Ir para conteúdo

Rag.exe parou de funcionar . win 10


Posts Recomendados

Olá !

Não sei se é o lugar certo, mas vamos lá !

Bom, a uns 3 dias o ragnarok começou a apresentar um problema no windowns 10, ele fica certa de  ficar dando uma mensagem que o Ragexe parou de funcionar, ja tentei desinstalar e instalar novamente, porem o erro persiste !

Se alguem tiver como me ajudar, ficaria muito grato !

Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 year later...
  • 1 year later...

Eae pessoal!

Apesar do post ser de 2019, esse é um erro MUITO COMUM que pode acontecer com recorrência, por se tratar de drivers opcionais relacionados ao Windows.
Caso você procure esse erro no Google, esse será um dos poucos posts, que irá encontrar abordando esse assunto, mas que vai resolver de uma vez por todas!

O mais normal é você parar no browiki.org, com as recomendações:

Citar

Rag.exe não está respondendo

  1. Esse erro acontece quando algum programa está aberto e causando conflito com o seu jogo.
  2. Alguns exemplos são determinados anti-vírus e os softwares da logitech ou razer.
  3. Tente reinstalar o jogo por esse método alternativo.
  4. Caso o problema persista, você precisará enviar um ticket para a Central de Suporte para ter orientação mais precisa.

Por mais que eu concorde com algumas das soluções, você pode realizar todas elas e continuar com o mesmo problemas, mas talvez atingindo a tela de login e a de seleção do personagem, mas assim que clicar em "Iniciar", o erro aparece novamente. Ou enviar um ticket para o suporte, e receber uma resposta como "Não existem indícios de erros semelhantes, relacionados ou nosso jogo". Mas será que é mesmo culpa da Gravity? Warpportal? Vamos descobrir juntos!
Tive esse erro em determinada atualização entre 2011 e 2014, com Win7, nos anos que mais jogava. Agora em 2023, com Win11, tive novamente esse erro. Demorei a lembrar como solucionei, mas aqui vai algumas soluções possíveis:

 

Muitas vezes, algum arquivo pode ter corrompido por outros programas ou jogos que você tenha instalado após o Rag.
Apenas reinstalar o jogo, já pode resolver esse e outros problemas. Não esqueça de salvar suas screenshots!
Ps: O "método alternativo" do browiki.org, redireciona para o site oficial, assim como o link no tópico.

  • Utilizar o modo de compatibilidade do Windows, testando as versões (Windows 8, 7, Vista e XP)

No executável/atalho do Ragnarok.exe, clique com o botão direito em cima do ícone, clique em "Propriedades", clique em "Compatibilidade" e na caixa de seleção "Modo de compatibilidade" marque "Executar este programa em modo de compatibilidade:" e vá testando as versões de Windows citadas. Você não precisa trocar a versão do seu sistema, o próprio Windows realiza essa função, especificamente para o arquivo que você habilitar essa opção.  (Compatibilidade.png)

  • Atualizar as Bibliotecas de Tempo de Execução do Microsoft C & C++ (MSVC) :classic_blink:

Você provavelmente não entendeu o que acabou de ler, mas calma! Eu explico kkkkk 
Se preferir pular a explicação e ir direto para a solução é só ir direto para o fim do post!


Como a Gravity decidiu fazer a sua própria Engine, não se tem exatamente qual a(s) linguagem(s) e engine(s) utilizada(s) no RAG, o que facilitaria encontrar e solucionar os erros e bugs.

Mas, o que descobrimos a partir da Wikipédia do RAG:

A gravity, utilizou a AEGIS Engine, uma engine para criar engines de jogos :confused:
De a cordo com a descrição encontrada em um site "Archive", ou seja, um site de arquivamento, para tecnologias que não são mais utilizadas, mas merecem ser recordadas: (tradução)

Citar

Aegis Engine
Muito ingênuo em sua primeira versão e excessivamente complexo e opressor para um único programador em sua segunda versão. Infelizmente muito incompleto. Esse é o Aegis Engine, uma biblioteca que incorpora gráficos 2D e 3D, cálculos e outros componentes importantes para o desenvolvimento de um jogo de computador.

Detalhes
O Aegis Engine era para ser um porão completo* para o desenvolvimento de jogos avançados e mecanismos de jogo. Ele consiste em várias classes e coleções de funções (arquivos) com apenas um mínimo de dependências internas, de modo que muitos deles podem ser usados sozinhos.
A instalação e o uso desta biblioteca não são diferentes do uso de qualquer outra biblioteca C++.

*Porão completo = full-featured basement = uma engine gráfica com recursos abrangentes e completos.

O que já nos trás o contexto da linguagem C++.

E a ferramenta Granny, que você pode confirmar na lista de empresas, que utilizaram o software (Aperte F3 e digite "Ragnarok" ou "Gravity," que você encontra)

Citar

Granny como exportadora
[...]
Granny oferece suporte de automação completo por meio da interface de script nativa de cada ferramenta. Você pode controlar as preferências automatizadas e manuais detalhadas da vovó para cada objeto, textura e material em suas cenas. O processo de definir as configurações definidas para cada tipo de ativo e exportar o conteúdo pode ser reduzido a um único clique de botão, enquanto ainda fornece substituições manuais para casos incomuns.

