Æterno Posted February 27, 2018 Share Posted February 27, 2018 (edited) "Volume um da trilogia de cinco" - (links no guia/comentários) O guia dos MVPs das Galáxias vol.[1/3] Este guia faz parte do Guia dos MVPs das Galáxias; Não se recomenda sua leitura separada. Link para vol.2 | Link para vol.3 | Link para vol.4 O Guia de MVPs das GALÁXIAS [para RGs] NÃO ENTRE EM PÂNICO Muito além, nos confins inexplorados da região mais brega da Borda Ocidental desta Galáxia, há um pequeno sol amarelado e esquecido. Girando em torno deste sol, a uma distância de cerca de 148 milhões de quilômetros, há um planetinha verde-azulado absolutamente insignificante, cujas formas de vida, descendentes de primatas, são tão extraordinariamente primitivas que ainda acham que se entupir de consumíveis para mvp simples é uma boa idéia. Este planete tem - ou melhor, tinha - o seguinte problema: A maioria de seus habitantes não entendia a mecânica de nada, não matavam e estavam quase sempre infeliz. Foram sugeridas muitas soluções em vídeo para esse problema, mas a maior parte delas dizia respeito basicamente à criação de equips ROPs, à MVPs gigantes com mobs minúsculos, skins/danos coloridos e um som animado enquanto 1k de bolinho é consumido; O que é curioso já que no geral não eram os tais MVPs que se sentiam infelizes. E assim o problemas continuava em parte sem solução. Muitas pessoas eram más, a maioria falaria o que fosse preciso pra vender item noob e se sentir feliz, mesmo as que se entupiam de consumíveis. Um número cada vez maior de pessoas acreditavam que havia sido um erro terrível para a classe o 175/60. Alguns diziam que até mesmo subir transclasse tinha sido uma péssima idéia, e que ninguém jamais deveria ter saído do OT. E, então, uma terça-feira, quase dois mil anos depois que um homem foi pregado num pedaço de madeira por ter dito que seria ótimo que as pessoas fossem legais umas com as outras pra variar, durante uma manutenção do Rag um garoto sozinho, num cômodo iluminado de repente compreendeu o que tinha dado errado todo esse tempo e finalmente descobriu como o mundo poderia se tornar bom e feliz. Desta vez estava tudo certo, ia funcionar, e ninguém teria que ser pregado em coisa nenhuma. Infelizmente, porém, antes que ele pudesse arrumar zeny para testar sua descoberta, aconteceu uma catástrofe terrível e idiota, e a idéia perdeu-se para todo o sempre. Esta não é a história daquele garoto. É também a história de um guia chamado "[thread=170888]Enciclopédia de MVP's para Guardiões Reais - por Wodson SLK[/thread]", um guia que para fora do PvM, jamais foi utilizado e, até o dia em que ocorreu a terrível catástrofe, uns jamais o tinham lido ou sequer ouvido falar dele. Apesar disso é um guia realmente extraordinário... Em muitas das civilizações mais tranquilonas oriental da galáxia, o "Guia de MVPs das Galáxias" pode substituir a "Enciclopédia de MVP's para Guardiões Reais" como "repertório-padrão-de-toda- indecisão-sobre-build-e-ironia", pois ainda que contenha muitas omissões e textos apócrifos, ou pelo menos incorretos, ele é superior à obra mais antiga e mais prosaico em dois aspectos importantes. Em primeiro lugar, é ligeiramente mais atualizado; Em segundo lugar, traz impresso na capa, em letras garrafais e amigáveis, a frase NÃO ENTRE EM PÂNICO. Mas a história daquela terça-feira terrível e idiota, a história de suas extraordinárias consequências, a história das interligações inextricáveis entre estas consequencias e aquela enciclopédia extraordinária - tudo isso teve um começo muito simples. Começou com uma máscara. Neste guia repassarei algumas informações que colhi sobre a classe. Não se contenha só com ele, RG é uma classe completa: Sempre se tem algo mais a aprender, e todo discípulo pode vir a se tornar mestre. - Não estarei atualizando esse guia constantemente, então se informe dos novos equipamentos. E claro, estou aberto a sugestões, críticas e opiniões que ajudem o guia de modo geral. Boa leitura! "Inicialmente este guia seria de volume único; porém, pelas limitações do fórum ele precisou ser dividido em partes, que estão linkadas à seguir": O que encontrarei neste Guia: Visão sobre a Classe Principais Atributos e Builds Informações Básicas em Geral Apresentação dos MVPs e suas Estratégias Habilidades de Monstros [thread=180463]Sugestões de Equipamentos[/thread]*(vol. 2) [thread=180464]Locais de Up & Instâncias[/thread]* (vol. 3) [thread=180464]Consumíveis & Pets[/thread]* (vol. 3) [thread=180464]Links Úteis & Agradecimentos[/thread]* (vol. 3) [thread=181336]Ensaio Sobre Árvores de Habilidade[/thread]* (vol. 4) Cheffenia & Mapas Especiais (em construção) Nota: podem haver problemas de contexto pela divisão inesperada do guia - como um "detalhado à seguir" num conteúdo que na verdade estará em outro volume; a medida que forem verificados, serão corrigidos. O que não encontrarei nesse Guia: Builds Prontas (há exemplos de builds) Assuntos de não-interesse para RGs Visão sobre a Classe: [Pontos Positivos] Ótimo Suporte [tanker/redenção/remoção de status/etc] Ground Control [mata ameaças p/ o grupo mesmo em uma construção FS] Habilidades Debuffs que afetam inclusive MVPs [como aegis inferi/espiral lunar/"graça real"/[thread=165226]dentre outras[/thread]] Habilidades respeitáveis voltadas para a defesa e/ou ataque, solo ou em grupo. [Pontos Negativos] É geralmente exigido que pote acima da média pro grupo. Exige conhecimentos/preparo prévios pra cada inimigo [elemento, esquiva, habilidades, etc] Equipamentos muito específicos e geralmente caros. Principais Atributos e Buids: Atributos: Não entrarei muito em detalhe sobre os bônus que cada atributo proporciona, pois todos já estão carecas de saber disso. Para os que estão começando agora e ainda não sabem, sugiro que leiam esta página do bROWiki: Atributos Força: Considero que a Força de um RG PVM pode ser divididas para 3 funções, na ordem de importância: Utilização de Equipamentos [como por exemplo 120 pra Proteção do Gigante e Botas Temporais FOR, ou 90 pra Mochila da Aventura] Carregar Mais Itens [principalmente quem carrega muito consumível e equips pesados, aqui ficaria à gosto da pessoa pois cada um sabe o que vai carregar, geralmente quem investe em FOR só pra esse propósivo vai optar por valores como 4x~8x] Aumentar dano avulso [quando se tem interesse na FOR pra esse propósito de dano, mas é impossível fechar em um valor que ganhe bônus de algum equipamento - como nas antigas builds de "Serafim" ou builds mais Híbridas voltadas pra Sacrifício do Mátyr - nesses casos valores como 6x~9x ou até menos, são satisfatórios] Agilidade: De grande importância para qualquer RG PVM Ofensivo, está diretamente ligada ao DPS [dano por segundo] por reduzir o tempo de animação do personagem, e melhorar a ASPD Para aqueles que usam a "Diadema do Grifo" o valor a escolher é 120 OU 108; Para builds voltadas pro Sacrifício do Mátyr e que pensem em fazer uso da espada solar [explicado mais à frente] é recomendado 100~120, já que é custoso pegar boa aspd usando espada. Para builds FS é importante fechar ao menos Agi100 [buffado] para as resistências anti-status. Para