ásia, que acredito serem importantes). Só a staff de lá sabe os números, mas pelos dados que temos acesso (como aquele gráfico de jogadores online que era compartilhada por aí, já que o iRO permitia - ou permite? não jogo mais lá há um tempo - a visualização de jogadores online), a impressão que é que o servidor não está passando por um bom momento. E talvez o Transcendence seja uma tentativa de reverter isso. Acho que qualquer jogador do Brasil deveria torcer pra que dê certo.

e fui atropelado pelo Bugz

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

7 minutos atrás, Dundé disse:

transcendence tá bem mortinho, talvez tenha subido agora com as transclasses, mas a gravity tá obrigando a wp eua a lançar 3rd também e o povo de lá n tá gostando da ideia

Welp, não me surpreende também, pra falar a verdade. E é claro que o povo deve não estar gostando da ideia, eles promoveram a imagem do servidor como ot (mesmo sendo as mecânicas da renovação). Fora os bichões e a polêmica dos minérios e talvez outras coisas que nem fiquei sabendo porque não jogo lá.

Mas isso é bem ruim, eu penso. :( Acho que é essencial que o iRO reverta a situação de alguma forma (isso é, se a impressão dos jogadores de que o sv vive um mal momento for realmente verdade). Eu sei que o twRO é o mais lucrativo, mas acho que o mercado do iRO é importante pra marca, espero que revertam.

Link para o comentário
Share on other sites

Eu joguei o iro trans e suas woes, a mecânica 3rd de cast fixo(com sac e ME demorando uma eternidade pra castar), asura com 10 segs de delay, juntamente com skills do rebalance em um server old times (como brandir novo, tyr novo, bragi novo) fez com que a woe do servidor se tornasse uma anomalia para quem gosta de servidor clássico, mesmo com os infinitos reajustes as guerras continuam desbalanceadas.

@tedtbtbOld times dá muito trabalho pra pouco retorno pois são pou, precisa de muita coisa editada nos dias de hoje, já é a segunda tentativa do iRO neste esquema, é bom mas tem prazo certo de duração, a melhor coisa para o bro seria melhorar os servers atuais.

Link para o comentário
Share on other sites

6 minutos atrás, Bugz disse:

Old times dá muito trabalho pra pouco retorno pois são pou, precisa de muita coisa editada nos dias de hoje, já é a segunda tentativa do iRO neste esquema, é bom mas tem prazo certo de duração, a melhor coisa para o bro seria melhorar os servers atuais.

Acho que me entendeu mal. Eu não estava sugerindo nada pro bRO. O que eu quis dizer é que acho que foi um erro promoverem o servidor como ot. E um erro pior ainda tê-lo promovido assim se tinham a intenção de lançar 3rd depois. É claro que geraria insatisfação. Foi isso que eu quis dizer.

E eu também acho que sv ot não dá certo, por diversos motivos.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Agora, tedtbtb disse:

Acho que me entendeu mal. Eu não estava sugerindo nada pro bRO. O que eu quis dizer é que acho que foi um erro promoverem o servidor como ot. E um erro pior ainda tê-lo promovido assim se tinham a intenção de lançar 3rd depois. É claro que geraria insatisfação. Foi isso que eu quis dizer.

E eu também acho que sv ot não dá certo, por diversos motivos.

Sry, entendi errado e parei de digitar no meio e minha primeira frase ali saiu cortada.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Editado por motivos de: quer saber, deixa pra lá, não vai mudar nada. ¯\_(ツ)_/¯

Esse post não era uma resposta ao Bugz, era só reclamando da Gravity.

Edit 2: Alguém sabe dizer quem seria esse responsável de confiança que ficou encarregado de supervisionar a atuação atual da Level, que ele cita? Seria a moça dos morangos? Ou algum desconhecido pra comunidade? Só fiquei curioso, não entendi bem.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

9 horas atrás, tedtbtb disse:

Editado por motivos de: quer saber, deixa pra lá, não vai mudar nada. ¯\_(ツ)_/¯

Esse post não era uma resposta ao Bugz, era só reclamando da Gravity.