Embora você provavelmente queira aproveitar os recursos da biblioteca de tempo de execução do Granny, também é trivial usar o Granny apenas como sua camada de exportação. Todo o conteúdo é exportado para um formato de arquivo padrão rigorosamente definido que pode ser facilmente lido usando a biblioteca de tempo de execução Granny em uma única chamada. Depois de lidos, os arquivos podem ser percorridos como estruturas C na memória, facilitando a análise e a manipulação de dados.

O que demonstra uso da linguagem C.

Portanto, temos a utilização das linguagens C++ & C. O que fica mais do que confirmado, a partir da compra do Estúdio de desenvolvimento do Software, a RAD GAME TOOLS, pela Epic Games. Porém, não é incomum, uma empresa fazer modificações em uma linguagem, de acordo com suas necessidades, seja praticidade, conveniência ou privacidade empresarial (segurança do código fonte). O que não seria estranho, devido ao ataque sofrido durante o desenvolvimento do jogo.

 

SOLUÇÃO:

O problema está relacionado as Bibliotecas de tempo de execução Microsoft C e C++ (MSVC).

Que você pode identificar, a partir de alguns arquivos na sua própria pasta do RAG, que contém em seu nome "msvcp" ou "vcruntime".
De acordo com a descrição dessas bibliotecas: (tradução)

Citar

Essas bibliotecas são exigidas por muitos aplicativos criados com o uso de ferramentas Microsoft C e C++.
Se seu aplicativo usar essas bibliotecas, um pacote redistribuível do Microsoft Visual C++ deverá ser instalado no sistema de destino antes de instalar seu aplicativo.
A arquitetura do pacote redistribuível deve corresponder à arquitetura de destino do seu aplicativo.
A versão redistribuível deve ser pelo menos tão recente quanto o conjunto de ferramentas de compilação MSVC usado para criar seu aplicativo.
Recomendamos que você use o Redistribuível mais recente disponível para sua versão do Visual Studio, com algumas exceções observadas posteriormente neste artigo.

Ou seja, a culpa deste problema é inteiramente da Microsoft e do Windows!

Você pode até dizer: "Mas a Gravity deveria fazer os downloads e atualizações dessas bibliotecas e compiladores na atualização do jogo!"

Mas aí é que está a questão! Essas bibliotecas e compiladores, são responsabilidade da Microsoft e do Windows de proporcionar a atualização mais recente para o seu computador! O seu sistema não precisa das versões mais recentes para funcionar, mas a gravity usa as versões mais recentes. Além do fato, de um programa de terceiros (Ragnarok), não poder atualizar essas bibliotecas do seu sistema, por motivos de segurança!

Então, para resolver esse problema, precisamos manualmente atualizar essas bibliotecas e compiladores. Vamos atualizar 3 "segmentos" (não se engane, achando que o ano mais recente, consta como a versão mais recente, são diversas versões, em diversos anos). Como eu não fiz o teste de cada um, você pode fazer o teste, atualizando um de cada vez, até que um deles resolva o problema e deixar sua resposta aqui! Isso é feito por executáveis e é bem simples, veja: (Repair.png)

  1. Escolha a versão do seu sistema x64 ou x86 (32bits).
  2. Instale e execute.
  3. Clique em "Repair"
  4. Espere a instalação/reparação e você precisará reiniciar o sistema.

A instalação segue a mesma sequência para os 3, instale na ordem de mais antigo, para mais novo:

  1. Visual Studio 2012 (VC++ 11.0) Update 4
  2. Visual Studio 2013 (VC++ 12.0)
  3. Visual Studio 2015, 2017, 2019, and 2022

Após todas as instalações e reparações, seu RAG deve iniciar e funcionar sem problemas!

Caso você formate o computador, existe a possibilidade de você precisar repetir esse processo. Uma vez que o seu sistema NÃO precisa dessas bibliotecas atualizadas para funcionar, e são atualizações opcionais!

 

Fontes:

browiki.org: https://browiki.org/wiki/Central_de_Suporte#Rag.exe_n.C3.A3o_est.C3.A1_respondendo

Wikipedia (Ragnarok Online): https://en.wikipedia.org/wiki/Ragnarok_Online

Wikipédia (Ragnarök Online): https://pt.wikipedia.org/wiki/Ragnarök_Online

AEGIS Engine: http://tringi.trimcore.cz/Aegis_Engine

Granny: http://www.radgametools.com/granny.html

Granny (Customers)http://www.radgametools.com/granny/customers.html

Epic Games (News): https://www.epicgames.com/site/en-US/news/epic-acquires-rad-game-tools

Microsoft (Learn): https://learn.microsoft.com/en-us/cpp/windows/latest-supported-vc-redist?view=msvc-170

Compatibilidade.png

Repair.png

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

  • 5 months later...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...