Jump to content
PeLégolas

[ROPS] Parabéns a comunidade!

Recommended Posts

Olá galerito, quanto tempo!

 

Venho aqui parabenizar a toda comunidade, que mais uma vez aplaude a empresa que cuida do bRO e joga rios de dinheiro no jogo como se não houvesse o amanhã!

Esse novo item, Tapa-Olho Cósmico [1], que faz combo com Orc Herói, é o ápice do que vem acontecendo com o jogo... Venho aqui expor minha visão sobre alguns pontos do bRO...

 

Eventos
- Um MMORPG cujo qual não possui eventos que integrem as pessoas, ou que não promove o RolePlay (Cheffênia, TurnIn, MapasEspeciais não são eventos de fato. Principalmente Cheffênia é mina de dinheiro pra empresa.).
- Um MMORPG que quando tem eventos, são um fracasso como esse último de Halloween, que não desperta o interesse de ninguem. Ou eventos esporádicos como o Jogos Vorazes, esse ao menos é legal.
- Concursos, alguns sim são bons e com uma proposta interessante.
- WoE com meia dúzia de clãs, onde quem gasta mais dinheiro no jogo conquista mais castelos.
- Ordem dos Exploradores está a meses pra vir. É um evento interessantíssimo, que movimenta o jogo de uma forma grande, mas parece não se empenharem muito pra trazer. Algumas funcionalidades desse evento poderiam muito bem ser fixas, sendo como mais recursos ao jogo do que um mero evento ao jogo. Aliás, que mal tem slotar aquele item que você com toda certeza jogaria fora? Que mal tem poder transformar aquele item inútil em visual? Pois é, nenhum. Mas aparentemente não querem deixar esses recursos fixos no jogo e periodicamente implementarem mais coisas.

 

Bugs
- Já perdi as contas de quantos meses estamos sem uma simples skill como o Banquete de Njord.
- Bugs no episódeo mais recente, onde as quests se tornaram repetitíveis. (Pra que existe os períodos de testes no Sakray? Porque não liberar pra um grupo aleatório de jogadores pra ajudarem com isso como era feito antigamente?) Aliás até o momento não tenho conhecimento de Ban em quem se aproveita disso.
- Bugs antigos e recorrentes em quests como os de AB e GX, alem de outras quests espalhadas pelo jogo.

 

B...
- Trouxeram o EAC como promessa de um novo recomeço livre de b..., mas como nada é 100% seguro na internet, logo quebraram e permanece até hoje. Não entendo como ao menos no Valhalla que é pago, não tem uma vigilância mais assídua quanto a isso.
- Chegaram ao ponto de prejudicar jogadores comuns abaixando valores de itens, na tentativa de afetar os b.... Mas advinha quem se deu mal? Exatamente, os players...

 

Itens
- Um jogo de RPG cujo qual +90% dos itens dropáveis do jogo são inúteis, são cara de mamão e não tem valor algum. Vide Cheffênia, onde ninguem pega equipamento algum. E se atente ao fato de ser equipamentos de MVP!!! Equipamentos esses que em tese deveriam ser raros e os top itens!

 

Conteúdo
- Como todos sabem, estamos a vários e vários patches de diferenças de servidores externos. Quando lançam algo novo la fora, que não é cash item, demora uma eternidade pra vir, e quando vem advinha? Vem com problemas, e pra corrigir vai mais tempo ainda (quando corrigem!).
- Monstros e Mapas iguais, mudando apenas detalhes no Sprite e buffando o monstro pra dizer que é conteúdo "novo". O jogo esta tomando o mesmo rumo do Diablo3, onde só buffam mais os jogadores e monstros ao invés de equilibrar e trazer conteúdo novo.
 

ROPS (Finalmente o ponto foco do tópico...)
- Todo mês presenciamos o absurdo dos Caça-Níqueis, com Ticket de Promoção, Ovos e Cupom. Todo santo mês colocam o bendito Ticket, com prêmios com chances de 0,1%!!
- Toda manutenção enfiam Visuais e mais Visuais na loja.
- Itens extremamente absurdos na loja, a exemplo desse Tapa-Olho Cósmico, onde uma ESTRELA AZUL na cabeça te da mais Defesa que muito escudo! Onde um único item é capaz de te prover 390 ATQ e ATQM entre outros bônus. Qual o sentido disso? Esse é só UM exemplo de um item absurdo.
- A cada mês sai um item que é extremamente superior a outro de mesma categoria que foi lançado a 6~12 meses atrás!

 

 

Enfim, não vou me alongar tanto nos pontos de cada tópico desses acima.

Mas o ponto principal proposto nesse tópico, que pode-se tornar uma discussão sadia na medida do possível, é que, o jogo está num estado lamentável e EXTREMAMENTE PayToWin. Isso não é novidade pra ninguem que o Ragnarok seja PayToWin, mas a situação é que simplesmente está insustentável como o jogo esta sendo gerido.

O jogo como eu mencionei acima, há problemas constantes e que ficam meses para serem arrumados (quando são), não há eventos bons, mas a loja de ROPS está sempre de pé com itens cada vez mais absurdos. Da pra ver que o que querem fazer é só ganhar e ganhar e ganhar dinheiro em cima dos players.

E sabe o que me incomoda? É que sexta é BlackFriday e lá vão lançar aqueles packs de R$300,00, e vendem uma carta a 100k Rops na loja, e itens a 20k. E ao invés da comunidade olhar pra toda situação do jogo e cobrar por mudanças, todo mundo ignora e foca somente em gastar e ser melhor que o amiguinho do lado. Porque ter aquele item TOP +15 é mais importante que ter um jogo bom, sem problemas, com eventos e com conteúdo.

