Ir para conteúdo

Sugestão Novo Servidor


tedtbtb

Enquete  

31 votos

  1. 1. Você jogaria num servidor como esse?


Esta votação está fechada para novos votos


Posts Recomendados

slogan Make Ragnarok Online Great 4Once

 

Vendo os milhares de comentários pedindo produtos físicos no Instagram, e os prováveis efeitos da parceria com a Nerd Universe, criar um novo servidor com uma nova proposta. 

Propostas do servidor:

  • Oferecer uma alternativa premium, de verdade;
  • Reconquistar um público há muito ignorado no Brasil;
  • Aumentar o engajamento e carinho pela marca;
  • Aumentar a longevidade do jogo no país;
  • Ajudar na exploração de novos mercados, em especial o de campanhas e merchandise.

 

Nome do servidor: Yggdrasil (bem conceitual)

Características do Servidor:

  • Taxa de 200% de Experiência (parece o ideal para os dias atuais);
  • Taxa de 100% de Drop;
  • Todos os equipamentos, cartas, itens, habilidades e sistemas convencionais disponíveis dentro do jogo, com pequenas exceções (detalhado em Controle de Acesso e outros);
  • 1 Armazém de 300 de espaço, podendo ser expandido por ROPs. Novos Armazéns também poderiam ser adquiridos por ROPs.

Itens característicos de ROPs, como a 28565 Máscara de Oni e 15407.pngArmadura do Cavaleiro Branco seriam adquiríveis em jogo, em modalidades como Batalhas Campais, eventos e outros.

 

O que não poderia, de jeito nenhum, ter nesse servidor:

  • Itens por ROPs que vão contra sua proposta;
  • Loteria (talvez só de visuais);
  • Qualquer item que ocupe Topo, Meio, Baixo ou Capa da aba visual que conceda atributos permanentemente e/ou por ROPs;
  • Pergaminhos de habilidades (como Lex, Assumptio, Benção, Agilidade, Revestimento, Pergaminho com efeito de Cartas MvP, Pergaminhos de Transformação - nada disso);
  • Consumíveis desbalanceados de regeneração de HP/SP (nem mesmo por eventos f2p ou similares);
  • Excesso de bichões, bugs impactantes passando meses sem serem corrigidos (deveriam ganhar prioridade) ou qualquer outro tipo de problema que causasse um excesso de insatisfação desnecessário entre a comunidade. 

 

Formas de Acesso

O acesso ao servidor se daria pela compra de um 23085.png Passe de Acesso. O Passe de Acesso poderia ser adquirido pela loja da Level Up! ou diretamente pela loja de ROPs do jogo, como item consumível (seria um item intransferível, entretanto). O Passe de Acesso duraria até que o jogo ganhasse o próximo grande update e/ou durante um tempo mínimo de 6 meses. Após isso, seria necessário renová-lo, adquirindo a renovação pela loja Level Up! ou comprando o novo Passe de Acesso in game (exemplo: Passe de Acesso Biolab 5).

Contas WarpPortal com documentos recém-registrados ganhariam 6 meses de Acesso grátis ao servidor. 

 

Controle de Acesso e outros

O novo servidor vigoraria com sistemas sugeridos aqui. Além das modalidades competitivas disponibilizarem equipamentos que em outros servidores são disponibilizados por ROPs, também disponibilizariam medalhas como forma de aquisição de Zeny. Itens, como o Chapéu de Morango, e habilidades, como Afanar, seriam revisadas nesse servidor. Todos itens de jogo dropariam normalmente, mas alguns deles teriam restrições por nível. Ao invés do tradicional PIN, no login o jogo solicitaria que o usuário completasse um desafio de captcha uma vez a cada 24 horas. 

Junto do novo Sistema de Reporte introduzido no jogo, a WarpPortal também visaria um melhor controle sobre a criação de contas. Contas recém-registradas poderiam jogar em Thor normalmente, mas ficariam sujeitas a entrar em Modo Restrito nesse servidor caso fossem reportadas, até que registrassem algum tipo de documento à sua conta. 

Por isso, nesse servidor os jogadores deveriam ser incentivados a usar um menor número de contas, apenas 3, o número máximo de contas de jogo por conta WarpPortal (casos de conta extras vindas de contas Level Up! migradas continuariam tendo acesso ao jogo normalmente). Além de Comércio, Lojas Offline não teriam taxas e teriam seu período de duração aumentado, bem como a possibilidade de abrir mais de uma loja do mesmo tipo por personagem. Haveriam formas de expansão de Armazém e da capacidade máxima de personagens por conta. Sistema de produção de poções seria revisado e simplificado para que não fosse necessário abrir mais de 3 contas. 

 

Sistema VIP 

Sistema VIP poderia ser discutido.

 

Formas de Explorar o Servidor:

- Deveria ser criada uma cultura entre seu público de adquirir merchandise;
- Produtos poderiam conceder ROPs ou outros mimos in game, e poderiam fazer parte de uma coleção maior. Exemplo: em uma coleção de figures da família Poring, um deles poderia entrar em promoção por mês e oferecer um código que pudesse ser trocado por valor de ROPs ou itens diretos (que não fossem contra a proposta do servidor, como 50 Diários + 1 visual de Poring), para que fosse estimulado não só a aquisição de produtos físicos, como também seu colecionamento;
- Parcerias com outros jogos, marcas e afins, como a mais recente com Free Fire, ou todas as outras que o jogo firmou no passado;
- Parcerias com grandes influencers que jogam ou que já jogaram o jogo. Parceiros são essenciais para trazer novos e velhos jogadores ao game. Se eles não tiverem canais ou não produzirem conteúdo do jogo, tentar firmar acordos para que aconteça. 

