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[Guia] Cavaleiros Rúnicos de Sopro do Dragão


Lazarento

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Antes de mais nada gostaria de deixar claro que sou apenas um aprendiz na classe e estou tentando transmitir o que tenho aprendido sobre a build, por favor caso note algo destoante ou tenha alguma sugestão não deixe de comentar abaixo ou me mandar uma PM.

Este guia visa abordar as várias perguntas sobre esta modalidade da classe assim como também preencher algumas lacunas nos guias atuais sobre a build.

Por gentileza tenha certeza de ter lido a seção Perguntas Frequentes antes de enviar sua dúvida, esta seção assim como todo o guia estará em constante atualização.

Este guia não irá abordar: MVPs e GdE diretamente.

Sopro_do_Drag%C3%A3o.gif
 

Mng.png

Sumário

 

  • Atributos
  • Habilidades
    • Habilidades de Espadachim, Cavaleiro e Lorde
    • Habilidades de Cavaleiro Rúnico
  • Equipamentos
    • Combox E.X.C
    • Botas Temporais
  • Mascotes e Consumíveis
  • Locais e Dicas de Up
    • 01 ~ 99
    • 100 ~ Job 14
    • Job 14 ~ Base 121
    • 127 ~ 145
    • 145+
  • Perguntas Frequentes
  • Tópicos Importantes

 

Introdução à construção de Sopro do Dragão

Os Cavaleiros Rúnicos por natureza são uma classe tank, ou seja, que aguentam apanhar bastante. As construções de sopro possuem um DPS médio para alto, distribuído numa rápida sequência de sopros que leva MVPs e mobs com muita facilidade.

Por contar com vantagens elementais (fogo e água) os Cavaleiros Rúnicos de Sopro são muito versáteis contra MVPs e no up em geral, sendo uma das classes mais rápidas, fáceis e baratas de se upar.

Dependem de poucos consumíveis e sua resistência natural aliada à uma Espada Solar tornam o up super tranquilo e efetivo, principalmente nos calabouços dos feudos.

 

Mng.png

Atributos

 

Começando com a parte mais importante da build. Basicamente o que geralmente se busca nesta build por ordem de importância:

  • Cast rápido
  • Alto HP
  • Alta quantidade de SP
  • ASPD para spammar o Sopro
  • Capacidade de carga para consumíveis

Algumas variações da build podem colocar o Alto HP como prioridade dando lugar ao rápido cast. Vale lembrar que esta é uma escolha pessoal.

Sendo assim, os atributos podem ficar em algo como:

  • FOR: 1~50
  • AGI: 60~80
  • VIT: 100~120
  • INT: 100~110
  • DES: 80~120
  • SOR: 1

A escolha dos atributos vai depender de sua preferência assim também com o seu orçamento para montar o personagem. Eu pessoalmente recomendo colocar 120 de DES logo após virar RK garantido assim a extinção do cast fixo de 0,5s do Sopro com as botas temporais.

Um atributo muitas vezes subestimado pelos jogadores é a INT, além que te permitir soprar mais e aumentar a recuperação por itens de SP, vale lembrar que o SP Máximo influencia no dano do Sopro (ver fórmula abaixo).

 

Mng.png

Habilidades

 

Antes de explicar a parte importante da árvore de skills para esta build, vamos primeiro dar uma olhada na fórmula do Sopro:

 

Dano = [(HP atual ÷50) + (SP Máx. ÷4)] × [(Nv. da habilidade × Nv. de base) ÷ 150] × [95 + (Nv. de Adestrar Dragão × 5)]%

 

Logo de cara dá pra perceber que o dano do sopro é diretamente influenciado não só pelo nível da habilidade assim também como o nível de Adestrar Dragão.

 

 

lHy.png

 

Habilidades pré-RK

Logo mais vou falar sobre o up enquanto Lorde, mas já que estamos falando de habilidades eu vou destacar habilidades importantes para abrir enquanto Espadachim e Lorde.