Ver a comunidade aplaudindo a vinda desses itens que prejudicam o jogo, ver a comunidade pedindo feito loucos pela vinda de "Compre/Use e ganhe" é lastimável.

Um jogo onde não vejo mais RolePlay, que não vejo mais dificuldade, que vejo classes tirando 999999+, um MMO onde todo mundo sola tudo sem precisar de grupo... Onde que isso se encaixa na prosposta do Ragnarok? Onde isso se encaixa num RPG? É bisonho, é ridículo. Mas a cada dia mais só piora e a comunidade aplaude.

 

Muito provavelmente vão vir defensores da empresa tentando justificar algo. Muito provavelmente tambem posso ser banido e ter o tópico apagado. Mas deixo aqui meu pequeno desabafo. Desabafo de um player que ta vendo o jogo que um dia tanto admirou e gastou tantas horas nele, sendo levado pra um caminho de pura ganância e perdendo de vez sua essência. Sei que há alguns que possuem a mesma visão que eu propus no tópico, então esse parabéns não é pra você, fique tranquilo.

 

Por fim... Meus parabéns a comunidade, afinal é ela quem tem o poder de mudar uma empresa, mas se a própria comunidade não cobra por mudanças e aceitam tudo o que a empresa empurra, vocês apenas tem o que merecem. Depois não reclamem quando vocês mesmos serem afetados.

Meus parabens! 🎉

Edited by PeLégolas
  • Like 16
  • Thanks 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Complicado né...

Eu até ia fazer um tópico postando que Flor do Luar veio a 40k ROPs e a Orc Herói veio a 100k ROPs em plena Black Friday.
Mas aí pesquisei melhor e vi que Flor veio por 60k e veio junto Kiel por 80k.

Aí deixei o tópico de lado.

  • Like 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175| Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu concordo em certos pontos contigo @PeLégolas, mas sinceramente, eu não me abalo por existir e gostarem que exista essa fatia de jogadores, que preferem o gasto de dinheiro do que de fato jogar o game. O que realmente me afeta, é apenas a empresa ter o foco, ou pior, ter a prioridade nisso, isso é um game, que na grande maioria deveria ser tratado como tal, se as pessoas querem jogar, e querem atualizações, porque motivo ainda continuam dar prioridade, e tratar como obrigação, ao rops ao invés de conteúdo e atualizações para que as pessoas possa usar, tanto seus rops quanto da jogabilidade oferecidas pelo jogo? Acho que sempre foi simples, é de fato uma empresa que se preocupa no rendimento, apenas isso, caso contrário,  teria no minimo cumprido a proposta apresentada no próprio kafra news de que seria uma coisa boa no sentido, de que tudo seria acelerado, coisas viriam mais rápido, mas o que acabamos vendo é que as coisas desde então, foram ficando tão mais lenta, que chegaram a dedicar um mês inteiro em um evento de puro NADA, e agora no mês seguinte de puro Rops. Qual será o próximo mês? O fechamento dos servidores? 

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Magnatrom 

Não deixe de lado, as empresas de um modo geral costumam reagir de acordo com o Feedback... As vezes ignoram como parece ser o caso aqui as vezes, mas as vezes funciona tbm.
As vezes uma pessoa só esta esperando a outra dar o primeiro passo, pra poder falar tambem.  Sempre bom falar.

 

@Billy O Kid

Eu não ligo que as pessoas gastem toda sua grana no jogo. O problema é a empresa abusar tanto, a ponto dessa prática afetar o meu jogo. Duvido que alguem jogue Ragnarok sem fazer comércio, sem competir com alguem algum mob e etc. Então tudo que acontece no mercado de Rops, afeta todos de várias formas diferentes, e isso que é o ruim. Tirando o fato que focar somente nos Rops deixa o jogo sem Updates, sem melhorias, correções e etc, e é o que está acontecendo tambem. Demoram meses pra TENTAR arrumar uma habilidade, como o Banquete por exemplo.
Daqui a pouco vai ter outro Logue e Ganhe lamentável, mas pra eles é como se estivessem fazendo muito por nós. Fazer o que né?!

 

@Bugz

19 minutos atrás, Bugz disse:

Discordo que o roleplay tenha q ser estimulado

??????????
RPG, você sabe o que é um RPG né? RPG sem roleplay é um mero jogo qualquer.

 

20 minutos atrás, Bugz disse:

O Rufio no ultimo kafra news falou de forma cordial que sabe que tem revendedor que monopoliza mvp cards com base em itens futuros, espero que façam algo que "quebre as pernas" de gente que compra 50 cards para faturar R$ depois (Como é o caso da carta MVP Cenia como todos sabem, por ex).

Sabe porque existe gente que "monopoliza" cartas de MVP? Porque sabem que num dia como hoje, vai sair um item extremamente roubado que vai fazer as cartas dele valerem uma fortuna. É tipo um "dinheiro faz dinheiro". A Orc Herói de um dia pro outro no Valhalla mais que dobrou de valor, só por causa de um item que é uma junção de Serafim com Escudo pra Meio.

É natural um jogo que tenha Cash Itens deixar outros itens obsoletos. Mas não mais que 90% dos itens! Em mente conheço menos de 10 itens que tem utilidade em determinadas builds, o resto é tudo Cash item, e olha o tanto de item que o Rag tem em...