Itens que poderiam ser comercializados por ROPs:

14289.png Caixa de Cupom de Tintura
14290.png Caixa de Cupom Removedor
13870.png Caixa de Corte de Cabelo
17106.png Passe Antigravitacional [10]
17106.png Passe Antigravitacional [1]
17176.png Caixa de Rédea
17176.png Caixa de Rédea [Temporária]
31300.png Visuais
16555.png Caixa de Pedra das Valquírias
13620.pngItem do kRO que reseta atributos em menor quantidade
12911.png Caixa de Neuralizador 
14545.png Diário de Aventuras
16267.png Caixas de Enciclopédia, Grimórios e Manuais
12411.png Enciclopédia de Combate
14533.png Grimório de Combate
14532.png Manual de Combate
14532.png Manual de Combate de Classe
13901.png Assistentes
12581.png Catálogo de Vendas Ouro
12919.png Caixa de Megafone [10]
12221.png Megafone
12790 Cartão de Troca de Nome
12790 Cupom de Troca de Slot
12790 Item de aumento de número máximo de personagens por conta
23681Item do Zero de Expansão de Armazém
7520.png Item do kRO de Expansão do Inventário
2755.png Anéis ou outros itens de experiência racial ou elemental de aluguel
q5E4tV2.png 
Anel da Evolução
10041.png Item que aumente a quantidade de pontos ganhos em Campais

Bundles promocionais com os itens mais comprados também poderiam estar sempre à venda. 

Outras ideias

Ideia do Parque do Galho Seco - para um servidor assim, o ideal é que ambos, Seco e Sangrento, nunca fossem distribuídos diretamente ou com chances altas. Talvez como itens raro e ultra raro, respectivamente, de loteria de visuais;
Ideia de Evento de Bônus de Experiência Mensal - adaptado para um servidor assim, deveriam ser vendidos itens de experiência de aluguel apenas.
 

O que o servidor deveria focar em vender:
- Sentimento de segurança e estabilidade aos jogadores;
- Um ambiente agradável e divertido de jogo;
- Servidores atualizados, sempre com novidades em projeção.

 

O que o servidor não deveria tentar vender:
- Servidor old times.

 

staff, make it happen

Editado por tedtbtb
  • Like 1
  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Algumas considerações pessoais, possibilidades e coisas a serem discutidas:
(leitura não realmente necessária para discussão no tópico

 


Tenho sugestões de pequenos grande influencers. Chamem o Rafa de volta.
Seria muito bom se conseguissem sentar e conversar com a Gravity que essa velocidade de updates não faz bem a jogo nenhum, mas acho que isso já é algo mais do que consciente pra vocês.
Até pra casar com aspectos que serão abordados mais abaixo, acho que seria realmente ideal que itens, do próprio jogo, que curam efeitos negativos e, talvez até alguns de recuperação de HP e SP mais exagerados, fossem removidos. Até mesmo por uma questão de balanceamento do jogo. Efeitos negativos se tornaram inúteis. Classes de suporte perderam grande parte de sua relevância. Quero jogar comprando slave. Quero que Prof seja tão útil quanto já foi na minha pt. Quero Cheffênia com grupos 12/12, e não solando.
"Mas que itens seriam esses que deveriam ser removidos?" - ninguém melhor pra responder do que a própria comunidade. Parceiros e jogadores de modalidades competitivas, ou até jogadores de outras modalidades, responderiam se questionados. Não vou citar todos porque acho que não convém e a fanfic já tá muito grande, cito a 12813 Peônia
Aliás, não citei eventos como Mapas e Cheffênia. Cheffênia poderia ser discutido. Como possibilidade, ambos poderiam ter entrada gratuita a VIPs. Pessoalmente, não seria contra ter Cheffênia (apesar de não gostar do evento). 
Acho que o foco do servidor deveria seguir um misto de p2p (por causa da necessidade de renovação do acesso) e p2f (pay to fast), muito focado no progresso. O sistema de refino do Rag é feito para explorar os jogadores de uma forma ruim (em sua concepção pode não ter sido pensado assim, mas é o que se tornou cada vez mais). Minérios Enriquecidos, Minérios Perfeitos, Omni e Megas poderiam ser introduzidos, mas nunca via ROPs.
Por motivos que explicarei a seguir, pessoalmente (isso é minha opinião e pode ir contra a de outros jogadores, seria sempre bom uma pesquisa), seria a favor de Pergaminhos de Refino +20 adquiríveis em jogo de forma direta (por exemplo, como prêmio máximo de KvM) e, se realmente necessário para a saúde financeira do servidor, acho que também poderia ser distribuído nas loterias de visuais (com 0,1 de chance), mas sem deixar de ser obtenível de forma direta dentro do jogo também, por vias normais free to play. Explico: acho que seria interessante para um modelo p2f que a cultura do servidor fosse centrada em criar e terminar muitos personagens. 
Ao invés do habitual processo que provavelmente acontece bastante hoje de: começar a jogar > criar personagem > pegar nível máximo nesse único personagem > não conseguir nem se equipar direito > tentar ir cheffênia e parar (já que pros servidores atuais cheffênia é amplamente cultuado como o end game), seria algo como: pagar o acesso > criar personagem > pegar nível máximo > equipar > deixar tudo com refino maximizado > criar outro personagem > pegar nível máximo > equipar > deixar tudo com refino maximizado > pagar o acesso > repetir o processo todo. Isso sim casaria com um modelo p2f. O jogo oferece diversas classes com builds diferentes, e sempre é atualizado com novas classes, aumento do level cap e novos equipamentos (que nesse servidor seriam adquiríveis in game) que deixam os antigos defasados. Então acho que seria uma proposta muito boa e divertida, por mais que, a primeira impressão, Pergaminhos +20 possam parecer algo exagerado, é bem ao contrário. Diferente dos minérios, ao menos os pergaminhos promovem segurança aos jogadores. E claro, o pergaminho teria que ser um item ultra raro das loterias visuais e adquirível também dentro jogo (qualquer coisa além de visuais, a ideia do Galho Sangrento, ou esse pergaminho, em loteria, eu seria contra). Poderiam colocar como prêmio máximo de KvM (a ideia é que bichões não conseguissem pontos kvm suficientes a tempo de conseguirem o pergaminho/antes de serem banidos. Mas para isso seria crucial sistemas como os apresentados).
Cartas MvP é outra história, porque têm um impacto muito grande. Cheffênia é o máximo que deveria ter nesse sentido, na minha opinião. O resto seria adequado ao Thor, não a um servidor premium.
Por outros motivos de balanceamento e afins, e até para casar com toda essa cultura do servidor de incentivar os jogadores a jogarem de fato a sempre criar novos personagens, ao modelo p2f e tudo mais, seria crucial itens como o de Expansão de Armazém e de Slots de Personagens na conta (já que seria limitado a 3 contas de jogo apenas). E casaria bem com a não existência de consumíveis como Bolinho (ou Cogumelo Grelhado), pois itens como esses restringem possibilidades de builds (e logo, possibilidades aos jogadores). Explicando melhor, como o item tem peso quase nulo (principalmente se você levar caixas) e recupera o todo HP com um único clique, classes realmente focadas em dano por segundo (não exatamente One Hit, mas ao pé da letra, dano por segundo mesmo, como personagens de atk speed) são prejudicados em modalidades competitivas. O mesmo vale para os consumíveis citados no começo do post, na questão de restringir e limitar as possibilidades dos jogadores. 
Por fim, na minha humilde opinião, em um servidor assim, GTB não deveria existir, por todos os motivos citados.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Itens OP que não são vendidos por ROPS e que é possível adquirir com esforço e trabalho duro? Certamente não estamos falando do bRO.

