Ir para conteúdo

Atualização Semanal - 06/05/2020


Rufio Fastbomb

Posts Recomendados

2 horas atrás, HolyszGraci disse:

Ai que  você se engana, quanto mais apelativo ficar o rops cartas mvp, mais compensa ROPs menos compensa comprar kks.

Não me enganei não, amigo. Olhe o que Magnatrom disse, acrescentado ao que eu disse. É a forma como o mercado funciona.

Editado por tedtbtb
Link para o comentário
Share on other sites

48 minutos atrás, HolyszGraci disse:

Tinha o mesmo pensamento que você, mas nem um item caiu o preço tudo continua o mesmo preço.

Cota Transitor 1.2b

Tapa olho 1.6b

esses itens que geral quer não cai não.

Podem ter várias razões pra isso aí, por exemplo. O fluxo deles também pode ter diminuído. Como você sabe que eles circulam como antes, por ex? O mercado do jogo se adapta, não existe solução definitiva a não ser atacar o próprio mercado ilegal das maneiras corretas.

A loja de Rops do jogo já foi muito menos abusiva que hoje, por exemplo, como falei. Você pode guardar os seus Rops pra quando vir uma atualização que suba o preço dos Rops pra "além do normal", se não estiver satisfeito.

Além disso, como falei, eu não acho que a questão seja "o que compensa mais".

Editado por tedtbtb
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Onay disse:

Não é relativo, é baixo mesmo. No evento de refino eu coloquei armadura do +9 para o +10 de primeira, já para o +11 eu gastei 1b e não consegui. 

Cada burro que me aparece... /bomb 

Primeiramente, a palavrinha em branco e riscada na última frase do seu post revela seu nível de (falta de) educação... mas ok, para chamar a atenção, vale tudo. Em nenhum momento usei baixo nível para responder sua mensagem anterior. Infelizmente, ainda não se pode comprar boas maneiras no supermercado...

Em segundo lugar, explico por que considero +10 um refino RELATIVAMENTE alto: até +9, basta um pergaminho e está tudo certo. A partir do refino +10, ou você gasta com um pergaminho +11 - e nem todo item exige isso, como a própria armadura do ticket - ou você é um cara "sortudo" que consegue aumentar um nível de qualquer armadura do +9 ao +10 em apenas uma tentativa, 100% das vezes! Obviamente, esse dinheiro perdido em eventuais tentativas frustradas não deve fazer diferença nenhuma para pessoas como você, mas para um jogador médio - que era o foco do debate - sem dúvida, faz.

Por fim, interessante seu "critério" egocêntrico: até o +10 é baixo, pois conseguiu na primeira tentativa, enquanto a partir do +11 é alto, porque não teve sucesso, mesmo gastando 1 bi. Então, pessoas que conseguiram refinar de primeira um item para +11 ou +12 deveriam achar esse nível de refino baixo, não é meixmo? :rolleyes:

Fico por aqui, pois continuar nesse tipo de debate para ser insultado gratuitamente por um desconhecido qualquer é perda de tempo.

Há braços!

Link para o comentário
Share on other sites

6 minutos atrás, Heriol Fagottini disse:

A armadura dá os efeitos de uma Eddga+Kiel, e a Kiel é uma carta raríssima - ao menos no Valhalla, pois no Thor, bem... A kiel já veio por ROPS via ovo cibernético.

 

Uma parada que eu não consigo entender é MISTIFICAR  card MVP no Vrauhalla, la tem Cheffenia igual no Thor e tem uma quantia de card MVP gigante igual no Thor a Diferença é que existe um monopólio de card dos players com mais condição e fim, mas card MVP tem a rodo nesse servidor deserto...

 

O ticket não está la essas coisas de fato mas a armadura é boa...

Thor- Meca 175, Shura 175, Muso 175, Sicaria 175, Rebelde 163, Runic 170 Vrauhala- Doram 134

Link para o comentário
Share on other sites

12 horas atrás, Rufio Fastbomb disse:

Bom dia, Pessoal.

 

Segue o que entra e sai na manutenção de hoje:

 

Atualização Semanal – 06/05/2020


Servidores: Abertos

 

Entra

 

Vendas Temporárias

 

- Paraquedas dos Baphomet Jrs.