 

Vigor.png Vigor

Obrigatória pra qualquer evolução de Espadachim, dispensa comentários.

 

Golpe_Fulminante.png Golpe Fulminante

Pode ser usado como skill principal para o up até virar Lorde, necessário nível 10 para abrir Impacto de Tyr.

 

Aumentar_Recupera%C3%A7%C3%A3o_de_HP.png Aumentar Recuperação de HP

Necessário nível 10 para abrir Relaxar.

 

Per%C3%ADcia_com_Espada_de_Duas_M%C3%A3os.png Perícia com Espada de Duas Mãos

Necessário nível 1 para abrir Rapidez com Duas Mãos.

 

Rapidez_com_Duas_M%C3%A3os.png Rapidez com Duas Mãos

Indispensável para pegar um bom ASPD no end-game usando uma espada de duas mãos como Tae Goo Lyeon por exemplo. Necessário nível 10 para abrir Impacto de Tyr.

 

Relaxar.png Relaxar

Skill muito útil para recuperar HP, altamente recomendada.

 

Frenesi.png Frenesi

Não vai ser usado como parte da build mas é bom ter, principalmente porque só custa um ponto de job e pode ser usado em situações de emergência.

 

Dedica%C3%A7%C3%A3o.png Dedicação

Um dos efeitos da habilidade é ativar Vigor, tem preferência por ser spammável mas deve ser usada com cautela pois também reduz sua DEF em até 25%.

 

Perfurar_em_Espiral.png Perfurar em Espiral

Esta habilidade vai ser essencial para seu up como Lorde visto que Agilidade é um atributo no qual você provavelmente só vai investir pontos no late-game.

 

lHy.png

 

Habilidades como RK

Bom, aqui o bicho realmente pega pois você como RK vai precisar de pelo menos 13 pontos de Job pra ter dano necessário para upar com o Sopro.

A minha recomendação é seguir a seguinte ordem:

 

Adestrar_Drag%C3%A3o.png Adestrar Dragão

A primeira coisa que deve ser feita é colocar esta habilidade no nĩvel 5.

 

Sopro_do_Drag%C3%A3o.png Sopro do Dragão

Com o Sopro de fogo no nível 8 (dependendo dos seus equips talvez menos) você já conseguirá upar tranquilo em Nifflheim ou nos Calabouços.

 

Sopro_de_Gelo.png Sopro de Gelo

Pode ir investindo aos poucos e sem pressa, não será necessário nas rotas de up nem tão cedo.

 

Per%C3%ADcia_em_Runas.png Perícia em Runas

Recomendo colocar nível 5 assim que terminar de investir nos sopros pois a Runa Uruz vai ajudar bastante com a recuperação de SP.

 

Mng.png

Equipamentos

Antes de começar a falar sobre os equipamentos eu gostaria de ressaltar que existe uma diferença abismal entre os equipamentos no Thor e no Valhalla. Além disso os equipamentos serão listados por ordem de mais caro > mais acessível, portanto se você estiver com o orçamento limitado vá na última opção.

 

Legenda

  • Destacado em azul as opções voltadas para redução de pós-conjuração.
  • Destacado em vermelho as opções para recuperação de HP e SP.
  • Destacado em roxo as opções para redução de conjuração fixa ou variável.
  • Destacado em laranja as opções de aumento de dano físico a distância.
  • Destacado em verde as opções de aumento de VIT ou HP.
  • Itens com após o nome possuem mais de um bônus.

