Jump to content

Guia de Revendedores


Paulo Palopoli

Recommended Posts

Opa, fazer zennys é uma tarefa importante em Ragnarok, muita gente acha que é só upar e correr pro abraço, mas hoje muito do desempenho do personagem depende de itens, e os melhores são muito caros se comparado a capacidade de um iniciante de fazer zennys, então Rag é correr em duas frentes, upar e negociar.

Para fazer zennys existem 3 formas básicas, e cada uma delas tem prós e contras, vamos antes falar um pouco sobre cada uma:

- Farm de itens: é a forma mais fácil, pode ser feita desde os primeiros níveis, se você souber aonde ir, consiste em farmar loot, cartas ou itens de alto valor de venda, o problema do Farm é que os melhores itens dependem de um personagem de nível alto e as vezes bem equipado, em níveis mais baixos pode não te enriquecer, mas mesmo assim é uma ótima forma de fazer os primeiros zennys, entre as vantagens estão o baixo nível de dificuldade, risco ou tempo, apesar de exigir tempo de jogo, exige pouco de mercado, a lucratividade pode ser alta por conta de que todo o valor de venda é lucro!

- Venda de Rops: a venda de Rops com pagamento em itens do jogo ou zennys é a forma mais rápida de se fazer centenas de milhões de zennys, e ao contrário do que muitos acham, não é ilegal, altamente recomendado para iniciantes, pois com poucos reais se monta um set de baixo custo e alta eficiência! Mas se deve ter cuidado ao negociar, pois muitos golpes são aplicados visando este público, já que os valores envolvidos são muito altos, se não está seguro, venda por lojinha de mercador!

- Revenda de itens: forma arriscada, mas extremamente lucrativa, exige conhecimento dos itens, valores de mercado, mas exige menos tempo online! A receita básica parece simples, comprar barato e vender caro, mas nada é simples, então vamos a umas dicas pra quem quer entrar nesse mundo!

Sobre o guia
Primeiro ponto importante, o objetivo do guia não é te mostrar uma tabela de preços de itens pra comprar e por quanto vender, e não me perguntem isso, porque?
Porque isso muda o tempo todo, toda vez que sai um item os preços mudam, além de que, cada item tem um necessidade, e eventos podem afetar seu preço, então, não existe uma tabela de itens ou preços.
E também acredito que a pessoa só aprende a nadar, se ela for jogada na água!

Então o que eu estou fazendo aqui?
O guia tem por objetivo ensinar tendências de mercado, esperai, isso aí que você disse não é economia? Mais isso aqui é jogo!

Sim, é um jogo, mas é jogado por pessoas, e no mundo real ou virtual, seja no Brasil ou Estados unidos, as pessoas se comportam da mesma forma e são esses detalhes, dicas, macetes que vou ensinar aqui! Depois vamos a dicas e macetes específicos de revenda, mas antes vamos a economia!

Conceitos básica de economia para jogos?
Sim, quem quiser se aprofundar procure livros de economia básica, em sebos mesmo, são ótimas fontes de material, mas vamos a alguns conceitos interessantes:

Mercado:
O mercado é o conceito mais simples de entender e o mais difícil de saber como ele funciona, o mercado é aquele conjunto de pessoas, sejam compradores e vendedores, no nosso caso, o servidor, cada mercado se comporta de uma forma, tem necessidades diferentes e reage de forma diferente, análise, estude, veja as mudanças de comportamento, preço, e afins, isso te ajuda a planejar seu próximo passo.

Um ponto importante pra se levar em conta é que mesmo em Ragnarok, entre seus servidores existem diferenças entre seus mercados, a quantidade de jogadores, seus perfis, a disponibilidade de itens, tudo isso faz os itens variarem muito entre eles.

Nicho de mercado:
Alguns grupos dentro de um mercado são tão diferentes de outros que formam nichos, cada nicho vai ter necessidades e potencial financeiro diferente, por exemplo, jogadores iniciantes versus os que estão a mais tempo no jogo.

Público alvo:
O público alvo é uma parte importante para se estudar quando se está revendendo, por incrível que pareça existe diferença entre os perfis de compradores e inclusive entre as classes, vamos a um exemplo claro, hoje a classe sentinela é uma classe abundante nos servidores e também a classe favorita dos iniciantes, pela simplicidade e baixo custo se comparada a outras, isso faz com que o perfil do público desses itens tenha menos zennys se você comparar com um bioquímico, classe geralmente escolhida por alguém que já tem um certo potencial econômico devido ao alto custo dos itens que tornam a classe competitiva, por este motivo, itens exclusivos de sentinela que são mais caros são mais difíceis de negociar e geralmente desvalorizados frente a outros itens.

