Ir para conteúdo

Pequenas mudanças no tutorial inicial


tedtbtb

Posts Recomendados

Não vou me prolongar ou detalhar muito, nem focar tanto assim na parte visual do post, e sim apenas digitar a informação.

Me referi como "tutorial" pra não haver confusão com o (local) Instituto apenas.
 

Mudanças:

- Simplificar a parte inicial (do login à escolha da primeira classe) de forma que mostre todas as informações mais importantes (como andar, como equipar equipamentos, aprender a configurar e usar itens e habilidades através da barra de atalhos - muito importante! -, sentar pra recuperar-se mais rápido, entre outros);
- Informações sobre encantamento, refino, culinária e outros poderiam continuar onde estão; 
- Fazer com que essa primeira parte seja semi-automática: no barco deveria ser ensinado todo tipo de tutorial básico, ao chegar no porto e falar com o Capitão, poderia ser pedido que o jogador se inscrevesse imediatamente no Instituto, e poderia então ser oferecida as opções "Sim, claro, me leve até lá!" (em primeiro, para que, aquele jogador que clica sem ler, clicasse nessa opção) e "Não, espere, quero fazer outra coisa." (em segundo). Ao escolher a primeira opção, o jogador poderia ser teleportado para frente da Recepcionista, que também poderia ter seu diálogo simplificado, de modo a fazer a inscrição mais automática e rápida, e então ela poderia sugerir que o jogador estudasse sobre e escolhesse sua primeira classe, e poderia igualmente então oferecer duas opções "Sim, claro, me leve até o segundo andar" (novamente, a opção de teleporte automático em primeiro) e "Não, espere, quero fazer outra coisa." (texto genérico negativo, em segundo);
- Os prêmios por matrícula no Instituto também deveriam ser melhorados. Deveria ser concedida uma quantia mais do que considerável de Vale-Teleportes, alguns Bilhetes de Aeroplano e Vale-Armazéns e, se possível, uma maior quantidade de poções inicial;
- Vale citar aqui outras ideias de jogadores. E, enquanto eu discordo que devesse ser oferecido uma Succubus logo de cara, acho que seria legal sim se houvesse algum tipo de equipamento que oferecesse um sustain de HP e SP para os iniciantes. Fica aberto à discussão;
- E por fim, um ponto muito importante: acho que vale uma revisão entre algumas missões, como a de Ninja.

 

Poderia citar casos práticos aqui, mas quem sabe mais tarde. 

Eu sou uma das pessoas que não gosta muito dessa ideia de rota de up fixa, e é indiscutível que um dos pontos fortes do jogo é sua não-linearidade. Mas, querendo ou não, é algo que existe, e uma informação que sinto que faz falta a novos jogadores também. Por isso, talvez fosse também interessante adicionar nas guildas de primeira classe uma espécie de mini-quest, um NPC que falasse sobre leveling em grupo, e que o teleportasse diretamente pros Esporos. 

Link para o comentário
Share on other sites

Acho que não precisaria teleportar pro local direto, era só o Navi funcionar corretamente. Ai seria só seguir as setas, ficaria melhor pois o jogador acabaria conhecendo os lugares. Mas acho que o teleporte pra algumas guildas de primeira classe está aceitável.

Tem uns equipamentos da nova instância dos Porings que podem ser encantados com sustain. É possível fazer alguns itens Iniciantes com o Livro de Culinária Iniciante + Kit de Culinária Iniciante, que são recompensas da matricula, como Poção Vermelha, Lupa, Asa de Mosca (imagino se fazem no Thor), Maçã Verde pra pegar Bebê Poring e outros, mas acho o sistema de culinária meio ruim, tem que fazer de um em um, e deveria ter um Kit permanente ou alguma skill comum. Acho que podiam dar uns consumíveis de buff básico, e em vez de dar as poções acho que poderiam dar uns pacotes de 100 ou mais pra pesar menos, e talvez um acessório iniciante, ou uma variedade maior de armas iniciantes que pudessem ser encantadas, apesar de que depois elas são trocas pelas do Éden.

Eu também achei meio fraco com relação ao enredo no geral, acho que poderia dar mais informação sobre a história do jogo, pelo menos um ponto de partida e tal. Os diálogos também deixam a desejar. Sem contar que reciclaram os mapas do Navio Pirata.

