Ir para conteúdo

Lidando com jogadores brasileiros.


Chihaya Kisaragi

Posts Recomendados

3 minutos atrás, Claitos disse:

Carai mano pesado isso hein. 

No japao vc é o baka gaijin e aqui no br vc é o peru pequeno....

Pelo menos morando no japão vc vai ser um dos primeiros a ter a oportunidade de usar o neuralink do elon musk e poder transferir sua consciência para a internet e viver para sempre no mundo virtual sem a necessidade de continuar usando a skin que vc nasceu né. Vai poder finalmente ser aquela donzela sedutora que vc sempre quis. Ou então vai ser o verdadeiro ghost in the shell. Imagina vc se vingando dos seus desafetos. Cara eu quero estar vivo para ver esse futuro.

 

Faz parte. Mas fui bem tratado por aqui.

De qualquer forma, esse último parágrafo aí seria super legítimo. É uma pena não poder aproveitar por mais tempo já que terei que voltar pro Brasil mesmo em estado de pandemia. Acerto de contas. Embora pude fazer muita coisa, realizar um sonho inclusive. Então, meio que estou livre pra fazer o que quiser com a vida.

Mas tenho referências o bastante para "japonizar" alguns costumes, o que deixará a vida um pouco mais conveniente.

 

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

14 minutos atrás, Vlad Dracull disse:

Ah pô, é o Ilyana !
Bem vindo de volta.
Tomara que vc volte a participar ativamente do Fórum.

 

Ao contrário do Claitos, eu nunca achei que vc fosse mulher ou quiz te pegar.
Mas sempre achei vc um cara legal.

Agradeço. Irei aproveitar. Afinal, ainda estou com vida.

Hahaha... entendo. Agradeço.

  • Like 1

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

16 horas atrás, tedtbtb disse:

Aliás, relendo o post original, acho que seria bom ter esclarecido que você é brasileiro, e que parou de jogar porque se mudou. 

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Cheguei de paraquedas e essa informação foi certamente a mais importante !

É cada um que aparece......

Link para o comentário
Share on other sites

Uau, registro em 2007, você é uma lenda sim, eu joguei ragnarok pela primeira vez em 2004 eu acho, mas nem entendia o que era fórum, meus pais tinham acabado de assinar uma internet de 256 megas de velocidade rsrs, tentei recuperar minha conta original algumas vezes e como muitos dados deveriam ser dos meus próprios pais eu careço de informações e a equipe não consegue me ajudar, uma pena :( Pq não usa sua conta antiga? Muito respeito cadastro de 2007 rs

Infelizmente não posso lhe ajudar com a questão principal do tópico pois retornei ao jogo convidado por um casal de amigos e desde então só jogo com eles, basicamente combinamos um horário e fazemos umas instâncias, apesar que o simples fato de respondê-lo já lhe dá uma base de informações, como nossos companheiros assim o fizeram na página um.

Bem vindo de volta, espero que consiga se divertir.

LD/Toque                                                      rgrf122.gif?resize=147,197                                                      Valhala

Link para o comentário
Share on other sites

4 horas atrás, ALEAC disse:

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Cheguei de paraquedas e essa informação foi certamente a mais importante !

É cada um que aparece......

Huh? Bem, não sabia que o fato de eu ter me mudado para outra parte do mundo iria fazer alguma diferença para o que procuro.

Ao menos eu não posso negar que o lugar em que estou agora me mostrou que sei nada sobre meu próprio país. E tão pouco sobre as pessoas.

Mas enfim, agradeço.

3 horas atrás, PatoleaRag disse:

Uau, registro em 2007, você é uma lenda sim, eu joguei ragnarok pela primeira vez em 2004 eu acho, mas nem entendia o que era fórum, meus pais tinham acabado de assinar uma internet de 256 megas de velocidade rsrs, tentei recuperar minha conta original algumas vezes e como muitos dados deveriam ser dos meus próprios pais eu careço de informações e a equipe não consegue me ajudar, uma pena :( Pq não usa sua conta antiga? Muito respeito cadastro de 2007 rs

Infelizmente não posso lhe ajudar com a questão principal do tópico pois retornei ao jogo convidado por um casal de amigos e desde então só jogo com eles, basicamente combinamos um horário e fazemos umas instâncias, apesar que o simples fato de respondê-lo já lhe dá uma base de informações, como nossos companheiros assim o fizeram na página um.