Oferta e demanda:
Este é o conceito mais difícil de entender e o mais importante, a lei da oferta e da demanda, definem o preço, o tempo de venda, entende-la te fará entender a flutuação dos preços, então vamos quebrar os conceitos para facilitar:

Oferta:
A oferta é quanto de um objeto ou serviço existe no mercado, o quanto daquele item existe e está disponível pra venda, isso é importante, não adianta algo ser abundante, mas ninguém querer vender, vamos ao exemplo dos seus rins, todo mundo tem e alguns poucos precisam de novos porque os seus não estão bons, mas eu pergunto, quem quer se desfazer dos seus?

Demanda:
A procura ou demanda é o quanto de pessoas dispostas a comprar algo, e que tem potencial para comprar.

Essas duas variáveis regem o mercado, vamos a exemplos:

Grande oferta e baixa procura:
Imaginem quem existam 10 pessoas que querem um determinado item, mas existem 100 pessoas querendo vender este mesmo item, naturalmente este item irá desvalorizar, porque? Se tem tanta gente vendendo ele, e pouca gente comprando, pq eu vou comprar de você se o outro cara está vendendo mais barato? E na corrida de gato e rato um abaixa mais o preço que outro e o preço cai naturalmente.

Grande demanda e pouca oferta:
Neste cenário temos o caso inverso, 100 pessoas querendo comprar os 10 itens disponíveis, isso supervaloriza o item, porque? Porque eu vou vender pra você, se o outro topa pagar mais caro, e assim a escalada de preço começa!

Vale lembrar também que a demanda não é apenas o número de pessoas que querem um item, mas as que podem pagar por ele e as que estão dispostas a pagar por ele! Mesmo que um item seja super desejado a demanda pode ser baixa devido a quantidade de pessoas que realmente podem ou estão dispostas a pagar por ele.

Prever momentos de baixa ou alta demanda ou oferta é a chave pra altos lucros, imaginem que para um determinado evento os jogadores usem um consumível X, mas ele só é usado durante este período, antes do evento a Lug disponibiliza ele como parte de uma recompensa de uma quest, vamos ter uma oferta enorme e uma demanda baixa, então, você vai lá e compra um monte de X bem barato, aí o tal evento começa, todo mundo vai querer ter X pra usar, nesse momento teremos uma demanda alta, a oferta depende de quantas pessoas estocaram X, vamos supor que não foram muitas, pronto, o preço vai subir gigantescamente, e o povo vai surtar nas redes sociais dizendo: Disney isso, Disney aquilo, mas não, é apenas o mercado!

Ah, mas se todo mundo vender barato não vai subir! Filho, se você vender barato um item de alta demanda eu e todos os outros revendedoras vamos comprar barato de você e vender caro, sabe porque? Porque as pessoas vão precisar, e vão pagar, são a demanda e a oferta que definem o preço de algo, é a lei do oeste.

Pronto, vamos falar sobre revenda em Ragnarok
O que eu preciso para ser um revendedor?
A primeira coisa é saber o preço das coisas, e é aí que mora o perigo, e aonde está a dificuldade, o jeito mais fácil é perder umas horinhas fuçando nas lojinhas alheias. O melhor amigo do revendedor é o "Catálogo de Vendas Prata", vendido no Éden, e te permite pesquisar um item em todas as lojas do mapa atual, então vá pra Prontera, use o catálogo, anote se necessário!

Mas o que eu vou revender?
Essa é outra coisa importante, não é porque um item está barato que ele é lucrativo, eu mesmo prefiro ganhar pouco, mas vender rápido do que ficar com um item parado, além de jogar muito dinheiro em um lugar que vai demorar o retorno, talvez te impedindo de aproveitar outros itens baratos, ainda você corre o risco do item ser substituído e seu item desvalorizar!

Outra dica é preferir itens do meta, ou seja, itens que são os tops, ou pelo menos estão no topo dos itens mais desejados, um bom revendedor sabe quais são os melhores itens de cada classe, principalmente os que fazem parte das builds mais comuns!

Então eu posso comprar qualquer um desses itens em qualquer momento?
Bem, como eu disse lá em cima, eventos podem mudar muita coisa, essa sazonalidade pode ser sua melhor amiga ou pior inimiga, é como uma onda grande, se você souber surfar e tiver uma prancha, você vai se divertir, mas sem preparo ou com os equipamentos errados, a experiência pode ser desastrosa. Então preste atenção no que é mais utilizado nos eventos, geralmente durante esses eventos os preços sobem muito, e depois deles, o preço cai absurdamente, um bom revendedor compra algumas coisas pra ficarem guardadas pro próximo evento ou pelo menos se prepara antes deles iniciarem, procure saber a época que os eventos acontecem, eles costumam se repetir sempre nos mesmos meses, leia os guias dos eventos passados, procure as classes prediletas, quais são as melhores builds, equipamentos e consumíveis utilizados, estoque esses itens, e venda-os durante o evento.