  • Like 1

coldwolf.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Hmm, eu acho que pelo menos ter uma opção de teleporte direto poderia ser ainda melhor, para aqueles que tão só apertando enter sem ler nada não se perderem por aí. Acho que pelo menos nessa primeira parte do tutorial, para que a grande maioria que larga tudo pelo menos virasse Classe 1 e ficasse minimamente abastecido com equipamentos e consumíveis.

Eu vou dar um background melhor pra ver se incita mais a discussão.
 

 

O sistema de iniciação de Rag sempre foi ruim, imagino quantos ficaram presos no CT. Então, não é exclusivo dessa atualização.


 Citando apenas um exemplo isolado, tinha um aprendiz querendo virar ninja, e ele perguntou: "como vira ninja?", e então eu disse que tinha que falar com o NPC e que ele teleportaria pra Amatsu (já que ele não teria 10k nem ferrando). Detalhe: eu não lembrava muito bem de algumas partes de quest de Ninja. Disse também que precisava ter o job 10, e perguntei se era o caso, ele aparentemente confundiu com o nível de base (até aí é bem comum).
 Lhe faltava 1 único nível de classe. Agora, como eu ia saber quais missões do Instituto ele tinha completado e quais não? Fui até o Guarda (que pede pra você visitar as placas) e falei pra pegar aquela, já que é simples. Ele disse que aquela já havia concluído. Aí, meio sem paciência, levei direto até o sul de prt e upamos o nível dele que faltava nos Porings mesmo.
 Então, nós voltamos e nos teleportamos para Amatsu. 
 Ao chegar lá, não havia nenhum tipo de indicação para onde ir, e o /navi quebrado. Ele me seguiu até a guilda e, quando chegamos, tem aquele bendito daquele NPC que fica te teleportando de volta ao início da entrada (na parede), então aguardamos um pouco. Após isso, chegamos na guilda, de fato. Ele não sabia bem com quem falar, então me seguiu e eu o instrui. Disse que o NPC o teleportaria pra Einbroch, e então nós fomos. Passada a parte da torre, novamente sem o /navi, não havia nenhum tipo de indicação, mas o levei até o mapa de baixo. 
 Chegando lá, a primeiríssima coisa que ele tentou fazer foi atacar um Metaling, depois de vários golpes errados e quase um mini-infarto, expliquei pra ele que não devia atacar os monstros dali, e então ele parou.
 Fomos até a parte lá embaixo e novamente ele não havia entendido que era pra ficar clicando eternamente. Depois de uns minutos, voltamos a Einbroch.
 Chegando lá: cade Zeny pra subir de volta na Torre? Ele não tinha nada, e eu também não. Pedi que esperasse, fui em outro personagem, e mandei por Rodex.
 Subindo a Torre, falando com o NPC, voltamos para Amatsu. Novamente, ele ficou perdido e não sabia nem o caminho da guilda.
Próximo da entrada havia outro Aprendiz. Ele perguntou como saía dali (Amatsu). Perguntei se ele também tava tentando virar Ninja, ele respondeu que sim, mas que não tinha os itens.  Então lembrei dos itens necessários, 5 minérios de ferro e 1 fracon. 
 Eu tinha no Armazém mas, de qualquer forma, pra jogadores antigos, é muito fácil você comprar os Fracon e dropar os Minérios de Ferro (ou comprar de alguém), e parece que o Minério será vendido por 10k no Paramarket. Pra jogadores novos, isso é um pesadelo, e a pretensão de virar Ninja termina aí. Os jogadores não vendem Minério de Ferro por um preço barato. Muitos jogadores novos nem sabem onde procurar, ou como utilizar o Catálogo para achar. Acredito que poucos acharão o Fracon.
 Depois de pegar os itens para nós 3 (o que, comprando de outros jogadores, deveria dar uns 100k), retornamos e finalmente viramos Ninja.
 E então os 2 ficaram perdidos. Pra quem conhece o jogo é muito fácil, ainda mais agora, com a Kafruda no Éden. Mas eles não sabiam ideia do que fazer ou pra onde ir, um deles me pediu pra upá-lo.
 Então, os levei aos Esporos e expliquei do lance de pt e sobre o ganho de experiência, disse pra usarem propriedade vento, sentarem para recuperar SP mais rápido, e tudo mais. Não conseguiram pt, então acabei dando uma ajudinha nos níveis iniciais de job pra pegarem Lâmina de Vento, poderem equipar a Asura e dar óni-rit nos Esporrós.
 Morreram muito, mesmo eu ajudando, porque eu estava só com as coisas do CT e a Asura, e ficava sem SP pra salvá-los. No final, um deles não voltou mais depois que morreu, não sei pra onde foi, parou de responder. O outro saiu do jogo depois de uma morte. Pelo menos, no final os 2 pegaram Lâmina e sabiam que ali seria um bom local de up.
 Foi uma saga, mas o pior: isso é bem comum. Dessa vez foi um pouco mais longo porque a Gravity não quis simplificar também as missões das Expandidas.