 

lHy.png

Topo

  • 19163 Boneca da Succubus
  • 19296.png Chapéu Chique com Pena com refinamento entre +11 e +15 com Carta Kiel
  • tFe.png Tiara dos Corações Alados com maior refinamento possível com Carta Kathryne Keyron ou Carta Kiel
  • 5OU.png Elmo de Vanargandr +9 com Carta Kiel
  • UCi.png Olho da Cecil com maior refinamento possível
  • 2ob.png Chifres Majestosos Malignos
  • 18853 Chapéu de Moranguinho (caso use Morango Cristalizado)
  • I4T.png  Tiara de Runas
  • 3Kl.png Chapéu de Rideword
  • sB2.png Orelhas Marrons de Fiera
  • Bke.png Livro Amaldiçoado

Recomendações:

 

Para Up: Boneca de Succubus. Olho da Cecil se tiver Máscara Dourada e Cota do Dragão Maligno (no +9 pelo menos), caso contrário Chifres Majestosos Malignos. Caso não tenha cota do Dragão Maligno mas tenha TG ou RSX, pode ser feito switch de um Motor com 3x C-Mental para um Pedaço de Pele do Guardião e usar Olhoda Cecil.

Para Spam de Sopro: Tiara dos Corações alados com maior refinamento possível ou Olho da Cecil se muito bem refinado em conjunto com a Máscara Dourada.

Para DPS: Chapéu de Moranguinho.

 

Meio

  • 2203Óculos ou 2201Óculos Escuros (caso use lenço infame) com Carta Kiel
  • TbM.png Máscara Esquisita com Carta Kiel
  • 19024.pngDiadema do Paraíso
  • Iia.png Máscara Dourada
  • 18813.png Óculos Retrofuturistas
  • UKw.png Orelhas de Kardui
  • VI8.png Nadadeiras Verdes

Recomendações:

 

Para Up: Máscara Dourada ou qualquer um com Kiel.

Para Spam de Sopro: Óculos Retrofuturistas ou qualquer item slotado com Kiel.

Para DPS: Óculos ou Óculos Escuros com Kiel e Lenço Infame.

 

Baixo

  • 28502 Lenço Infame
  • bUM.png Familiar de Combate
  • ywL.png Fone Descolado
  • 19137.pngMorango Suculento
  • 19381.pngEcharpe do Paraíso
  • FCI.png Hálito de Verme com Rosto
  • 4T3.png Rabo de Gato
  • 19112.pngPergaminho de Tengu
  • nee.png Presas Vampíricas

Recomendações:

 

Para Up: Pergaminho do Tengu ou qualquer balão de XP.

Para Spam de Sopro: Familiar de Combate ou Fone Descolado.

Para DPS: Lenço Infame.

 

Armadura

  • zC6.png Armadura da Khalitzburg com maior refino possível (ideal múltiplos de 3)
  • 15374Armadura Eclipse com maior refino possível e Carta Tao Gunka
  • C8W.png Cota do Dragão Malgino +9 ou +12
  • iVd.png Armadura Tatenashi com maior refino possível com Carta RSX ou Cornutus
  • gNJ.png Colete E.X.C com diagramas de A-HP
  • 15375Armadura Eclipse Desgastada com carta elemental ou cartas de HP
  • 8o6.png Couraça de Boitatá com Carta PecoPeco, Carta elemental ou Carta Tao Gunka
  • BT0.png Túnica Gloriosa

Recomendações:

 

Para Up: Cota do Dragão Maligno ou qualquer uma da lista com carta Peco Peco ou Carta Tao Gunka.

Para Spam de Sopro: Colete E.X.C se usado em conjunto com o Motor E.X.C ou Armadura Eclipse.

Para DPS: Armadura da Khalitzburg bem refinada ou qualquer armadura com Carta Tao Gunka.