Sem falar do caça-níquel Ticket de Promoção que certamente é a maior fonte de faturamento do Servidor. 

Sua ideia é boa, mas é bastante utópica pra realidade hue br. 

  • Like 3
Link para o comentário
Share on other sites

Vou listar alguns pontos pra ficar uma leitura simples

 

1) Olha, todo servidor se planeja que não tenha bugs, b0ts e problemas, mas infelizmente sempre tem, acho que se podemos fazer algo concreto, precisamos pensar nos revés que ocorrem também :(

2) Apesar de ser do valhalla, ainda prefiro servidor com 100% de exp

3) Sobre itens de ROPs, eu acho que precisamos entender que o jogo precisa sobreviver para pagamento de funcionários, lucros, e etc. Então assim, por mais que exista servidores que só vivem de vender minérios de refinamento, a mentalidade do gamer de hoje já está amadurecida em um nível que existem pessoas que preferem pagar para já ter o conforto de jogar sem passar por uma dificuldade, mas jogar apenas para se divertir.

4) Modalidades de acesso controladas são muito antigas para o rag, principalmente por assinaturas. O ideal é ter acesso livre mesmo. Eu só não entendi como a pessoa vai ter acesso ao jogo se pra acessar o jogo precisa comprar um passe dentro do jogo

5) Ragnarök virou um jogo de nincho e deve ter investimentos controlados ao nível dele, acho muito difícil uma parceria com algo grande se virá com pouco retorno

 

Querer um servidor com ambiente agradável é o que sempre se espera, mas isso é algo bem difícil de se alcançar, mesmo se o jogo tivesse nas mãos de devs mais poderosas, por exemplo É utópico pensar em um servidor novo sem jogadores tóxicos, simplesmente é fora do alcance de cada um

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

A ideia é realmente muito boa, mas creio que pelo modelo burro de serviços que vem sendo praticado há anos pela Gravity/LU!/Warpportal nunca seria realizada.

No ano de 2019 o bRO rendeu cerca de US$ 1.758.000 à Gravity, com todos os sistemas de ROPs e com esse Pay2Win escancarado que nós já conhecemos.

Com esse servidor novo, a menos que eles realmente consigam transmitir uma mensagem tanto à novos jogadores (lembrando que o gênero MMORPG respira por aparelhos) quanto à antigos jogadores (que na maioria saíram do jogo por ódio ao serviço porco da LU!), dificilmente renderia mais dinheiro do que já rende IMO. 

Claro que se fosse um lançamento de jogo novo eu arriscaria que poderia dar certo (como o RO:Mobile deu por um tempo), mas o principal problema que eu vejo é o "filme queimado" do servidor, mais do que a ideia de configuração em si.

Por fim, apesar de todos esses argumentos que eu utilizei, caso sigam um caminho de marketing bem agressivo com parcerias com várias marcas e streamers/youtubers (os realmente influentes no meio gamer, não os de Ragnarok) o servidor poderia até ficar cheio por uns meses.

Link para o comentário
Share on other sites

4 horas atrás, MaKeFast disse:

No ano de 2019 o bRO rendeu cerca de US$ 1.758.000 à Gravity, com todos os sistemas de ROPs e com esse Pay2Win escancarado que nós já conhecemos.

Eita isso ai já é o lucro líquido?
Vc deduziu todos os impostos(30% no br)? Licenças de software, folha de pagamento(+90% de imposto sobre a mesma folha), plano de saúde, odontológico, vale transporte vale alimentação, datacenter, aluguel, iptu, condomínio, água, energia, telefone, limpeza, depreciação de computadores, mesas, cadeiras, armários e mais despesas não previstas que uma empresa sempre tem?
Quase ia me esquecendo:
Fez a conversão para o dolar da época?

Editado por Claitos
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Lógico que toda idéia para melhoria do nosso joguinho amado é sempre bem vinda!
E vc observa que com um pouco de boa vontade as idéia criativas brotam como água cristalina da fonte.
Mas ai vc também percebe o quanto é difícil planejar essas coisas, pois no meio da Comunidade mesmo surgem aqueles que tem o prazer mórbido de torcer pra tudo dar errado...

Hoje entendo porque alguns adms da level up desistiram de tentar manter uma troca de idéia saudável com a Comunidade, é preciso muita paciencia pra tratar com os "profetas do apocalipse" que se misturam com a galera só pra plantar o caos.
A maioria é cara que nem joga mais.

Mano, tem muita coisa no seu post que é sim viável pra jogo, outras nem tanto.
Tomara que algum adm se interesse pelo assunto, consiga de alguma forma levar até a gravity e quem sabe algum coreano bem intencionado resolva aproveitar suas idéias?
 

Pra nós que curtimos e jogamos o rag, tudo de bom e próspero que vier sobre o game, é sim vantagem pra nós!

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

Agora sobre o tópico, eu sinceramente sou contra ficar dando conselho para quem não pede.

Esse modelo p2w já está ai há anos e sem sinal de desgaste, visto que ticket vende como água, dependendo dos prêmios.
E os grupos de comércios movimentarem milhares de R$ em toda chefenia e um pouco menos durante todo o ano.

