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Eddie Bishopp

[Guia] O Compêndio de Alquimia

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A reprodução deste compêndio é proibida.
Caso necessário, contate diretamente o autor para dialogar sobre a permissão de reprodução.
Algumas ilustrações são compostas de recursos gráficos da Gravity Co, isentando direitos intelectuais sobre as mesmas.

Introdução

 

"A alquimia é uma arte milenar que procura compreender a natureza em métodos, ensinamentos e experiências. O refinamento de materiais, a compreensão do que nos cerca, o regenerar e o desfazer em frascos e ervas  apalpar o inacessível e revelar o imperceptível, estes são as missões que constituem o vislumbre dos alquimistas. O conhecimento sempre fora como uma chave — e assim, mais do que nunca, estende-nos as mãos ao que o coração almeja."

 

— "Hendreill de Aramago", Eddie Bispo, Servidor Thor. 2020.

 

Clarificando os objetivos destes que buscam o conhecimento, devemos seguir para compreender um pouco mais sobre a alquimia e como nos beneficiarmos dela com os métodos mais eficazes."


Atributos

Na alquimia, apenas três atributos são relevantes: a sorte de adquirir os melhores frascos, a destreza de preparar e despejar categoricamente os ingredientes certos, e a inteligência de absorver as técnicas e ensinamentos, e pô-los em prática.

 

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Entre as três qualidades, o que mais requer prioridade são a sorte e a destreza, equivalente ao dobro do que se vale a inteligência — e isto será especificado detalhadamente através da fórmula definitiva do sucesso na alquimia.

 

 

Habilidades

As habilidades do alquimista são os que fazem sua profissão, e com elas, se produzem curas e dores. Portanto, explicarei sobre as habilidades em cada etapa do caminho.


O Mercador

Nenhuma habilidade de mercador é usada como pré-requisito para as classes seguintes, entretanto, não é custoso relembrar a grande importância do carrinho. Não só funciona como um inventário a parte, como também poderá ser sua arma principal durante sua jornada, além da conveniência de vender e comprar itens dos NPCs com preços mais vantajosos, além da oportunidade de comércio com outros jogadores. Além disso, Mammonita pode ser útil para os mais abastados na hora de evoluir.

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Em resumo, deve-se focar em suas habilidades e perícia de comércio e capacidade de carga, para comportar o máximo possível de itens para não depender frequentemente do armazém. Recomenda-se:

 

Habilidades de mercador

 

O Alquimista

Já com os alquimistas, como estamos focando na criação de itens, todas as habilidades devem ser voltadas à produção e aos bônus que podem te beneficiar. A Pesquisa de Poções e o Preparar Poção serão, obviamente, suas habilidades principais, portanto devem ser maximizadas. Arremessar Poção não é apenas um passo para outras habilidades maiores, como também será usada para ser a fonte principal de cura para assistentes e homúnculos.

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Fogo Grego e Terror Ácido serão suas habilidades ofensivas principais como alquimistas. Embora não sejam tão utilizadas devido a sua combinação na transclasse, ainda é uma forma de causar bom dano, especialmente em monstros de grande HP.

 

A Bioética e as habilidades de homúnculos, Vaporizar, Criar e Ressuscitar Homúnculos são habilidades importantes e devem ser as primeiras a serem adquiridas, além de um devido Embrião. Isso se deve ao fato de que o homúnculos — especificamente um deles — desempenha um papel importante na fórmula da alquimia, e colabora bastante na evolução do personagem. É um investimento palpável tanto em produção quanto em batalha.

 

O Revestimento de equipamentos, no caso do alquimista que visa a produção, não são importantes, já que esta habilidade é voltada à caça de monstros muito mais fortes do que os visados neste momento da evolução. Portanto, enquanto alquimista, deve ser posta como menos importante.

 

Habilidades de alquimista

O Criador
Para começar, devemos esclarecer de que a jornada ao conhecimento é árdua. Portanto, aos que visam desviar deste passo e pular diretamente ao Bioquímico, saibam que muitos atributos e vantagens são perdidos no processo devido a tanta pressa.

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O Arremesso de Poções Compactas pode não parecer tão útil durante a prática, já que a quantidade de vida curada não é tão grande por ser uma habilidade em área, porém ela será vital devido a um equipamento específico que desempenha grande importância na construção de personagem. Portanto, é recomendado maximizá-la.

Bomba Ácida será sua grande distribuidora de dano enquanto criador. Apesar de requisitar força — o que é escasso aos alquimistas, ela ainda pode desferir bons números e facilitar um pouco a evolução.

A Proteção Química Total não apenas agiliza o processo de proteção dos equipamentos, como também torna o método muito mais eficiente, consumindo apenas um frasco para todo o armamento.

O Cultivo de Plantas é uma habilidade assumidamente posta como habilidade de coleta, ou seja, apenas útil para adquirir mais facilmente itens de cogumelos e plantas, podendo criar exponencialmente — ou não, já que a chance de produzir uma planta é pura sorte — hordas de cogumelos e plantas. Itens como esporos, álcool, soluções alquímicas e pedras elementais podem ser adquiridos em algumas dezenas de minutos de produção de plantas, então pense com carinho na hora de adquirir esta habilidade.

 

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O Bioquímico

Aqui se inicia o ápice da alquimia, com habilidades poderosíssimas para artilharia e criação, facilitando estupidamente a velocidade de evolução.

 

Como produtores, tanto a Farmacologia Avançada quanto a Culinária Avançada serão seus carros-chefe. Com elas, você produzirá itens que beneficiam seus atributos, auxiliam mais na batalha e fluem como água no comércio.

 

A Reação Alquímica é uma forma estranha de produção de itens — não apenas alquímicos — que transforma um determinado item em determinada quantidade em outro item resultante em quantidade aleatória. Em alguns casos, é de grande vantagem utilizar a transmutação de itens para conseguir ingredientes, então verifique a lista completa de itens transmutáveis.

Habilidades de carrinho como Aprimorar Carrinho, Propulsão de Carrinho, Propulsão de Carrinho, Tornado de Carrinho e Canhão de Prótons são as preferidas dos bioquímicos, causando bom dano em área que pode ser ampliado com os equipamentos certos, além de requisitar atributos que coincidem com os de alquimistas farmacêuticos.

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Itens relacionados a bombas, como Criar Bomba Orgânica, Arremessar Item e Esporo Explosivo são de devida importância. Entretanto, visando a melhor produção de poções, devem ser postos como pouca prioridade, até alcançar todas as habilidades de criação de itens.

 

Catalisador Alquímico e Bomba Napalm servirão como substitutas potentes da Bomba Ácida, já que age justamente como uma bomba ácida em área, com dano mais ampliado quando maximizada. Mas como as outras habilidades de combate, deve ser adquirida apenas posteriormente.

 

Habilidades de plantas como Planta Sanguessuga, Planta Infernal, Muralha de Espinhos, Armadilha de Espinhos e Erva Daninha são outras alternativas de pouca importância, mas grande potência, que podem ser vistas como principal forma de dano.

 

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Homúnculos

Como supra sumo da criação alquímica, os homúnculos são indispensáveis para qualquer espécie de alquimista, mas especialmente ao que pretende criar poções. Não apenas por sua utilidade na batalha, como também durante suporte e até através de benefícios para produzir.

 

De início, é necessário o uso de um Embrião para invocar o monstro com a habilidade Criar Homúnculos. Assim, um tipo de homúnculos é feito randomicamente, em uma forma aleatória. Apesar de haver diferença entre os tipos, de nada interfere a forma do homúnculos, apenas sua aparência. Seus atributos serão aleatórios, portanto verifique atentamente o seu progresso.

 

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Para alquimistas farmacêuticos, o mais útil dos quatros é o Vanilmirth. O amorfo possui habilidades mágicas e um HP razoável, mas sua coroa alquímica é a habilidade Mudança de Planos, que não apenas aumenta sua força e inteligência, como também aumenta as chances de produzir poções.

 

Como alternativa, Amistr, Fillir e Lif — em ordem preferencial — beneficiam seu criador mais durante a batalha do que nos frascos em si, sendo Amistr perfeito para defesa, Fillir para ataque acelerado, e Lif para suporte.

 

É importante evoluir seu homúnculos com você enquanto busca se tornar um bioquímico, transmutando-o com uma Pedra do Sábio. Apesar de não ser algo urgente enquanto criadores, a evolução de seu homúnculos é um pré-requisito para transformá-los em Homúnculos S.

 

Como Homúnculos S, temos a opção de Dieter, Eira, Sera, Bayeri e Eleanor, podendo escolher a evolução mais adequada durante a missão. Supondo que você escolheu e evoluiu um Vanilmirth ao máximo, se recomenda adquirir um Dieter — devido a sua natureza defensiva — ou uma Sera — perfeita para danos em área e de boa velocidade.

