Ir para conteúdo

Inflação e redução no acúmulo de zeny


Dante Draemor

Posts Recomendados

Oi gente, eu sou novo aqui e por isso não quis emitir uma opinião muito diferente quando fiquei sabendo a redução do preço dos loots, só que eu acho que essa questão precisa ser debatida e melhor compreendida...

 

Eu já ouvi alguns argumentos estranhos por ai em relação a isso, como:

 

"A LUG reduziu o preço dos loots pra fazer com que seja impossível rebornar sem creditar ROPS"

 

"Essa medida é anti BOT, só que agora eles simplesmente encontraram outros lugares de farm"

 

Bom, pra começar a discussão, queria compartilhar com vocês um vídeo de um canal gringo (tem legendas) que fala muito bem sobre esse assunto:

 

https://www.youtube.com/watch?v=W39TtF14i8I

https://www.youtube.com/watch?v=W39TtF14i8I

Uma coisa que sempre me chamou a atenção em servidores de Ragnarok é que o valor de 1kk de zeny começa sempre bastante alto, mas com o aumento do tempo, se desvaloriza absurdamente. Acredito que o motivo principal pra isso acontecer seja a facilidade de se produzir zeny bruto ao se dedicar exclusivamente a isso, somada ao fato de que há poucos sumidouros de zeny no jogo (pensa ai quanto de dinheiro você costuma gastar em NPC, agora lembre-se que no Thor não tem nem asa de mosca/ asa de borboleta no NPC, pra reduzir mais a lista por lá... Fora isso, poucos serviços são taxados atualmente, o mais usado acredito que sejam os buffs VIP)...

 

Dada essa facilidade (SIM) de se produzir zeny bruto, esse jogo em específico acaba por favorecer (E MUITO) o uso de BOT, principalmente se for lucrativo em termos de dinheiro real (por que vocês acham que BOT é um problema tão grave em servidores oficiais, onde se concentra a player base?). Bom gente, esse textão todo é pra gente conversar um pouco sobre a NECESSIDADE de se diminuir a taxa de geração de zeny no servidor... Ao que me parece, essa foi a primeira ação da Gravity nesse sentido aqui no bRO, mas ano passado já rolou uma coisa assim com Juperos e Geffenia no kRO (principais fontes de farm direto de zeny) e que no médio e no longo prazo isso significa uma boa redução nos preços (menos dinheiro em circulação = menor poder de compra = diminuição de preços) e acho que a gente tinha que olhar com um carinho melhor pra essa problemática.

 

 

ÓBVIAMENTE, esse problema seria extremamente minimizado se fosse implementada uma política anti BOT consistente aqui (por o que li em alguns lugares, o esquema de furar o GameGuard deu ruim e agora a LUG tem como saber quem tá enviando pacotes suspeitos pro servidor, de modo que essas contas estão sendo banidas, inclusive isso tem a ver com o Ragexe.exe mudar toda semana, só que tem um esquema de encriptação dos pacotes que a Gravity quer vender pras distribuidoras e a gente deveria conversar com a LUG pra adquirir por aqui... Não é possível que falte dinheiro com toda essa venda de tickets), mas essas outras políticas também são bastante necessárias!

Editado por Dante Draemor
Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 91
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Sim, o jogo tem poucas coisas pra fazer gastar os Zenny.

O investimento nos Feudos da Woe 1.0 consome por semana 70kk+ mas isso é insuficiente.

Futuramente vão colocar um sistema de imposto em cima das lojinhas, mas penso que isso também será insuficiente.

Acredito que a solução seria rever as mecânicas de drop e loot. Existe um claro desequilíbrio entre os mapas e monstros, fazendo com que certos mapas sejam "minas de ouro" e outros não.

Poderiam incluir mais dungeons pra upar onde se paga pra entrar, estilo os mapas modo pesadelo.

E acho que por enquanto é só.

Link para o comentário
Share on other sites

Sim, o jogo tem poucas coisas pra fazer gastar os Zenny.

O investimento nos Feudos da Woe 1.0 consome por semana 70kk+ mas isso é insuficiente.

Futuramente vão colocar um sistema de imposto em cima das lojinhas, mas penso que isso também será insuficiente.

Acredito que a solução seria rever as mecânicas de drop e loot. Existe um claro desequilíbrio entre os mapas e monstros, fazendo com que certos mapas sejam "minas de ouro" e outros não.

Poderiam incluir mais dungeons pra upar onde se paga pra entrar, estilo os mapas modo pesadelo.

