Ir para conteúdo

Sobre o "Vamos Valorizar os Nossos ROPs"


Squirt

Posts Recomendados

E aí, gente, tudo certo?

Resolvi fazer esse post aqui para abrir uma pequena discussão sobre a galera que sempre tá por aí fazendo campanha com coisas como "valorize seus ROPs" e afins.

Bem, em primeiro lugar, gostaria de deixar claro que por mais que eu não concorde (e irei demonstrar ao longo do tópico os motivos pelos quais eu não concordo) com esse tipo de argumento, eu não acho que ele esteja errado e está exercendo um direito dele.

Agora iremos para a problemática em si. O mercado do Ragnarök, assim como na vida real, possui a dinâmica de preços afetada por diversos fatores. Vamos focar especificamente nos mais básicos, a oferta e demanda que todo mundo conhece.
O preço das coisas sempre busca um equilíbrio. Quando temos excesso de oferta, o preço das coisas caem, porque não tem gente suficiente pra comprar. Quando temos excesso de demanda, os preços sobem, porque não tem item suficiente para todo mundo. O princípio da escassez (ou falta de escassez) é o que sempre rege essa relação de preço de equilíbrio.

Para um exemplo prático, quando um item de ROPs muito bom vem por ticket, no primeiro dia o preço dele SEMPRE vai ser maior do que no último dia do ticket. Porquê? Porque no primeiro dia quase ninguém tirou esse item no ticket, ou seja, tem mais gente querendo do que item disponível. Mas ao longo da semana, mais pessoas vão tirando esse item no ticket e o preço dele vai caindo.
E essa mesma lógica TAMBÉM se aplica aos ROPs. Quando um item muito valioso vem por venda direta ou por ticket, a procura de pessoas que desejam comprar itens de ROPs por zenys aumenta, fazendo com que a relação ROPs/zenys aumente bastante.

Se observarmos quando veio o ticket com a Cauda de Petal, no servidor Valhalla o preço dos ROPs estava por volta de 1k/8kk (1k de ROPs = 8kk). Porém, na segunda semana do ticket, tivemos a Black Friday, onde diversas pessoas se sentiram inclinadas a colocar valores altíssimos de ROPs por conta do bônus de 50% nas compras.
Dessa forma, o servidor ficou entupido do ROPs, o que empurrou o preço de troca para 1k/6kk. E aí que entra o nosso amiguinho da imagem abaixo:

A imagem pode conter: texto


Essa print foi tirada no dia 02/12/2019. No fim de semana da Black Friday. Ele estava "lutando" para que o preço dos ROPs fosse valorizado forçadamente, ignorando completamente as leis de mercado.


Sabe o que acontece quando algo é ofertado acima do seu preço de equilíbrio?
Ele não vende.
E se vende, vende pouco.

Espero que esse heads up sirva pra galera que tenta fazer os ROPs valorizar em épocas de excesso de oferta entenda porque eles ficam horas no Eden e não conseguem vender seus ROPs. E também espero que isso faça eles pararem de chamar quem vende a preços compatíveis com o mercado de "desesperados".

  • Haha 1
Link para o comentário
Share on other sites

46 minutos atrás, Squirt disse:

"lutando" para que o preço dos ROPs fosse valorizado forçadamente, ignorando completamente as leis de mercado. o bom e velho cartel.

A mão invisível do mercado só serve pra uma coisa if you know what i mean ? embora moralmente incorreto, não há nenhuma regra do joguinho que impeça a prática.

 

Editado por Pickles
  • Like 1

PeriodicPossibleGiraffe-size_restricted.gif

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Squirt disse:

Para um exemplo prático, quando um item de ROPs muito bom vem por ticket, no primeiro dia o preço dele SEMPRE vai ser maior do que no último dia do ticket.

Tá errado, não é mais assim a mais de 2 anos.

