Ir para conteúdo

Upando de noviço a sacerdote 99/50 (non-baby/non-trans)


Mage_Bgt

Posts Recomendados

A forma como este personagem será construído até o 99/50 será  melee crítico. O motivo para tal é a facilidade de se upar solo ou em grupo, tendo em vista que sacerdote para suporte é bem concorrido, enquanto tem 11 vagas restantes para matar.

1.     Equipamentos

Antes mesmo de criar o seu personagem, é necessário que se reflita sobre suas condições financeiras dentro do jogo. Se não possuir absolutamente nada e, ou, não estiver a fim de investir dinheiro de verdade, você pode simplesmente upar com a Maça de Iniciante que lhe é dada quando quando se vira Noviço[1]. Ao longo do up, o resto dos equipamentos podem ser obtidos através das quests do Grupo Éden[2], bem como maças melhores e com encantamentos específicos e de interesse.

Caso tenha condições e, ou, queira investir para ter um up mais fácil e agradável, recomendo os seguintes equipamentos:

Tabela 1. Equipamentos melee crítico $$

Topo

Qualquer coisa

Meio

Idem

Baixo

Ibidem

Arma

+10 Maça/Clava [4x Guerreira Laura]

Armadura

Capote [Remover/Pupa/Succubus]

Capa

+? Pele da Rainha Verme (Agi/For/Vit)

Sapatos

Botas Temporais[3]

Escudo

Qualquer um, se for necessário

Acessórios

Luva de Pata de Gato [Cobold e/ou Esfera Marinha]

 

 

Malha Sombria

Malha Sombria Mágica +2

No hat dá pra reutilizar qualquer coisa que dê ataque, como Xogunato / Cão-Mandante / Chapéu Chique com Penas / Quepe do Amistr ou algum hat autocast, como a Tiara da Valquíria Mágica. Mas como eu disse: reutilizar. Dá pra usar a Boneca de Succubus também, ou algo que aumente xp.

Update 03/10/2020: No level 90 dá pra usar o chapéu flamejante que dá incêndio.

No meio, pessoalmente, eu uso um Pombo Branco [int2]. Mas não é necessário. Também tem o Super Óculos Poring que aumenta xp, e as Orelhas de Fafnir que dão +2 de crítico, porém te impossibilita de recuperar HP naturalmente.

No baixo, dá pra usar os balões que aumentam experiência ou o lampião das fadas com espírito do lutador, ou ainda, a Máscara do Fafnir que dá +3 de crítico sem debuff. No combo com as orelhas, dá +5% de dano crítico e são equipamentos bem baratinhos.

A armadura pode ser trocada, mais pra frente, por algo com TG, Abissal ou mesmo o Uniforme da Kafra.

A malha mágica sombria conjura algumas skills mágicas no físico corpo a corpo, útil pra complementar o dano.

De sapato, eu não sei algo melhor e, ou, mais barato.

Quanto ao uso da Carta Esfera Marinha, esta habilita Impacto Explosivo nv3. É ótima pra upar nos leveis mais baixos. Eu sempre upo com ela.

Sobre a arma, a Maça é arma nv1 e a Carta Guerreira Laura dá, quando equipada em maças, ATQ+20 e CRIT +10, além de ATQ+1 e CRIT+1 por refino da arma. Temos 2 maças que podem ser utilizadas (além da Maça da Valquíria, que acho que ninguém colocaria uma Guerreira Laura haha): Maça [4] e Maça de Pata de Gato [3]. Eu recomendo a Maça [4] por conta do slot a mais.

Ambas são boas opções, porém com Glória e as Cartas Cobold, a Maça fecha 97 de CRIT e a Pata de Gato fecha 77. Apesar de um crítico menor, a Pata de Gato ajuda a dar mais dano nos Pés Grandes, nos Hodes, nos Roweens. Enfim, é uma dura decisão haha. Vai de disponibilidade e gosto.

Sobre o Martelo Veterano [2], ainda é uma boa opção, claro. Mas só pode ser equipado a partir do nível 80, é mais caro de se refinar (e mais difícil no NPC/Ferreiro) e precisa de uma build específica para valer a pena upar com CRIT (na minha opinião). No entanto, oferece um bom ataque e dá pra deixar um refino mais baixo; porém, continuo achando que não vale a pena a preocução e lembre-se: ataques críticos dão 40% a mais de dano. Veja a comparação:

image.thumb.png.5d4e5d9cc0cd90766189cf96f1afa925.png

Figura 1. Comparação de armas.  1| Com Glória + 2 Cartas Cobold 2| Com Perícia em Maça nv.10. Exorcisamus.com.

Existem ainda a opção de se usar a Clava de Oxum e/ou a Clava de Oxóssi, ambas [3].

2.     Atributos

2.1 Criando o personagem

Character Creator

Figura 2. Character creator. Ragnarok Online.

Ao criar o personagem, redistribua os pontos entre for/agi/vit conforme a figura 2 (recomendado).

