Ir para conteúdo

pode ou não pode usar AI?


Sapia

Posts Recomendados

fala pessoal,

 

em um KN da vida o Rufio comentou sobre a volta do AI após a entrada do EAC e disse que era considerado ilegal e passível de BAN

 

e aqui alguns pontos que gostaria de levantar:

1) pra quem não lembra, na entrada do EAC não estava dando para usar nenhuma AI pois o EAC comparava os arquivos da pasta USER_AI com os originais e se tinha alguma alteração o jogo fechava

o que claramente era um erro do EAC pois essa pasta é do jogador e sempre pode ser editada

 

2) o pessoal do KN dizer que isso é algo ilegal só mostra que eles não jogam o jogo e que não conhecem nossa amada classe de alquimista 

pois a pasta USER_AI sempre esteve disponível para a edição e as AIs personalizadas podem ser compartilhadas

 

3) eles citaram que a Gravity está descontinuando esse sistema de AI personalizada

isso é verdade, porém a Gravity fez isso com uma atualização que melhora a experiência do jogador com o homunculus, como: o homunculus receber parte da exp do bio, ele se alimentar sozinho, melhoria nas habilidades com troca de pós-conjuração por recarga... enfim, tiraram a AI que ajuda no controle do homunculus só que trouxeram melhorias

e o pessoal do KN só jogou isso do descontinuar meio que pra justificar a retirada da AI por parte do EAC

 

depois desse KN eu abri um Ticket pra Central e me falaram que a AI está liberada para edição 

e que o que passível de BAN é o uso de programas auxiliares

ou seja, com isso o uso está liberado...

 

por favor, vocês tiveram algum retorno diferente desse?

usar AI está liberado ou não?

 

será que o tutor de alquimistas poderia cobrar isso da staff?

precisamos de um esclarecimento sobre esse assunto e uma nota oficial

 

(aproveitando, se alguém tiver contato com a staff já pede “Cylinder Hairband [1]” que a comunidade de bio agradece!)

  • Thanks 1
Link para o comentário
Share on other sites

aproveitando 2

sei que essas palavras não vão chegar até as pessoas que merecem, mas fica aqui minha admiração e gratidão aos desenvolveres das AI de ragnarok

a Gravity praticamente jogou a pasta USER_AI e liberou a edição pelos jogadores, e esses desenvolvedores de AI deixaram de um jeito fácil para a comunidade utilizar

 

os caras são 10

e sem ganhar nada com isso

 

a do AzzyAI ainda criou uma interface gráfica que facilita a configuração dos parâmetros da AI

 

enfim, valeu pessoal

e triste a staff aqui do bRO entender isso erroneamente como irregular

é um desconhecimento gigante da equipe em coisas básicas do jogo

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

Tem Link do Kafra News q ele fala sobre o assunto? Pq não lembro de nada disso

Não tem tutor ainda, tá pra ser escolhido mas acho q ninguém se candidatou para o cargo de Alquimista e evoluções

No mais concordo com tu q a própria equipe q toma conta do jogo parece não ter conhecimento sobre o mesmo

Link para o comentário
Share on other sites

Com a mudança, o AzzyAi que não é oficial parou de funcionar. As AIs não são oficiais, embora sejam permitidas, estamos estudando e ver a melhor solução para deixar funcionando. Ao alterar a AI oficial, pedimos que os jogadores façam testes e enviem através de ticket quaisquer erros causados na alteração para que possamos enviar para gravity.

  • Like 1

D3ACkxvWoAIH6RC.jpg.6c4556a51b8947ec6643c0787304da4e.jpg

 

Link para o comentário
Share on other sites

5 minutos atrás, castelhonebella disse:

Com a mudança, o AzzyAi que não é oficial parou de funcionar. As AIs não são oficiais, embora sejam permitidas, estamos estudando e ver a melhor solução para deixar funcionando. Ao alterar a AI oficial, pedimos que os jogadores façam testes e enviem através de ticket quaisquer erros causados na alteração para que possamos enviar para gravity.

muito obrigado pelo retorno!

apenas como observação: a AzzyAI não estava funcionando quando chegou o EAC mesmo, mas teve alguma atualização que fez as AIs voltarem e o AzzyAI voltou também 