Edit 2: Alguém sabe dizer quem seria esse responsável de confiança que ficou encarregado de supervisionar a atuação atual da Level, que ele cita? Seria a moça dos morangos? Ou algum desconhecido pra comunidade? Só fiquei curioso, não entendi bem.

é a moça gringa que aparece em alguns kafra news, bem simpática por sinal.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Na minha opinião o modelo atual do Ragnarok tá ultrapassado e só se sustenta por conta do p2w (o que ao mesmo tempo também o destruiu). Porém a marca ainda tem muito potencial, pra mim o jogo poderia muito bem ser refeito porém elementos novos. Apesar que já houveram vários experimentos desse tipo em pequena escala, uns tiveram êxito em alguns aspectos, outros nem tanto. Mas sem dúvidas, é uma marca que se bem trabalhada poderia ter potencial pra ser gigante. É inegável que a franquia tem carisma.

  • Like 2

"Há noites em que os ventos do etéreo, tão convidativos, em sua promessa de voo e liberdade, enchem o espírito de alegria."

Link para o comentário
Share on other sites

Em 10/4/2020 em 11:39 PM, tedtbtb disse:

Editado por motivos de: quer saber, deixa pra lá, não vai mudar nada. ¯\_(ツ)_/¯

Esse post não era uma resposta ao Bugz, era só reclamando da Gravity.

Edit 2: Alguém sabe dizer quem seria esse responsável de confiança que ficou encarregado de supervisionar a atuação atual da Level, que ele cita? Seria a moça dos morangos? Ou algum desconhecido pra comunidade? Só fiquei curioso, não entendi bem.

A Mel que vocês já conhecem está sempre verificando as coisas e conversando diretamente com a desenvolvedora. 

  • Like 1

D3ACkxvWoAIH6RC.jpg.6c4556a51b8947ec6643c0787304da4e.jpg

 

Link para o comentário
Share on other sites

Em 10/7/2020 em 1:35 AM, RightArmOfTheDevil disse:

Na minha opinião o modelo atual do Ragnarok tá ultrapassado e só se sustenta por conta do p2w (o que ao mesmo tempo também o destruiu).

Cara, isso é a pura verdade.

Em 10/7/2020 em 1:35 AM, RightArmOfTheDevil disse:

Porém a marca ainda tem muito potencial, pra mim o jogo poderia muito bem ser refeito porém elementos novos. Apesar que já houveram vários experimentos desse tipo em pequena escala, uns tiveram êxito em alguns aspectos, outros nem tanto. Mas sem dúvidas, é uma marca que se bem trabalhada poderia ter potencial pra ser gigante. É inegável que a franquia tem carisma

O carisma é inegável, pelo menos para o público já "cativo" é como dar uma dose de nostalgia direto na veia, independente do formato os velhos jogadores criam um hype. Contudo, como o Júlio comentou no vídeo P2W é muito bem aceito pelo público da Ásia, e é inegável que a Gravity, Gungho e seja quem for que adquira os direitos do Ragnarok por lá, vai muito provavelmente manter o modelo que está dando lucro. O jRO é uma prova disso, o Mobile é ainda mais P2W e fez um sucesso estrondoso por lá. 

Se quer devem precisar do Ocidente para manter o caixa, e isso pode estar revertendo no descaso com o tratamento que o bRO é o iRO recebem. Esse parágrafo é pura especulação.

PeriodicPossibleGiraffe-size_restricted.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Foi muito bom ouvir aquela conversa, gostei de mais, nem senti a hora passar, a única pena pra mim foi que eu ouvi 3h jogando genshin e não rag. =(

LD/Toque                                                      rgrf122.gif?resize=147,197                                                      Valhala

Link para o comentário
Share on other sites

Esse conversa do rag morrer ouço desde 2004.

Desde Grande Chase a RF. Vi rag enterrando todos esses jogos que iriam, supostamente, acabar com o bRO.

