Ir para conteúdo

Os itens Arcebispo FS Moderno - por Heitor


Kokuritsu

Posts Recomendados

Apresentação

Fala pessoal! Meu nome é Heitor, jogo majoritariamente no Thor com personagens que tem o nick no modelo (Legume/verdura)~*, e no discord do rag meu nick é Kokuritsu, e apesar de ser mais presente nas salas do Poder Interior (Mestres Taekwons/Espiritualista), de vez em quando eu deixo uns 10 centavos na aba dos ABs também, principalmente quando o assunto é FS. Não sou streamer/parceiro/nada especial no rag, mas gosto muito das classes de suporte, e resolvi escrever um pouco sobre a visão que tenho sobre Arcebispos Suporte, voltados para PvM.

 

Considerações Gerais

Pessoalmente, eu acredito que no estado atual do joguinho as classes de suporte, quando se trata de full endgame, se tornaram obsoletas, e viram mais uma questão de conforto para o duo/trio do que de fato uma necessidade. Entretanto, antes disso, são classes de bastante importância para a conclusão dos desafios de PvM do jogo (a meu ver, atualmente, são as Instâncias e a Cheffênia). No geral, tudo que eu recomendar vai levar isso em conta, mas também não vou deixar os itens endgame 100% de fora, mesmo isso tendo em muitos outros lugares.
Disclaimer: Manjo nada de bio5, no momento

 

Objetivo da Build

O objetivo das habilidades/atributos/equipamentos que eu vou apresentar neste guia é fornecer suporte de maneira adequada tanto para as pts 12/12 quanto para as pts reduzidas (no geral, dupla ou trio). Para tanto, eu acredito que, prioritariamente, precisamos:

  1.  Ficar vivos*
  2. Ter agilidade ao ressuscitar membros mortos
  3. Ter agilidade para retirar os status negativos dos membros do grupo
  4. Se der tempo, curar e buffar

*: Em algumas situações de pt reduzida, é melhor você morrer do que seu killer, mas no geral isso não se aplica. Vai depender da agilidade dele em limpar o que te matou pra conseguir te ressar.

Para isso, precisamos principalmente de resistências, consumo consciente de SP (já fiz torres com 6k de SP em que houveram situações que eu zerei), garantia de que suas habilidades vão funcionar e aumento na capacidade de spam/rotação de habilidades, que serão, portanto, os focos das sugestões no guia.

Habilidades

Aqui, vou sugerir 2 árvores, levando em consideração o Thor. No Val não deve ser muito diferente, mas tenha cuidado porque são 6 pontos a menos do que os que vão ser apresentados aqui, visto que o Escudo Sagrado depende de Teleporte no 2 e Portal no 4. Geralmente, esses pontos saem de habilidades que não são pré-requisitos.

Árvore 1 (comum)

 

 

 

Bênção 10

Aumentar Agilidade 10

Curar 10

Proteção Divina 5

Revelação 1

Aqua Bendicta 1

Escudo Sagrado 1

Medicar 1

Angelus 10

 

Sumo-Sacerdote

 

Kyrie Eleison 10

Magnificat 3*

Glória 1*

Impositio Manus 5*

Assumptio 3*

Aspersio 4

Santuário 7

Graça Divina 1

Escudo Mágico 10

Ressuscitar 4

Aumentar Recuperação de SP 5

Meditatio 10

Lex Divina 5

Lex Aeterna 1

Martírio 1**

 

Arcebispo

 

Praefatio 10

Canto Candidus 3

Clementia 3

Sopro Divino 3

Lauda Ramus 4

Lauda Agnus 4

Gênese 3

Renovatio 1

Curatio 5

Offertorium 5*

Epiclesis 1

Gemini Lumen 5

Oratio 5

Expiatio 1

Sacramentum 5

Criar Ancilla 1

 

*: Dá pra diminuir os níveis disso, a depender dos itens que você pretende usar. Só atenção para o caso de a Skill ser um pré-requisito.

**: Habilidade de platina, faça a quest

Árvore 2(incomum/minha escolha pessoal)

 

 

 

Noviço

 

Bênção 10

Aumentar Agilidade 10

Flagelo do Mal 10

Curar 8

Proteção Divina 5

Angelus 2

Aqua Bendicta 1

Revelação 1

Escudo Sagrado 1

Medicar 1

 

Sumo Sacerdote

 

Meditatio 10

Escudo Mágico 10

Perícia com Maça 10

Aumentar a Recuperação de SP 5

Impositio Manus 5

Riqueza de Espírito 5

Assumptio 5

Lex Divina 5

Aspersio 4

Ressuscitar 4

Santuário 3

Graça Divina 1

Lex Aeterna 1

Kyrie Eleison 1

Martírio 1**

**: Habilidade de platina, faça a quest

 

Arcebispo

 

Vide 1

Um pouco sobre as habilidades

 

 

 

As suas principais habilidades são as remoções de status negativo (Bênção, Aumentar Agilidade, Graça Divina, Medicar, Lauda Agnus, Lauda Ramus e Gênese), Ressuscitar e Curatio. A árvore 2 se desvirtua um pouco do que conhecemos como árvore padrão de FS para termos pontos o suficiente para desbloquear a Riqueza de Espírito, que reduz em 20% o consumo de SP por habilidades do Arcebispo. Isso tem relevância pois se atingirmos ao menos 51% de redução de custo de SP, poderemos usar Criar Ancilla + Potar a Ancilla para recuperarmos SP (Criar Ancilla consome 30% do SP para criar uma Ancilla que cura 15% do seu SP. Com 50% de redução, a Habilidade passa a consumir 15% do SP, que é a quantidade que a Ancilla cura. Ao conseguir mais redução do que isso, podemos usá-la como pot de SP). Escolhemos Kyrie Eleison e Santuário para a redução de pontos pois são skills que não tem muita utilidade prática nos níveis finais (muitas vezes, o Assumptio acaba reduzindo mais o dano do que o KE, e se não for o caso, temos o Praefatio que tem efeito similar ao KE. Já o Santuário, além de curar pouco, cura por tempo, e de maneira geral é ruim ficar parado esperando ele encher sua vida). Além disso, um Escudo Mágico ou Escudo Sagrado bem aplicados são a diferença entre a vida e a morte, e o Escudo Mágico ainda é capaz de impedir os MVPs de usarem seu Escudo Sagrado, que é um inutilizador de killers de dano físico à longa distância, tão dominantes no momento atual do game. A Lex Aeterna também é muito utilizada, e esse uso precisa ser feito em coordenação com seus killers. Se trata de uma skill com 3 segundos de pós-conjuração quando usada sem equipamentos de redução de pós, então faça valer esse tempo.

Atributos

Eu acredito que muitas pessoas têm um panorama geral de o que faz cada atributo. Caso não tenha, recomendo a página do bROWiki para conferir. Aqui vou só me ater aos motivos pelo qual sugiro cada quantidade.

 

Força: 1~30 - Aumente só se tiver problemas com capacidade de carga. Mais que 30 acho exagero, apesar de não ter nenhum grande contra-indicativo se desejar colocar mais que isso SUAHUSHA.

 

Agilidade: 80~100 - Precisamos da Agi em ao menos 100 a todos os momentos para nos tornarmos imunes a sono por atributo, além de adquirir resistência a Sangramento e a Ferimento Crítico (só de escrever o nome desse status eu já quis chorar aqui SUAHUSHA). A sugestão de 80 assume que você está usando palitos +15 a todo momento, sem considerar equipamentos. 95 já é suficiente para não potar nada ao atingir nível 60 de classe com AB. Além disso, ajuda com a velocidade de ataque, necessária para termos uma boa rotação de skills/spam.

 

Vitalidade: 78~120 - Provavelmente o atributo mais importante para o AB FS moderno. Precisamos de pelo menos 100 a todos os momentos para nos tornarmos imunes a Atordoamento por atributos. Além disso, a Vit nos proporciona mais HP, melhor regeneração de HP, mais da chamada Soft DEF, e aumenta a efetividade de itens de cura em nós mesmos. 78 considera o uso de palitos +15, sem considerar equipamentos, para não potar nada o mínimo é 93. Usa-se 120 dependendo dos equipamentos escolhidos.

 

Inteligência: 75~120 - Excelente atributo para ABs. Precisamos de no mínimo 100 a todos os momentos para nos tornarmos imunes a Silêncio por atributos. A sugestão de 75 considera o uso de palitos +15, sem considerar equipamentos, sem potar nada precisamos de no mínimo 90. Além disso, é o atributo relacionado à efetividade de cura, aumento na quantidade de SP, melhora a regeneração de SP e a qualidade dos itens de regeneração de SP, e entra na fórmula da redução de cast variável.

 

Destreza: 100~120 - Único atributo que eu recomendo estar 120 em qualquer build FS moderna. Ele tem peso 2 na fórmula de redução de cast variável, e quando usado em conjunto com a Bota Temporal DES você adquire a redução do Cast Fixo em 0,5s, o que é excelente para o uso das habilidades de buff em área para remover status que pegam no grupo inteiro. A auto-suficiência dos killers na atualidade permite uma build de suporte com por exemplo 75 pontos de int e 120 pontos de des, já que atualmente o burst de cura assumiu um papel secundário no quesito prestar suporte.

 

Sorte - 1~50 - Atributo bastante secundário para um AB FS. Sua maior relevância se dá na forma da aquisição de alguma resistência a Maldição e a Caos. Por não se tratarem de status negativos que acarretam em uma dificuldade grande de remoção, podemos jogar tranquilamente com 1 de sorte, apesar de eu pessoalmente jogar com 50. Mais do que isso acho demais, mas também não tenho nada exatamente contra. Talvez até valha a pena algo como 90 de Sorte ao se utilizar Anel do Cardeal, mas é um talvez bem grande.

 

Equipamentos

Nessa parte vou dividir os equipamentos por faixa de preço e por mainstreamdade. As faixas que vou utilizar são troco de pão (até 5kk), baixo investimento (5kk até 20kk), médio investimento (20kk até 150kk) e alto investimento (150kk+) itens com um * a seu lado indicam que quando foi realizada a pesquisa, não havia nenhum no catálogo. Pretendo fazer atualiazações bimestrais sobre essa categoria, e o preço atual é o da manhã de 04/11/2020. Mainstreamdade é completamente subjetivo e se baseia na quantidade de vezes em que eu vi esses itens serem utilizados ou recomendados por/para ABs FS, sendo os itens classificados como Deep Web de maneira geral itens que eu um dia considerei usar/usei pra suprir um problema específico, que será descrito. Se algum item Deep Web for um item globalmente bom, será descrito, ao contrário busquem usá-los somente nas situações descritas. Uma ressalva que eu gostaria de fazer é que mesmo nosso objetivo seja pegar imunidade por atributos aos status negativos que se fazem possível se tornar imunes dessa maneira, por vezes vou recomendar uma carta ou equipamento que fornece imunidade a tal status. Isso acontece pois é possível sofrer um Status Negativo a qual se é imune por atributos caso a diferença de nível entre você e o mob que vai causar esse status seja grande. Entretanto, a partir do nível 160, você não enfrentará tanto esse problema. Outra ressalva é que é impossível cobrir todos os equipamentos existentes no jogo, assim vou fazer inicialmente com o que vêm à minha memória. Se você conhece um equipamento que acha que merece ser adicionado, comente, que ai na próxima edição do post eu posso ou não adicionar. Equipamentos em que já existe uma carta ao seu lado devem ser usados com aquela carta.

Topo

 

 

 

Mainstream:

Boneca de Jirtas(10kk com carta Isilla/ Ovo de Jirtas 60kk) - +10% de resistência a chefes combinado com os 40% de uma possível carta Alice faz com que você receba apenas a metade do dano de MVPs e de alguns dos mobs de MVPs mais fortes (por exemplo, os mobs dos Bios e do Ifrit são do tipo chefe). Combinada com a Mascote Jirtas, você ainda consegue se tornar impossível de ser empurrado. O Chapéu em si costuma ser barato, a mascote seria um adicional para quem quer ser um pouco mais tank. Pra completar, ainda tem slot :D.

Bênção de Asgard(18,9kk) - +2 em todos os atributos te ajuda a fechar suas imunidades, 5% de resistência a todos os atributos e regeneração de HP e SP a cada 10 segundos te deixam mais durável, tudo que queremos nessa build. Possui slot, e dá pra achar na faixa de 10kk dependendo da época.

Véu da Arcebispa(150kk, a maioria já com algum refino e alguma carta) - Não se engane, esse item é útil por impedir sua conjuração de ser interrompida (por isso que nem comentei sobre os refinos) e pelo slot. Se tiver outra coisa que garanta sua conjuração, ou for IC nas skills relevantes, nem precisa olhar pra isso aqui ?

+9~+12 Tiara dos Corações-Alados(80kk no +9/ 119kk +12) - Esse item é um preferido pessoal por diminuir consideravelmente o consumo de SP. Além disso, dá bastante Pós-Conjuração. No refino +9 já é muito bom, mas brilha mesmo no +12. Ajuda muito no consumo de SP e no spam/rotação de skills. Com a chegada da Dádiva das Divindades, se torna bastante obsoleto, visto que é pior que ela em todos os aspectos. Atualmente, só vale optar por ela se já possuir uma ou encontrar pra venda baratinho.

+4~+16 Cocar do Orc Herói[Armadura com Carta Senhor dos Orcs] (Carta Senhor dos orcs na faixa de 1,2b) - Dá bastante DEFM (ter 100 de DEFM por equipamentos é uma das maneira de se tornar imune a congelamento e petrificação), além dos bônus de hp e resistência por refino, e como se não bastasse dá +1 em todos atributos. O item em si não é especialmente caro, mas a carta Senhor dos Orcs é, e só vale a pena usar ele sem essa carta se você for completar 100 de DEFM com a DEFM dele. Possivelmente o melhor no slot do topo, ao lado da Dádiva das Divindades.

Gorro Frígido (PE9/AA4)(DEFM+10/Sor/Int/Vit/Agi +3)(A título de pesquisa, se encontra AA 4/Des+3 por 2kk, ou PE9/Int+3 por 50kk, depende muito de qual você quer, mas existem uns bons bem baratinhos) - Com a chegada do festival de Brasilis e seus novos itens e encantamentos para itens antigos, o Gorro Frígido passa a ser a melhor opção 100% F2P. Com encantamentos de Cast, ASPD, Atributos (ajudando a fechar resistências) e DEFM (amamos DEFM), chance de Cristalizar oponentes (ajuda a sobreviver a mobs), e se usado combando com o Bracelete Suntuoso (que também encanta!), -15% de cast, dando a possibilidade de você conseguir -25% de cast se encantado com PE9. Além disso, ainda dá resistência a água, que como já dito, é um elemento extremamente problemático quando estamos lidando com MVPs.

