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Esclarecimentos sobre o Combo Gigante para Cavaleiros Rúnicos


Lazarento

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Olá a todos,

 

Neste tópico eu gostaria de abordar um assunto que se intensificou nas últimas semanas e esclarecer alguns pontos que podem não estar tão claros para jogadores da classe.

Há aproximadamente um mês e meio atrás um conhecido youtuber publicou um vídeo testando a build usando o Combo Gigante, com danos absurdos em Ataque Vital, Perfurar em Espiral e Onda de choque. Entretanto apesar de constar na descrição do vídeo, não ficou muito claro que o teste estava sendo feito num servidor private.

 

O problema de testar em servidores privates é que o resultado é bastante duvidoso visto que Ragnarok é um jogo proprietário e não há como ter 100% de certeza que esses emuladores piratas possuem as mesmas fórmulas e mecânicas do jogo original. Na verdade, não temos sequer nenhuma garantia que as mecânicas no bRO sejam idênticas a demais servidores oficiais como iRO ou jRO, quiçá privates.

 

A build em questão é voltada especificamente para a Lança Gigante em conjunto com as Botas Gigantes e o Elmo Gigante, que garantem autocojuração de Perfurar em Espiral e Onda de Choque.

 

Abaixo vou listar as partes das descrições que importam para esta build:

 

Elmo Gigante

 

Conjunto

[Lança Gigante]

Ao usar [Ataque Vital]:

Chance de autoconjurar [Perfurar em Espiral] nv. 1, ou no nível aprendido.

A cada nível de [Ataque Vital]:

Chance de autoconjurar [Perfurar em Espiral] aumenta.

A cada 2 refinos da Lança até o +14:

Dano de [Perfurar em Espiral] +5%.

 

 

Botas Gigantes

 

Conjunto

[Lança Gigante]

Resistência a raça Humanoide +40% adicional.

Ao usar [Perfurar em Espiral]:

Ativa [Onda de Choque] no nível aprendido.

Arma com refino +7 ou mais:

Dano de [Perfurar em Espiral] e [Onda de Choque] +20%.

Resistência a monstros Chefes +20%.

Arma com refino +9 ou mais:

Dano de [Perfurar em Espiral] e [Onda de Choque] +30% adicional.

Resistência a monstros Chefes +30% adicional.

 

 

Gostaria de pedir atenção a esta parte da descrição das Botas Gigantes:

 

 

Ao usar [Perfurar em Espiral]:

Ativa [Onda de Choque] no nível aprendido.

 

 

Apesar da ativação de Onda de Choque ser 100%, a ativação de Perfurar em Espiral ao utitlizar Ataque Vital foi nerfada em comparação ao jRO, sendo 5% por nível de Ataque Vital no bRO, ao contrário do jRO que seria 10% de chance por nível de Ataque Vital.

 

Além disso o multiplicador de dano da habilidade Perfurar em Espiral está funcionando de forma diferente do jRO, ao invés do bônus no dano da habilidade ser um multiplicador no dano final, está sendo aplicado à parte do ataque da fórmula.

 

Claro que estas diferenças não inviabilizam a build mas é importante ter responsabilidade ao divulgar testes principalmente quando se trata de um criador de conteúdo. Ao não deixar claro que o teste não se passa no bRO você pode vir a incitar players a compararem os itens e se frustrarem posteriormente.

 

No mais, gostaria de deixar aqui agradecimentos especiais a Carnicemenatan, Gingolino, Kevril e hdrst pelas contribuiçoes e informações para a criação deste tópico (ver respostas).

Editado por Lazarento
Correções do Kevril e hdrst
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Chance no jRO: 10% por nível de Ataque Vital

Chance no bRO: 5% por nível de Ataque Vital

 

O maior problema aqui é a forma como os multiplicadores estão funcionando. "Dano com Perfurar em Espiral", inclusive vindo de buffs como Ode a Hela não estão aumentando o dano final mas sim apenas a parte referente ao ataque (que é o de menos quando se usa uma lança de 2000 de peso).

 

O resultado é que 100% 'dano com perfurar em espiral' aumenta seu dano final de 80 pra 95k por exemplo.

 

Esse problema acima acontece com quase todas as habilidades que possuem dano hibrido com uma parte baseada em ataque e outra fixa, baseado em peso ou baseado em HP como Garra do Tigre e Portões do Inferno por exemplo. Dificil dizer se é um bug ou não, já que supostamente 'dano com tal habilidade' deveria ser aplicado no dano final como ocorre em habilidades 'normais'.