outras builds seria recomendado deixar ao menos 90+ [excessões desses valores são compreensíveis desde que planejadas] Vitalidade: Nem precisa comentar, mas os valores podem variar: O valor mínimo [saudável] seria 92 [como exemplo, caso um RG da build Toque use Arcanjo Caído de Mira (+1 all) tendo os bônus por Job 60 (+7 vit) alcançaria vit100 sem gastar com consumíveis, óbvio que variações pra mais ou para menos são comuns mesmo em uma build desse tipo Para builds voltadas pro Sacrifício do Mátyr é comum fechá-la no 120 pois poderia utilizar o combo da Botas Temporais VIT + Pele da Rainha Verme e ainda sim sobrariam muitos pontos pra equilibrar a build, deixá-la acima de 120 pontos pra propósito de "aumentar dano" considero desperdício. Para builds FS seria interessante no 130 ou próximo disso. Inteligência: Diversos propositos: Apesar de ficar com o pé atrás tem quem faça build com 120 para usar a Diadema de Serafim, não acharia interessante pra pvm embora tenha quem use e defenda. Creio seu foco ser melhorar o dano e o cast de Lança do Destino, mas compromete outros atributos. Para builds voltadas pra Toque do Oblívio com combo grifo tem quem defenda 1 de int, considero 2x um valor saudável pra esse propósito, por custar "barato" - melhorando tanto o sp como a efetividade destes consumíveis. Para builds Matyr seria interessante valores como 6x ou 9x, melhora da softdefm, resistência mágica do Prestígio Divino, melhora no sp e resistência a status. Pra Build FS é importante fechar 100 [buffado]. Destresa: Melhora da Precisão e Cast: Pra Build Toque pode parar em 90, avançar pro 100 por 1% de melhoria da Arcanjo Caído e de uma carta que nem tem no servidor considero desperdício Pra Build focada na LD depende se vai fazer da Gungnir [2] [+30 precisão] como arma principal, nesse caso a dex manteria 90-, caso contrário pode considerar 9x Build Matyr consideraria 8x~9x, para acertar habilidades debuffs [como ægis inferi], e melhorar o cast variável [ægis domini3 por exemplo]. Build FS vai conforme necessidade. Sorte: Atributo de pouco uso, mas com bônus interessantes. Build Matyr: Interessante em valor 4x~3x, melhora na esquiva mágica do prestígio divino além de resistência a maldição. Build Toque: 1x~?, vários melhoramentos, poderia aumentar mais se na build sobrassem pontos. Outras: À gosto. Builds Convencionais [PvE] & Sugestões de Atributos: (obs: apenas EXEMPLOS, pode-se fazer simulações nesse site: https://calc.irowiki.org/) / Sugestões de equips estão em suas devidas seções [highlight]Build Lanceiro Híbrido [Toque/Disparo/LD]:[/highlight] Tipo um lobo solitário, vivendo dessa maneira / Mas sabe como é? lobos não usam coleira (LetoDie - Gladiador) Exemplo1 "Full Proctologista": FOR120 / AGI120 / VIT92 / INT24 / Dex90 / LUK14 Exemplo2 "u mildade": FOR120 / AGI108 / VIT102 / INT42 / Dex90 / LUK38 Exemplo3 "Tharadão": FOR120 / AGI120 / VIT90 / INT1 / Dex100 / LUK2 Funções: Fará todo desempenho que um RG precisa na parte ofensiva, tira proveito do elemento do alvo, tem altíssimo DPS, facil contenção de mobs [com habilidades como Disparo Perfurante/Lança do Destino/Etc], ótima resistência e facilidade no UP. Realmente seu maior pecado é não ter o mesmo potencial na parte de suporte enquanto se mantém ofensivo - como em uma build matyr [mais ainda assim consegue fazer esse papel], e exigir equipamentos muito específicos - relativamente caros - pra ficar bom nos padrões atuais; No demais, com o preparo certo pra cada alvo o resultado será demoníac-digo-, surpreendente. As builds exemplos consideraram equipamentos/buffs específicos. [highlight]Build Lança do Destino [full]:[/highlight] Let's have some fun, this beat is sick (Lady Gaga - Love Game) Exemplo1 "Capetinha Selado": FOR120 / AGI80 / VIT92 / INT108 / Dex81 / LUK21 Exemplo2 "Playboy": FOR120 / AGI71 / VIT72 / INT120 / Dex81 / LUK12 Exemplo3 "Serafim Padrão": FOR90 / AGI90 / VIT92 / INT120 / Dex90 / LUK35 Funções: Em muitos servidores seria uma build extremamente cara para ficar boa, porém no bRO, principalmente no thor consegue sair por um preço até acessível; É necessário recurso pra reduzir delay [como Olho da Cecil/Carta Kiel-D-01/Poema de Bragi/etc], e se possível pra reduzir Animação do Personagem [como desmontar do grifo;-;/transformar em cecil/pergaminhos de transformação/etc, além de aspd/cast bom] pra essa build fazer seu papel. Capaz de metralhar LDs, ou concentrar nas LDs ritmadas & overpowers, essa build peca principalmente por exigir bom conhecimento de quem for montar, usar equipamentos caros, e ser "vulnerável" a Escudo Refletor. As builds exemplos consideraram equipamentos/buffs específicos. Foi ocultada por não considerar a possível vinda da "Luva da Guarda Real", e conta com pouca familiaridade minha com a build, use-a apenas para fins de debate [highlight]Build Sacrifício de Mártir:[/highlight] Vários tentaram fugir, eu também quero. / Mas de um a cem, a minha chance é zero. (Racionais Mc's - Diário De Um Detento) Exemplo1 "Sacrifício Híbrido PvM": FOR70 / AGI120 / VIT120 / INT64 / Dex80 / LUK34 Exemplo2 "Sacrifício Híbrido": FOR90 / AGI100 / VIT120 / INT79 / Dex90 / LUK39 Exemplo3 "Full Sacrifício PvM": FOR50 / AGI120 / VIT124 / INT75 / Dex69 / LUK39 Funções: Um RG de sacrifício no pvm tem uma principal diferença das demais builds: Além de extremamente agressivo contra alvos isolados, mantém equipamentos muito voltados pra resistência, de modo que é possível fornecer um suporte excelente; E matando se necessário. É também uma das poucas classes que [thread=174710]consegue manter alto DPS usando equipamentos que o curam[/thread] [além de ignorar defesa]. Seus pecados como builds são: a maior parte das construções acaba não pegando habilidades para mob control, o que pode atrasar ou impossibilitar algumas tarefas, além de ser um ataque obrigatóriamente Neutro - sendo ineficiente contra alvos do elemento Fantasma3/Fantasma4, manter perdido os 9% de HP sacrificado quando os ataques são anulados por Bloqueio/Escudo Mágico/etc, ou reduzido por Pele Rochosa/Fantasma1/Fantasma2, e voltar parte do dano refletido por alvos com Refletor. Apesar de tudo isso, é um ataque/buid realmente destruidora quando bem explorada, além de ser bem comum e simples (@Thor) ver builds de PvP/Woe fazendo MvP normalmente com ela. As builds exemplos consideraram equipamentos/buffs específicos. [highlight]Build Full Suporte:[/highlight] Minha ama, não se destrua, pois, se viver, ainda poderá alcançar o favor do destino; mas os mortos são iguais a todos os mortos. (O Cavalo e Seu Menino, pág.207 [As Crônicas de Nárnia] - C.S. Lewis) Exemplo1 "Full Suporte FS": FOR80 / AGI85 / VIT130 / INT75 / Dex90 / LUK29 Exemplo2 "Full Suporte / Mártir": FOR80 / AGI100 / VIT130 / INT78 / Dex70 / LUK30 Exemplo3 "Full Suporte / Econômico": FOR75 / AGI90 / VIT125 / INT80 / Dex90 / LUK53 Funções: Como redentor, descobra as classe-chave e aqueles que realmente precisam da sua proteção [como uma Ranger ou Bioqímico que não costumam ter resistência alta; uma Arcebispa que faça diferença manter viva, etc] ou outros que o grupo designe. Além da redenção você pode ter skills