+7~+10Dádiva das Divindades (400kk o +9) - O campeão do slot do topo, o hat que possui de fato uma carta Faraó e uma carta Kiel já embutidas nele. Provavelmente o melhor item que os ABs FS de PvM poderiam esperar que chegasse, e ele não muda absolutamente nada na questão da obsolência dos suportes no End Game: antes ninguém precisava, com o item as pessoas continuam não precisando. Entretanto, se ainda assim você quiser seguir oferecendo o melhor suporte que os zennys podem comprar, esse item no +10 combando com Cura 1 e Catolicismo 1 é a melhor opção que você tem, ao lado do Cocar. Excelente item mesmo, quase tão bom quanto o Sapato Social, mas nem de longe uma necessidade, considerando outros itens já existentes. Vale incluir que já é a melhor opção de topo mesmo sem você usar os combos de Cura1 e Catol1.

 

Underground:

Orelhas Marrons de Fiera(40kk, sempre com umas cartas estranhas)- Dá um HPzinho, é uma opção decente pra quem não tem muito zenny ou já tem o item. Eu preferiria comprar uma Boneca de Jirtas ou uma Bênção de Asgard, que muitas vezes tem preço próximo a esse item, mas é uma opção super válida e decente.

+11~15 Bênção Celestial(495kk com Kathryne Keyron e +12)- Usado para acelerar a conjuração. Os refinos a partir do +11 até o +15 concedem -0,1s de conjuração fixa. Combinado com a feature secreta do bRO e com as Botas Temporais DES, o refino +12 já deixa a fixa dos buffs em área decentes, e o +15 os 0. Além disso, dá -10% de conjuração variável.

+11~12 Quepe do Amistr (900kk)- Vide Bênção Celestial

Jejecap(12kk) - Com a entrada das pipocas flavorizadas, biscoitos melados, ovos de chocolate branco e vacina da cura + carta flamel emul no jogo as Mastelas não vivem seus melhores dias como item de recuperação de HP. Entretanto, ainda são um item super válido para se potar, e melhores ainda com esse chapéu. No mais, 3 de int é decente SUAHUSA.

Tiara de Astrea - Um tipo de item clássico: quanto mais refinado mais coisa dá. O fato de stackar várias resistências diferentes faz dele um item defensivo bem interessante (sendo, no +9 uma versão mais defensiva da Bênção de Asgard, e no +12 uma versão estranha do Cocar). Se você não for usar Carta Senhor dos Orcs, essa Tiara no +12 deve ser um item defensivo melhor do que o Cocar, inclusive. Sobre Proteção Arcana: Excelente habilidade, tipo, mesmo. Vai te dar uma capacidade de tank beeem maior do que a que você tem sem ela. Dito isso, como você precisa necessessariamente estar equipando a Bota do conjunto para habilitar a habilidade, o uso ideal disso seria como switch. Vale a pena refinar 4 itens até o +12 para ter um switch habilitando Proteção Arcana? Depende unica e exclusivamente do seu bolso.
 

Deep Web:

+11~15 Elmo do Xogunato (190kk mais ou menos o +11 mais barato, mas a maioria tem umas cartas horríveis)- Vide Bênção Celestial. A grande diferença é que o Xogunato te dá bastante ASPD. Então se quiser fechar fixa e ainda resolver problemas de ASPD, ele é a melhor pedida. Além disso, é bem mais barato que os outros dois, se tornando o melhor pra se usar como switch de conjuração

+10 Elmo do Matador de Dragões (199kk um zerado e 430kk um +8 com Bungisngis)- Dá 15 de DEFM, 25% de resistência a Água e Fogo (os dois principais elementos de dano proveniente de MVPs), dá 15% de HP, deixa a Armadura indestrutível, habilita Congelar Nv. 5 que é excelente pra escapar de grandes mobs, e ainda tem o Autocast de Proteger Terreno, que pode vir a calhar muito bem pra te proteger de um Meteoro ou Nevasca. Infelizmente não é um item comum no servidor, e de maneira geral você vai preferir resolver algum outro problema no slot do topo com um dos chapéus mais mainstreams. Mas se o problema for fechar defesa mágica/resistências, é uma excelente pedida.

Cartola da Natureza (PE9/AA4)(DEFM+10/Sor/Agi/Int/Vit +3) - Item de utilidade similar ao Gorro Frígido, porém sua resistência e ativação do controle de mob são piores. Ao invés de melhorar seu cast, a Cartola, quando combada com o Bracelete suntuoso te dá um pouquinho de HP e melhora a eficiência das poções compactas. Eu usaria o Gorro Frígido todas as vezes, mas se você acha que esses 5% de HP e esses 10% de cura na compacta vão ser mais úteis para você, vai na fé.

Chapéu das Chamas (PE9/AA4)(DEFM+10/Sor/Agi/Int/Vit +3) (7kk com AA4/Int+3) - Similar à Cartola da Natureza e ao Gorro Frígido, tem bons encantamentos. Opte por esse somente se precisar da resistência a fogo, que costuma ser problemático em instâncias. Em outros casos, a Cartola da Natureza e o Gorro Frígido são superiores.

 

Meio

 

 

 

Mainstream:

Diadema do Paraíso (400kk sem slot, 700kk com umas coisas estranhas no slot, 800kk com slot limpo)- Muuuuuita defesa, defesa mágica e Vitalidade se usado em conjunto com a Echarpe do Paraíso. Obviamente, só vale a pena usando o conjunto completo e com 120 de Vit para se aproveitar bem do combo. Possível de se Slotar, e, se Slotado, de se encantar com DEFM +2

Robozinho Sabe-Tudo (encantado) (55kk)- Usado como switch. O fato de ele sozinho habilitar Ressuscitar Nv. 1 faz com que nós que temos Ressuscitar Nv. 4 sem o consumo de gemas. Isso é de suma importância para nós (ver seção “Sobre Gemas”). O melhor é que você pode fazê-lo de graça: Até Janeiro de 2021, o evento Ordem dos Exploradores estará ativo. Com 50 moedas você pode fazer o robozinho, e com mais 200 você pode encantá-lo. Só cuidado para não potar um Chá Quente com ele equipado, porque ao fazer isso ele te leva para Lutie.

Qualquer [1] (800k) - As cartas de Cabeça são bem úteis para ABs de suporte, especialmente a Carta Gemini-S58. As vezes, o bônus dessa carta vai ser mais relevante do que o de qualquer outro meio que você possa equipar. Então, é só comprar o meio slotado mais barato e colocar sua cartinha, ou já comprar com ela equipada. O que for mais barato :)

Máscara Esquisita (14kk sem slot, 184kk com slot limpo, 400kk já com Carta Faraó)- +2 em tudo é sempre bom. Costuma ser baratinha. Sua versão slotada dá +1 em tudo e pode ser encantada com DEFM +2, mas no geral não vale o preço.

Ornamento Divino - Tem um efeito similar ao da Máscara de Oni, em que ganhamos bônus para cada 18 pontos investidos em um atributo. Dentro desses bônus, praticamente todos tem alguma utilidade para ABs, o que torna uma construção de atributos visando esse item extremamente viável. Em uma construção típica de AB FS (digamos, 120 int/des, 100 vit e 90 agi) já teríamos 10% de pós conjuração, 12% de SP, 12% de redução de custo de SP, 10 de DEFM, 10% de redução de cast variável, 12% de ASPD. Claramente, muitos bônus para um único item mesmo sem ter uma construção voltada para o máximo proveito dele. Além de tudo, pode ser slotado, e sua versão com slot pode ser encantada (como sempre, a preferência é pra DEFM + 2). Particularmente, prefiro o Combo Paraíso, principalmente pelo fato de não ter nenhum item muito bom no slot de baixo (Lampião? Sobrepeliz Real?), e pela quantidade esdrúxula de DEF e DEFM que ele dá, mas agora ele tem um forte competidor.

 

Underground:

Tapa-Olho Cósmico(215kk sem slot, na faixa de 1,8b com Carta Orc-Herói) - 200, isso mesmo que você leu, DUZENTOS de defesa em um único item. Podemos usar tanto a versão sem slot do item, quanto a slotada, quanto a slotada com Orc Herói. A Slotada pode ser encantada com, adivinhou né?, DEFM +2, e o combo com Orc Herói é interessante por fazer com que pontos em sorte gerem pontos em sorte e em vitalidade.

Super Óculos Poring (20kk sem slot, 44kk Slotado, 80kk já com carta Gemini-S58)- Seus principais usos são como meio slotado com DEFM +2, ou então como switch de redução de conjuração fixa em conjunto com a +12 Bota de ArchAngeling. Pessoalmente não gosto muito, mas é uma possibilidade.

Asinhas Discretas(118kk) - Se +2 em tudo já é muito bom, imagina só + 10 em tudo com slot ainda? É um excelente item mesmo sem utilizado com seus combos. Infelizmente, o combo com as Botas de Diabolus, entra em conflito com o melhor item para a classe que é o Sapato Social. O outro combo extremamente interessante que envolve esse item é o combo com o Manteau de Diabolus, que bem refinado (+10~+15) oferece 30~45% de redução de danos dos elementos Fogo, Água e Vento. Em combinação com uma Carta Guardião Morto Kades, essas resistências chegam a 95%, fazendo com que, ao potar as 4 poções anti-elementais, se atinja de 85 a 100% de resistência nesses 3 elementos, se tornando uma maneira muito eficaz de não morrer para meteoros, esferas d'água e iras de thor. No mais, o combo com o Manto de Diabolus também é muito bom, afinal se tem uma coisa que a gente não desperdiça na classe é DEFM.

Óculos/Óculos Escuros (100kk com slot limpo, 75kk já com Gemini, 90kk já com Serpente Suprema. O sem slot é vendido em NPC)- Usados principalmente pelo conjunto com o Lenço Infame. Mais detalhes na parte sobre o Lenço Infame. A versão slotada pode ser encantada, mirando sempre na DEFM+2.

 

Deep Web:

Marcas de Comodo (84kk sem slot, versão slotada indisponível)- Ver Carta de Comodo. A versão com slot pode ser encantada.

 

Baixo

 

 

 

 

Mainstream:

Echarpe do Paraíso (85kk)- Ver Diadema do Paraíso. Além disso, é o baixo que sozinho, se não me falha a memória, concede mais DEFM, podendo ser usado sem seu complemento a depender do resto do set.

Colar com Rosário (179kk)- A esquiva perfeita tem sua utilidade para ABs FS. Pessoalmente, prefiro o +2 em todos os atributos do Balão de Pouring Natalino à +3% de cura do Colar com Rosário, mas você pode preferir o contrário :P.

Rosário Dourado (80kk)- Não sou fã de % de cura, mas não é como se os itens de baixo que não possuem combo fossem tão impactantes assim. Opção bem válida.

Balão de Pouring Natalino - Vide Colar com Rosário

Balão de Archangeling - Assim como o Robozinho Sabe-Tudo, te permite usar o Ressuscitar sem o consumo de gemas(ver “Sobre Gemas”). Por ser um switch de baixo, muitas vezes switá-lo te deixa menos vulnerável do que switar para usar o Robozinho (ficando, por exemplo, sem seu combo de Gemini por alguns instantes, que pode ser fatal).

Balão de Coração* - +1 em tudo. Provavelmente o pior dos itens mainsterams, mas ainda asism é uma opção. Não vale o preço de ROPs que custa.

Vacina da Cura (160kk)- Torna excelente a opção de se potar Poções Compactas como maneira de regenerar HP. Além disso, +3 de DEFM. Seu valor caiu bastante com a entrada das Pipocas Flavorizadas e dos Biscoitos Melados no servidor, mas segue um excelente item.

 

Undergroud:

Fone Descolado (28kk)- Reduz a pós-conjuração e o consumo de SP das habilidades. É uma mini Tiara dos Corações-Alados. Excelente item.

Orbes Arcanos (17kk)- Reduz a conjuração variável. Se você tiver bastante foco em cast, pode usar um desse.

Biscoito de Coração (84kk)- Impede o cast de ser quebrado a troco de aumentar o consumo de SP das habilidades. Eu, honestamente, prefiro os itens que impedem o cast de ser quebrado em troca de aumento de cast, mas há quem discorde. Entretanto, se trata de uma ótima opção, visto que o Slot de baixo não tem tanto impacto. Seu combo com a Tiara de Corações-Alados é irrelevante.

Morango Suculento (7kk)- 2k de HP e reduz dano físico à distância. Item bem decente, mas perde espaço para itens de combo/aumento de spam, de maneira similar ao Elmo do Matador de Dragões.

Lampião das Fadas(Arcebispo1)(HP2%)- O Encantamento AB1 faz combo com o Anel do Cardeal e com a Dádiva das Divindades. Só utilize esse item se for fazer uso desse combo, e não tiver AB1 em nenhum outro item.

Lenço Infame (239kk)- Majoritariamente usado em construções killers, o Lenço Infame tem seu espaço nas construções de suporte: seus bônus são bastante abrangentes, de maneira a prover bastante utilidade para a classe. Utilize só se perceber que os bônus dele vão te ajudar a conseguir a ASPD ou o Cast desejado. Os outros benefícios dele acabam sendo menores em comparação a outras opções que temos para usar nos slots de meio e baixo.

Sobrepeliz Real (90kk)- Outro baixo que dá 5 de DEFM, mas além disso também dá 5% de resistência a todos os elementos. Melhor para se usar sozinho do que a Echarpe do Paraíso

Palitinho de Chocolate - Esse item é horrível. Tipo, muito ruim mesmo. Eu demorei pra adicionar aqui exatamente por ele ser ruim do jeito que ele é. Mas, tem gente se deixando levar pelo 100 de Hard Def e usando essa porcaria e falando que é bom. Se você é um AB em que 100 de Hard Def não é a única coisa que tá faltando pra completar o char, nem considere usar isso. Se você é, você tá mentindo, pq não existe um set que 100 de Hard Def é a única coisa faltando. Se você comprou esse item pra usar com o combo dele em um char killer (que também não recomendo) ou pra ganhar 20 de precião (dai já justifica o item), e quer aproveitar no seu FS, ok, blz. Mas, em qualquer outra situação é melhor usar uma Cenourinha com Int ou HP que isso.

 

Deep Web:

Carta de Comodo (287kk)- Se usada em conjunto com as Marcas de Comodo, te dá imunidade a ataques críticos de monstros. Isso é principalmente relevante contra MVPs como Amdarais Sombrio, que tem um crítico muito forte. Além diss, 1 de ASPD não é de se jogar fora. Existem maneiras menos excêntricas de se conseguir essa imunidade, que para nós é o carro-chefe do Combo Comodo, mas tenha em mente que essa é uma delas.

Peixe Fresco (7kk)- Aumentar a regeneração de um item que pode ser comprado em NPCs nunca é ruim. Entretanto, esse item não vale nem de perto os 5k de ROPs que custa, e eu pessoalmente não pagaria mais que 3kk em um. Só use se tiver, ou se ver vendendo por 200k :P.

Piercing de Umbala (10kk)- Vide Peixe Fresco

Galapago Voador[Carta Pingu no Acessório](74kk, Carta Pingu não disponível) - Esse é realmente interessante. Ao ser equipado em conjunto com a Carta Pingo, o Galapago Voador fornece +1000% na taxa de regeneração de HP do Suco de Cenoura, Maçã ou Banana. Com o Bônus da Carta Pingu, totalizamos +1050% de eficiencia. Tomamos como exemplo um Suco de Cenoura. Sua regeneração base é 27~33. Com aumento de 1050% de eficiência, ela se torna 283~346. Apesar das Pipocas, Melados e Compactas que atualmente dominam o servidor, usando desconto nível 10, um suco sai por 18z, e tem peso 4, se tornando uma maneira de potar mais barata do que qualquer outra no jogo, e mais eficiente por peso do que potar Poções Brancas.