- Tiara dos ArchAngeling

- Nariz de Pierrot

- Pluma Arco-íris

- Chapéu do Bobo da Corte

- Cartola das Engrenagens

- Óculos de Segurança

- Peruca Rosa de Waifu

- Chapéu Mãe Natureza

- Chapelão do Duque Coruja

- Cartola do Gatomaníaco

- Peruca Bronze de Waifu

- Adaga Mística [3]

- Espada Mágica Celestial [2]

- Ticket de Promoção – Até dia 18/05

               Armadura do Cavaleiro Branco [1] - 0,2%
                Lenço do Insurgente [1] - 0,5%
                Anel de Brinquedo [1] - 0,5%
                Boneca da Succubus [1] - 0,5%
                Desentupidor - 1,3%
                Chicle de Bola - 4%
                Doce Mágico - 5%
                Bolinho Divino - 6%
                Grande Pílula de Combate - 6%
                Poção Média da Vida - 7%
                Poção de Guyak - 8%
                Suco de Gato - 8%
                Pergaminho de Aspersio - 9%
                Poção de Ouro - 10%
                Cartão Kafra - 11%
                Perg. de Precisão Apurada - 11%
                Amuleto de Ziegfried - 12%

Evento
- Logue e Ganhe Maio – De 01/05 a 30/05

____________________________________________

 

Continua:

 

Vendas Temporárias:

 

- Ingresso dos Mapas Especiais

 

Evento

 

- Mapas Especiais – Até dia 11/05

- Evento de Pós Páscoa – Até dia 11/05

- Evento de Doação – Até dia 11/05

- Período de Exp e Drop Bonificados - Até dia 11/05

 

_____________________________________________

 

Termina

 

Vendas Temporárias

 

- Chapéu do Príncipe Sapo

- Boina Emplumada

- Laço Pomposo

- Mochocochila

- Elmo Negro da Khalitzburg

- Capuz de Ursinho

- Gorro de Leopardo

- Máscara do Alquimista

- Boina Militar Vermelha

- Galapago Voador

- Tiara do Orgulho [1]

Evento

- Logue e Ganhe Abril – De 01/04 a 30/04

______________________________________________


Correções/Alterações

 

- A Máquina de Promoções agora está localizada em Morroc (coordenada 131 102)

- Correção no drop de algumas Armas Rubis.

- Bloqueio dos itens Sangue de Gigante Congelado e Núcleo Golem na Guerra 1.0 e 2.0

- Adicionado a Espada Orc [4] no NPC de Remoção em Malangdo

- Alterado a mensagem de exclusão dos personagens.

______________________________________________

 

Bugs

Navegação

 

- O Sistema de Navegação está funcionando normalmente, contudo o comando /navi está temporariamente desabilitado dos servidores.

Quests

 

- As quests repetíveis do episódio 16.1 estão com um bug que permitem serem completadas repetidas vezes. Esse erro já foi reportado para a desenvolvedora corrigir. Vale lembrar que se beneficiar de um bug (bug exploit) é passível de punição conforme as regras de conduta.

__

 

Lembretes

As notas de manutenção podem ser alteradas até o término da manutenção!

Reset Grátis

 

- Cavaleiros Rúnicos e Sentinelas precisam desmontar do Dragão e Worg respectivamente para realizar o reset na NPC Amy Nesia, a Mesmerista. Caso o reset seja feito montado o personagem irá bugar.

Download


Baixe o novo instalador do jogo com o EAC através do link: https://playragnarokonlinebr.com/novidades/novidades/eac-o-novo-sistema-de-protecao-do-client-de-ragnarok

A partir de hoje você só poderá logar no através do client acima.

Boa noite....

essa ultima atualização de 06/05/2020

meu ragnarok nao abre mais esta dando um erro... eu desinstalei e instalei novamente e continua a mesma coisa nao sei mais oque fazer por favor me ajudem

image.thumb.png.9252717059e321b389705eb8a46e0b6a.png

Link para o comentário
Share on other sites

14 horas atrás, Rufio Fastbomb disse:

Bom dia, Pessoal.