E acho que por enquanto é só.

 

Sim, dar uma balanceada nisso é legal mesmo... Tinha esquecido também do sistema de investimentos, é realmente um bom sumidouro de grana...

 

Pessoalmente, eu concordo com a política da Gravity de reduzir o preço de venda dos loots, porque é uma medida prática e que impacta diretamente o problema da geração infinita de zeny...

 

Obs: Você consegue ver os vídeos ai? Aqui bugou, esse fórum é todo bugado pra mim '-'

Link para o comentário
Share on other sites

Sim, dar uma balanceada nisso é legal mesmo... Tinha esquecido também do sistema de investimentos, é realmente um bom sumidouro de grana...

 

Pessoalmente, eu concordo com a política da Gravity de reduzir o preço de venda dos loots, porque é uma medida prática e que impacta diretamente o problema da geração infinita de zeny...

 

Obs: Você consegue ver os vídeos ai? Aqui bugou, esse fórum é todo bugado pra mim '-'

 

Edit:

 

Quando estou fazendo a postagem e clico na visualização do post aparece normal, mas quando mando o post buga.

Coloca o link mesmo.

Link para o comentário
Share on other sites

Não sei como que vocês falam que fazer grana no Rag com loot é fácil.

 

Pra uma pessoa normal, eu digo.

 

Os loots tem um valor podre e normalmente malemal paga as pots.

O cara tem que ser um Renegado e ficar uma hora no mapa grindando pra conseguir o que, 1kk? O bot só consegue fazer isso porque ele não come, não bebe, não dorme, não vê xvideos, não CLICA, só mata bode.

 

Ficar clicando de loot em loot é um saco tbm. No WoW tem um loot em área que é top, tipo a ganância daqui, mas todas as classes tem e não é equipamento que ocupa slot.

 

Nunca fiz dinheiro assim e nunca vou fazer, e provavelmente não estou sozinho nessa.

 

Quer escoar o zeny, arruma algo interessante pra gastar ele, tipo a quest do aniversário que teve ano passado. Só que cuidado com o escoamento porque os preços não acompanham esse escoamento, e fazer zeny no servidor não é fácil não.

Link para o comentário
Share on other sites

Não sei como que vocês falam que fazer grana no Rag com loot é fácil.

 

Pra uma pessoa normal, eu digo.

 

Os loots tem um valor podre e normalmente malemal paga as pots.

O cara tem que ser um Renegado e ficar uma hora no mapa grindando pra conseguir o que, 1kk? O bot só consegue fazer isso porque ele não come, não bebe, não dorme, não vê xvideos, não CLICA, só mata bode.

 

Ficar clicando de loot em loot é um saco tbm. No WoW tem um loot em área que é top, tipo a ganância daqui, mas todas as classes tem e não é equipamento que ocupa slot.

 

Nunca fiz dinheiro assim e nunca vou fazer, e provavelmente não estou sozinho nessa.

 

Quer escoar o zeny, arruma algo interessante pra gastar ele, tipo a quest do aniversário que teve ano passado. Só que cuidado com o escoamento porque os preços não acompanham esse escoamento, e fazer zeny no servidor não é fácil não.

Concordo com tudo que o Leon disse, eu nem de longe acredito que Rag seja um jogo com meios "faceis" de se fazer grana, muito pelo contrário, conseguir qualquer quantia relevante é extremamente maçante e demorado, conheço no mínimo 3 MMOS nos quais durante o up você consegue grana pra se equipar minimamente, já no rag me surpreende a dificuldade em se fazer zenny durante o leveling.

Link para o comentário
Share on other sites

Não sei como que vocês falam que fazer grana no Rag com loot é fácil.

 

Pra uma pessoa normal, eu digo.

 

Os loots tem um valor podre e normalmente malemal paga as pots.

O cara tem que ser um Renegado e ficar uma hora no mapa grindando pra conseguir o que, 1kk? O bot só consegue fazer isso porque ele não come, não bebe, não dorme, não vê xvideos, não CLICA, só mata bode.

 

 

Discordo, mas vou reformular minha frase:

 

Se você faz um personagem especializado em farming (renegado, ranger, RK, GX, depende do mapa... até de warlock dá) e se concentra em mapas bons (vamos citar por exemplo o magmaring, que dava 400z por cada um que você matava), é fácil de se gerar boas quantidades de grana, principalmente se você ficar muito tempo no mapa...

