Ir para conteúdo

Farei meu TCC sobre Ragnarok Online!


Dark_Musician

Posts Recomendados

Bom dia gente! Sou estudante de arquitetura e urbanismo e atualmente estou no meu quinto e último ano, portanto chegou o momento de eu escrever o temido Trabalho de Conclusão de Curso, e levando em consideração que um dos principais fatores para a escolha do tema é você ter interesse pela área na qual você vai dissertar sobre, não pude esquecer desse jogo que me transmite uma grande memória afetiva, que é o Ragnarok, o qual eu estive presente ativamente de 2011 até o inicio de 2018.

"Ah, mas o que tem a ver Ragnarok Online com o seu curso?" TUDO. A infinidade de conteúdo que o jogo possui e suas cidades serão o foco principal do meu trabalho. Pretendo abordar todas as localidades presentes no mundo de Rune Midgard, que são muitas rs, apresentando a sua relação com a história do jogo e cultura, pois sabemos que o jogo possui influência da mitologia nórdica e da cultura oriental. Pretendo dar um enfoque também sobre a cidade de Brasilis, afinal a cidade foi retratada com muitos detalhes do nosso país, incluindo obras arquitetônicas ?

Então, vim criar esse tópico, pois além de poder compartilhar esse meu próximo desafio, estou aberto a sugestões, bem como agradeceria bastante se caso vocês possuírem referências bibliográficas sobre o jogo, pois eu não encontrei muita coisa, já que páginas de Wikipédia não podem ser usadas como base (não há problemas caso as referências estejam em inglês). O que eu consegui achar e que certamente vai me ajudar bastante é este guia, porém ele está um pouco desatualizado.

spacer.png

  • Like 5

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Bacana! Olha, um caminho possivel seria a representação de certas culturas em algumas cidades temáticas no Ragnarok. É fácil achar qual foi a inspiração de algumas cidades (Brasilis, Moscovia, Amatsu). Acho que um tópico aí seria como certas construções da paisagem urbana (como o calçadão do Rio de Janeiro, aquela igreja de Brasília, o uso de certos elementos estilisticos em Morroc) constituem um esteriótipo das cidades. Não conheço nenhum outro MMORPG que tenha alguma cidade tematica sobre o Brasil, exceto o Ragnarok. Mas, se vc achar outros jogos, acho que ficaria mais interessante. Daí o tema poderia ser “a representação da paisagem urbana brasileira nos jogos eletronicos”, as semelhanças e as diferenças entre as representações.

Mas, daora mano, força aí no projeto! :)

Vale a pena usar Ticket de Promoção? https://www.youtube.com/watch?v=neCFkaV0i6k

Link para o comentário
Share on other sites

Boa sorte com o projeto

Em 3/24/2020 em 10:22 AM, Dark_Musician disse:

consegui achar e que certamente vai me ajudar bastante é este guia, porém ele está um pouco desatualizado.

Uau, você achou uma preciosidade.

Desatualizado é relativo, aparentemente ele engloba praticamente todo o conteúdo de Midgard (continente) e ainda boa parte das ilhas-nação, se quiser acrescentar as demais, ou até mesmo Ash Vacuum, temos sempre o bROwiki e os hotsites para dar aquela refrescada na memória. Não sabia deste impedimento de conteúdo vinculados à wikis não poderem ser referenciados, na minha concepção, basta que conste na referência bibliográfica a data de acesso é o endereço, para que possa ser verificada a posteriori se a informação está de acordo com a fonte (waybackmachine like), mas posso estar enganado e vale consultar seu orientador.