 

Arma

  • 6nM.png +9 Tae Goo Lyeon
    • Com 2 Cartas Esqueleto Arqueiro ou 2 Cartas Mosca Caçadora e 2 Pedras de Mira Apurada
  • WRt.png Espada Solar com Mira Apurada
  • 9Lz.png +10 Maça da Valquíria Mágica (ou qualquer outra arma de 4 slots) com:
    • 4 Cartas Esqueleto Arqueiro
    • 4 Cartas Arqueiro Imortal
    • 1 Carta Drácula e 3 Cartas Mosca Caçadora (pode substituir a Mosca Caçadora por Carta Atiradora de Elite Cecil)
  • era.png Pique ou x4y.png Main Gauche com 4 Moscas Caçadoras ou 4 Cartas Esqueleto Arqueiro
     

Recomendações:

 

Para Up: Espada Solar ou qualquer arma com 4 Cartas Mosca Caçadora.

Para Spam de Sopro: Maça das Valquírias se usar Escudo da Água. +9 Tae Goo Lyeon com 2 Cartas Esqueleto Arqueiro e encantos de Mira Apurada.

Para DPS: +10 Maça da Valquíria Mágica com 4 cartas Esqueleto Arqueiro.

 

Escudo

  • iGJ.png +12 Escudo de Sleiporing
  • 28951.pngEscudo de Nero, Fotia ou Anemos (pela resistência a propriedades e por serem indestrutíveis)
  • Ep6.png Escudo do Dragão
  • 2150.png Broquel Evoluído
  • 28906 +7 Escudo do Fogo (combo com Bracelete Suntuoso)
  • 28908 +7 Escudo da Água (combo com Bracelete Suntuoso)
  • D4w.png Escudo de Bradium
  • dN7.png Escudo da Valquíria com Carta Hodremlim, Carta Alice ou Carta de redução de dano racial

Recomendações:

 

Para Up: Qualquer escudo com carta de redução racial, mas de preferência Escudo da Valquíria.

Para DPS: Escudo do Fogo ou +12 Sleiporing com carta à sua escolha.

 

Botas

  • 22171.pngBotas Ancestrais +12 ou mais com Carta Soldado Atirador
  • yu3.png Sapatos Convergentes com Carta Ferus Verde, Carta Verit ou Carta Soldado Atirador
  • 22172.png Botas Aladas com refinamento +7
  • 5k0.png Botas Temporais DES com Carta Soldado Atirador, Carta Verit e/ou encanto de Mira Apurada
  • yu3.png Sapatos Divergentes

Recomendações:

 

Para uso geral: Botas Temporais DES com Soldado Atirador se puder refinar no +9, caso não prefira uma Verit. Alternativamente você pode ter também uma bota com encanto de Mira Apurada, encanto especial à sua escolha. Divergentes ou Convergentes caso não tenha 120 de DES.

Para DPS: Botas Ancestrais se Refinada no +12 ou mais.

Para Spam de Sopro: Botas Ancestrais se Refinada no +14.

 

Capa

  • 0IN.png Bata de Etran +8 com Carta Alliot ou +12 com Carta Deviling
  • Td6.png Asas de Arcanjo Caído com encantos de Mira Apurada e Carta Menblatt ou Raydric
  • Tem.png Motor E.X.C com diagramas situacionais (ver abaixo)
  • KBY.png Pele da Rainha Verme com encantamentos de VIT e Carta Menblatt ou Raydric
  • xvX.png Pedaço de Pele do Guardiao

Recomendações:

 

Para Up: Pele da Rainha Verme, Pedaço de Pele do Guardião ou Bata de Etran.

Para Spam de Sopro: Motor E.X.C se usado em conjunto com o Motor E.X.C.

Para DPS: Asas do Arcanjo caído com encantos de Mira Apurada, de preferência combando com o Pó de Fada (ver acessórios).

 

Acessórios

  • 32227.pngGrilhões de Hdrodvitnir (combado com o Elmo de Vanargandr)
  • 2979.png Morango Cristalizado
  • 2936.png Anel Revigorante
  • uIy.pngLágrima de Valquíria
  • 7Cu.png Pó de Fada
  • lTN.png Bracelete da Valquíria Mágica
  • OcY.png Anel do Especialista
  • 2998 Bracelete Suntuoso (combado com o Escudo do Fogo e/ou Escudo da Água)
  • 2883.pngSelo de Ur com encantos de SP

Recomendações:

 

Para Up: Anel Revigorante ou Pó de Fada.