Bem vindo de volta, espero que consiga se divertir.

Ah, isso... já tentei migrar minha conta, mas sem sucesso. Então, acabei criando uma outra pra usar o fórum.

Ah... amigos... muito legal. Ter alguém com quem jogar é legal, de fato.

Enfim, agradeço. Por interagir aqui, já está ajudando. E farei meu melhor em readaptar ao jogo.

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

Não relacionado ao autor, mas só pra clarificar. Isso 

Em 7/28/2017 em 11:06 AM, Ðark Shadow disse:

E depois o povo vem nas redes sociais e meios de comunicação em geral , cobrar mudanças no nosso país ....

Brasileiro não consegue ser honesto nem em joguinho virtual ....

 

Seria engraçado se não fosse trágico

e isso

Em 6/25/2020 em 10:27 PM, tedtbtb disse:

@Chihaya Kisaragi 

Algumas pessoas podem apenas ter mal interpretado também ou achado que foi irônico. Acho que se eu não tivesse lido posts antigos seus, também teria estranhado.

deveriam ter saído em posts separados. Não o fiz pra não dar double.

 

Ademais, já conversamos. 

Link para o comentário
Share on other sites

Em 6/25/2020 em 8:33 PM, Chihaya Kisaragi disse:

Por que algumas pessoas ficaram bravas? Por acaso toquei em um assunto delicado?

"Lidando com jogadores brasileiros"

Sinônimos de lidar:

Enfrentar, aguentar, suportar, resolver, superar, resistir, encarar, defrontar, sofrer.

Significado de lidar:

Passar por problemas e dificuldades buscando encontrar a melhor maneira de os solucionar; enfrentar: lidou com a tragédia do modo como conseguiu.

A exemplo, um professor que tem alunos muito bagunceiros e afrontosos, vai na biblioteca e pega um livro da estante: Como lidar com seus alunos.

 

Acredito que toda essa confusão teria sido evitada usando como título do tópico: Como me dar bem com jogadores brasileiros; ou: Como interagir com jogadores brasileiros.

  • Like 1
  • Thanks 2

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

5 minutos atrás, Magnatrom disse:

"Lidando com jogadores brasileiros"

Sinônimos de lidar:

Enfrentar, aguentar, suportar, resolver, superar, resistir, encarar, defrontar, sofrer.

Significado de lidar:

Passar por problemas e dificuldades buscando encontrar a melhor maneira de os solucionar; enfrentar: lidou com a tragédia do modo como conseguiu.

A exemplo, um professor que tem alunos muito bagunceiros e afrontosos, vai na biblioteca e pega um livro da estante: Como lidar com seus alunos.

 

Acredito que toda essa confusão teria sido evitada usando como título do tópico: Como me dar bem com jogadores brasileiros; ou: Como interagir com jogadores brasileiros.

... Entendo. Faz sentido.

Bom, eu falei que minhas habilidades sociais não eram boas. Depois de toda a confusão, é melhor evitar contato mesmo. Eu desisto então. Não faz sentido.

Mas agradeço. Um bom dia aí.

  • Sad 1

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

Em 6/25/2020 em 7:29 PM, Heriol Fagottini disse:

Seu post é a xenofobia personificada, e ainda em sua versão mais grotesca: a oikofobia (de oikos, lar)

:classic_laugh:

Em 6/25/2020 em 8:53 PM, tedtbtb disse:

Me arrisco a dizer que tenha a ver com certo cenário político-ideológico do país, mas é contra as regras discutir política. 