 

Para evoluir a lealdade com mais eficiência, alimente-o duas vezes quando a barra de fome alcançar 14/100. Assim, ela ganhará +10pts em cada vez, e acabará em 34/100. Um minuto é um ponto a menos de fome, portanto, retorne em 20 minutos e verifique se a fome retorna aos 14/100. Repita o processo com cautela até adquirir a árdua lealdade alta.

 

 

Lealdade

Estado

1 - 3

Inimigo

4 - 10

Não Amigo

11 - 100

Baixíssima

101 - 250

Baixa

251 - 750

Nenhuma

751 - 910

Normal

911 - 1.000

Alta

 

Também há um contratempo: caso um criador não evolua seu homúnculos para a segunda forma e se torne um bioquímico, este homúnculos pode não evoluir para sua versão S e será necessário deletá-lo e refazê-lo. É uma configuração do jogo que prejudica muitos jogadores desavisados que não se comprometem na evolução paciente de seus homúnculos. Portanto, evolua sua lealdade ao máximo, e após adquirir nv. 99 com ele, evolua-o para forma S.

Alquimia & Alquimia Avançada

Agora, explicaremos como funciona a alquimia em si, suas fórmulas e os itens necessário para cada produção. Como dito anteriormente, os atributos principais a este tipo de alquimista é a destreza, a sorte e a inteligência. Isto se deve por conta da seguinte fórmula:

 

Chance = [(Nível de Pesquisa de Poções) + (Nível de Preparar Poção × 3) + (Nível de Mudança de Planos) + (Nv. de classe × 0,2) + (DES × 0,1) + (SOR × 0,1) + (INT × 0,05) + (Dificuldade do Item)] %

 

Como descrito, durante a produção, a inteligência vale por metade dos outros atributos restantes. Portanto, é a menos priorizada. Além disso, o nível de classe do alquimista influencia fortemente na chance de produzir, criando um dilema que trataremos brevemente. Além disso, o tipo de item a ser criado possui sua própria dificuldade, ou seja, é muito mais fácil criar uma poção branca do que um embrião ou uma poção elemental.

 

Dito isto, em quesito de classe, número definitivo da fórmula, um criador pode criar com mais eficácia do que um bioquímico, que pode produzir mais do que um mero alquimista, pois o limite de classe de cada um, respectivamente, é nv. 70, nv. 60 e nv. 50. Entretanto, com alguns atributos excedentes e equipamentos certos, a alquimia do Bioquímico torna-se infalível diante todas as opções, produzindo sem perder uma folha de erva.

 

Novamente, o conhecimento é precioso, portanto, é impossível a prática de alquimia sem os devidos Manuais. Do volume I ao IX, e um exemplar exclusivo de poções elementais, o alquimista pode produzir uma vasta gama de itens. Grande parte dos manuais é obtido apenas através dos mentores na Guilda dos Alquimistas, com exceção de dois: O Manual Vol. 8 de Poções Compactas pode ser adquirido gratuitamente ao se tornar alquimista com nv. 50 de classe, poupando umas centenas de milhares de zenys, e o Guia de Criação de Poções Elementais é adquirido apenas através de uma missão especial.

 

Os itens principais para produção são Vasilhas de Mistura, Garrafas Vazias, Tubos de Ensaio, Garrafas de Poção, sendo as garrafas vazias adquiridas apenas por monstros, impossível de comprar por NPCs comuns, apenas o NPC de utilidades da instância Torneio de Geffen.

Abaixo, serão listados os itens alquímicos tradicionais na hora de produzir, deixado de lado os menos populares — que podem ser verificados na lista completa.

Nome do Item

Manual

Itens necessários

Poção Vermelha

Manual Vol. 1: Poções Comuns

Garrafa de Poção

Erva Vermelha

   

Poção Amarela

Garrafa de Poção

Erva Amarela

   

Poção Branca

Garrafa de Poção

Erva Branca

   

Poção Azul

Garrafa de Poção

Erva Azul

Scell

 

Embrião

Orvalho de Yggdrasil

Semente da Vida

Cápsula da Criação

 

Álcool

Manual Vol. 2: Álcool

Tubo de Ensaio

Garrafa Vazia

5 Caules

5 Esporos Venenosos

Frasco de Fogo Grego

Manual Vol. 3: Fogo Grego

Garrafa Vazia

Tecido

Álcool

 

Frasco de Ácido

Manual Vol. 4: Ácidos

Garrafa Vazia

Coração Imortal

   

Frasco de Planta Carnívora

Manual Vol. 5: Plantas

Garrafa Vazia

2 Flores de Planta Carnívora

   

Frasco de Esfera Marinha

Manual Vol. 6: Explosivos

Garrafa Vazia

Tendões

Neurônio

 

Frasco de Revestimento

Manual Vol. 7: Revestimentos

Garrafa Vazia

Coração de Sereia

Presa de Zenorc

Álcool

Poção Compacta Vermelha

Manual Vol. 8: Poções Compactas

Tubo de Ensaio

Poção Vermelha

Espinho de Cacto

 

Poção Compacta Amarela

Tubo de Ensaio

Poção Amarela

Bigodes de Toupeira

 

Poção Compacta Branca

Tubo de Ensaio

Poção Branca

Areia Estelar de Bruxa

 

Poção Anti-Água

Guia de Criação de Poções Elementais

Garrafa de Poção

Gema Azul

3 Coração de Sereia

 

Poção Anti-Vento

Garrafa de Poção

Gema Azul

3 Pó de Traça

 

Poção Anti-Terra

Garrafa de Poção

Gema Amarela

2 Jellopies Tamanho Família

 

Poção Anti-Fogo

Garrafa de Poção

Gema Vermelha

2 Brasões

 

Semente de Planta Selvagem

Livro de Genética Vegetal

10 Frutas Espinhosas

     

Semente de Planta Sanguessuga

10 Raízes de Planta Carnívora

     

Esporo de Cogumelo Explosivo

10 Esporos de Cogumelo

5 Esporos Venenosos

2 Misturas de Pólvora

 

Poção Branca Especial

Livro de Farmacologia

10 Tubos de Ensaio

20 Poções Brancas

10 Ervas Brancas

Álcool

Poção Vitata 500

10 Tubos de Ensaio

10 Uvas

10 Méis

10 Ervas Azuis

Suco Celular Enriquecido

10 Tubos de Ensaio

5 Poções de Concentração

5 Poções de Despertar

5 Molhos Picantes

Poção de Recuperação

10 Tubos de Ensaio

5 Panaceias

20 Ervas Verdes

Mastela & Folha de Yggdrasil

Poção Pequena de HP

Como Aumentar sua Força

10 Garrafas Vazias

5 Rações de Monstro

10 Ervas Brancas

Molho Picante

Poção Média de HP

10 Garrafas Vazias

10 Ervas Brancas

10 Ervas Amarelas

Molho Picante

Poção Grande de HP

10 Garrafas Vazias

15 Ervas Brancas

3 Mastelas

Água Benta & Molho Picante

Poção Pequena de SP

Como Aumentar sua Energia

10 Garrafas Vazias

10 Limões

10 Uvas

Molho Doce

Poção Média de SP

10 Garrafas Vazias

10 Méis

10 Ervas Azuis

Molho Doce

Poção Grande de SP

10 Garrafas Vazias

10 Geleias Reais

15 Ervas Azuis

Molho Doce

 

Escolha

Ao destrincharmos a fórmula de alquimia, percebemos a importância do nível de classe e como isso é limitado diferentemente conforme evoluímos nossos alquimistas. Com isso, alguns jogadores podem se deparar com um dilema enfadonho: criador ou bioquímico?

Apesar de bioquímicos serem a resposta mais óbvia como melhores farmacêuticos, o fator nível de classe acaba se tornando um grande diferencial assim que passamos de criadores para bioquímicos. Veja o comparativo bruto, sem equipamentos e encantamentos, ou buffs:

Criador

Bioquímico

Nível de Classe

70

Nível de Classe

1

Item

Embrião

Item

Embrião

SOR

99+11

SOR

99

DES

99+14

DES

99+1

INT

25+7

INT

25

Chance

82%

Chance

66%

 

A mudança do resultado é bruscamente reduzida, sendo remediada apenas em certo nível, voltando ao equilíbrio próximo ao nv. 150. Ao alcançar o nível atual máximo — nv. 175 — o bioquímico consegue sobrepor as vantagens do criador em atributos brutos, mas sua potencialidade não se limita apenas nisto.

 

Criador

Bioquímico

Nível de Classe

70

Nível de Classe

60

Item

Embrião

Item

Embrião

SOR

99+11

SOR

120+2

DES

99+14

DES

120+8

INT

25+7

INT

120+12

Chance

82%

Chance

84%


Além dos atributos exacerbados, o Bioquímico possui uma variedade muito maior e mais vantajosa de equipamentos com múltiplos encantamentos e cartas que tornam o criador um alquimista secundário, como Botas Temporais, Armaduras do Herói, entre outros.