 
A

 

Cartas para a Cabeça:

 

 

 

 

Mainstream:

Carta Faraó(1b) - Melhor carta para se usar em itens para a cabeça para um AB FS.

Carta Gemini-S58 - Usar 2 dessa é um excelente meio de se tornar imune a petrificação e sono nos níveis iniciais, e permanece efetiva até que você tenha condição de ter um alt-q que te dê essas imunidades de outras formas. É a carta preferida dos FS baixo custo.

Carta Giearth (4kk)- Apesar de Caos não ser um status 100% incapacitante, um Caos não visto/ouvido pode ser fatal. Enquanto você não está habituado ao jogo e com o reflexo de se auto-Medicar ou potar uma Panaceia/Geléia Real assim que ouve uma habilidade que pode ter te causado Caos, recomendo jogar imune ao status.

 

Underground:

Carta Bungisngis (1kk)- HP por refino. Direto ao ponto, e bem útil.

Carta Kathryne Keyron (3kk)- Para te ajudar no cast, se você achar necessário.

Carta Marduk* - Imunidade ao silêncio. Se você não tem hábito de carregar Poções Verdes ou outro consumível de remoção de status, é essencial nos níveis iniciais, enquanto os 100 de INT não te dão a Imunidade contra monstros de nível mais alto.

Carta Ungoliant (300k)- Imunidade a Sangramento. Use só se esse status tiver te incomodando muito.

Carta Pesadelo (3kk) Imunidade a Sono. Usar somente se precisar da imunidade e não for possível usar 2 cartas Gemini.

 

Deep Web:

Carta Serpente Suprema - Imunidade a Maldição e a Cegueira. São dois Status que o AB lida muito bem com, portanto, no geral, é bem desnecessária. Use somente se tiver muito incomodado com a quantidade de vezes que tem tomado maldição.

 

Comentário sobre Kiel:

A queridinha de todos não é tão boa assim para ABs FS. O investimento em uma paga praticamente o Alt-q inteiro de um AB que já consegue a pós-conjuração necessária para jogar com maestria (em torno de 85~90%). É exponencialmente pior que a Faraó no contexto de cartas MVP para AB FS. Sério, não invista em uma Kiel.

 

Armaduras

 

 

 

 

Mainstream:

+10 Armadura do Cavaleiro Branco (645kk no +10 com Cavalo-Marinho)- Uma das 3 escolhas top de linha para um AB FS. Ela com um Sapato Social já te dá toda a Pós-Conjuração necessária para viver bem como um AB. De brinde, ela ainda te dá vigor permanente, te permitindo transitar com fluidez dentro dos mobs.

+0~+12 Roupa de Natal do Antonio[Carta Antonio] ou [1](38kk sem refino já com a carta, 585kk no +12) - Segunda da santíssima trindade de armaduras de AB FS, e minha preferida pessoal, ela com seu combo te dá enormes 250 de DEF e 5% de resistência a todos os elementos. A partir daí, a depender dos refinos, pode te dar Imunidade a Congelamento e te impedir de ser empurrado. Além disso, mesmo que você opte por usá-la com outra carta, ela te dá quantidades altíssimas de DEFM (que gostamos) e imunidade a ataques críticos de monstros no +11. Excelente armadura para qualquer situação.

+13 Armadura do Eclipse[Carta Hatii] ou [1] (em torno de 1,3b)- A última porém não menos importante do nosso Big Three. Imunidade a congelamento, congela adversários que te atacam, aumenta hp, sp, DEFM, e ainda diminui a Pós-Conjuração e a Conjuração Fixa para os viciadinhos em cast. Excelente item. Usar sem Hatii apenas se for pegar imunidade a congelamento através da DEFM por equipamentos.

Couraça de Boitatá (28kk já com Carta Cavalo-Marinho)- Sua redução de dano neutro, bônus de HP, pinguinho de DEFM e slot a transformam numa armadura muito atrativa. Além disso, equipa em níveis mais baixos, deixando sua vida enquanto sacerdote muito mais tranquila. Muito bom item, principalmente se você tiver interesse em reduzir o dano neutro recebido massivamente. Utilizável em outros personagens.

Couraças Elementais*(Submissão Oceânica 399k, outras não disponíveis) - Aqui entram as 4 couraças elementais (Liberdade Celestial, Submissão Oceânica, blablabla de fogo e blablabla de terra), que são uma maneira bem fácil de se reduzir danos elementais sem abrir mão do slot de armadura. São itens de nicho, mas bem úteis de se ter em seu arsenal.

Bata de Orleans (1kk)- A queridinha dos nossos irmãos exorcistas, também tem valia para nós, afinal ninguém gosta de ter seu cast interrompido. Possuir um slot também é muito atrativo, visto que, de maneira geral, precisamos da Carta Cavalo-Marinho

Armadura das Valquírias (400k)- +1 em tudo, encantável com um atributo aleatório, tem bastante DEF, e ainda dá uma ajuda na prevenção de Silêncio. Ah, e é indestrutível em batalha. Uma excelente armadura faz-tudo, e utilizável em outros personagens.

Armadura Tatenashi[Carta RSX-0806] ou [Carta Cornutus] ou [1] (Limpa 45kk, com Cornutus no +9 250kk. Com RSX no +14 1,8b)- Com a chegada da Armadura do Cavaleiro Branco, a Tatenashi perde seu lugar no pódio de melhores armaduras de FS. Entretanto, seu como com a RSX capaz de nos prover de mais HP que uma TG sem a penalidade de DEFM, ou mesmo os +15 de vit com a Carta Cornutus, e até seu bônus de Vit por refino e concessão de “Impede de ser empurrado” mantém seu charme, sendo ainda uma excelente armadura para ABs FS.

+0~+12Colete E.X.C.(I-Gelo) (Não encontrei um com I-Gelo já decente para nós, mas o Colete mais barato estava 4kk e o Diagrama de I-Gelo para encantá-lo estava 49kk)- O combo E.X.C. está entre os melhores itens farmáveis do ragnarok. Entretanto, por não possuir Slot, precisamos que nosso colete tenha o encantamento de I-Gelo, para nos garantir imunidade a congelamento. Os outros 2 encantamentos podem ser de A-DEF(não disponível), A-HP (20kk cada)ou C-Mental(50kk cada)(sendo recomendado refino +7), a gosto do freguês. Meu preferido pessoal é o (I-Gelo)(C-Mental) Bi.

Manto de Diabolus (850k)- Mais SP, diminui a Pós-Conjuração, aumenta a cura, tem um pinguinho de DEFM, tem slot, e faz um combo excelente com as Asinhas Discretas. Simples, direto ao ponto e ótimo item.

Túnica da Afeição (1kk)- Baratinho, slotado, dá 10 de DEFM, 1 de int, reduz o custo de SP de Clementia (pode ser crucial enfrentando MVPs que petrificam/dão maldição em área), e, sua principal utilidade: é Sagrada, o que reduz bastante danos elementais por si só. Só tome cuidado com MVPs que causam dano Sombrio quando equipando uma dessas.
+9 Robe Ritualístico [Bathory] - Só usaria desse jeito, e assim ele é até bonitinho. Robe + Égide das Divindades + Sapato Social dão a pós que você precisa, junto com as imunidades que você precisa, e propriedade sombria é bem legal. Opção boa midgame. Para o endgame, não chega perto de Tate/Antonio/Eclipse/Cavaleiro Branco

 

Underground:

Vestido Abissal (34kk)- Propriedade sombrio naturalmente, te impede de ser empurrado e ainda possui slot. Muito bom para aguentar o tranco contra MVPs que têm dano Sombrio ou Maldito muito alto. Pode ser +0 mesmo, estamos interessados nas capacidades defensivas dele.

Vestimenta Arrogante (40kk, sem carta, encanto ou refino)- Possui encantamentos bem interessantes, principalmente os que aumentam VIT, INT ou DES. A possibilidade de usar vigor também ajuda. Entretanto, ainda fica abaixo em custo-benefício do que qualquer uma das supracitadas. Tem a vantagem de ser 100% farmável.

Armadura do Dragão Azul (32kk no +6, 250kk +12 com Cavalo-Marinho)- Item que normalmente se usa para aumentar o dano mágico em chefes, para nós é especialmente interessante pela quantidade alta de redução no custo de SP que propicia. Não vale o investimento só por isso, mas se você já tiver e estiver tendo problemas de SP com seu FS, é uma ótima pedida.

Qualquer[1] (Eu acho que você slota sua camisa de algodão inicial nesse campo dos aprendizes novo. Mas de qualquer forma, você ganha uma slotada quando transcende, então o preço mínimo disso é 0z)- No geral, sai mais barato fazer um Capote[Peixe-Espada] do que comprar uma Couraça da Submissão Oceânica para se ter uma armadura da propriedade água, por exemplo. Mas tenha em mente que você vai estar abrindo mão do slot.

Uniforme de Comissário - Dá bastante HP, e o bônus do conjunto também não deixa a desejar. Excelente opção farmável. Peca um pouco por não ter um slot, meio que te obrigando a fechar as imunidades por DEFM. Nesse sentido, ela te dá 10 de DEFM. No entanto, use com cautela, e preferencialmente em lugares em que você não vai congelar.

+7 ~ +12 Uniforme do Ferlock - Sem refino é pior que o Uniforme de Comissário, e no +7 se torna igual. No +9/+12 é uma versão tunada do item citado logo antes dele, com exatamente os mesmos defeitos. No geral, eu não gastaria um perga nesse item, tem opções slotadas melhores que ele.
+14 Armadura de Astrea [Sumo Margaretha] - Ok, ok, não precisa ser +14. Mas garanto que o brilho dela só vem mesmo nesse refino. Armadura que prontamente, e acertadamente, foi removida da WoE TE (onde as cartas TG e TG Selada também não funcionam, vale lembrar) chegou a dividir opiniões quando chegou, e encheu os bolsos de quem tinha uma das piores (provavelmente disputando o lugar de pior com a Atiradora de Elite Cecil) cartas de bio3 guardadas por qualquer motivo. 84% de HP é de fato muito, e o combo dela com a Tiara não é nada ruim, também. Entretanto, essa armadura tem 0 de DEFM, e precisa de uma carta que não te impede de ser congelado para atingir seu potencial máximo, deixando, assim, a questão do Anti-Status beeeeeem complicada. Em ambientes controlados (ex: Torre) pode ser usada pra tankar coisas que cê sabe que não vão te congelar (Assim como uma armadura qualquer com TG, aliás). Em ambientes caóticos, não recomendo.

Deep Web:
+9 Manto do Kardui[Carta Angeling] (500kk já do jeito que gostamos. O +9 com Cavalo-Marinho tá 294kk, e o limpo sem refino 30kk. Carta Angeling 280kk)- Na linha de falarmos sobre armaduras sagradas, o Manto do Kardui famoso por ser utilizado nas Guerras TE e em PvP 8x, quando refinado no +9 e combinado com uma Carta Angeling (que deixa a armadura Sagrada) ainda te protege do congelamento, te dando redução de vários tipos de dano elemental. Só cuidado com MVPs que causam dano sombrio ao utilizá-la. Observação: Não descartei o +9 Manto do Kardui[Angeling] como opção de armadura sagrada pois mesmo perdendo em basicamente tudo pra uma Túnica da Afeição[Cavalo-Marinho], ele é indestrutível, que se torna a principal razão pra usar ele e não a alternativa já mencionada. A secundária é a Resistência a Humanoides.
Vestido de Casamento
(tipo 40k no npc)- Item de NPC com maior defesa mágica. Como você só vai usar se tiver precisando de algo MUITO BARATO pra fechar 100 de DEFM, e esse algo for uma armadura, não tem problema perder o slot da carta Cavalo-Marinho.
Vestimenta Exuberante (50kk com RA1 bi e limpa)- Vide Vestimenta Arrogante. A diferença é que essa habilita Concentração ao invés de Vigor, que pode ser usada pra se melhorar o cast variável por atributos e a ASPD.
Túnica do Julgamento (7,5kk)- Opção mais barata de Armadura Sombria. Tem DEFM, 1 de int, mas o -10% de resistêcia a não-demônois e mortos-vivos faz ela ser uma armadura bem ruim pra andar colada. Mas é bom para switchs contra monstros demônios e mortos-vivos que tenham dano sombrio doído e decente para monstros de outras raças, visto que os danos sombrios geralmente vão te matar se você não tankar se tornando imune, no early game.
Manto Mágico de Geffen
(Porém lembre-se que é um item farmável)- Farmável no Torneio de Magia de Geffen, é exclusivamente melhor que a Bata de Orleans. Entretanto, como só se equipa no nível 99 enquanto a Orleans equipa no 55, e a essa altura do campeonato já temos toneladas de itens melhores, ela acaba sendo esquecida. Mas não deixa de ser uma opção muito boa e farmável.
+12 Armadura de Escamas de Bakonawa Bayani - Vide Kalasag Bayani

 

Cartas para a Armadura

 

 

 

 

Mainstream:

Carta Cavalo-Marinho (21kk)- Imunidade a Congelamento. Preciso dizer mais? ?

Carta Bathory (2,5kk)- Encantar a vestimenta com a propriedade sombrio é de grande valia contra vários MVPs que tem um dano sombrio/maldito muito doído. Uma armadura com Cavalo-Marinho e uma com Bathory são o arsenal básico de armaduras de um AB FS.

Carta Senhor dos Orcs (Em torno de 1,2b)- Não subestime 30% de reflect SUAHSUHASUHA. Mas ainda assim, muito cara para ser utilizada só por isso. Não é uma carta ruim sem o Cocar, mas é com ele que ela brilha.

Carta PecoPeco - 10% de HP é útil pra upar em mapas onde não há risco de congelamento/dano sombrio/maldito que vai te dar OH. Carta bem ok e bem baratinha.

 

Underground:

Cartas de Elemento (Pasana, Peixe-Espada etc.)(são várias, e no geral são baratinhas, não conferi todas então pode ser que alguma delas esteja mais carinha, mas dificilmente passam de 10kk) - A tendência das pessoas é de utilizar as Couraças Elementais para reduzir danos elementais de nicho sem abrir mão do slot. Porém, se o zenny tiver pouco, utilizar uma armadura com alguma dessas cartas costuma ser mais do que suficiente.

Carta Celacanto Cruel - Dá 50 de DEFM, e de quebra 5% de SP. Excelente nos dois aspectos, e muuuuuuito eficiente pra fechar resistência a status.

 

Deep Web:

Carta Detardeurus - -20 de DEFM é terrível, e a Imunidade a Congelamento é exatamente a mesma da Cavalo-Marinho. Entretanto, o autocast de Proteger Terreno às vezes vem a calhar. Carta muito de nicho, mas acho que vale a pena ser citada.

