Ir para conteúdo

Tutorado - Seleção


castelhonebella

Posts Recomendados

12 minutos atrás, lLnzl disse:

Tutorado serve pra dar rops

Achei engraçada essa parte

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

3 horas atrás, Randell disse:

O foda é que quem realmente entende do jogo prefere não se comprometer a ensinar os outros sempre, as vezes por falta de tempo, pela RL mesmo ou até porque prefere aproveitar o tempo livre que tem pra jogar ao invés de vir no fórum, dentre outros motivos, aí acaba não pegando tutorado.

Ou não consegue pq n é amiguinho de staff/semelhantes, why bother

21 minutos atrás, Magnatrom disse:

Achei engraçada essa parte

Well ... mentira não é.
Quem quer ajudar, pode ajudar a qualquer momento. A questão de ser tutor só te torna apto a fazer algo que você deveria fazer de graça (passar informação de x assunto específico) recebendo algo em troca (pagamento em rops, no caso), e muitas vezes gera uma situação de desvalorização do conteúdo alheio (como víamos no antigo fórum, pessoas com placa de tutor falando abobrinha e pessoas sem a placa sendo atropeladas por comentários relacionados), mas quem se importa né.

Editado por BOLO DE ABACAXI
  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

2 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

recebendo algo em troca (pagamento em rops, no caso)

Achei engraçada essa parte ²
Por mais que falem que existe uma premiação, ela raramente acontece, e quando acontece não é prêmio, é praticamente um sorteio.

 

4 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

placa de tutor

Por enquanto, sem placas neste fórum. Então, sem problema, todos tem argumentos igualmente válidos, considerando a qualidade do comentário/tópico.

Atualmente tutores tem, basicamente, poderes administrativos da área.

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

Eu acho válido ter algum tutor ou simplesmente moderador pra sair limpando esse fórum. Tirar os tópicos fixos, apagar os antigos ou arquivar fora de vista.

Além de criar conteúdo atualizado. Então no fim de contas, nada contra ter tutores. Só não acho legal que pra cada tópico que a staff criar ter uma briga diferente.

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

Mas nesse topico ta geral  só na paz e amor e-e

Acho valido ter moderador (mas ja ouvi uns bagulhos doidos de moderador no passado). Enfim com ou sem tutores o forum precisa de criadores de conteudo. Acredito que a  ideia de tutor seja pra incentivar mais essa pratica. Mas na pratica nada impede de geral ajudar.

Link para o comentário
Share on other sites

4 horas atrás, Magnatrom disse:

Por mais que falem que existe uma premiação, ela raramente acontece, e quando acontece não é prêmio, é praticamente um sorteio.

Pois é, isso sem mencionar o tempo que o fórum estava inativo e estávamos só no discord. Se a motivação fosse ROPs, a gente tava é lascado kkk

Link para o comentário
Share on other sites

8 horas atrás, Wodsonslk disse:

Pois é, isso sem mencionar o tempo que o fórum estava inativo e estávamos só no discord. Se a motivação fosse ROPs, a gente tava é lascado kkk

Isso me levanta o seguinte questionamento: se ficou quase 1 ano sem fórum e tava tudo de boa, com pessoas que sabem ajudar, ajudando, pra quê ter tutor? É totalmente desnecessário e se resume a ter possível premiação como interesse. 

Porquê sendo alguém que acompanhou praticamente todos os canais de classe (só não acompanho SA/SL/TK) do discord, eu via muita gente que não era tutor ajudando (eu, holigans, uma galera no chat de rk, uma galera nos chats das outras classes), e tudo sem ser tutor, funcionado perfeitamente como auxílio. 

Se funciona sem, pra quê colocar? Só reforça a ideia que é pra incentivar com algum prêmio por alguém fazer algo que poderia/deveria fazer de graça ... :T

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

23 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

Isso me levanta o seguinte questionamento: se ficou quase 1 ano sem fórum e tava tudo de boa, com pessoas que sabem ajudar, ajudando, pra quê ter tutor? É totalmente desnecessário e se resume a ter possível premiação como interesse.