Essa também foi a minha interpretação

Em 6/25/2020 em 8:53 PM, tedtbtb disse:

Aliás, relendo o post original, acho que seria bom ter esclarecido que você é brasileiro, e que parou de jogar porque se mudou. 

Eu já sabia disso de outros posts dele, mas concordo que seria uma informação necessária

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Acho que grande parte do mal entendido foi devido à presunção automática que você fosse, em caráter mutuamente exclusivo, estrangeiro xenófobo ou brasileiro com síndromes de superioridade quanto ao restante da população. Veja bem, não é minha opinião, mas sim o que eu pude entender sobre algumas respostas que vi aqui.

A informação de que você mora(ou) fora certamente teria adicionado um contexto importante para mudar a perspectiva de alguns, mas isso já foi comentado por outras pessoas também, então vou tentar focar na sua pergunta inicial, partindo do pressuposto que você tenha passado tempo o suficiente fora do país para ter honestamente se esquecido do que é "estar entre brasileiros", digo isso baseado na sua escrita que apesar de ser tecnicamente correta lembra à escrita de pessoas não-nativas no português. Soa quase robótica a sua forma de escrever, e não digo isso de forma pejorativa, mas puramente como uma curiosidade que observei.

Vamos lá, brasileiros 101: Geralmente os brasileiros são pessoas sem muitos rodeios para a maior parte das interações sociais. Encontramos desconhecidos e conversamos como se fôssemos velhos amigos, mesmo que sequer tenhamos trocado nomes, portanto não se espante se um completo desconhecido te enviar mensagem perguntando se quer participar de qualquer atividade in-game, e, caso aceite, prepare-se para no meio do caminho descobrir informações que podem ser consideradas pessoais demais para serem compartilhadas com estranhos por outras culturas. É comum, por exemplo, durante qualquer pausa que permita conversa, ouvir algum tipo de "desabafo" sobre a vida real da pessoa... Muitas vezes o assunto gira em torno de relacionamentos, experiências de vida ou coisas do tipo, e é visto com bons olhos você interagir naquele assunto mesmo que não esteja interessado ou que não tenha perguntado nada. Isso resume praticamente 80% das interações com brasileiros, na grande maioria das situações tanto online quanto offline.

No quesito gameplay vai variar grandemente de pessoa para pessoa, mas me arrisco a dizer que em 50% dos casos os jogadores não se importam se sua ação in-game afeta negativamente as pessoas que estão ao redor, então prepare-se para sofrer com KS e, em alguns casos, mob train. Também é comum tentativas de scam com itens de nome semelhantes então fique atento aos itens que estiver comprando em lojas de players, sempre certifique-se que é o equipamento com refinamento e carta desejados pois em português existem alguns sufixos de cartas que são bem semelhantes e podem causar confusão se estiver desacostumado com a linguagem. Na dúvida, verifique se o efeito da carta equipada é o que você imaginou. Isso não é regra, porém acontece com uma frequência maior do que a que eu gostaria de admitir.

Já quanto a conhecidos, bem, eles farão tudo o que for possível para te ajudar. Qualquer característica em comum com a outra parte é suficiente para criar um pequeno laço que pode crescer ou não, dependendo de como for cultivado. Por exemplo, estar na mesma guild é uma característica que costuma unir até mesmo jogadores que não se conhecem formalmente e essa união fará com que algumas pessoas deixem de fazer o que estão fazendo para ajudar no que você pedir, vai depender do contexto da situação e disponibilidade, mas é um comportamento muito comum também. Outros exemplos de características que podem gerar laços são gostos pessoais como música ou entretenimento (séries, anime, etc), basta uma breve conversa sobre determinado assunto que um laço estará automaticamente estabelecido e a pessoa irá te ajudar no que precisar. É visto com bons olhos que você retribua a ajuda ou até mesmo que você seja a parte que oferece ajuda, se sua situação permitir.