PeriodicPossibleGiraffe-size_restricted.gif

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Wormwood disse:

Bacana! Olha, um caminho possivel seria a representação de certas culturas em algumas cidades temáticas no Ragnarok. É fácil achar qual foi a inspiração de algumas cidades (Brasilis, Moscovia, Amatsu). Acho que um tópico aí seria como certas construções da paisagem urbana (como o calçadão do Rio de Janeiro, aquela igreja de Brasília, o uso de certos elementos estilisticos em Morroc) constituem um esteriótipo das cidades. Não conheço nenhum outro MMORPG que tenha alguma cidade tematica sobre o Brasil, exceto o Ragnarok. Mas, se vc achar outros jogos, acho que ficaria mais interessante. Daí o tema poderia ser “a representação da paisagem urbana brasileira nos jogos eletronicos”, as semelhanças e as diferenças entre as representações.

Mas, daora mano, força aí no projeto! :)

Agradeço as sugestões e pela força! Eu pretendo dar uma focada maior em todas as ilhas-nação, ja que sao baseadas em cidades reais, em Morroc, que deverá ser o palco para uma intervenção projetual, alem de prontera, capital do jogo. Meu trabalho vai ser muito visual, recheado de printscreen ?

 

52 minutos atrás, Pickles disse:

Boa sorte com o projeto

Uau, você achou uma preciosidade.

Desatualizado é relativo, aparentemente ele engloba praticamente todo o conteúdo de Midgard (continente) e ainda boa parte das ilhas-nação, se quiser acrescentar as demais, ou até mesmo Ash Vacuum, temos sempre o bROwiki e os hotsites para dar aquela refrescada na memória. Não sabia deste impedimento de conteúdo vinculados à wikis não poderem ser referenciados, na minha concepção, basta que conste na referência bibliográfica a data de acesso é o endereço, para que possa ser verificada a posteriori se a informação está de acordo com a fonte (waybackmachine like), mas posso estar enganado e vale consultar seu orientador.

Obrigado!

Verdade, esse guia é dificil de encontrar e vai me ajudar muito, uns 70%, diria. De resto, o que faltar devo ir em busca dos hotsites mesmo, e de outros artigos realizados sobre o jogo.

Entao, sobre o browiki, há uma restrição para todos essas enciclopedias digitais, pois elas estão sempre abertas para edição, por "qualquer" pessoa, o que torna o site de menor credibilidade. 

Editado por Dark_Musician

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Mês passado eu achei um TCC sobre Ragnarok de outro curso, mas é bem antigo

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4496/1/arquivototal.pdf

Parabéns pela iniciativa de fazer um TCC sobre esse amado jogo e boa sorte

 

Em 3/24/2020 em 10:22 AM, Dark_Musician disse:

"Ah, mas o que tem a ver Ragnarok Online com o seu curso?" TUDO. A infinidade de conteúdo que o jogo possui e suas cidades serão o foco principal do meu trabalho. Pretendo abordar todas as localidades presentes no mundo de Rune Midgard, que são muitas rs, apresentando a sua relação com a história do jogo e cultura, pois sabemos que o jogo possui influência da mitologia nórdica e da cultura oriental. Pretendo dar um enfoque também sobre a cidade de Brasilis, afinal a cidade foi retratada com muitos detalhes do nosso país, incluindo obras arquitetônicas ?

Eu tava pensando nisso outro dia. O quão incrível cada jogo é, a galera tem q montar uma geografia imensa, construir cidades, mapas, desertos, mares, florestas 

 

Editado por Onay
Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Onay disse:

Mês passado eu achei um TCC sobre Ragnarok de outro curso, mas é bem antigo

https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/tede/4496/1/arquivototal.pdf

Parabéns pela iniciativa de fazer um TCC sobre esse amado jogo e boa sorte

 

Eu tava pensando nisso outro dia. O quão incrível cada jogo é, a galera tem q montar uma geografia imensa, construir cidades, mapas, desertos, mares, florestas 

 

 

Muito obrigado! Eu vou dar uma olhada nesse arquivo

E sim, há jogos que possuem esse apelo com os detalhes de forma muito bacana, alguns até possuem arquitetos por tras, para auxilio na construção dos cenarios (nao sei se acontece algo desse tipo com o Rag), mas de qualquer forma, o jogo e muito rico nesse quesito.