de debuff (evite killar enquanto faz papel de FS); deve ter condições de não congelar, não petrificar, não silenciar, retirar caos, potar pra se curar, etc - são questões básicas da sua função; Também há muitos itens que podem ajudar um grupo, como carta iara, obenaue, prisão de teia [da "Luva Celine": aqui se inclui "prender-por-prender", aumentar damage de fogo, ou fazer mvps teleportarem (não funciona em instâncias)], carta detardeurus, pó de yggdrasil, etc. E alguns auxilios secundários de skills: Aegis Inferi (remove magias de chão semelhante a ganbantein, além de reduzir aspd/def de QUALQUER inimigo atingido), Graça Real (além das dezenas de possíveis usos, pode ser usado pra "cortar" as redenções ativas), Escudo Boomerangue (sempre neutra, em nível de pré-requisito ela já serve pra teleportar mvps já imobilizados [como por prisão de teia]), Estocada Precisa (já no nível 1 server pra atravessar barreiras de gelo sem precisar quebrar ela por completo, dentre outros usos), Reflexão Amplificada (chamar atenção de mobs de mvps, move-los pra longe do seu grupo com Pudim de Guyak + Híper Açucarado, e despistá-los com graça real em algum noob lá longe, Canto de Batalha (dispensa comentários, de super ajuda pro grupo), Submissão (se sobrar espaço na barra de atalhos), Glória Domini (em nível 1, e com a Máscara da Nobreza e uma +9 Vingadora Sagrada Gloriosa equipada, você pode auxiliar o grupo "usando Lex Æterna"), Desencantar (é capaz de remover redenção, cuidado), Aumentar Recuperação de HP (melhora efetividade dos itens/magias cura). As builds exemplos consideraram equipamentos/buffs específicos. Informações Básicas em Geral: Listarei mais à frente boa parte dos MVPs convencionais do Jogo com suas estratégias, evitei os de instâncias e etc pois envolveriam muita informação; mas apresentarei agora tudo que é preciso para você saber pesquisa-los por conta própria, à partir de diversas database; E me disponibilizo a ajudar se restarem dúvidas: Trabalharei nessa mini-guia com 09 tipos de informações do MVP, que considero importantes (voltadas pra classe). São elas: 01HP | 02PROPRIEDADE | 03PRECISÃO | 04 RAÇA | 05 TAMANHO | 06 DEFESA | 07 SKILLS | 08 ESTRATÉGIAS* | 09 RECOMENDAÇÕES* Exemplo de Database: HP: são os Pontos de Vida total do alvo, algumas Skills de monstros só são ativadas quando se atinge certa porcentagem desse HP (ou menos), então tem diversas utilidades ter noção do HP total do MVP. PROPRIEDADE: Alguns confundem essa informação; O objetivo de todos é atingir um bom dano, e pra isso utilizar o elemento correto no ataque fará boa diferença nessa busca. A arma equipada (geralmente de elemento Neutro), pode ter esse elemento alterado por itens como Conversor Elemental (fogo/água/vento/ou terra), Água Amaldiçoada (sombrio) ou Aspersio (sagrado) que duram certo período de tempo; O correto é usar o conversor "inverso" do alvo (por exemplo um Conversor Elemental de Fogo para alvos da Propriedade Terra, Aspersio para alvos Sombrios, etc), é seu dever ter essas informações sobre Propriedade/Elemento. Importante: Também há excessões, como ataques de Elemento Forçado (exemplo: Sacrifício de Matyr, sempre Neutro), ou outras que podem considerar o elemento apenas em parte da fórmula, como Crux Magnun (segundo o browiki, parte do cálculo considera o elemento da arma no dano, parte é contada como neutro, mas o dano final total sempre é "convertido" para o elemento sagrado; ou o buff da habilidade Impacto Explosivo) PRECISÃO: Esse é o valor exato que você precisará obter na sua precisão para acertar o MVP alvo, cada 1 ponto na sua precisão abaixo desse valor, acarretará em -1% cumulativo de acertar o alvo (lembrando que recursos como Toque do Oblívio adicionam até +30 de precisão na habilidade). Os valores e termos para a precisão foram baseados na Database Oficial do bRO; Em caso de acessar outras databases, certifique-se que não foi invertido os valores da Precisão (sua precisão necessária pra acertar o alvo) com os valores da esquiva (sua esquiva necessária para desviar dos ataques do alvo) pois é comum ver essa troca de termos; Também tem databases com outro tipo de fórmula para a precisão (100 pontos abaixo dos valores aqui apresentados, onde cada ponto de precisão acima dará 1% chance de acertar o alvo), também há databases com valores diferentes do bRO, evite-os. Lembrando que itens que aumentam sua precisão em porcentagens (%) não aparecem na janela de ALT+Q RAÇA: Para aqueles interessados em itens específicos, como Armas KvM, Vestido Abissal, Etc. TAMANHO: Quando no Grifo e usando Lanças ou usando Sacrifício de Mártir essa informação é "irrelevante", qualquer outra situação, o tamanho pode ter influência negativa no dano. DEFESA: Para os que tiverem interesse em modificar ALTQ de acordo com a defesa (exemplo: Capuz de Esquilo), como para quem busque entender as variações de dano (lembrando que Sacrifício de Mártir ignora defesa). "Link útil sobre defesa no final da guia". SKILLS: Selecionei de cada MVP somente as habilidades que considerei importante; Deixei de fora muita coisa (muita mesmo), como por exemplo: magias de sono/stun/sangramento individuais, ou irrelevantes como um power-up de uma maya, watter attack em bichos que já tem esfera d'água, assumptio de um "gtb", cura/teleportes quando não houver vantagem estratégica em saber, etc, etc; Se achar que isso de certa forma pode te atrapalhar como RG, não prossiga a leitura. Nota: Grande parte das habilidades vão ter condicionais para serem ativadas: quando sob algum tipo de ataque, quando o alvo tiver parado/atacando/movimentando/etc, quando atinge certa porcentagem de HP (ou menos), e etc, deixarei claro esses casos quando fizerem diferença. ESTRATÉGIAS: Informações que considerei importante, com base nas minhas experiências. RECOMENDAÇÕES: Dicas como uso de Poções Anti-Elemento, Devoção, Armaduras Elementais, Anti-congelante, etc . Apresentação dos MVPs e suas Estratégias: Os itens marcados com (*) são completamente opcionais, ajudando principalmente aqueles que não estão bem equipados. entende-se como anticongelante qualquer recurso para esse fim, inclusive consagração. entende-se como Vest.("Elemental") qualquer coisa pra esse fim, como couraças, cartas, vestimentas, buffs, etc. não listei habilidades que tenham como principal efeito empurrar (como brandir lança), a não ser que elas realmente sejam sentidas (como golpe avassalador); pros rgs que não usam lanças, recomendo sempre usar itens que não os deixem ser empurrado. não listei muitas habilidades que considero desnecessárias pra classe (alguns debuff, efeitos irrelevantes ou redundantes - melhor explicado na seção anterior). não especifico recomendações simples como "usar coat", devendo o personagem ter esse bom senso; habilidades como fogo grego que quebram arma estão descritas no próximo capítulo. Abelha Rainha: HP: 378.000 [vento4] [precisão: 464] [inseto / médio / def: 287] Se teleporta direto pelo mapa (inclusive quando empurra sua vítima para fora de seu alcance com o Trovão de Jupiter) Skills: Trovão de Jupiter, Escudo Sagrado, Agi-up (hp 30%-), Silêncio em Área, Teleporte (se um alvo não estiver no alcance) Recomendado: Poção Anti-Vento, Devoção ou Vest.