Sayssem Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 (editado) Olá a todos, como vão?. Uma coisa que venho me perguntando a muito tempo, mas nunca cheguei a pesquisar, são as formulas de dano e como elas acontecem no jogo. Aqui irei usar ATK como exemplo : No Ragnarok, as fórmulas de dano são bastante esquisitas, acredito que, as fórmulas de dano do sistema é completamente isolado do mundo, e só deus sabe lá como funciona direito. logo, nem tudo que parece é. Por mais de uma vez, eu planejava uma coisa, e saia outra no final; Sabe quando você compra aquele item que possui a metade do ATK que outro, e acaba que a diferença não é tão grande no dano final? pois bem... Faço uma pergunta a vocês que já estão nessa vida de planejar a build a mais tempo que eu; O que seria melhor nessa situação? Como funciona afinal, essas formulas de dano? Como por exemplo : Personagem : 100 ATK Arma : 100 ATK Habilidade causa : ATK x Lvl Base x2 /100 Então a fórmula de dano simples apresentada aqui ficaria = 200 X (175 X2) /100 Neste caso, eu investiria em mais ATK ou %? Uma vez que ATK aumenta na fórmula base, porém % no dano final. Aumentando +200 de ATK por Items, ou seja, equivalente ao DOBRO de antes, eu conseguiria daria mais dano, lógico... mas não significa que seria o DOBRO de dano. Porém, agora, e se eu acrescentar % ou invés de ATK? = 200 X (175 X2) / 100 + 50% Em qual situação o dano se sobressai? Qual das duas é melhor? Levando em consideração que o exemplo dado é de uma fonte de dano simples, que utiliza apenas o ATK como base para exemplo, se não ia ficar ainda mais difícil entender, bom, pelo menos pra mim. Editado Julho 8, 2020 por Sayssem Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Magnatrom Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 São muitas variáveis a ser consideradas, como: Status attack, Weapon attack e Equipment attack serem coisas diferentes, tratados de formas diferentes Tipo da arma e tamanho do oponente Propriedade do oponente e propriedade do seu ataque Muitos multiplicadores de dano diferentes Etc Por isso eu recomendo que utilize uma calculadora para comparar seu dano com diferentes sets, como a: 1 Citar Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 | Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98 Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
tedtbtb Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 (editado) Acrescentado ao que responderam, no iROWiki você encontra grande parte das prováveis fórmulas do jogo, se quiser fazer manualmente. Mas prefiro usar calculadoras também. https://irowiki.org/wiki/ATK ATK = (StatusATK × 2) + WeaponATK + ExtraATK + MasteryATK + BuffATK Mas nesse exemplo simplificado que você simulou aí, o ataque se saiu melhor, né. Tem algum equipamento em mente? Editado Julho 8, 2020 por tedtbtb 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Sayssem Postado Julho 8, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 8, 2020 (editado) 1 hour ago, Magnatrom said: Por isso eu recomendo que utilize uma calculadora para comparar seu dano com diferentes sets, como a: Muito legal essa calculadora!! Agora vou usar sempre! Vlw! 26 minutes ago, tedtbtb said: Acrescentado ao que responderam, no iROWiki você encontra grande parte das prováveis fórmulas do jogo, se quiser fazer manualmente. Mas prefiro usar calculadoras também. https://irowiki.org/wiki/ATK ATK = (StatusATK × 2) + WeaponATK + ExtraATK + MasteryATK + BuffATK Mas nesse exemplo simplificado que você simulou aí, o ataque se saiu melhor, né. Tem algum equipamento em mente? Minha dúvida é tipo assim : Buffar meu ATK usando um arma focada em mais ATK (100 a mais de ATQ) ou uma que recebe encantos de % (MA5 MA4) Entende? As duas tem a mesma quantidade de slots, o que difere uma da outra é que uma tem MAIS ATK, mas a outra recebe ENCANTO... A dúvida surge quando o dano da fórmula é baseada no ATK, então fiquei em dúvida sobre o que focar. Editado Julho 8, 2020 por Sayssem Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