Por que ter tutor? Não sei, como você disse, funciona bem mesmo sem a gente. Mas por que não ter? É como se o simples fato de existir um tutor fosse um malefício que precisasse ser erradicado.

A falta de educação, paciência e empatia que existe na comunidade do ragnarok é um problema muito pior a meu ver, e ela segue firme e forte, inclusive com uma espécie de idolatria para quem conseguir fazer o comentário mais áspero ou dar a resposta mais debochada. Triste isso, mas infelizmente é um dos malefícios das relações via internet, a galera sempre se sente mais a vontade para agir dessa forma.

E como você mesmo disse, quem sabe ajudar, ajuda, sendo ou não tutor, com ou sem premiação, então por que colocar a figura do tutor no cestinho dos interesseiros automaticamente?

No final das contas, eu não estou nem ai pra falar a verdade. Tendo tutor ou não, sendo tutor ou não, pra mim não faria a menor diferença, eu sinto prazer em fazer o que faço, e não é uma figurinha ou um nome diferente que vai me fazer deixar de ajudar ou de ser educado com geral.

Link para o comentário
Share on other sites

O que me desmotiva de ajudar na maioria das áreas é saber que meu post vai adiantar em nada, e muito provavelmente o fulano vai dar preferência ao carinha com placa de tutor/carinha que marca presença mesmo com o tópico já respondido, o que era a maioria dos casos no antigo fórum.

Nem todo mundo tem a paciência do Kevril pra explicar com textões para acéfalos entender, e mesmo assim acontecia de preferirem as respostas erradas.
443924077447741440.png

Editado por hdrst
  • Like 5
bc6f8ed2be.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Agora, Wodsonslk disse:

É como se o simples fato de existir um tutor fosse um malefício que precisasse ser erradicado.

Malefícios:

  • Palavra de tutor sendo tomada como verdade absoluta e desvalorizando resposta de outras pessoas que sabem (provavelmente estão corretas);
  • Tutor passando desinformação e aquilo sendo considerado certo, pois supostamente ele é alguém que tem conhecimento do que fala (o que é parcialmente verdade na maioria das vezes);
  • Quase todos os anos vemos o seguinte acontecer: x consegue o cargo de tutor, fala 3 coisa numa semana, e some pelo resto do ano. Se isso sempre acontece, porquê continuar se preocupando em refazer essa seleção? Esperança de que chegue num ano em que ninguém abandonará a "responsabilidade"?
1 minuto atrás, Wodsonslk disse:

E como você mesmo disse, quem sabe ajudar, ajuda, sendo ou não tutor, com ou sem premiação, então por que colocar a figura do tutor no cestinho dos interesseiros automaticamente?

Considerando que é algo voluntário (assim como qualquer outro auxílio que pode ser dado à jogadores com dúvida), e você mesmo concorda comigo que quem sabe ajudar, não precisa de cargo, o anseio pela existência de algo assim é assimilado à quê? Você pode ajudar sem ter ele, então exatamente pra quê você quer ter ele? Pra ter uma chance de ganhar algo?

3 minutos atrás, Wodsonslk disse:

[...] eu sinto prazer em fazer o que faço, e não é uma figurinha ou um nome diferente que vai me fazer deixar de ajudar ou de ser educado com geral.

Isso é você falando da sua pessoa, não dos outros.
Agora lembra do tópico do ano passado que teve gente se importando e tretando horrores pra ter a plaquinha, e sumiu não muito depois?
O que falo acima não é direcionado aos 'presentes'(tirando a parte de falar abobrinha, ai até os presentes falam), é só uma questão geral mesmo.
 

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

17 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

Isso é você falando da sua pessoa, não dos outros.