(Vento)* Amon-Ra/pesadelo: HP: 1.009.000 / 2.515.784 [terra3] [precisão: 358 / 434] [humanoide / grande / def: 213 / 367] MVP fixo, extremamente simples - quando solo; faz muito uso da pilar de fogo e chuva de meteoros, além disso, quando sob ataque de longa-distância invoca mob, então é interessante encará-lo na LD, fora do alcance dele; ele também possui coma, se ele estiver sem mob dificilmente acertará um RG com bloqueio e rapidez ativa, mas se alguém for provocar os mobs dele em você, se mantenha longe (preferência no toque/disparo), será suicídio ir no Mártir se tiver alguém sumonando os mobs em você, eles tirarão toda sua esquiva. Skills: Chuva de Meteoros, Coluna de Fogo, Coma Recomendado: Poção Anti-Fogo, Devoção ou Vest.(Fogo)* Atroce: HP: 1.502.000 [sombrio3] [precisão: 478] [bruto / grande / def: 316] Skills: Power-Up (hp 30%-), Rapidez (hp 30%-), Golpe Avassalador, Dark Attack, Impacto Explosivo (2+ pessoas), Aura Sagrada (se não conseguir acertar o alvo que o ataca) Bafomé/pesadelo: HP: 668.000 / 4.008.000 [sombrio3] [precisão: 406 / 479] [demônio / grande / def: 379] Seu terremoto tem o cast demorado, dando tempo pra matar/fugir/ativar graça real com tranquilidade. Skills: Quebrar Armadura, Julgamento, Terremoto (hp 80%-), Ira de Thor, Dark Breath, Power-Up (hp 30%-) Recomendado: Poção Anti-Vento Belzebu/Belzebu trueform: HP: 6.805.000 / 4.805.000 [fantasma4] [precisão: 583] [demônio / grande - pequeno / def: 288 - 418] Se matá-lo na forma de mosca, não haverá recompensa de xp/itens. Skills: Quebrar Escudo, Julgamento, Perfurar, Rapto (1% chance), Agi-Up (60%- hp, usa apenas na forma1, após a metamorfose não possui mais essa habilidade mas o buff continuará até terminar a duração de 30seg - se não sair, saia da tela do monstro por 30 segundos e retorne), Metamorfose (Belzebu assumirá sua forma verdadeira, possuindo outras habilidades e características), Proteger Terreno (apenas na forma2), Golpe Avassalador, Sono em Área (apenas na forma1), Silêncio em Área (apenas na forma1), Olhar da Medusa (apenas na forma2), Conjuração Lenta (apenas na forma2), Pele Rochosa (hp5% -, apenas na forma2), Espelho Mágico (apenas na forma2, re-uso 30seg), Acid Breath (apenas na forma2), Drenar SP (apenas na forma 2), Wind Attack (ataque dos Mobs), Mental Breaker (habilidade do mob, drena sp) Recomendado: Pergaminho de Armadura Sombria* Besouro-Ladrão Dourado: HP: 222.750 [fogo2] [precisão: 342] [inseto / grande / def: 159] Único mvp passivo do jogo, também podendo voltar a ficar passivo com Graça Divina. Skills: Escudo Refletor, Esconderijo (hp 20%-), Mammonita, Impacto Explosivo Bispo Decadente: HP: 5.655.000 [sombrio2] [precisão: 503] [demônio / médio / def: 274] Costuma nascer no spot3 (sudeste, na sala de culto) de seu mapa do monastério. Skills: Grand Cross (semelhante a do templário, sagrada), Dark Grand Cross (versão sombria), Crux Divinum (semelhante a do templário, sagrada), Dark Cross (versão sombria da Crux Divinum), Julgamento, Escudo Sagrado, Escudo Mágico, Conjuração Lenta, Lex Æterna, Dark Breath, Amaldiçoar em Área, Silêncio em Área, Espelho Mágico Boitatá: HP: 1.283.990 [fogo3] [precisão: 392] [bruto / grande / def: 32] Skills: Escudo Refletor, Lâminas Destruidoras, Rapidez (hp 40%-) Cavaleiro da Tempestade: HP: 630.500 [vento4] [precisão: 457] [amorfo / grande / def: 306] Skills: Nevasca, Beijo do Inverno, Wind Attack, Power-Up (hp 80%-) Recomendado: Poção Anti-Vento, Devoção, Anti-congelante Detardeurus: HP: 6.005.000 [sombrio3] [precisão: 488] [dragão / grande / def: 364] Skills: Quebrar Arma, Quebrar Armadura, Escudo Refletor, Fire Breath, Dark Breath, Ira de Thor, Chuva de Meteoros, Terror Draconiano, Power-Up (hp 30%-), Critical Slash Recomendado: Poção Anti-Vento*, Poção Anti-Fogo*, Vest.(Sombrio), Vest.(Fogo) ou Pergaminho de Armadura Sombria* (quem for tankar de perto) ou Devoção* (em quem ficar fora do alcance da dark breath) Doppelganger: HP: 380.000 [sombrio3] [precisão: 399] [demônio / médio / def: 246] Skills:Quebrar Armadura, Perfurar (hp 80%-), Bloqueio, Diminuir Agilidade, Rapidez (hp 30%-) Power-Up (hp 30%-) Drácula: HP: 350.000 [sombrio4] [precisão: 374] [demônio / grande / def: 252] Skills: Julgamento, Esconderijo, Silêncio, Agi-Up (hp 30%-), Diminuir Agilidade, Tocaia, Energy Drain, Mudar p/ Propriedade Morto-Vivo (afeta o personagem) Drake: HP: 804.500 [maldito1] [precisão: 394] [morto-vivo / médio / def: 279] Certifique-se de ter uma ótima resistência a água (ou defm), as esferas doem bastante. Skills: Quebrar Armadura, Esfera D'água, Agi-Up (hp 30%-), Terror Draconiano, Diminuir Agilidade Recomendado: Poção Anti-Água, Escudo das Valquírias*, Devoção ou Vest.(Água) Eddga: HP: 947.500 [fogo1] [precisão: 345] [bruto / grande / def: 166] Skills: Fogo Grego Recomendado: Poção Anti-Fogo*, Devoção ou Vest.(Fogo)* Egnigem Cenia: HP: 2.910.088 [fogo2] [precisão: 518] [humanoide / médio / def: 373] Skills: Quebrar Escudo, Perfurar, Rapidez (hp 30%-), Impacto Explosivo (2+ pessoas), Mudar Propriedade (Água) (se atacada por nevasca), Mudar Propriedade (Vento) (se atacada por trovão de jupiter), Diminuir Agilidade (habilidade do mob) Entweihen Crothen: HP: 2.400.500 [sombrio4] [precisão: 360] [demônio / médio / def: 171] Obrigatório uso de algo pra não ser empurrado, além do escudo sagrado (errende ebecee). Se resolver enfrentar ele, lembra que várias magias de área vão estar caindo no grupo enquanto isso, então é obrigatório ser rápido pra renovar os ataques nos casos de desencantar; Este mvp pode ser encontrado no 100º andar da instância semanal Torre sem Fim. Skills: Aura Sagrada, Golpe Avassalador, Chuva de Flechas, Desencantar (habilidade dos mob do mapa), Destruidor de Almas (hp 30%-), Corrente da Vida (hp 60%- "full heal"), Dark Strike, Chuva de Meteoros, Amaldiçoar em Área Recomendado: Pergaminho de Armadura Sombria* Faraó: HP: 900.000 [sombrio3] [precisão: 387] [humanoide / grande / def: 124] Recomenda-se fazer o mob control pra ter menos chance de tomar coma. Skills: Coma, Dark Strike, Disparo Violento Recomendado: Vest.(Sombrio)* Flor do Luar: HP: 324.000 [fogo3] [precisão: 381] [demônio / médio / def: 254] Skills: Remoção Total, Desencantar, Proteger Terreno, Mammonita, Lanças de Fogo/Gelo/Relâmpago, Silêncio em Área (hp 80%-) Freeoni: HP: 300.000 [neutro3] [precisão: 341] [bruto / grande / def: 269] Skills: Olhar da Medusa (hp 80%-), Petrificar, Esconderijo (hp 20%-) Recomendado: Medusa ou Vest.(Druida)* General Daehyun: HP: 2.500.148 [terra3] [precisão: 465] [humanoide / grande / def: 494] 3f do Feudo do Bosque Celestial (payon), mapa de PvP ativo. Skills: Quebrar Arma, Esfera D'água, Agi-Up (30%- hp), Lâminas Destruidoras Recomendado: Poção Anti-Água, Devoção ou Vest.