Nos primeiros 2~3 dias os preços são relativamente baixos porque as pessoas casuais que poem 10~20k de rops ou as que tem alguns kks guardados tentam tirar os prêmios. Depois disso só sobram as baleias que colocam 200k de rops ou as que investem vários bilhões de zeny comprando tickets em prontera. Elas tiram os itens e os escondem por meses para vender lá na frente mais caro com uma % de lucro absurda. O que acontece é exatamente o contrário do que você propôs: No final do ticket, o prêmio principal sempre está mais alto do que no início porque esses "empresários" tiram os itens mas não estão dispostos a vender no período em que os itens estão vindo.

A única exceção a essa regra é quando vem alguma promoção entre uma semana e outra do ticket de promoção, que foi o caso da máscara de oni onde aconteceu do item (que comecou a 1b, subiu a 1,5 no final da primeira semana) abaixar de volta para 1b no início da última semana e nos últimos dias do ticket o item já estava 1,5b de novo porque quem tinha tirado não estava disposto a vender.

Editado por Einhasad
Link para o comentário
Share on other sites

31 minutos atrás, Pickles disse:

A mão invisível do mercado só serve pra uma coisa if you know what i mean ? embora moralmente incorreto, não há nenhuma regra do joguinho que impeça a prática.

 

Eu adoro essa página, hahahahaha. Legitimamente uma das minhas favoritos. Nesse candidato eu votava. 
Sim, realmente não tem nada do tipo "proibido cartel" nas regras do jogo, mas cartel no bRO só funciona se os envolvidos tiverem dinheiro o suficiente pra manter o preço das coisas (o que acho difícil em alguns casos). Na maioria das vezes, quem surfa na onda do cartel acaba mantendo item com preço acima do que deveria sem vender até o item vir de novo por ticket ou venda direta e toma na jabiraca.

 

5 minutos atrás, Einhasad disse:

Tá errado, não é mais assim a mais de 2 anos.

Nos primeiros 2~3 dias os preços são relativamente baixos porque as pessoas casuais que poem 10~20k de rops ou as que tem alguns kks guardados tentam tirar os prêmios. Depois disso só sobram as baleias que colocam 200k de rops ou as que investem vários bilhões de zeny comprando tickets em prontera. Elas tiram os itens e os escondem por meses para vender lá na frente mais caro com uma % de lucro absurda. O que acontece é exatamente o contrário do que você propôs: No final do ticket, o prêmio principal sempre está mais alto do que no início porque esses "empresários" tiram os itens mas não estão dispostos a vender no período em que os itens estão vindo.

A única exceção a essa regra é quando vem alguma promoção entre uma semana e outra do ticket de promoção, que foi o caso da máscara de oni onde aconteceu do item (que comecou a 1b, subiu a 1,5 no final da primeira semana) abaixar de volta para 1b no início da última semana e nos últimos dias do ticket o item já estava 1,5b de novo porque quem tinha tirado não estava disposto a vender.

Eu ia até estender o tópico pra tocar nesse assunto, mas achei melhor não, porque foge do propósito. O fato de algumas pessoas venderem mais rápido pra conseguir uma grana logo antes que o preço suba e fique mais difícil de vender é algo que acontece, mas não faz parte da "big picture", sabe?

A questão do preço subir no final está ligada ao fato de que TODO MUNDO SABE que se tiver muito item à venda o preço TEM que abaixar. Então a galera põe tudo na Kafra e vende poucas unidades, criando uma escassez artificial que mantem os preços mais altos. E isso não foge exatamente do que foi proposto no tópico inicial, só exibe um dos possíveis comportamentos que os agentes de mercado podem assumir a fim de atingir seus objetivos.

Isso é diferente de uma pessoa ter 100k de ROPs e se recusar a vender por um preço X e achar que ela botando o preço mais alto magicamente vai fazer ele valorizar - e pior, espera empatia dos consumidores com a justificativa de que ele tá tentando valorizar seu dinheiro investido, que é o caso que estou tratando no tópico.