Ué, mas eu vou falar de quem? Não conheço ninguém a fundo para saber o que se passa no S2, então tenho mais é que falar de mim uai hahaha

17 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:
  • Palavra de tutor sendo tomada como verdade absoluta e desvalorizando resposta de outras pessoas que sabem (provavelmente estão corretas);
  • Tutor passando desinformação e aquilo sendo considerado certo, pois supostamente ele é alguém que tem conhecimento do que fala (o que é parcialmente verdade na maioria das vezes);
  • Quase todos os anos vemos o seguinte acontecer: x consegue o cargo de tutor, fala 3 coisa numa semana, e some pelo resto do ano. Se isso sempre acontece, porquê continuar se preocupando em refazer essa seleção? Esperança de que chegue num ano em que ninguém abandonará a "responsabilidade"?

Se você observar com atenção, vai ver que esses problemas não estão relacionados à função em si, e sim à pessoa que ocupa a função. Mais uma vez, só me resta falar sobre mim: se eu falo algo errado, eu me retrato e dou os créditos a quem me corrigiu. Se eu não sei, eu não falo, ou falo mas deixo claro que é apenas achismo e é melhor esperar alguém que entende melhor se manifestar. Sumir, eu nunca sumi. Você já deve ter me visto conversando no discord ou no fórum mesmo diversas vezes, e provavelmente sabe que é verdade. O mesmo vale para o Magnatron, ou o Lazarento quando era tutor, ou muitos outros.

Mas também não sou ingênuo de dizer que é sempre assim, obviamente o processo de seleção tem carecido de criteriosidade.

17 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

[...] então exatamente pra quê você quer ter ele? Pra ter uma chance de ganhar algo?

Rapaz, no meu caso eu admirava muito o Vinis e a figura que ele representava na comunidade, apesar das "polêmicas" que já giraram em torno dele. Eu literalmente construí minha base de conhecimento da classe assistindo os vídeos dele e lendo os tutoriais que ele escreveu. Pode parecer uma coisa boba, mas isso me fez ter muita vontade de um dia ser tutor. Eu só vim saber que esse lance de premiação existia quando anunciaram os primeiros premiados depois que eu já era tutor (fora o que a comunidade dizia, claro, mas sempre me perguntei se não era uma lenda urbana), o que é ridículo, pq provavelmente tava escrito também no post de anúncio da seleção kkkk

17 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

tirando a parte de falar abobrinha, ai até os presentes falam

rapaz, acho que só quem não tem conta no fórum não fala ashuahsuash

Editado por Wodsonslk
Adição da informação em itálico
Link para o comentário
Share on other sites

Agora, lLnzl disse:

Mal aí ser meio seco, mas enquanto ele falou da conduta do forum como um geral em relaçao a tutores e da historia disso no forum, vc falou de como vc age. Tipo, beleza, tu é fera, mas nao é o ponto? lol

Não precisa se desculpar. É como disse, eu não posso falar pelos outros tutores/usuários. Vocês estão falando sobre um problema geral, eu entendo isso. Eu falei sobre como eu me sinto em relação a essa questão e minha opinião sobre o que está em pauta, visto que o assunto tratado "me afeta". Apenas isso.

7 minutos atrás, Lazarento disse:

Se não tiver treta não é seleção pro Tutorado.

01.png

Link para o comentário
Share on other sites

6 minutos atrás, Wodsonslk disse:

Ué, mas eu vou falar de quem? Não conheço ninguém a fundo para saber o que se passa no S2, então tenho mais é que falar de mim uai hahaha

A questão é: eu não to falando de você.
Eu to falando do geral do fórum, e de como foi/é, há anos/por anos.
Tu defender a sua pessoa falando que você não age assim agrega vários nada ao meu ponto, e nem se opõem a ele.

6 minutos atrás, Wodsonslk disse:

Se você observar com atenção, vai ver que esses problemas não estão relacionados à função em si, e sim à pessoa que ocupa a função.