(Água), Escudo das Valquírias* Gioia: HP: 2.507.989 [vento4] [precisão: 547] [amorfo / grande / def: 436] 3f do Feudo de Luina (al de baran), mapa de PvP ativo; As magias de área do MVP são irrelevantes já que seu próprio Proteger Terreno é Colossal, mas os mobs spawmam trovão de jupiter, e arremessam pra fora do mapa os mais desprevinidos. Skills: Remoção Total, Proteger Terreno, Terremoto (hp 40%-), Rapidez (hp 30%-), Power-Up (hp 20%-), Fire Breath, Terror Draconiano, Golpe Avassalador (hp 60%-), Trovão de Jupiter (habilidade dos mobs), Critical Slash (habilidade dos mobs), Escudo Sagrado, Escudo Mágico Recomendado: Poção Anti-Vento, Devoção Gorynych: HP: 1.120.500 [terra3] [precisão: 399] [bruto / grande / def: 355] Skills: Agi-Up(hp 30%-), Power-Up (hp 30%-), Pântano dos Mortos, Mental Breaker, Silêncio, Chuva de Meteoros (hp 50%-), Bola de Fogo, Impacto Explosivo Recomendado: Poção Anti-Fogo*, Devoção ou Vest.(Fogo)* Guardião Morto Kades: HP: 2.505.000 [sombrio3] [precisão: 566] [amorfo / grande / def: 479] 3f do Feudo de Britoniah (geffen), mapa de PvP ativo. Skills: Fogo Grego, Fire Breath (hp 80%-), Power-Up, Holy Attack (habilidade do mob) Recomendado: Poção Anti-Fogo, Devoção Hatii: HP: 1.275.500 [água4] [precisão: 451] [bruto / grande / def: 173] Skills: Quebrar Arma, Nevasca, Beijo do Inverno, Diminuir Agilidade, Agi-Up (hp 30%-) Recomendado: Poção Anti-Água*, Anti-congelante, Devoção ou Vest.(Água)* Ifrit: HP: 6.935.000 [fogo4] [precisão: 547] [amorfo / grande / def: 436] Skills: Remoção Total, Terremoto (hp 40%-, delay de re-uso 20seg), Power-Up (hp 20%-), Rapidez (hp 30%-), Fire Breath, Golpe Avassalador (hp 60%-), Proteger Terreno, Chuva de Meteoros (hp 90%-), Terror Draconiano, Cura (nv1 com 99%- hp, aumenta pra nv10 com 50%- hp) Recomendado: Poção Anti-Fogo* Kiel-D-01: HP: 2.502.000 [sombrio2] [precisão: 512] [amorfo / médio / def: 314] Se houver mob control o coma fica relativamente fácil de potar. Skills: Coma, Power-Up, Escudo Sagrado, Escudo Mágico, Ganbantein, Lex Æterna, Lex Divina Kraken: HP: 5.602.800 [água4] [precisão: 423] [peixe / grande / def: 55] Necessário possuir benefícios de VIP para entrar no mapa (@thor), no Vallhala não há acesso pro mapa. Skills: Esfera D'água, Beijo do Inverno, Terremoto (hp 20%-), Julgamento, Terror Draconiano, Drenar SP (MVP e mobs), Ganbantein, Sono em Área (habilidade dos mobs) Recomendado: Poção Anti-Água, Devoção ou Vest.(Água) Ktullanux: HP: 2.626.000 [água4] [precisão: 424] [bruto / grande / def: 129] MVP invocado à partir de quest ou apresentando 04 Escamas de Gelo. Skills: Quebrar Armadura, Desencantar, Esfera D'água, Agi-Up, Power-Up, Nevasca, Beijo do Inverno Recomendado: Poção Anti-Água, Anti-congelante, Devoção ou Vest.(Água), Escudo das Valquírias* Lady Branca: HP: 720.500 [vento3] [precisão: 541] [humanoide / grande / def: 210] Skills: Esfera D'água, Esconderijo, Rapto (habilidade do mob), Silêncio (habilidade do mob), Stop (habilidade do mob) Recomendado: Poção Anti-Água*, Devoção ou Vest.(Água)* Lady Tanee: HP: 360.000 [vento3] [precisão: 388] [planta / grande / def: 241] Skills: Rapto (hp 60%-), Disparo Violento, Aura Sagrada Leak: HP: 1.266.000 [sombrio2] [precisão: 419] [demônio / grande / def: 280] Skills: Rapto, Quebrar Escudo, Remover Arma (habilidade do mob), Julgamento, Proteger Terreno, Agi-Up (hp 30%-), Terror Draconiano, Perfurar (hp 80%-), Escudo Sagrado, Silêncio em Área Maya: HP: 380.000 [terra4] [precisão: 327] [inseto / grande / def: 183] Quando fora do combate, ficará teleportando pelo mapa. Skills: Quebrar Armadura, Silêncio, Bloqueio, Teleporte (se não tiver ninguém no alcance) Memória de Thanatos: HP: 1.445.660 [Fantasma4] [precisão: 428] [demônio / grande / def: 364] Uma sugestão é matar os mobs com excessão do "desespero de thanatos", dessa forma só o mob menos agressivo pra você ficará vivo até o fim do combate; Se tiver começado o combate usando água amaldiçoada, quando Thanatos mudar de Propriedade já aumentará seu dano no automático. Skills: Rapto (hp 60%-, usa apenas quando está atacando), Nevasca, Ira de Thor, Chuva de Meteoros, Power-Up, Rapidez (hp 30%-), Mudar Propriedade Para Sagrado (hp 60%-), Espíritos Anciões, Diminuir Agilidade (habilidade do mob), Mental Breaker (habilidade do mob) Poção Anti-Vento, Poção Anti-Fogo*, Devoção, Anti-congelante Naght Sieger: HP: 5.000.000 [fantasma4] [precisão: 359] [demônio / grande / def: 410] Sua Agi-Up vem desde o começo da batalha; mas com o preparo certo dá pra acertá-lo mesmo assim; apenas consagre de começo se tiver certeza absoluta que o matará antes da Consagração acabar, pois é à partir dos 50% hp que ele ativa Rapidez e o nível de dificuldade sobe muito, principalmente se você não contar com um Proteger Terreno. As vantagens da consagração como um todo fará muito mais falta após os primeiros 50% de hp do Naght Sieger - e ainda que você tenha que potar um pouco pra ativar a consagração/se bufar na frente dele (ali pelos 60% hp), é melhor que arriscar ficar sem consagração no final do combate, e ter que potar insano por conta disso. Este mvp pode ser encontrado no último andar da instância semanal Torre sem Fim. Skills: Quebrar Escudo, Nevasca, Agi-Up, Rapidez (hp 50%-), Beijo do Inverno, Julgamento, Chuva de Meteoro, Destruidor de Almas, Silêncio em Área, Corrente da Vida (full heal, se não puder alcançar um oponente). Recomendado: Poção Anti-Água, Devoção Orc Herói: HP: 362.000 [terra2] [precisão: 332] [humanoide / grande / def: 197] Skills: Quebrar Armadura, Bloqueio, Perfurar, Diminuir Agilidade, Rapidez (30% hp-), Power-Up (30% hp-), Tempestade de Raio, Earth Attack Recomendado: Poção Anti-Vento* Osíris: HP: 1.175.840 [maldito4] [precisão: 367] [morto-vivo / médio / def: 172] Skills: Petrificar, Pântano dos Mortos, Impacto Meteoro, Dark Thunder, Agi-Up (hp 30%-), Power-Up (hp 30%-), Dark Breath, Amaldiçoar Recomendado: Medusa ou Vest.(Druida)* Pesar Noturno: HP: 3.005.000 [fantasma3] [precisão: 562] [amorfo / grande / def: 479] Skills: Fogo Grego, Power-Up, Fire Breath, Impacto Explosivo, Ghost Attack, Diminuir Agilidade (habilidade do mob), Silêncio (habilidade do mob), Lex Æterna (habilidade do mob), Amaldiçoar (habilidade do mob), Escudo Mágico (habilidade do mob) Recomendado: Poção Anti-Fogo, Devoção Pyuriel Furiosa: HP: 2.005.000 [fogo4] [precisão: 472] [humanoide / médio / def: 388] 3f do Feudo das Valquírias (prontera), mapa de PvP ativo; jamais ataque o mob dela, possuem 500k hp e quando atingem 30% desse hp ativam Terremoto (sim, é forte) Skills: Desencantar (delay de re-uso 30 seg), Ira de Thor, Chuva de Meteoros, Lâminas Destruidoras, Ganbantein, Agi-Up (hp 30%-), Power-Up (hp 30%-), Golpe Avassalador, Crux Divinum, Terremoto (habilidade do mob) Recomendado: Poção Anti-Fogo, Devoção Rainha Scaraba: HP: 2.441.600 [terra3] [precisão: 428] [inseto / grande / def: 350] Quando fora do combate, ficará teleportando pelo mapa; Por ter bloqueio e pele rochosa fica extremamente ruim enfrentá-la com Mártir. Seu mapa pode ser acessado após concluir a quest. Skills: Quebrar Armadura, Bloqueio, Pele Rochosa (hp 50%-), Power-Up (hp 30%-), Silêncio em Área (hp 80%-) Teleporte (se não tiver ninguém no alcance) Rainha Scaraba Dourada: HP: 6.441.600 [terra3] [precisão: 428] [inseto / grande / def: 350] Diferente da Rainha Scaraba comum que teleporta pelo mapa, a Dourada ficará em um ponto sem se movimentar, sempre que alguém aparecer em sua tela, se esse não se colocar