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Tendo este conhecimento, o jogador deve assegurar de sua decisão: “devo parar no caminho mais curto e estável do criador? Ou devo investir mais em um bioquímico e maximizar seus atributos?” São valores que pesam individualmente para cada um, e é uma discussão em que vale a pena ser elaborada. Nenhuma resposta é a “correta”, mas uma se encaixa mais nas condições e no preparo do jogador do que a outra. Leve em consideração recursos como tempo, consumíveis, equipamentos e dinheiro.

 

 

Equipamentos

Para diferenciar de outros guias, eu não apenas listei equipamentos relevantes, mas também os organizei em quatro graus de potência: latão, bronze, prata e ouro — onde equipamentos de latão são equipamentos do mais baixo custo, mas menor eficácia, e os de ouro são os mais eficazes, porém exageradamente custosos.

 

Novamente, depende do empenho do jogador com a produção da alquimia e o quanto ele pretende investir. No fim de cada coluna, haverá um preço estipulado pelo mercado atual de cada item. Este valor desconsidera equipamentos que podem ser adquiridos com menor esforço, como Carta Poring, Maçã de Guilherme Tell ou equipamentos adquiridos por eventos, mas inclui o valor de equipamentos que podem ser adquiridos por NPCs fixos. Este valor é volátil e pode sofrer oscilações agressivas.

 

 

Além disso, por favor, verifique os pré-requisitos dos equipamentos em databases ou no jogo antes de comprá-los.

 

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Equip. de Latão

Equip. de Bronze

Equip. de Prata

Equip. de Ouro

Chapéu

Maçã de Guilherme Tell

Espírito do Humor **

Elmo das Valquírias +5

Lâmpada Mágica +12

Orelhas

 

Monóculos

Máscara de Ferreiro **

Óculos SOR+1

Boca

Carta Imperfeita **

 

Balão de Pouring Natalino

Armadura

Vestimental Nobre

Armadura das Valquírias

Armadura das Valquírias SOR+3

Malha Heroica do Comércio

Capa

Manteau de Morrigane

Pele de Verme Rainha SOR+4

Pele de Verme Rainha +6 SOR+4 SOR+5

Pele de Verme Rainha +12 SOR+5 Bi S. Sorte

Botas

Sapatilhas de Cristal

Sapatilhas de Cristal

Botas Temporais DES +6

Botas Temporais DES +12 SOR+5 Instinto

Armas

Haedonggum **

Adaga da Boa Ventura

Adaga da Boa Ventura

Excalibur INT+4

Escudo

   

Escudo das Valquírias

Escudo de Piamette

Acessório

Rosário **

Rosário

Bracelete Safira

Bracelete Safira

Acessório

Rosário **

Rosário

Bracelete Safira

Bracelete Safira

Carta de Chapéu

 

Holden *

Siorava

Siorava

Carta de Chapéu

 

Salgueiro Ancião *

 

Siorava

Carta de Chapéu

       

Carta de Armadura

Poring*

Poring*

Leopardo Filhote

Leopardo Filhote

Carta de Capa

   

Donzela Verde

Donzela Verde

Carta de Botas

     

Amon-Ra

Carta de Armas

Lunático *

Drops * Trip

 

E. Morroc INT 3 Trip

Carta de Escudo

   

Jirtas

Jirtas

Carta de Acessório

 

Rabo de Verme *

Zerom

Zerom

Carta de Acessório

 

Rabo de Verme *

Zerom

Zerom

Estimativa

725.000 Z

4.620.000 Z

186.250.000 Z

950.000.000 Z


* Itens e equipamentos acessíveis que não foram inclusos no orçamento.
** Itens e equipamentos adquiridos através de missões ou NPCs de lojas, e os preços foram estipulados.

 

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"Como recomendação do autor, o conjunto de equipamentos de prata são os mais “custo-benefício”, e recomendo adquiri-los — especialmente os Braceletes Safiras. Vale ressaltar que o preço exorbitante dos itens listados no conjunto de ouro assusta alguns jogadores, entretanto, não se sinta incomodado ou impotente por não conseguir adquiri-los. Tente adquirir o máximo que puder na medida do possível.”

— "Hendreill de Aramago", Eddie Bispo, Servidor Thor. 2020.

 

Além disso, outros equipamentos podem ser listados para expandir o conhecimento e a versatilidade dos alquimistas na hora de prepararem poções ou coletarem seus próprios ingredientes

 

9fNlKkdUdQ2uBeD8Yu5KzrBys5afm1gFsoHHpz9tugrSQWPBwYan9AqUmPrJZ2B4Ho1qyYo9nQLd1p_bVs5iIGexopl7Q9hjKF5zLH9ayIEqAumtZr1HIyqitk1ZNvM8cZNJzbuy Lacinho da Cozinheira [1]

Um laço que se tornou famoso por ser muito usado pela famosa cozinheira Sanja. Dizem que carrega um encantamento especial que melhora a destreza de seu usuário na cozinha.

DES +3. SOR +1

Refino +7 ou mais:

Ao derrotar monstros, chances de derrubar Kits de Culinária.

Tipo: Equipamento para cabeça

Equipa em: Chapéu de Topo

Defesa: 5

Nível necessário: 70

Classes: Todas

 

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Cuidar de um jardim pode ser entediante, mas este chapéu deixa a sua vida despreocupada para caçar itens, então relaxe e beba alguma coisa!

Ao derrotar monstros:

1% de chance de derrubar Esporo Explosivo ou Semente Sanguessuga.

Refino +7 ou mais:

Ao derrotar monstros:

0,5% de chance de derrubar Semente Selvagem.

Refino +9 ou mais:

Aumenta o dano de Canhão de Prótons

Tipo: Chapéu de Topo

Defesa: 10

Nível necessário: 100

Classes: Bioquímicos

 

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Dizem que esse gorro vermelho pertencia ao lendário Saci Pererê, um garoto de uma perna só que vive aprontando travessuras.

Pequena chance de derrubar o item Erva Azul ao derrotar monstros da raça Planta.

Tipo: Chapéu de Topo

Defesa: 6

Nível necessário: 30

Classes: Todas

MHB8Y6WA5SsV3YuH43WXMOUjufldxeGGVjk-9CtAilBw8NgMsSrDBc7jTADfP1LaaiFijOAryPqO9D4sOU47XBfz9YTqdeJktThIV5uOG8Oc5CT8-r4QmkYVd3U4p5F5aCknlQ0j Bata de Operação Verde [1]

Uma bata de um estudioso que enlouqueceu depois de estudar os Homúnculos por muito tempo.

DES +1.

SP máx. +30.

Conjunto Bisturi.

Chance de derrubar Coração Imortal ou Álcool ao derrotar monstros da raça Humanoide ou Bruto.

Chances aumentam a cada refino da armadura.

Tipo: Armadura

Defesa: 66

Nível Necessário : 100

Classe: Bioquímico

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Adaga que simboliza o alquimista. Algumas poucas vezes transforma o alvo em um monstro diferente (exceto MVPs).

Tipo: Adaga

Força de Ataque: 110

Nível da arma: 4

Nível necessário: 36

Classes que utilizam: Alquimista

BdntTeqj766pkfqVgBNA8GRCD5S5Iln-5f_D3R6sOYxbvODbPxoRyvh8i7_pzrEdJQX12bRBthDO1oGEo0oTwIyqnTeP_0cUZsl19GiYDqoWy3CEnReZTE-YC4oLFSOPhgGbIIrM Bolsa Quadrada Vermelha [2]

Bolsa oficial da Sociedade dos Alquimistas. Seu design único e seu tom vivo de vermelho são populares. Indestrutível em batalha.

HP máx. +200.

Dano de Terror Ácido e Fogo Grego +20%.

FOR base 90 ou mais:

Ao realizar ataques físicos, 5% de chance de infligir Atordoamento no oponente.

Ao derrotar monstros, chance de derrubar Poção Vermelha, Laranja, Amarela, Branca ou Azul.

Tipo: Maça

Ataque: 130

Nível da Arma: 3

Nível necessário: 50

Classes: Transcendentais de Espadachins, Noviços, Mercadores e evoluções

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Uma espada mágica que porta 4 diferentes propriedades elementais.

ATQM +95. INT +4. FOR +2. DES +1.

Dano físico contra a propriedade Neutro +10%.

Ao realizar ataques físicos, 5% de chance de autoconjurar Lanças de Gelo nv. 3.

Ao usar Lanças de Gelo:

Autoconjura Lanças de Fogo nv. 3.

Ao usar Lanças de Fogo:

Autoconjura Relâmpago nv. 3.

Ao usar Relâmpago:

Autoconjura Coluna de Pedra nv. 3.

Tipo: Espada

Ataque: 105

Nível da arma: 3

Nível necessário: 70

Classes: Tranclasses de Espadachins, Mercadores, Gatunos e evoluções

O52QlyA2nvqFxBZxhv0CY3lcPpP5VhqVZqdX6yka1Mo_diaUt22EWYUBuuVLfuzVw3Ia8Wm5kSSmuSHsP6dXhw4PMg_4qmJkzKZxLOMPrEsUwcrdAtDc8fqbZp7B1leGW4prDh1s Espada de Honglyun [1]

Espada usada no ritual de adoração aos deuses.