 

muito importante ter um retorno desse

sabemos que não são oficiais e que obviamente não possuem suporte da staff do bRO, mas é tranquilizante saber que são permitidas

meu obrigado novamente

Link para o comentário
Share on other sites

 

5 horas atrás, castelhonebella disse:

Com a mudança, o AzzyAi que não é oficial parou de funcionar. As AIs não são oficiais, embora sejam permitidas, estamos estudando e ver a melhor solução para deixar funcionando. Ao alterar a AI oficial, pedimos que os jogadores façam testes e enviem através de ticket quaisquer erros causados na alteração para que possamos enviar para gravity.

Não faz muito sentido banir alguém por alterar algo que nasceu junto ao jogo parar ser alterado pelo usuário

 

Não entendi pq falar isso do KN hoje. Dá a sensação de que i) a Staff tá perdida após o EAC; ou ii) não entendem o funcionamento do jogo que gerenciam.

Esse TPC do KN só causou desinformação e pânico nos jogadores que hoje estão com AzzyAI e que, céus, sabem que isso é BEM diferente de usar o famigerado programinha robô. Lamento esse tipo de conduta. 

 

De toda sorte, que bom que a Bella disse que as AIs são permitidas. Deu uma luz ao pessoal que quer upar o homúnculo e uma certa segurança após essa trapalhada no KN. 

 

 

Editado por Kyfron
correções de estilo

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

o Rufio abordou esse tema novamente no KN de hoje
e a informação não bate com o que a Bella disse aqui no tópico

 

não faz sentido bloquear AzzyAI
pois tudo que está lá pode ser configurado por players (que tiverem um conhecimento grande em programação e tempo), a AzzyAI só democratiza o uso de AI
é algo bom pra comunidade, e não deveria ser encarado como programa irregular

criem um alquimista e upem um homunculus, só isso que peço, pra vocês tirarem a próprias conclusões

joga com a classe, monta um bio

perguntem pra Gravity se pode editar a pasta USER_AI ou não, vai lá

segue o link no momento que o Rufio aborda o tema

 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

7 horas atrás, BlueMeth disse:

Não pode programas de terceiros. 

isso é bem subjetivo...

a pasta USER_AI foi criada para ser alterada pelo jogador. Mas, tenta lá mudar, vai lá... 

Na pasta da AI (uma antes da USER_AI) tem um manual e guia falando das variáveis, o que é possível fazer, só que... são pouquíssimas pessoas da comunidade global de ragnarok que realmente vão saber mexer com isso. (se duvidar, só dá uma olhada lá).

 

Porém, vamos pensar que eu fui lá e configurei meu homunculus (sem AI pronta nenhuma) a atacar os monstros ou fazer o homunculus usar uma habilidade específica.

Poxa, legal, aí um amigo meu aqui vai me pede para eu passar os arquivos textos pra ele pois ele também quer usufruir dessa vantagem é legal e pode ser conseguida configurando a USER_AI.

Bom, tudo bem, certo? o cara é uma amigo, o que eu fiz na minha máquina não é ilegal

Mas na máquina dele é de um terceiro, né? ixi, então o outro jogador não pode receber nenhuma AI já configurada, o cara tem que ir pra uma faculdade de tecnologia, aprender a programar pra depois ir configurar a AI dele pois ele não sabe mexer com isso e não pode receber qualquer coisa que não seja dele pois é de um terceiro?

Justo? não...

as AIs como a AzzyAI são apenas AIs configuradas por pessoas extremamente capazes e que compartilharam isso com a comunidade.

só isso

tanto que as wikis do rag citam isso
https://browiki.org/wiki/Homunculus#AI
https://irowiki.org/wiki/Homunculus_System#Controlling_the_Homunculus

obs: a AzzyAI não é a única, mas é a mais usada pois além de configurar muito bem os arquivos textos, o criador ainda criou algo que a Gravity deveria ter feito: uma interface gráfica para auxiliar na configuração.

https://irowiki.org/wiki/AI


e volto a falar, a Gravity mesmo percebeu o quanto é complexo isso de AI e descontinuou
mas... trouxe melhorias com isso
minha provocação aqui é que no bRO apenas jogam essa groselha de que é considerado bicho ruim (sendo que não é) e não trouxeram nada pra compensar a perda
se for pra tirar a AI que tragam as atualizações nos homunculus, por favor.