Carta Professora Celia* - Vide Carta Detardeurus, mas sem a penalidade de DEFM ou a Imunidade a Congelamento.

Carta RSX-0806 - Torna a armadura inquebrável e te impede de ser empurrado. Achei relevante adicionar mais uma opção de não-empurrado, dado que é uma condição importantíssima em Bio5

 

Sobre TG:

Eu particularmente odeio a carta TG em qualquer classe que o bônus de HP é só um bônus de HP, e os ABs FS são uma dessas classes. Os -50 de DEF e DEFM (principalmente DEFM) dificilmente valem o 100% de HP que ela dá na hora de tankar. Se você discorda de mim, seja feliz com sua TG, mas eu pessoalmente sou incapaz de achar isso bom, e, portanto, de recomendar seu uso em um guia de minha autoria.

Sobre Druida Maligno:

Apesar de a propriedade maldito conceder, por sua natureza, imunidade a congelamento e a petrificação, ela também te impede de se auto-curar, visto que habilidades de cura causam dano a criaturas da propriedade maldito. Assim, não recomendo o uso da carta para ABs FS

 

 

 

Armas

 

 

 

 

Mainstream:

Clava/Maça [4] (3kk)- Arma característica dos ABs que tem aspirações de ser um main tank. Perfeitas para encher de Essências de Morroc VIT2 ou VIT3 e pegar quantidades cavalares de DEFM. Também ótima para encher de Essência DES3 e ficar IC por atributos.

+10 Maça da Valquíria Mágica(300kk sem cartas) - Clava/Maça [4] com grife. Se bem refinada, dá uma ASPDzinha a mais.

Bastão de Espinhos da Escuridão (275k sem slot ou refino, de 20 a 40kk um sem slot mas já com algum encanto/refino)- Podendo ser slotado na Ordem dos Exploradores e encantado em malangdo, é uma ótima opção para quem está tendo dificuldade em fechar uma pós-conjuração confortável. Qualquer refino tosquinho nele já tá valendo :D.

Cajado Demoníaco* - Esse cajado é meu queridinho de se usar nos Espiritualistas de Esma. Tendo uma utilidade neles bem parecida com a que tem nos ABs: Possui 2 slots, é encantável, e ajuda no cast e diminui o consumo de SP se refinado pelo menos no +9. Na minha opinião, melhor opção de cajado.

Colher (2kk)- Arma dos viciadinhos em ASPD. Coloque uma Marionete Demoníaca e seja feliz curando/buffando na velocidade da luz

Cajado da Afeição Fortalecido - Recebe os encantos de Arcebispo 1 e 2, podendo ser usado em conjunto com um dos acessórios da Ordem dos Exploradores de Cura 1/Catolicismo 1 para aproveitar ao máximo os bônus da Dádiva das Divindades, além de criar um precedente muito legal pra se usar Esquiva Perfeita mesmo que você não esteja com uma build completamente focada em Esquiva Perfeita. Já vai entrar em mainstream porque tenho certeza que não fui o único a ter essa ideia

 

Underground:

Erde (500k)- Tem 2 slots e é encantável. Dá um pouco de SP e por ser Maça se torna uma opção melhor do que usar, por exemplo, o Cajado Demoníaco, se você tiver sofrendo pra conseguir uma ASPD razoável.

Clavas de Brasilis (Oxum, Oxóssi, Iansã e Xangô)(PE10/AA4/MA10) (As que não são MA10 tão bem baratinhas, só pegue MA10 se já tiver) - Clavas que vieram para tomar de assalto a posição do Erde como arma alternativa: possuem 3 slots, por serem maças não prejudicam nossa ASPD, e tem 3 encantos excelentes para ABs FS: PE10 que reduz 20% da conjuração variável, AA4 que nos dá a mesma ASPD que uma Carta Marionete Demoníaca, e MA10 que nos dá 1 de ASPD fixa. Melhor opção 100% F2P e bem perto de ser a melhor opção geral, perdendo pro 4º só em casos que não se fecha a DEFM sem 4 E.Vit3 ou coisa parecida, e para o Cajado Demoníaco por 10% de Cast e 10% de Consumo de SP, mas ganhando dele disparadamente em ASPD.

Tomo do Presságio (140kk limpo +9)- O mais novo concorrente da Maça da Valquíria Mágica: além da ASPD por refino não se limitar no +10, ainda dá um pinguinho de HP e SP, se tornando o melhor livro para se equipar num AB suporte. A desvantagem dele sobre as maças se dá pelo fato de ele não ser naturalmente indestrutível, atributo que é de grande valia na cheffênia. Entretanto, se seu grupo tiver um bioquímico que saiba dar coat, isso se resolve :). Observação: parece que ele não quebra, mas não trouxeram isso escrito nele. Se isso for verdade, não existe nenhum motivo para se optar pela Maça da Valquíria Mágica e não por ele.

 

Deep Web:

Varinha da Recuperação Rápida(não comercializável) - Farmável nas batalhas campais, dá 15% de redução de pós cast. Simples e efetivo.

Death Note (190k limpo sem refino, 7kk no +7)- Possui 2 slots, é encantável e uma opção melhor ainda que o Erde no sentido de ASPD: além de seu bonus por refino, ABs ganham 1 de aspd ao equipar livros, ao invés de serem penalizados. Sua desvantagem é não ser indestrutível em batalha, o que é relevante contra inúmeros MVPs e durante a Cheffênia.

Qualquer Livro[3]* - Na mesma linha do Death Note x Erde, temos os Livros com 3 slots x as maças com 4. Exceto que as maças com 4 são claramente superiores, achei válido citar essa opção se, de novo, você tá sofrendo para ter uma ASPD decente.

 

 

 

Cartas para Armas

 

 

 

 

Mainstream:

Essância de VIT3 (150kk cada)- 4 de VIT e 8 de DEFM. Quer mais alguma coisa? SUHAUSA

Essência de VIT2 (2kk cada)- Prima pobre da VIT3

Carta Marionete Demoníaca (6kk)- Carta favorita dos curandeiros que desejam se sentir abençoados pela força da aceleração.

 

Underground:

Essência de DES3 (70 a 100kk)- Utilizada para diminuir o tempo de conjuração variável. 4 dessas na arma são a preferida dos Junkies de IC por atributos.

 

Deep Web:

Carta Fabre* - Não chega a custar 10k e te dá 100 de vida e 1 de vit. Você não encontra nada melhor que isso nesse preço :P. Só garanta que você tá colocando ela numa arma igualmente barata. Sério, não estrague uma Clava[4] perfeita colocando 4 fabres nela SUAHSUHA.

 

Escudos

 

 

 

 

Mainstream:

Escudo da Água (7kk sem refino e limpo, 25kk sem refino com alice, 85kk no +7 com alice)- No +7, dá 2 de ASPD, 5 de DEFM e 25% de resistência à água, que é o atributo mais problemático da Cheffenia. É farmável durante o festival de Brasilis. Seu único defeito é não ser indestrutível em batalha. Seu combo com o Bracelete Suntuoso ainda reduz 20% da pós conjuração, excelente mesmo frente a escudos de ROPs. Meu preferido pessoal.

+10 Escudo de Nero/Anemos/Fotia (Nero 325kk +10 com Alice, Anemo 444kk +10 com Alice, Fotia 333kk +10 com Alice)- A vantagem desses escudos em um AB FS frente aos Escudos de Brasilis é o fato de eles serem indestrutíveis, o que é bem relevante na Cheffênia. De resto, prefiro os +2 de ASPD dos escudos de Brasilis a qualquer um dos bônus desses escudos.

+10 Escudo de Ferro (250kk já com Alice)- O queridinho da última Cheffênia por garantir que você não é Empurrado. Acho ele bem ruim caso você consiga garantir isso com outro item melhor (Ex: Antonio ou Tatenashi ou Abissal), mas se não consegue vai nesse mesmo que é sucesso.

Escudo da Valquíria (890k o limpo, 15kk já com Alice)- A frase “Mais barato não significa pior” define muito bem o Escudo da Valquíria. Um dos escudos mais baratos do jogo e segue sendo um dos melhores. Geralmente é meu escudo de escolha para montar escudos raciais.

+10 Égide das Divindades - Escudo que já chega sendo mainstream: é a versão tunada do Escudo das divindades. Além de te impedir de ser petrificado, aumentar bastante sua cura, também te concede 20% de redução de pós conjuração! Excelente mesmo. Eu particularmente prefiro escudos com resistência elemental, mas não dá pra negar a qualidade desse.

+7~+9Refletor Mágico[Carta Maya] (527kk já +9, 220kk sem refino)- O melhor escudo para tankar terremotos. Faz sentido o terremoto ser refletido? Não. A gente se importa? Também não.

Escudo E.X.C - Excelente escudo, dá HP por refino e ainda vão 3 encantamentos de itens E.X.C. nele. Recomendo coisa de 2 de HP e 1 de resistência elemental a sua escolha, porque ai combando com a capa você atinge 100% da resistência ao elemento desejado. Outra boa opção é encantar ele com 3 diagramas de HP. Se quiser ser mais criativo, um com C-Mental também é excelente. Acho que sua criatividade é o limite quando estamso falando sobre esse excelente escudo
 

Underground:

+12 Escudo Celestial (500kk com Sapo de Thara)- No +12 é o melhor escudo para se reduzir dano neutro. Largamente utilizado em ambientes de PvP, também tem seu nicho no PvM

Travessa de Orleans[Carta Maya] (2kk limpa, Carta Maya 200kk, totalizando 202kk)- Vide +7~+9Refletor Mágico, com 4% de chance a menos que o +9 e 1% a menos que o +7. Tem chances melhores que o Refletor Mágico +0~+6.

Broquel de Pedra (50k limpo, mas dropa muito fácil no Lago do Abismo)- Esse item praticamente clama por uma Carta Executor nele. Visto que a maioria dos MVPs é grande, é uma opção ok de se usar em situações de resistir a MVPs se você não tiver bala pra uma carta Alice.

 

Deep Web:

Escudo da Terra (7kk limpo sem refino)- Assim como o Escudo da Água é uma mini kiel se usado com o suntuoso, o escudo da terra é uma mini faraó. Perfeito para se utilizar em conjunto com o Elmo do Matador de Dragão (que inteira as resistências a fogo e a água), formando o lendário AB FS da deep web.

Escudo da Piamette* (só encontrei em refinos baixos, logo, não vale a pena) - Em refinos altos (altos tipo +17) combando com o Lacinho Da Piamette (que é horrível) se torna a melhor opção para redução de danos de todas as propriedades. Valeaa pena investir nisso? Não. É uma possibilidade? É.

+12 Escudo de Sleiporing (299kk com Sapo de Thara)- Com a chegada da Dádiva das Divindades, a utilização de itens com Cura 1, Catolicismo 1, e Arcebispo 1 e 2 tende a se tornar comum. Tendo isso em vista, combinando tal item com um Anel do Cardeal (bom item independente da viabilidade da Esquiva Perfeita), se alcança naturalmente um valor de 26 de esquiva perfeita. Usando uma Carta Yoyo em um acessório, já se tem 31 de esquiva perfeita. Ou seja, sem abrir mão do slot de acessório dedicado à Carta Fen, já se tem a redução de 31% dos danos recebidos por ataques básicos de monstros. Assim, a esquiva perfeita de repente se torna interessante de ser explorada mesmo em sets "normais", e o Escudo de Sleiporing no +12 nos dá 7 de tal atributo, além de +10% de HP e SP.

Escudo Encouraçado - Item que ficou meio fora do radar por conta do Ornamento Divino, que chegou na mesma semana que ele, apresenta uma característica excelente: ele dá resistência a tamanhos por refino. Isso significa que ele é o melhor escudo para se usar em um ambiente em que os monstros não tem um tipo ou propriedade em comum, porém compartilham do tamanho (alô Bio 5), claro, se fazendo valer de uma carta de resistência a tamanho. Não deve se tornar um escudo extremamente popular, principalmente porque o Escudo das Valquírias já é um excelente escudo, mas mantenha ele no seu radar, e se vir um baratinho, recomendo que compre :P.

+12 Kalasag Bayani [Alice] - Um set teórico que usa esse escudo, boneca de Jirtas com o bônus máximo do pet, +12 Armadura de Escamas de Bakonawa Bayani e Capa de Magma consgue pegar 75% de redução contra chefes. Não sei se é prático, até pq não é trivial ter esses itens, mas acabei de perceber essa interação, então achei bom marcar aqui para o caso de algum corajoso AB da deep web queira testar isso, e ainda não tinha percebido essa possibilidade.
Escudo das Divindades (+13 já com Alice 414kk)- Não prestou atenção no evento de refino né? tsc tsc

 

Cartas para Escudos

 

 

 

 

Mainstream:

Carta Alice (15kk, mas com o adendo de que, no geral, é mais barato comprar ela já equpada no escudo que você quer)- +40% de resistência a Chefes em troco de -40% de resistência a não Chefes. Na cheffênia tudo bem, mas não faça torre com Alice colada. Leve sempre um segundo escudo ou passe pelos andares sem MVPs sem escudo mesmo.

Carta Medusa (13kk)- Imunidade a Petrificação em um slot só, custando perder a carta Alice. Eu prefiro usar ela caso não tenha fechado os 100 de DEFM para andar na Cheffênia, trocando de volta para a Alice na hora do combate. Tem gente que acha perda de zenny pq 2 gemini é mais barato e faz exatamente a mesma coisa sempre. No fim, tudo depende do seu estilo de jogo.

Cartas de Redução de dano Racial (são muitas, mas no geral são baratinhas. Memsmo a pé-grande e a ursinho que são as mais utilizadas tem preços que giram em torno de 2kk)- Pra upar tranquilo no mapa a sua escolha, sem medo de morrer.

Carta Hodremlin(5kk) - Reduz um tantinho do dano de todos os monstros do jogo e ainda tem o efeito de esquiva perfeita. Boa carta para se ter num escudo que se vai usar em lugares que os mobs não tem uma raça específico.

Cartas de Redução de dano por Tamanho - Similar à ideia da redução racial, porém dessa vez usada em mapas em que não há similaridade de raça entre os monstros, e sim de tamanho (alou bio5).

 

Underground:

Carta Crânio Flamejante (3kk)- Ela distribui bastante status negativo, o que é bem bom para sair de um mob. Usei por muito tempo, e gosto muito. Costuma ser bem barata.

 

 

Capas

 

 

 

 

Mainstream:

+11 Manto Leviatã[Carta Sapo Cururu]*(600kk) - Como já dito muitas vezes durante esse guia, água é o elemento mais problemático em situações de Cheffênia. Mesmo em instâncias, muitos MVPs tem um dano muito muito forte de água (notadamente em forma de Esferas d’Água e Esquife de gelo). O combo dela com a Sapo-Cururu te dá uma Raydric e um pouco de DEFM, então acho sensato usar assim. Tem gente que gosta de usar com Carta Marte pra já fechar 100 de resistência em 1 só item, o que eu acho terrível, mas, sem dúvida, é uma alternativa.