FOR +2. INT +2.

Ao realizar ataques físicos, 0,5% de chance de autoconjurar Chuva de Meteoros nv. 1.

Tipo: Espada

Ataque: 160

Propriedade: Fogo

Nível da arma: 4

Nível necessário: 70

Classes: Espadachins, Mercadores, Gatunos e evoluções

 

SuFMA2yvguBrWsSefDO1zNM36AjLttKuhT87hvbLHTo_Htd_MMJ8thnczDd3b2nDX4cmj1VCAFWgJR0gH33YpGU0HvfVKH85MRxk4LGKLBKo2YK5itE40Sgg8Qxm-bHIZ_axQe2H Escudo da Piamette [1]

Um coelho fofinho e macabro que pertenceu à Piamette. Ele ainda carrega parte da essência de sua antiga dona.

DES +1. DEFM +6.

Resistência a todas as propriedades +5%.

Conjunto Lacinho da Piamette

A partir do refino +7 do escudo:

Resistência a todas as propriedades +2% por refino do escudo.

Tipo: Escudo

Defesa: 40

Nível necessário: 30

Classes: Todas

 

2H2i0wMnAFw1Zc6e_jya_lKrd6ydOIJKsus_GN-13Wp0tKN2XIkjvc2MTZ7CEoG0-YKrAdixjLVb9CV9U7wL9fzUBB1Nc1goZ9N4pC05TZIucVi3_ig2dejG0j6WTjEROccwo1aO Pantufas de Coelho [1]

Chinelinhos felpudos no formato de coelhos. Muito usados por mulheres nos dias frios.

Mas não se espante se vir alguns homens de pernas peludas andando pelas ruas de Prontera com eles...

SOR +3, DEFM +3.

Tipo: Calçado

Defesa: 9

Nível necessário: 30

Classes: Todas, exceto Aprendiz

 

HQE1s2sbmt05x-oMr9pFVHWHSUPXfi4_lPREKDILy69_Ae84PMqzGTvTdKvsKsbAQJf63kJfjxswqDiJ2Lb7ZSiYzNPrBmHEd2qrAD9EaAN-p5QfEqbjfAyFhlAv2Wx4rAGpaFaW Lampião das Trevas [1]

Um assustador lampião que emana escuridão.

SP máx. -300.

Habilita Chama Reveladora nv. 1.

Ao derrotar monstros:

0,5% de chance de derrubar Álcool, Detrimindexta ou Karvodailnirol.

Tipo: Acessório

Defesa: 0

Nível necessário: 100

Classes: Todas

 

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Conjunto Carta Muka, Carta Zipper, Carta Raggler e Carta Leopardo Filhote

SOR +13.

VIT +1.

FOR +1.

ATQ +30.

Recuperação de HP +10%

A cada ataque físico, recupera 1 de SP.

Ao atacar monstros normais, 1% de chance de transformar o alvo em outro monstro.

HP e SP máx. +7%.

Dano de Mammonita +20%.

Adiciona a chance de ganhar o item Caixa de Presente ou Velha Caixa Azul toda vez em que um monstro for derrotado.

Se usado por personagens da Classe Mercador e suas evoluções, ao receber dano mágico de alvo único, 20% de chance de refletir a magia, suas armaduras não podem ser danificadas.

Tipo: Cartas

Equipa em: Chapéu, Arma, Armadura, Calçado e Acessório

 

7UP6pFedURaoMbJ7wleUv3_gJAeT55SBR1XfcKXPOFzeGfYrxIWtLp5h_HBcbCL8u0HbAMvx8sEaLctdMQgVuZrP-fCigeEISFUOS-chnRJWR7uP1ry7mvtHzRKgBkfNE7_r-GiP Conjunto do Alquimista

Conjunto Carta Muka, Carta Zipper, Carta Raggler e Carta Leopardo Filhote

FOR +5.

SOR +5.

VIT +1.

ATQ +30.

Recuperação de HP +10%

HP e SP máx. +7%.

Dano de Mammonita +20%.

Drena 1 de SP cada vez que o usuário estiver atacando ou utilizando habilidades ofensivas.

Se usado por personagens da Classe Mercador e suas evoluções, suas armas e armaduras não podem ser danificadas.

A cada ataque físico:

Recupera 1 de SP.

Alquimistas e evoluções:

Ao realizar ataques físicos, 1% de chance de autoconjurar Adrenalina Pura nv. 1.

Ao derrotar monstros, chance de derrubar Frasco de Revestimento e Caule.

Tipo: Cartas

Equipa em: Chapéu, Arma, Armadura, Calçado e Acessório

 

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Adiciona a chance de ganhar uma Erva Vermelha, Amarela ou Branca toda vez em que um monstro do tipo Planta for derrotado.

A erva ganha recupera 50% a mais de HP.

Tipo: Carta

Equipa em: Acessório

 

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Adiciona a chance de obter Poções Antifogo, Antiágua, Antiterra e Antivento ao derrotar monstros.

A erva ganha recupera 50% a mais de HP.

Tipo: Carta

Equipa em: Acessório

 

Mascotes

Mascotes têm suas utilidades, além da estética. Estes mascotes são os únicos que dão bônus específicos para os atributos úteis aos alquimistas:

 

Poring
São capturados com Maçãs Verdes, que são derrubadas pelos próprios. Você pode alimentá-los com Sucos de Maçã, que podem ser feitos através da missão e, quando em lealdade alta, oferecem SOR +2 e Crítico +1.

 

Poporing
São capturados com Ervas Amargas, que são derrubadas por Plantas Verdes, Kikimoras e Droseras. Você pode alimentá-los com Ervas Verdes e quando em lealdade alta, oferecem SOR +2 e Tolerância a Envenenamento +10%.

 

Sohee
São capturadas com Facas de Prata da Castidade, que são derrubadas por Plantas Brancas, Marinas ou Muscipulares. Você pode alimentá-los com Ração para Bichinho e, quando em lealdade alta, oferecem FOR +1 e DES +1.

 

Esporo Venenoso
São capturados com Erva Letal, que são derrubadas por Flor do Luar, Gatos de Nove Caudas ou Tirfing. Você pode alimentá-los com Ração para Bichinho e, quando em lealdade alta, oferecem FOR +1 e DES +1.

 

Pesadelo Sombrio
São capturados com Contrato Infernal, que são adquiridos apenas através de ROPs. Você pode alimentá-los com Planta Fresca e, quando em lealdade alta, oferecem Imunidade a Sono e INT +1.

 

Filhote de Lobo do Deserto
São capturados com Ossos Secos, que são derrubados por Esqueletos Piratas ou Cães Infernais. Você pode alimentá-los com Ração para Bichinho e, quando em lealdade alta, oferecem INT +1 e SP +20.

 

Miyabi Ningyo
São capturadas com Contrato Infernal, que são adquiridos apenas através de ROPs. Você pode alimentá-los com Planta Fresca e, quando em lealdade alta, oferecem Imunidade a Sono e INT +1.

Munak
São capturadas com Sem Destinatário, que são adquiridos apenas entregando um Retrato Velho para o Domesticador em Izlude. Você pode alimentá-los com Planta Fresca e, quando em lealdade alta, oferecem DEF +1 e INT +1.

Não se esqueça que, assim como os homunculus, os mascotes também precisam de alimento e atenção. Fique atento à janela de mascote e alimente-os na hora certa para acrescentar sua lealdade e garantir os bônus, que só são disponíveis quando alcançada a Lealdade Alta.

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Caminho

O caminho do alquimista é árduo, até mesmo para os que não tem intuito de alcançarem o ápice alquímico. Isto se deve ao fato de que as habilidades ofensivas da classe são adquiridos apenas através de missões específicas ou consumindo recursos como zenys e soluções — frascos de ácido, bombas de fogo grego, garrafas de plantas e esferas marinhas, que são difíceis de serem produzidas para os despreparados, ou não alcançam um orçamento de custo-benefício. Aqui segue uma forma de evoluir tanto seu personagem quanto homunculus.

 

Lembrando que é apenas uma recomendação. Além disso, é uma boa opção cumprir missões niveladas do Grupo Éden.

 

Campo de Aprendizes

Nv. 1 ao Nv. 12 como Aprendizes

Fazendo todas as missões de iniciantes, e um esforço a mais, evolua até o nv. 12 — que é o mínimo para participar do grupo Éden e adquirir equipamentos básicos. Neste mapa, você pode juntar o máximo de Plumas possíveis dos Lunáticos, pois são necessárias para a fabricação de Mestre-Cuca, chapéu necessário para a culinária tradicional.

 

Caso você pretenda continuar apenas como um alquimista por escolha própria, você deve investir nos atributos de alquimia (INT, DES e SOR). Isto pode dificultar bastante suas opções de evolução. Caso você seja abastado, opte por contratar Mercenários.

 

Assim que deixar o campo, siga para Alberta e entre para a Guilda dos Mercadores. Em seguida, você pode seguir para a sede do grupo Éden e realizar a primeira missão, em Morroc, adquirindo os equipamentos Valhalla de iniciantes.