tedtbtb Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 (editado) Eu entendi, mas depende muito. Em todo caso, nos seus exemplos, o ataque se sairia melhor. No geral, porcentagem costuma ser melhor porque já entraram outras coisas na fórmula, e também porque os itens do jogo não costumam oferecer tanto ataque puro, mas sem um exemplo prático não tem como determinar. No caso de comparações entre armas, que variam muito, as quantidades de ataque em diferenças serão altas o suficiente pra superar as porcentagens (como comparar 20% com 100~200 de atq). Se estiver pensando naquele exemplo do tópico do Sky Blow, te garanto que a Rubi se sai muito melhor. Editado - E esquece, buguei aqui, mas logicamente a resposta pra questão anterior que eu tinha feito seria 200%. Edit - Removi a parte "sobre o dano" pra não gerar confusão. Editado Julho 9, 2020 por tedtbtb 2 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Cookie Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 15 horas atrás, Sayssem disse: Focar +DANO BASE ou PORCENTAGEM de DANO? Depende.long story short: Se a arma tem ataque baixo = +ATK, pois %ATK tem um valor menor pra multiplicar. Se a arma tem ataque alto = +%ATK, pois com o valor maior o impacto do % é maior. No mais, as fórmulas podem parecer ameaçadoras no incio, mas não são tão confusas assim. No iROwiki tá bem didático, no fórum do iro também tem posts explicativos super didáticos. 1 Citar Gwynbleidd / Shion ~ / Van Höhenheim / - Spike Spiegel / - Meowth @Valhalla Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
tedtbtb Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 (editado) Só pra clarificar, no caso da Rubi, eu me referia aquele primeiro tópico que ele criou em área errada, no qual ele fazia uma comparação bem semelhante (entre porcentagem e atk). Nem acompanhei o que você respondeu. E não sei se entendi, mas vendo que ele citou Mira Apurada, e a forma como ele citou porcentagem no começo, me parece que a dúvida dele é diferente. Nesse caso, mesmo em caso de armas com ataque alto, as com ataques maiores ainda seriam quase sempre superiores, devido a grande diferença de atk. Por exemplo, mesmo uma arma com ataque relativamente já alto (Claymore) com porcentagens de até 50% vai se sair pior que uma Escarlate sem porcentagens. Digo quase sempre porque depende da diferença de ataque. Mas dessa forma que ele tá comparando (diferenças de 100~200), sempre será superior com o que nós temos no jogo, não é como na pré-renovação que você colocava uma arma fraca com 4 cartas, acho que a dúvida dele era em relação a isso. Editado Julho 8, 2020 por tedtbtb 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Cookie Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 (editado) %ranged considera todo seu atk Editado Julho 8, 2020 por Cookie 1 Citar Gwynbleidd / Shion ~ / Van Höhenheim / - Spike Spiegel / - Meowth @Valhalla Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
tedtbtb Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 12 minutos atrás, Cookie disse: %ranged considera todo seu atk Mas diferenças grandes de atk ainda vão se sair melhor que +18(no caso das Miras)~50% ou eu só to calculando errado? Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Cookie Postado Julho 8, 2020 Compartilhar Postado Julho 8, 2020 30 minutos atrás, tedtbtb disse: Mas diferenças grandes de atk ainda vão se sair melhor que +18(no caso das Miras)~50% ou eu só to calculando errado? Depende :v "Se sair melhor" é subjetivo, tem muitas variáveis que nós não estamos levando em conta, por isso eu respondi só a pegunta do tópico. Ex: "porém % no dano final.", nem todo % é calculado no valor do dano final. Sem uma fórmula/skill definida é complicado dizer o que é melhor ou não. Mas se for pra dar uma resposta genérica (como a que eu dei, só pra apresentar uma forma objetiva de analisar isso), no cenário atual do bRO, flat atk é geralmente melhor. 2 Citar Gwynbleidd / Shion ~ / Van Höhenheim / - Spike Spiegel / - Meowth @Valhalla Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Sayssem Postado Julho 9, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 9, 2020 (editado) 6 hours ago, Cookie said: Depende.long story short: Se a arma tem ataque baixo = +ATK, pois %ATK tem um valor menor pra multiplicar. Se a arma tem ataque alto = +%ATK, pois com o valor maior o impacto do % é maior. No mais, as fórmulas podem parecer ameaçadoras no incio, mas não são tão confusas assim. No iROwiki tá bem didático, no fórum do iro também tem posts explicativos super didáticos. Vou navegar um pouco mais no WIk do IRO! 5 hours ago, tedtbtb said: Só pra clarificar, no caso da Rubi, eu me referia aquele primeiro tópico que ele criou em área errada, no qual ele fazia uma comparação