Ir para conteúdo

[Guia] Ritmo Musical -- Entendendo a Mecânica das Músicas !!


Posts Recomendados

Olár!! Turo pom??

Esse mini-guiazinho é pra você artista que está com preguiça de fazer os testes em casa e descobrir como funciona essa maldita mecânica das músicas.

Pode ter certeza que isso consegue confundir a cabeça de muita gente, mas, uma vez que você aprende, fica até legalzinho de brincar hahahaha ;)

 

 

 

♫ ♪ Introdução ♪ ♫ ♪

 

A mecânica das músicas não é uma mecânica simples de ser entendida. Tudo se dá pelo fato de ser uma skill em área na qual seus efeitos duram mesmo após você sair dessa área. Por tal razão, tentarei dissertar tal mecânica com a maior quantidade de informações possíveis.

Tome nota que todas as informações contidas aqui foram frutos de diversos testes realizados por mim :3

 

Todas as músicas ditas neste guia são especificamente skills de bardo ou odalisca (bragi, não me abandones, maçãs de idun e afins).

OBS: Desconsidere o áudio do jogo. Em nenhum momento eu estarei falando da musiquinha do áudio, apenas das skills.

 

1382431518_MusicaDana2.png.7722435f62247e0128a7376271c6c00d.png 

 

 

♪ ♫ ♪ Pisca-Música ♪ ♫ ♪

 

Um Pisca-Música se dá quando um artista utiliza suas músicas e rapidamente as retira (seja usando encerramento ou retirando seu instrumento/chicote), criando assim um efeito que denomino de Pisca-Música.

Este efeito é útil para o artista não ficar preso tocando bragi e afins, podendo fazer outras coisas enquanto sua PT continua com o efeito da música.

  

GIF.gif.10341cad21eeb6511a0f812b065a0431.gif Exemplo de Pisca-Bragi

 

 - Tempo de efeito do Pisca-Música é 20s (também conhecido como 1 pulso).

 

- Pisca-Música não pode ser renovado antes do tempo. Ou seja, caso você faça um pisca-música, você terá que esperar os 20s (seu pulso) para ele acabar, só podendo renovar após isso.

- Pisca-Música fará com que o efeito seja obrigatoriamente desfeito após os 20s. Tal fato implica em alguns aspectos ruins, como o HP adicional ganho pelas maçãs de idun que será retirado (fazendo o usuário ter que potar novamente caso o efeito seja re-aplicado).

- O efeito do Pisca-Música de Idun depende da skill recuperar seu HP (quando você é curado), diferente do bragi e outras skills (que tem seu efeito instantâneo). 

- Dica para saber se o Pisca-Música ainda está funcionando é perceber seu efeito com espírito 1547104175_Esprito_dos_Artistas.png.6542ecb18593d52eaaa889227098aa1d.png (Soul Linker) pelo próprio artista.

- Pisca-Música não cria dissonância (embora a aparência fique bugada). Caso alguém faça o Pisca-Música e crie uma aparência de dissonância com outra música, não se desespere: essa é uma dissonância falsa (falarei mais adiante).


 

- Uma tática para contornar o problema da não-renovação do pisca-música é utilizar as músicas em níveis diferentes ou utilizar 860060357_Concentrao.png.6e8b9e43a556d6927dbde02f22524607.png Concentração em níveis diferentes, com o propósito de alterar a eficiência das músicas, possibilitando sua renovação. Exemplo: para manter um pisca-bragi funcionando durante 40s (dois pulsos), você pode piscar um bragi nível 9 e, ao efeito estar próximo de expirar (18s ou 19s), utilizar um bragi nível 10 - isso fará com que o efeito seja renovado antes do tempo.

-Tal tática é de extrema importância em situações de WoE, onde se é necessário que o bragi esteja funcionando 100% do tempo no clã todo - normalmente, em situações de guerra, se é recomendável calcular sua build de forma a garantir 3 pulsos apenas com a utilização da skill concentração em níveis diferentes, deixando sua DES em três dezenas diferentes (exemplo: DES 139 ao não usar concentração, DES 142 ao usar concentração nível 1 e DES 150 ao usar concentração nível 10). Saiba mais sobre a razão desta mecânica no tópico seguinte deste guia.