  • Like 1

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Mano sério que vc vai fazer tcc do joguinho que ainda roda no directx 7?

Tu não entendeu nada do curso não mãedafoca? ficou matando aula para upar char torto??

Vai fazer um trabalho acadêmico baseado na arquitetura café com leite tirada da cabeça dos coreanos.

Os devs qdo foram desenvolver brasilis simplesmente jogaram brazil no google imagens e copiaram o que veio primeiro. 

Os caras acham que o Rio é a capital do Brasil....

Mano geral te elogiando e te incentivando pq são pescotapas que só querem ver o mundo queimar.

Mas eu, seu manolo Claitos, vim aqui dar o papo sincero para vc.  

Sua mente está dominada pelo jogo maldito. Eu sei como é essa dorga mano. Mas vc tem salvação.

Aproveita essa quarentena para jogar até o c.. fazer bico e tenta enjoar do joguete. 

Se envolve com uma shemale bem manipuladora e entrega tudo que vc tem na mão dela pq quem sabe se decepcionando depois de tomar o golpe do bau virtual vc consegue se libertar dessa prisão gostosa que o rag. 

Depois vc volta a pensar como adulto e passa a estudar de verdade.

 

 

  • Like 2
  • Haha 2
Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Ah, finalmente achei esse post! hahaha

Ragnarok é tudo de bom, não é só um joguinho 2d/3d. Quando defender, posta pra gente ler ♥

Eu comecei outra faculdade (na área de ti/web dev) e tenho usado muito o rag também, seja para a criação de ferramentas, como para a criação de conteúdo (inclusive pro meu blog dos abzíneos hahaha)

Muito bom conseguir estudar (ou trabalhar com) aquilo que gosta

  • Like 2

EXORCISAMUS BLOG || MOSTVALUABLETIMER - seu timer de MVPs e Instâncias

Link para o comentário
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Oi gente! Vim para dar uns updates sobre o trabalho:

- Em conversa com o orientador, acabei mudando algumas coisas no meio do caminho, sobre a forma que iria abordar o jogo e o meu tema. 

- Ainda sim, o Rag vai estar inserido dentro do meu tcc, de maneira mais sutil,  basicamente sendo o que o @Wormwood sugeriu, falando sobre as representações culturais dentro do jogo.

Agradeço pelas mensagens de apoio. Assim que finalizar, devo voltar aqui pra postar o link ?

  • Like 2

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Tem um trabalho de 2017 sobre as representações e estereótipos dentro do Ragnarok, vide título e o link:

"Amazônia virtual no game Brasil Ragnarök online: representações, construção e circulação de sentidos sobre a região"
https://www.seer.ufrgs.br/intexto/article/view/63866

Baixei um banco de dados de criaturas do Ragnarok e fiz uma planilha tentando ligar nomes e classificações, tenho este modelo aberto de planilha:
https://docs.google.com/spreadsheets/d/14gt8BRp-vxejzkraIhJQBU6CCaeK1FevYdd7wOmQUyM/edit#gid=2074547142

Porém, tenho em privado uma relação com criaturas de RPG (D&D e Ragnarok) estive fazendo isso para tentar estabelecer relações e uma possível forma de adaptação automática. Estou na etapa de análise desses dados, mas observei uma série de referências externas e algumas difíceis de pegar. Por exemplo, suspeito que "Fabre" seja uma homenagem ao grande entomologista Jean-Henri Fabre   , ou ainda que o Bongun e a Munak são típicos "vampiros orientais", sem contar os projetos globais onde cada criatura é amarrada com um folclore, porém meu trabalho não busca essas referências.

Antes de terminar de escrever esse post, achei mais uma iniciativa de fazer a "lore" de monstros, e eles tem um espaço para "fatos do mundo real" (em inglês):
https://forums.warpportal.com/index.php?/topic/106898-encyclopaedia-ragnarok-monster-lore-mitten/?fromsearch=1

  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...