Ir para conteúdo

Instituto do Aprendiz


tedtbtb

O que você acha?  

19 votos

  1. 1. Você acha que esse novo Campo de Treinamento é bom?

    • Sim, perfeito.
    • Sim, mas poderia ser melhor.
    • Não.

Esta votação está fechada para novos votos


Posts Recomendados

Vocês acham que esse "novo Campo de Treinamento" é bom?

Vocês acham que ele retém bem os novos jogadores?

Vocês acham que ele instrui bem novos jogadores?


Pergunta off: vocês acham que esse "novo Campo de Treinamento" é melhor que o anterior? 

Gostaria de ouvir a opinião da comunidade sobre esse tópico tão importante.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Sinceramente, pouco player novo se baseia nos npcs, eles preferem ver videos do pessoal jogando e sair por aí perguntando depois como faz isso e aquilo, então o novo campo é bem melhor pra pular toda a etapa chata de ler textos

mas ficou bem melhor para um player novo de começar, porque além do texto ser atualizado, ele ensina o básico muito além do só texto

o mago das propriedades por exemplo, encanta tua arma e tudo mais, só pra te ensinar o conceito de dano elemental

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Sim, eu ia comentar justamente isso. O público coreano é diferente do americano, que é diferente do público brasileiro. Eu acho que isso de poder pular mais rápido "pro jogo" foi um pró, mas ainda ficou pior que o campo anterior, eu penso.

Assim, o campo anterior não era uma maravilha também, mas o Instituto é desnecessariamente longo, confuso, e imagino que pra grande parte dos novos jogadores possa ser também pouco intuitivo, não muito interativo (não promove tanta interação com jogadores como o antigo) e chato. Tem muita gente que não pula ele, porque as quests indicam pra você continuar.

Eu acho que a WP necessitaria fazer umas pequenas modificações que pudessem fazer. Deixar tudo do jeito que tá, mas incluir algumas informações básicas que são deixadas pra depois logo no começo e deixar o resto mais independente. Eu adoraria fazer um longo post sugerindo e discutindo, mas gostaria de saber a possibilidade de modificarem, e quero ver se só eu penso assim.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

dificil mudarem viu?

o que eu sei que teve um update em 2017 que deu uma simplificada, a gente pegou uma parte desse update, por exemplo (no iro tem a de 2012, onde tu começa num barco inteiro)

o que sei que em 2017 vc ganha um kit de poções que abre a cada 5 níveis, poções como branca, azul, concentração, etc. todas vendendo a 0z em npc, claro

e um NPC que vc pode invocar que explica coisas do jogo

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

26 minutos atrás, Dundé disse:

o que sei que em 2017 vc ganha um kit de poções que abre a cada 5 níveis, poções como branca, azul, concentração, etc. todas vendendo a 0z em npc, claro

Poxa, isso é bem legal.

Acabei criando o tópico. Mas, ainda mais sabendo que vem por aí outra atualização, dificulta ainda mais mexerem. :( Realmente acho que deviam dar uma mexida.

Link para o comentário
Share on other sites

53 minutos atrás, Billy O Kid disse:

Acho que tive uma experiência muito ruim então, porque no antigo, nunca tive interação de nenhuma forma já que não existia escolhas, simplesmente ou você fazia o que ele mandava, ou você simplesmente ficava preso lá para sempre, se não fizesse o que os npcs te obrigavam a fazer. Aliás, já vi relato de players que desistiram de jogar, porque não leram a caixa de diálogo, e não conseguiam progredir porque não viram que só podiam continuar se você equipasse os itens básicos, que o brade te entregava.

O antigo era mais basicão e rolava umas pts, era isso a que me referia. 

Mas sim, o antigo era ruim também. Acho necessário que melhorem esse.