Opa, já sei o que comprar, vou investir todo meu zenny?
Primeiro, evite ficar sem zennys, por dois motivos, o primeiro é que você pode perder uma oportunidade por não ter algo para oferecer, outra, nunca invista tudo em uma coisa só, lembra que eu falei que revenda era arriscada? O valor de um item pode cair e muito, vou dar um exemplo, imagine que você escolha um item x que custa 100kk, aparece alguém vendendo ele por 50kk e tem 3 unidades, é um ótimo negócio, você tem 160kk, então, você faz os cálculos, compra 3 itens, vai vender por 100kk cada e sabe que pode ficar com 310kk no final, aí é lançado um item novo, muito melhor que o anterior, esse item novo vem por quest ou venda direta, esse item no mercado custa 80kk, o seu item vai desvalorizar muito, tanto a ponto de você tomar um belo prejuízo e o seu ótimo negócio se torna um belo de uma dor no coração! Isso aconteceu várias vezes, e vai continuar acontecendo, então com tudo, itens, consumíveis, cartas, seja cauteloso, tenha sempre uma margem de reserva para outros negócios e oportunidades que possam aparecer e sempre invista em vários itens diferentes.

Opa, o cliente está me oferecendo um negócio fantástico, vou com fé?
Cuidado, existem pessoas desesperadas e existem golpistas, geralmente as melhores ofertas vem do segundo tipo, lembra quando dizem que quando a esmola é demais, até o santo desconfia? Então, desconfie, por que alguém iria trocar algo que vale o dobro do preço? Porque ele não vende, e com a diferença ele compra seu item e ainda fica com o troco? Nesses casos valem duas premissas básicas:

1) verifique cada item antes da negócio se são os mesmo que foram oferecidos, verifique encantamentos, cartas refino, e descrições, são segundos importantes que valem dores de cabeça e arrependimentos;
2) não negocie nada que você não esteja certo do valor, não acredite no que te dizem, nem ao menos nas lojas e chats que estão abertas, existem inúmeros golpes que se baseiam na ganância do negociantes, quanto menos cauteloso você for, mais vai perder!

O cara me ofereceu um valor x, vou comprar porque está barato!
Ótimo, agora chora, peça desconto, a maioria das pessoas já coloca o preço pensando no choro, mas cuidado, negociações também envolvem o ego das pessoas, tente não ofender, seja educado, a boa educação abre portas, seja simpático, converse, ajude, isso conquista a confiança, o cliente que confia e vai com a sua cara, além de estar mais aberto a negociações tende a voltar e fazer negócios com você outra vez.

Opa, saiu um item que todo mundo quer na loja, vou comprar!
Sempre que temos eventos de vendas de itens que muita gente compra, muita gente sai atrás dela pra para esperar valorizar e revender, o problema é justamente esse, se muita gente compra a oferta aumenta, seu item vai demorar pra valorizar, existem casos que valem a pena, mas só se você puder esperar pelo retorno. Alguns itens valorizam muito rápido, outros demoram vários meses.

Tá, mas pra fazer essas coisas eu preciso de zennys, e eu estou começando agora e não tenho, o que eu posso fazer?
Na situação atual, as revendas de itens começam a funcionar bem a partir dos 100 milhões (100kks) de zennys, ter este montante na mão é difícil, mas não impossível, vamos a algumas dicas:

- você pode começar vendendo rops, dependendo do servidor e da cotação atual dos rops isso pode ser alcançado com 20 ou 30 reais no máximo, e em algumas horas você já vira um revendedor ?.
- faça um mercador, eu sempre começo por eles, eles tem 4 habilidades importantíssimas:
- loja de venda: você abre a lojinha e deixa lá, vai jogar com outro char, outro jogo, assistir tv, passear com o/a crush e ganhar zennys, indispensável!
- lojinha de compra: ótima pra você comprar loot barato pra consumo próprio ou revenda ?, coisa linda!
- desconto: ótima pra você comprar as coisas mais baratas no npc, sejam os primeiros itens, poções pra uso, são 24% de desconto em todos os npcs, você compra, coloca na kafra e usa com os outros personagens, além de que a venda de consumíveis (poções, flechas, balas) é ótima fonte de renda inicial, já vamos falar mais sobre isso.
- superfaturar: com ela você vende seus loots no NPC 24% mais caro, não dá pra ficar rico, mas é um dinheiro a mais, no começo é muito útil!