 

Segue o que entra e sai na manutenção de hoje:

 

Atualização Semanal – 06/05/2020


Servidores: Abertos

 

Entra

 

Vendas Temporárias

 

- Paraquedas dos Baphomet Jrs.

- Tiara dos ArchAngeling

- Nariz de Pierrot

- Pluma Arco-íris

- Chapéu do Bobo da Corte

- Cartola das Engrenagens

- Óculos de Segurança

- Peruca Rosa de Waifu

- Chapéu Mãe Natureza

- Chapelão do Duque Coruja

- Cartola do Gatomaníaco

- Peruca Bronze de Waifu

- Adaga Mística [3]

- Espada Mágica Celestial [2]

- Ticket de Promoção – Até dia 18/05

               Armadura do Cavaleiro Branco [1] - 0,2%
                Lenço do Insurgente [1] - 0,5%
                Anel de Brinquedo [1] - 0,5%
                Boneca da Succubus [1] - 0,5%
                Desentupidor - 1,3%
                Chicle de Bola - 4%
                Doce Mágico - 5%
                Bolinho Divino - 6%
                Grande Pílula de Combate - 6%
                Poção Média da Vida - 7%
                Poção de Guyak - 8%
                Suco de Gato - 8%
                Pergaminho de Aspersio - 9%
                Poção de Ouro - 10%
                Cartão Kafra - 11%
                Perg. de Precisão Apurada - 11%
                Amuleto de Ziegfried - 12%

Evento
- Logue e Ganhe Maio – De 01/05 a 30/05

____________________________________________

 

Continua:

 

Vendas Temporárias:

 

- Ingresso dos Mapas Especiais

 

Evento

 

- Mapas Especiais – Até dia 11/05

- Evento de Pós Páscoa – Até dia 11/05

- Evento de Doação – Até dia 11/05

- Período de Exp e Drop Bonificados - Até dia 11/05

 

_____________________________________________

 

Termina

 

Vendas Temporárias

 

- Chapéu do Príncipe Sapo

- Boina Emplumada

- Laço Pomposo

- Mochocochila

- Elmo Negro da Khalitzburg

- Capuz de Ursinho

- Gorro de Leopardo

- Máscara do Alquimista

- Boina Militar Vermelha

- Galapago Voador

- Tiara do Orgulho [1]

Evento

- Logue e Ganhe Abril – De 01/04 a 30/04

______________________________________________


Correções/Alterações

 

- A Máquina de Promoções agora está localizada em Morroc (coordenada 131 102)

- Correção no drop de algumas Armas Rubis.

- Bloqueio dos itens Sangue de Gigante Congelado e Núcleo Golem na Guerra 1.0 e 2.0

- Adicionado a Espada Orc [4] no NPC de Remoção em Malangdo

- Alterado a mensagem de exclusão dos personagens.

______________________________________________

 

Bugs

Navegação

 

- O Sistema de Navegação está funcionando normalmente, contudo o comando /navi está temporariamente desabilitado dos servidores.

Quests

 

- As quests repetíveis do episódio 16.1 estão com um bug que permitem serem completadas repetidas vezes. Esse erro já foi reportado para a desenvolvedora corrigir. Vale lembrar que se beneficiar de um bug (bug exploit) é passível de punição conforme as regras de conduta.

__

 

Lembretes

As notas de manutenção podem ser alteradas até o término da manutenção!

Reset Grátis

 

- Cavaleiros Rúnicos e Sentinelas precisam desmontar do Dragão e Worg respectivamente para realizar o reset na NPC Amy Nesia, a Mesmerista. Caso o reset seja feito montado o personagem irá bugar.

Download


Baixe o novo instalador do jogo com o EAC através do link: https://playragnarokonlinebr.com/novidades/novidades/eac-o-novo-sistema-de-protecao-do-client-de-ragnarok

A partir de hoje você só poderá logar no através do client acima.

Meu Ragnarok esta dando "Falha ao tentar conexão com o servidor de Patch. 

bug rag.png

Link para o comentário
Share on other sites

16 horas atrás, Heriol Fagottini disse:

Você não sabe o significado da palavra monopólio.