Para Spam de Sopro: Grilhões de Hrodvitnir, Lágrima de Valquíria ou Pó de Fada.

Para DPS: Grilhões de Hrodvitnir, Anel Revigorante ou Pó de Fada se combado com as pedras de Mira Apurada.

 

lHy.png

 

Combo E.X.C

Como descrito acima na lista de equipamentos, o Combo E.X.C é uma ótima opção para Cavaleiros Rúnicos de Sopro, além dos bônus naturais dos equipamentos, com ou sem refino, os diagramas adicionam uma imensa versatilidade a estes equipamentos, abaixo vamos ver os melhores encantamentos para estes equipamentos.

Nota: Vale lembrar que estes equipamentos não são encantáveis em Malangdo, apenas em Verus usando os Diagramas obtidos a partir de Tanque Velho, mais informações aqui.

Diagrama de A-HP: Pode ser adicionado até 3 vezes a cada equipamento, dá +5% de HP. Definitivamente melhor opção para aumentar o DPS.

Diagrama de C-Mental: Pode ser adicionado até 3 vezes a cada equipamento, aumenta recuperação de SP em 100% se refinado +7 e em 50% se refinado abaixo disso. É impressionante a quantidade de SP recuperada usando 3 desses.

Diagrama de C-Físico: Pode ser adicionado até 3 vezes a cada equipamento, aumenta recuperação de HP em 100% se refinado +7 e em 50% se refinado abaixo disso. A recuperação não reflete tanto, só use se não tiver como por 3 C-Mental.

Diagrama de A-SP: Pode ser adicionado até 3 vezes a cada equipamento, dá +3% de SP. Não aumenta muito o dano no sopro mas se você não tiver nada melhor pode usar.

O Colete E.X.C figura como uma das melhores armaduras para RKs de Sopro, se não a melhor, quando equipada com os Diagramas de A-HP. Os bônus no refino +9 e level 130 com 3 Diagramas de A-HP são: +10 de VIT e +27% de HP.

 

lHy.png

 

Botas Temporais

As botas temporais vieram pra mudar o meta dos RKs de sopro quase que completamente, onde antigamente o mais usado eram as convergentes deu lugar às Botas Temporais DES pela redução de cast fixo com 120 de destreza.

Quase que por via de regra é recomendado o uso das Botas Temporais DES, além disso é importante notar que apesar de você poder slotar a bota temporal para colocar uma carta Soldado Atirador, o encanto de Mira Apurada 4 não requer refino, é barato e na maioria dos casos vai aumentar mais seu dano.

Agora vamos falar um pouco sobre os encantos especiais das temporais:

Instinto (+200 DES): Muito interessante para pegar cast instantâneo, porém tem a desvantagem de perder 250 de SP por ativação.

Histeria (+200 VIT): De longe o melhor encanto já que durante a o efeito o sopro não recebe a penalidade da redução de dano. Como RKs mobam bastante, e apanham bastante, o efeito desta bota ativa muito. Apesar do seu HP não encher quando o efeito ativa, você soprar logo em seguida para enchê-lo e assim matar o resto do mob com apenas um sopro de HP cheio.

Ânimo (Esquiva Perfeita): Eu pessoalmente não recomendo mas pode ser interessante pra quem esteja apanhando muito, a desvantagem do efeito é perder 2k de HP e 200 de SP por ativação.

 

Mng.png

Mascotes e Consumíveis

 

Às vezes alguns detalhes podem fazer a diferença no seu desempenho de end-game ou até mesmo durante o up, então vou listar aqui alguns mascotes e consumíveis que podem facilitar e muito a sua vida como Cavaleiro Rúnico.

 

Mascotes

Abaixo segue uma pequena lista de mascotes que podem ser úteis e seus respectivos bônus de lealdade alta.

