Ir para conteúdo

[GUIA] Quero começar a desenhar!


WildRose~

Posts Recomendados

 

h7OpzQ5.png

 

 

AVISO!

Mesmo que eu tenha intitulado esse tópico de "guia", não se trata de um passo-a-passo para se tornar um Picasso. Ficar bom em desenho exige a mesma dedicação que qualquer arte manual, não sendo possível ficar excelente da noite para o dia - ou seja, tu vai precisar de treino. Aqui eu vou apenas passar dicas e caminhos que ajudam no processo de treinar as mãos e os olhos para desenhar. Estejam cientes que não é algo imediato, então pufavô não me xinguem.

 

 

Quem sou eu?

Antes de ficar jogando o guia para vocês, eu acho que tenho que ao menos convencer os que não me conhecem de que não estou falando as coisas sem ter base. Resumindo, eu desenho desde que me conheço por gente desenhava nas cadeiras da mamãe e quase apanhava, fiz dois cursos de pintura clássica durante minha adolescência, tive dois anos de educação formal em Desenho de Observação e Ilustração pela UFPR e mais um ano de Anatomia Humana pela FAG. Entre publicações e exposições, tive um quadrinho publicado durante a GibiCon de 2014 e exposto na mostra de artistas curitibanos (A Distópica República de Bras - Coletânea Sufoco). Desde então, nunca parei de desenhar, mesmo não trabalhando mais com isso.

 

 

Antes de mais nada, materiais

Por mais que concorde que materiais de qualidade ajudam e muito na hora de desenhar, é besteira alguém que está começando gastar 15 conto em um lápis ou até mais, malditos koh-i-noor. Para iniciantes, eu recomendo um bom lápis, uma borracha, e papéis não pautados.

  • Lápis: Um lápis bom para começo é um que não seja muito macio. Ué, por que? Lápis macios tendem a manchar muito (quem nunca se sujou com os lápis 2B nas aulas de artes?). Um lápis B ou mesmo o No. 2 escolar já servem para iniciar, já que o foco não será fazer sombras com ele.

    1. * - Uma coisa que muita gente se atrapalha é com a pressão que deve fazer com o lápis na folha. Separe algumas folhas e trace nelas linhas, tentando deixá-las mais suaves possíveis. Você não deve marcar a folha com seu traço, devendo sumir completamente após apagar com uma borracha. Essa é a pressão ideal para um rascunho.
    2.  

      [*]Borracha: Uma borracha boa pode mudar completamente a aparência de um desenho - afinal, ninguém quer a folha toda manchada toda vez que você tentar apagar algo. Para borrachas, eu indico ter duas: uma borracha caneta para pequenos detalhes e uma borracha maior, para apagar grandes áreas. A borracha caneta dificilmente irá encontrar uma de marca e barata, então a que tiver na papelaria/loja de materiais de desenho já serve. Para a borracha normal, sugiro uma Staedler - não é cara, é relativamente fácil de achar e apaga muito bem. Caso não encontre uma borracha caneta, dá para "afinar" uma das pontas da borracha normal cortando com um estilete. Só cuidado para não se machucar.

      [*]Papéis: Praticamente todo mundo tem um pacote de sulfitão 75g em casa, e eles já são mais do que suficientes para começar. Evite a todo custo desenhar em papéis pautados (com linhas), porque eles, de certa forma, podem te ajudar com proporção. Evite papéis encerados (couchê e afins) porque eles não funcionam bem com lápis e ficam marcados. Papéis com gramatura (peso) maior são um disperdício no começo, já que por enquanto você vai mais rabiscar do que finalizar um desenho. Quando começar a se aventurar por outras técnicas, vai descobrir o maravilhoso mundo dos papéis talvez eu faça um guia sobre eles se quiserem.

      [*]Bônus 1, Estilete: Todo mundo que já tem prática em desenho sabe o quanto apontadores destroem os lápis. Por girarem, eles tensionam o grafite dentro da madeira e o quebram dentro do lápis. Sabe quando você aponta, aponta e aponta e o lápis não fica apontado? É por isso. Para lápis baratos, não vale a pena investir em um estilete só por isso (até porque geralmente a madeira é muito dura e não dá para apontar com estilete direito). Mas caso invista ou já tenha um lápis profissional em casa, o estilete é maravilhoso para deixar a ponta fininha, longa e aumentar a durabilidade do lápis. Só atenção: estiletes são extremamente afiados, então muito cuidado.

      [*]Bônus 2, Sketchbook: Ah, os sketchbooks. O xodó de todo desenhista. Para quem não sabe, sketchbooks são livros (em geral A5 ou menos - mas nada impede de serem maiores) com um papel em geral tipo pólen, com gramatura melhor que 75g e completamente em branco: sem linhas, sem desenhos, sem nada. São feitos para desenhos e projetos, ideais para carregar na bolsa contigo. Eles são ótimos para rascunhos, mas como o papel é geralmente de uma qualidade melhorzinha, é até possível finalizar desenhos neles. O contra é que o preço dos sketchbooks prontos pode ser um pouquinho salgado, mas é possível encontrar guias de como fazer o seu manualmente ou até comprar de quem faz. Sai bem mais em conta, e vem com o bônus de poder usar pepéis diferentes na confecção, ou até colocar lugar para guardar os materiais de desenho dentro dele.

       

      "Mas Rosa, com o que eu vou finalizar meus desenhos?"