 

2.2 Distribuindo

Agora distribuiremos os atributos conforme os equipamentos que você pretende usar. Caso opte por ir pelo mais básico, sem gastar, recomenda-se que distribua entre a sorte e a agilidade de forma balanceada conforme se upa, e investir um pouco em vitalidade para defesa, até que se finalize mais ou menos assim no 99/50:

Tabela 2. Distribuição de pontos de atributos conforme set básico de equipamentos. Calculado.

Força

9

Agilidade

99

Vitalidade

25

Inteligência

1

Destreza

1

Sorte

93

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Se optou por investir no set mais elaborado, recomenda-se que distribua de forma balanceada entre a agilidade para ganho de aspd e vitalidade, para defesa. Por último, opte por elevar a inteligência ou a força. No fim, a distribuição ficaria mais ou menos assim:

 

Tabela 3. Distribuição de pontos de atributos conforme set mais elaborado de equipamentos. Calculado.

Força

9 ou 53

Agilidade

99

Vitalidade

80

Inteligência

50 ou 1

Destreza

1

Sorte

1

 

Observe que a build foi calculada a partir da calculadora do iRO Wiki[4].

3.     Habilidades

Agora distribuiremos as habilidades conforme gosto e, ou, pré-requisito, por exemplo, caso pretenda usar o Martelo Veterano mais para frente.

3.1 Sem o Martelo Veterano

Essa distribuição é relativamente livre; obviamente, no entanto, existem algumas habilidades um tanto mandatórias, como Glória para fechar a taxa de crítico e o Impositio Manus para aumentar o ataque. O resto fica a seu critério, mas deixo minha recomendação nas tabelas a seguir:

Tabela 4. Distribuição de habilidades de noviço.

Benção 10

Cura 10

Agilidade 10

Medicar 1

Escudo Sagrado 1

Revelação 1

Proteção Divina 5

Água Benta 1

@bRO-Thor:

Angelus 10

@bRO-Valhalla:

Teleporte 2, Portal 4, Angelus 2

 

Aconselho sempre colocar as skills que mais ajudam primeiro, como Agilidade 10, Benção 10, Medicar 1 e, no caso do Valhalla, Teleporte 2. O resto vai upando conforme queira.

Tabela 5. Distribuição de habilidades de sacerdote.

Magnificat 3

Kyrie Eleison 7

Glória 5

Graça Divina 1

Recuperar SP 5

Impositio Manus 5

Aspersio 4

Lex Divina 5

Lex Aeterna 1

Santuário 3

Escudo Mágico 10

 Ressuscitar 1

 As habilidades mais importantes de serem upadas rapidamente são Glória 1 (ao menos), Escudo Mágico 10 e, ou, Kyrie 7. Ah, e não se esqueça de que Escudo Mágico precisa de gema, hein!? Ao menos umas 20 é bem útil para tankar mobs.

3.2 Com o Martelo Veterano

Essa distribuição é um pouco mais... fora do caminho, e acaba não ajudando muito, na minha opinião. Mas como não deixa de ser uma opção até que viável, então mostrarei como fica mais ou menos:

A distribuição na parte de noviço recomendo que fique igual à da Tabela 4.

Já a parte de sacerdote vai ficar mais ou menos assim:

Tabela  6. Distribuição de habilidades de sacerdote conforme build pré-requisito para Martelo Veterano.

Kyrie Eleison 4

Magnificat 3

Glória 5

Perícia com Maça 10

Lex Divina 5

Lex Aeterna 1

Impositio Manus 4

Santuário 3

Aspersio 4

Escudo Mágico 10

 

4.     Consumíveis

Sobre a cura, caso necessário, é possível usar Vacina da Cura no baixo e potar Poção Compacta, ou simplesmente potar mastela/peixe fresco. Outros consumíveis serão apenas para aumentar ASPD ou ATQ/Dano. Na figura abaixo, os que tiverem * são itens mandatórios.

image.png.9b9ffde59b00a82d0790d1e3b97573c9.png

Figura 3. Consumíveis. 1| Aumenta ASPD 2| Aumenta ATQ 3| Efeito similar ao da Poção da Concentração 4| Muda a propriedade da arma temporariamente. Exorcisamus.com

 


[3] Botas temporais não especializadas que equipam em chares low level

[4] https://calc.irowiki.org/

 

Atenção: Este guia sofrerá atualizações em breve. 

Editado por Mage_Bgt
MALHA SOMBRIA MAGICA
  • Like 6

EXORCISAMUS BLOG || MOSTVALUABLETIMER - seu timer de MVPs e Instâncias

Link para o comentário
Share on other sites

Excelente Guia!

Testei e upei uma Sacer ao 99/50 em dois dias (não tenho muito tempo para jogar, mas com determinação da pra upar em 1 dia tranquilamente ).

Acho bacana ressaltar que no servidor Thor, o Drop da Maça [4] foi removido do monstro Esqueleto e até o prezado momento, dropada apenas pelo monstro Curupira.