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

como tem muita desinformação sobre o assunto, vou acrescentar mais uma coisa aqui no tópico

 

AI (em geral, qualquer uma das citadas nos links acima do irowiki) são arquivos textos que o jogo interpreta, tanto que se o jogo estiver aberto e você fizer uma alteração na configuração você precisa deslogar e logar ou vaporizar e criar o homunculus para que o jogo leia a nova versão e carregue a configuração; então são apenas comandos permitidos pelo próprio jogo e que interferem apenas nas ações do homunculus; e se foi em quem criou o texto ou se eu peguei de alguém não deveria importar...

NÃO são programas que você abre depois que estiver jogando e que controlam artificialmente seu jogo como é o caso de bichões ou macros (sim, pois macro sim é um programa terceiro que controla ações no jogo mas que todos ignoram, né? enfim...)

 

um homunculus com AI configurada não vai fazer o alquimista andar pelo mapa

não vai pegar itens no chão

não vai se alimentar sozinho (alguns alquimistas usam macro para isso, que aí sim deveria ser encarado como infração das regras por usar programa terceiro)

resumindo, a AI só controla o homunculus para que ele tenha ações padrões para algumas situações sem que o jogador precise ficar controlando o próprio personagem mais o homunculus

 

@Rufio

Se eu passar alguns arquivos da USER_AI que tenho usado, você testa e vê se tá OK?

se tiver OK eu compartilho com a comunidade
topa?

Editado por Sapia
  • Thanks 2
Link para o comentário
Share on other sites

Nossa que confusão vocês fizeram aqui .-.

RESUMO: não recomendamos uso de programas terceirizados pras AI, apesar de ter ciência de que estão funcionando no momento.

 

PANORAMA COMPLETO

Vamos lá:

1- Lançamento do EAC, edições na pasta de AI foram bloqueadas. AIs customizadas e programas terceirizados param de funcionar.

2- Começamos a trabalhar com a EAC e a Gravity numa solução pra isso.

3- EAC encontra uma possível solução, AINDA EM TESTES, que permite edição da pasta de AI novamente.

4- Podendo ser editada a pasta novamente, começam a usar programas terceirizados novamente.

5- Gravity enviou um guia de configuração de AI atualizado que está em tradução no momento.

6- Plano futuro: montar uma nova AI padrão que seja menos... err, lesada?... que a padrão atual que faz quase nada.

 

O que dissemos foi: não usem programas terceirizados pra AI, pois como a solução do EAC está em testes, programas terceirizados podem ser detectados como nocivos e você ter o acesso a sua conta prejudicado, além de não darmos nenhum suporte pra programas terceirizados NEM incentivar o uso do mesmo.

Em nenhum momento foi dito "não usem AI".

 

Espero ter esclarecido, aguardem cenas dos próximos capítulos e evitem usar programas de terceiros o/

  • Like 2
  • Thanks 1
  • Sad 1
Link para o comentário
Share on other sites

7 minutos atrás, -Teus disse:

aeee

Azzy AI tah liberado pessoal, bom up com os pokemons de midgard

Obrigado Vannor

?

Você tá de zoeira só ou leu o que tá escrito ali em cima tudinho? '-' Esse programa é um programa terceiro que disso que não recomendamos o uso. Tá funcional? Tá, mas usa por conta e risco, não damos suporte e pode parar de funcionar de novo a qualquer momento quando tivermos update do EAC.

  • Haha 1
Link para o comentário
Share on other sites

37 minutos atrás, Vannor disse:

Eita nois... Quis explicar a situação toda pra ninguém confundir as coisas... ?

Vannor,

você é programador aí WPBr/LUG?

da uma olhada no manual e guia da AI que fica na pasta AI do jogo

esse é o material disponibilizado pela Gravity para que os jogadores configurem suas próprias AIs

 

abre lá e me diz se qualquer jogar pode pegar aquilo e editar a sua própria AI

 

se você for programador, provavelmente vai conseguir

mas e o resto da galera?