      Gafanhoto, por enquanto você não vai. O objetivo agora é se acostumar com o lápis, saber aplicar pressão, saber medir, verificar proporções... Técnicas de finalização ficam para outro guia. Até porque não tem como finalizar um desenho se você nem começou a desenhar, não é? :rolleyes:

       

       

      O mais importante: os olhos

      Não, eu não vou te ensinar a desenhar olhos agora. O que quero dizer é que o que faz um bom desenho não são as mãos, mas sim os olhos. "Hã? Fez sentido não". Antes de começar a desenhar "de cabeça", é fundamental treinar desenho de observação. Só assim você vai aprender como o mundo funciona, como os elementos se comportam antes de ser transferido para um papel. Por exemplo: é impossível saber desenhar uma galinha sem nunca ter visto uma, correto? O mesmo se aplica à mãos, bocas, olhos, pernas... Um bom desenho só surge após uma observação de qualidade. Mesmo que a pessoa esteja completamente focada em aprender estilo "mangá", "comics" ou "cartuns", o desenho realista é a base de tudo. Acredite: todos os artistas abstratos bons tiveram uma base muito boa de desenho clássico. Por isso, não é perder tempo aprender a fazer desenhos mais realistas antes de passar para o estilo preferido. Para isso, não é preciso ter um modelo vivo nu diante de você para aprender a desenhar (até porque em geral só ateliês conseguem). Olhar a si mesmo no espelho e desenhar já é um treino incrível: mas, antes de começar a riscar o papel, olhe com olhos de ver. Estude seu rosto, os ângulos, as curvas, como a sua anatomia funciona. Gaste tempo nisso, e só depois que se sentir mais seguro, comece a riscar. Faça isso com fotos de pessoas, animais, objetos... Com o tempo, "ver" ficará mais fácil, mais rápido... E uma hora, estará gravado na sua cabeça. Você terá memorizado como desenhar uma mão, um rosto, uma almofada. É observando o mundo que você irá criar um repertório mental para criar seus desenhos originais.

       

       

      Copiar: plágio ou treino?

      Não é segredo para ninguém que copiar desenho dos outros ajuda e muito a desenhar. Você aprende como o artista propôs soluções para os problemas encontrados durante a execução do desenho: o jeito que ele fez a anatomia, como ele desenhou os tecidos, as dobras, o movimento, até o enquadramento. Tudo isso é um prato cheio para um novato (e até mais experientes!) melhorar suas habilidades. Fazendo isso, você está treinando, e é um ótimo exercício. Copie quantos desenhos quiser, recheie suas folhas deles. Com o tempo, irá perceber que está cada vez mais fácil reproduzir obras alheias, e vai chegar em um ponto em que já absorveu boa parte do que o artista tinha a te ensinar. Porém, fique atento: NUNCA divulgue a cópia como sendo desenho original seu. Sempre indique a fonte, caso queira publicar, e referencie o artista original. Caso copie apenas com intuito de melhorar, é treino; caso copie com intuito de expor, é plágio... E é crime.

       

       

      Exercício Sugerido: Gesture Drawing

      Gesture Drawing é uma técnica que eu não conheci até a faculdade. Trata-se de um modo de fazer um "esqueleto" rápido para o desenho, captando apenas as principais linhas - e, a partir disso, acrescentando detalhes. A técnica é muito boa para reproduzir imagens dinâmicas, pegando exatamente as linhas de movimento que baseiam a figura. Trata-se de uma técnica extremamente rápida de se fazer, em geral sendo aplicada em poucos minutos. É uma técnica muito boa para desenhos que tem que ser feitos rápidos (com modelo vivo, geralmente) ou mesmo para quando não consegue identificar as linhas de ação de uma certa imagem. Lembrando que não é uma técnica para fazer "esqueletos" como os "cursos de desenho mangá ou comic" geralmente pregam, e sim apenas um rascunho inicial da imagem. Para os que entendem inglês, tem um canal no YouTube MUITO bom, o Proko, que explica melhor a técnica e vai até além, sugerindo imagens para exercitar na área de Gesture do canal. Nas outras áreas, existem também vídeos sobre outras técnicas e até sobre anatomia, e são muito boas - caso se sintam confiantes, vale a pena ver os vídeos mais avançados.

       

       

      O que? É isso?Eu não fiz esse "guia" como um passo-a-passo, como já disse antes. Aqui eu passo hábitos que podem ajudar a começar a desenhar, coisas que influenciam na reprodução no papel e que geralmente passam batidos. Antes de propriamente pegar na mão de vocês e ir mostrando como fazer anatomia, mostrar técnicas de pintura ou ainda debater sobre desenho digital, minha intenção aqui era literalmente cavar uma base para posteriormente colocar uma estrutura. Treinar olhos e mãos - um sabendo ver, outro sabendo reproduzir o que viu, mesmo que não com perfeição. Caso hajam interessados, eu vou fazer pequenos "módulos", tentando ensinar o que mais pedirem. Enfim, espero que eu tenha ajudado alguém.

       

       

      :o

original.gif

Link para o comentário
Share on other sites

  • 4 weeks later...

Estou pensando em voltar a desenhar, faz muito tempo que não pego em um lápis ou na minha mesa para desenhar algo.

 

Tô meio sem saber o que fazer no jogo, entrei em um loop que é, esperar manutenção de terça feira para ver o que vem e saber qual meu proximo passo na semana, e no que investir dentro do game. nesse momento esperando a diadema de serafim.

 

Então até a proxima terça feira, vou voltar a desenhar e quem sabe postar alguns aqui :D

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...