Link para o comentário
Share on other sites

8 minutos atrás, Billy O Kid disse:

outra coisa que nunca vi, já que é necessário quase nível máximo de classe para habilitar a criação de grupo. 

edit: 

"Acho necessário que melhorem esse." então, ao invés de propor melhorias, eu opino em propor atualizações mais frequentes, já que existe melhorias relacionado a basicamente tudo que temos. Porque enquanto tem gente cada vez mais animado com atualização de 2013(bio5), existe melhorias de updates de até coisas mais antigas, e até updates que sairam a 2 ou 3 anos atrás, que nem se sonha existir pro bRO, sendo que varios jogadores, tanto em live, como em facebook e até aqui mesmo no forum, imploram por rock ridge que é um conteúdo de mais de 5 anos, e já teve postagem oficial que nem tem previsão para chegada.

 

Já vi e muito. Mas não é nem questão de pt ou não, e sim interação entre os jogadores. Acho que o ambiente do antigo era mais propício pra isso.

Cara, a segunda parte do seu post, é importante (atualizações mais frequentes), mas tirando as pequenas melhorias citadas pelo Dundé, não tem relação com o assunto tópico. E eu acho que um tutorial decente é tão importante quanto. Já não basta todas as outras coisas que encurtam cada vez mais o nicho do jogo. 

 

 

Link para o comentário
Share on other sites

O que eu gostei mais foi que vc pode ir de doram ou de aprendiz t pegar umas pots e tal , aprendiz t eu fiz meu aprendiz antes da mudança e pude ir pegar umas coisas no imstituto e nas questizinha de izlude , doram tbn pega umas coisas pocas , apesar de bem menos , na quest da arma de izlude vc fica travado pq tem que equipar a arma de aprendiz kkk

Link para o comentário
Share on other sites

7 horas atrás, Billy O Kid disse:

Tem sim, porque se o que você propõe só existe, tanto no aspecto da melhoria, em meio ao simples update, porque sugerir que criem coisas para as existentes atuais, se nem as atualizações completas, tanto nas melhorias quanto nas versões atualizadas, como por exemplo, a renovação do eden, já existem? Mas isso é apenas meu ponto de vista, eu deixei minha opinião como você mesmo disse, que seria o intuito do tópico, que era debater, mas já que não é relevante, pode deixar que daqui pra frente não darei mais. ?

Claro que sua opinião é relevante, Billy. Obviamente que eu não disse que não era. Eu só acho que não é porque bio5 tá demorando pra chegar que não devemos melhorar uma parte tão importante do jogo, são assuntos desconexos. Sim, o Dundé falou que tem melhorias, mas elas são pequenas e não parecem mudar tanto no aspecto citado (que é de não largar totalmente de mão quem vai direto "pro jogo"). 

Se eu estiver errado me cita aí @Billy O Kid. Vamos debater sim. Desculpe se me interpretou mal.

 

Pessoal, eu mudei a pergunta - "você acha que o 'novo CT' é melhor que o antigo?" - do início do tópico, e removi a pergunta da enquete.
Pra fins de registro: tinham 6 votos, 2 em "não" e 4 em "sim". Agora a pergunta é só sobre o que vocês acham do CT novo apenas.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

10 horas atrás, Billy O Kid disse:

Não disse em específico, sobre isso, disse como exemplo, para ilustrar e levantar o questionamento "porque querer que a empresa crie conteúdo novo, de algo que não foi 100% atualizado?". Esse é meu ponto de vista, no mínimo, você precisaria ter a experiência completa, de algo para poder pensar em como algo deve ser melhorado com algum tipo de criação nova.

Vou usar outro exemplo aqui, basicamente tem reclamação, todo mês, em vários meios de comunicação, do porque não é permitido voltar aos calabouços quando leva dc, ou não permanece la dentro, e com isso ficam pedindo que façam isso ser possível, e mesmo assim nunca fizeram, mas ao mesmo tempo existe um update que já faz isso, onde pode verificar até os próprios streamers do kRO, saindo de contas para entrar em outras, ou até trocando de personagens na mesma conta, enquanto estava em meio a um calabouço. Enfim, volto a dizer, exija primeiro os updates mais frequentes antes, do que ficar sugerindo criação de coisas que só fazem atrasar as demais coisas que tem mais importância pro jogo como um simples update de mecanica de poder voltar para um calabouço quando levar DC ou trocar de personagem.