  • Succubus: 2% de chance de converter 5% do dano causado em HP
  • Incubus: SP máximo +5%
  • Loli Ruri: HP máximo +3%. Chance de usar Cura nv. 1 no jogador ao sofrer ataques físicos.
  • Golem: Adiciona 250 ao HP.
  • Medusa: VIT +1 e tolerância a petrificação +5%.
  • Ninfa Perversa: Adiciona 30 ao SP e regeneração natural de SP +5%.
  • Bebê Selvagem: Adiciona 50 ao HP e VIT +1.
  • Bongun: VIT +1 e Tolerância a atordoamento +1%.
  • PecoPeco: Adiciona 150 ao HP e retira 50 do SP.
  • Rocker: Adiciona 25 ao HP e renegeração natural de HP +5%.
     

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Consumíveis

Eles podem fazer uma diferença e tanto em cenários de MVP e GdE, podendo deixar o sopro com cast instantâneo e aumentando bastante o DPS.

  • Pílula de HP: HP máximo +5% e recuperação natural de HP por 1 hora.
  • Pílula de SP: SP máximo +5% e recuperação natural de SP por 1 hora.
  • Poção Grande de HP: HP máximo aumentado em (2500 + (10/3)*[Nível Base]) por 500 segundos.
  • Poção Grande de SP: SP máximo aumentado em ([Nível Base/10] + 5)% por 500 segundos.
  • Coquetel Uivante: INT +20 por 5 minutos.
  • Carne ao Vinho: VIT +20 por 5 minutos.
  • Chá Gelado de Siroma: DES +20 por 5 minutos.
  • Coquetel Sopro do Dragão: INT +10 por 20 minutos.
  • Cozido Imortal: VIT +10 por 20 minutos.
  • Tônico de Hwergelmir: DES +10 por 20 minutos.
  • Palitos de Cassis: INT +15 por 30 minutos.
  • Palitos de Chocolate: VIT +15 por 30 minutos. Aumenta a recuperação de HP por itens de cura em um valor aleatório entre 11% a 33% por 10 minutos.
  • Palitos de Limão: DES +15 por 30 minutos.

 

Mng.png

Locais de Up

 

Uma consideração que eu gostaria de fazer é que caso você não tenha pressa, quando RK até o 124 compensa muito esperar os feudos abrirem pois a velocidade do up lá é sinistra, principalmente no Valhalla que os mapas geralmente ficam vazios.

 

Base 01 ~ Base 99

 

Como cavaleiro você pode upar tranquilamente com uma build de AGI. Já como Lorde eu recomendo guardar atributos para pegar 120 de DES no nível 100. Como atributo secundário eu sugiro investir no máximo 60 pontos de VIT ou INT e nada mais, vai depender da sua disponibilidade para consumíveis de SP e seus equips no futuro para aumentar HP.

O seu up como Lorde vai consistir basicamente em seguir as rotas clássicas de up e tentar mobar e matar com Impactor de Tyr ou ir de um em um com Perfurar em Espiral. Para esta segunda opção recomendo uma Pilares com uma carta Ovo de PecoPeco e todo equipamento que aumente dano a distância que você tenha a disposição. Vale lembrar que os Chifres Majestosos Malignos podem ser usados a partir do nível 1 e são uma ótima opção de recuperação de SP durante o up. Vai ser bem chato mas com paciência vai compensar o up bem rápido que o Sopro vai proporcionar.

 

 

Base 100 ~ Job 14

 

Como RK você pode continuar com as rotas de up em grupo até pegar o nível 14 de Job, aí você jã vai estar pronto pra upar soprando.

 

Job 14 ~ Base 127

 

Nifflheim

Antes do 104 você pode upar em Nifflheim matando mascarados.