 

Quando citei o monopólio me refiro a players que se acham dono do server que querem controlar certos respawns de certos Mpv's , não vou entrar nesse mérito pq não jogo no vrau, na real nem jogo mais rag, mas quem joga nesse server sabe a realidade ai.

Thor- Meca 175, Shura 175, Muso 175, Sicaria 175, Rebelde 163, Runic 170 Vrauhala- Doram 134

Link para o comentário
Share on other sites

Sinceramente tratar a economia desse jogo como se fosse vida real não faz sentido algum, o pessoal mal deseja negociar contigo se tu manda PM e concerteza os preços não estão baixando por conta da falta de circulação de Zeny no servidor, quer saber o porque?

 

Lojas de verdade abaixam seus preços porque precisam vender os tais produtos para: pagar funcionarios, fornecedores, aluguel, eletricidade,  água e etc.

 

Enquanto isso estamos falando de um jogo online, os garotos ai com 5 lojas de revendas não dao a minima se eles ficam 1 ano sem vender nada pois são as mesmas pessoas que provavelmente tem pelo menos 10 esferas de 1b e podem equipar um personagem deles quando eles criarem vontade e assim o preço acaba stagnando pois qualquer item levemente abaixo do preço é rapidamente comprado por esse povo e então mofa na loja deles até um alguem comprar.

 

Claro que alguns items mais "Gerais" seguem essa logica (Como consumiveis e items super genericos e faceis de conseguir)

 

Então por mais que o ticket  não afete a vida dos novatos que jogam diariamente ou players que ja possuem seu gear completo, acaba afetando de quem não tem muito tempo para jogar e deseja vender rops para montar seu primeiro personagem e poder participar mais do endgame

 

A dica mesmo é não gastar seu suado dinheiro por enquanto

Editado por Rachel Vasconcelos
- Estava muito mal escrito -
  • Like 2
  • Thanks 2
Link para o comentário
Share on other sites

Um possível motivo pro ROP ter desvalorizado é simplesmente porque talvez agora tenha mais gente vendendo rops. O número de jogadores aumentou, então não me surpreenderia em ver mais gente comprando rops, mas isso é só uma hipótese.

O ticket desse mesmo veio mais fraco, então o rop tá valendo menos. Normal. Melhor esperar mês que vem. Hoje em dia no Ragnarok, pra uma pessoa que não pode jogar muito, a única maneira de fazer dinheiro é comprando um item que agora está mais barato (Anel de Brinquedo, Lenço do Insurgente, Desentupidor, e Boneca da Succubus), esperar várias semanas, meses, e daí revender.

Livre mercado não abaixa nem aumenta valor de moeda. O valor da moeda, no mundo real, flutua conforme o giro da moeda, e a farra louca em cima de especulação financeira, e títulos de dívidas. Espero que o evento de doação de zeny em troca de xp realmente consiga desinflacionar o zeny.

  • Thanks 1

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

23 minutos atrás, Rachel Vasconcelos disse:

Sinceramente tratar a economia desse jogo como se fosse vida real não faz sentido algum, o pessoal mal deseja negociar contigo se tu manda PM e concerteza os preços não estão baixando por conta da falta de circulação de Zeny no servidor, quer saber o porque?

 

Lojas de verdade, o livre comércio em si abaixa preços porque precisam vender os tais produtos para: Pagar funcionarios, comprar mais produtos, pagar o aluguel, pagar a eletricidade, pagar a água e por ai vai.

 

Enquanto isso estamos falando de um jogo online, os garotos ai com 5 lojas de revendas não dao a minima se eles ficam 1 ano sem vender nada pois são as mesmas pessoas que provavelmente tem pelo menos 10 esferas de 1b e podem equipar um personagem deles quando eles criarem vontade e assim o preço acaba stagnando pois qualquer item levemente abaixo do preço é rapidamente comprado por esse povo e então mofa na loja deles até um alguem comprar.