Rag vai se manter por um motivo simples: tem uma base de players asiática muito mais forte e não depende so desse servidor pra se manter.

Mas uma coisa que não gostei foi que ele disse que o objetivo da publisher era tankar a desenvolvedora, mas passou o tempo todo queimando elas.

Até hoje os caras ainda não aprenderam a assumir a responasabilidade dos erros. Deve ter sido com ele que o rufio fez escola

 

Editado por Kievan
Link para o comentário
Share on other sites

Em 10/9/2020 em 12:32 AM, Pickles disse:

Cara, isso é a pura verdade.

O carisma é inegável, pelo menos para o público já "cativo" é como dar uma dose de nostalgia direto na veia, independente do formato os velhos jogadores criam um hype. Contudo, como o Júlio comentou no vídeo P2W é muito bem aceito pelo público da Ásia, e é inegável que a Gravity, Gungho e seja quem for que adquira os direitos do Ragnarok por lá, vai muito provavelmente manter o modelo que está dando lucro. O jRO é uma prova disso, o Mobile é ainda mais P2W e fez um sucesso estrondoso por lá. 

Se quer devem precisar do Ocidente para manter o caixa, e isso pode estar revertendo no descaso com o tratamento que o bRO é o iRO recebem. Esse parágrafo é pura especulação.

Se a gente recebesse um servidor com a mecânica baseada no Zero, eu não me incomodaria de pagar para jogar nele como é no Val. 

I'm sorry. I forgot to mention one of the reasonsep16_2_e_bolkoba02.gif.a93f54439e17ccda5792e2f0fbeeba6a.thumb.gif.f2c4e05ea7b026de4a869215abb35901.gif.eadf933a85eb0692a8f248ddd29b69fb.gifI hunt your kind. You're much too ugly not to put you out of your misery.

Link para o comentário
Share on other sites

18 hours ago, Kievan said:

Mas uma coisa que não gostei foi que ele disse que o objetivo da publisher era tankar a desenvolvedora, mas passou o tempo todo queimando elas.

Bem observado, mas eu gostei disso. A responsabilidade sobre as coisas deve cair sobre aquele responsável por elas. Esse negócio de ficar tankando desenvolvedora gera um hate desnecessário contra a publicadora e eles levam a culpa por coisas que eles não tem controle as vezes.

image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

9 horas atrás, Scraff disse:

Bem observado, mas eu gostei disso. A responsabilidade sobre as coisas deve cair sobre aquele responsável por elas. Esse negócio de ficar tankando desenvolvedora gera um hate desnecessário contra a publicadora e eles levam a culpa por coisas que eles não tem controle as vezes.

O problema é que no caso da WP/lug eles jogam toda a responsabilidade pra gravity e não assumem nenhuma. 

Só parar pra pensar que no iRO tem bio 5 desde 2017 e nós nem recebemos ainda. São 3 anos de atraso. Não vou nem falar de TwRO ou outros servidores asiáticos.

Em 2011 a diferença para a 3rd class era 1 ano. Me diz agora, qual a diferença? eles também sao publisher.

São questões contratuais? poucos funconários? demora pra aplicar conteúdo e falta de capacitação mesmo?

Pega mal a maneira que ele e o resto dos funcionários da LUG falam porque eles colocam tudo na conta da gravity e sabemos que não é bem assim.

 

Editado por Kievan
Link para o comentário
Share on other sites

Em 10/15/2020 em 5:58 PM, Kievan disse:

Esse conversa do rag morrer ouço desde 2004.

Rag vai se manter por um motivo simples: tem uma base de players asiática muito mais forte e não depende so desse servidor pra se manter.

Tá, mas quem falou desta vez foi o dono da level up.

Ele sabe melhor do que ninguém as estatísticas da base de jogadores, quantos eram e quantos são. Talvez ele consiga fazer algum tipo de previsão de quanto tempo o jogo teria só de olhar para um gráfico simples.