 

Não discordo da facilidade do BOT, inclusive disse que essa facilidade de geração aliada a um exército de BOTs é o que causa a hiper inflação que observamos em quase todos os servidores oficiais!

 

O nerf foi no preço de venda de loot dos mapas considerados bons para farm, inclusive.

 

Sobre escoar o zeny, a medida da Gravity não foi nesse sentido, ela atacou o problema na geração da moeda, que é causada na venda direta de loot pro NPC...

 

Outra, gente, vocês acham pouco ou muito fazer por exemplo 2kk/h matando um determinado mob? Essa é uma taxa considera comum em alguns mapas de farm, correto? Agora se você só faz isso indefinidamente por algum tempo e se equipa com essa grana, esse dinheiro foi da sua mão pra economia do jogo (e fica circulando, porque temos poucos sumidouros de grana), o que vocês acham que acontece no longo prazo?

 

Pra completar:

 

Se o problema fossem realmente os BOTs, a economia de todos os servidores privados com rate de drop baixa seria maravilhosa, não?

Editado por Dante Draemor
Link para o comentário
Share on other sites

Se a gente pegar o MELHOR cenário de loot que tinha, falaram que dá uns 4~5kk/h, que era o magma 2.

 

O cara simplesmente fica lá telando e catando tudo que consegue. Só que isso só funciona pra umas poucas pessoas porque a limitação do mapa é essa, pra ter mais loot que isso ou precisa de ter menos pessoas catando ou muito mais gente matando, e se cada pessoa que matar resolver catar seu loot esse valor cai drasticamente.

 

Eu acho que mais do que o valor do zeny, a gente precisa pensar na qualidade de jogo primeiro. Ficar matando bicho farmando zeny assim é MUITO ruim, isso deveria ser algo natural como o post ali citou, durante seu leveling ou questing. Só que durante o leveling e questing você gasta mais com pot e consumíveis do que ganha praticamente.

Link para o comentário
Share on other sites

Sim, o jogo tem poucas coisas pra fazer gastar os Zenny.

O investimento nos Feudos da Woe 1.0 consome por semana 70kk+ mas isso é insuficiente.

Futuramente vão colocar um sistema de imposto em cima das lojinhas, mas penso que isso também será insuficiente.

Acredito que a solução seria rever as mecânicas de drop e loot. Existe um claro desequilíbrio entre os mapas e monstros, fazendo com que certos mapas sejam "minas de ouro" e outros não.

Poderiam incluir mais dungeons pra upar onde se paga pra entrar, estilo os mapas modo pesadelo.

E acho que por enquanto é só.

 

70kk? Você está sendo MUITO modesto.

Eu que invisto pra consumo próprio gasto cerca de 50kk~100kk por semana,imagina quem gasta pra vender stuff e +20 durante os períodos de woe?

 

@topic

Concordo com o Leon,não existe isso da pessoa fazer grana dropando item de magmarings e afins,estamos em 2018,se já tá dificil fazer grana farmando ira,kimi,verus,etc, imagina catando item no chão. Isso aí só serve pra bot que fica o 24/7, sendo que a redução de valor dos itens pouca afeta nossos amigos robozinhos,já que todos migraram de mapa já.

 

Se a questão fosse escoar dinheiro do servidor, seria bem melhor vender certas coisas nos npcs ou colocar regularmente quests que envolvem zenys,e nem precisa inventar mais, já temos aquele Quest do dizimo e da maquininha de aniversario aí pra isso.

Link para o comentário
Share on other sites

Outra, gente, vocês acham pouco ou muito fazer por exemplo 2kk/h matando um determinado mob? Essa é uma taxa considera comum em alguns mapas de farm, correto? Agora se você só faz isso indefinidamente por algum tempo e se equipa com essa grana, esse dinheiro foi da sua mão pra economia do jogo (e fica circulando, porque temos poucos sumidouros de grana), o que vocês acham que acontece no longo prazo?

Me diga um mapa no qual VOCÊ(nada de "fulano diz que fez") foi e fez 2kk/hr sem depender de sorte para cartas por exemplo, agora me diga quanto custa 1 pergaminho de armadura +11 no servidor que joga.

Link para o comentário
Share on other sites

Gente, vocês estão fugindo do tema do tópico... Estamos falando aqui de INFLAÇÃO, que acontece porque a GERAÇÃO de zeny é alta ao longo DO TEMPO.