 

Share this post


Link to post
Share on other sites
37 minutos atrás, Bugz disse:

SOBRE A MÁQUINA DE TICKET

Acho abusivo ter coisas de 0.1, acho que 0.4 deveria ser o patamar mínimo, colocar algo na venda direta por 60 ou até 100k rops é mais honesto do que jogo de azar.

O Rufio no ultimo kafra news falou de forma cordial que sabe que tem revendedor que monopoliza mvp cards com base em itens futuros, espero que façam algo que "quebre as pernas" de gente que compra 50 cards para faturar R$ depois (Como é o caso da carta MVP Cenia como todos sabem, por ex).

Cenia e Doppel tão logo aí.

Logo quando eu ia estocar Orc Hero vem esse troço. Eu nem esperava, fui pego com as calças arriadas. 

 

10 minutos atrás, PeLégolas disse:

Sabe porque existe gente que "monopoliza" cartas de MVP? Porque sabem que num dia como hoje, vai sair um item extremamente roubado que vai fazer as cartas dele valerem uma fortuna. É tipo um "dinheiro faz dinheiro". A Orc Herói de um dia pro outro no Valhalla mais que dobrou de valor, só por causa de um item que é uma junção de Serafim com Escudo pra Meio.

E tá errado?

Edited by Squirt

Me desban namoral, quero pagar de old timer

ban.PNG

Share this post


Link to post
Share on other sites
10 minutos atrás, Squirt disse:

E tá errado?

Não...
Mas do meu ponto de vista o errado é vir item ridículo como esse que veio hoje. Se se deu ao trabalho de ler o tópico todo não teria feito essa pergunta.

Edited by PeLégolas

Share this post


Link to post
Share on other sites
7 minutos atrás, PeLégolas disse:

Não...
Mas do meu ponto de vista o errado é vir item ridículo como esse que veio hoje. Se se deu ao trabalho de ler o tópico todo não teria feito essa pergunta.

Esse item tava cotado pra vir há mais de ano, só que pela demora ninguém esperava vir agora. A WP colocou num momento oportuno (próximo a BF com ROPs bonificado) e não tenho muito o que reclamar. Esse é o caminho que o jogo tá trilhando desde que o Diadema do Serafim foi lançado anos atrás. Já sabíamos que os combos de itens seriam basicamente bônus de dano por status/habilidades/combo de cartas.

O zoado, na minha opinião, é o fato de ainda venderem card MVP no Thor, mas eu não jogo lá então não é algo que eu ligue tanto assim hahahaha


Me desban namoral, quero pagar de old timer

ban.PNG

Share this post


Link to post
Share on other sites
5 minutos atrás, Bugz disse:

Eu não discordo do que você disse Pelégolas, só vejo de outra forma, eu sei o que significa rpg,  e sei também que o público de rag está velho, ninguém mais quer fazer 1 milhão de quests de calabouços ao iniciar cada aventura, obviamente q eu sei que sua crítica não se limita à isso.

Tem gente que ainda sobrevive no Roleplay sim, cuidado ao generalizar dizendo que ninguem faz mais. Se dissesse que reduziu muito, eu concordaria.
E por isso falo sobre estimular... Estimulando se cria mais pessoas que seguem o RolePlay ao invés de uma simples corrida armada, que quem der mais dano é o melhor.
Fora o fato que surpreenderia ao saber que existem uma galera mais velha que tambem curte um RP... GTA V é a prova disso.

 

O que vocês deveriam entender, e é o que propus no tópico, é que justamente essa venda desenfreada de itens absurdos esta matando o bRO. Está trilhando o mesmo caminho do Diablo, onde são os mesmos monstros, com mais HP enquanto os personagens vão ganhando absurdos em atributos em um só equipamento. Isso mata o jogo de uma forma irreversível. A exemplo, antes do combo Gigante não existia isso de Ranger tirar 999999.. Hoje, pouquissimo tempo depois, já é possível dar OH no Ifrit.... I F R I T !!! MVP que deveria ser feito em PT ou com certa dificuldade ao menos.

Não é porque tal item existe la fora, que ele deve vir pra ca! São servidores diferentes com realidades diferentes, e trazer esses absurdos quebra o nosso servidor. E sabe o pior? A própria comunidade pede por isso. E a empresa aproveita esse interesse e mete a faca nos Rops, trás item atrás de item Kevin Malone como esse. E enquanto isso correções ficam pra trás, conteúdo demora anos pra vir, eventos são uma piada igual esse Logue Ganhe, e por ai vai.

Entendem? Uma coisa puxa a outra, e estamos sendo levados para o pior lado.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sabe o que a WP devia fazer? Trazer aquela máscara de tigre de volta, certamente todo mundo vai curtir. É óbvio que itens novos e melhores que os anteriores virão, é como pensar que uma fabricante de smartphones vá voltar a fazer tijolões de dez anos atrás por que é injusto com quem comprou o último que elas lançaram se fizerem um melhor, é simplesmente a ordem natural das coisas.

É só dar uma olhada nos tópicos e canais de sugestões de itens, assim que sai um item melhor pra classe do indivíduo já estão lá pedindo, da mesma forma que jogadores vão pedir os combos MVPs que eles já tem acesso a carta e jogadores que não tem acesso vão reclamar que é apelão. A escolha para a WP é muito simples, não tem por que não trazer os itens que os jogadores estão dispostos a comprar.