 

 

 

♪ ♫ ♪ Sobreposição de Músicas ♪ ♫ ♪

 
 

Acontece as vezes de dois artistas utilizarem a mesma skill em uma única pessoa. É legal entender a sobreposição de músicas para saber qual está sendo predominante e qual está sendo desconsiderada.

 

- O maior efeito sempre terá dominância. EX: Caso um artista utilize o Pisca-Música de Idun com 100 de VIT, e logo em seguida outro artista (ou o mesmo) utilize um Pisca-Música de Idun com 150 de VIT, o segundo efeito que será aplicado (e consequentemente o tempo até o fim do efeito valerá pelo segundo Idun). É essa regra que viabiliza a tática (citada no tópico anterior) para contornar o problema da não-renovação do pisca-música.

- A regra acima não se aplica ao Poema de Bragi quando estivermos tratando de 2 ou mais artistas. Saiba mais em
Testes, na parte Sobreposição de Músicas / Efeito de Roubar deste guia.

 

Roubar.png.fcb7ce138078848bce4a0645d86f7639.png

  

- É possivel "roubar" efeito de outras musicas/danças. Para fazer isso, você deve ter dois artistas: um com efeito maior (que será roubado) e outro com efeito menor. Crie 2 músicas iguais e deixe uma do lado da outra, sem nenhuma célula de distância. Caso alguém entre na música de efeito maior e em seguida vá para a de efeito menor, essa pessoa ficará com o efeito maior aplicado, mesmo estando na música ruim (ou seja, ela "roubou" o efeito).

- Para roubar, não se pode perder o efeito nem por um único momento - ou seja, o personagem que irá receber o efeito não deve sair do range das músicas nem se quer por um segundo. É devido a tal fato que a música mais fraca deve estar colada com a mais forte (sem nenhuma célula de distância).

 

- Isso implica que musas podem ter bragi 100% e afins.
- Tome nota que, no Poema de Bragi, devido a sua não-aplicação na regra citada de que "o maior efeito sempre terá dominância" em situações de múltiplos artistas, é possível fazer o roubo reverso (um bardo ficar com poema de musa). 
Saiba mais em
Testes, na parte Sobreposição de Músicas / Efeito de Roubar deste guia.

 

 

 

Roubar 1.jpg

  

Roubar 2.jpg

 

 Roubar 3.jpg

 

 - É possivel andar com o efeito de "roubar" musica/dança. Quem acompanhar a música sem sair do range, terá o efeito roubado mantido.

- É possivel roubar efeito para benefício do próprio artista. Para tal, entre em uma musica e faça dissonância nela. Após isso, caso saia, o efeito de roubar será passado para o próprio artista que criou a dissonância, então é só sair de perto e o efeito se manterá.

- A música funciona pelos equipamentos atuais do músico. Sendo assim, se um bardo trocar de equipamentos enquanto toca uma canção, a mesma ficará mais fraca/forte.

 

  

 

♪ ♫ ♪ Dissonância ♪ ♫ ♪

 

 Esta é a razão de eu ter criado este guia. Entender essa mecânica é fundamental para qualquer artista, então peço que leiam com atenção.

Existem dois tipos de dissonância: A dissonância 407851845_Dissonncia.png.9df7e4cd466d5c89dba041e4cb8da507.png skill dos bardos e a dissonância efeito. Nesta parte eu estou falando sobre o efeito dela, não sobre a skill que pode ser conjurada pelos bardos.

A compreensão dessa mecânica pode ajudar muito em situações de WoE, onde trovadores e musas devem ficar atentos para não criar dissonâncias entre si.

  

 

1449630503_Dissonncia1.png.2ce786aa8b16f730724226fdc90d6820.png

 
 

- Dissonância é um efeito que é formado quando 2 músicas (bardo) ou 2 danças (musa) se encontram.