De resto, só posso aconselhar que se exponha a situações sociais para adquirir pontos de experiência nessa skill... Muitas vezes o melhor aprendizado vem da execução, tentativa e erro. Quanto mais conviver com pessoas, de uma forma geral, melhor suas habilidades sociais ficarão, tanto in-game quanto offline.

Bem-vindo de volta, sucesso! E cuidado com o coronga que essa caralha tá sem freio...

  • Like 3
Link para o comentário
Share on other sites

Pessoal... primeiramente, agradeço muito pela ajuda. Mas também peço desculpas, porque foi em vão. Decidi que vou dar quit no fórum. Não só isso, desisti de jogar bRO.

Motivos:

- Tornou-se um ambiente perigoso. Desde que estive observando o fórum, tive uma sensação estranha. E já descobri o que é. Sede de sangue. Não duvidaria que o jogo também esteja nesse estado;

- Não sinto que esse jogo tenha alma, e nem paixão como antes. E eu também contei com os lados bons dele, mas não é o bastante;

- Aqui já é pessoal, mas... compromissos com a vida. É, vida social. Já considerei jogar um pouco do bRO pra descontrair, mas do jeito que está e com o pessoal todo serious business, não faz mais sentido.

No fim das contas, nem sempre os fins justificam os meios. Tentei pesquisar meios para me adaptar ao jogo, mas parece que não deu muito certo dessa vez.

Mais uma vez, agradeço. E se cuidem.

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

Pô que triste isso manolo. 

Mas vc está certo. A comunidade tem estado meio tóxica mesmo. Desde....desde sempre kkk.

Mas Manda todo mundo tomar no c... e pronto. Joga o seu jogo. Não precisa mais de grupo para upar nesse jogo. Faz tudo sozinho e toca o f... para o resto.

 

 

 

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Chihaya Kisaragi disse:

Pessoal... primeiramente, agradeço muito pela ajuda. Mas também peço desculpas, porque foi em vão. Decidi que vou dar quit no fórum. Não só isso, desisti de jogar bRO.

Motivos:

- Tornou-se um ambiente perigoso. Desde que estive observando o fórum, tive uma sensação estranha. E já descobri o que é. Sede de sangue. Não duvidaria que o jogo também esteja nesse estado;

- Não sinto que esse jogo tenha alma, e nem paixão como antes. E eu também contei com os lados bons dele, mas não é o bastante;

- Aqui já é pessoal, mas... compromissos com a vida. É, vida social. Já considerei jogar um pouco do bRO pra descontrair, mas do jeito que está e com o pessoal todo serious business, não faz mais sentido.

No fim das contas, nem sempre os fins justificam os meios. Tentei pesquisar meios para me adaptar ao jogo, mas parece que não deu muito certo dessa vez.

Mais uma vez, agradeço. E se cuidem.

Não culpe/julgue a comunidade pela forma como reagimos ao seu post.

De qualquer forma, pra mim o Ragnarok está bem melhor do que anos atrás (E olha que eu sou o cara que gosta de criticar e apontar erros quando necessário)

Enfim, se vc tem problemas com habilidades sociais e de lidar com outras pessoas aconselho que procure um Psicólogo que vá te ajudar a enfrentar esse problema.

E no mais, um abraço!

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Primeiramente, minhas desculpas. Ultimamente, não tenho passado bem. Muito estresse. Então, meio que perdi o controle. Além disso, esse tópico, que era pra ser algo simples, acabou escalonando em problematizações desnecessárias e acusações com direito a ataques gratuitos (que convenhamos, com um tom bem hipócrita de "xenofobia do bem") a minha pessoa, sendo que não havia nada demais. E também, esse tópico acabou me dando más lembranças quanto à comunidade.

Mas de qualquer forma, acho que já podemos concluir o tópico. Já lembrei um pouco do que significa estar entre brasileiros. Brasileiros normais, lacradores que abusam do "acuse do que você é", problematizadores que só estão pra cagar regra na vida alheia, parças, e brasileiros que vale a pena bater um papo e brasileiros que eu quero mais distância... de certa forma, não foi uma boa experiência. Ou talvez em partes.