 Agora, sinceramente, talvez nem conseguissem virar Ninja.
 Principalmente se a pessoa não tem costume com MMOs (o que vem se tornando cada vez mais comum hoje em dia), ela fica completamente perdida e sem rumo. Se ela sai do tutorial cedo, perde muitos itens importantes e algumas informações essenciais.
 Se ela continua no tutorial, acaba se confundindo toda, porque é muita informação jogada pra um jogador novo de uma vez só. Além de ser algo que com certeza deve ser considerado chato para muitos dos jogadores, que podem achar tediante e sair do jogo nessa parte.
 Acho que seria interessante que tivesse uma primeira parte simplificada e que fosse a principal a ser seguida, e uma segunda mais independente, para aqueles mais experientes em jogos online ou mais curiosos, e que saberiam se guiar sozinhos.
 Nem precisariam mexer muito, só fazer essas modificaçõeszinhas aí pra pessoa não largar o jogo de mão e voltar pro - lol ou insira qualquer outro desses jogos aqui - já estava de bom tamanho.

 

18 horas atrás, NocturnalWolf disse:

É possível fazer alguns itens Iniciantes com o Livro de Culinária Iniciante + Kit de Culinária Iniciante, que são recompensas da matricula, como Poção Vermelha, Lupa, Asa de Mosca (imagino se fazem no Thor), Maçã Verde pra pegar Bebê Poring e outros, mas acho o sistema de culinária meio ruim, tem que fazer de um em um, e deveria ter um Kit permanente ou alguma skill comum. Acho que podiam dar uns consumíveis de buff básico, e em vez de dar as poções acho que poderiam dar uns pacotes de 100 ou mais pra pesar menos, e talvez um acessório iniciante, ou uma variedade maior de armas iniciantes que pudessem ser encantadas, apesar de que depois elas são trocas pelas do Éden.

Eu também achei meio fraco com relação ao enredo no geral, acho que poderia dar mais informação sobre a história do jogo, pelo menos um ponto de partida e tal. Os diálogos também deixam a desejar. Sem contar que reciclaram os mapas do Navio Pirata.

Sim, concordo. O Dundé citou um kit, que está pra vir, em outro tópico, não sei se é entregue nessa parte inicial. A ideia dos pacotes ao invés das poções é excelente. Assim, poderiam abusar nas poções. 

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

No caso das classes expandidas fica meio complicado mesmo, acho que as quests de mudança de classe estão meio defasadas, sem contar que algumas dão uns bugs de vez enquando, e na região onde as guildas ficam não há monstros de nível iniciante.

Mas foram incluídas as quest novas de treinamento para todas as classes iniciais, no caso dos Ninjas parece que tem um npc Quadro Estranho que teleporta pra um mapa especial com monstros dentro da guilda mesmo onde é possível fazer as quests repetidas vezes, mas não sei se essa informação é passada in game, não cheguei a fazer também, só fiz a de Noviço que é algo semelhante, além da de Mercado. Acho que quando mudasse de classe podiam dar como recompensa um item permanente que teleportasse direto pra guilda, algo semelhante ao Emblema do Éden.

17 horas atrás, tedtbtb disse:

Sim, concordo. O Dundé citou um kit, que está pra vir, em outro tópico, não sei se é entregue nessa parte inicial. A ideia dos pacotes ao invés das poções é excelente. Assim, poderiam abusar nas poções.  

Se for o Kit de Culinária Iniciante eles dão 10 junto com 1 Livro de Culinária Iniciante quando faz a matricula no Instituto, mas é possível comprar os Kits em alguns npcs de Culinária.