Edit: O que mais me incomodou todo esse tempo, é o não cumprimento mínimo de promessas, sem contar com esse pressuposto de "a empresa entende melhor que os próprios jogadores tanto querem para o ragnarok". Pra tu conferir sobre tudo isso que to falando uma parte do que foi prometido e até hoje só foi deixado de lado, pra que as pessoas não fiquem cobrando igual fazem com a ordem dos exploradores.

Só pra deixar claro, na epoca esse vídeo já não foi bem recebido, porque eles passaram por cima da promessa inicial de ter naquele mesmo ano, varios outros conteúdos, para simplesmente trocar pelo doram. Agora me diz, doram é mais relevante que 16.2, eden com updates para 100~140, bio5, e varias outras coisas que prometeram que não vou listar porque já nem quero mais dizer nada, de tão chato que isso já se tornou?

Parece que a empresa sabe mesmo o que os jogadores querem ? 

Entendi o seu ponto.

Talvez Doram tenha sido pré-requisito pra algo (em relação a builds de client).

Mas eu também fico insatisfeito com essa posição de "Mother Knows Best" da Gravity, e um pouco da staff aqui. É claro que tem que haver equilíbrio e bom senso, pois nem tudo que a comunidade pede é o certo a se fazer. 
Mas é demasiadamente frustrante ver a facilidade que certos pontos como xexênia nova, ou qualquer inutilidade que o nicho que sobrou se apega à, ganha pauta e atenção, enquanto pontos importantes parecem ignorados e de difícil adesão, aos quais nem uma declaração sobre conseguimos. Um verdadeiro milagre, depois de tantos anos, #b otnão ter ganhado pauta.

A comunidade também não colabora muito nesse sentido, e já foram bem melhores e participativos.
Parceiros em sua maioria apáticos, Dundé é um dos poucos que vejo usando sua voz para coisas além do próprio umbigo.

Sabe o que eu acho? Que eu não devo me preocupar. Não administro o jogo no Brasil, não administro a franquia na Coreia. Não estarei perdendo dinheiro. Deixa para os administradores administrarem.

Editado por tedtbtb
haver*
Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Billy O Kid disse:

nunca foram, se o assunto não é benficio próprio em rops, não são participativos em nada. 

Já foram sim. Tanto parceiros, como a comunidade num geral.
No próprio fórum, tivemos membros que foram mais longe, como Lyonesse, quanto membros que eram mais vocativos, como Squirt, heru, Arietta, Fabiano, Nilaum, e tantos outros que eu injustamente estou deixando de fora. 
Entre parceiros, tivemos pessoas como o Rafa, o Vimas - citando alguns dos que acompanhei de perto -, e novamente tantos outros que injustamente deixo de citar.
É claro que com o passar dos anos houve desgaste, que inclusive afastou alguns deles. Enfim, tanto faz.
 

2 horas atrás, Billy O Kid disse:

Discordo, afinal foram eles que administraram por todo esse tempo, onde a mais de 10 anos o comportamento é resumido a mesma coisa de sempre. Minha sugestão quanto a isso é, tornar democratico, tornando público cada decisão, relacionado ao update, dando o poder de voto, para os próprios jogadores decidirem o que querem ou não. Sendo assim a maioria vence, e mostra que finalmente o jogador tem voz, ao invés de toda noticia vir um "estamos negociando", ou "estamos discutindo", sem no final não sabermos de nada relacionado ao debate, ou no minimo algum tipo de envolvimento que possa influenciar na decisão, afinal se não nos competem ajudar a decidir o que nós mesmos vamos consumir, porque ainda insistem em ficar sempre dizendo que nossa opinião é "importante e relevante"?

Você me entendeu mal. Mas deixa pra lá. Há limites no que você pode fazer como jogador. 

É frustrante demais. Rufio e outros foram marcados no tópico sobre sugestões contra os autômatos, por exemplo. Um dos usuários disse ter chegado a enviar um ticket. Tentei abordar o assunto em outros tópicos. Não conseguimos nem ao menos uma declaração ou comentário sobre, ainda que fosse negativa.
Enquanto isso, bastou um tópico e 1 dia para que o assunto da xexênia nova ganhasse pauta no Kafra News. É claro que trazer o evento novo é algo muito mais fácil, e que o assunto foi abordado porque imagino que jogadores tenham comentado. Mas o ponto é sobre o diferente aparente tipo de tratamento e atenção que os 2 pontos parecem ter tomado, apesar de, ao meu ver, um ponto ser infinitamente mais importante à saúde do jogo do que o outro. Esse é apenas um exemplo. 