rápido na sua área de alcance, ela se teleportará (recomentório o uso de espelho convexo e pudim de guyak); Os mobs de seu mapa possuem "Remoção Total", sendo também obrigatório caçá-la com coat; os mobs do mapa devem ser ignorados, se acertar qualquer dano neles (mesmo que seja 1 de dano) ativará a condicional para usarem Desencantar (isso se aplica também ao seu mob, que se deve fazer todo possível para não encostá-los); O mob também possui diversas habilidades elementais ofensivas, mas por serem do subtipo boss (e se usar devoção) não serão problema; Seu mapa pode ser acessado pelo Túnel Kamidal. Skills: Remoção Total, Quebrar Armadura (hp 80%-), Proteger Terreno (consta em databases com chances altas de usar, mas nunca vi), Ganbantein, Olhar da Medusa, Pele Rochosa (hp 50%-), Power-Up (hp 30%-), Terror Draconiano, Drenar SP (hp 50%-), Golpe Avassalador, Desencantar (habilidade do mob, enquanto o mob estiver com 100% do hp essa habilidade não sera ativada, qualquer dano que eles sofram vai fazer usarem Desencantar com re-uso de 15seg, alguns mobs também ativarão habilidades como Rapidez, Critical Slash, etc com essa mesma condicional), Beijo do Inverno (habilidade do mob, com 1% de chance), Quebrar Elmo (habilidade de alguns mobs), Quebrar Arma (habilidade de alguns mobs) Recomendado: Devoção RSX-0806: HP: 1.001.000 [neutro3] [precisão: 443] [amorfo / grande / def: 317] Seu terremoto tem o cast demorado, dando tempo pra matar/fugir/ativar graça real com tranquilidade; apesar de não ter condicional para ativar a agi-up, a prioridade de uso dela é mediana, é comum situações que ele não a ative. Skills: Quebrar Arma, Agi-Up, Terremoto (hp 50%-), Power-Up, Critical Slash, Lâminas Destruidoras Samurai Encarnado: HP: 901.000 [sombrio3] [precisão: 461] [humanoide / grande / def: 396] Uma vez que você reduza seu hp pra 20%- certifique-se de não deixar o mvp "fora de ameaça" ou ele começará a se teleportar pelo mapa. Skills: Quebrar Escudo, Quebrar Elmo, Quebrar Armadura, Rapto(apenas quando atacando), Agi-Up (hp 30%-), Power-Up (hp 30%-), Rapidez (hp 30%-), Julgamento, Destruidor de Almas, Critical Slash, Teleporte (hp 20%-, se não tiver ninguém no alcance) Senhor das Trevas: HP: 1.190.900 [maldito4] [precisão: 432] [demônio / grande / def: 330] Recomendável fazer o mob control, o MVP não tem uma taxa de acerto tão elevada (489) sendo bem mais fácil evitar ou ter tempo de potar a Coma se ele estiver sem o mob. Skills: Quebrar Elmo, Chuva de Meteoros, Coma, Julgamento, Agi-Up (hp 30%-) Recomendado: Poção Anti-Fogo,Vest.(Fogo)* Senhor dos Mortos: HP: 603.883 [sombrio3] [precisão: 393] [demônio / grande / def: 336] Skills: Julgamento, Diminuir Agilidade, Agi-Up (hp 30%-), Power-Up (hp 30%-), Dark Grand Cross, Mudar p/ Propriedade Morto-Vivo (afeta o personagem) Senhor dos Orcs: HP: 552.000 [terra4] [precisão: 350] [humanoide / grande / def: 256] Skills: Quebrar Escudo, Terremoto (hp 80%-), Silêncio, Power-Up (hp 30%-), Aumentar Agilidade (agi comum de noviço), Lanças de Fogo/Gelo Serpente Suprema: HP: 1.101.000 [fantasma3] [precisão: 477] [bruto / grande / def: 314] Skills: Quebrar Escudo, Dark Breath, Rajada Congelante, Terror Draconiano, Stop, Impacto Explosivo (2+ pessoas), Power-Up (hp 30%-) Recomendado: Vest.(Maldito) ou Anti-Congelante*, Poção Anti-Água* (em caso de usar propriedade maldito) Tao Gunka: HP: 1.252.000 [neutro3] [precisão: 485] [demônio / grande / def: 404] Skills: Quebrar Armadura, Mental Breaker, Ataque Teleguiado, Agi-Up (hp 30%-) Valquíria Randgris: HP: 3.205.000 [sagrado4] [precisão: 472] [anjo / grande / def: 588] Caso vá de Mártir, uma opção é calcular previamente quanto será o máximo de ataques possíveis antes de deixá-la com 30%- hp, desse modo você poderá preparar coisas como lex æterna, etc, e também se rebufar para tentar matá-la antes dela ativar o terremoto; o cast do terremoto não é tão instantâneo, mas se confunde com o cast da ira de thor dificultando um pouco usar a estratégia de "dar um hit e ativar graça real durante o cast do terremoto", sendo a solução mais aceitável tentar matá-la antes dessa ativação. Skills: Desencantar (tempo de re-uso 30seg), Assumptio, Crux Divinum, Terremoto (hp 30%-, tempo de re-uso 25seg), Agi-Up (hp 30%-), Power-Up (hp 30%-), Rapidez (hp 30%-), Ira de Thor, Ganbantein, Lâminas Destruidoras, Cura (habilidade do mob, curam monstros com 80%- hp, dessa forma fica possível saber se alguém atacou ela antes e se preparar pra um terremoto "mais rápido"). Recomendado: Poção Anti-Vento*, Devoção ou Pergaminho de Armadura Sagrada Vesper: HP: 3.205.000 [sagrado2] [precisão: 485] [bruto / grande / def: 523] Skills: Power-Up (hp 30%-), Critical Slash, Chuva de Meteoros Recomendado: Poção Anti-Fogo*, Devoção* Habilidades de Monstros: Linkarei as habilidades pela browiki (quando houver), ou pela irowiki quando necessário. Lista de Habilidades de Monstros Traduzidas (browiki). No caso de monstros, qualquer habilidade que utilize valores de ataque mágico, usará o valor de ataque no lugar. As habilidades aqui apresentadas são baseadas unicamente no bRO & iRO 'wiki' Habilidades ofensivas de elemento sombrio errarão alvos de elemento sombrio / maldito. Contra danos "à-distância", recomenda-se fazer uso da habilidade Aura Sagrada. Monstros não possuem valor de SP Link sobre efeitos negativos As Habilidades que apresentei na seção anterior (as usadas por monstros), serão apresentadas uma-a-uma. Agi-Up: Por um curto período dobra a velocidade de movimento e esquiva do usuário; apesar da duração baixa ela raramente não será renovada. Amaldiçoar / Amaldiçoar em Área: Amaldiçoa um / ou vários alvos. Assumptio: Dobrará a def/defm do alvo enquanto ativa. Ataque Teleguiado: Um ataque que recebe bônus no acerto; vários mvps possuem essa habilidade mas quase não foi listada. Attack, Dark/Earth/Ghost/Holy/Wind: Forte ataque físico de um elemento específico. Aumentar Agilidade (comum): Aumenta a velocidade de movimento, até +12 no atributo agilidade. Aura Sagrada (NPC): Reduz quaisquer tipo de ataque físico de longa-distância (como toque do oblívio) incluindo habilidades similares que aura sagrada não reduz. Beijo do Inverno: Congela automaticamente inimigos em uma área de até 29x29. Bloqueio: Chance de bloquear ataques físicos. Bola de Fogo: Magia de elemento fogo, atingirá o alvo e quem estiver numa área de 3x3 (estes recebendo menos dano) Breath, Acid: Poderosa habilidade de dano físico do elemento veneno; errará alvos da propriedade veneno; área de 9x14, pode ser esquivada, pode ser bloqueada por escudo mágico (alvos a até 4 células), pode ser bloqueada por escudo Sagrado (alvos a uma distância superior a 4 células); pode envenenar. Breath, Dark: Ataque sombrio, pode dar até 50% de dano no hp do alvo; alvos de propriedade sombrio, maldito, ou em corpo fechado evitarão essa habilidade. Breath, Fire: Poderoso ataque do elemento fogo, com área de 9x14 de dano físico à-distância(?). Chuva de Flechas: Apesar do dano ser mediano, essa habilidade ignora escudo sagrado, aura sagrada e empurra. Chuva de Meteoros: Invoca vários meteoros na área do combate, cada meteoro atinge