 

Esporos de Payon

Nv. 12 ao Nv. 15 como Mercadores

Após adquirir seus equipamentos, siga para Payon e cace Esporos, Jiboias e Talos de Verme no mapa à direita da cidade. Recomenda-se caçá-los enquanto cumpre a missão do Éden (30 Esporos por 3.900 EXP).

Os itens adquiridos neste mapa podem ser importantes, especialmente os Morangos — comprados com frequência no mercado — e a Carta Talo de Verme — DES +2 nos acessórios — bom para equipamentos de alquimista. Além disso, Esporos de Cogumelo, Esporos Venenosos e Ervas Azuis derrubados por Esporos são valiosos para produção de poções.

 

Pés-Grandes de Payon

Nv. 15 ao Nv. 25 como Mercadores

Siga ao mapa abaixo, caçando Pés-Grandes, Creamies e Caramelos. No Grupo Éden, uma missão de coleta é disponibilizada no nv. 26 (10 Patas de Ursos e 5 Couros de Animal por 1.000 EXP e 100 Poções de Aprendizes).

 

Salgueiros Anciões de Payon

Nv. 25 ao Nv. 35 como Mercadores

Voltando ao mapa dos Esporos e seguindo à direita, você caçará Salgueiros Anciões e Besouros-Chifre. Aqui, tenha cuidado com os ataques repentinos dos Salgueiros Anciãos, e os ataques em grupos. Por outro lado, itens relevantes como Galho Seco — muito procurados no mercado — e Carta Salgueiro Ancião — INT +2 em chapéus — podem ser adquiridos aqui. Aqui, você já pode começar a juntar o seu dinheiro para a transcendência no futuro, exatos 1.285.000z.

 

Vila dos Orcs

Nv. 35 ao Nv. 45 como Mercadores

Diriga-se a Prontera, e teleporte através das Kafras para a Vila dos Orcs. Não se esqueça de salvar em alguma das Kafras da cidade, pois apenas o armazém é acessível no mapa de caça. Aqui, caçe Guerreiros Orcs, Senhoras Orc e Orcs Bebês. Tenha cuidado com o MVP Senhor dos Orcs, e colete o máximo de Brasões dos Orcs, pois além de venderem bastante no mercado, podem ser transmutados por bioquímicos em itens. Missões de caça aos Guerreiros Orcs e Orcs Bebês são disponibilizadas a partir do nível 41 no Éden. Dê prioridade à caça de guerreiros.

 

Alcançando o nível de classe 40, você pode optar por se tornar um alquimista e evoluir mais rapidamente. Entretanto, eu não recomendo que você faça isso. As habilidades de mercadores podem se tornar úteis no futuro, poupando você de criar outro, ao menos por um bom tempo.

 

No nível base 40, você pode realizar uma nova missão de equipamentos, mais relevante, que oferece a primeira arma Valhalla. Verifique a missão, que pede para caçar 10 Guerreiros Orcs, 10 Senhoras Orc e 10 Orcs Bebês.

 

Cemitério dos Orcs

Nv. 45 ao Nv. 55 como Mercadores

Desça para as catacumbas dos monstros, e cuidado! Orcs Zumbis e Chon Chons de Aço se agrupam com facilidade e podem te derrubar rapidamente. A partir deste mapa, evoluir sozinho pode ser difícil. Os itens valorizados neste mapa são as Ervas Brancas e os Caules das Plantas Brancas, e os Esporos de Cogumelo, Esporos Venenosos, Álcool, Kardovarinol e Detrimindexta que podem ser adquiridos dos Cogumelos Negros. Se você é do servidor Valhalla, você pode adquirir Emperium dos Orcs Zumbis. Você pode, também, fazer a missão de caça aos Orcs Esqueletos (30 deles por 22.050 EXP).

 

Alcançando o nível de classe 50, você deve se tornar um alquimista. A vantagem de chegar neste nível, além das habilidades a mais, é receber benefícios ao fim da missão, como o manual mais caro dos alquimistas — O Manual de Criação Vol. 8: Poções Compactas. Assim que se tornar um, faça a missão de Bioética para habilitar as habilidades de homunculus o mais rápido possível.

 

Hodes de Morroc

Nv. 55 ao Nv. 71 como Alquimistas

Nas dunas de Morroc, se aproxime da Guilda dos Mercenários, um mapa antes de chegar lá. Cace Hodes, Frilldoras e Arenosos, e tenha cuidado com o MVP Freeoni. O item mais relevante deste mapa são os Brasões de Frilldoras, que podem ser usados em poções elementais, e as espadas Cinquedea, derrubadas pelos Hodes, que podem ser vendidas por uma quantidade justa de zenys nos NPCs.

Com os primeiros pontos de habilidades, adquira as habilidades de homunculus, e com um Embrião, tente invocar o tipo de homunculus que desejar.

 

No Éden, você pode participar da missão de coleta Meu país precisa de mim! que pede 30 Torrões de Areia e 10 Areias Finas, adquiridos de Hodes e Arenosos, e oferece EXP de base e classe. Caso você seja abastado (ou paciente), você pode comprar ou coletar bons milhares de Flores de Plantas Carnívoras e repetir a missão Torne o mundo mais verde!, que pede 40 flores.

 

É importante adquirir e evoluir o seu homunculus o mais cedo possível, pois além de ajudá-lo no combate, você pode sofrer penalidades no futuro já explicadas no tópico Homunculus deste guia.

 

Petites de Geffen

Nv. 71 ao Nv. 85 como Alquimistas

Nos Petites, você deve ter o máximo de cuidado. Contando com o seu HP base, você será derrotado frequentemente devido aos ataques bruscos do Petite, seja cauteloso. Os itens relevantes neste mapa são as Clavas Rubis, que podem se tornar úteis ao serem refinadas, e vendidas no mercado; as Ervas Brancas de ambos Petites e Sorrateiros, além do Rabo de Petite que é utilizado na culinária e vendido no mercado; e os Scells para alimentar o homunculus Vanilmirth. Esmeraldas podem ser adquiridas raramente pelos Louva-a-Deus.

 

No nv. 75, uma nova missão de equipamentos avançados Valhalla será disponível, com novas opções de armas e armaduras encantáveis.

 

Roween de Rachel

Nv. 85 ao Nv. 95 como Alquimistas

Viajando de aeroplano, siga para a aridez de Rachel, e tenha cuidado ao descer pelo amontoado de Anopheles e Roweens. Siga para a cidade, salve no funcionário Zonda, e volte para caçar em grupo. Este é dito como o mapa mais insuportável por alguns jogadores, pela EXP escassa, portanto, paciência. Ao alcançar o nv. 91, é fortemente recomendado adquirir a missão de caça aos Roweens do grupo Éden, para acelerar o processo de evolução.

Os únicos itens relevantes neste mapa são os equipamentos de Doram, que são frequentemente vendidos por preços fartos que financiarão sua transcendência.

 

Magmaring de Veins

Nv. 95 ao Nv. 110 como Alquimistas e Bioquímicos

No funcionário Zonda, teleporte para Veins e siga ao norte após salvar sua localização. No pé do vulcão, busque por grupos e caçe Magmarings, Droseras e Muscipulares. O mapa pode ser irritante, mas a diversidade de itens adquiridos torna o mapa mais tolerável — Corações Incandescentes podem ser coletados em grandes quantidades e vendidos por NPC, ou no mercado para fabricação de runas. Caules são importantes para a fabricação de álcool, Venenos Pegajosos para a fabricação de venenos potentes de sicários, e Mudas de Mandrágoras, Flores e Raizes de Planta Carnívora são para produção de frascos para habilidades ofensivas de alquimista.

 

Após alcançar o nível máximo, tanto como um simples alquimista quanto como um experiente criador, siga para a próxima etapa da evolução. Como criadores, mesmo com a opção de se tornar um bioquímico ao nível de classe 60, não faça isso. É extremamente crucial para a produção de poções maximizar suas habilidades, além de que este nível interfere direta e fortemente a produção de poções.

 

Atualmente, temos a opção de reset para ambas habilidades e atributos, porém, este é feito gratuitamente na NPC Amy Nesia, em Prontera, sob a condição de ser um serviço anual. Ou seja, esteja certo de sua decisão ao reiniciar sua construção de personagem. Este serviço é bastante útil aos alquimistas que optam por evoluir com construções de AGI e FOR, ao invés de INT e DES, portanto, se você segue estes atributos, lembre-se de reiniciá-los quando decidir não evoluí-los mais.

 

Como bioquímicos, você terá uma imensurável versatilidade de métodos para evoluir: instâncias, MVPs, grupos em mapas e calabouços, opções dadas devido às habilidades de bombas ou Canhão de Prótons — que faz uso justamente da DES e INT necessária aos farmacêuticos.