O que eu quis dizer foi mais no sentido de "deixa para os administradores administrarem se estão tão confiantes que sua abordagem trará os melhores resultados em longo prazo". E apesar de discordâncias, digo isso realmente desejando o melhor ao jogo.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Eu gostava do antigo pela nostalgia mas mudanças são sempre bem vindas. Só que o rag tem um desenvolvimento que não segue a linha dos jogos ocidentais, claro que é por isso que ele tem seu charme e suas peculiaridades mas as vezes desagrada o publico do ocidente. Não só isso porque todo diálogo com a desenvolvedora é complexo, devido às diferenças culturais as prioridades, conceitos e gostos são outros. Nós sempre transmitimos as vontades dos jogadores, precisamos reforçar e comprovar em dados mas não é sempre que faz sentido pois a linha de raciocínio deles é diferente. 

  • Thanks 1

D3ACkxvWoAIH6RC.jpg.6c4556a51b8947ec6643c0787304da4e.jpg

 

Link para o comentário
Share on other sites

Eu gosto do atual formato. Não sei quantos aqui se lembram de upar o aprendiz no mapa ao sul de prontera, matando porings, lunaticos, fabres e pupas. Ou no mapa sul de Payon, matando Salgueiro. Ou nos mapas sul e norte de Morroc, matando Picky, Picky com Casca e Condor. O que eu mais gostava do Ragnarok era a sensação de liberdade. Os outros mmorpgs eram entupidos de quests, e parecia que já tinham um roteiro do q vc deveria fazer em cada level. O Ragnarok mudou, mas o atual formato do instituto do aprendiz pelo menos já te joga em Izlude direto, te dando um poquinho desse gosto de liberdade.

  • Like 1

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

9 horas atrás, castelhonebella disse:

Eu gostava do antigo pela nostalgia mas mudanças são sempre bem vindas. Só que o rag tem um desenvolvimento que não segue a linha dos jogos ocidentais, claro que é por isso que ele tem seu charme e suas peculiaridades mas as vezes desagrada o publico do ocidente. Não só isso porque todo diálogo com a desenvolvedora é complexo, devido às diferenças culturais as prioridades, conceitos e gostos são outros. Nós sempre transmitimos as vontades dos jogadores, precisamos reforçar e comprovar em dados mas não é sempre que faz sentido pois a linha de raciocínio deles é diferente. 

