Ir para conteúdo

Pesquise sua genealogia, pergunte-me como


Wodsonslk

Posts Recomendados

Olá!

 

Recentemente tenho me envolvido muito em pesquisas genealógicas e tenho encontrado muita coisa interessante referente aos meus antepassados e minha família. É um hobby muito interessante e que pode levar a muitas descobertas!

 

Mas Wodson, o que te levou a começar esse tipo de pesquisa?

Essa resposta vai no spoiler pois envolve assuntos "proibidos" aqui no fórum, e esse não é o foco do tópico, tampouco minha intenção é criar flame em cima disso.

 

Sou membro da igreja que mantem o site que vou recomendar nessa postagem. Essa entidade, também conhecida como igreja Mórmon, possui o maior acervo genealógico do mundo, e patrocina diversos projetos ao redor do mundo relacionados a genealogia e história da família.

Peço ENCARECIDAMENTE que não estraguem o tópico debatendo sobre religião após lerem isso, este não é o foco da postagem como já havia dito antes.

 

 

 

Mas Wodson, por que raios eu pesquisaria minha genealogia?

Não há um motivo específico na verdade, eu por exemplo pesquiso por que gosto de saber mais sobre meus antepassados e por questões religiosas. Não faço ideia de quais motivos te levarão/levaram a se interessar por isso, mas posso compartilhar que, uma vez iniciada, é uma atividade muito prazerosa e que vai te render umas boas horas de ocupação saudável (e você vive se perguntando o que fazer enquanto o rag está em manutenção!)

 

Em todo caso, segue uma pequena lista com razões para fazer esse tipo de pesquisa:

- Pode ser útil para obter cidadania estrangeira, uma vez que tenha antepassados estrangeiros

- Encontrar cópias online de documentos cuja cópia física se perdeu

- Você pode descobrir que é adotado

- Você pode encontrar um parente rico! =D

 

Certo Wodson, digamos que eu tenha interesse, por onde devo começar?

Nesse site é possível ter acesso a diversos registros genealógicos de todo o mundo, incluindo: certidões de nascimento, casamento, óbito, registros de imigração e emigração, registros militares, religiosos, etc. Todos os arquivos (fotografias) são pesquisáveis por nome, sobrenome, ano de nascimento, falecimento ou qualquer outro evento, localidade, parentesco, etc. Além dos arquivos pesquisáveis (que chamamos de indexados), ainda é possível ter acesso a milhões de arquivos não indexados que podem ser pesquisados manualmente (no computador, claro).

 

O site também permite que você mesmo acrescente informações com base em dados que você possui, bem como permite que você crie uma árvore genealógica online, veja abaixo um exemplo:

 

http://i64.tinypic.com/a2sqva.jpg

 

Nessa árvore, é possível acrescentar imagens, documentos (servindo inclusive de backup online caso perca alguma coisa!), vídeos, arquivos de áudio, etc, às diversas pessoas listadas. Além disso, o site também oferece uma série de sugestões de outros serviços que podem auxiliá-lo no processo de pesquisa.

 

Ok, e quanto eu vou ter que desembolsar para ter acesso à essas informações?

Suaves parcelas de R$34,90 ao mês com entrada de R$249,90 É tudo de graça, 0800, desde a criação da conta à utilização dos recursos.

 

BÔNUS ROUND

 

Além de usufruir dos benefícios do site, você também pode contribuir para aumentar o acervo através da indexação, que é o processo de digitalização das informações contidas nas imagens, tornando-as pesquisáveis. Ajuda muito! Mas vale lembrar que é um trabalho 100% voluntário ok?

 

 

 

Bem, é isso. Sintam-se a vontade para fazer perguntas a respeito aqui no tópico ou via PM, vou ficar muito feliz em ajudar. Isso sendo otimista claro, talvez ninguém se interesse kkkkkk

Mas vale a penas pessoal, é muito bacana fazer pesquisa genealógica e é super fácil, especialmente se você tem um sobrenome pouco comum. Aqui no fórum por exemplo, a Bella (Castelhone) ou aquele que somos todos nós (Brauna, se esse for um sobrenome) provavelmente teriam muita facilidade para encontrar registros de seus antepassados. Entretanto, se você é um Silva, Santos ou Araujo, não se desespere, com um pouquinho mais de paciência você também encontra muita coisa =D

 

Até mais!

Editado por Wodsonslk
Link para o comentário
Share on other sites

Eai Wood, de boas?

 

Eu sou estagiário, e recentemente vi o outro estagiário aqui do escritório meio que numa jornada a fim de toda história/genealogia da família dele.

Diferente de você, ele fez isso com intuito de conseguir cidadania Italiana, mas foi algo bem legal de ver (pelo menos no tempo que acompanhei, visto que ele tinha começado essa busca antes mesmo de eu entrar aqui).

 

 

Recentemente, em uma conversa com uma tia, ela sugeriu que eu fosse atrás de minha genealogia, com o mesmo intuito de conseguir visto estrangeiro, considerando que por parte tanto paterna, quanto materna, tenho antepassados italianos e portugueses.

Achei bem legal o desenvolver do tópico.

 

No momento de agora, eu não tenho tempo pra realizar todos os procedimentos legais, mas acredito que tu deu uma norteada bem interessante, que pode ser útil pra ter um ponto de partida. :)

 

Ótimo tópico, pra quem se interessar, acredito que vá agregar muito!

Bem-vindos ao tópico da semana e espero que estejam preparados para uma grande novidade.
Link para o comentário
Share on other sites

Obrigado, ficarei feliz em ajudar quando decidir pesquisar, no começo confesso que é um pouco complicado compreender a mecânica do site, mas depois de 10 ou 20 minutos você percebe que é super fácil prosseguir.

 

Bem lembrado essa questão de obter cidadania estrangeira, acho que vou acrescentar uma lista de motivos na postagem =D

Link para o comentário
Share on other sites

Já conhecia a ferramenta, é realmente muito boa. Infelizmente não consegui encontrara nada sobre minha família, acredito eu que por uma série de erros de escrivões confusos o sobrenome da família tenha criado umas variantes ao longo dos anos.

 

Apesar disso a minha família tem um livro com parte da genealogia de quatro ou cinco gerações até o meu tio, meu pai tentou continuar esse trabalho por um tempo, talvez eu digitalize isso pra a ferramenta quando bater a coragem.

 

Eu acho o assunto muitíssimo interessante, obrigado por compartilhar.

Link para o comentário
Share on other sites

Sobre digitalizar, recomendo que crie coragem, a gente só se lembra dessas coisas quando elas molham ou pegam fogo kkkkkk

 

Sobre a pesquisa, uma coisa que pode ajudar é criar a árvore. Quando você pesquisa informações avulsas, normalmente os resultados encontrados são um pouco limitados.

Com a árvore é diferente: conforme você vai lançando os parentescos, ele começa a cruzar as informações e sugerir alguns registros onde você pode encontrar informações adicionais. Quando estava pesquisando o lado paterno, encontrava muita dificuldade em achar informações sobre minha bisavó que se chamava Clementina. Um dia, adicionei o irmão da minha avó paterna (filhos da Clementina), que faleceu recentemente e PÁ-PUM, com as informações cruzadas consegui avançar até o trisavô da Clementina =D

 

Se precisar de ajuda, só falar!

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...