Acho que outro ponto nessa história toda é o bom e velho 'mob morre de qualquer jeito', não é porque saiu um item que dá 50, 80, 110 de ataque a mais que você precise ter ele pra jogar, o problema aqui está com a desenvolvedora, que se nega a criar conteúdo que realmente resulte em desafio. O Ifrit, que você usou como exemplo, já está no bRO a mais de 11 anos e em outros servidores a mais de 13. É de se esperar que em 11 anos de evolução de um jogo algo que era difícil naquela época se torne extremamente fácil e solável, o que não é de se esperar é que não tenham feito MVPs de mapa que fossem 10, 20 vezes mais forte que um Ifrit nestes 11 anos, com novas mecânicas que forçassem os jogadores a jogarem em grupo ou pelo menos adotassem novas estratégias.

A LUG/WP definitivamente tem sua parte de culpa, sou obrigado a concordar com a parte dos bugs por exemplo. O episódio 16.1 passou meses 'em testes', atrasou tudo que poderia vir e ser feito neste período pra ser lançado como um dos maiores fracassos da história desse jogo: O farm de tokens que deveria ser uma forma de jogadores de diferentes níveis gerarem zenys com ótimas recompensas (nem que seja a Égide que vai continuar sendo útil não importa o que venha) morreu em poucas semanas graças a galerinha bugando a quest, o farm da Sky Fortress nunca existiu já que dependia quase que exclusivamente da venda ou obtenção do ticket de acesso de outras formas, que ainda não aconteceu. Por outro lado, a comunidade teve alguns pedidos legais recebendo alguma atenção esse ano, como a questão dos bichões, do reset de atributos gratuitos, das FAWs e afins.

A comunidade também tem culpa de muita coisa, além da questão dos ROPs dá pra usar como exemplo os Dorams que estão chegando, onde fizeram uma enquete e houve a esperança do bRO ser um dos únicos servidores sem essas pestes, pra galera ir lá e aparentemente escolher pela vinda dos gatos, atrasando conteúdos importantes e contribuindo pra mais problemas no balanceamento do jogo no cenário de PVP/WoE com a ilusão de que a classe "é forte sem gastar, logo é legal" (dica, não é).

No fim, na minha opinião o maior fardo cai sobre a Gravity, a abominação desfarçada de balanceamento recente feito mostra bem a incapacidade da desenvolvedora de manter o jogo interesse, o bRO com a pouca autonomia que tem não estaria livre desse destino.

Edited by Kevril
  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

@Kevril

Sim, eu concordo que um MVP de 11 anos atrás deveria já ser solável. Mas o fato é que ele já não apresenta mais dificuldade alguma, sendo até possível dar OH nele, o que em si é um absurdo se for comparar na quantidade de HP dele.
É extremamente normal um jogo ao estilo RPG e que tenha Cash Itens, ter essa progressão de fortalecimento do personagem. Mas o problema é que o personagem se fortaleceu muito alem de uma progressão linear. Simplesmente itens como esse de hoje, faz a linha de fortalecimento dar um salto repentino muito alto, o que a longo prazo conforme for saindo mais itens assim, se torna um fortalecimento absurdo.

E ao mesmo tempo em que o personagem fica extremamente forte, os monstros não acompanham o mesmo crescimento. O que acontece em especial no Ragnarok/bRO é o simples aumento de HP. Monstros com mesmas sprites porem com HPs elevados pra dar uma falsa sensação de dificuldade e novidade.

Mas entende o quanto a vinda de itens a exemplo do que veio hoje é prejudicial? Simplesmente não há como competir com outro item, afinal não há outro que supere (a não ser em situações específicas). E claro, não há necessidade de se ter esse item. Ninguem de fato precisa. Mas a ganância de colocar itens assim a cada semana/mês que é o prejudicial, pois prejudica outros setores como correções, atualizações, conteúdos, eventos e afins.

 

As três partes tem culpa... Desenvolvedora, Administradora e Comunidade. E convenhamos que quem tem o maior poder é a Comunidade, pq se ela parar de jogar simplesmente não tem existe mais as outras duas partes. Se a comunidade aceita que a Administradora faz isso, o único resultado que temos é o jogo indo pro buraco inevitavelmente.

 

20 minutos atrás, Kevril disse:

como a questão dos bichões

Convenhamos que aqui era uma Obrigação deles né?! E que aliás demorou anos pra fazerem algo de fato a respeito.

Share this post


Link to post
Share on other sites

Embora eu entenda seu ponto, eu acho que você está exagerando um pouco em relação ao potencial do item. A diferença em termos de dano pra maioria das classes vai ser bem pequena, a mudança mais notável seria pra bioquímico, RG e shura que não exatamente as classes mais problemáticas em termos de PVM. A maior diferença acaba ficando na resistência mesmo, mas a resistência é o de menos quando já se está na situação atual onde tudo morre tão fácil, logo não apenas não é um salto tão grande como você diz, como é um item que está aí pra substituir outro que é o melhor em seu slot a quase três anos (Serafim veio em Março de 2017).

Aqui a gente tem um conflito, não dá pra deixar os jogadores em seu pico de poder por muito tempo ou eles vão perder o interesse no jogo. Se não houver motivação pra farmar, tentar dropar novas cartas (no caso, o item em questão só é forte justamente pelo conjunto com um item 'raro' obtido dentro do jogo) ou experimentar novas builds com novos itens, os jogadores vão embora independente do quão bem a administradora esteja fazendo seu papel, isso sem contar com o fato de que se não vendem, o jogo não dá lucro e acaba. Nesse cenário a gente entra no que eu falei, novos itens precisam ter algum atrativo para despertar interesse nos jogadores, logo ou ele faz algo que nenhum outro item faz ou ele faz algo que outro item faz, porém melhor.