 

Claro que alguns items mais "Gerais" seguem essa logica (Como consumiveis e items super genericos e faceis de conseguir)

 

Então por mais que o ticket  não afete a vida dos novatos ou players que ja possuem seu gear completo, acaba afetando de quem não tem muito tempo para jogar e deseja vender rops para montar seu primeiro personagem e assim ter poder pra farmar porque o povo com os "tops" simplesmente nao baixam a mula

 

A dica mesmo é não gastar seu suado dinheiro por enquanto

Iria postar exatamente a mesma coisa.

Os "barões" do comércio não fazem fluxo de caixa e vão largar os itens mofando na lojinha até alguém comprar de um jeito ou de outro.

Essa abstração de oferta/demanda simplesmente não funciona no bRO.

Link para o comentário
Share on other sites

33 minutos atrás, Rachel Vasconcelos disse:

Sinceramente tratar a economia desse jogo como se fosse vida real não faz sentido algum, o pessoal mal deseja negociar contigo se tu manda PM e concerteza os preços não estão baixando por conta da falta de circulação de Zeny no servidor, quer saber o porque?

Lojas de verdade, o livre comércio em si abaixa preços porque precisam vender os tais produtos para: Pagar funcionarios, comprar mais produtos, pagar o aluguel, pagar a eletricidade, pagar a água e por ai vai.

Thank You

Link para o comentário
Share on other sites

Sim uma das razões do baixo valor dos rops são o numero mais elevado de players por haver mais pessoas vendendo mas se os tickets estivessem bons o preço ficaria pelo menos na margem dos 8 - 9kk o que seria aceitavel para um servidor mais lotado na minha opinião

Vender rops À 5 - 6 kk é patético, por favor, economizem e valorizem sua renda

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

20 minutos atrás, Rachel Vasconcelos disse:

Sim uma das razões do baixo valor dos rops são o numero mais elevado de players por haver mais pessoas vendendo mas se os tickets estivessem bons o preço ficaria pelo menos na margem dos 8 - 9kk o que seria aceitavel para um servidor mais lotado na minha opinião

Vender rops À 5 - 6 kk é patético, por favor, economizem e valorizem sua renda

Eu tbm n vendo, vendo no minimo a 9kk,abaixo disse prefiro comprar visuais ou equipamentos para meu uso.

 

Uma vez queria grana, mas so tinha 10k de rops, fui ver um cara e ele pagava 7kk, perguntei o que ele queria, me listou 3 visuais, comprei os 3 e guardei para mim, deixei sair da loja e vendi cada um com valor de 30kk, se eu vendesse para ele teria ganho 21kk, teria perdido 27kk

Editado por Grimpop
Link para o comentário
Share on other sites

Não citaram a conversa que tive com o outro usuário diretamente, mas como foi a única discussão no tópico a respeito de mercado no jogo, vou tomar a liberdade de responder. ?

@Rachel Vasconcelos

Discordo que não faça sentido algum, é claro que faz. você mesmo usa exemplos no seu último post? Mas sim, tem diferenças, acho que ninguém disse que não. Você cita um exemplo isolado de um jogador que prende o item. Bem, o item é dele, ele coloca o preço que quiser, e eu também citei isso.

Em 5/6/2020 em 3:24 PM, tedtbtb disse:

...Podem ter várias razões pra isso aí, por exemplo. O fluxo deles também pode ter diminuído. Como você sabe que eles circulam como antes, por ex?...

Além disso, o jogo também tem revendedores etc. Se o item acabou entre os revendedores e ainda existe gente interessada, a oferta não está suprindo a demanda. Se o item acaba entre os revendedores e afins, e você ainda está sem o item, você procura outros vendedores em potencial, e pode chegar em um exemplo que pode se encaixar no citado (a pessoa que tem o item, mas só tem 1, e costuma usá-lo, e por isso não quer vendê-lo. Ou o amigo que vai esperar o item chegar na loja novamente pra levar prejuízo ?). 

 A forma como o item é introduzido (loteria, venda direta, evento, drop), a quantidade de tempo que ele passa fora da loja etc., são mais algumas das coisas que vão influenciar seu preço também.

Falando especificamente de demanda e oferta, que citaram bastante. A própria forma como o item vem influencia. Se vem por loteria e é um item muito desejado, a oferta dificilmente suprirá a demanda, e também por isso o preço do item.