 

Minhas dicas de evolução e construção de personagem acabam aqui, mas abaixo seguem as dicas para evolução de homunculus. Este método se aplica no contexto em que o jogador está ausente, e tem liberdade de evoluir em outra conta ou realizar qualquer outra atividade enquanto seu homunculus evolui. Apenas lembre-se de alimentá-lo na hora certa! Além disso, lembre-se da relação de alquimista e homunculus com relação à EXP:

 

Situação

Personagem

Homunculus

O homunculus mata o monstro sozinho

100% EXP. de base

0% EXP. de classe

100% EXP. de base

O homunculus e o personagem atacam o monstro juntos 5.000 de HP tirados pelo personagem

5.000 de HP tirados pelo homunculus

75% EXP. de base

50% EXP. de classe

25% EXP. de base

O personagem mata o monstro sozinho

100% EXP. de base

100% EXP. de classe

0% EXP. de base

 

Porings em Prontera

Nv. 1 ao Nv. 10

Ao ser gerado, monitore seu homunculus enquanto ele evolui até um nível estável, entre 10 e 15. Você não deve deixá-lo agir sozinho, pois ele provavelmente precisará do suporte de suas poções e seu zelo.

 

Esporos de Payon

Nv. 10 ao Nv. 25

Aqui, permita seu homunculus caçar os Esporos com cautela, verificando seu status até alcançar um nível confortável como 16 ou 18, onde ele estará mais independente. Você ficará um bom tempo aqui até deixá-lo próximo do nv. 25, onde ele terá precisão suficiente para acertar e matar rapidamente os ovos e monstros do mapa seguinte.

 

Ovos de Andre no Formigueiro

Nv. 25 ao Nv. 45

Este mapa pode parecer fácil para os inexperientes, mas ele apresenta perigos alarmantes que serão explicados. Neste mapa, há pontos específicos que serão marcados abaixo onde há um spam fixo de Ovos de Andre. Você deve ficar próximo aos ovos e configurar seu homunculus para apenas caçá-los e reagir aos Familiares que podem aparecer, até alcançar um bom nível que possa caçar o resto dos monstros.

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Entretanto, há duas ameaças: os demais monstros, e jogadores. Sim, jogadores. Enquanto os monstros são um perigo óbvio, os jogadores podem ser mais ardilosos. Isso se deve pela estratégia de jogadores com maior poderio financeiro que quebram Galhos Secos ou Galhos Sangrentos nos alquimistas menores enquanto estão ausentes, tornando o lugar inabitável para homunculus e jogadores, dificultando a evolução. Alguns fazem isso por diversão, outros para limparem o mapa de “concorrentes” e ficar com o spam de ovos para si. É uma prática que — ao menos no servidor Thor — se tornou um pouco frequente, portanto, tome cuidado e retorne quando os arredores estiverem limpos.

 

Orcs Zumbis no Cemitério

Nv. 45 ao Nv. 70

Neste lugar, o perigo pode estar em todo lugar. Além da grande quantidade de monstros em grupo, você pode ser cercado de orcs e acabar sendo derrotado junto com seu homunculus. Além disso, os jogadores também podem atrapalhar o seu processo de evolução, atirando grupos de monstros para sobrecarregar seu homunculus e sua esquiva, ou quebrando Galhos Secos. Naturalmente, você deve estar mais vigilante neste mapa.

 

Zenorcs no Cemitério

Nv. 70 ao Nv. 99

No mapa seguinte, as coisas podem ser um pouco mais tranquilas. A quantidade de alquimistas no local é geralmente menor, assim como a quantidade de outros jogadores, o que deixa os monstros apenas para você. Orcs Arqueiros podem ser ameaçadores no começo, mas são pouco alarmantes. A razão de permanecer aqui até o nv. 99 é o conjunto de fatores que torna o lugar mais tranquilo para evoluir: maioria dos monstros não são ativamente agressivos e se reúnem facilmente devido ao comportamento coletor dos Zenorcs, facilitando e acelerando a caçada, além de ser mais facilmente acessado.

 

Durante a primeira forma, você provavelmente conseguirá sua lealdade alta muito depois do nv. 99, portanto não se preocupe em alcançar isto até adquirir o nível máximo.

 

Culinária

A prática de culinária tradicional se tornou atrasada com a vinda da habilidade Culinária Avançada do Bioquímico pois, além de requisitar manuais difíceis de adquirir e uma missão um pouco enfadonha para fabricar o chapéu Mestre-Cuca — requisitado para a missão principal — produz consumíveis menos vantajosos do que os da Culinária Avançada e consumíveis de atributos, como os palitos flavorizados — palitos de cassis, morango e limão. As comidas avançadas podem ser somadas às comidas comuns ou aos palitos, mas as comidas comuns não podem ser somadas com os palitos, desvalorizando a culinária tradicional e torná-las menos eficazes.

 

Apesar disso, expandir suas possibilidades de produção aproveitando da mesma construção de personagem pode ser divertido e benéfico, sem falar que alguns itens de culinária são utilizados em missões repetitivas do episódio Banquete Real.

 

Cozinhar pode ser mais fácil do que a alquimia, por utilizar apenas de DES e SOR, mas a quantidade de itens requeridos e os kits culinários podem equilibrar a dificuldade entre as duas artes, além de que a quantidade de pratos produzidos pode aumentar a sua chance de sucesso. Em adição a tudo, itens e equipamentos como o Lacinho da Cozinheira e cartas como a Carta Ermitão Selvagem podem ajudar nesta vida de chef.

 

Você pode saber mais sobre Culinária no jogo através das informações e guias do Browiki. Não nos aprofundaremos tanto neste tópico, já que não é o foco do compêndio.

 

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Trivia

Missões como Alimentação Saudável, Fabricação de Tinturas, Língua de Umbala e Encontrando a Ilha-Baleia são bastante úteis, por fornecerem itens frequentemente usados ou acesso a lugares que podem se mostrar valiosos para produção de poções.

Se estiver muito difícil conseguir o item de domesticação que você quer para um mascote, você pode tentar a sorte com Kits de Domesticação — caixas que dão itens de domesticação ou acessórios de mascotes aleatórios, com exceção de itens ROPs. Eles podem ser adquiridos em missões como História de Momotaro e Academia Kiel Hyre.

Como citado anteriormente, Garrafas Vazias podem ser adquiridas através de um NPC exclusivo da instância Torneio de Magia na Fenda Dimensional. O nível mínimo para entrar é nv. 90 e o valor base é 6z por unidade. Você pode comprar o máximo que puder e estocá-las no armazém, na Kafra no sul do mapa especial de Geffen.

Você pode usar a Bata de Operações Verde com um Bisturi para coletar Coração Imortal e Álcool.

A Carta Ermitão Selvagem pode ser utilizada durante caçadas de monstros do tipo Planta, como Plantas Carnívoras, Rafflesia ou Mavkas. Assim, coletando flores, raízes e eventualmente ervas.

Bodes podem ser usados como fonte principal de algumas ervas e garrafas vazias. Com um personagem que tenha furto, você pode tentar coletar o máximo que puder nos campos de Einbroch.

A criação espiritual de poções pode ser muito útil, mas seus pré-requisitos podem ser complicados de adquirir para alguns jogadores. Converse com amigos para conseguir o máximo de suporte que puder: Superaprendizes para a Criação Espiritual de Poções II, Taewkons para Criação Espiritual de Poções III, espiritualistas para Espírito do Alquimista, Trovadores para Controle de Marionete e Arcebispos para Gloria, Bênção e Lauda Ramus.

Paladinos podem ajudar na criação de poções com a habilidade Canto de Batalha, tendo uma chance aleatória de aumentar todos os atributos +20. Entretanto, dificilmente um jogador da classe adquire esta habilidade.

Sempre carregue poções brancas com você ou no seu carrinho, para usar com Arremessar Poção Nv. 4. Além de ajudar você e seu homunculus, você pode colaborar com o suporte do seu grupo. A potência de cura pela habilidade pode ser aumentada com itens como Bracelete Safira, Seringa de Cura ou Carta Flamel Emul.

A criação de poções elementais só é possível com um manual especial, que é adquirido através de uma missão de habilidade platina. Leia o guia no Browiki.

Fontes

Database Oficial Ragnarok Online

Browiki

Divine Pride

Nota do Autor
"Bem, eu disse que iria voltar com um manual mais elaborado sobre o assunto, não é? Este compilado de informações é o que eu tenho aprendido sobre esta mecânica do jogo na qual tenho investido, e resolvi compartilhar dados mais frescos do que os manuais que encontrei até então. Eu admito que talvez não seja um manual fácil de ler, porque não estou determinando nem imperando sobre as decisões do leitor, mas apenas apontando para os possíveis caminhos. Afinal, eu defendo piamente que cada um deve jogar da maneira que se sente mais confortável, assim como eu me entreti e exercitei minhas habilidades produzindo este manual. Caso contrário, não teria me dado o trabalho de digitar a primeira letra.

Caso haja dúvidas, não tenham medo de perguntar ou debater, afinal o conhecimento nasce assim. Mantenham-se hidratados e cuidem uns dos outros. Até o próximo manual."