Então, agradeço... acho.

14 horas atrás, Claitos disse:

Pô que triste isso manolo. 

Mas vc está certo. A comunidade tem estado meio tóxica mesmo. Desde....desde sempre kkk.

Mas Manda todo mundo tomar no c... e pronto. Joga o seu jogo. Não precisa mais de grupo para upar nesse jogo. Faz tudo sozinho e toca o f... para o resto.

 

 

 

Nah, nada de tão dramático. Acho que no fim, já não é mais pra mim. Mas valeu, parça.

Bom, ainda é melhor dar quit, tanto no fórum quanto no jogo. 

504282911_Chihayasign3.png.d45d3a9969685cdfae2c6cb4e6f24da9.png

Link para o comentário
Share on other sites

Em 6/29/2020 em 6:57 AM, Chihaya Kisaragi disse:

Nah, nada de tão dramático. Acho que no fim, já não é mais pra mim. Mas valeu, parça.

Bom, ainda é melhor dar quit, tanto no fórum quanto no jogo. 

Eu não te conheço e ainda acho que você está sendo radical demais consigo mesmo. Se privar de uma coisa pq não consegue lidar com as adversidades associadas é um sinal ruim.

Mas cada um sabe de si. 

"Seja feliz na vida"

Editado por Kaoz '-'
  • Like 1

sol.gif Ad Astra

Link para o comentário
Share on other sites

Em 6/28/2020 em 2:45 PM, Chihaya Kisaragi disse:

- Tornou-se um ambiente perigoso. Desde que estive observando o fórum, tive uma sensação estranha. E já descobri o que é. Sede de sangue. Não duvidaria que o jogo também esteja nesse estado;

Chego lá no fórum do jRO e crio um tópico: Como fazer amizades com japoneses que são tão quietos e reclusos

Não devo esperar que vou ser recepcionado da melhor maneira possível.

Vou entender que a reação deles naquele tópico específico não representa a forma comum dos japoneses de se relacionarem com outras pessoas, incluindo a mim.

Além do mais, o fórum, grupo do facebook e discord sào os locais onde a comunidade mais vai para fazer suas reclamações sobre o jogo, empresa, eventos, etc. Não espere que aqui seja o melhor lado da comunidade de jogadores.

 

Em 6/28/2020 em 2:45 PM, Chihaya Kisaragi disse:

- Não sinto que esse jogo tenha alma, e nem paixão como antes. E eu também contei com os lados bons dele, mas não é o bastante;

Eu já acho o contrário. Acho o bRO muito apaixonado pelo jogo. Até mesmo os coreanos quando visitaram o Brasil falaram isso. Somos sonhadores e sofredores almejando por um ragnarok a cada dia melhor. Não consigo ver isso na comunidade do kRO, jRO e iRO (não que eu tenha muito contato com eles).

 

Em 6/28/2020 em 2:45 PM, Chihaya Kisaragi disse:

- Aqui já é pessoal, mas... compromissos com a vida. É, vida social. Já considerei jogar um pouco do bRO pra descontrair, mas do jeito que está e com o pessoal todo serious business, não faz mais sentido.

É porque você não teve a experiência de conhecer os jogadores dentro do jogo, só viu os jogadores em seus habitat onde estão mais sensíveis.

No bRO existe todos os tipos de jogadores, aqueles que só jogam para se destrair, aqueles que jogam para se divertir, aqueles que jogam para encontrar com seus amigos, aqueles que jogam para fazer uma build forte, aqueles que jogam para ver seus personagens bonitinhos, aqueles que só jogam para enfernizar os outros, aqueles que só jogam para ir na cheffênia, aqueles que só jogam para mostrar suas habilidades no PvP e zoar os outros depois, aqueles que jogam para vencer guerras, e aqueles que jogam sem saber o porquê.

 

Em 6/28/2020 em 2:45 PM, Chihaya Kisaragi disse:

Tentei pesquisar meios para me adaptar ao jogo, mas parece que não deu muito certo dessa vez.