+11 Manto Fênix[Carta Mastering] (350kk)- Vide Manto Leviatã, mas para fogo, que é o segundo elemento mais problemático. O combo da Mastering é um pouco pior porque dá esquiva ao invés de vida, mas ainda vale o que falei pro combo da Cururu.

+0~+7 Motor E.X.C. (com R-Fogo Trip 38kk, R-Água Trip 110kk, R-Vento Trip 28kk, C-Mental Trip 140kk) - Possível de ser encantado com 75% de resistência elemental, é uma alternativa mais barata aos Mantos Fênix e do Leviatã para se fechar resistência a água e a fogo. Seu preço aumenta perto de Cheffênias, então se programe para comprá-los. Uma outra maneira de usar ele é como um item que se joga colado, no refino +7 com 3 C-Mental para recuperação de SP. Nesse segundo caso, tente usar combando com o Colete, apesar de já ser muito bom sozinho.

+12 Bata de Etran[Carta Devling](Em torno de 1b) - 50% de resistência a neutro dificilmente vai ser ruim, ainda mais com a quantidade de HP e o “Não pode ser empurrado” que esse item oferece. Ganhou um competidor a altura na Capa Heroica, mas ainda é uma excelente opção de capa para se resistir a danos neutros muito fortes.

Pedaço de Pele do Guardião(400k a limpa) - Capa curinga no quesito redução de dano: é baratinha e sozinha já concede 7% de resistência a todos os elementos. Coloque a carta de resistência que deseja e já temos 37% (ou 27% no caso da Raydric). Dá um tantinho de SP por refino, então não miguele os Eluniuns enriquecidos que o Torsen te deu e jogue com ela no +4, 40 de SP podem ser a diferença entre a vida e a morta.

Manteau de Diabolus* - Capa com resistência a Neutro interessante. Não sei se chega a ser mais barata que a GD, mas é a segunda opção no quesito custo-benefício para se colocar uma Raydric. O combo com as Asinhas é meio meh, mas sempre gostamos de resistências elementais. Com esse combo, no +10 e a carta certa, podemos pegar 60% de resistência a Água ou Fogo. Até a resist a Vento pra não ser mandado pro Ragnarok 2 pelo TJ da Abelha-Rainha vem a calhar. Além disso, se usada com a Carta Guardião Morto Kades, você adquire (considerando a capa +10 e o combo com as Asinhas) 80% de resistência aos nossos inimigos mortais Fogo e Água, e de quebra 80% de resistência a Vento, e 50% de resistência a Terra, Sombrio e Maldito. O preço que se paga por isso é morrer automaticamente pra Luz Divina da Valk. É uma troca bem válida, mas não é exatamente acessível.

Manto dos Espíritos(Sempre 200kk+, com muitas opções de carta) - Capa mais famosa por sua utilidade no PvP pelas resistência a Fantasma o HP e SP, a DEFM e a Pós-Conjuração a tornam uma excelente opção para PvM, mesmo sem se utilizar de algum de seus combos.

Manto do Comissário - Dá a mesma resistência a neutro que a Mochila da Aventura +9, se tornando provavelmente a capa mais acessível que potencializa o uso de uma carta Raydric. Além disso, dá um pinguinho de cast variável, o que só melhora uma capa já boa.

+7~+12 Sobretudo do Ferlock - Mesmo no +0, ele dá a mesma resistência à neutro que o Manto do Comissário, o que já meio que nos basta. Entretanto, esse item começa a brilhar mesmo no +9, em que passa a dar mais cast que o Manto do Comissário. Vejo mais utilidade em refinar esse item do que a Armadura ou a Bota do set do Ferlock, mas ainda assim não acho que os bônus sejam relevantes o suficiente.

+10 Manto Behemoth - Parente do Leviatã e do Fênix, esse aqui tem o diferencial de dar o bônus interessante no refino +10, e esse bônus ser de 100% de resistência à terra, ao invés dos 75% dos outros 2. Isso abre uma enorme gama de possibilidades, porque os mobs que dão dano relevante de terra são poucos (alô Arcana Kath), você pode cardear ele com outra carta que ajude contra o dano específico desses mobs, podendo fugir da ideia de usar o combo presente nas outras 2 capas dessa família.

 

Underground:

Pele da Rainha Verme(Encantos de vit, int ou des)* (pela vasta gama de encantos e refinos que se encontram esse item, não consegui fazer uma pesquisa boa) - Teve uma alta no preço recente por causa da Ordem dos Exploradores, mas logo já normaliza. Os bônus de atributo são bons e a DEFM não é de se jogar fora. Pode ter slot, o que só a deixa melhor :D. Excelente opção barata.

+10 Capa Heroica[Carta Raydric] ou [1](168kk +10 com Raydric) - A carta Raydric fica especialmente destacada quando o assunto é essa capa porque com ela atingimos 50% de resistência a neutro no refino +10. Item muito recente, e creio que por isso não seja muito usado ainda, mas acredito que veio para desbancar a Etran por ser MUITO mais acessível. Fique de olho e garanta a sua.

+7~+9 Mochila da Aventura (+9 com Carta Raydric 90kk)- Já teve seus tempos áureos em que foi considerada a melhor capa do Ragnarok. Apesar de não ter mais tanto brilho assim, seus bônus são ótimos, e é uma excelente capa para se usar em qualquer personagem. Em particular, acho uma capa melhor que a Faw. Para nós, a ASPD e a Resistência a Neutro são os bônus interessantes.

+9~+X Capa Anti-Magia(Encantos de vit, int ou des) (por ser um item que deriva da Pele de Rainha Verme, também tem muitos preços, sendo difícil escolher 1 para deixar aqui)- Capa que dá MUITO HP, e ainda conserva os encantos da Pele de Rainha Verme usada para fazê-la. Opção boa, apesar de eu pessoalmente preferir capas de resistência.

+9 Asas de Arcanjo Caído (+9 com Raydric e encantos de cast 135kk)- Encantável, melhor opção de Cast em uma capa, e tem um pinguinho de resistência a neutro embutido. Não sou muito fã, mas sem dúvida é uma opção.

Manto de Morroc[Carta Osíris no Acessório] (200kk o +0 Limpo. A Carta Osíris na Presilha Aprimorada tá 60kk, e solta tá 300kk, totalizando investimentos de 160kk a 475kk)- Sozinha, dá muita Esquiva e Esquiva perfeita. Porém, com a Carta Osíris em um acessório, te dá também bastante HP, imunidade a Maldição, a danos Sombrios e bastante resistência a danos de Fogo. Para nós, só vale a pena combando com a carta. Dito isso, vale lembrar que esquiva perfeita tem sua valia.

Manto do Senhor do Tempo(40kk com raydric) - Dá uma ASPDzinha e um Castizinho. Mas o interessante mesmo aqui são as resistências elementais. Entretanto, o Pedaço de Pele do Guardião tem uma efetividade bem similar e é bem mais barato. Só use se já tiver ou se for usar em outras classes.

Manto das Valquírias (795k o limpo e 8kk o +5 com Carta Choco)- Esquiva perfeita tem sua valia para ABs.

Capas de Brasilis (do Vento, Grandiosa, Mística e Flamejante) (com os encantos de AB tão muito mais caras do que se vale a pena pagar)- No +9, essas capas podem ser encantadas com Cura 1 em seu 2º slot. Apesar de parecer excelente à primeira vista, não se engane: os slots de Capa e Sapato de um AB FS Moderno são os que possuem os concorrentes mais fortes, tão fortes a ponto de fazer as escolhas secundárias parecerem itens bobinhos. É o que acontece aqui: você, de maneira geral, não vai querer trocar uma das grandes capas de resistência (Leviatã, Fênix, Etran, Espíritos e Heróica) por uma com Cura1, que já entra em inúmeros acessórios graças à ordem dos exploradores. Entretanto, para um jogador mais no early game (pois na minha concepção, o que separa o early do mid game de um AB FS são o Sapato Social e a Capa) essas capas podem vir a calhar: cada uma delas têm uma boa resistência elemental, que combada com a carta que se relaciona a ela chega a 40%, deixando muito fácil se conseguir 100% de redução a um elemento específico. Se você está se perguntando qual delas é a melhor para PvM em um AB FS, eu recomendo a Capa Mística, não só pela resistência à água, mas também pela chance de congelar mobs, muito alta no +10, facilitando sua vida. A segunda escolha seria a Grandiosa, a terceira a do Vento e a quarta a Flamejante. Entretanto, a ordem de prioridade pode mudar se você desejar adquirir resistência a um elemento específico. Se você quer colocar uma capa dessa no +9 para poder usufruir de Cura1 na capa, a recomendação é a mesma, com o adendo de, caso escolha a Mística, se esforce um pouco para deixá-la no +10, que vai melhorar muito sua qualidade de up. No sentido de encantamentos, recomendo: Neutro 3(trip), DEFM +4 (trip) ou um desses dois (bi) com PE9/Cura1. Se quiser muito, pode ser algo do tipo AB1/Catolicismo1/Cura1, mas acho as resistências mais proveitosas.

 

Deep Web:

Sobretudo do Mestre[Carta Ifrit no Acessório] (com ctz vai mais de 1b nisso, não vou nem pesquisar, já que só é bom usar se já tiver)- 100% de resistência a fogo e a danos críticos de monstros. Só use isso se só tiver, mas é mais uma maneira de sobreviver àquele Amdarais Sombrio(o famoso Corredarais) maroto.

+15 Manto da Bruxa* - Dá uma resistência a Fogo e a Vento, mas o interessante mesmo dessa capa é a manutenção de Vigor ativo. Não sei se vale o investimento, mas é uma opção muito boa se você quiser ter vigor ativo sempre, mas não quer pagar o HP da Eddga ou usar a Armadura do Cavaleiro Branco.

Capa de Magma - Dá 5% de resistência a chefes, então fica legal se você tiver focando nisso com Boneca de Jirtas + Jirtas, e Carta alice
Capa de Astrea - Se você acha (provavelmente errôneamente) que tudo bem jogar sem o Sapato Social no endgame, o combo que essa capa faz com a Bota de Astrea é bem interessante. Não me recordo de outros jeitos de pegar 10% de redução racial a qualquer raça desse jeito na capa (acho que tem uma que dá isso a dragão, mas sei lá também). Usada em conjunto com um Cocar e um escudo racial, cê chega a 52% de redução racial sem muito esforço, o que pode ser bom. O conjunto dela com a Bota e a Armadura é só uma piada de mau gosto

 

Cartas para Capa

 

 

 

 

Mainstream:

Carta Flamel Emul (5kk)- Em conjunto com a Vacina da Cura, transforma as Poções Compactas Brancas Ranqueada no item de regeneração mais eficiente de todos. Ótima opção.

Carta de resistências elementais (no geral são todas bem baratinhas, menos a Raydric, que tá 13kk)-  As principais cartas para um AB FS, principalmente a Raydric. São sua primeira tentativa de tankar danos elementais, então façam bom uso.

Carta Guardião Morto Kades (vai uns bs nela)- Carta utilizada principalmente na WoE TE, não deixa de ter seu valor no PVM. Se sua Hard DEF e redução a Neutro sem carta da capa for suficiente pra você não deitar pra uns tapa de mvps, se torna provavelmente a opção mais forte para se defender de danos elementais, ao custo de apanhar horrores para sagrado e fantasma. Pra mim, é uma troca 100% honesta. Seu melhor desempenho se dá ao fazer uso de Asinhas Discretas + Manteau de Diabolus

 

Underground:

Carta Jejeling (1,8kk)- Mais usada em Shuras de Garra/GoH e RGs de Mártir, é uma carta que dá bastante HP. No geral, prefiro resistências, mas é uma alternativa.

Carta Choco (300k)- Se você faz a opção de usar anel do cardeal, um aumento na esquiva perfeita pode ser até melhor que uma carta Raydric.

 

Sapatos

 

 

 

Mainstream:

Sapato Social (200kk o +8)- É o melhor item de AB FS, de longe. Se está em dúvida em qual item investir primeiro para seu AB, o Sapato Social é a escolha correta. Pode ser usado mesmo com o refino +0, segue excelente. Entretanto, você não precisa rushar o Sacramentum para pegar o bônus cheio dele. Só os bônus do Praefatio já são suficientes no começo. O resto é só a mais. Sério, compre um Sapato Social e melhore seu desempenho e qualidade de suporte prestado exponencialmente por um preço bem justo.

Sapatos Divergentes(500k) - O mais famoso tapa-buraco do jogo também é muito bom para ABs. Por custar menos de 1kk, geralmente, é uma opção bem válida.

Sapatos Convergentes (17kk)- Divergentes de slot. A maior diferença é que você pode refiná-lo para pegar um pinguinho de DEFM. Prefiro os divergentes, mas se tiver alguma carta que você quer muito usar, convergentes é uma ótima opção..

Sadálias de Iemanjá* - Já viveu dias melhores. Atualmente diria que ela é pior que os convergentes/divergentes, então eu só recomendo usar se já tiver ou se pagar baratinho nela.

Botas Temporais DES (2kk sem slot e sem encanto, 54kk com Ânimo ou 10kk com Histeria, que são os melhores encantos para se usar combando com Anel temporal de maneira fixa) - Switch necessário no arsenal do FS moderno de PTs 12/12 ou perto disso por acelerar muito a conjuração de Clementia/Canto Candidus, além de Kyrie Eleison e alguns outros buffs. Uma sem encanto é baratinha, e é nela mesmo que a gente tende a mirar, pois só estamos interessados no cast. Uma maneira de substituí-la é carregar pergaminhos de Bênção em Grupo e de Aumentar Agilidade em Grupo, que básicamente são clementia e canto candidus em forma de consumível, mas ela é tão baratinha que compensa mais fazer o switch. Pode ser usada como Calçado colado se usado em conjunto com o Anel Temporal. Nesse caso, busque botas com Ânimo (reduz a pós conjuração) ou Histeria (+40 DEFM)

 

Underground:

Botas de Diabolus (900k)- +10 de HP por nível é bem humilde, porém se somado ao seu combo com as Asinhas Discretas, no nível 100 temos +11k de HP, que é bem considerável. Infelizmente, a competição é desleal: qualquer bota aqui é pior que o Sapato Social. Mas se você já tiver a Asinha, pode colocar a bota sem medo. Se tiver em dúvida entre investir na Asinha ou no Sapato Social (ou entre investir em QUALQUER ITEM ou no Sapato Social) escolha sempre o Sapato Social.

+12 Botas de ArchAngeling (139kk)- Vide Super Óculos Poring.

Botas de Ungoliant do Herói - Reduz o custo de SP. Só vale a pena usar se já tiver.

Sapatos Luxuosos (PE9/AA4)(DEFM+10/Sor/Agi/Int/Vit +3) (uns 5kk o bom mais barato)- Farmável e encantável no evento de Brasilis e concede excelentes resistências, e agora ainda pode conceder 10 de DEFM e 10% de cast variável ou ASPD, deixando de ser muito bom e se tornando ótimo. Melhor sapato para se ter uma Eddga/Eddga Selada, na minha opinião. Pode ser usado sem ela também e segue excelente

Coturnos do Comissário - Dá uma ASPDzinha, mas o principal uso seria pra fechar o conjunto do Comissário mesmo, já que o bônus de velocidade de movimento e 25% de HP e SP são beeeeem bons. Não tem muito mais o que comentar sobre ela

+7~+12 Botas do Ferlock - Vide Coturnos do Comissário, trocando conjunto do Comissário por conjunto do Ferlock, e com o adendo dos refinos.