bem semelhante (entre porcentagem e atk). Nem acompanhei o que você respondeu. E não sei se entendi, mas vendo que ele citou Mira Apurada, e a forma como ele citou porcentagem no começo, me parece que a dúvida dele é diferente. Nesse caso, mesmo em caso de armas com ataque alto, as com ataques maiores ainda seriam quase sempre superiores, devido a grande diferença de atk. Por exemplo, mesmo uma arma com ataque relativamente já alto (Claymore) com porcentagens de até 50% vai se sair pior que uma Escarlate sem porcentagens. Digo quase sempre porque depende da diferença de ataque. Mas dessa forma que ele tá comparando (diferenças de 100~200), sempre será superior com o que nós temos no jogo, não é como na pré-renovação que você colocava uma arma fraca com 4 cartas, acho que a dúvida dele era em relação a isso. Eu acredito que meu exemplo esteja certo, eu quis utilizar o DOBRO do ATK justamente pra demonstrar que, apesar de ser o DOBRO, o dano NÃO é dobrado. Eu entendi aonde você quis chegar, mas pra ficar melhor de explicar, eu vou mudar o exemplo : Uma arma tem 50 menos de ATK base que a outra, sem considerar refinos; Porém uma vai receber encanto, a outra não. No final, uma arma vai ter mais ATK, mas sem nenhum encanto, já na outra, menos ATK, porém ENCANTADA. Assim fica mais fácil de entender eu acho. O que me deixa confuso é justamente o fato da FÓRMULA DE DANO considerar TODO ATK como BASE, então me pergunto se aumentaria mais usando % ou aumentando diretamente o ATK; Mas, como o amigo disse lá em cima, também depende do valor inicial a ser multiplicado. Afinal uma Arma com 100 de ATK e buff de 10% é = DANO + Adicional de 10% E se a outra arma tem 150 de ATK, é = DANO No fim a que tem mais ATK ganha? Não exatamente... porque como eu disse, não dobra o dano apesar de ter mais ATK... E concluo dizendo, esse negócio é muito confuso Editado Julho 9, 2020 por Sayssem 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Cookie Postado Julho 9, 2020 Compartilhar Postado Julho 9, 2020 (editado) Dobrar seu dano base de arma, dobra apenas seu dano base de arma Seu dano final não dobra porque o dano da arma (wATK) é apenas uma de várias partes do cálculo de ATK. ATK = (StatusATK × 2) + WeaponATK + ExtraATK + MasteryATK + BuffATK No iROwiki explica muito bem o que cada uma dessas partes é e como é feito o cálculo delas. No bROwiki tentaram mastigar demais a informação, sei lá, pra mim só deixou mais confuso, mas vale a leitura, pode ser que você entenda melhor por lá. Na prática: Considerando uma +14 Juliette D Rachel; 300 wATK base, em um char com 125 de FOR wATK = 300+98+((300*125)/200)+-(0,05*4*300) = 525,5 ~ 785,5 (desconsiderando a penalidade de tamanho do mob) Agora, Odin desceu em midgard e te deu uma versão bolada da arma, +14 Juliette D Asgard;600 wATK base, no mesmo char: wAtk = 600+98+((600*125)/200)+-(0,05*4*600) = 953 ~ 1333 Já quanto a skills, a grande maioria funciona assim: Dano = ATKx% ou Dano = (fórmula)% Quando eu comecei a "estudar" como funcionava os cálculos do rag eu fiquei igualmente confuso, e até hoje aprendo coisa nova todo dia. Acho que todo mundo, então rlx. Editado Julho 9, 2020 por Cookie 1 Citar Gwynbleidd / Shion ~ / Van Höhenheim / - Spike Spiegel / - Meowth @Valhalla Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
tedtbtb Postado Julho 9, 2020 Compartilhar Postado Julho 9, 2020 (editado) 16 horas atrás, Sayssem disse: concluo dizendo, esse negócio é muito confuso Concordo, por isso sempre opto por calculadoras. Eu não entendi muito bem o que quis dizer. E eu não quis dizer que seu exemplo estava errado não. O que eu quis dizer lá em cima (que você também reagiu com confused), é o seguinte: Entre uma Andre e uma carta racial de 20%, a carta racial de porcentagem geralmente (no contexto atual do jogo) vai se sair melhor; Entre uma Zipper e uma carta racial de 20%, a carta de % geralmente (no contexto atual do jogo) vai se sair melhor, entre outros possíveis exemplos. No geral, porcentagem se sai melhor, dentre os itens que existem no jogo. No caso de armas especificamente, há uma variação muito grande de atk (porque logicamente, são as armas os itens que mais dão atk no jogo). Logo, nos seus exemplos, não tem nem comparação, não tem como comparar 100 de atk com 18%. Mesmo que esses 18%, ao contrário de outras porcentagens, usem o atk final. Na dúvida, melhor sempre conferir em calculadora mesmo. e fui atropelado pelo Cookie Editado Julho 9, 2020 por tedtbtb 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Cookie Postado Julho 9, 2020 Compartilhar Postado Julho 9, 2020 Cartas raciais não afetam status atk, então se no char x a maior parte do atk for status atk (lado esquerdo do +), a andre pode ser melhor. Citar Gwynbleidd / Shion ~ / Van Höhenheim / - Spike Spiegel / - Meowth @Valhalla Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