Tanto o primeiro caso como o segundo geram 'problemas'. Se o item faz algo que nenhum outro faz, após determinado tempo vai existir combinações de itens que permitam enfrentar quase tudo sem problemas. Itens como os Mantos Fenix/Leviatã, Manto da Bruxa, Vestes Freeoni e etc permitiram enfrentar dificuldades que eram impostas por diversos MVPs com muita facilidade. No segundo caso, temos itens como o do tópico, que vão gerando pequenos aumentos num cenário onde tudo já é fácil.

Sinto te dizer que você infelizmente está se iludindo se você acha que a comunidade tem algum poder nesse sentido, a comunidade é literalmente o elo mais fraco, é a parte que gosta do jogo, investiu incontáveis horas, fez amigos e se diverte nele apesar de todos os problemas, enquanto do outro lado temos uma administradora que apenas repassa o que a gravity faz e ganha dinheiro com isso e uma desenvolvedora cujo bRO não corresponde ao troco do pão em termos de faturamento anual pra ela, que deve dedicar no máximo uma fração do período de trabalho de 2 ou 3 funcionários ao nosso servidor.

Share this post


Link to post
Share on other sites
6 minutos atrás, Kevril disse:

Sinto te dizer que você infelizmente está se iludindo se você acha que a comunidade tem algum poder nesse sentido, a comunidade é literalmente o elo mais fraco

Desculpa, mas um produto/serviço sem cliente não tem serventia, não é mesmo? Quanto menos jogadores, mais a empresa (independente quem seja) vai ter que fazer algo pra lucrar com os poucos que tem, ou fazer algo pra trazer jogadores antigos e/ou atrair novos. Mas em todos os casos, se não houver jogadores o jogo deixa de existir.
É claro que se for pensar que o Ragnarok já deve ter dado muito lucro, se hoje mesmo acabasse eles estariam no lucro, então é indiferente pra eles se o jogo acabar (empresa).
Mas entende o fato do Cliente sempre ser a parte mais forte? Até que o produto/serviço tenha gerado uma renda maior que o gasto, a empresa deve ser submissa ao cliente.

 

15 minutos atrás, Kevril disse:

Nesse cenário a gente entra no que eu falei, novos itens precisam ter algum atrativo para despertar interesse nos jogadores, logo ou ele faz algo que nenhum outro item faz ou ele faz algo que outro item faz, porém melhor.

Eu entendo isso e concordo. Mas entende a escala que estamos hoje? Um item como esse que saiu hoje se utiliza de um atributo que todas as classes se beneficiam (VIT e SOR tbm até certo ponto), ou seja, ele é melhor aproveitado, e ainda trás benefícios 40% maiores que a sua antecessora Serafim (levando em conta somente o ATQ e com os mesmos 120). Além do fato de ter 200 DEF, o que já é maior que a maioria dos equipamentos que temos, maior que escudos inclusive!
Seria um pouco de exagero da minha parte lembrar dos tempos Pré Renew? Onde o Top item as vezes tinha +1 FOR que o outro, ou +10 DEF a mais que o outro. A escala de fortalecimento do personagem era bem menor do que é hoje, te fazia sentir que realmente estava progredindo mas que ainda dependia de algumas coisinhas básicas de um RPG.

E qual é o interesse da pessoa que entra no jogo só pra gastar Rops? Conheci um clã inteiro que vivia na base dos itens da manutenção, simplesmente não farmavam nada, só torravam rios de dinheiro e de vez enquando se reuniam pra fazer alguma coisinha no jogo. Pra esses o conteúdo do jogo só seria válido se competisse com os itens de Rops, senão era desperdício correr atrás.

Mas enfim...

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, PeLégolas disse:

Desculpa, mas um produto/serviço sem cliente não tem serventia, não é mesmo? Quanto menos jogadores, mais a empresa (independente quem seja) vai ter que fazer algo pra lucrar com os poucos que tem, ou fazer algo pra trazer jogadores antigos e/ou atrair novos. Mas em todos os casos, se não houver jogadores o jogo deixa de existir.
É claro que se for pensar que o Ragnarok já deve ter dado muito lucro, se hoje mesmo acabasse eles estariam no lucro, então é indiferente pra eles se o jogo acabar (empresa).
Mas entende o fato do Cliente sempre ser a parte mais forte? Até que o produto/serviço tenha gerado uma renda maior que o gasto, a empresa deve ser submissa ao cliente.

Infelizmente eu discordo de vc e concordo com o colega acima. O cliente ser a parte "mais forte" é apenas ilusão. Pelo menos no Brasil é assim. Vide nosso governo.

Somos brasileiros, eu, voce, o colega, todos ja tamos cansados de saber como é as coisas. Tu acha mesmo que uma comunidade gigante como a de ragnarok vai parar de jogar ou comprar rops? Meu amigo, nao deu nem 10 minutos que o servidor tinha sido aberto nesta terça e ja tinha gente em Prontera sul com a estrela na testa e o atlQ aberto.

Em TEORIA o consumidor/usuário deveria ter o poder nas mãos, mas essa teoria infelizmente não se aplica a nossa realidade.