uma área de 6x6 e da dano do elemento fogo, além de atordoar. Coluna de Fogo: Pilar fixo no chão que causará dano mágico de fogo em quem se aproximar. O dano ignora defm e quando usada por monstro pode ser colocada em espaços ocupados. Coma: Reduz imediatamente o hp do alvo a 1, pode ser evitada pela esquiva. Conjuração Lenta: Aumenta o tempo de conjuração variável dos alvos afetado em até 100%, a área pode chegar a 29x29 e a duração é de 30seg. Corrente da Vida: Restaura completamente o hp do mvp, normalmente possui um longo tempo de conjuração; é cancelada quando acertado por algum ataque. Critical Slash: Desfere um acerto crítico no alvo; monstros não conseguem acertar críticos de modo convencional; o ataque considera a fórmula pré-renew pra críticos, ignorando a defesa do alvo. Crux Divinum: Dano físico sagrado com chance de cegar o alvo. Cura: boa parte dos mvps possuem essa habilidade, considero desnecessária essa informação; recupera um pouco de hp do mvp. Dark Cross: Versão sombria da crux divinum, ataque físico de elemento sombrio com chance de cegar o alvo. Dark Grand Cross: Variante sombria da crux magnum, dando dano sombrio ao redor do usurário; não será consumido hp para sua ativação(?). Dark Strike: Variante sombria da habilidade espíritos anciões. Dark Thunder: Variante de elemento sombrio da habilidade trovão de jupiter, empurra o alvo apenas quando der dano. Desencantar: Remove a maioria dos efeitos ativos no alvo (positivos e os negativos). Destruidor de Almas: Habilidade nevermiss, sem elemento específico e que ignora harddef do alvo. Diminuir Agilidade: Reduz a velocidade de movimento em 20%; reduz valores de agilidade (a usada por monstros é uma versão mais forte dessa habilidade); remove efeitos de adrenalina/rapidez/impulso no carrinho, etc. Disparo Violento: Empurra o alvo para trás, e dá pequeno dano. Drenar SP: Drena sp dos alvos ao redor. Energy Drain: Dano mágico de elemento sombrio, o conjurador recebe uma cura no hp igual ao dano. Esconderijo: Se oculta no chão, impossibilitanto ser acertado por várias das habilidades/ataques convencionais inclusive os de área, até que o alvo seja revelado por algum modo; nessa condição o mvp estará impossibilitado de se mover, mas diferente do que acontece com personagens, esconderijo não será cancelado por sofrer dano; monstros do subtipo chefe, inseto ou demônio enchergarão qualquer personagem ocultado por essa habilidade. Escudo Mágico: Criará uma animação de luz mágica na área utilizada, bloqueando qualquer dano físico de curto-alcance enquanto a magia permanecer ativa; diferente da mesma magia quando utilizada por personagens, um mvp pode forçá-la a ser usada mesmo em uma área previamente ocupada por escudo sagrado; possui limitação de ataques/ou danos bloqueados; quando usada por mvps costuma segurar poucos ataques. Escudo Refletor: Reflete parte de qualquer dano físico de curto-alcance ao atacante. Escudo Sagrado: Criará uma proteção em forma de cruz na área utilizada, evitará qualquer tipo de ataque de longa distância em quem estiver nessa área por curto período de tempo; diferente de quando utilizada por personagens, um mvp poderá conjura-la em uma área com escudo mágico. Esfera D'água: Dispara várias esferas de elemento água consecutivas contra o alvo, a habilidade está associada a dano alto pelo absurdo de esferas que costumam ser desferidas, em todo mvp que possuir essa habilidade é recomendado garantir boa resistência a água e/ou defm; diferente dos personagens, um mvp poderá ativa-la mesmo longe de áreas com água. Espelho Mágico: Chance de refletir danos mágicos de volta a seu atacante. Espíritos Anciões: Ataques mágico do elemento fantasma. Fogo Grego: Afeta uma área no chão para causar dano híbrido (físico e mágico) do elemento fogo a cada 0.5seg em quem permanecer em cima, tendo também chance de ter sua arma quebrada; o dano é alto em quem não se preocupar com a resistência à fogo, também costuma ocorrer muito bug de posição em quem tenta sair da magia, permanecendo em cima mesmo quando o personagem aparentemente que saiu. Ganbantein: Cancela magias de chão instantaneamente, em uma área de 3x3. Golpe Avassalador: Desfere dano e provoca uma onda de 15x15 ao redor de quem a utiliza, empurrando qualquer oponente 7 células para longe. Grand Cross: Habilidade Crux Magnum dos templários, dando dano da propriedade sagrada; um mvp não precisará sacrificar hp para ativá-la(?). Impacto Explosivo: Empurra oponentes ao redor, dará dano da propriedade fogo, e pelos próximos 10seg aumentará uma leve % do dano físico do conjurador. Impacto Meteoro: Cria uma onda de 5x5 ao redor do usuário, dando dano e podendo infligir cegueira/sangramento/stun. Ira de Thor: Dano mágico do elemento vento; atingirá uma área de 11x11 à frente do mvp; chance de cegar Julgamento[noparse]:[/noparse] Desfere um ataque que causa dano físico neutro nos oponentes à 29x29 células ao redor do usuário, com chances de infligir maldição; oponentes que estiverem a até 4(?) células sofrerão dano físico corporal, enquanto os mais afastados sofrerão dano físico à-distância. Lâminas Destruidoras: Vários ataques contra o alvo, dando dano físico e chance de stun. Lanças de Fogo: Ataque mágico de elemento fogo. Lanças de Gelo: Ataque mágico de elemento água. Lex Æterna: O próximo ataque ao alvo causará dano dobrado; será cancelada se o ataque for bloqueado por algum meio (como bloqueio); dura 5 minutos ou até receber um ataque. Lex Divina: Inflige silêncio no alvo; será cancelada se usada num alvo já silenciado. Mammonita: Dano físico. Mental Breaker: Dano ao sp do alvo baseado no atq do conjurador. Metamorfose: Evolui para um novo monstro da sua espécie; segundo a irowiki, o monstro virá completamente curado. Mudar Para Propriedade Morto-Vivo: Muda a propriedade do alvo para maldito; duração 5min; pode ser cancelada por devoção por exemplo. Mudar Propriedade (Água): Muda a propriedade do conjurador para água. Mudar Propriedade (Vento): Muda a propriedade do conjurador para vento. Mudar Propriedade (Sagrado): Muda a propriedade do conjurador para sagrado. continuação Nevasca: Será ativada em uma área 11x11 à frente do mvp, empurrando, dando dano mágico, e chance de congelamento em quem estiver dentro a cada 0.5seg; alvos já congelados evitarão o efeito dessa habilidade. Olhar da Medusa: chance de petrificar qualquer alvo em uma área de até 29x29 Pântano dos Mortos:Transforma uma área de 5x5 em terreno pantonoso, reduzindo pontos de agi e dex de quem estiver dentro em até 50 pontos (dependendo do nível utilizado), e velocidade de movimento em 50%; cancela habilidades como: rapidez com lança, aumentar agilidade, adrenalina pura, impulso no carrinho, etc.