- Os efeitos das músicas no local da dissonância nunca é aplicado, apenas mantido.

- Isso significa que, caso alguém entre em músicas dissonadas, esse alguém não receberá os buffs das músicas.

- Outra implicação é de que, caso alguém já esteja dentro de uma música e logo em seguida ela seja dissonada, essa pessoa ainda se beneficiará do efeito da música.

 

- Dissonância Falsa: caso uma dissonância seja criada e, logo após isso, uma das músicas ser retirada (encerrada de alguma forma), não haverá complicações nos efeitos da música que continuar. O único problema é que sua aparência ficará bugada (meio branca), porém seu efeito será exatamente de uma música normal. Aparência bugada não significa que a dissonância ocorre.

 

 

- Se uma música de efeito menor causar dissonância, e a de efeito maior se encerrar, o buff maior passará para o menor (parecido com a tática de "roubar").

- Dissonância de danças (musas) causam perda de SP. Dissonância de músicas (bardos) causam perda de HP.

- Perda de HP/SP da dissonância não afeta aliados ou o mesmo clã na WoE.

- Causar dissonância por "andar o char até outro" fará com que a mesma seja invisível (sem a aparência bugada), mas não será inexistente.

- Ambos artistas recebem o efeito de dissonância (caso os 2 estejam no range).

  

 

Dissonancia 3.png

 

 

Esta é a dissonância clássica, que ocorre quando duas skills de bardo se encontram. Promove perda de HP.

  

 

Dissonancia 5.png

 

 

Esta é a dissonância clássica das musas. Promove perda de SP.

  

 

Dissonancia 2.png

 

 

Este é um exemplo de dissonância escondida.

Embora não pareça, há duas colunas de células ali que estão dissonadas, portanto te causarão perda de HP e outros efeitos da dissonância.

  

 

Dissonancia 4.png

 

 

Isto não é uma dissonância. Pelo fato de ser uma dança e uma música, não ocorre nenhum efeito negativo.

  

 

Falsa Dissonância.png

 

 

Esta é a falsa dissonância. Embora a aparência esteja bugada, ela não tem efeito pelo fato de não ter encontro entre duas músicas.

 

 

 

♪ ♫ ♪ Música Bugada ♪ ♫ ♪

 

Trovadores e Bardos podem bugar suas músicas, fazendo com que elas fiquem travadas em um lugar específico. Isso permite que tais trovadores possam utilizar outras skills ou até se mover pra longe, após bugar as músicas.

Para fazer isso, simplesmente utilize a música e em seguida a skill dissonância 407851845_Dissonncia.png.9df7e4cd466d5c89dba041e4cb8da507.png. Espere 30s até a dissonância acabar e você terá bugado a música.

 

É possível bugar 2 ou mais músicas. Simplesmente bugue uma, vá para outro lugar e bugue denovo. Caso você não se movimente durante o processo de bugar a segunda música, é possível criar infinitas músicas bugadas em locais diferentes. Caso você se movimente, você criará "duplas" que poderão te acompanhar.

 

2055112601_DuplaBragi-Idun.png.4770ba6025a589e5972117938617e014.png   Exemplo de dupla entre Bragi + Idun.

 

- Caso consiga criar uma dupla (ex: bragi e idun no mesmo lugar, como na imagem acima), essa dupla não dará efeitos completos para personagens que entrarem nela, pois causarão dissonância em si próprias (mecânica de dissônancia: efeitos nunca são aplicados).

- Para receber ambos efeitos de uma dupla, o personagem deve já estar dentro da última música que o artista criar. Exemplo: dupla de bragi + idun, sendo a idun bugada longe. Os buffs no HP proveniente das Maçãs de Idun funcionarão apenas caso o aliado já esteja no Bragi. Caso este aliado saia da dupla e volte, ambos efeitos serão perdidos.

- Bugar efeito de "roubar" continua funcionando para quem ficar dentro dele. Também é possível passar efeito de "roubar" para musicas bugadas e vice-versa.