Tá certo que estamos muitos anos atrasados em relação ao kRO, então teríamos muito mais de 4 anos de conteúdo garantido, fora possíveis conteúdos exclusivos (difícil acontecer). Mas existem muitos outros fatores que precisam ser levados em consideração, e nós nem temos acesso a essas informações, então tudo que podemos fazer é especular no escuro e torcer para o jogo durar o máximo de tempo.

Algo que pode fazer o jogo morrer ainda antes do esperado são os equipamentos do jRO. São equipamentos fortes demais, e estão chegando para cá numa frequência muito alta. Talvez chegue uma hora que o pessoal da guerra não suporte mais esses danos extremos, assim como reduções extremas. Quando vierem novos episódios com itens muito fortes, e percebermos que os itens que temos do jRO são bem mais fortes, e que muitas builds nem vão mudar, pode desanimar o pessoal também.

Enfim, é esperar e ver no que dá.

  • Like 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

Esse negócio de "tankar a desenvolvedora" seria um assunto à parte e que eu acho que não vale comentar muito. Mas resumidamente: agora eles não são mais publicadores independentes, já que estão como WarpPortal, e eu também acho que ele usa a palavra "expor" num sentido diferente (negativo).

Eu já tinha comentado isso em outro tópico, e isso é meio óbvio, seria antiético e não profissional. Eles estão publicando o jogo no Brasil. Então, por exemplo, como comentei em outro tópico, eles nunca vão chegar, após uma resposta negativa da desenvolvedora, e falar: "vão lá e abram uma petição", ou apoiar explicitamente. Quando ele diz sobre tankar etc., seria nesse sentido. Ou, por exemplo, quando a dev lá (que ele cita no vídeo) fez as cagadas nos preços. Eles não vão tornar isso público contra a vontade da desenvolvedora (tornaram agora porque já passou). Mas isso tudo é diferente de apenas dizer: "olha, não vamos fazer isso porque foi negado pela desenvolvedora". Esse último exemplo é apenas transparência (num bom sentido).

E, assim...obviamente que o iRO rende muito mais dinheiro, mesmo agora que está fraquinho. E digo mais: ainda que não rendesse mais, por uma série de motivos, por se tratar do servidor internacional, provavelmente ainda seria mais importante, pois o lugar dele no mercado é muito mais importante. Esses dois aspectos respondem as suspeitas levantadas (em relação a diferença de conteúdo que o bRO recebe em relação ao iRO e tudo mais). É claro que a Level pode ter tido certa influência nisso (como a questão de gente capacitada talvez. Apenas pra lembrar do exemplo: quando a Gravity ofereceu um servidor ot mas disse que precisaríamos de de devs próprios), mas deve ter sido mínima. O que quero dizer é: esses devem ser os pontos principais pra essa diferença em relação ao iRO (do ponto de vista da Gravity).

Sobre ter uma base forte na Ásia, isso também não significa nada. Pro jogo sim, se foi isso que quis dizer. Mas pro servidor brasileiro não taanta importância assim (acho que o iRO fechar sim seria algo ruim pro sv brasileiro, pela forma como a Gravity poderia rever sua estratégia no "ocidente" - geograficamente falando - ou algo assim). É claro, o jogo indo bem lá significa continuação de conteúdo e investimento, mas não tem tanta importância direta. Vários servidores ao redor do mundo já fecharam individualmente, independentemente do sucesso dos servidores asiáticos, então não significa muita coisa diretamente.

Aliás, pode ser apenas impressão minha, mas me parece que só o twRO que é bem popular mesmo. Pela minha impressão da indústria de jogos coreana, e tudo mais que vejo relacionado ao servidor em específico (e aquela tabelinha do documento lá da Gravity), o kRO não me parece muito bem não, viu. O jRO me parece normal, no sentido de que eu acho que poderia estar bem melhor, na verdade. Só o twRO que me parece acima do normal, como positivo mesmo, acima da média.