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Sabe o que me deixa muito triste nisso tudo Voltei a jogar faz +/- 1 mes não estou em condições de ficar colocando rops, no mas eu vendi tudo que poderia e fiz 1/3 do valor do item que eu quero comprar mas agora acabou não há nada que eu drope que venda... resumindo se quiser dinheiro é Rops se não o maximo que vc vai conseguir é se depois de 3 meses vc pegar uma arrogante ou exuberante, não tenho tantos personagens equipados pra fazer tantas vezes assim, armas das cinzas 6~7kk a cada 5 ou 6 dias, ainda nem consigo fazer OGH e Celine. 
e digo mais agora vou esperar o item que eu quero sair na loja ou sair um melhor e só vou comprar barato os que tem vendendo ignorarei... infelizmente... o comercio que está morto vai continuar mais morto...

e espero de coração que todas as pessoas com itens "Enroscados a um preço alto" morram com eles :D.

Bom jogo a todos ❤️

Link para o comentário
Share on other sites

7 horas atrás, Squirt disse:

Eu ia até estender o tópico pra tocar nesse assunto, mas achei melhor não, porque foge do propósito.

[...]

Isso é diferente de uma pessoa ter 100k de ROPs e se recusar a vender por um preço X e achar que ela botando o preço mais alto magicamente vai fazer ele valorizar - e pior, espera empatia dos consumidores com a justificativa de que ele tá tentando valorizar seu dinheiro investido, que é o caso que estou tratando no tópico.

Ah sim. Eu só quis abrir um parênteses alí porque de certa forma tudo que é discutido em um ambiente público pode influenciar algumas pessoas que estão lendo então achei que era importante comentar mais a fundo sobre aquilo dos itens de tickets e ainda bem que você complementou. Senão alguém que não é tão engajado ou que joga de vez em nunca pode acabar perdendo um dinheiro com isso porque isso é algo que as pessoas sempre comentam mas deixou de ser verdade a um bom tempo.

Sobre o foco do tópico, eu não curti o chat daquele cara e até comprei a 6kk de outras pessoas enquanto ele tava lá de bobo fazendo apelo emocional querendo que as pessoas subissem ao valor dele.

Editado por Einhasad
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, paulao_ disse:

eu vi esse maluco ai querendo valorizar os rops da blackfriday dele,mas ele nao conseguiu nada nao,teve oferta e procura normalmente,ele é um caso isolado e continua tentando valorizar os rops da blackfriday dele ateh hj,eh soh ver alguns personagens ,tem em varios pontos do mapa querendo vender rops a 7kk

Deixa ele ser feliz hehe

Hoje depois da manutenção vai subir pra 7kk ou mais, até. Nem precisou dessa agonia dele. Se ele acha que tava muito barato e não valia a pena, era só ele se retirar do mercado e voltar quando o preço compensasse pra ele novamente ao invés de tentar induzir as pessoas ao erro, porque quem realmente queria vender poderia ser prejudicado se subisse o preço e ninguém comprasse. Eu vejo isso rolando muito em época de Use e Ganhe, que rola o mesmo aumento súbito de oferta de ROPs, e ficam tentando vender acima, depois quando chega perto da data limite, acabam gastando com qualquer besteira da loja de ROPs pra completar o valor. ?‍♀️

Link para o comentário
Share on other sites

Discussão sobre um chat do Éden ?‍♂️ 

Até no bRO estão tentando doutrinar as pessoas. Cada um vende o ROPS pelo preço que bem entender, afinal foi o seu R$ gasto no joguinho. Os jogadores que discordarem, apenas não comprem ou procurem outro vendedor ué. Sinceramente, vcs choram por cada coisa r idicula.

E fora que criar um estímulo a desvalorização dos ?nossos? (não sou comunista, sry) rops, isso fomenta o comércio ilegal de zenys que rola no mercado negro. É esse o objetivo? 

No mais, só para deixar claro, eu não vendo rops, e nem quero. Estou feliz com meus 2kk+ apenas para uso próprio.

Editado por Galway

Uma consciência limpa é usualmente sinal de má memória.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...