Perna E.X.C - Bota farmável muito muito boa. Só não é perfeita porque não dá pra colocar o diagrama de resistência elemental nela. Como em todos os outros itens E.X.C., sua criatividade é o limite, mas o que se destaca especialemente para essa bota é o fato de ser a única bota possível para se conseguir Esquiva Perfeita.
+10 Botas de Astrea - Provavelmente o melhor item de Astrea pra se usar sozinho, no +10 serve como switch de conjuração fixa para aqueles que preferem não pegar 120 de Des mas gostam de 120 de int. Assim como qualquer item que não se chama "Sapato Social" e é caro, não recomendo investir nela antes de no social. Não se engane, o item é bom. Mas o lugar dele não é no pé dos nossos queridos ABs suporte.

 

Deep Web:

+11 Sapato Infernal[Carta Flor do Luar] (749kk)- 100 de DEFM num só item seria tudo que um AB FS quer, se não existisse o Sapato Social. Sério, esse item é covardia. Mas, o Infernal [Flor] é um dos melhores calçados defensivos do jogo. Novamente, só use se já tiver.

+12 Botas Ancestrais (349kk a com Zumbi Atirador)- Alternativa mais cara do que as Temporais DES para aqueles que não querem ter 120 de Destreza na Build. Acho bobagem, mas é uma opção que existe.

 

Cartas para Sapatos

 

 

 

 

Mainstream:

Carta Zumbi Atirador (3kk)- Deve ser a melhor opção de carta pra bota, porém depende do refino.

Carta Verit (3kk)- Priminha da ZA, sem ser dependente do refino.

Carta Ferus Verde (2,5kk)- A carta que dá mais HP que equipa em bota. Uma favorita nos ambientes de WoE, também tem seu lugar no PvM.

 

Underground:

Carta Fumaça Verde (1kk)- O funcionamento teórico dessa carta é muito interessante, mas já vi bastante gente reclamando da ativação dela. Em tese 2% era pra ser bem decente, então não sei o que pensar.

Carta Acidus Dourado (1,5kk)- Efeito análogo ao da Verit, porém o sapato não pode estar refinado em mais do que +4. Dá um pinguinho de regen ainda, fazendo ela ser exclusivamente melhor que a Verit em sapatos de baixo refino.

Carta Eddga/Eddga Selada* (Eddga Ori solta 600kk. A Edgga Selada equipada mais barata fica em torno de 50kk, não achei Eddga Ori equipada nem Edgga Selada Solta) - Opção para switch como forma de se locomover em grandes mobs. Se atente para a redução de HP dela, pois isso pode acabar te matando se você não prestar atenção.

 

Sobre Cartas para Sapatos:

Infelizmente o Sapato Social não tem slot, então normalmente jogamos sem carta nesse slot. Assim, não perca muito tempo nisso SUAHUSHASUHA.

 

Acessórios

 

 

 

 

Mainstream:

Luz da Cura(Cura1)(Qualquer)* (só dá pra pegar por Moedas de Mora, que por sua vez só dá pra pegar por quest. Então não sei precificar) - Cura1 é um encanto necessário para os ABs FS por retirar o tempo de recarga do Curatio, permitindo assim seu spam. Usado em conjunto com o Kyrie para segurar a vida do main tank em pts grandes, e usado para se manter vivo enquanto tanka em PTs reduzidas, é uma das principais habilidades de um AB FS. Farmável e encantável em Mora, pode ser que você demore pra conseguir o encanto certo, mas quando conseguir, pode ter certeza que vai valer a pena.

Anel Temporal(Cura1)(Catolicismo1) ou (Cura1)(Qualquer)(o sem encantos tá 840kk, não achei já com os encantos ideais) - Item que mesmo sem a Dádiva das Divindades já havia se consagrado como melhor acessório de ABs por conta dos encantamentos, em conjunto com o novo chapéu, os encantos de Cura 1 e Catolicismo 1 simplesmente tiram o máximo dele. Agora mais do que nunca não há motivo para se optar pela Luz da Cura.

Anel Revigorante (20kk com Carta Esporo, 30kk com Carta Fen, 80kk com E.VIT3)- Dá bastante HP, o que faz com que dê bastante taxa de sobrevivência. Simples e direto ao ponto, ainda nos dias de hoje é um excelente item.

Anel do Cardeal (70kk limpo ou com Yoyo)- Item que eu sempre achei bobinho fora dos sets de esquiva perfeita, ganha nova vida com os encantos da ordem dos exploradores, se tornando muito mais fácil explorar múltiplos efeitos de combo. Além disso, também faz combo com os mesmos encantamentos que a Dádiva das Divindades, o que os faz perfeitos para trabalhar em conjunto com um Anel Temporal(Cura1)(Catol1) e um Cajado da Afeição Fortalecido (AB1)(AB2). Além disso, também dá espaço para a esquiva perfeita em sets normais, o que pode vir a ser relevante

Anel da Serpe Dupla (100kk o limpo)- Dá pós-conjuração e SP de um lado, e redução de cast variável e HP do outro. Item versátil que possui slot, é um ótimo acessório.

Luva dos Espíritos Malignos[Carta Stapo] ou [1](90kk limpa) - Necessária para ABs na Cheffênia. A habilidade Prisão de Teia é de suma importância para lidar com o ambiente caótico encontrado no evento. A carta Stapo é só uma sugestão, pois com arremessar pedra habilitado é bem tranquilo telar os MVPs presos. Se seu cast de Luz Divina é decente, pode optar por outra carta e usar a habilidade para telar os MVPs. Só cuidado, pois por causar dano sagrado, ela não tela a Valk, assim como o Arremessar Pedra, por se tratar de dano neutro, não tela o Belzebu.

 

Underground:

Bracelete Suntuoso (DEFM+6)trip/(HP+500)trip ou alguma coisa com atributos que completem os seus atributos(Muitos preços mesmo) - Utilizado pelo slot e pelos encantos (que o torna, agora, um item independente de seus combos), que são excelentes, em especial o de DEFM+6. Caso use um dos escudos ou chapéus de Brasilis, no geral se usa ele também para ativar seu efeito de combo. Os 10% de resistência a sagrado vem de bônus. 

Luvas Imperiais (35kk com umas cartas estranhas)- Único item que te dá o efeito de não ter a conjuração interrompida que ainda reduz o tempo de conjuração variável. Provavelmente a melhor opção quando tratamos de usar itens que protegem seu cast. Além de tudo, tem um slot.

Máscara de Oni (600kk limpa, 584kk com E.VIT3)- Além dos seus bônus para nós menores, a Máscara de Oni tem o benefício de nos garantir atributos quando colocamos 18 pontos em outro atributo. Amplamente utilizada no contexto das classes de dano mágico por permitir que parte da DEFM de monstros seja ignorada e para alcançar o almejado IC por atributos, para os FS somente a segunda parte é interessante. Provavelmente não vale o investimento, mas se já tiver, pode usar tranquilamente.

Pingente do Caos (2kk)- Imunidade a Caos no acessório. Similar ao comentário feito sobre a carta Giearth, porém, pelo fato do slot de acessório ser menos disputado do que o de carta para o topo, é muito mais tranquilo usar ele. Ainda causa caos nos mobs a seu redor, o que também ajuda a se livrar de mobs. Se tivesse slot, poderia ser usado até como um acessório de endgame.

Colar Memorável RWC (50kk com Belzebu selada, sedo o mais barato que é interessante para nós)- Alternativa barata para se reduzir cast, e pode possuir slot. Não sou fã, mas, como vários outros itens aqui apresentados, não deixa de ser uma possibilidade.

Presilha (90k)- Tem slot e dá um SPzinho. Melhor que usar, por exemplo, um cinto com uma carta qualquer pela carta é usar uma presilha com a carta.

 

Deep Web:

Bola de Ferro Ensanguentada(Cura1)(Catolicismo1) ou (Cura1)(Qualquer)(A slotada limpa tá 22,5kk, não temos já com os encantos certos) - Anel Temporal sem grife e pesando 400. Eu pessoalmente usaria a Bola de Ferro todos os dias no lugar do Luz da Cura, mas para algumas pessoas o 400 de peso é um impeditivo bem grande. Pra mim isso é uma grandessíssima bobagem, mas como é uma opinião impopular, resolvi deixar na categoria de Deep Web, apesar de acreditar que se trata do Terceiro melhor acessório para ABs FS (O segundo sendo a Pulseira Militar, mas por ser de um investimento similar ao Anel Temporal, não vale a pena se ater a ela).

Rosário Preto (3kk)- Possui slot, é baratinho e nos dá 15 de DEFM. Muito bom para inteirar a DEFM, mas como tem acessórios de muita utilidade para ABs, essa escolha fica reservada para os ABs da deep web SUHAUSHA.

Luvas de Thor (50kk)- Pra você ajudar a limpar os mobs da torre usando Ira de Thor. Bricadeirinha :P, esse acessório tem os 15 de DEFM do rosário preto, e ajuda no pós-cast, na aspd e no cast variável. Eu comprei uma e tô flertando com a segunda, porque acho que é um item com potencial (apesar de a Staff recusar o gostinho dos Espiritualistas de terem uma magia em área pra poder fazer direito o parco conteúdo a que tem acesso e não terem trazido ele nível 99)
Anel de Astrea - Bonitinho para usar Proteção Arcana, ou se por algum motivo você queira usar Suffragium. Deixar a Armadura com Margaretha com propriedade fantasma também deve ter aplicações. Reza a lenda que Su
ffragium fica bom em alguma atualização ai, mas não investiguei a fundo.

 

Cartas para Acessórios

 

 

 

Mainstream:

Carta Belzebu (1,2b)- Não vale o 1b que se cobra nela (para AB FS), mas tem gente que gosta, então achei bom mencionar.

Carta Belzebu Selada (não vela a pena comprar solta. Equipada no RWC tá 37kk. Em dias bons chega a menos que isso em itens piores que o RWC)- Costuma ser bem barata equipada em uns itens meio nada a ver, mas no geral só se usa se tiver querendo muito fechar cast por equipamentos.

Carta Fen (1,7kk)- Carta bastante popular, sendo provavelmente o meio mais utilizado na história do ragnarok para se defender contra quebra de cast, segue sendo uma excelente opção para os ABs que não arranjaram outra forma de se defender disso.

Essência de VIT3(150kk) - Vide Essência de VIT3 em armas

Essência de VIT2(2kk) - Vide Essência de VIT2 em armas

 

Underground:

Essência de DES3(70kk) - Vide Essência de DES3 em armas

Carta Yoyo (2kk)- Com a nova ascensão do anel do cardeal, a esquiva perfeita se torna uma excelente opção para se defender de ataques básicos de monstros. Tomando uma construção com por exemplo 50 de sorte, e uso do Anel do Cardeal combado com 2 encantos, já temos 21 de esquiva perfeita. 2 cartas Yoyo significariam 31 de esquiva perfeita. Existem ainda outros itens que além de seus principais bônus, dão um restinho de esquiva perfeita para nós. Enfim, atualmente não deve ser tão difícil pegar 50 de esquiva perfeita sem um set dedicado, o que representa redução de 50% dos danos recebidos por ataques básicos. Pense nisso quando estiver cardeando seus acessórios.

Carta Visconde Coruja (3,5kk)- 3% de ASPD pode vir a ser útil para a galera da velocidade da luz

Carta GC109* - Vide Visconde Coruja, mas sem grife.

Carta Esporo (10k)- 2 de vit. Não é como se as cartas de acessórios tivessem efeitos enormes.

 

Deep Web:

Carta Cão Infernal (1kk)- Mais um item da categoria viabilizador de potagens excêntricas. Usar 2 dessas com o Piercing de Umbala, ou mesmo sem o piercing, faz com que a regeneração base da carne seja similar à das Poções Brancas (de NPC, no caso). Embora também tenham peso 15, custam apenas 50z em NPC, a poção branca custa 1200z. Só use isso em acessórios tapa buraco, se assim desejar.

Carta Pirralho (100k)- Último item das potagens excêntricas, viabiliza potar Balas e Bengalas Doces (principalmente as bengalas, a regeneração base da bala é horrível). Só não me vai querer jogar uma Cheffênia potando Bala hein USHAUSHA.

Carta Borboleta Sanguinária (3,5kk, curiosamente mais cara que a Fen mais barata)- A Fen já não é uma carta muito boa, o que torna essa carta uma carta horrível. Porém, precisamos de algo para não perdermos nosso cast, se nenhuma das outras opções acima te agradaram/cabem no seu bolso, essa aqui é a sua última opção.

 

O que buscamos atingir? 

 

Tá bom Heitor, você já falou o que pensa que um suporte deve ter, e deu um caminhão de opções de itens utilizáveis nele. Mas como eu, AB FS que tá começando agora uso essa lista? Então, existem algumas metas que os alt-qs de um AB devem cumprir em cada estado do jogo que se encontra. Perceba que quanto mais você avança no jogo, mais resistente você fica, e mais próximo de um tank você se torna. Quando eu tinha a minha AB FS, eu conseguia tankar até os Bio3 de maneira satisfatória, por exemplo. Isso é natural de se acontecer, pois mesmo que você não seja um tank de ofício, para ser um AB de frontline, prestando suporte aos personagens com menos alcance e aos tankers, você precisa de certa durabilidade. Bom, seguem o que eu acredito que um AB precisa em cada estágio, e o que eu sugiro fazer com ele:

Disclaimer: essa parte ainda não foi atualizada visando bio5, mas adianto que é um conteúdo que no geral você só vai conseguir fazer de maneira satisfatória com um set endgame, com switchs etc. etc.

 

Early Game

 

 

 

  1. Não ser petrificado, congelado, dormido ou atordoado (Ex.: 2 Cartas Gemini e Carta Cavalo-Marinho, com 100 de Vit total) (Evidentemente, só necessário caso vá enfrentar monstros que infringem esses status)

  2. Garantir sobrevivência contra mobs comuns e contra ataques básicos de MVPs mais fracos (Ex.: Bota de Diabolus com Carta Fumaça Verde e Pedaço de Pele do Guardião)

  3. Não ter um item que impede sua conjuração de ser cancelada. Ficou confuso não é? Nesse estágio do jogo, com esse tipo de equipamento, você não tem nem uma conjuração rápida e nem muita resistência. Portanto, se você se posiciona mal para o cast de uma habilidade, ou é surpreendido por um spawn, é melhor para você perder o cast, se reposicionar e se manter vivo.