[/i] Pele Rochosa: Aumenta a resistância física (diferente da defesa, essa também reduz habilidade como sacrifício de mártir), ao troco de diminuir a resistência mágica do alvo. Perfurar: Como a habilidade perfurar em espiral dos cavaleiros, dará dano físico à-distância no alvo. Petrificar: Petrifica um oponente, lembrando que não afeta alvos da propriedade maldito. Power-Up: Aumenta o atq em 300% e precisão em 200%, por um período de tempo; possui efeito visual semelhante à habilidade fúria interior do monge; segundo as wiki, não pode ser removida por desencantar. Proteger Terreno: Resumidamente, afeta uma área entre 7x7 à 11x11 onde: quem estiver dentro estará protegido de boa parte das de área (as que miram o chão, como ira de thor e não as que miram um alvo e/ou dão dano ao redor de um alvo, como terremoto ou impacto explosivo; há algumas excessões); alguns exemplos de magias bloqueadas: bruma ofuscante, canto de batalha, nevasca, escudo mágico, escudo sagrado, crux magnum, teleporte (mvps ainda podem usar teleporte), prisão de teia (o efeito previamente usado mantém mesmo com proteger terreno, mas não será possível renová-lo), graça real, etc Quebrar (arma/escudo/elmo/ ou armadura): chance de quebrar o equipamento específicado; a fórmula é desconhecida. Rajada Congelante: Dano mágico de elemento água, chance de congelar. Rapidez: Aumenta a aspd do usuário em 30% Rapto: Alguns monstros possuem a habilidade exile em vez de rapto, porém resumi para rapto para evitar confundir os iniciantes com a habilidade exílio, dos arcanos, em todo caso, quando se tratando de mvps essa habilidade teleportará o alvo (e somente ele) para um ponto aleatório do mapa; essa habilidade é desativada em instâncias. Relâmpago: Ataque mágico de elemento vento. Remoção Total: Chance de remover todos os equipamentos do alvo de uma vez, com duração de aproximadamente 2:30min; alvos com proteção química total estarão imune a esse efeito, alvos afetados com "revestir" só protegerão o equipamento específico de ser removido; revestir não protegerá equipamentos já desequipados e nem removerá o debuff; não é removida (nem imunizada) por habilidades como desencantar/consagração, mas pode ser removida por habilidades como canto de batalha, ou relogando o personagem; detalhes da possível fórmula no link da habilidade; pode ser usada em monstros do subtipo boss. Remover Arma/Escudo/Armadura/Elmo: Semelhante a habilidade remoção total, mas afetará apenas o equipamento específicado. Silêncio / Silêncio em Área: Silencia um / ou vários alvos.. Sono / Sono em Área: Afeta com sono um / ou vários alvos. Stop: Prende o alvo, impossibilitando sua movimentação mas podendo usar normalmente itens/habilidades/ataques; a habilidade será cancelada se o personagem ou o conjurador morrer /ou teleportar; não é removida por recursos como remover armadilha, pisotear, graça divina, etc e tem duração de 15seg; habilidade muito usada pela serpente suprema e os mobs da lady branca. Teleporte: De praxe todo mvp (menos alguns de instância) possui habilidade de teleporte (usam quando são prendidos e não conseguem revidar ataques, etc), listei a habilidade teleporte apenas naqueles mvps que a utilizam mesmo fora dessas condições (como a abelha rainha); geralmente (para mvps que ficam se teleportando pelo mapa) o tempo de re-uso do teleporte é de 5seg Terremoto: Uma das habilidades mais temidas em mvps, infligirá 3 phoderosos danos de propriedade neutra com área/dano baseada no nível (11x11 em nível1 e 27x27 em nível 10); seus danos são irredutíveis por meios convencionais, mas podem ser reduzidos por alguns efeitos (como corpo fechado, proteção arcana ou carta ghostring), além disso os alvos válidos (inclusive barreiras de gelo, humunculo, etc) que se manterem vivo dentro da área de efeito farão cada dano ser dividido entre eles; os danos não são bloqueados por escudo mágico/sagrado, kyrie eleison, proteger terreno, bloqueio etc, não serão reduzidos por def/defm, assumptio, equipamentos e cartas raciais, elementais, de tamanho, etc; habilidades como prestígio divino e passos da ilusão terão chance de evitar individualmente cada hit, assim como itens com chance de refletir magias de alvo único (como carta maya ou frus), além disso habilidades como kaupe só evitarão o primeiro hit; graça real é capaz de fazer o terremoto "missar" se usada no timing certo Terror Draconiano: Chance de infligir caos, atordoamento, silêncio e sangramento(?) em uma área que pode variar de 5x5 à 29x29. Tocaia: Similar a habilidade dos assassinos, dando dano físico corporal ou à-distância (como o drácula que usa em nível5). Trovão de Jupiter: Dano mágico de elemento vento, pode empurrar seu alvo até 7 células. Edited April 18, 2018 by Æterno adicionar guia 04 Quote Blood on your teeth But now let the fight begin! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Æterno Posted February 27, 2018 Author Share Posted February 27, 2018 (edited) tô indo trampa depois posto os links direito: parte1: http://sites.levelupgames.com.br/forum/ragnarok/showthread.php?180461-Guia-MVP-para-RG-por-Guardiana-%C6terna-vol-1-5 parte 2: http://sites.levelupgames.com.br/forum/ragnarok/showthread.php?180463-Guia-MVP-para-RG-por-Guardiana-%C6terna-vol-2-5 parte 3: http://sites.levelupgames.com.br/forum/ragnarok/showthread.php?180464-Guia-MVP-para-RG-por-Guardiana-%C6terna-vol-3-5 Edited February 27, 2018 by Æterno Quote Blood on your teeth But now let the fight begin! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tácito Posted February 27, 2018 Share Posted February 27, 2018 Está ficando massa. Teria como você colocar as esquivas dos mvps tbm? Cada database que eu olho apresenta uma esquiva diferente... Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Æterno Posted February 27, 2018 Author Share Posted February 27, 2018 Teria como você colocar as esquivas dos mvps tbm? Obrigado Infelizmente é muito limitado o tamanho que o arquivo pode ter (caracteres/peso), dai já tive até mesmo que dividir em 3 um guia que devia ser um mas qnto a esquiva deles (a que eu postei é a precisão necessária pra acertar o alvo, conforme os termos confusos da database); não acredito q pese tanto pra um RG esse fator de se esquivar do MVP, se fosse voltado para ranger com certeza eu colocaria '----' Quote Blood on your teeth But now let the fight begin! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Tácito Posted February 27, 2018 Share Posted February 27, 2018 Acho que interpretei mal a questão da precisão que você colocou... essa precisão que você pôs é a necessária para acertar o mvp? Pensei que era a precisão que o mvp tinha. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Æterno Posted February 27, 2018 Author Share Posted February 27, 2018 essa precisão que você pôs é a necessária para acertar o mvp? Sim sim. É que tinha explicado no capitulo anterior sobre isso, mas devia reforçar lá na parte do MVP :v acontece q é muito confuso os termos que eles escolheram pra isso (o ragnaplace por ex é o inverso, enquanto a divinepride e a database oficial do rag usam esses termos lezos ai!) entre ta certo tando errado, e ta errado tanto certo, preferi seguir a database oficial que ao menos to respaldado Quote Blood on your teeth But now let the fight begin! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Wodsonslk Posted April 18, 2018 Share Posted April 18, 2018 Em tempo, tópico fixado. Espero que ajude muito todos vocês! =D Quote Clique para visualizar a página de guias e builds Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.