E tenham em mente(acreditem, estou aqui há mais de 15 anos) quando a empresa quiser a opinião de vcs ela com certeza vai perguntar.
Ou melhor, qdo envolver alto investimento  ela vai contratar outra empresa especializada para fazer uma pesquisa de mercado muito mais criteriosa e direcionada do que uma enquete em um forum morto que disputa atenção com discord, facebook, etc

E caras não entendo essa implicância com itens OP e facilidades que o jogo nos oferece. Deixa a Oni em paz, deixa a thanatos por ticket em paz, deixa a warp vender qtos tickets quiser.
Quando chega no kRO todo mundo posta videozinho paga pau e fica desejando que os 10 anos passem logo e o item chegue aqui, mas qdo chega e vem por ticket com 0,01 de chance custando 2BI já começa o mimimi.
Vejo isso como choro de quem não consegue conquistar nada no jogo.
Quem é full mesmo não vem aqui no forum chorar e pedir nerf do doram de thanatos dele.
É sempre um desfavorecido que vem aqui chorar. Sempre...


Quando existe algo que é muito raro e muito OP, vem gente reclamar que é muito raro e poucos tem oportunidade de ter.
Quando é algo que todo mundo pode ter, vem gente reclamar que estragou o jogo.

Aprendam a dançar conforme a dança.

Ou então criem um sindicato de jogadores de ragnarok, cobrem mensalmente 1% de tudo que cada player associado ganhou,  planejem greves, protestos e façam barulho para ver se algo muda.

 

Editado por Claitos
  • Thanks 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Share on other sites

5 horas atrás, Claitos disse:

Agora sobre o tópico, eu sinceramente sou contra ficar dando conselho para quem não pede.

Esse modelo p2w já está ai há anos e sem sinal de desgaste, visto que ticket vende como água, dependendo dos prêmios.
E os grupos de comércios movimentarem milhares de R$ em toda chefenia e um pouco menos durante todo o ano.

E tenham em mente(acreditem, estou aqui há mais de 15 anos) quando a empresa quiser a opinião de vcs ela com certeza vai perguntar.
Ou melhor, qdo envolver alto investimento  ela vai contratar outra empresa especializada para fazer uma pesquisa de mercado muito mais criteriosa e direcionada do que uma enquete em um forum morto que disputa atenção com discord, facebook, etc

E caras não entendo essa implicância com itens OP e facilidades que o jogo nos oferece. Deixa a Oni em paz, deixa a thanatos por ticket em paz, deixa a warp vender qtos tickets quiser.
Quando chega no kRO todo mundo posta videozinho paga pau e fica desejando que os 10 anos passem logo e o item chegue aqui, mas qdo chega e vem por ticket com 0,01 de chance custando 2BI já começa o mimimi.
Vejo isso como choro de quem não consegue conquistar nada no jogo.
Quem é full mesmo não vem aqui no forum chorar e pedir nerf do doram de thanatos dele.
É sempre um desfavorecido que vem aqui chorar. Sempre...


Quando existe algo que é muito raro e muito OP, vem gente reclamar que é muito raro e poucos tem oportunidade de ter.
Quando é algo que todo mundo pode ter, vem gente reclamar que estragou o jogo.

Aprendam a dançar conforme a dança.

Ou então criem um sindicato de jogadores de ragnarok, cobrem mensalmente 1% de tudo que cada player associado ganhou,  planejem greves, protestos e façam barulho para ver se algo muda.

 

Nunca li tanta escrotidão.

Link para o comentário
Share on other sites

hahahahah morri

Eu realmente gosto dos baits do Claitos. Esse, por exemplo, ele joga umas verdades no meio, e as partes que são brincadeira não são tão escrachadas. Ele incita a reflexão.

Tá bem interessante isso aqui, eu estou esperando pra comentar no final. Por favor, continuem expressando suas opiniões. 

 

Link para o comentário
Share on other sites

Sabe o q foi realmente criativo na tua ideia, @tedtbtb? Requisitar documento. Isso é muito possivelmente a medida mais eficaz pra empresa ter mais controle sobre as ilegalidades (uso de bicho ruim, comércio paralelo, etc). Porém, não sei nem se isto seria constitucional. Seria até interessante, pois permitiria o uso de loteria in-game apenas pra quem é maior de idade (uma ideia interessante pra outros jogos, não pro Ragnarok, que só tem gente old times).

Vc tb fala sobre criar uma cultura de consumir merchandise. A ideia tb é boa, mas acho arriscada.

Idealmente, ROPs seriam apenas pra visuais. Mas essa lógica não é efetiva em mmoRPG. Funciona no LOL, no Fortnite. Mas no Ragnarok, não sei.

O maior empecilho seria fazer as pessoas que pagariam pela experiência premium, como vc diz, abandonar seus personagens no Thor ou Valhalla.

Mas, olha, parabens pela ideia criativa. “Todo mmorpg tem ser f2p, p2w”... O fato q isto é o q ocorre não significa que tem que ser assim. Mas aí precisaria de gente lá na Gravity pensando fora da caixa tb, e eu não faço ideia dos planos deles.

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

A comunidade mudou, cresceu, tem outras responsabilidades. 

achar que gravity, warpportal e LUG iriam colocar itens TOPs como drop ou premio de algum evento num novo servidor que só vende "cosmeticos"... não vejo futuro nisso, não tem tanto jogador novo pra talvez ir pra esse novo servidor e ainda ter que pagar passe, mensalidade ou seja la o que for, o Thor se mantem de pé justamente por não precisar pagar nada pra acessar o servidor, uma vez ali, iniciada a jornada, pouquissimos mesmo migram pro valhala, que dirá pra esse novo server Jequiti ai...

e mesmo que esse server fosse criado, com drops dos itens TOPs OP de ROPs ou em evento. haveria venda dos mesmo por $$$, basta ver o comercio ilegal de itens e cartas, alems dos Kks, pouquissimos mesmo jogam sem recorrer a isso, seja por não achar certo e sem graça (meu caso) seja por não ter $$ pra isso (tbm meu caso, kkkk)...

 

nao é querer jogar balde de agua fria na ideia, tanto é que tenho certeza que será debatida e muito ai pela comunidade, mas eu não jogaria, tenho acesso ao valhala, não migro pra la por ter de começar do zero lá sendo que no Thor tenho meus itens que me garantem uma diversão...

  • Haha 1

Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

Link para o comentário
Share on other sites

Então, galera. Vamos lá. Tava esperando mais participações mas vou responder logo. Agradeço a todos que responderam até então.