  4. Ter na manga algum switch de resistência elemental específica visando alvos que você e sua pt pretendem enfrentar e podem ser um problema, mesmo que esse switch não seja o ideal. (Ex.: Uma armadura com Dokebi e um Pedaço de Pele do Guardião com Poeira, e um Rosário Preto com VIT2, para se proteger do TJ da Abelha-Rainha na torre, ou um Pedaço de Pele do Guardião com Jakk para sobreviver aos meteoros dos Sanguinários em OGH)

  5. De resto, comece a investir em itens que vão te dar redução em pós-conjuração e no seu encantamento Cura1, porque eles são os grandes diferenciais na sua jogabilidade.

 

Com isso, você já consegue ser um suporte de backline decente nas instâncias, e ainda consegue se sacrificar na front para Ressar alguma peça chave da PT que tenha morrido. Com sorte, até consegue voltar vivo desse “sacrifício”.

Exemplo de Set:

Boneca da Jirtas [Gemini]

Monóculo [Gemini]

Morango Suculento

Armadura das Valquírias[Cavalo-Marinho]/Camisa de Algodão[Dokebi]

Pedaço de Pele do Guardião[Raydric]/Pedaço de Pele do Guardião[Poeira]

Clava[3x Fabre]

Botas de Diabolus[Fumaça Verde]

Escudo das Valquírias[Hodremlin]

Anel Revigorante[Esporo]

Rosário Preto[E.VIT2]/Pingente do Caos

 

 

 

 

Mid Game

 

 

 

 

 

  1. Cura1

  2. Ao menos 60% de redução de pós-conjuração

  3. Sem usar switch específico, conseguir sobreviver a ataques básicos e habilidades que não são conhecidas por serem IK de MVPs (Por exemplo, tudo bem morrer para uma Esferas d’Água do Drake, mas podemos já nos garantir contra uma Nevasca do SK ou do Hatii)

  4. Sem usar switch, não morrer para habilidades de mobs não mvps.

  5. Preferencialmente, não tomar Silêncio e não morrer por tentar andar caso tome um Caos despercebido.

  6. Switch de Armadura Sombria.

  7. Item que garante o Cast

 

Com um set que tenha isso, você já consegue ser um suporte mais voltado para a frontline, aguentando receber mais dano e até mesmo tankar por breves momento

 

Endgame

 

 

 

 

  1. IC no Curatio ou um velocidade decente de cast não-cancelável

  2. Ao menos 100 de DEFM(Exceto se usar Combo Cocar do Orc Herói) e 500 de DEF

  3. 100% de resistência à água(pode ser com switch), e garantia de não morrer para, por exemplo, Meteoros castados antes de você estar na tela.

  4. Escudo com Maya para tankar terremotos

  5. Ao menos 85% de redução de pós conjuração

  6. Ao menos 70% de redução do consumo de SP

  7. Switch de resistência a neutro (nem que seja só a capa)

  8. Item que te impede de ser empurrado

 

 Com um set que cumpra isso, você consegue tankar a maioria dos MVPs do jogo. Com alguns switchs, você consegue tankar todos os MVPs do jogo.

 

Sobre gemas

 

 

 

Os Arcebispos têm 4 habilidades que consomem gemas azuis: Santuário, Ressuscitar, Escudo Mágico e Criar Ancilla. Dessas, Criar Ancilla não é afetada pelo efeito da Carta Abelha-Rainha ou similares. Disso, concluímos que fatalmente somos obrigados a carregar gemas, visto que a Ancilla é uma excelente maneira de se recuperar SP. Entretanto, é sempre bom buscarmos a economia de stuffs e o controle de peso no char. Dito isso, das 3 habilidades restantes, só 2 são de fato relevantes. Por sua vez, o uso de Ressuscitar é muito mais comum do que o uso de Escudo Mágico. Assim, uma maneira muito eficaz de se reduzir o consumo de Gemas Azuis é dando um jeito de se usar Ressuscitar sem o gasto de gemas, que discutiremos na parte de equipamentos. Mas já adianto que a Carta Abelha-Rainha não vale a pena, pq além de aumentar o consumo de sp, não gera economia real. No dia 10/09/2020, por volta de 16h, no Thor o equipamento que eu encontrei mais barato contendo uma Carta Abelha-Rainha Selada custava 116kk, ou o preço de 254385 gemas azuis compradas com Desconto nível 10.

 

Sobre Esquiva Perfeita

 

 

 

 

 

Assim como a maioria esmagadora das classes, os ABs full suporte tem a opção de upar como mobbers em PTs grandes. Como isso funciona? No geral, juntam-se 5 peças chaves: 1 Feiticeiro (para sustain de SP), 1 AB (buffs e sustain de HP), 1 Trovador e 1 Musa (para uso da habilidade Banquete de Njord), e 1 killer em área (Sentinelas, RK Sopro, ou mesmo um AB exorcista etc.) em um local fixo do mapa. As outras 7 vagas da PT ficam destinadas a personagens cuja única função é atrair vários monstros para esse local. Isso pode ser feito de várias formas: explorando a habilidade Recuar, usando Corpo Fechado + efeito de Vigor permanente, fazendo controlando os hits recebidos com Kyrie Eleison e Escudo Mágico/Sagrado, ou, o mais popular de todos: a Esquiva Perfeita. O nome desse atributo secundário é bem auto-explicativo. ABs são famosos por conseguirem de maneira bem tranquila (fazendo uso do combo Colar com Rosário + Cajado da Cruz) atingirem os 100 de esquiva perfeita necessários para não serem acertados por nenhum ataque básico. Caso tenha zennys para isso, recomendo que possua um set de Esquiva Perfeita para conseguir upar nesse mundo em que os ABs FS cada vez mais são reduzidos a meros duais feitos para usar Clementia e Canto Candidus.

Exemplo de Set: Coelhinho para Cabeça(AB1)(AB2); Bola de Ferro Ensanguentada(Cura1)(Catolicismo1)[Carta Yoyo] = 5; Anel do Cardeal[Carta Yoyo] = 30; +10 Manto das Valquírias[Carta Choco] = 30; Orelhas de Fada = 3; Colar com Rosário + +10 Cajado da Cruz = 22; +6 Escudo de Brinquedo = 5; 40 de Sorte = 4; 1 natural do personagem, Totalizando 100.

 

 

Considerações Finais

 

Se você discorda do que falei, tem alguma dúvida, alguma sugestão, quer bater um papo sobre Ragnarok ou só quer me xingar mesmo pq meu guia só tem absurdos escritos, comenta ai embaixo. Eu pretendo fazer um guia sobre como se portar aqui pro fórum, mas se eu me lembro bem, o Vspaes tem um post no grupo do Facebook que fala bastante sobre isso, então não sei se é 100% necessário. Tem o Powerpoint da Magê também sobre isso. Enfim, fiz esse textão aqui só pra tentar contribuir um pouco com a comunidade de AB FS que perde cada vez mais espaço no mundo da matança de bichinhos voadores. Meu conselho final para quem gosta de jogar de suporte? Experimente as WoEs, lá você acaba sentindo que tem real utilidade e ainda vai fortalecer alguns clãs, visto que as posições de suporte não são exatamente as mais almejadas. No mais, meu discord é Kokuritsu#1006, e apesar de não estar nem perto de ser O MAIOR CONHECEDOR DE AB FS do server, eu tô a disposição pra tentar ajudar as pessoas que eu por ventura possa saber ajudar, visto que a especialidade da nossa tutora são os poderosos e divertidíssimos de se jogar com ABs Exorcistas (recomendo experimentarem também).

Não falei sobre consumíveis, inclusive, pq a Magê já tem um guia excelente sobre aqui no fórum também.
Reparei que uma das dúvidas mais frequentes de pessoas que leem esse guia têm é sobre o motivo de eu ser bem enfático quanto à ASPD. A razão principal (como destacada pelo Ash nos comentários na segunda página) é muito mais simples do que as pessoas costumam pensar: quanto maior a ASPD, mais ações por segundo seu personagem pode fazer. Simples assim. Não necessariamente tem a ver com a animação ou com alguma coisa esotérica e cospiratória que seu amigo/companheiro de clã/youtuber preferido falou. O fato é que a quantidade de ações que seu personagem é capaz de realizar por período de tempo é determinada pela ASPD. A questão da animação, do "engasgamento" etc etc etc existe, mas nem de longe é o meu foco quando eu enfatizo a importância da ASPD pra um AB. Pelo que pesquisei, e para os que se interessam, a fórmula da quantidade n de ações por segundo é:
n = 50/(200-ASPD)
Isso significa que com uma ASPD de 150, você pode realizar apenas 1 ação por segundo, não importa o quão rápido seu cast é ou se você tem 219403834% de redução de pós conjuração. Já com uma ASPD de 190, você pode realizar 5 ações por segundo. Claro que isso depende do tempo de resposta da sua máquina, da sua rota de conexão, da resposta do servidor etc etc, mas no mundo ideal onde tudo funciona exatamente como deveria é assim. Recomendo pelo menos 190 de ASPD para ABs Endgame, no early/mid dá pra segurar tranquilamente na casa dos 175~189.

 

 

Changelog:

2021/05/05 - Adicionado: Robe Ritualístico.
2021/04/28 - Adicionados: Tiara de Astrea, Capa de Astrea, Armadura de Astrea, Anel de Astrea, Botas de Astrea, Égide das Divindades. Adicionado comentário sobre ASPD (valeu @lLnzl por explicar pro pessoal mais prontamente do que eu :D)
2021/03/26 - Adicionados: Escudo E.X.C, Perna E.X.C.

2021/03/03 - Adicionados: Capa de Magma, Kalasag Bayani, Armadura de Escamas de Bakonawa Bayani. Manto Behemoth movido de Deep Web pra Mainstream. Adicionados disclaimers de que eu não manjo nada de bio5.

2020/12/09 - Adicionados: Manto do Comissário, Uniforme de Comissário, Coturnos de Comissário, Botas do Ferlock, Uniforme do Ferlock, Sobretudo do Ferlock,  Manto Behemoth, Carta RSX-0806.

2020/11/26 - Adicionado: Palitinho de Chocolate.

2020/11/18 - Adicionados: Ornamento Divino, Escudo Encouraçado, Cartas de redução de dano por Tamanho. Texto de Dádiva das Divindades alterado. Carta Executor removida.

2020/11/04 - Adicionados: Dádiva das Divindades, Cajado da Afeição Fortalecido, Escudo de Sleiporing. Texto de Tiara dos Corações-Alados, Cocar do Orc Herói, Anel Temporal, Anel do Cardeal, Bola de Ferro Ensanguentada, Tomo do Presságio alterados.

2020/10/14 - Adicionados: Luvas de Thor, Túnica da Afeição e Túnica do Julgamento (vlww @Zangz). Texto do Manto do Kardui atualizado com a Observação. Tomo do Presságio movido de Deep Web para Underground. À luz de que a Túnica da Afeição é uma armadura sagrada baratinha, Vestígio de Tatenashi foi removida da lista.

2020/10/01 - Alteração nos textos da Asinhas Discretas e Manteau de Diabolus. Adicionadas as cartas Guardião Morto Kades e Celacanto Cruel

2020/09/25 - Adicionados: Gorro Frígido, Cartola da Natureza, Chapéu das Chamas, Clavas de Brasilis, Capas de Brasilis. Atualizados: Sapatos Luxuosos, Anel Temporal, Anel do Cardeal, Bola de Ferro Ensanguentada, Bracelete Suntuoso.

2020/09/16 - Formatação "corrigida", e edições menores.

2020/09/15 - Adicionados o Tomo do Presságio (que entrou na mesma data no servidor) e o Sobrepeliz Real (que eu só tinha esquecido que existia mesmo).

Editado por Kokuritsu
  • Like 8
  • Thanks 2
Link para o comentário
Share on other sites

15 horas atrás, Kaoz '-' disse:

Ficou legal parabéns. Muito bem explicado.

Gostei do Mainstream/Underground/Deep Web hehehehe

 

Abraço

 

USHAUSHA, vlw mano

agora é só eu aprender a formatar o fórum pra quando o tópico abrir os quotes estarem fechados e não aberto SUHAUSHA

foram os únicos nomes de categoria que eu achei que cabiam dentro do que eu queria passar, tem muito item Underground/Deep Web que eu acho muito melhor que alguns do Mainstream, mas mesmo assim não deixam de ser escolhas mais incomuns e eu queria deixar claro pra ngm sair comprando Elmo do Matador de Dragões e depois reclamar que o guia tá ruim :v

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Em 9/19/2020 em 1:55 PM, Mage_Bgt disse:

Parabéns!

FIxado

aaaa Magê, muito obrigado ❤️

fico feliz que tenha gostado

7 horas atrás, capelo disse:

Valeu pelo trampo! Muito bem explicado.

Vlwww pessoa :D, fico feliz em compartilhar o algum conhecimento que eu tenho sobre o joguinho :)

 

Post atualizado com os itens do festival de Brasilis. Não comam bola e farmem!

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...
20 horas atrás, yuyuy disse:

pode me explicar o pq de tantos equipamentos optarem por ASPD ? O ganho na animação das skills não é mínimo ? 

A princípio, a velocidade de todas as ações do seu personagem no jogo são ditadas pela ASPD e pela animação do que você tá fazendo. Tanto que em alguns vídeos/guias de RK é mencionado que é benéfico para você levar hits dos mobs pq eles cancelam a animação de sopro pra animação de "levando hit", que é consideravelmente mais rápida. Outro exemplo é a habilidade Vulcão de Flechas que por mais que você tenha ASPD e pós conjurações que seriam suficientes para o spam dela, você tem que esperar a animação terminar para poder usar ela de novo (não sei se dá pra cancelar isso com pergaminhos de transformações etc., mas o espírito da coisa é esse). Agora, muitas das habilidades de AB tem animação cancelável/conectável com outra, o que te deixa dependente somente da ASPD pra spammar elas. Até onde eu sei, a quantidade x de ações que seu personagem pode fazer por segundo é dada por x = 50/(200-ASPD). Ou seja, com 190 de ASPD, seu personagem é capaz de realizar 5 ações por segundo, enquanto que com, por exemplo, 175 ele é capaz de realizar só 2. Além disso, a ASPD também aumenta a velocidade de fato de algumas animações (Ex: Estun e Esma nos Espiritualistas), mexendo com esse lado das limitações também. Dai a necessidade de ASPD em suportes.

 

2 horas atrás, Zangz disse:

Gostei bastante do guia. Mas na parte das armaduras, você consegue uma armadura sagrada e super acessível com a túnica da afeição, assim como uma armadura sombria barata com a túnica do julgamento. 