E se amanha o servidor ficar off, dar bug, dar rollback, gente perder dinheiro, só quinta voltar, e sexta colocarem item na loja de 300k, com toda a certeza vão comprar.

Edited by LeySeraph
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites

Eu acho que existe um ponto onde dá para balancear o pay2win com jogadores farmando e jogando o jogo, mas a frequência com que a gente recebe eventos ou updates não tem ajudado a manter isso num ponto saudável.

Além disso acho que os items simplesmente estão chegando em momentos muito ruins. Os bugs do banquete real fizeram o episódio morrer muito rápido e isso prejudicou a situação do jogo porque ao invés das pessoas estarem hypadas falando sobre flattery e abusive robe elas reclamaram dos bug abusers e desistiram de farmar. Se as pessoas desistiram de um conteúdo e não estão falando dele e ao mesmo tempo a empresa enfia itens novos de rops guela abaixo dá para entender por quê as pessoas estão insatisfeitas. Na cabeça delas, o jogo não lança nada a muito tempo, mas na verdade teve conteúdo recente, so que foi um desastre.

Se a lug lançasse esse combo da orc heroi logo após lançar bio5 acho que não teria tanta gente falando sobre ele como tem agora.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites
12 minutos atrás, LeySeraph disse:

Infelizmente eu discordo de vc e concordo com o colega acima. O cliente ser a parte "mais forte" é apenas ilusão. Pelo menos no Brasil é assim. Vide nosso governo.

Somos brasileiros, eu, voce, o colega, todos ja tamos cansados de saber como é as coisas. Tu acha mesmo que uma comunidade gigante como a de ragnarok vai parar de jogar ou comprar rops? Meu amigo, nao deu nem 10 minutos que o servidor tinha sido aberto nesta terça e ja tinha gente em Prontera sul com a estrela na testa e o atlQ aberto.

Em TEORIA o consumidor/usuário deveria ter o poder nas mãos, mas essa teoria infelizmente não se aplica a nossa realidade. E se amanha o servidor ficar off, dar bug, dar rollback, gente perder dinheiro, só quinta voltar, e sexta colocarem item na loja de 300k, com toda a certeza vão comprar.

Meu jovem isso não se trata de governo nem de nacionalidade, isso é uma relação Empresa x Cliente que é igual no mundo todo. Se vc criar seu produto aqui e não tiver clientes pra comprar seu produto, seu negócio não prosperará. Isso conta tanto aqui quanto em qualquer outro país. Ilusão é acreditar que tudo que acontece é culpa de governo X ou por ser de determinada nacionalidade.

A empresa só passa a ter poder acima do Cliente em três casos:
1- O dono da empresa não altera seu produto para ter ao menos 1 cliente que o faça lucrar.
2- Caso a empresa já tenha lucrado sobre o produto e não tem intenção de continuar com ele, portanto se o produto num determinado ponto não ter mais clientes, a empresa simplesmente para de produzir.
3- A empresa tem uma margem monetária que pode trabalhar em cima disso, dividindo entre seus próprios interesses e os interesses do cliente de maneira alternada.

No caso do Ragnarok, um jogo que com certeza já deve ter gerado tanto lucro que poderia se encaixar em qualquer uma das três situações que citei acima tranquilamente. Então nesse caso realmente Cliente não tem poder. E seguindo nesse caso, o cliente só passaria a ter poder se a empresa ainda quer continuar tendo determinada margem de lucro, ou se quiser subir mais ainda essa margem.

Mas o fato é que esse tópico não aborda somente esse tema, apesar de ser o foco central. Mas tambem busca uma discussão no que se refere a coisas que atualmente estão em segundo plano, que afeta a TODOS os jogadores mas que ninguem se manifesta por ter uma falsa sensação de satisfação, por ter um item desbalanceado por semana entrando no servidor.

 

5 minutos atrás, Einhasad disse:

Eu acho que existe um ponto onde dá para balancear o pay2win com jogadores farmando e jogando o jogo, mas a frequência com que a gente recebe eventos ou updates não tem ajudado a manter isso num ponto saudável.

Não somente eventos e updates fazem falta, mas o balanceamento, correções e tudo o que compõe uma melhoria no jogo, isso faz falta. Se o jogo estivesse liso, sem bugs, sem desbalanceamentos absurdos, tivesse itens free que se aproximassem dos Cash itens, eu não reclamaria desses itens novos que saem.
Mas o fato não é somente a qualidade dos itens novos que saem, mas sim porque a empresa esta deixando coisas importantes de lado pra focar somente nos itens.

Share this post


Link to post
Share on other sites
18 minutos atrás, PeLégolas disse:

Meu jovem isso não se trata de governo nem de nacionalidade, isso é uma relação Empresa x Cliente que é igual no mundo todo. Se vc criar seu produto aqui e não tiver clientes pra comprar seu produto, seu negócio não prosperará. Isso conta tanto aqui quanto em qualquer outro país. Ilusão é acreditar que tudo que acontece é culpa de governo X ou por ser de determinada nacionalidade.

Momento nenhum disse que é culpa do governo ou que isso influencia em algo. Disse que o BRASILEIRO é assim, um EXEMPLO disso é o nosso governo, mas posso mudar a palavra para condições de nosso pais atualmente.

A relação é empresa x cliente, porem como disse antes, é praticamente impossível os clientes brasileiros boicotarem algo. No mais, a ultima frase como exemplo que falei anteriormente explica bem a situação.