O problema só é relacionado a pessoa pois ela está na função.
De um jeito ou de outro, o problema só existe, porquê a função também existe.

10 minutos atrás, Wodsonslk disse:

Mas também não sou ingênuo de dizer que é sempre assim, obviamente o processo de seleção tem carecido de criteriosidade.

O resultado desse ano vai deixar isso muito mais exposto. hahahah
Só esperar.

11 minutos atrás, Wodsonslk disse:

Rapaz, no meu caso eu admirava muito o Vinis [....] pq provavelmente tava escrito também no post de anúncio da seleção kkkk

Tl;dr - você quis ser tutor porquê se inspirou/admirava o Vinis e quis ajudar a comunidade do mesmo jeito que ele.
Você não precisa de um cargo pra isso, já concordamos nesse ponto há pouco.

19 minutos atrás, Wodsonslk disse:

rapaz, acho que só quem não tem conta no fórum não fala ashuahsuash

O problema não é falar abobrinha, o problema é falar abobrinha e:

  • não aceitar ser corrigido;
  • ter a sua abobrinha tomada como correto só por causa de um cargo;
  • sentir a necessidade de ser redundante e marcar presença mesmo quando não necessário (caso que ocorreu várias vezes nesses últimos dias).
  • Like 3
Link para o comentário
Share on other sites

52 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

Você não precisa de um cargo pra isso, já concordamos nesse ponto há pouco.

Uhum, por isso que disse, pra mim tanto faz. O fato de eu acreditar que os tutores são algo benéfico e que nem todo mundo é interesseiro não significa que eu tô agarrado a isso com unhas e dentes, nem que geral tem que pensar como eu.

56 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

A questão é: eu não to falando de você.
Eu to falando do geral do fórum, e de como foi/é, há anos/por anos.
Tu defender a sua pessoa falando que você não age assim agrega vários nada ao meu ponto, e nem se opõem a ele.

Eu entendo isso. Você generalizou, eu falei um exemplo para mostrar que não dá para simplesmente jogar tudo num pacote só, e uma coisa não abona ou desabona a outra. Seria a mesma coisa que alguém chegar e falar que todo tutor é um santo querendo ajudar, mentira deslavada, e há de se convir que o que não faltaria seriam exemplos específicos para mostrar que não dá pra fazer tal generalização :classic_biggrin:

Mas enfim, deixa o jogo seguir. Você(s) tem seu ponto, e acredito que se for para o benefício da comunidade (e a staff notar isso claro, o que talvez seja a parte complicada rsrsrs), ninguém, tutor ou não, vai achar ruim.

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, hdrst disse:

carinha com placa de tutor

Vou repetir. Tutor neste fórum está sem plaquinhas. Não vejo motivos para alguém dar preferência à opinião de um tutor em relação à de outro usuário do fórum que seja ativo.

 

2 horas atrás, hdrst disse:

carinha que marca presença mesmo com o tópico já respondido

 

1 hora atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

sentir a necessidade de ser redundante e marcar presença mesmo quando não necessário (caso que ocorreu várias vezes nesses últimos dias)

As vezes é totalmente redundante sim, desnecessário. Mas as vezes a informação trouxe alguma informação extra que pode ter sido aproveitada pelo questionador. Se acham que só fizeram isso para se aparecer, e não para ajudar, aí vai do julgamento da cabeça de cada um.

 

2 horas atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

Tutor passando desinformação

Se você teve a capacidade de detectar que o tutor estava passando desinformação, significa que você também tem a capacidade de corrigi-lo em um novo comentário ou criar um novo guia mais correto. Afinal, qualquer um pode criar um guia e dedicar seu tempo nesse fórum, não?

Até mesmo GMs, nas respostas de tickets, costumam falar besteira, e ainda recebem um salário mensal para isso.