Nossa amigue, muito obrigado por essa informação. Eu cheguei a olhar separadamente os itens do Set da Afeição (que completo eu acho particularmente muito ruim, e dado isso nem no começo da minha jornada de FS eu usei), e como isso tá no texto e não no descritor me passou completamente batido. Vou adicionar agora :D

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

1 hour ago, Kokuritsu said:

A princípio, a velocidade de todas as ações do seu personagem no jogo são ditadas pela ASPD e pela animação do que você tá fazendo. Tanto que em alguns vídeos/guias de RK é mencionado que é benéfico para você levar hits dos mobs pq eles cancelam a animação de sopro pra animação de "levando hit", que é consideravelmente mais rápida. Outro exemplo é a habilidade Vulcão de Flechas que por mais que você tenha ASPD e pós conjurações que seriam suficientes para o spam dela, você tem que esperar a animação terminar para poder usar ela de novo (não sei se dá pra cancelar isso com pergaminhos de transformações etc., mas o espírito da coisa é esse). Agora, muitas das habilidades de AB tem animação cancelável/conectável com outra, o que te deixa dependente somente da ASPD pra spammar elas. Até onde eu sei, a quantidade x de ações que seu personagem pode fazer por segundo é dada por x = 50/(200-ASPD). Ou seja, com 190 de ASPD, seu personagem é capaz de realizar 5 ações por segundo, enquanto que com, por exemplo, 175 ele é capaz de realizar só 2. Além disso, a ASPD também aumenta a velocidade de fato de algumas animações (Ex: Estun e Esma nos Espiritualistas), mexendo com esse lado das limitações também. Dai a necessidade de ASPD em suportes.

  

 

No caso dos equipamentos de Brasilis para um personagem pouco equipado, vc acredita que os encantos de AA se sobresaem sobre os PE ?

Editado por yuyuy
Link para o comentário
Share on other sites

9 horas atrás, yuyuy disse:

No caso dos equipamentos de Brasilis para um personagem pouco equipado, vc acredita que os encantos de AA se sobresaem sobre os PE ?

Depende do resto do set. Tipo, não adianta ter ASPD se seu cast e sua pós conjuração não vão te permitir fazer várias ações por segundo. Pega por exemplo a Lex: é uma skill que um suporta usa muito, mas ela tem 3s de pós cast. No caso de você não ter pelo menos uns 90% de redução de pós-cast, a ASPD não vai te ajudar muito a spammar Lex ou rotacionar ela com as outras skills. A mesma coisa acontece com outras skills chave de suporte: Graça Divina tem 2s de pós, Curatio tem 1s de pós (sem contar os 3s de cooldown). Já skills como as Laudas não tem pós-cast, mas tem 1s de conjuração variável, dai dependendo de quanto de redução de cast cê tiver (via atributos e via equipamentos) dá pra encaixar elas bem no meio do spam. Em suma, a eficiência de um equipamento (e isso vale pra qualquer personagem do Ragnarok) depende muito do complemento dele.

Dito isso, a longo prazo, como na minha concepção 120 de destreza é imprescindível nessa modalidade de AB, o cast já fica bem gostosinho. Assim sendo, eu faria os equipamentos com encantos de AA, porque além de serem utilizáveis com eficiência por mais tempo, eles ficam também mais robustos, podendo ser usados em outros personagens (não que PE não possa, mas ela costuma ser melhor em personagens de dano mágico, enquanto ASPD é bom pra todo mundo).

Link para o comentário
Share on other sites

2 hours ago, Kokuritsu said:

Depende do resto do set. Tipo, não adianta ter ASPD se seu cast e sua pós conjuração não vão te permitir fazer várias ações por segundo. Pega por exemplo a Lex: é uma skill que um suporta usa muito, mas ela tem 3s de pós cast. No caso de você não ter pelo menos uns 90% de redução de pós-cast, a ASPD não vai te ajudar muito a spammar Lex ou rotacionar ela com as outras skills. A mesma coisa acontece com outras skills chave de suporte: Graça Divina tem 2s de pós, Curatio tem 1s de pós (sem contar os 3s de cooldown). Já skills como as Laudas não tem pós-cast, mas tem 1s de conjuração variável, dai dependendo de quanto de redução de cast cê tiver (via atributos e via equipamentos) dá pra encaixar elas bem no meio do spam. Em suma, a eficiência de um equipamento (e isso vale pra qualquer personagem do Ragnarok) depende muito do complemento dele.

Dito isso, a longo prazo, como na minha concepção 120 de destreza é imprescindível nessa modalidade de AB, o cast já fica bem gostosinho. Assim sendo, eu faria os equipamentos com encantos de AA, porque além de serem utilizáveis com eficiência por mais tempo, eles ficam também mais robustos, podendo ser usados em outros personagens (não que PE não possa, mas ela costuma ser melhor em personagens de dano mágico, enquanto ASPD é bom pra todo mundo).

Tava fazendo algumas simulações e ta difícil chegar no IC, segundo oq eu vi:

Para se ter IC vc precisa de: 530 on Dex*2 + Int

Clementia Bonuses = +16 Int, +16 Dex.

job bonus= +7dex +10 int

sendo Dex*2+int = 23*2+26=72

Então teriamos de chegar a 458pontos com base stats e equips:

Considerando os equips:

Gorro frigido +3dex

Máscara Esq +2dex/int

Balão de pouring natalino +2dex/int

 

Precisariamos de dex e int 120 com comidas dex+20 dex+10 e int+20 pra chegar aos 530
Os bonus de conj variável 10% de brasilis retiram 10% de 530 dessa fórmula maluca ?

 

>> outra pergunta: comida +20 e +10 stackam ?

Editado por yuyuy
bugou
Link para o comentário
Share on other sites

Pegar IC por status é difícil mesmo, a maioria das classes precisa potar pelo menos +15/+15 de int/des pra chegar nele. Mas idealmente você não precisa estar IC, basta ter alguma coisa que te impeça de perder o cast (Ex.: Carta Fen). Dai dá pra ter um cast confortável mesmo sem todo esse investimento em atributos e tal, já que o mais importante é o cast não ser perdido, e não necessariamente fazer ele IC. Inclusive, parece que você ficar IC no Curatio compromete seu spam (não cheguei a testar, mas a fonte dessa informação é até confiável).
A fórmula completa de cast variável é: Tempo Final = Tempo base * (1 - (((Des*2) + Int)/530)^(1/2)) * (1 - redução por equips)[Fonte: bROWiki] com a redução por equips na forma decimal. Perceba que os dois tipos de redução se multiplicam, e não se somam. Assim, dá pra reduzir bem o cast mesclando os dois tipos de redução, mas para ficar IC mesmo você precisa zerar por um ou por outro. Mas, como dito acima, não é importante e pode ser que seja até ruim ser IC, sendo mais legal optar por ter um cast existente porém rápido o suficiente pra você não morrer por falta de spam, lembrando sempre que esse spam depende tanto do cast quanto da aspd quando da redução de pós-conjuração/recargas.

9 minutos atrás, yuyuy disse:

>> outra pergunta: comida +20 e +10 stackam ? 

Sim

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

4 minutes ago, Kokuritsu said:

Pegar IC por status é difícil mesmo, a maioria das classes precisa potar pelo menos +15/+15 de int/des pra chegar nele. Mas idealmente você não precisa estar IC, basta ter alguma coisa que te impeça de perder o cast (Ex.: Carta Fen). Dai dá pra ter um cast confortável mesmo sem todo esse investimento em atributos e tal, já que o mais importante é o cast não ser perdido, e não necessariamente fazer ele IC. Inclusive, parece que você ficar IC no Curatio compromete seu spam (não cheguei a testar, mas a fonte dessa informação é até confiável).
A fórmula completa de cast variável é: Tempo Final = Tempo base * (1 - (((Des*2) + Int)/530)^(1/2)) * (1 - redução por equips)[Fonte: bROWiki] com a redução por equips na forma decimal. Perceba que os dois tipos de redução se multiplicam, e não se somam. Assim, dá pra reduzir bem o cast mesclando os dois tipos de redução, mas para ficar IC mesmo você precisa zerar por um ou por outro. Mas, como dito acima, não é importante e pode ser que seja até ruim ser IC, sendo mais legal optar por ter um cast existente porém rápido o suficiente pra você não morrer por falta de spam, lembrando sempre que esse spam depende tanto do cast quanto da aspd quando da redução de pós-conjuração/recargas.

Sim

vlw pela resposta, pela fórmula do cast os encantos de redução de cast variável são uma porcaria hahaha

Link para o comentário
Share on other sites

Agora, yuyuy disse:

vlw pela resposta, pela fórmula do cast os encantos de redução de cast variável são uma porcaria hahaha

USHAUSAH

Como tudo no Rag, ele fica bom se você acumular :P. Se pegar, sei lá, um no hat, um no sapato e o da arma já são 40%, que é uma redução considerável SUAHUSHA. Mas de fato, um 10% solto não é de tanta valia mesmo. Por isso é importante conhecer a matemática do jogo

Link para o comentário
Share on other sites

10 minutes ago, Kokuritsu said:

USHAUSAH

Como tudo no Rag, ele fica bom se você acumular :P. Se pegar, sei lá, um no hat, um no sapato e o da arma já são 40%, que é uma redução considerável SUAHUSHA. Mas de fato, um 10% solto não é de tanta valia mesmo. Por isso é importante conhecer a matemática do jogo

Decepção isso ai, pensando em end game onde já se tem int e dex >=100 esses encantos não valem a pena nem se stackados

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...

estou pensando em montar um AB para fazer Dupla na Chefenia e PvM (instância)
um AB suporte

por favor, quão relevante é o cast fixo do AB na prática?

preciso me preocupar com isso

se sim, vale a pena montar build com Botas Temporais DES e Bênção Celestial bem refinada?

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Kage disse:

estou pensando em montar um AB para fazer Dupla na Chefenia e PvM (instância)
um AB suporte

por favor, quão relevante é o cast fixo do AB na prática?

preciso me preocupar com isso

se sim, vale a pena montar build com Botas Temporais DES e Bênção Celestial bem refinada?

Então, o cast fixo é relevante no tempo em que você vai gastar renovando buffs (relevante pra competitividade em cheffênia), e na velocidade de resposta da clementia (mais relevante em pts grandes, mas em dupla pode vir a calhar ter uma clementia rápida também) pra tirar maldição/petrificação do amiguinho. Se vale a pena ou não vai depender do quanto cê valoriza esse tipo de coisa, mas como já citado, eu acho bobagem não ter 120 de DES numa build de FS, seja pra usar com temporais colada, com temporais de switch ou até sem nunca ver uma temporais.

Se no fim, você achar que vale a pena trabalhar pra redução de fixo, eu recomendaria algo mais no sentido de usar temporais + Eclipse[Hatii], que costuma dar conta e pro FS em específico é um investimento melhor do que a Bênção. Se achar que não tá bom, dai pode começar a ir atrás dos hats de fixa

Link para o comentário
Share on other sites

 

com esse novo item, to pensando em criar um AB FS dessa forma aqui:

skills

 

Itens:

Cajado da Afeição Fortalecido pode ter Arcebispo 1 e 2

O HAT e Anel combam com encantamentos

Anel Temporal pode ter Catolicismo 1 e Cura 1

Sapato Social é um baita sapato

Manto Leviatã pra resistência a água

Roupa do Antonio é excelente

E escudo Anemos/Nero/Fotia/Gaia

Tapa-olho com slot pode ajudar para ter mais def e mdef, com enchant de MDEF+2

Sobrepeliz Real pode ser um bom baixo

VIT3 no Cajado para fechar DEFM/MDEF 100 (com escudo Anemos, por ter mais DEFM)

O set tá com vários slots vazios ainda, abre margem pra melhorar muita coisa

 

Acho que uma build assim pega vários pontos chaves mencionados aqui no tópico para AB FS, como:

  • Resistência a àgua
  • boa redução de pós-conjuração
  • redução de consumo de SP
  • resistência a status
  • não é empurrado
  • Def alta
  • 100 DEFM
  • incremento de cura, cast e recarga reduzida de habilidades importantes

 

Se tiverem dicas para melhorar, eu agradeço

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

Em 11/5/2020 em 11:26 AM, Kage disse:

Tapa-olho com slot pode ajudar para ter mais def e mdef, com enchant de MDEF+2

Atualmente, eu só trocaria esse Tapa-Olho aqui por um Ornamento, que eu considero atualmente o melhor meio pra se usar solto, e libera o Slot do Afeição Fortalecido pra uma carta Marionete Demoníaca, pq ele consegue te dar coisa de +12 a +14 de MDEF. Mas dai é uma troca de Hard Def por um pouquinho de conforto (aumento da ASPD). Além disso, por fornecer Redução no custo de SP naturalmente, ela dá uma aliviada nas cartas do topo (considerando -8% do Social, -30% da Dádiva, -20% da riqueza e -10% do Ornamento, -25% do Cardeal, +5% da AB2, totaliza 88%, o que praticamente te livra da necessidade de uma Faraó). Pra mim parece um bom negócio trocar 140 de Hard DEF (dá pra encaixar 54 de sorte tranquilo e pega 60 com o ornamento) por esses benefícios, mas como tudo nesse jogo, é uma questão de gosto ?

 

Dito isso, "guia" atualizado

Edit: Como cê vai tar de Antonio e Social, a perda de Hard Def não machuca tanto, esqueci de mencionar isso.

Editado por Kokuritsu
Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...
Em 11/18/2020 em 9:56 AM, Kokuritsu disse:

Atualmente, eu só trocaria esse Tapa-Olho aqui por um Ornamento, que eu considero atualmente o melhor meio pra se usar solto, e libera o Slot do Afeição Fortalecido pra uma carta Marionete Demoníaca, pq ele consegue te dar coisa de +12 a +14 de MDEF. Mas dai é uma troca de Hard Def por um pouquinho de conforto (aumento da ASPD). Além disso, por fornecer Redução no custo de SP naturalmente, ela dá uma aliviada nas cartas do topo (considerando -8% do Social, -30% da Dádiva, -20% da riqueza e -10% do Ornamento, -25% do Cardeal, +5% da AB2, totaliza 88%, o que praticamente te livra da necessidade de uma Faraó). Pra mim parece um bom negócio trocar 140 de Hard DEF (dá pra encaixar 54 de sorte tranquilo e pega 60 com o ornamento) por esses benefícios, mas como tudo nesse jogo, é uma questão de gosto ?

Agradeço o retorno!

quando eu mencionei a build não tinha o Ornamento ainda, mas eu não sei se daria pra substituir ali não

Pois o Tapa-Olho, sozinho, dá 10 de MDEF, com o encantamento seria 12 no total; Beleza, o Ornamento com 108 de VIT também daria 12, ou até 14, de MDEF, mas acho que ainda precisaria de um Morroc VIT3, isso falando apenas de MDEF

Gostei da opção da Marionete Demoníaca pra aumentar a ASPD, daria pra usar isso também pois no que eu postei tem vários slots vazios

E é o que você mencionou mesmo, na troca do Tapa-Olho pelo Ornamento dá ganhar mais coisas, bem melhor

 

Realmente AB agora tem muitas opções boas para Mid/End Game

E o que eu mais gostei foi de poder usar no máximo o Hat (Dádiva das Divindades) e Anel (Anel do Cardeal) com os encantamentos no Antel Temporal e no Cajado

São encantamentos muito específicos, mas possíveis

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 months later...

Só pro tópico não ficar 100% desatualizado, com bio 5 tem bastante coisa que precisa ser revista nesse guia, mas eu tô meio por fora do meta, então vou precisar fazer uma pesquisinha

Mas acho que o principal a ser comentado é que a resistência à danos de terra ganha destaque nessa modalidade, pq tem um abalo sísmico beeeeem forte lá dentro

Eventualmente vou atualizar, só preciso me inteirar das coisas mesmo

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...