- Dupla de Dança + Música afetará todos que entrarem nela, pois não causarão dissonância.


OBS: Considere tal "bug" como uma mecânica in-game, não se tratando de exploit ou nada do tipo. Este é simplesmente o nome conhecido para esta mecânica, nada mais.

 

  

 

♪ ♫ ♪ Dueto ♪ ♫ ♪

 

- Não existe dissonância para duetos com efeitos iguais.

- É possível bugar o dueto caso o bardo seja quem o inicie e utilize a skill dissonância. Caso seja a musa quem o inicie, o dueto apenas desaparecerá.

- Ao bugar um dueto, a musa ficará parada (sem poder se mover), enquanto o bardo poderá se mover e até mesmo sair do range do dueto caso queira (diferente do grito da liberdade).

 

 

Dueto.jpg.87430cb297306f83aeeb7ccd1d9d9ec5.jpg

 

 

Editado por WallDisney
  • Like 1
tumblr_m2hvgasUv01qa5ccbo1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

♪ ♫ ♪  Testes ♪ ♫ ♪

 


Sobreposição de Músicas / Efeito de Roubar

 

Resolvi fazer este teste após um ponderamento do lLnzl aqui no guia.
Tome nota que o vídeo está em 400%, mas eu esperei os 20s para o término de cada música em todos os casos (para total confirmação).

Músicas testadas: Maçãs de Idun, Poema de Bragi, Beijo da Sorte e Dança Cigana.

Para o Poema de Bragi, fiz os seguintes testes:
- Roubar normal (musa 100%);
- Roubar invertido (bardo 80%);
- Roubar errado (pisar fora da música).

Todos os 3 testes funcionaram como esperado.


 

 

 


 


♪ ♫ ♪  Agradecimentos ♪ ♫ ♪

 

 Gostaria de agradecer ao @lLnzl, que me informou sobre um possível erro na sobreposição de músicas neste mesmo tópico.

 



 

 

Qualquer dúvida ou contribuição, fico feliz de ajudar ou ser ajudado ;)

(FONT=Comic Sans MS)

 

Editado por WallDisney
tumblr_m2hvgasUv01qa5ccbo1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 month later...

Ótimo guia! Está muito informativo até mesmo para alguém que nunca jogou de bardo/odalisca, que é o meu caso. Acho que é importante ter uma base nessas questões, independentemente de jogar com a classe ou não. Confesso que não sabia nada desses efeitos de dissonância.

 

Só recomendo você salvar o texto/código do guia por precaução já que o fórum deve mudar com a migração. Assim fica mais fácil de repostar o guia no novo fórum.

 

Parabéns pela iniciativa, meu chapa! :)

fE416ZA.gif

Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 month later...

As musicas sao renovadas a cada 5s ,nao 20s, btw :v

20s é a duraçao total do efeito vindo de um "musico", e durante esse tempo vc está preso ao efeito da musica/danca desse personagem. Se no segundo 15 vc andar na musica denovo, ela é renovada por +20s.

Durante o periodo de 20s vc está travado a habilidade pela qual voce andou, e se vc andar pela mesma musica,mas de outro usuario, ela nao renovará/aplicará o efeito ate que a musica original expire completamente.

Link para o comentário
Share on other sites

Em 10/25/2019 em 8:16 AM, lLnzl disse:

As musicas sao renovadas a cada 5s ,nao 20s, btw :v

20s é a duraçao total do efeito vindo de um "musico", e durante esse tempo vc está preso ao efeito da musica/danca desse personagem. Se no segundo 15 vc andar na musica denovo, ela é renovada por +20s.

Durante o periodo de 20s vc está travado a habilidade pela qual voce andou, e se vc andar pela mesma musica,mas de outro usuario, ela nao renovará/aplicará o efeito ate que a musica original expire completamente.