 

1 hora atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

Você não precisa de um cargo pra isso

<ironia>

  • Carros não precisam existir, já temos pernas, e ainda poderíamos andar à cavalo.
  • As wikis não precisam existir. Afinal, já está tudo na cabeça do pessoal, não?
  • Professores não precisam existir. Todo mundo que possui conhecimento pode compartilhar o que "sabe". Pra quê pagar um ser humano a gastar seu tempo ensinando algo se outra pessoa pode fazer "o mesmo" de graça? Nem precisam criar artigos científicos e divulgá-los nas mídias, eu tenho certeza que só estão fazendo isso para passar desinformação e querer aparecer por sua plaquinha de professor na mesa.
  • O Ragnarok não precisa de Community Managers. Afinal, o Rufio e o Vannor já fazem um trabalho incrível e completo, não?

</ironia>

Eu concordo. Realmente não é necessário existir tutores no fórum. Qualquer um pode ajudar com seu tempo através de guias e respostas.

A Leve Up deseja ter pessoas especializadas em uma área, não especificamente donas da verdade, que vão dedicar seu tempo ajudando a comunidade com seu tempo e conhecimento. Se algum tutor tem passado muita desinformação, contate a Belladonna ou a Lua, e em um futuro pode ser que removam o tutor e abram uma nova seleção para a área.

Um tutor ideal é aquele que vai dedicar seu tempo com a sua área, aprendendo mais com o tempo e reconhecendo seus erros. Deveria responder a todos com paciência e polidez. Já vi muita gente que saiu do fórum pois foi tratado com rispidez em seus comentários (mesmos que corretos), e até mesmo tutores já deixaram o cargo por conta de outros tutores ou usuários que não foram muito educados. Gente mesmo que faz parte dessa discussão sobre tutores não costumam ser muito agradáveis, e costumam ser um dos ingredientes da toxicidade daqui. Se algum tutor for mal educado e não costumar tratar bem as pessoas, seria dever da comunidade, incluindo vocês, a reportar para os CMs para que possam substituir o indivíduo.

Tutores se inscrevem apenas focando na "incrível" premiação? Se fazem, não deveriam. Primeiro que eles deveriam se sentir como voluntários, amantes da classe/jogo, ajudando com prazer o pessoal em suas dúvidas, e criando guias em áreas não muito exploradas ainda. Segundo que a premiação é quase uma lenda. Em dois anos no cargo eu recebi duas vezes, já está bom demais para um trabalho voluntário. Mas é algo que, se for bem feito, demanda bastante tempo, muitas vezes interferindo na vida pessoal. Tanto que a Yuki falou que precisaria sair do tutorado por este motivo, o Nice Try também saiu por motivo parecido, e muitos outros tutores saíram pois não podiam se dedicar tanto quanto um tutor precisaria estar presente.

Mais uma vez falo que tutor não é necessário, não é vital para o fórum. Mas se o cara moderar sua área, postando links úteis, novidades interessantes, respondendo dúvidas (que algumas vezes já foi respondida por outro usuário, mas de maneira seca e de difícil compreensão) e até fixando guias úteis (seja dele mesmo ou de outro usuário), então ele vai estar sendo útil como tutor. Não por uma placa (que nem existe mais), mas pelo tempo e dedicação pela classe que ama.

(eu acho que eu tinha pensado em mais discursos políticos para falar, mas ao dar ctrl+z sem querer algumas vezes, o editor apagou tudo sem poder recuperar)

  • Like 1

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

 

14 minutos atrás, Magnatrom disse:

Se algum tutor for mal educado e não costumar tratar bem as pessoas, seria dever da comunidade, incluindo vocês, a reportar para os CMs para que possam substituir o indivíduo.

Pior que é justamente essa rispidez que a galera parece adorar =\

Link para o comentário
Share on other sites

2 horas atrás, Magnatrom disse:

Vou repetir. Tutor neste fórum está sem plaquinhas. Não vejo motivos para alguém dar preferência à opinião de um tutor em relação à de outro usuário do fórum que seja ativo.