 

A enquete não tem muita relevância mesmo, queria mesmo é gerar discussão e levar a sugestão até a staff.
Mas alguns pontos curiosos que notei: primeiro, alguns aparentemente a favor, não votaram. Segundo, dos que votaram em não, somente 3 se manifestaram a respeito de suas razões. Mas mais curioso ainda: dos 3 que se manifestaram, parece que apenas 1 realmente não gosta de alguma(s) característica(s) do servidor.

Os outros apontaram coisas extra-topic (que devem ser abordadas sim! Só não tem relação direta com o servidor e suas características. A pergunta da enquete é "você jogaria num servidor assim?", aparentemente algumas pessoas responderam como "eu não jogaria num servidor assim porque acho que a Level Up! não conseguiria se manter"). Coisas como:

1) O servidor não conseguiria se manter;
Eu discordo. "Se manter" não seria nada difícil, na verdade, né, mas é claro que as empresas querem lucro. O ponto é que a proposta desse servidor para lucrar seria diferente dos existentes, como está descrita em "propostas do servidor" no tópico.

O quão certo daria? Eu não sei. Com certeza deveriam fazer pesquisas entre não apenas seu público atual, mas fãs de Ragnarok no Brasil (ex jogadores, jogadores de private, mobile e tudo mais), talvez até com empresas especializadas, como o Claitos sugere. 

2) Alguns jogadores de hoje gostam de comprar as coisas;
O Val e o Thor não seriam excluídos. Eles poderiam continuar comprando suas coisas lá, se assim eles gostam. Abriria uma opção para outro público.
"Mas esvaziaria o Val e ele seria sim excluído", aí parece que as pessoas não gostam de comprar as coisas tanto assim, e que também gostariam de pagar acesso e conquistá-las dentro do jogo.

3) Jogadores do Val e do Thor não migrariam pra não perder seus personagens;
Vai de encontro com o ponto anterior. Grande parte das características sugeridas foram pensadas justamente para diferenciar os servidores, pra que não houvesse um êxodo total dos demais servidores. Não quer ficar renovando passe de acesso? Continua no Val. Não quer pagar nem registrar nada? Terá o Thor. 

19 horas atrás, El Bruxo Gaucho disse:

haveria venda dos mesmo por $$$

Cabe a empresa fiscalizar isso, mas isso sempre existirá, em qualquer servidor. Nesse servidor, a ideia é que o jogador tenha a opção de conquistar o item dentro do jogo, ao invés das tradicionais opções de pagar a empresa ou a outro jogador.

Em 7/24/2020 em 8:48 AM, Dundé disse:

Eu só não entendi como a pessoa vai ter acesso ao jogo se pra acessar o jogo precisa comprar um passe dentro do jogo

Eu pensei assim: um item consumível, e algum tipo de interface com uma arte do próximo update + um countdown para manutenção. Se você utiliza o item, o countdown em vermelho some, e o status passa pra um "renovado" em verde, e você teria no mínimo +x meses de acesso contando a partir do update ou a partir da expiração do passe vigente. Caso só expirasse, a pessoa teria que renovar pela loja da Level mesmo.

Em 7/24/2020 em 8:59 AM, MaKeFast disse:

No ano de 2019 o bRO rendeu cerca de US$ 1.758.000 à Gravity

Isso é sério? Onde você pegou esses dados? Tenho que dizer que achei uma quantia superior a que eu imaginava. Ainda que isso não seja o lucro, só a receita, é meio bizarro números assim (e em dólar) e recebermos um suporte tão porco da desenvolvedora.

Em 7/24/2020 em 1:26 PM, Claitos disse:

Ou então criem um sindicato de jogadores de ragnarok, cobrem mensalmente 1% de tudo que cada player associado ganhou,  planejem greves, protestos e façam barulho para ver se algo muda.

Pessoalmente, apesar de valorizar o esforço dos profissionais, não só do Brasil, mas também do Campitor e todos os outros, sou mesmo extremamente insatisfeito com o serviço prestado pela senhora desenvolvedora Gravity.  

 

Uma ultima coisa. Eu acho que talvez alguns dos que votaram mas não se manifestaram, podem ou não ter votado em não apenas para que Valhalla mantenha seu status quo. Bem, primeiro que essa não é a pergunta da enquete. Mas segundo que eu mesmo já defendi uma reformulação pro Valhalla em vários tópicos por aí e pouquíssimos, quando alguém, apoiavam. Aí fica complicado, né, amigo.

Penso assim, se parte do Val está plenamente satisfeito com o serviço premium que oferecem, eles que não lutem. Passei a ser a favor de um novo servidor (que é uma ideia que parece encontrar muito mais apoio e interesse, principalmente entre ex jogadores), ao invés de uma reformulação.

"Ah, mas grande parte do Val migraria, o servidor ficaria vazio", bem, isso só reforçaria o ponto das pessoas, na verdade, não estarem satisfeitas, e de que seria ideal que passasse por uma reformulação ou que se criasse um novo servidor. 

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Double pra falar sobre a Forma de Acesso. 

Haveriam outras possibilidades. É que isso poderia ou não fazer alguma diferença relevante na renda direta do servidor. Mas talvez o acesso pudesse ser gratuito apenas com o sistema de modo restrito. Ou, o período gratuito para registro de documento poderia ser superior (talvez até os 2 próximos updates). 

Esse registro de documento poderia se dar de várias formas. Como @Wormwood comentou, não sei até que ponto, como prestadora de serviço de jogos, eles poderiam requerer, mas acho que num cenário ideal seria o envio de selfie com documento com foto em mãos + uma foto do documento. Isso é requerido por algumas empresas de cartão digital. Não pensei sobre menores de idade sem documento, mas aí é que está, eles sempre pediram e já pedem documentos scanneados pra vários problemas que ocorrem, então não parece ser um problema, talvez pudessem requerer os dos responsáveis. Fora que iria de encontro com isso aqui

E antes que digam "impossível alguém tirar selfie com documento pra ter 6 meses de acesso e alguns itens", desde que isso seja incentivado (como aqueles itens citados no outro tópico) e de fácil execução, eu discordo. As pessoas tiram dinheiro do bolso pra ter aqueles itens/pra ter acesso a jogos, não acho que uma selfie seja tão problemática assim. 