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Quanto a insatisfação com as outras áreas do jogo, isso é algo que está em alta também. Até um mês e meio atrás eu estava bem empolgado, jogando todos os dias, o jogo esta cheio e divertido. Mas ai volta os benditos robos, a gente se junta, tira print, manda ticket, abre chat no fórum, eles dizem que vão analisar, uma semana depois o mesmo individuo ainda estava no mesmo mapa matando e telando desenfreadamente. E ai quando vem um e outro no fórum reclamar, a gota d'água: Apagam o tópico. Isso pra mim foi um certificado de quit. 

Eu sou insatisfeito com questão da quantidade de items OP quem vem o tempo todo, sou insatisfeito com os preços absurdos da loja, sou insatisfeito com um iniciante ser praticamente impossível de conseguir farmar o suficiente pra manter um char 110+... Mas ter o desrespeito de apagar tópico em que a comunidade tentava ao menos resolver entre nos um dos problemas, isso é de mais.

Edited by LeySeraph
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
3 horas atrás, PeLégolas disse:

Duvido que alguem jogue Ragnarok sem fazer comércio, sem competir com alguem algum mob e etc.

Não lembro disso aqui não ter acontecido no ragnarok, ou até em qualquer outro game. Um exemplo real de após remoção do comercio do jogo, ele ter sido responsável de diminuir a quantidade de jogadores, é o Diablo 3. Acho que é o caso do Ragnarok atualmente, ta tudo tão saturado, e com falta de conteúdo para criar uma competição, que acaba motivando ainda mais o uso dos robos. Jogo sem comércio e competição por monstro ou qualquer outra coisa que seja, de modo saudável claro, acaba no estado atual do nosso servidor brasileiro de ragnarok. Em outras palavras, tudo se resume a falta de update, que todos preferem não pedir, exemplo disso foi a vinda da apresentação dos Doram, fizeram campanha tão forte contra a vinda deles, que já sabemos que eles virão modificados, o que mais podemos esperar para os acontecimentos posteriores? Redução de conteúdo por causa dos jogadores que não querem jogar, acabar influenciando de alguma forma, a decisão do que pode ser atualizado? Estão antecipando o que os jogadores vão achar, antes mesmo dos Doram estar no bRO, e já modificaram, e os próximos vão ser o que? Remoção dos equipamentos por eles serem melhor que os de rops? A comunidade ganha o que pede, só isso que eu acho como resultado disso tudo.

Edited by Billy O Kid
  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
1 hora atrás, LeySeraph disse:

E se amanha o servidor ficar off, dar bug, dar rollback, gente perder dinheiro, só quinta voltar, e sexta colocarem item na loja de 300k, com toda a certeza vão comprar.

Já aconteceu algo parecido no passado, infelizmente.

48 minutos atrás, LeySeraph disse:

Mas ter o desrespeito de apagar tópico em que a comunidade tentava ao menos resolver entre nos um dos problemas, isso é de mais.

Cansei de reclamar, resolvi deixar de lado e manter a saúde mental.

1 hora atrás, Einhasad disse:

Eu acho que existe um ponto onde dá para balancear o pay2win com jogadores farmando e jogando o jogo

A proposta inicial até que era pra ser assim, mas primeiro acabam com o farm de iniciantes, aí depois com tantos itens roubados, o farm de itens mid/end game se tornou algo meu obsoleto porque praticamente não bate de frente com itens rops.

 

Outra coisa que não vi citar aqui mas que me irrita bastante no ragna é que a maioria dos itens precisa de over pra funcionar. Uma raiva que da vc batalha pra conseguir um item caro, e quando vê, tem que tá +11 pra prestar... affs

Share this post


Link to post
Share on other sites

@LeySeraph

É exatamente essa inversão de valores que não deveríamos deixar acontecer. É aquilo que sempre costumo ler no Discord (no canal #Sugestões que por sinal NINGUEM da empresa responde la): "Skill bugada, jogo com B_ots, jogo bugado e desatualizdo, MAS a loja de cash está de pé e atualizada funcionando certinho toda semana!"
Mas infelizmente a comunidade como um todo deixa isso acontecer. É só uma minoria que enxerga esses problemas, e uma minoria menor ainda que cobra. Por isso tudo está como está, e que está se encaminhando fim.

Minha última esperança é o Ragnarok Zero.

 

@Kalibu

Pelo menos por enquanto o over de alguns itens se limita ao +15, vamos torcer pra parar por ai, porque jájá da maneira que está indo começam a pedir +16~18~20... 

Share this post


Link to post
Share on other sites

Pelégolas, cara, eu concordo contigo, em partes.

Não dá pra negar que tem muito faltando a administração do jogo, e que a situação atual é um pouco meiga, em boa parte devido ao padrão dos itens, mas eu vou discordar contigo na parte que tu acha que a comunidade tem influência nisso. A gente, como bRO, tem um módico minúsculo de influência nessa parada, bem pequeno mesmo. A Gravity simplesmente não liga pra gente e essa é a realidade. 

Além disso, eu acho, assim como o krevil falou, que é difícil NÃO ficar ridículo com o andamento dessa parada durante 11 anos.O exemplo que tu mencionou, por exemplo, do Ifrit, é algo que acontece por parte de players EXTREMAMENTE equipados, com múltiplas MvP cards, no geral. Em outros jogos, esse pessoal seria o equivalente ao pessoal com equipamento do conteúdo mais difícil perfeitamente maximizado, então eu meio que não acho um problema teórico eles darem OH em MvP antigo com esse nível de equipamento (mesmo que seja um problema na prática).