 

EDIT: Ah, você inverteu os bonus referentes ao elmo e a bota, troca lá o/

Editado por Kevril
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Gostaria de pedir atenção a esta parte da descrição das Botas Gigantes:

 

 

Ao usar [Perfurar em Espiral]:

Ativa [Onda de Choque] no nível aprendido.

 

 

Apesar da descrição dar a entender que a chance de ativação é 100%, não é bem assim que funciona na prática no bRO. Ao ver os vídeos do jRO e do teste em private em questão a gente tem a impressão de que a ativação é 100% ou pelo menos perto disso.

Fake.

A chance de ativar onda de choque quando usa perfurar em espiral é 100%.

O que está acontecendo é que a chance de ativar perfurar em espiral não está ficando em 100% igual o jRO quando coloca ataque vital no 10, ficando por volta dos 50%.

Além disso, a habilidade Perfurar em Espiral sofreu um Nerf no Balanceamento de Habilidades o que reduziu seu dano e ao que parece este nerf não aconteceu no jRO já que as mecânicas lá são diferentes daqui. É difícil mensurar o nerf em comparação com o jRO pois não existem tantas informações sobre os balanceamentos em ambos servidores, ao menos nada que pudemos achar.

Fake, jRO seguiu o kRO até final de 2013, com umas ou outras alterações, esse nerf do perfurar foi presente no jRO sim.

O que acontece é que no bRO o multiplicador de dano no perfurar em espiral não está contando no dano final, porisso o dano baixo.

 

Sobre as mecânicas, o comportamento das habilidades são iguais em todos os servidores(ex: congelar ter um target separado para calcular o congelar, fazendo com que congele o alvo mesmo que de miss no dano, A forma que o chain lightning pinga de alvo para o outro), o que muda é apenas a formula de dano / delay / cooldown / chance / % de algumas habilidades.

 

edit: atropelado pelo kevril :c

bc6f8ed2be.jpg
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Obrigado pelas correções/complementos pessoal, vou atualizar o primeiro post nesse momento.

 

Só um adicional:

 

O que acontece é que no bRO o multiplicador de dano no perfurar em espiral não está contando no dano final, porisso o dano baixo.

 

Pelos videos do jRO a sensação que eu tenho é que o mesmo acontece por lá, os danos do jRO parecem compatíveis com aqui. Porém, parece que o Cavalo-de-Pau foi corrigido quanto a um 'problema' semelhante a algum tempo, então quem sabe algum dia.

 

Muito obrigado pelos esclarecimentos! Vocês que testaram poderiam gravar/printar o dano que o combo tá causando no bRO?

 

Acho que consigo fazer isso hoje a noite.

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não é que a % da skill está sendo somada a formula nao? ao inves de multiplicada.

Esse é o problema mais comum com formulas de dano de skills no rag.

 

Se o dano do peso fosse dano extra igual a parte de HP do GoH ele nao seria alterado, jamais.

 

A diferença não parece compatível com estar somada na formula, mas pode ser isso, a própria formula do espiral é um tanto obscura. A parte HP do GoH não é alterada por itens como marcas de comodo (efeito contrário) e outras habilidades com partes 'fixas' extras como Ruína, Garra do Tigre e Investida de Shura também recebem os multiplicadores de % da skill apenas no dano base.

 

Na minha opinião em todos os casos o dano com as habilidades deveria ser somado no dano final.

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eu meio q bani minha acc no iRO pra ter isso em mãos pra testar, mas acho que a formula não é tão "misteriosa" assim, só esta escrita de um jeito bem confuso.

Se a formula for da maneira q eu to pensando, isso me cheira muito aos itens estarem somando a porcentagem :v

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Não tem como a lug liberar prós tutores o servidor de testes pra testar o mecanismo disso? Tutor eh pra isso afinal mas a lug tem que dar moral prós caras. Aposto que tem trocentas coisas que dizemos "aqui funciona diferente" mas eh só bug mesmo é.e

[sIGPIC][/sIGPIC]

 

​~~ M.E.C.H.A: Salvadores do amanhã da destruição da raça humana

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Não tem como a lug liberar prós tutores o servidor de testes pra testar o mecanismo disso? Tutor eh pra isso afinal mas a lug tem que dar moral prós caras. Aposto que tem trocentas coisas que dizemos "aqui funciona diferente" mas eh só bug mesmo é.e

 

Segundo a Gih vamos ter acesso a testes de episódio esse ano, mas acho difícil testar algo que foi mudado há 5 anos atrás.

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