Me leva a crer que você nao presenciou a época do fórum pela qual a gente tem tanto desgosto de "plaquinha" :U

Link para o comentário
Share on other sites

27 minutos atrás, Magnatrom disse:

Vou repetir. Tutor neste fórum está sem plaquinhas.

Por enquanto.
PS: tecnicamente nem existe tutor ainda ... o que tá por ai é o que sobrou do antigo fórum.

27 minutos atrás, Magnatrom disse:

As vezes é totalmente redundante sim, desnecessário. Mas as vezes a informação trouxe alguma informação extra que pode ter sido aproveitada pelo questionador. Se acham que só fizeram isso para se aparecer, e não para ajudar, aí vai do julgamento da cabeça de cada um.

Entendi, claro, kkkk.

27 minutos atrás, Magnatrom disse:

Se você teve a capacidade de detectar que o tutor estava passando desinformação, significa que você também tem a capacidade de corrigi-lo em um novo comentário ou criar um novo guia mais correto. Afinal, qualquer um pode criar um guia e dedicar seu tempo nesse fórum, não?

A questão, como eu já disse algumas várias vezes nesse mesmo tópico e você provavelmente não quis ler/se esqueceu que já citei, não é alguém corrigir a desinformação. A questão é a informação correta (que corrigiu a desinformação) ser ignorada, e considerarem a incorreta como verdade absoluta pelo simples motivo do cara ter um cargo específico de algo (e olha que já vi isso acontecer, tanto no antigo fórum quanto no discord).

27 minutos atrás, Magnatrom disse:

Se algum tutor tem passado muita desinformação, contate a Belladonna ou a Lua, e em um futuro pode ser que removam o tutor e abram uma nova seleção para a área.

Tecnicamente você acabou de citar que até a própria Staff fala abobrinha.
O quão útil você acha que seria a reclamação de uma desinformação pra alguém que, supostamente, também não entende nada?

 

27 minutos atrás, Magnatrom disse:

Mas se o cara moderar sua área, postando links úteis, novidades interessantes, respondendo dúvidas (que algumas vezes já foi respondida por outro usuário, mas de maneira seca e de difícil compreensão) e até fixando guias úteis (seja dele mesmo ou de outro usuário), então ele vai estar sendo útil como tutor. Não por uma placa (que nem existe mais), mas pelo tempo e dedicação pela classe que ama.

 

3 horas atrás, hdrst disse:

Nem todo mundo tem a paciência do Kevril pra explicar com textões para acéfalos entender ...


 

Editado por BOLO DE ABACAXI
Link para o comentário
Share on other sites

Agora, lLnzl disse:

Me leva a crer que você nao presenciou a época do fórum pela qual a gente tem tanto desgosto de "plaquinha" :U

Provavelmente não presenciei mesmo.

Mas pra quê reclamar de algo que nem existe mais? O trauma foi tão grande assim pra atacarem os tutores no geral?

renegados-boladoes.png.fec1678dcb6cfca12d2167436acfae56.png

Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

Link para o comentário
Share on other sites

5 minutos atrás, BOLO DE ABACAXI disse:

 

38 minutos atrás, Magnatrom disse:

Mas se o cara moderar sua área, postando links úteis, novidades interessantes, respondendo dúvidas (que algumas vezes já foi respondida por outro usuário, mas de maneira seca e de difícil compreensão) e até fixando guias úteis (seja dele mesmo ou de outro usuário), então ele vai estar sendo útil como tutor. Não por uma placa (que nem existe mais), mas pelo tempo e dedicação pela classe que ama.

 

3 horas atrás, hdrst disse:

Nem todo mundo tem a paciência do Kevril pra explicar com textões para acéfalos entender ...

O "acéfalo" faz uma pergunta:

01.png

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...