— "Hendreill de Aramago", Eddie Bispo, Servidor Thor. 2020.

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Edited by Eddie Bishopp
Adição de conteúdo e revisão de diagramação
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Depois do falecimento de nossa nem tão estimada

Em 9/29/2019 em 2:46 AM, URSAL disse:

variedade de forma monocristalina de óxido de alumínio azul

Não achei que iria ver um guia tão bem ilustrado por aqui tão cedo.

Mas se me permite acrescentar, talvez esse outro 

guia do influenciador digital ajude na evolução do personagem.

Quanto à evolução do homúnculo até o 150, já posso adiantar que até o 150: O up menos frustrante (fora dos mapas especiais) será nos mesmos três mapas que você já citou, orc_dun01/02 bem como nos ovos de andre, dependendo se os dois primeiros estiverem bem populosos e o segundo se estiver menos populoso. Uma alternativa para os ovos de andre são as hydras do norte de amatsu (ficam na água junto ao templo), mas só até 99, e só se os ovos estiverem com muitos alquimistas. (anthell_01 não tem Maya Macho).

39 minutos atrás, Eddie Bishopp disse:

produz consumíveis menos potentes do que os da Culinária Avançada

Na verdade, o motivo das comidas +10 não serem tão atrativas deve-se ao fato de serem inferiores aos palitos +15 (vendidos por rops), e apesar de ser possível somar (+10 e +20) ou (+15 e +20), as comidas +10 e +15 tem o efeito sobreposto (a comida+10 perde o efeito e as duas não se somam). Sendo mais propício potar só +15 junto à +20 (palitos e comida do bioquímico respectivamente). Além é claro das comidas +10 pesarem horrores e perderem o efeito ao morrer (diferente do palito +15).

Quanto às técnicas para melhorar a eficiência na hora de criar comidas +20, temos um truque interessante com o uso dos encantamentos especiais das botas temporais (+200 LUK), esse vídeo faz uma boa demonstração de como ativar o efeito. Porém sugiro que não tente reproduzir este truque  na hora de criar poções comuns ou quando for utilizar a Criação Espiritual de Poções, pois por se tratar de uma ação repetitiva, ativar o efeito sempre antes de potar só vai deixar o processo mais lento e massante...

Personagens mercadores secundários [localizados próximos da saída do Eden em prontera, ou no caminho até a kafra (centro-sul), ou até mesmo no respawn do segundo andar do eden] com Loja de Compras para adquirir os materiais de culinária avançada podem ser muito úteis, até mesmo para quem não quer arriscar na roleta que é a Rafa da Rifa ou o Investimento de Fudos (hoje os principais métodos de adquirir os materiais além do velho farm).

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Que guia excelente, Eddie! Muito bem diagramado e escrito. Talvez eu até anime em criar meu potter. Parabéns pela dedicação! :)


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Muito obrigado pelo elogio! É sempre bom escutar o feedback de vocês, especialmente um assim.

Em 1/20/2020 em 11:37 PM, Pickles disse:

Mas se me permite acrescentar, talvez esse outro 

guia do influenciador digital ajude na evolução do personagem.

Eu acabei esquecendo completamente de acrescentar um link pra este guia. A realidade é que eu não tenho experiência com o leveling up acima do nv120, portanto não quis acrescentar algo que eu não tinha conhecimento. Mas vou editar o compêndio em outra ocasião e acrescentar esta recomendação, o guia realmente é muito útil. E vou corrigir a parte do Maya Macho, eu jurava que era neste mapa.

 

Em 1/20/2020 em 11:37 PM, Pickles disse:

Na verdade, o motivo das comidas +10 não serem tão atrativas deve-se ao fato de serem inferiores aos palitos +15 (vendidos por rops)

Também não tinha conhecimento disto, vou acrescentar na parte de culinária junto com um link para a missão de Mestre-Cuca e Chef Orleans.

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Cara, parabéns, não sou alquimista, mas fiz questão de ler, não posso opinar na parte técnica, mas ficou excelente, completo e bem detalhado.

Gostaria só de dar uma dica, por favor, não entenda como uma crítica, seu guia não merece isso.

Na tabela de comparação de equipamento, que por sinal ficou show de bola, poderia ter o total de stats bônus, para se ter uma ideia do quanto um set é melhor que outro, ou pelo menos aproximado, já que existem dentro dos sets alternativas.

 

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E vamos de nota de edição, porque não seria um compêndio propriamente dito senão por suas notas.

 

 

 

Foram adicionados:

Recomendação de habilidades e níveis;

Lista de equipamentos alternativos e complementares;

Ilustração de mascotes;

Ilustrações da missão Chef Orleans e fabricação de Mestre Cuca, com link direto aos devidos guias;

 

Foram alterados:

Notas de Editor na recomendação de evolução de homunculus;

Tópico de culinária;

Agradecendo mais uma vez pelo feedback de todos, que ajuda bastante no crescimento e reconstrução da comunidade como um todo. Mais modificações e informações serão feitas com o tempo. ❤️

Edited by Eddie Bishopp
Edição de mensagem

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13 minutos atrás, ForTNight disse:

que top mano,entao só compensa virar bio se for pra fazer comidas ? um bio 130 vai ficar muito inferior correto?

Não. O Bioquímico compensa para os jogadores que tem disciplina de alcançar a meta de nv. 175. Porque um bioquímico com os equipamentos certos nunca erra uma poção. Algo que um Criador não consegue. É o que eu quis trazer na discussão do tópico Escolha. Você quer um criador, que é mais rápido e prático de se fazer, pra produzir bem, ou você quer um bioquímico que, mesmo sendo muito mais difícil de conseguir adquirir, nunca vai errar uma poção e ainda tem mais versatilidade pra builds de Bomba Ácida ou Canhão de Protons? E ainda pode fazer Culinária Avançada.

No momento em que você vira Bioquímico, seu desempenho cai drasticamente, mas você só consegue de volta perto do nv. 150. Portanto, um bioquímico nv. 130 pode ser melhor que um Criador, sim.


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5 horas atrás, Eddie Bishopp disse:

Não. O Bioquímico compensa para os jogadores que tem disciplina de alcançar a meta de nv. 175. Porque um bioquímico com os equipamentos certos nunca erra uma poção. Algo que um Criador não consegue. É o que eu quis trazer na discussão do tópico Escolha. Você quer um criador, que é mais rápido e prático de se fazer, pra produzir bem, ou você quer um bioquímico que, mesmo sendo muito mais difícil de conseguir adquirir, nunca vai errar uma poção e ainda tem mais versatilidade pra builds de Bomba Ácida ou Canhão de Protons? E ainda pode fazer Culinária Avançada.

No momento em que você vira Bioquímico, seu desempenho cai drasticamente, mas você só consegue de volta perto do nv. 150. Portanto, um bioquímico nv. 130 pode ser melhor que um Criador, sim.

Com equips certos dá pra alcançar 100% com criador também, principalmente se forem poções mais fáceis como as do kit AD.

Vai precisar basicamente de:

  • Algumas contas duais ou amigos pra logar: Soul Linker e Taekwon ou SA (por pura comodidade), AB com 60 de job e Trovador.
  • Um dos personagens acima precisa ser líder de clã (onde o potter também está) e ter nível máximo da habilidade Olhar Apurado (+5 de DES) upado no clã.
  • Usar vários equipamentos de redução de INT, SOR e DES antes do Controle de Marionetes (cartas do Thanatos e Essência de Morroc FOR ajudam).
  • Receber Harmonizar e Controle de Marionete do trovador.
  • Potar Macarrão com Petite (+20 SOR) que é bem barato e ajuda bastante.
  • AB deve usar Clementia, Glória e Lauda.
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Em 2/3/2020 em 4:21 PM, Lazarento disse:

Com equips certos dá pra alcançar 100% com criador também

Muito obrigado pelas informações! Também vou acrescentar essas informações na próxima edição. Realmente não havia pensado nas habilidades de clã. E também preciso me informar mais sobre o uso de Harmonizar e Controle de Marionete.


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1 hora atrás, Eddie Bishopp disse:

Muito obrigado pelas informações! Também vou acrescentar essas informações na próxima edição. Realmente não havia pensado nas habilidades de clã. E também preciso me informar mais sobre o uso de Harmonizar e Controle de Marionete.

Perfeito, deixa eu detalhar mais o passo-a-passo que aí você tem mais detalhes caso queira atualizar:

Personagens necessários:

  • Potter (Bioquímico ou Criador)
  • Trovador (para Harmonizar e Controle de Marionete)
  • AB com Job 60 (para dar Clementia que é influenciado pelo job, Gloria e Lauda Ramus)
  • Espiritualista
  • Para potar Compacta: Super Aprendiz
  • Para potar Fogo Grego e Garrafa de Ácido: Taekwon

Um dos personagens precisa ser líder de um clã com nível 5 em Olhar Apurado. É interessante que seja o AB pois pode se afastar e se aproximar do Potter.