Valeu aí a todos que comentaram até então.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

5 horas atrás, tedtbtb disse:

 

Isso é sério? Onde você pegou esses dados? Tenho que dizer que achei uma quantia superior a que eu imaginava. Ainda que isso não seja o lucro, só a receita, é meio bizarro números assim (e em dólar) e recebermos um suporte tão porco da desenvolvedora.

 

Ta aqui pra quem quiser> https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1313310/000156459020019403/grvy-20f_20191231.htm

  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Mas a realidade é bem diferente da nossa visão emocional e as vezes utópica .
Empresas sobrevivem dos lucros que seus produtos dão.
Então o que pra nós é o p2w, pra eles é a forma de gerar receita e se manter funcionando.

Todas as nossas sujestões tem que incluir o lucro dos caras, não tem jeito.
Imagina um servidor old times pré renovação e um Thor, agora adivinha qual vai dar mais lucro pros caras???

A realidade do bRO é essa que o Mestre Claitos desenhou tão lindamente.


 

Link para o comentário
Share on other sites

23 horas atrás, Claitos disse:

Eita isso ai já é o lucro líquido?
Vc deduziu todos os impostos(30% no br)? Licenças de software, folha de pagamento(+90% de imposto sobre a mesma folha), plano de saúde, odontológico, vale transporte vale alimentação, datacenter, aluguel, iptu, condomínio, água, energia, telefone, limpeza, depreciação de computadores, mesas, cadeiras, armários e mais despesas não previstas que uma empresa sempre tem?
Quase ia me esquecendo:
Fez a conversão para o dolar da época?

Essa Renda ta me parecendo meio alta, ainda mais com o dólar a 5 conto. Se o valor que ele citou fosse em Reais seria mais acreditável

Link para o comentário
Share on other sites

Eu não jogaria.

Meu motivo? Não tenho paciência pra começar outra vida no Ragnarok. Já tentei o Thor, já tentei o iRO e seus dois servidores atuais, já tentei servidores piratas. Infelizmente não tenho mais saco pra isso.

E sinceramente? Um servidor novo só ia fazer os jogadores dos atuais migarem pra lá, verem que não vale a pena em sua maioria e voltarem pros atuais. (Igual aconteceu com um servidor transcendental por aí que foi a piada do ano)

Esse jogo não tem cara que vai atrair centenas de players novos.

Em 7/23/2020 em 11:05 PM, tedtbtb disse:

Oferecer uma alternativa premium, de verdade;

Existem várias coisas que a LU!, WPBR podem fazer pra deixar o Valhalla como um Premium de respeito:

  • Eventos exclusivos ou com duração maior
  • Conteúdos exclusivos ou que sejam "pagos" no Gratuito;
  • Serviço VIP diferenciado do THOR
  • ROPs mais baratos, ou exclusivos
  • Sistema de fidelidade
  • Serviços in game mais baratos ou menos restritivos (Reset FAW, Amy Nésia, etc)
  • Tirar a penalidade de drop
  • etecetera

Eu concordo que o VIP eterno hoje do Valhalla é muito bom, comparado ao Thor que tem que pagar regularmente. Mas teleporte, asas, limite de Refino seguro...sério isso é muito semana passada......

  • Like 1

sol.gif Ad Astra

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Kaoz '-' disse:

Eu não jogaria.

Meu motivo? Não tenho paciência pra começar outra vida no Ragnarok. Já tentei o Thor, já tentei o iRO e seus dois servidores atuais, já tentei servidores piratas. Infelizmente não tenho mais saco pra isso.

E sinceramente? Um servidor novo só ia fazer os jogadores dos atuais migarem pra lá, verem que não vale a pena em sua maioria e voltarem pros atuais. (Igual aconteceu com um servidor transcendental por aí que foi a piada do ano)

Esse jogo não tem cara que vai atrair centenas de players novos.

Existem várias coisas que a LU!, WPBR podem fazer pra deixar o Valhalla como um Premium de respeito:

  • Eventos exclusivos ou com duração maior
  • Conteúdos exclusivos ou que sejam "pagos" no Gratuito;
  • Serviço VIP diferenciado do THOR
  • ROPs mais baratos, ou exclusivos
  • Sistema de fidelidade
  • Serviços in game mais baratos ou menos restritivos (Reset FAW, Amy Nésia, etc)
  • Tirar a penalidade de drop
  • etecetera

Eu concordo que o VIP eterno hoje do Valhalla é muito bom, comparado ao Thor que tem que pagar regularmente. Mas teleporte, asas, limite de Refino seguro...sério isso é muito semana passada......

Perfeito. Sem mas.

O que mais me indigna em jogar no Val é por ser um servidor premium, que em tese era pra ter mais drops, mas que mantem os drops nerfados. Não faz o menor sentido isso e chega a ser ofensivo com quem compra o passe. 

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

6 horas atrás, Onay disse:

Essa Renda ta me parecendo meio alta, ainda mais com o dólar a 5 conto. Se o valor que ele citou fosse em Reais seria mais acreditável

Só abrir o link do documento oficial da Gravity e analisar os dados. 

Ragnarok teve receita em 2019 de US$ 33milhões worldwide (no Brasil aproximadamente 1.758.000)

Ragnarok Mobile teve receita de US$ 250milhões worldwide (no Brasil aproximadamente 6.800.000)

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

10 horas atrás, Kaoz '-' disse:

(Igual aconteceu com um servidor transcendental por aí que foi a piada do ano)

Eu acho que o Transcendence tinha uma premissa muito boa, pessoalmente. Acho que o problema dele foi principalmente 1) querer focar em old times. Limita o jogo quanto a conteúdo, e a nostalgia passa e a galera vai embora 2) bichões bichões everywhere

Com excesso de bichões não dá mesmo, vira bicho ruim to win, afeta a empresa, desanima jogadores, entre outros, por isso as medidas citadas. 

6 horas atrás, MaKeFast disse:

Só abrir o link do documento oficial da Gravity e analisar os dados. 

