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Sobre o Tapa Olho Cósmico para RG's


Wodsonslk

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Olá!

Com a chegada do novíssimo Tapa Olho Cósmico, achei que valia a pena gastar uns minutinhos fazendo uma análise dele para o uso nas diferentes builds de guardião real. Segue a descrição do item:

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Um item e tanto. Vamos ver o impacto que ele pode ter nas nossas construções:

Lanceiro

Se pensarmos na habilidade Lança do Destino, temos basicamente uma versão melhorada do diadema de serafim. Ai você pode perguntar: "mas e quanto ao slot extra que ele pode ter? Posso colocar uma Kiel!"

Vale lembrar que o efeito realmente parrudo dele (os 30 de atq e atqm a cada 10 pontos de VIT) exige o uso de uma carta Orc Herói. De uma forma ou de outra, não dá pra simplesmente ganhar o ataque e manter a pós. Ou seja, podemos contar somente com o incremento do ataque. De 250 para possíveis 360 temos ai gordos 110 de ataque, com 120 num atributo mais útil (VIT ao invés de INT), porém num item potencialmente mais caro. Logo, se você já planejava usar serafim por ter outras alternativas de zerar a pós sem envolver um slot ocupado por kiel e tem grana pra gastar, vai que é sucesso!

Quando passamos para toque e disparo, a conta é um pouco mais complexa. Visto a grande gama de formas de conseguir Atq por outros equipamentos (Manto temporal de FOR, anéis de brinquedo, proteção do gigante, Lança ancestral, Chique com pena, etc), espremer mais 360 de ataque na conta pode tornar o incremento menos expressivo. Para ter uma ideia do efeito, fiz duas comparações usando o compare setups com os seguintes sets:

  • Set 1
    • Tapa olho com OH e 120 de VIT
    • Manto de FOR +12 Menblatt com 100 de DES
    • Botas temporais de FOR +9 MA 4 com 120 de FOR
    • Anel de brinquedo com SG x2
    • Ancestral +12 AK/WK
    • Anemos +10 Khalitz
    • Chique +12
    • Abissal +11
  • Set 2
    • Diadema de grifo
    • Luvas imperiais com SG
    • O resto igual

Perceba que no set 1 temos um alto investimento em Atq, enquanto no set 2 parte desse atq é substituído por bônus no ataque e no dano a distância. Usando o dito site, ambos forneceram os seguintes valores, com e sem consagração e com aegis sempre ativo:

  • Set 1
    • 16241 normal
    • 20670 consagrado
  • Set 2
    • 13995 normal
    • 19248 consagrado

Observa-se um aumento de cerca de 16% sem a consagração e de cerca de 7% com consagração, com o set usando tapa-olho ganhando, embora com uma margem menor de vantagem a medida que o ataque base cresce.

OBS: se alguém quiser e puder refazer o cálculo acima, agradeço. Posso ter errado algo no processo e é bom termos uma informação precisa.

Suporte / MR

O maior atrativo aqui são a VIT de acordo com a SOR e os 200 de DEF que o item fornece por si só. Construções voltadas para suporte podem pontuar uma boa quantidade de SOR visando resistência a status negativos. Pensando nisso, podemos pensar em um bônus que pode variar de 24 a 30 de VIT (70 a 90 de SOR). O combo do paraíso, que fornece VIT e def semelhantes, seria o principal concorrente nesse sentido, porém o tapa olho tem a vantagem de ocupar apenas o slot do meio, permitindo o uso da vacina da cura que é uma mão na roda na hora de dar suporte.

E quanto ao slot no diadema do paraíso? Não consigo pensar em muitas cartas decisivas para topo que poderiam virar o jogo contra o tapa-olho.

Sobre MR, bom, não tem o que dizer. Não dá pra usar o tapa-olho e a máscara da nobreza ao mesmo tempo...

Exorcista

No quesito Crux Magnun, não tem muito o que falar. Enquanto o lenço infame pede dois atributos no 120 (INT e DES) e ocupa dois slots de equipamento para dar 360 de atqm, o tapa-olho pede apenas um atributo no 120 (VIT) para dar 360 em ambos, atq e atqm.

Vale salientar que esses 120 em VIT são discutíveis, pois quanto mais VIT mais HP o GC drena e consequentemente mais você vai ter que potar / curar para recuperar. Porém, no pior dos casos ainda é bem confortável ter 90 de VIT, o que garante 270 de atq e atqm.

Falando sobre Crux Divinum e Golpe fulminante, o cenário é ainda melhor. A meu ver, o tapa-olho é a melhor opção meio para a build, que se beneficiará não só dos 110 de atq a mais que o serafim mas também da melhor capacidade de tank, com uma VIT elevadíssima e 200 de def para levar de brinde. Isso sem falar que a construção fica bem mais fácil, visto que 120 de VIT são bem mais úteis que os 120 de INT.