Mas sim, eu acho que esse é um mal de uma minoria (muito pequena) de parte da comunidade brasileira que sobrou, em relação a achar que o fato de não ter acabado ainda signifique alguma coisa (em relação ao ponto que eles defendem). Me lembra o meme do cachorrinho do "this is fine". Assim, o jogo não acabou, mas poderia estar bem melhor. Então essas pessoas que diziam que ele acabaria, na verdade, não estavam erradas, talvez precipitadas somente (claro, estou falando das pessoas sensatas, que criticaram coisas sensatas com o passar dos anos, e não do pessoal nonsense ou huera). Digo, muitos deles não estão mais aqui (e alguns ainda estão somente por fatores subjetivos, como carinho ao jogo), só isso deveria ser uma red flag. 

E também tem o que citaram aí, o cara é o CEO da Level. Claro, ele pode estar errado. As coisas podem mudar. Não se sabe. Ele mesmo fez uma projeção apenas. Pessoalmente, espero o melhor. Gostaria que o jogo durasse muito mais que isso. Só acho que o jogo tem muito mais potencial do que dão a ele. A desenvolvedora então, nem se fala. Ele diz 6 anos no vídeo, eu acho que o jogo no Brasil poderia durar muito mais que isso.

Pessoalmente, eu não queria trabalhar na Level ou Warp (nem sei quais são as qualificações, apesar de ter uma ideia baseando em outras empresas). Ao mesmo tempo, me chateia muito como algumas coisas são administradas, muito dessas são pendências da desenvolvedora, mas não tudo. A forma como o jogo é explorado, por exemplo. Eu acho que tanto a Gravity quanto a Warp exploram mal o jogo e a marca, se você me perguntar. Eles poderiam ganhar muito mais dinheiro, ao meu ver. No mínimo, ganhar o mesmo que ganham, mas de forma menos prejudicial ao jogo. Infelizmente isso não parece ter perspectiva de melhora. Os próprios jogadores vivem dando sugestões em relação a isso, mas não dá em nada e (não todas, já que isso teve uma melhora, mas) muitas das vezes nem tem nenhum tipo de retorno ou motivo por trás. Talvez chegue na desenvolvedora, que negue, mas não sabemos.

 

Editado por tedtbtb
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

4 horas atrás, Magnatrom disse:

Tá, mas quem falou desta vez foi o dono da level up.

Na verdade, ele é diretor(tem um diferença) e é bom lembrar que, tecnicamente, rag ta na mão da WP agora. 

Outra coisa, claramente ele tem rancor com a gravity. É so vc perceber que sempre que o monark tentava trazer algo do desenvolvedor, ele fazia alguma critica indireta e já emendava algum assunto de gameplay ou alguma elaboração de quest pela equipe brasileira.

1 hora atrás, tedtbtb disse:

Mas sim, eu acho que esse é um mal de uma minoria (muito pequena) de parte da comunidade brasileira que sobrou, em relação a achar que o fato de não ter acabado ainda signifique alguma coisa (em relação ao ponto que eles defendem). Me lembra o meme do cachorrinho do "this is fine". Assim, o jogo não acabou, mas poderia estar bem melhor. Então essas pessoas que diziam que ele acabaria, na verdade, não estavam erradas, talvez precipitadas somente (claro, estou falando das pessoas sensatas, que criticaram coisas sensatas com o passar dos anos, e não do pessoal nonsense ou huera). Digo, muitos deles não estão mais aqui (e alguns ainda estão somente por fatores subjetivos, como carinho ao jogo), só isso deveria ser uma red flag. 

Pra ser sincero, o único momento que eu fiquei preocupado com o servidor foi em meados de 2017 e 2018. Asgard antes do merge  tinha nem 400 players. No odin, vc achava mais gente em prontera de pserver(sem contar loja) do que na prontera de la. e o thor tava com 2k com ja com os bixoes.

Não sei se vcs sabem, mas quando vc abre o programa dos bixoes rag mostra a quantidade de players on. Hoje, pra vc ver a diferença, o thor ja chega perto dos 4k com eac e mesmo que os bixoes rodem eles são banidos pouco tempo depois. A última vez que chegou nesse nível foi quando chegou as 3 classes e todo mundo voltou pro jogo pra testar elas.

Editado por Kievan
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...