Mais uma vez, agradeço. E se cuidem.

É, se você não se sentiu bem aqui, melhor não ter você por aqui.

Espero que encontre algum dia sua terra encantada com pessoas perfeitas e que te tratam bem 100% do tempo, te levando à boca mel silvestre e uvas frescas.

  • Like 1
  • Haha 3

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

Olha, @Chihaya Kisaragi, eu tb moro fora do Brasil e tem vários anos que não visito o Brasil. A opção de jogar no bRO foi principalmente pela nostalgia, e o bRO tem uma comunidade muito grande e muito apaixonado pelo jogo. É o ragnarok que eu joguei pela primeira vez, muito mudou, muito mesmo, mas, cara, o idioma é o nosso, daí a nostalgia bate forte.

Ser humano é ser humano em qualquer lugar. Tem gente boa, tem gente ruim. Tem gente acolorada, tem gente fria, tem gente violenta, em qualquer lugar. O povo brasileiro não é nem melhor nem pior que qualquer outro povo. E a porcentagem de jogador que utiliza o fórum é minúscula, então sugiro fortemente pra abrir o bRO e jogar por um tempo, ao invés de perguntar no fórum.

(Pelo que entendi, vc mora no Japão. Já trabalhei num restaurante japonês aqui na Inglaterra, e muito empresário japonês ia lá. Quando chegavam eram super quietos, mas assim que começavam a beber, gritavam muito. Tem gente de todos os tipos em todos os lugares) :) 

  • Like 2

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

11 horas atrás, Magnatrom disse:

Não devo esperar que vou ser recepcionado da melhor maneira possível.

Caramba, mas esse seu exemplo em nada tem a ver com o tópico criado. Ele não especifica nada no primeiro post. Ele cita experiências passadas, sem detalhes, dizendo que foi bom, e até pergunta "quais são seus costumes?", para que as pessoas respondam. Em outro post, ele cita algumas diferenças gerais entre a experiência que teve em diferentes servidores (o que seria mais parecido com o seu exemplo), e não faz juízo de valor entre elas (embora destaque que quem dá KS e afins não está preocupado em incomodar o espaço alheio, o que é uma verdade).

E "lidar", ao menos informalmente, pode ser usado como "relacionar", não apenas com caráter negativo. Além disso, a única parte do post que poderia ser interpretada como minimamente negativa, ao meu ver, é a parte de "tenho algumas impressões, mas não acho conveniente dizer", o que não significa nada concreto ou ruim. Primeiro, ele poderia ter impressões ruins da comunidade, e não teria nada de errado nisso, ainda mais quando reconhece que são impressões. Ele poderia também estar falando sobre ele mesmo (já que a frase anterior diz sobre social). Ele poderia também ter um misto de impressões positivas e negativas, mas que pode não querer ter dito para ouvir primeiro. Essa é a única parte que poderia ser considerada minimamente negativa, e ainda assim não haveria nada de errado em ter impressões ruins da comunidade? (sendo que nem sabemos se estava se referindo à impressões da comunidade mesmo, ou se ainda eram apenas ruins)

 

Tirando trolls, esse tópico foi bizarramente mal interpretado, ao meu ver. O que pode ou não querer dizer muito mais sobre a percepção que as pessoas tem da própria comunidade, do que a visão dele. 

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

o Ilyana prova mais vez que é um tr00 oldschol da escola OT de flamewar.

Olha só essa técnica despretenciosa de se colocar como vitima mas subliminarmente assumindo uma postura passivo agressiva consegue passar uma puta crítica social feliz por dimais sobre xenofobia e intolerância.

E depois de iniciar o fogo no parquinho ele simplesmente tira o corpo fora para o massacre de opiniões comece e então ele possa assistir tudo de longe sem correr risco de levar ban.

E ele não vai parar.

Nesse momento ele já deve estar pensando no próximo tópico armadilha que vai criar.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...