 

Vamos usar o exemplo do pergaminho de armadura +11 aqui em cima. Primeiro que esse é um item END GAME, então a gente pode citar mapas tipo bio 3 e drops HIGH END de qualquer maneira para adquirirmos, mas vamos dizer que o valor do item nos moldes atuais do jogo (inflacionado) seja de 1 bi.

 

Se o item custa 1 bi, então tem gente com mais do que esse valor pra comprar ele, certo? Onde essa grana foi GERADA? Na venda direta de itens pro NPC. O que a Gravity fez foi REDUZIR O VALOR DE VENDA DE ITENS NO NPC, porque assim VAI ENTRAR MENOS dinheiro na economia, fazendo que no longo prazo os preços tenham a tendência a baixar.

Link para o comentário
Share on other sites

Mas é proporcional, se o pergaminho que custa 1b cair pra 500kk, mas fazer 500kks demora mais por que o loot foi alterado vc acaba ficando na mesmice.

 

Mas você acha que é mais saudável pra economia que os preços sejam na faixa de 1bi ou de 500kk? Fora que os outros mecanismos de acúmulo de zeny não são afetados por esse, apenas o termo de geração da economia como todo... O dinheiro ainda circula. Olha pro que aconteceu com a economia do Brasil no período de hiper inflação...

Link para o comentário
Share on other sites

Sim, a gente entende e foi por isso que eu falei que o preço dos itens não acompanha esse escoamento de zenys, agora eu vou te dar o seguinte cenário:

 

Digamos que eu seja auto-suficiente no jogo. Eu não preciso do zeny. No máximo pra comprar pot. Eu tenho capacidade de farmar qualquer instância end game do jogo e tenho ROP's na conta. Porque eu vou abaixar o preço dos meus itens se o zeny é insignificante pra mim?

 

Foi por isso que eu falei que precisam arrumar formas melhores de escoar o zeny, como a quest que dava diários de aventura por exemplo.

 

Teve um outro tópico sobre inflação e zeny que o cara acertou na mosca, zeny não é a moeda de troca padrão mais. $$ é.

Tanto pra LU!G quanto pro mercado, é só ver seu alt+q e quantos itens são de instância.

 

Agora se eu for ser bem prático, eu gosto de potar mastela/compacta e de gastar com choque de carrinho sem me preocupar com essa parte dos zenys, mas é só isso.

 

E a menos que a LU!G ou gravity TRAVE totalmente a entrada de zenys no servidor, como tentaram com os loots e seu valor reduzido, enquanto existir bot vai existir inflação de zeny por conta do afanar.

Link para o comentário
Share on other sites

Porque eu vou abaixar o preço dos meus itens se o zeny é insignificante pra mim?

 

Mas isso não existe na prática, cara... Nessa situação não existe nem economia no jogo, não faz sentido abstrairmos tanto... No mínimo uns pergaminhos de refino, umas cartas MvP ou uns consumíveis por ROPs você vai querer comprar dos outros e pra isso você precisa vender seus itens.

 

A gente precisa pensar em oferta/procura, e se o seu preço não bate com o do mercado, ninguém vai comprar :)

Link para o comentário
Share on other sites

O grupo de comércio no facebook discorda.

 

Isso existe e é o que eu faço. Eu tenho 220 OCAM e se não pagarem o que eu quero, fica comigo. Tenho MVP cards que se não pagarem o que eu quero, fica comigo. Zeny pra mim é irrelevante, porque se eu quiser tenho 200k de ROPs na acc desde novembro passado e posso colocar mais. Isso aí você pode culpar a Gravity porque tudo que é top ta na lojinha de ROPs lá. A galera que usa o zeny, usa pra WoE ou consumíveis.

 

Claro, eu posso ser o cara "diferentão", mas não devo ser o único.

 

Se quiser mandar um ticket pra LU!G questionando porque eles não combatem o mercado paralelo, eu espero a resposta e a gente continua de lá.

Editado por Leon Harty
LU!G não, culpa da Gravity
Link para o comentário
Share on other sites

Me diga um mapa no qual VOCÊ(nada de "fulano diz que fez") foi e fez 2kk/hr sem depender de sorte para cartas por exemplo, agora me diga quanto custa 1 pergaminho de armadura +11 no servidor que joga.

 

Charleston em crise. Dropo 3-6 tanques velhos em 30 minutos. Vendo cada 1 a 1.5-2kk. Dá cerca de 6kk por instância. Se tiver 3-4 chars fazendo a quest todo dia dá 24kk por dia.