Crítico

Começando pela habilidade exceder limites, temos o seguinte comparativo:

  • Set 1
    • Tapa olho com OH e 120 de VIT
    • Manto de FOR +12 Wakwak com 90 de FOR
    • Botas temporais de SOR +9 EL 7 com 120 de SOR
    • Luva imperial com SG
    • Cauda de Petal com SG
    • Lança de Caça +12 WK
    • Anemos +10 Khalitz
    • Esquilo +11
    • Abissal +11
  • Set 2
    • Combo comodo
    • +9 FAW Fatal 433 e Petal com 90 de FOR e 120 de SOR
    • O resto igual

Perceba que no set 2 temos um alto investimento em % crit, enquanto no set 2 parte disso é substituído por ataque bruto. Usando o dito site, ambos forneceram os seguintes valores, com e sem consagração, aegis sempre ativo e com ou sem a ativação do esquilo:

  • Set 1
    • 10688 normal
    • 15928 com esquilo ativo
    • 14206 consagrado
    • 21170 consagrado e com esquilo ativo
  • Set 2
    • 8726 normal
    • 11655 com esquilo ativo
    • 13310 consagrado
    • 17776 consagrado e com esquilo ativo

Se for para falar sobre dano, obviamente o setup com o tapa-olho ganha disparado. Entretanto, isso se deu ao custo de:

  • -18 na taxa de crítico;
  • Aumento de 36~59% do tempo de conjuração, visto que os pontos para aumentar a VIT foram retirados de DES e INT.

Consumíveis podem resolver essa perda com relativa facilidade, mas se tornariam uma despesa permanente para manter o char com um bom desempenho. O cast nem é tão problemático, mas sem uma taxa de crítico apropriada o dano do Exceder cai consideravelmente, chegando a inviabilizar o investimento caso não consiga acertar o crítico na maior parte ou, idealmente, todas as vezes.

Falando sobre builds autocast 4fun, o item é um baita de um upgrade, permitindo ter 360 de atqm sem precisar pontuar em DES, o que era um problema do lenço infame visto que a não ser por isso, DES é inútil na construção. Entretanto, o uso deste item pode trazer problemas para fechar a taxa de crítico em 100 sem consumíveis ao excluir o combo popstar ou o combo comodo.

Bom, é isso, espero que ajude a quem estiver de olho no item! Correções e sugestões, como sempre, são bem vindas, bem como contribuições!

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Por causa desse item eu pude mudar a build, mas não foi ruim não.

FOR 100
AGI 1
INT 120
VIT 120
DEX 100
Sor 3

Essa é a build final, ao menos. Antes eu estava com 120 de DEX e alguns ponto em Agi, mas como sou praticamente exorcista de GC, com um pouco de uso para Fulminante e Crux Divinum, Agi ainda não foi totalmente interessante. 120 de VIT só para pegar os bônus parece maluquice, mas usando +11 Sapatos Infernais com Flor do Luar (Acho melhor que Inteligentes nesse caso, sorry), o atkm sobe muito, superando facilmente a lacuna que antes era preenchida pelos 175%(no máx) de dano aumentado com combo Diadema de Grifo e Anel Imperial. Fora toda a Hard-Def que você adquire. 

Pra ser sincero, o dano base da GC aumentou um bocado quando passei a usar equipamentos com modificadores de dano por ataque à distância, como a FAW. Combo Grifo sobe muito o dano, mas isso me torna totalmente dependente dela. Com o Tapa-Olho, agora posso usar GC, HC, Fulminante e estar preparado para o futuro balanceamento da Glória Domini e Luz da Criação. 

Acho que esse item é extremamente válido para o RG :D Minha dúvida atualmente é o que por no slot de baixo. Estava usando Vacina da Cura, mas tendo em vista que eu tenho Curar 10 e ele é bem autossuficiente, preciso de algo mais útil. Alguma sugestão?

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23 minutos atrás, Raiga disse:

a lacuna que antes era preenchida pelos 175%(no máx) de dano aumentado com combo Diadema de Grifo e Anel Imperial

Usar infame ou mesmo serafim já era mais vantajoso (cenário geral, não apenas dano) que o combo grifo, que só vale a pena no começo quando não se pode equipar o combo da nobreza ou ainda não se tem os atributos maximizados. Esse tapa-olho só aumentou ainda mais a vantagem.

25 minutos atrás, Raiga disse:

Estava usando Vacina da Cura, mas tendo em vista que eu tenho Curar 10 e ele é bem autossuficiente, preciso de algo mais útil. Alguma sugestão?

Eu ainda usaria a vacina. Curar é legal quando você tem pausas para usar, entre um mob e outro, por exemplo. Mas quando se está enfrentando um alvo mais parrudo, o tempo que você "perde" se curando podem ser segundos valiosos entre um GC e outro, enquanto que as poções podem ser usadas a qualquer momento.

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6 horas atrás, Wodsonslk disse:

Usar infame ou mesmo serafim já era mais vantajoso (cenário geral, não apenas dano) que o combo grifo, que só vale a pena no começo quando não se pode equipar o combo da nobreza ou ainda não se tem os atributos maximizados. Esse tapa-olho só aumentou ainda mais a vantagem.

Basicamente esse item é como se você estivesse usando uma serafim buffada com infame ao mesmo tempo.

Pra RG de GC, é mto doente.

ass.jpg?width=705&height=139"Infelizmente o mês de aniversário acabou, mas começamos Outubro com a corda toda."

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