tedtbtb Postado Julho 9, 2020 Compartilhar Postado Julho 9, 2020 (editado) 4 horas atrás, Cookie disse: Cartas raciais não afetam status atk, então se no char x a maior parte do atk for status atk (lado esquerdo do +), a andre pode ser melhor. Verdade, mas no contexto do jogo atual isso é bem difícil. Editado Julho 9, 2020 por tedtbtb Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Cookie Postado Julho 9, 2020 Compartilhar Postado Julho 9, 2020 Nem por isso significa que % é melhor que flat Atk e vice-versa, que é meu ponto, cada caso um caso. Citar Gwynbleidd / Shion ~ / Van Höhenheim / - Spike Spiegel / - Meowth @Valhalla Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
tedtbtb Postado Julho 9, 2020 Compartilhar Postado Julho 9, 2020 3 minutos atrás, Cookie disse: Nem por isso significa que % é melhor que flat Atk e vice-versa, que é meu ponto, cada caso um caso. Sim, sim, eu me refiro mais ao contexto do jogo end game, tentando maximizar tudo. Essa era uma dúvida muito comum que surgia pra mim também (sobre porcentagem e bônus diretos), e eu sempre calculava (com calculadora mesmo) e porcentagem quase sempre se sobressaía. Também faz um tempo que tenho jogado mais casualmente (na verdade, faz também um tempo que não jogo), então também tenho esquecido um pouco as fórmulas, pra ser sincero. Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
tedtbtb Postado Julho 9, 2020 Compartilhar Postado Julho 9, 2020 (editado) @Cookie "Fora a que a diferença vai ser mínima, a não ser que não use arma." Hahahaha Só percebi agora, até editei.andre sem arma STONKS e ainda era cedo, 23h Editado Julho 9, 2020 por tedtbtb 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Sayssem Postado Julho 9, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 9, 2020 13 hours ago, Cookie said: Dobrar seu dano base de arma, dobra apenas seu dano base de arma Seu dano final não dobra porque o dano da arma (wATK) é apenas uma de várias partes do cálculo de ATK. ATK = (StatusATK × 2) + WeaponATK + ExtraATK + MasteryATK + BuffATK No iROwiki explica muito bem o que cada uma dessas partes é e como é feito o cálculo delas. No bROwiki tentaram mastigar demais a informação, sei lá, pra mim só deixou mais confuso, mas vale a leitura, pode ser que você entenda melhor por lá. Na prática: Considerando uma +14 Juliette D Rachel; 300 wATK base, em um char com 125 de FOR wATK = 300+98+((300*125)/200)+-(0,05*4*300) = 525,5 ~ 785,5 (desconsiderando a penalidade de tamanho do mob) Agora, Odin desceu em midgard e te deu uma versão bolada da arma, +14 Juliette D Asgard;600 wATK base, no mesmo char: wAtk = 600+98+((600*125)/200)+-(0,05*4*600) = 953 ~ 1333 Já quanto a skills, a grande maioria funciona assim: Dano = ATKx% ou Dano = (fórmula)% Quando eu comecei a "estudar" como funcionava os cálculos do rag eu fiquei igualmente confuso, e até hoje aprendo coisa nova todo dia. Acho que todo mundo, então rlx. Estou começando a entender um pouco mais, apesar de que ainda é muito complexo! Obrigado deus biscoito 13 hours ago, tedtbtb said: Na dúvida, melhor sempre conferir em calculadora mesmo. e fui atropelado pelo Cookie Nós dois fomos uahauhauaha. 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
lLnzl Postado Julho 9, 2020 Compartilhar Postado Julho 9, 2020 resumo do resumo: Habilidades utilizam o seu ataque TOTAL. +atk ou +% vao aumentar o seu valor total, e qual é melhor depende de caso a caso. A grosso modo, % multiplica o valor fixo. 1 1 Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Sayssem Postado Julho 9, 2020 Autor Compartilhar Postado Julho 9, 2020 (editado) Vou encerrar o tópico, todas as perguntas foram muito bem respondidas, um obrigado a todos! vocês são Editado Julho 10, 2020 por Sayssem Citar Link para o comentário Share on other sites Mais opções de compartilhamento...
Posts Recomendados
Participe da conversa
Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.