 

Mas concordo que até fazer 1 bi vai demorar uma vida. E é provável que os bots consigam bem mais do que isso em bem menos tempo.

 

Acho que no final a melhor solução seria cobrar uma taxa por cada conta aberta (tipo odin no passado). Cada conta só pode deixar 1 bot por vez. Tem mapas (tipo petite) que vejo gente saindo com 8-10 bots ao mesmo tempo. Imagina pagar 200 reais pra fazer esses bots e correndo o risco de a qualquer momento levar ban e ter q começar do zero. Mas...

Link para o comentário
Share on other sites

O grupo de comércio no facebook discorda.

 

Isso existe e é o que eu faço. Eu tenho 220 OCAM e se não pagarem o que eu quero, fica comigo. Tenho MVP cards que se não pagarem o que eu quero, fica comigo. Zeny pra mim é irrelevante, porque se eu quiser tenho 200k de ROPs na acc desde novembro passado e posso colocar mais. Isso aí você pode culpar a LU!G porque tudo que é top ta na lojinha de ROPs lá. A galera que usa o zeny, usa pra WoE ou consumíveis.

 

Claro, eu posso ser o cara "diferentão", mas não devo ser o único.

 

Se quiser mandar um ticket pra LU!G questionando porque eles não combatem o mercado paralelo, eu espero a resposta e a gente continua de lá.

Isso acontece por que como ele citou acima atualmente tudo tem um valor com peso R$, e se em KKs as ofertas não o agradarem, ele simplesmente mantém o item.

Link para o comentário
Share on other sites

O grupo de comércio no facebook discorda.

O mesmo grupo de facebook que vende zeny/carta de mvp/ itens +12 por dinheiro real, mesmo tento noção que é ilegal in-game.

 

Mas pegando isso como referência, que só vai servir para players veteranos.

Novos players não vão entender e vão ter que gastar dinheiro real para ter algo bom dentro do jogo, que por sinal é gratuito(fazendo assim quitarem mais rápido).

 

Sistemas antigos são impossíveis de serem reformulados para sistemas novos, trago o exemplo do Path of Exile.

Como você falou zeny é irrelevante, isso só mostra que a economia do jogo está sofrendo inflação, onde players preferem dinheiro real e vendendo dinheiro virtual.

 

como os novos players vão se adaptar há um sistema na qual o zeny que ele consegue vendendo itens no npc é irrelevante para players veteranos?

 

se a resposta for "o jogo é pay-2-win, a gravity quis assim" está correto.

Link para o comentário
Share on other sites

Cara, essa galera que você citou é doente... A gente tá falando da economia do jogo e do comércio de itens entre jogadores... Sei lá, eu não consigo nem argumentar com esse cara dos ROPS, só lamentar que ele exista mesmo rs

 

Gente, vocês reclamando do preço das coisas estão batendo justamente na tecla onde eu quero chegar... O servidor está inflacionado e o jogador médio não tem condições de comprar os itens nem pra começar a jogar (rideword custa fodendo 100 kk, gente), essa medida da Gravity busca justamente desinflacionar a economia...

Link para o comentário
Share on other sites

Eu vou encerrar minha participação aqui com uma frase só:

 

"É essa galera que mantém o Ragnarok vivo, e a LU!G sabe disso."

 

Eu sou um grande fã de justiça e oportunidades iguais dado o mesmo esforço, mas a Gravity não é.

 

A LU!G não tem culpa se o modelo de mercado que a GRAVITY QUER pro Ragnarok seja p2w, nisso eu fui injusto. Ela até faz algumas coisas bacanas pra amenizar isso, e melhorou muito com as promoções. Parabéns LU!G (sincero).

 

O que importa não é o zeny in game, é o poder de compra dele, e isso não muda com mais ou menos zeny exceto itens de NPC (basicamente inexistente).

Link para o comentário
Share on other sites

Gente, vocês reclamando do preço das coisas estão batendo justamente na tecla onde eu quero chegar... O servidor está inflacionado e o jogador médio não tem condições de comprar os itens nem pra começar a jogar (rideword custa fodendo 100 kk, gente), essa medida da Gravity busca justamente desinflacionar a economia...

 

só tem uma solução, criar uma nova moeda mais valiosa que zenys todos os players tenha acesso.

 

eu poderia até citar a Quest de Reset do iRO, os players fazem a quest e cada pedra custa um valor x de KK's.

Editado por Aitsuo
Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...