 

as AIs de “terceiros” são AIs prontas para o uso.

são apenas arquivos texto que o jogo interpreta 

por isso que não faz sentido confundir AI como um programa terceiro que muda o jogo, é uma AI programada com comandos liberados

Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, Vannor disse:

O que dissemos foi: não usem programas terceirizados pra AI, pois como a solução do EAC está em testes, programas terceirizados podem ser detectados como nocivos e você ter o acesso a sua conta prejudicado, além de não darmos nenhum suporte pra programas terceirizados NEM incentivar o uso do mesmo.

Em nenhum momento foi dito "não usem AI".

 

Espero ter esclarecido, aguardem cenas dos próximos capítulos e evitem usar programas de terceiros o/

falar que não pode usar AIs prontas é o mesmo que dizer que não pode usar AI (pelos motivos citados acima)

 

e outra, pelo o que foi explicado, vocês estão com receio do EAC gerar um falso positivo?

como vamos saber se qualquer alteração na AI pode ou não gerar isso?

Link para o comentário
Share on other sites

Não sou programador mas tenho familiaridade com o tema, e sim, entendo que nem todo mundo consegue ler/ programar e por isso, parte do plano futuro assim que terminarem a tradução do novo manual, é justamente uma melhoria na AI padrão com funções mais básicas, pois também entendo que a atual padrão é ruim e bem limitada.

O Azzy AI é uma ferramenta terceirizada. Veja bem, de novo, em nenhum momento falamos "não use a AI do seu amigo que sabe programar e montou uma" ou "não use a AI de alguém que montou uma AI muito legal e compartilhou com a comunidade". A nossa preocupação é o uso de um programa/ ferramenta terceirizado como o Azzy AI pra fazer a programação da AI. Essa é a preocupação com EAC, pois se ele passar a detectar ele como um programa que não deveria estar operando com o Ragnarok, não está errado.

 

 

Link para o comentário
Share on other sites

entendi, mas não concordo

 

e o problema do AzzyAI é por causa da interface gráfica?

se for isso, da pra usar só as versões texto, que seria o mesmo que pegar uma AI pronta de um coleguinha, entende?

e outra, existe outras AIs que não possuem essa interface gráfica, essas estariam OK?

 

o ponto é que acho que vocês estão sendo muito by the book com isso de terceiros

pois AI não deveria estar sendo discutida como algo contra as regras

 

de qualquer forma,

agradeço o esclarecimento 

 

e da minha parte, não usarei mais AI, pois aparentemente vocês não possuem controle do que é terceiro ou não 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Vannor disse:

Não sou programador mas tenho familiaridade com o tema, e sim, entendo que nem todo mundo consegue ler/ programar e por isso, parte do plano futuro assim que terminarem a tradução do novo manual, é justamente uma melhoria na AI padrão com funções mais básicas, pois também entendo que a atual padrão é ruim e bem limitada.

O Azzy AI é uma ferramenta terceirizada. Veja bem, de novo, em nenhum momento falamos "não use a AI do seu amigo que sabe programar e montou uma" ou "não use a AI de alguém que montou uma AI muito legal e compartilhou com a comunidade". A nossa preocupação é o uso de um programa/ ferramenta terceirizado como o Azzy AI pra fazer a programação da AI. Essa é a preocupação com EAC, pois se ele passar a detectar ele como um programa que não deveria estar operando com o Ragnarok, não está errado.

 

 

Mas é passível de Ban se usar??

Link para o comentário
Share on other sites

Em resumo do que ele disse:

 

Tá funcionando por enquanto pq estamos fazendo testes, mas não pode alterar a pasta que é feita para ser alterada pq a mera existência de uma interface gráfica que foi feita apenas para facilitar o uso, por pessoas absolutamente leigas em informática, de uma ferramente, mais uma vez feita para ser alterada, é considerada como programa de terceiro, mesmo essa interface existindo, novamente, com o único propósito de ajudar quem não entende de NADA sobre programação e/ou similares

 

Não faz o mínimo sentido a existência de possibilidade de punição por conta disso.

Ou falta sensibilidade da empresa, em eventual punição advinda do EAC, ou falta conhecimento do jogo por parte da STAFF --- isso para não falar em má-fé. 

 

Editado por Kyfron
  • Like 3

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...