Edited by Zizo

giphy.gif

Share this post


Link to post
Share on other sites

Sacanagem é o tapa olho custar 18k e o bagulho de slotar custar 5k e ainda tem 75% de chance de os dois serem destruídos e vc perder 23k de rops.

Eu ia fingir q nao tava vendo nenhum desses problemas q o pele citou, mas quando eu vi esse absurdo o macaco batendo prato na minha mente até foi embora.

  • Like 1

Share this post


Link to post
Share on other sites
40 minutos atrás, Lupeen~ disse:

Sacanagem é o tapa olho custar 18k e o bagulho de slotar custar 5k e ainda tem 75% de chance de os dois serem destruídos e vc perder 23k de rops.

Eu ia fingir q nao tava vendo nenhum desses problemas q o pele citou, mas quando eu vi esse absurdo o macaco batendo prato na minha mente até foi embora.

Isso é o elemento balanceador do item. E é justamente isso que ninguém consegue enxergar.

  • O item é caro;
  • Precisa slotar com 75% de chance de falha;
  • Custa rops pra slotar;
  • Precisa de UMA CARD DE MVP (ok, no Thor veio por venda direta por ROPs, mas por 100k e mesmo assim não dá pra levar muito do Thor a sério);

Mas tá todo mundo chorando como se tivesse tombado um caminhão de Orc Hero com Tapa-Olhos slotados na estrada de Prontera.
O maior problema do Ragnarök, assim como de muita coisa na vida, é que as pessoas não entendem que o fator nostalgia das coisas implica em necessariamente um temporalismo. Significa que aquele sentimento que você curtiu e tem saudade NÃO VOLTA, porque ele fez parte não só de um tempo, mas também de um contexto em que você estava inserido.
Ragnarök não era mais legal antigamente porque era mais difícil ou porque forçava você a jogar em grupo ou demorava meia hora pra matar um monstro chefe - até porque o jogador médio hoje ainda joga assim. Ragnarök era mais legal antigamente porque você tinha no máximo 15 anos e podia ficar o dia inteiro jogando sem a sensação de desperdício de tempo. Hoje a grande maioria dos jogadores são adultos e dividem o tempo do jogo com faculdade, trabalho, relacionamentos, etc. Eu e muitos outros queremos eficiência na nossa diversão. E não existe diversão onde há a frustração de ficar 2 semanas tentando dropar um item que não tem muito valor, matando um monstro chefe que não tem drop útil e nem dá EXP. As pessoas mudam e o jogo também.

Sobre a questão de gente dando IK no Ifrit, seu comentário está muito longe de ser a realidade. Eu tenho dois personagens bem equipados, com ALTQ de mais de 2b (no Valhalla, o que é bastante coisa) e quem assiste minhas lives vê que se eu não seguir uma estratégia muito bem definida pra matar o Ifrit eu quase sempre morro pra ele. E eu sempre jogo em dupla com suporte, então só porque tem meia dúzia de pessoas que conseguem matar tudo do jogo com 1 hit, porque ela DROPOU - sim, existem pessoas com itens dropados no jogo, nem tudo se resume a comprar ROPs - itens ou cartas fortes, como a Juliette D' Rachel ou uma carta Thanatos, não quer dizer que esse seja o reflexo real do jogo ou que isso represente o jogo como um todo.

Em todo jogo com comércio, sempre vai haver gente mais disposta a investir mais tempo ou dinheiro num personagem pra ele ficar mais forte e faz parte. 

Edited by Squirt
  • Like 5

Me desban namoral, quero pagar de old timer

ban.PNG

Share this post


Link to post
Share on other sites

E só pra deixar claro, eu concordo com o post original, @PeLégolas, eu só discordo com a parte sobre os "problemas dos ROPs e itens apelões".


Me desban namoral, quero pagar de old timer

ban.PNG

Share this post


Link to post
Share on other sites
2 horas atrás, Squirt disse:

Ragnarök não era mais legal antigamente porque era mais difícil ou porque forçava você a jogar em grupo ou demorava meia hora pra matar um monstro chefe. Ragnarök era mais legal antigamente porque você tinha no máximo 15 anos e podia ficar o dia inteiro jogando sem a sensação de desperdício de tempo.

Concordo.

@topic 

Eu consegui ser mais feliz no jogo depois que eu desapeguei dessa corrida desenfreada pelo AltQ mais top. Eu não tenho zenny, não quero torrar grana em ROPs (salvo esporadicamente quando a grana realmente sobra no balanço mensal), e a vida segue. Meus RG's nem de longe são top server, mas cada um deles faz exatamente o que eu queria que fizesse, e isso basta pra mim.

Entretanto, tem gente que só fica satisfeito depois de subir o dano de 100kk pra 101kk, e o que fazer? A empresa sabe disso, e é claro que ela vai criar estratégias para convencer tal jogador a gastar dinheiro com o jogo. Eu não julgo nenhum dos dois, quem tem grana pra gastar que gaste com o que o deixa feliz, e a empresa tem mais é que lucrar mesmo... mas concordo com a parte da deficiência de incentivos que não envolvam grana no jogo (eventos, etc). Eu consigo me divertir mesmo sem eles, mas faz falta pra muita gente.

Se isso vai levar o servidor a ruína? Bom, os sinais estão ai pra todo mundo ver e tirar suas conclusões.

  • Like 2

Share this post


Link to post
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.


×
×
  • Create New...

Important Information