2 horas atrás, Rachel Vasconcelos disse:

Então por mais que o ticket  não afete a vida dos novatos que jogam diariamente ou players que ja possuem seu gear completo, acaba afetando de quem não tem muito tempo para jogar e deseja vender rops para montar seu primeiro personagem e poder participar mais do endgame

Se essa loja de Rops que saiu ontem tivesse saído há um tempo atrás (com as devidas equivalências, como por ex, trocar essa armadura por uma Btt) o preço do Rops teria ido às alturas. A loja de Rops hoje em dia é muito mais abusiva que antigamente como todo modelo p2w, isso é normal pra continuar alimentando a saciedade de uma pequena parcela de pessoas as quais a empresa, aos poucos, virá refém de. Aliás, essa atualização e suas reclamações é uma ótima oportunidade pra ver o caminho que esse modelo de negócio vai levando. Ela é mais agressiva em todos os sentidos, até mesmo a quantidade de itens que é introduzida de uma vez por atualização.

Numa situação hipotética, alguém poderia ter reclamado há muito tempo, argumentando a mesma coisa. E hoje a mesma situação se repete. Só terá efeito temporário.

A melhor coisa a se fazer, caso a pessoa não esteja satisfeita com o preço dos Rops por kk, é seguir essa dica que eu também sugeri:

Citar

A dica mesmo é não gastar seu suado dinheiro por enquanto

Se não estiver satisfeito, guarde seu dinheiro, ou guarde seus Rops. O Zeny é a moeda desvalorizada, não o contrário. Se realmente, não estiver disposto a vendê-los, você pode guardar seus Rops com a certeza de que em pouco tempo serão valorizados com alguma atualização eventual, o mesmo não pode ser dito do Zeny. pelo menos não em curto prazo

Editado por tedtbtb
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Esse evento de doação é horrivel em termos de desinflacionar o Zeny, 5kk por um misero de exp no level 120+, tipo, pra que? botasse um preço mais acessivel e aumentasse a exp um tanto para valer a pena e dai sim eu acreditaria que iria ocasionar alguma ajuda 

Editado por Rachel Vasconcelos
Porque pelo jeito o que eu boto para fora de casa todo dia é ofensivo
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

14 horas atrás, Maki Maki (Aramaki Makizou) disse:

Será que ajuda se estender a doação por mais 1 ou 2 semanas?

Apenas a Warpportal sabe se o evento está dando certo ou não. Pode ser que o valor esteja baixo, ou alto, o que importa é se as pessoas estão usando. Acho que é um teste. Talvez o melhor é ter esse evento de doação por um tempo, daí volta aquele npc de loteria, daí volta esse doação. Enfim, sempre ter pelo menos um evento que escoe uma parte dos zenys do servidor, mas só a Warpportal sabe se dá certo ou não. Não consigo pensar em outra maneira de conter a inflação.

O problema do npc de loteria é que, tipo, um dos prêmios era flor de planta carnívora, que é uma das maneiras dos iniciantes levantarem uma grana. O valor da flor de planta carnívora foi lá pra baixo e, por um tempo, não valia a pena farmar esse item. O que eles poderiam fazer é vender ticket pra mapas especiais por zeny, faria um pouco mais de sentido (mas daí a empresa perderia talvez)

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

Em 5/7/2020 em 11:05 PM, Rachel Vasconcelos disse:

Esse evento de doação é horrivel em termos de desinflacionar o Zeny, 5kk por um misero de exp no level 120+, tipo, pra que? botasse um preço mais acessivel e aumentasse a exp um tanto para valer a pena e dai sim eu acreditaria que iria ocasionar alguma ajuda 

Um valor mais acessivel e uma xp descente eu realmente teria investido os lvls mais altos.

mas coloquei meus chars tudo no 12x, por 200k que é suave e to de boa.

5kk pela xp que retorna é ridiculo.

  • Like 1

948107332_WhatsAppImage2020-06-14at11_00_11.jpeg.27487ec4bc2d538cf83e74e499b3af59.jpeg

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...