Obrigado pelo parecer, Bella. 
Eu entendo que lidar com a desenvolvedora não é um mar de rosas. E sobre ela eu não vou nem mais comentar, já que não vai adiantar muito.
Mas a crítica que fica é quanto a forma que o feedback parece ser recolhido atualmente.
O que é preciso para que algo seja considerado? Benefícios e viabilidade? Interesse e julgamento dos gestores? Apoio da comunidade? Imagino que deva haver equilíbrio e bom senso entre todos.
Acontece que na prática, a sensação que passa é que, muitas vezes, o que acontece é essa sensação de mother knows best e é isso. 
Feedback é importante. Mas é fácil praticar um feedback seletivo, selecionar apenas aquilo que é de interesse ou a favor, apenas aquilo que convém.
A sensação que passa é que não importa se é um assunto importante, não importa o quão embasado ou sensato seja, não importa se ganhe apoio da comunidade, parece que só é avaliado e considerado se for do interesse dos gestores.
E esse interesse parece se manifestar de forma totalmente inconstante. Parece que ora a razão fala mais alto, ora a comunidade deve ser atendida independente da razão.
E não estou afirmando que façam isso, mas seria muito fácil flutuar entre esses 2 e, no final, na verdade fazer apenas o que for exclusivamente de interesse.
Quantos jogadores do Thor de fato pediram a volta da GTB, por exemplo? A maioria que pedia era do Val mesmo, e muitos ainda faziam questão de citar um possível nerf e dizer que estavam pedindo apenas para o Val. Os gestores tem noção de quanto o efeito da carta é desbalanceado? Apesar de tudo, aqui supostamente se sobressaiu a vontade da comunidade.
Outro exemplo, temos os Tickets de Promoção. Naquele seu tópico do mês de Março ou Abril foram dadas várias sugestões. E a todo tempo são feitas reclamações em todas as redes. Os jogadores em sua maioria não gostam de loteria. E até hoje não foi feita nenhuma mudança sequer, nem mesmo um pronunciamento ou comentário sobre planos para. Aqui parece que se sobressaiu a razão.
Outro exemplo, o Logue e Ganhe. Foram feitas várias sugestões e críticas. Ao que parece, os itens continuarão intransferíveis, apesar de pedidos da comunidade. Aqui parece que se sobressaiu a razão novamente. Mas, ao mesmo tempo, foram feitas também muitas críticas em relação ao sistema de loteria dos vale-presentes, ainda que as pessoas o fizessem indiretamente quando reclamassem de não ganhar os visuais que queriam, ou de ganhar visuais repetidos. Eu mesmo sugeri que colocassem de forma direta, que o jogador escolhesse o prêmio na máquina, e todo um post explicando os benefícios que, ao meu ver, pareciam super sensatos e embasados. Mas nada disso foi atendido, e nem eu mesmo sei o critério utilizado para desconsiderar essa sugestão.
Aquele tópico sobre sugestões anti-autômatos: aborda um tópico de extrema necessidade - ainda que agora não seja tanta -, ganhou considerável apoio no fórum. Vocês foram marcados por outro usuário. Um deles disse ter enviado um ticket. Eu marquei vocês outras 3 vezes em outros tópicos, tentando ao menos conseguir um posicionamento sobre as sugestões. Não conseguimos nem ao menos um comentário sobre, ainda que fosse negativo como o que você deu no tópico sobre um novo servidor. Apenas radio silence.

Ao mesmo tempo, bastou um dia e um tópico para a nova cheffênia já estar sendo considerada e ganhar menção até no KN.

A sensação que passa é que, muitas das vezes, o feedback é selecionado apenas de acordo com o interesse. Parece que quando convir fazer aquilo em nome da razão, ainda que sejam poucos ou ninguém pedindo, vale a pena. Quando convir fazer em nome da vontade da comunidade, ainda que aquilo seja ruim ao jogo, vale a pena também. E ainda que não seja o caso, a sensação que passa às vezes é que tudo depende, na verdade, apenas do interesse dos gestores por trás, e que razão ou popularidades são apenas pretextos utilizados para validar as ações.

E apesar de desejar o melhor, se for dessa forma, acho que não convém ficar dando sugestões aqui no fórum, já que não sou eu quem administra o jogo no Brasil e parecemos estar em discordância em muitos tópicos sobre o que de fato é importante à saúde do jogo.

Por último, um breve comentário, você cita comprovação de dados, então, se eu realmente estiver errado e as aparências enganarem, peço que levem em consideração minhas sugestões e críticas ao modo tutorial do jogo. Façam um levantamento de quantos jogadores param de jogar nesse ponto, ainda em Izlude, e avaliem para ver se a retenção desse tutorial está adequada. Se necessário, comparem com outros jogos que vocês administram. 

 

4 horas atrás, Billy O Kid disse:

Me diz você @tedtbtb, o que você acha que pode ser tirado disso aqui, com relação ao debate criado no seu tópico. Meu parecer é nada, porque é mais um discurso de enrolação, sem chegar a lugar nenhum, um posicionamento padrão de cima do muro por não querer tomar a rédea de nenhum dos 2 lados.

Não diga isso. Foi muito legal da parte dela vir aqui em meio à discussão e dar um esclarecimento. Lembre-se que ela é apenas a gerente de comunidade, e vir aqui em meio à discussão e dar um parecer é uma das melhores coisas que está ao seu alcance fazer.

Editado por tedtbtb
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...