Se for montar do zero a Arma +10, recomendo a Clava [4] que tem um drop um pouco mais fácil, já que você irá quebrar muitas (28 aqui, até chegar no +10 hahaha ~ rindo de nervoso).

No servidor Thor, upando desta forma você consegue entrar em uma PT facilmente já que tem 11/12 vagas para Killers, sem levar em conta a vaga de um “Exal” e 1/12 vaga para suporte. (muitas vezes você precisa matar 1 monstro na frente do Líder, para ele entender que você é realmente um Killer e não um Leecher)

Caso tenha uns KK’s sobrando, aconselho o Chapéu do Bafomé Jr. ele é relativamente barato e tem uma sinergia boa nessa “build de up”.

Vale lembrar que o guia pode ser aplicado a outras classes, ele não é limitado apenas para Noviços/Sacerdotes. Upei uma alquimista/Criadora para virar PP com o reset, aproveitando da mesma build.

Enfim, vale muito a pena investir nesse método de up! Simples, prático e mega divertido. (Perdi as contas de quantas PM recebi durante o up me perguntando como “Critava” tanto haha)

Parabéns, Magê pelo trabalho.

Sacer lv 85 Cl 47

Editado por Exorcimus
  • Like 1

ezgif.com-resize.gif.7477c1efeb522be9140b8bd06ecbbe5a.gif

Link para o comentário
Share on other sites

On 9/14/2019 at 6:30 AM, Exorcimus said:

Excelente Guia!

Testei e upei uma Sacer ao 99/50 em dois dias (não tenho muito tempo para jogar, mas com determinação da pra upar em 1 dia tranquilamente ).

Acho bacana ressaltar que no servidor Thor, o Drop da Maça [4] foi removido do monstro Esqueleto e até o prezado momento, dropada apenas pelo monstro Curupira.

Se for montar do zero a Arma +10, recomendo a Clava [4] que tem um drop um pouco mais fácil, já que você irá quebrar muitas (28 aqui, até chegar no +10 hahaha ~ rindo de nervoso).

No servidor Thor, upando desta forma você consegue entrar em uma PT facilmente já que tem 11/12 vagas para Killers, sem levar em conta a vaga de um “Exal” e 1/12 vaga para suporte. (muitas vezes você precisa matar 1 monstro na frente do Líder, para ele entender que você é realmente um Killer e não um Leecher)

Caso tenha uns KK’s sobrando, aconselho o Chapéu do Bafomé Jr. ele é relativamente barato e tem uma sinergia boa nessa “build de up”.

Vale lembrar que o guia pode ser aplicado a outras classes, ele não é limitado apenas para Noviços/Sacerdotes. Upei uma alquimista/Criadora para virar PP com o reset, aproveitando da mesma build.

Enfim, vale muito a pena investir nesse método de up! Simples, prático e mega divertido. (Perdi as contas de quantas PM recebi durante o up me perguntando como “Critava” tanto haha)

Parabéns, Magê pelo trabalho.

Sacer lv 85 Cl 47

Olha você aqui ♥

Boas observações!

  • Like 1

EXORCISAMUS BLOG || MOSTVALUABLETIMER - seu timer de MVPs e Instâncias

Link para o comentário
Share on other sites

Muito Bom o guia, meus parabéns pelo guia! Aprendi muita coisa!

Eu fiz o seguinte: upei um espiritualista até liberar espírito de sacerdote .

Essa atitude foi diferente de construir uma build completa de up mas me ajudou muito. Afinal, da pra pegar pt tanto quanto killer (Usando o KE e atacando com Luz Divina), quanto como suporte. 

 

  • Like 1

Sign.png?1569243246

Link para o comentário
Share on other sites

On 9/18/2019 at 9:51 PM, Didico Botentuit said:

Muito Bom o guia, meus parabéns pelo guia! Aprendi muita coisa!

Eu fiz o seguinte: upei um espiritualista até liberar espírito de sacerdote .

Essa atitude foi diferente de construir uma build completa de up mas me ajudou muito. Afinal, da pra pegar pt tanto quanto killer (Usando o KE e atacando com Luz Divina), quanto como suporte. 

 

Obrigada!

 

Realmente, o problema é um pouco o SP, mas é uma sugestão também, inclusive, pra upar de sumo-sacer!

EXORCISAMUS BLOG || MOSTVALUABLETIMER - seu timer de MVPs e Instâncias

Link para o comentário
Share on other sites

On 9/10/2019 at 1:57 PM, Ulquiorra - SamaF said:

Supondo que o char vai ser full eden full pobre, que monstros ele ira caçar?

Os mesmos! Basta investir em consumíveis como peixe fresco (bem mais barato que mastela).

 

Se for upar em party, dá até pra esquecer do sp e upar com bastante peixe fresco no alt+e e deixar os buffs apenas por conta do suporte

EXORCISAMUS BLOG || MOSTVALUABLETIMER - seu timer de MVPs e Instâncias

Link para o comentário
Share on other sites

  • Mage_Bgt pinned this topic
  • Mage_Bgt unpinned this topic
  • 1 month later...
  • 1 month later...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...