Preparando para Potar

  1. Coloque todos personagens no mesmo grupo
  2. Equipe todos os itens de redução de status
    • Carta Donzela Verde, Máscara do Despero de Thanatos, Carta Despero de Thanatos, Essência de Morroc FOR nos demais slots
    • Gororoba Preta (item de quando falha a Culinária Avançada) também é uma boa de usar
  3. Tenha certeza de: estar sem vip, buffs e longe do líder do clã
  4. Com o Trovador, use Harmonizar no Potter (no nível 5 será reduzido 30 em todos atributos)
    • A idéia é, junto com o Harmonizar, reduzir a maior quantidade de atributos possível antes do Controle de Marionete
    • Controle de Marionete transmite metade dos atributos do Trovador para o alvo, no caso o Potter, com o máximo de 99 pontos
    • Ou seja, quanto mais reduzirmos atributos, mais o Potter receberá de bônus pelo Controle de Marionete
  5. Após o Harmonizar, pode usar o Controle de Marionete no Potter
  6. Espere acabar o Harmonizar e remova todos os debuffs

Potando

  1. Desequipe todos itens de debuff
  2. Aproxime o Líder do Clã do Potter
  3. Equipe todos os itens para potar
  4. Pegue os buffs no Vip e use o Macarrão com Petite
  5. Abra a Kafra (dá pra potar com ela aberta)
  6. Dê o Espírito do Alquimista com o Espiritualista
  7. Dê Clementia, Lauda Ramus e Gloria com o AB
  8. Agora só potar e renovar os buffs conforme forem acabando

É trabalhoso mas é o que você pode fazer caso não tenha ótimos equips para potar (alô Carta Amon Ra), e funciona, já potei Compacta 100% fazendo isso.

 

 

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8 minutos atrás, Lazarento disse:

Personagens necessários:

  • Potter (Bioquímico ou Criador)
  • Trovador (para Harmonizar e Controle de Marionete)
  • AB com Job 60 (para dar Clementia que é influenciado pelo job, Gloria e Lauda Ramus)
  • Para potar Compacta: Super Aprendiz
  • Para potar Fogo Grego e Garrafa de Ácido: Taekwon
  • Espiritualista
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mano só conseguir por um char no 150+ ate hoje por isso tou com medo do bioquimico nao conseguir chegar, e olhe que foi de ab que teoricamente deveria ser facil upar. agradeço demais as respostas e ajudas de voces ❤️

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Em 1/20/2020 em 10:30 PM, Eddie Bishopp disse:

 

Rank 1955953620_GuiaAlquimistaEquipsBrass.png.4c0ccdbc2d69a0f6f7f357da3828980a.png 1448760809_GuiaAlquimistaEquipsBronze.png.91d34c308a0630c915312ac38829f717.png 854186959_GuiaAlquimistaEquipsSilver.png.01af6fd7be85c5637a64e67106bedc71.png 1621277806_GuiaAlquimistaEquipsGold.png.1a565776a29a28a5edef20bf9e924cf2.png
 

Equip. de Latão

Equip. de Bronze

Equip. de Prata

Equip. de Ouro

Chapéu

Maçã de Guilherme Tell

Espírito do Humor **

Elmo das Valquírias +5

Lâmpada Mágica +12

Orelhas

 

Monóculos

Máscara de Ferreiro **

Óculos SOR+1

 Boca

Carta Imperfeita **

 

Balão de Pouring Natalino

Armadura

Vestimental Nobre

Armadura das Valquírias

Armadura das Valquírias SOR+3

Malha Heroica do Comércio

Capa

Manteau de Morrigane

Pele de Verme Rainha SOR+4

Pele de Verme Rainha +6 SOR+4 SOR+5

Pele de Verme Rainha +12 SOR+5 Bi S. Sorte

Botas

Sapatilhas de Cristal

Sapatilhas de Cristal

Botas Temporais DES +6

Botas Temporais DES +12 SOR+5 Instinto

Armas

Haedonggum **

Adaga da Boa Ventura

Adaga da Boa Ventura

Excalibur INT+4

Escudo

   

Escudo das Valquírias

Escudo de Piamette

Acessório

Rosário **

Rosário

Bracelete Safira

Bracelete Safira

Acessório

Rosário **

Rosário

Bracelete Safira

Bracelete Safira

Carta de Chapéu

 

Holden *

Siorava

Siorava

Carta de Chapéu

 

Salgueiro Ancião *

 

Siorava

Carta de Chapéu

       

Carta de Armadura

Poring*

Poring*

Leopardo Filhote

Leopardo Filhote

Carta de Capa

   

Donzela Verde

Donzela Verde

Carta de Botas

     

Amon-Ra

Carta de Armas

Lunático *

Drops * Trip

 

E. Morroc INT 3 Trip

Carta de Escudo

   

Jirtas

Jirtas

Carta de Acessório

 

Rabo de Verme *

Zerom

Zerom

Carta de Acessório

 

Rabo de Verme *

Zerom

Zerom

Estimativa

725.000 Z

4.620.000 Z

186.250.000 Z

950.000.000 Z


* Itens e equipamentos acessíveis que não foram inclusos no orçamento.
** Itens e equipamentos adquiridos através de missões ou NPCs de lojas, e os preços foram estipulados.

 

Queria levantar um debate, não seria melhor usar uma mascara esquisita sem slot no meio, no lugar do óculos encantando, e muito mais simples e acho mais viavel

Na alquimia básica/ farmacologia avançada:

As 2 são parecidas 1 atributo da 50% os outros 2 dão 100%

Com a mascara esquisita vc ganharia 5 pontos de poção 2 da SOR 2 da DES 1 da INT

A mascara encantada da so 1 ponto de cada então ganharia 2,5 mais a carta sirova dando mais 2 pontos totalizando 4,5

A unica vantagem seria na Colunaria Avançada

Mascara sem slot 2 DES/3 + 2SOR/2= ~1,666

Mascara com slot e Sirova 1DES/3 + 4SOR/2= ~2,333

Mas pelo o pouco que joguei com PP (usava set de  bronze para o prata) eu conseguia resultados "full" com farmacologia e comidas, porem falhava em poções da alquimia básica.

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1 hora atrás, 666carlos disse:

Queria levantar um debate, não seria melhor usar uma mascara esquisita sem slot no meio, no lugar do óculos encantando, e muito mais simples e acho mais viavel

Tem muita coisa que dá pra melhorar :3

No meio existe a Asinhas Discretas, que dá +10 em todos atributos, e ainda tem slot livre. Também tem o Tapa-Olho Cósmico que, com carta Orc Herói, dá 36 SOR se você tiver 120 SOR base. Mas a Máscara Esquisita é uma ótima opção, e acho que ela pode ser encantada (não sei se é a com ou sem slot).

Um dos Bracelete de Safira pode ser substituído pelo Broche Heroico que, em conjunto da Malha Heroica, dá +2 em todos atributos a cada refino da armadura.
Outro dos acessórios pode ser substituído por um Anel Temporal, que dá +40 em SOR, INT ou DES, dependendo do encantamento da bota temporal.

A Bota Temporal também pode ser substituída pelo Salto Alto Elegante com a carta Amon Ra, aí dá muito em todos atributos. Mas este é bem inacessível pra maioria dos jogadores, e perderia a opção de usar o Anel Temporal.

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renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175| Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

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A esquisita encantável é a com slot, dai só chega a valer a pena com Siorava mesmo.

Acho que o principal desse guia é o Set de Prata ali mesmo, quando você chega no nível de colocar Tapa OH e Salto Alto Elegante no PP acho que você não precisa muito mais de orientação sobre como montá-lo 😛

O meu hoje tá equipado assim:

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E já dá pra potar com 100% no preparar poções já, mesmo ainda não tendo pegado 175/60 ( o print cortou mas a asinha é com Serpente Suprema pq tava no mesmo preço da limpa '-')

Vim mais pra compartilhar ele mesmo do que por qualquer outra coisa SUHAUSHA, mas é só pra falar que não precisa colocar coisas tipo Anel Temporal ou Amon, pelo menos pra fazer compacta. Se eu gastei 200kk nesse set foi muito, e metade foi só na asinha, que é bem supérfluo pq a máscara de ferreiro já é bem decente

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Em 1/20/2020 em 10:30 PM, Eddie Bishopp disse:

Para alquimistas farmacêuticos, o mais útil dos quatros é o Vanilmirth. O amorfo possui habilidades mágicas e um HP razoável, mas sua coroa alquímica é a habilidade Mudança de Planos, que não apenas aumenta sua força e inteligência, como também aumenta as chances de produzir poções.

Arrumaram o bug que o vanilmirth tinha?

Ele parava de conceder o bônus de PP quando o alquimista deslogava ou quando usa-se vaporizar ou quando homúnculo morrer (a regra que ele concendia o bonus so quando upava a skill)

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Excelente guia, parabéns! /like


"Onde há vida, há trevas. Onde há trevas, há o mal. Esses seres malignos, que os céus não conseguem julgar... Serão eliminados nas trevas. Por nós... Os assassinos." Akame ga Kill

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