Algo que eu tinha pensado um tempo atrás pra um tópico sobre benefícios pro premium do Valhala, mas que acho que poderia ser dado no Instituto para iniciantes, é a Caixa de Jornada. Teve um evento uns anos atrás onde era possível pegar um personagem 99, e junto vinha essa Caixa. É tipo uma caixa evolutiva, que pode se aberta apenas quando alcança determinado nível de base com o personagem, quando aberta ela dá alguns itens e uma nova caixa pra ser aberta em alguns níveis acima, como a Caixa de Jornada Nv100. Mas seria necessário dar uma atualizada ou modificar pros níveis iniciais.

  • Like 1

coldwolf.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Em 8/3/2020 em 2:38 PM, Danilo Illia disse:

Engraçado ,sabe onde tinha esas telas basicas de andar , equipar e usar o atalho ? No antigo tutorial tinha , mais ainda asim o povo que n le janelas ficava preso la

Ainda tem mano

Em 8/4/2020 em 3:12 AM, NocturnalWolf disse:

No caso das classes expandidas fica meio complicado mesmo, acho que as quests de mudança de classe estão meio defasadas, sem contar que algumas dão uns bugs de vez enquando, e na região onde as guildas ficam não há monstros de nível iniciante.

Sim, acho que as de Expandidas tinham que ser simplificadas também. E olha que eu fui contra quando fizeram isso com as demais, e ainda prefiro do modo antigo pessoalmente. Mas olhando pra trás, pareceu uma decisão acertada. 

Sobre não haver monstros iniciais por perto, acho que essa ideia de um NPC nas guildas com uma mini-quest que teleportasse para os Esporos poderia ajudar. O que você acha dessa ideia? 

Em 8/4/2020 em 3:12 AM, NocturnalWolf disse:

Mas foram incluídas as quest novas de treinamento para todas as classes iniciais, no caso dos Ninjas parece que tem um npc Quadro Estranho que teleporta pra um mapa especial com monstros dentro da guilda mesmo onde é possível fazer as quests repetidas vezes, mas não sei se essa informação é passada in game, não cheguei a fazer também, só fiz a de Noviço que é algo semelhante, além da de Mercado. 

Sim, acho que é bom deixar isso como opcional, já que foi implementado pela desenvolvedora. Mas a ideia dos Esporos me parece melhor, até para ter contato com outros jogadores.

 

Em 8/4/2020 em 3:12 AM, NocturnalWolf disse:

Acho que quando mudasse de classe podiam dar como recompensa um item permanente que teleportasse direto pra guilda, algo semelhante ao Emblema do Éden.

Seria um QoL interessante.

 

Em 8/4/2020 em 3:12 AM, NocturnalWolf disse:

Se for o Kit de Culinária Iniciante eles dão 10 junto com 1 Livro de Culinária Iniciante quando faz a matricula no Instituto, mas é possível comprar os Kits em alguns npcs de Culinária.

Não é o de Culinária, é um Kit que parece que vem em uma atualização futura, e que vai podendo ser aberto e concedendo itens de acordo com níveis, semelhante a Caixa de Jornada. 
Mas sabe-se lá quando receberemos esse update, e quão significativo esse Kit é.

 

Em 8/4/2020 em 3:12 AM, NocturnalWolf disse:

Algo que eu tinha pensado um tempo atrás pra um tópico sobre benefícios pro premium do Valhala, mas que acho que poderia ser dado no Instituto para iniciantes, é a Caixa de Jornada. Teve um evento uns anos atrás onde era possível pegar um personagem 99, e junto vinha essa Caixa. É tipo uma caixa evolutiva, que pode se aberta apenas quando alcança determinado nível de base com o personagem, quando aberta ela dá alguns itens e uma nova caixa pra ser aberta em alguns níveis acima, como a Caixa de Jornada Nv100. Mas seria necessário dar uma atualizada ou modificar pros níveis iniciais.

Também gostei da ideia.

 

Bem, resumindo todas as sugestões e ideias debatidas aqui, ficam algumas sugestões finais e algumas considerações, como eu pessoalmente sugeriria que fosse:

- O jogador inicia no barco naufragado, com a já presente instrução para ir ao portal à direita;


- Nessa parte (do barco naufragado ao porto de Izlude), o jogador deveria ser apresentado e ter acesso, simplificadamente, a:

  •  Funções básicas e mais importantes do jogo, incluindo sentar-se para recuperar-se mais rápido (com todas aquelas já existentes imagens que ensinam a colocar habilidades e itens na barra de atalhos, a equipar itens, etc.);
    (obs: no tutorial atual, o Capitão até ensina a equipar itens, mas acontece que, ao abrir a janela de inventário, percebe-se que os itens já estão automaticamente equipados);
  • Ter acesso a Primeiros Socorros (seria bem fácil introduzir a Terapeuta aqui, já que Adolfo já está mal);
  • Um breve e simplificado contexto da história do jogo, sobre as 3 nações, por exemplo;

- Ao chegar ao Porto, as missões deveriam ter sido todas concluídas, faltando apenas falar com o Capitão, que poderia sugerir ao jogador a inscrição no Instituto, bem como oferecer duas opções de diálogo: uma de teleporte automático, como - "Sim, me leve até lá." -, e outra como - "Não, quero explorar mais.";

- Ao se inscrever no Instituto, o jogador deveria receber melhores prêmios, entre as sugestões e opções:

  •  Um equipamento de sustain mínimo, de pouca eficácia;
    (obs: Nocturnal citou os vegetais e alguns de seus encantamentos a respeito de equips de sustain, mas os encantamentos deles são difíceis de se conseguir, e não são obteníveis antes da inscrição no Instituto, que seria a ideia. Fora que não são bons efeitos de sustain. Acho que o novo chapéu de iniciante poderia conceder algum tipo de efeito de sustain naturalmente, ainda que mínimo, só pra iniciantes não terem tanta dificuldade).
  • Muito mais poções. Para evitar peso desnecessário, poderiam ser concedidas em pacotes, como sugerido. Não só pacotes de Poções Vermelhas, mas bem como Poções Laranja de Aprendiz, para que o jogador iniciante consiga avançar bem no jogo;
  • Vale-Armazéns;
    (obs: quantidade sugerida: 30.)
  • Vale-Teleportes, muitos;
    (obs: quantidade sugerida: 50. E sim, eu sei que dá pra conseguir trocando vale-armazéns na máquina.);
  • Os demais equipamentos já recebidos, de Aprendiz.

- As missões anteriores deveriam certificar que, ao concluir a inscrição no Instituto, o jogador haveria atingido o nível de classe 10;

- Ao concluir a inscrição, ainda no mesmo diálogo, a Recepcionista poderia sugerir ao jogador que fosse ao segundo andar, e escolhesse sua próxima classe. Oferecendo duas opções de diálogo: uma de teleporte automático, como - "Por favor, me leve até lá." -, e outra como - "Agora não. Quero ficar e aprender mais.";

As missões de Expandidas poderiam ser simplificadas;

- Os NPCs instrutores de classes, presentes no segundo andar do Instituto, poderiam continuar teleportando os personagens até as guildas, como fazem atualmente, mas deveriam teleportá-los diretamente ao NPC de mudança de classe, e não a dois mapas de distância, como alguns fazem (cof, arqueiros). Isso é totalmente desnecessário;

- Em todas as guildas de mudança de primeira classe, poderia ser adicionado um NPC, de forma a chamar a atenção do jogador, que concedesse uma mini-quest (de nocautear Esporos) e que teleportasse ao mapa;

- Já no mapa dos Esporos, esse NPC poderia explicar a funcionalidade dos grupos e do aumento de experiência, bem como abordar as propriedades, explicar que os Esporos são da propriedade Água, Encantar a arma do personagem com Ventania gratuitamente (ou talvez, em troca de Vale-Armazéns) sempre que o jogador pedisse, e dar dicas de habilidades a personagens específicos (exemplo: Lâminas para Ninja, Relâmpago para Magos, etc), bem como instruir sobre a talvez não necessidade de utilizá-las em seu nível máximo/utilizá-las em níveis suficientes para gastar menos SP);

- Por fim, fica a ideia de algo como a Caixa de Jornada (ou a vinda desse pacote citado). Acho seria bom se conseguissem fazer um levantamento do nível específico em que os novos jogadores mais param de jogar, e então adicionar uma etapa importante do pacote, a ser aberto em 5 ou 10 níveis depois desse nível em específico, para incentivar que as pessoas continuem. Sei que já tem rédeas no sistema de achievements, mas acho que seria legal incluir uma rédea de 30 dias nesse pacote, nessa etapa em específico, seria um bom incentivo;

- Como sugestão pro resto do novo tutorial, que fica além da inscrição no Instituto, e que eu acho que deveria ser mais independente: acho que seria legal que as missões no geral concedessem uma maior quantidade de Vale-Armazéns como premiação.

:) 

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...