Esse relatório aumenta um pouco a indignação quanto algumas coisas do passado. Parece que a porcentagem da Level era bem generosa, a não ser que essa "licença inicial/de renovação" citada fosse absurdamente cara (o que é uma possibilidade), deveria dar um bom rendimento, dependendo da época. Lembra quando a Level saía abrindo jogos adoidado e nós não tínhamos nem staff presente? Imagina quantos jogos desses foram abertos com ajuda do Rag, meio tenso.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Registrando aqui a opinião de @LotusPL (a parte de Pergaminho +20 é referente a opiniões pessoais que expressei, presentes também no segundo post)

7 horas atrás, LotusPL disse:

Sua proposta me lembra muita coisa de private. Não que seja ruim, mas a longo prazo esses itens PRINCIPALMENTE Perga +20 iriam quebrar as disputas e powercap de várias classe que já são muito fortes. (fora que existe um glamuor grande em ter um item +20, você acabaria banalizando isso. Igual a Xêxenia faz com Carta MVP.)

Segundo sou Vallhala Player e eu nunca gostaria de pagar pra poder jogar, o falecido odin era assim e eu nunca achei proveitoso, eu não tenho e nem quero ter que desembancar dinheiro para poder me divertir. Antes do merge, eu jogava no Asgard e eu gostava das configurações do server por ter os drops normais, itens e skills sem ser limitadas iguais ao thor e esse era o único motivo para eu estar ali ao invés do thor. A proposta do Vallhala ao MEU VER é você ter um server que você tem um retorno por jogar maior e menos tempo fazendo grinding. Por ser 2xExp/1.5Drop, Itens e Skills de locomoção, Vip e o seguro de refino. Mas não que o Pay2Win não esteja lá, menos que no Thor, mas existe por causa de Tickets de Promoção. Logo a ideia de um server igualitário na forma de conseguir qualquer equipamento já que você vai possuir um gasto em comum que é a mensalidade, não sei se chama a atenção do pessoal talvez se o server fosse atualizado tão rápido quanto o Kro até iria, mas mesmo assim eu não pagaria mensalmente ou a cada X tempo. Porquê o Odin era assim e a mensalidade não vingou e o com o tempo o Pay2Win chegou lá igual. 

Também o P2W já está instaurado só um hype/reset no server para nivelar e isso não seria justo com o tempo gasto de todo mundo no Vallhala (ou Odin/Asgard que são o que formam esse server.). Logo só resta a opção de criar um novo server com essas configurações, mas eu duvido que fariam.

Disclaimer: Entendo como P2W itens de Rops que não vem por venda direta e sim por ticket e/ou tenham efeitos tão fortes e únicos que deixam classes OP, sendo sem rops, impossível chegar a tais status. (Ex: Chips dos mechas, Máscara de Oni, Diário do Renegado.). E MVP cards por venda direta mesmo as Seladas.

 

Link para o comentário
Share on other sites

Sobre o que eu havia dito antes, sobre os 3 que haviam votado em "não", acho que ficou claro mas, dos que votaram em não, o que disse uma característica que ele não gostava foi o Dundé, que gosta do servidor 100%. O El Bruxo, além de ter tocado no assunto do servidor se manter, disse que não largaria personagens em Valhalla. O Billy havia conversado comigo por pm, ele falou algo sobre o jogo se manter e itens em Ragnarok, acho que ele não me entendeu eu não entendi ele, no final ele mandou um Adeus que eu fiquei até com medo e deixei pra lá. Mas todo mundo respondeu direitinho gente, era isso mesmo, o erro foi meu ao formular a pergunta. Só estou comentando mesmo. Kaoz e Lotus responderam depois.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

Bem, a proposta de um servidor assim seria de gerar ainda mais lucro de outras formas, além da direta porque pra isso já tem Thor e Valhalla. E eu sou contra loteria, e acho que um servidor assim deveria se manter sem loteria, se conseguisse. Eu até sugeri tipos de loterias no tópico, mas apenas com visuais e, se necessário para saúde financeira do servidor, com a ideia do Sangrento. E abaixo, no post sobre opiniões mais pessoais, também cito Pergaminhos de Refinamento, desde que eles pudessem também ser obtidos dentro do jogo. 

Como o pessoal está tão receoso quanto à saúde financeira do servidor, ainda que ele não tivesse como objetivo maior e único lucro direto, fiz esse ticket supimpa, e adicionei até uns consumíveis e itens que originalmente não cogitei pra loteria:

6232.png Pergaminho de Armadura +20 - 0,1% (adquirível por 12.000 pontos KVM)
6232.png Pergaminho de Arma +20 - 0,2% (adquirível por 10.000 pontos KVM)
12103.png Galho Sangrento - 0,3%
12919.png Caixa de Megafone [10] - 0,5%
20549.png [Visual] Aura de Supersaiadim Deus Azul - 0,5%
24422.png [Visual] Aura de Supersaiadim - 0,5%
16555.png Item de Reset Asas de Arcanjo Caído - 0,5% (adquirível por 2.200 pontos KVM)
16555.png Caixa de Pedra das Valquírias - 0,5%
12911.png Caixa de Neuralizador - 1,1%
22526.png Item de Mudança de Visual Classe 3 - 4%
20727.png [Visual] Asas Douradas da Justiça - 5%
20526.png [Visual] Asas Cerúleas - 6%
20525.png [Visual] Asas da Fênix - 6%
20765.png [Visual] Asas Imaculadas de Arcanjo - 7%
20764.png [Visual] Asas Negras do Arcanjo - 7%
14545.png Diário de Aventuras + 1 23344.png Passe de Venda [Avançado] - 8,6%
12411.png Enciclopédia de Combate + 1 23344.png Passe de Venda [Avançado] - 9,2%
23636.png Pudim de Guyak + 1 23344.png Passe de Venda [Avançado] - 10%
14545.png Manual de Combate de Classe + 1 23344.png Passe de Venda [Avançado] - 10%
13710.png Passe Antigravitacional [1] + 1 23344.png Passe de Venda [Avançado] - 11%
12265.png Ticket Seguro + 1 23344.png Passe de Venda [Avançado] - 12% 

Visual entre colchetes, como em outros servidores, é só pra facilitar a compreensão. Alguns sprites estão errados, só puxei do Pride. Preferi chamar de Pudim de Guyak mesmo. Reset de Asas de Arcanjo poderia requerer um item, ao invés dos 3kk. Antes que alguém se questione, são Pergaminhos +20 mesmo, você pode ler mais no segundo post desse tópico. A ideia é que seja um pouquinho parecido com WoW no sentido dos jogadores terminarem (ou quase) personagens enquanto esperam a próxima Expansão (ou atualização, no caso).  