Para começar com os primeiros zennys uma boa ideia é começar com consumíveis vendidos no npc, poções, principalmente aqueles que não tem em todas as cidades como fúria violenta e flechas de caça ou élicas, isso pode ser um pouco lento mas é uma grana extra fácil e constante! A chave aqui é a localização, você pode por seu char perto dos respaws ou nos próprios mapas de up caso consiga sobreviver, e quanto mais perto do up, mais caro pode vender, mas pense também na quantidade de players ali naquele ponto, e no tipo de consumível que vai vender pra ele, não adianta tentar vender poções no mapa dos esporos, a maioria ali está forrado de poções de aprendiz e não vai gastar, mas nos mapas de nível 70 pra cima a coisa começa a fluir, uma boa ideia também é ficar ao lado do npc e vender mais barato que ele, o lucro é menor, mas em cidades de alta circulação a venda é rápida e garantida!

Bem, resumindo, seja cauteloso, espere, analise, estude padrões, mas arrisque, é importante saber dos riscos, e arriscar com sabedoria, mas arriscar, e lembre é apenas um jogo, faça do comércio um jogo, divirta-se, você vai ver que é igual a pegar o esquema de um Boss difícil, pode até dar trabalho, mas depois fica fácil e divertido ?, no final o que importa é todo mundo sair ganhando.

Bom lucro a todos, e que a sorte esteja sempre a seu favor!

  • Thanks 3
Link to comment
Share on other sites

Bom guia. Só acrescentando um comentário em relação a golpistas:

Comércio é basicamente ter paciência e calma. É comprar no valor certo, na hora certa; e revender no valor certo, no momento certo. Desenvolvendo essas qualidades, por consequência se desenvolve "blindagem" contra golpistas. Porque? O que caracteriza o golpista, não é só o fato de oferecer coisas com valores baixos, mas de estimular nossa ansiedade ("Olha, quero vender esse item agora, não sei se vou vender a esse preço depois!"), o que faz "baixar a guarda" e não verificar coisas que em estado de calma acabariamos por perceber. Golpista é meio que mágico (o mágico coloca sua atenção em outra coisa, para você não perceber o truque).

Concluindo: mesmo que haja pessoas oferecendo um preço baixo, verifique tudo, principalmente se for um te apressando ou colocando pressão para comprar o item rapidamente, estimulando a ansiedade (o que faz perder o foco nos detalhes que importam). O seguro morreu de velho.

Edited by Helena Césare Evola
  • Like 3
Link to comment
Share on other sites

12 horas atrás, Helena Césare Evola disse:

Bom guia. Só acrescentando um comentário em relação a golpistas:

Comércio é basicamente ter paciência e calma. É comprar no valor certo, na hora certa; e revender no valor certo, no momento certo. Desenvolvendo essas qualidades, por consequência se desenvolve "blindagem" contra golpistas. Porque? O que caracteriza o golpista, não é só o fato de oferecer coisas com valores baixos, mas de estimular nossa ansiedade ("Olha, quero vender esse item agora, não sei se vou vender a esse preço depois!"), o que faz "baixar a guarda" e não verificar coisas que em estado de calma acabariamos por perceber. Golpista é meio que mágico (o mágico coloca sua atenção em outra coisa, para você não perceber o truque).

Concluindo: mesmo que haja pessoas oferecendo um preço baixo, verifique tudo, principalmente se for um te apressando ou colocando pressão para comprar o item rapidamente, estimulando a ansiedade (o que faz perder o foco nos detalhes que importam). O seguro morreu de velho.

Oi Helena, sim, inclusive eu agora estou escrevendo outros guias, com várias dicas gerais entre eles estão:

  1. Guia de Revendedores (esse que está publicado): com dicas de revenda;
  2. Guia de como fazer dinheiro os primeiros zennys: dicas e técnicas de como farmar, gastar menos, pequenos negócios (vender poções);
  3. Guia de técnicas de negociação: evitar golpes, identificar perfis falsos, como conquistar o vendedor/comprador.

Agora com relação as questões de segurança, eu tenho um pouco de medo de listar as técnicas utilizadas pelos golpistas e acabar ensinando a galera a ser pilantra, entende?

Mas quero nesse guia 3, colocar essas coisas, o que eles fazem para tentar te ludibriar, golpes como esse, item trocado, catálogo bugado, essas coisas!

  • Like 1
Link to comment
Share on other sites

  • 3 months later...

Legal Cara.

Parabens pelo esforço.

Escrevem bem demais.

É isso ai mano.

Só esqueceu que aqui é o off topic e não pode falar de ragnarok.

Não pq eu não queria que ninguém fale de ragnarok por mim podem falar do que quiser, mas qdo eu cheguei aqui já era assim então vai continuar sendo por muito tempo.

Posta de novo lá no geral ou na área dos mercadores pq lá vai ter muito mais visibilidade.

 

 

Link to comment
Share on other sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Guest
Reply to this topic...

×   Pasted as rich text.   Paste as plain text instead

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

×
×
  • Create New...