Não entendi se você quis dizer sobre o pisca-música, mas segue resposta:

"- Pisca-Música não pode ser renovado antes do tempo. Ou seja, caso você faça um pisca-música, você terá que esperar os 20s pra ele acabar e só assim poder renovar.
- Pisca-Música fará com que o efeito seja 
obrigatoriamente desfeito, após os 20s [...]
- [...] diferente do bragi e outras skills (que tem seu efeito instantâneo), o Idun apenas aplicará o efeito quando você é curado pela skill."

Como dito, essa parte diz sobre o pisca-música: o ato de criar uma música e retirá-la. Sendo assim não é possivel renovar ela em 5s, apenas quando os 20s acabarem (ou da maneira que falarei adiante).  

Também, não necessariamente você fica preso na musica desse personagem. Se um personagem diferente com um poder de (por exemplo) bragi maior que o seu, o efeito dele que entrará em conta e o bragi será então automaticamente renovado a partir dele (um personagem que não era o inicial). Para isso acontecer, porém, só se um músico mais forte soltar a música, como dito nessa parte do guia:


"- O maior efeito sempre terá dominância. EX: Caso um artista utilize o Pisca-Música de Idun com 100 de VIT, e logo em seguida outro artista utilize um Pisca-Música de Idun com 150 de VIT, o segundo efeito que predominará (e consequentemente o tempo até o fim do efeito valerá pelo segundo Idun)."

Tudo que foi dito no guia foi testado e verificado por mim, mas talvez o rag tenha mudado desde quando eu testei (ano passado). Então, se quiser testar pra ver se algo mudou/eu calculei errado, fiquei a vontade ^^

As imagens bugaram por conta da migraçao do fórum, vou atualizá-las agora :(

Editado por WallDisney
tumblr_m2hvgasUv01qa5ccbo1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

1 hora atrás, WallDisney disse:


Também, não necessariamente você fica preso na musica desse personagem. Se um personagem diferente com um poder de (por exemplo) bragi maior que o seu, o efeito dele que entrará em conta e o bragi será então automaticamente renovado a partir dele (um personagem que não era o inicial). Para isso acontecer, porém, só se um músico mais forte soltar a música, como dito nessa parte do guia:

"- O maior efeito sempre terá dominância. EX: Caso um artista utilize o Pisca-Música de Idun com 100 de VIT, e logo em seguida outro artista utilize um Pisca-Música de Idun com 150 de VIT, o segundo efeito que predominará (e consequentemente o tempo até o fim do efeito valerá pelo segundo Idun)."

Usar uma musica "fraca" é justamente uma tática ofensive que Musas usam na guerra, dando Bragi lv1 pra inimigos, e prendendo eles de ter um bragi bom pelos 20s.

Link para o comentário
Share on other sites

Em 10/28/2019 em 12:00 AM, lLnzl disse:

Usar uma musica "fraca" é justamente uma tática ofensive que Musas usam na guerra, dando Bragi lv1 pra inimigos, e prendendo eles de ter um bragi bom pelos 20s.

Segue um teste que consegui achar:

 

Vídeo removido




Só que apenas meio q confirma nas maças de idun. Acho que meses atrás qnd realizei os testes não fiz com o bragi, ou o rag mudou desde lá.
Isso na real mudaria totalmente a mecânica de "roubar" tbm q eu disse no guia. Devo rever isso mais tarde depois, para ver se apenas funciona com as maçãs.
Obrigado por me avisar :3

Editado por WallDisney
  • Thanks 1
tumblr_m2hvgasUv01qa5ccbo1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

Acabei de testar, e descobri que essa regra só aplica pro bragi.

Em todas as outras skills que testei (idun, beijo, dança), a regra de "o efeito maior sobrepor" valeu, mas no bragi nao funcionou dessa maneira.
Jajá posto vídeo do teste, só vou ter q renderizar em 1080 pra dar pra ver o hp/sp e isso vai demorar um pouco ;-;

Vou atualizar o guia agora.


@lLnzl Segue o teste:

 

 

 

Editado por WallDisney
  • Sad 1
tumblr_m2hvgasUv01qa5ccbo1_500.gif
Link para o comentário
Share on other sites

  • 9 months later...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...