Sobre o ticket, foi bem fácil de fazer. No final das contas, para uma loteria grande assim, o ideal é que ficassem apenas visuais mais populares mesmo. Acho que pros visuais da semana, o ideal é que fosse diretamente, mas se o servidor tivesse precisando tanto assim, poderia ser uma loteria pequena à parte com os 3 ou 4. Voltando ao ticket, basicamente, os visuais iam sendo trocados. A ideia é que o resto dos itens fossem constantemente consumidos e usados. Os Pergaminhos substituem muito bem os característicos equipamentos exclusivos de ROPs dos outros servidores. O que acontece hoje: o jogador que prefere gastar compra tickets até tirar o equipamento e, na atualização seguinte, vem outro equipamento que o faz repetir o processo. Nesse servidor os jogadores que preferissem gastar, ao invés de jogar, comprariam o ticket pra tirar o Pergaminho, o usaria em um equipamento, e repetiriam o processo na atualização seguinte, quando viesse outro equipamento, sendo adquirível dentro do jogo, a ser refinado. 

Pessoalmente, acho que Omni ou Mega, ou Pergaminhos de Refino de níveis mais baixos, não sejam boas opções. Com os minérios, os jogadores gastantes teriam uma vantagem enorme sobre os que gastam menos ou os que não gastam, ainda que os minérios fossem adquiríveis dentro do jogo, pois eles não dão segurança. Minérios não deveriam nunca aparecer por ROPs. Com Pergaminhos de níveis inferiores, o mesmo se repetiria, aqueles que gastassem mais conseguiriam atingir níveis mais altos ao do Pergaminho comprando minérios de jogadores in game depois (ou de bichões), enquanto que outros jogadores ficariam em sua maioria presos ao nível do Pergaminho. O +20 é ideal não apenas por toda a cultura pay to fast explicada no segundo post, mas também porque nivela os dois tipos de jogadores. E o melhor é que não tem um impacto tão grande dentro do jogo em questão de balanceamento (do +15 para o +20, por exemplo), diferente de cartas MvP.

Sinceramente, eles deveriam fazer pesquisas sim. E eu acho que esse servidor daria super certo. Seria o servidor amorzinho /s2 Os 6 meses grátis seria suficiente pra pessoa se apaixonar pelo jogo
Eu já falei no outro tópico ("o que vocês achariam?") sobre reter novos jogadores, reconquistar um público ignorado e tudo mais. Mas apenas frisando, com tanto amor e carinho, vem a melhora no engajamento e o aumento na venda de merchandise. E como merchandise pode dar dinheiro, se for uma marca querida, heim. Vocês viram quando falei que a maior parte do lucro de Pokémon vem de merchandise

As ideias pra barrar os bichões poderiam dar trabalho? Claro que dariam. Mas acredito que em conjunto com as atualizações do EAC seriam eficazes, excesso de bichões acho que não teria.

Eu já esperava uma certa resistência por parte do pessoal do fórum, pra ser sincero. Eu agradeço a todos que comentaram, é claro, pois a pergunta é "se você jogaria no servidor", e não tem nada de anormal você não querer sair do seu servidor atual onde estão seus personagens e itens. É justamente por não ser nada anormal que era algo esperado, de certa forma. Fora que, do contrário, esse servidor não seria para um público ignorado. Mas a enquete até ficou dividida. Apesar de hoje em dia, com um público de nicho, ter ficado mais o pessoal que curte ticket e tudo mais, ainda tem muitos jogadores atuais que reclamam do jogo ser p2w.

Eu queria ter chamado mais desse público, e eu até tentei. Mas vai convencer a pessoa a vir aqui e ler ao tópico inteiro, parece difícil nos dias de hoje. Com o outro tópico, que tratava do mesmo assunto, eu enviei diretamente a 3 pessoas que estavam reclamando sobre p2w na primeira publicação que vi no Face. 1 delas prontamente pediu o link e depois nunca mais voltou. A segunda disse que não tinha esperança da Level fazer isso (ele se referiu como lug mesmo). A terceira disse que comentaria, mas que seria só pra acrescentar em número, já que concordava com tudo, mas nunca apareceu. Dessa vez só fiz uma publicaçãozinha na página do Face mesmo, depois do toque em formato de bait do Claitos, mas parece bem difícil trazer pra ler o tópico. 

Tentei contato com parceiros antigos, mas parece que eles não querem saber do bRO nem pintado de ouro. 

O que a staff fará? Não sei.

Mas deixa eu contar umas histórias. :rolleyes: Não convém citar o tópico, mas eu sugeri mudanças pro Odin lá trás, lembro bem que o Kyrie quase me comeu vivo por ter sugerido 200% de Exp (ok, talvez eu tivesse sugerido 250%, mas não faz muita diferença).
Outra coisa interessante é que parece que a Level realmente achou que os 9,90 do Asgard fosse barrar bichões, tanto que eles baniam todos no começo. Eu já havia sugerido registro de PIN de celular pro Thor. Claramente eu estava errado, e também não adiantaria, mas seria mais eficaz que os 9,90 do Asgard, já que eles compravam PIN de revendedor ou algo assim, e vendiam os ROPs. Não dá pra saber o que eles pretendiam com Asgard, na verdade. Talvez a ideia dos 9,90 fosse pra hipoteticamente custear o banimento manual.
Também teve um tópico tentando salvar o Asgard de falir. Alguns achavam exagero. Se tivessem agido, talvez ele tivesse durado mais. 

Empresas costumam decidir tomar ações tardiamente. O que, às vezes, é até compreensível, pelo lado burocrático. Me lembra aquele RO que foi atualizando loucamente antes de fechar. Ou o iRO fechando por 2 meses pra trazer atualizações e abrindo o Transcendence agora que está em uma situação difícil.

Sei lá, como Wormwood meio que insinuou, mesmo um projeto simples desse parece ser demais pra Gravity. Talvez eles ajam tarde, talvez não ajam, afinal. 

Valeu aí a todos que comentaram. São todos amorzinhos, então valeu pela conversa. Sintam-se livres para adicionar qualquer coisa.

Editado por tedtbtb
mas*
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...