 

Calabouço do Feudo de Brithonia 1F

A partir do level 104 você pode ir no Calabouço do Feudo de Brithonia. É um mapa muito mobado e você vai ter vantagem elemental. Lembre de levar muitas águas bentas, balas de guaraná e um escudo com Carta Ursinho. Recomendável ficar até no máximo o 121.

O único problema deste mapa é que você quase sempre vai encontra o Doppelganger e o Senhor das Trevas vivos.

Mapa fechado de Domingo (15hs) Até Quarta (17hs) ou a semana inteira caso não haja investimento suficiente.

 

Calabouço do Feudo de Luina 1F

A partir do level 106 você já pode pode ir com o Sopro de Fogo em Luina 1F. É um mapa muito bom para recuperação de HP pois os monstros tem slaves, é muito mobado. Recomendo só vir aqui quando sua VIT já estiver um razoável para poder tankar os monstros.

Recomendável ficar até o 127. Não esqueça das Poções Verdes e do Escudo com Carta Pé-Grande.

Assim como Brithonia, o Doppelganger sempre vai estar vivo aqui.

Mapa fechado de Domingo (15hs) Até Quarta (17hs) ou a semana inteira caso não haja investimento suficiente.

 

Base 127 ~ Base 145

 

Calabouço do Feudo de Luina 1F

Apesar de ser recomendável ficar aqui até apenas o 127, caso você tenha preguiça de fazer as quests de acesso ao mapa dos scarabas você pode ficar aqui aé o 129, quando não terá mais penalidade para ir no 2F.

Mapa fechado de Domingo (15hs) Até Quarta (17hs) ou a semana inteira caso não haja investimento suficiente.

 

Calabouço do Feudo de Luina 2F

Aqui vai ser um pouco mais difícil que o 1F, foque nos Louva-a-deus Angra e ignore os demais monstros. O mapa só é recomendado a partir do 129, a XP é muito boa e o mapa é bem mobado.

Pode continuar com o Escudo com a Carta Pé-Grande. Mapa recomendado até o 145.

Mapa fechado de Domingo (15hs) Até Quarta (17hs) ou a semana inteira caso não haja investimento suficiente.

 

Túnel Kamidal 02 (Scarabas)

Aqui você pode vir a partir do 124 se aguentar e tiver paciência para a quest. O mapa não é tão mobado mas monstros dão uma boa XP e andam devagar, assim você pode soprar e sair sem necessariamente tomar dano.

Vale lembrar que após perder metade do HP os scarabas usam a habilidade Pele Rochosa que vai aumentar a defesa deles imensamente, a dica é não tirar mais do que 29k no primeiro sopro.

Pode continuar com o Escudo com Carta Pé-Grande. Mapa recomendado até o 140.

 

Base 145+

 

Aqui a coisa complica um pouco então eu não vou ser tão capaz de ajudar com dicas como nos níveis anteriores mas o que pode ser feito nessa faixa de nível quando não temos eventos como Cheffênia ou Mapas Especiais é:

  • Up na Torre de Eclage
  • Instâncias e MVPs no geral
  • Quests diárias de Verus
  • Torre do Relógio Pesadelo

 

Mng.png

Perguntas Frequentes

 

A Carta Tao Gunka é essencial para RKs de Sopro?

 

Definitivamente não. Existe uma gama de equipamentos que aumentam o HP e torna a classe viável sem TG, como por exemplo:

  • +9 Colete E.X.C + Motor E.X.C com 6 encantamentos de A-HP (+10 de VIT e 42% de HP)
  • +8 Bata de Etran (16% de HP)
  • Máscara Dourada (+10 de VIT)
  • +10 Maça da Valquíria Mágica (+10 de VIT e +500 de HP)
  • E por aí vai..

Claro que uma TG ainda vai ser superior aos equipamentos mencionados, mas isso não significa que ela é essencial.

 

 

É possível reduzir pós-conjuração sem Kiel?

 

Sim, é perfeitamente possível chegar aos 95% de redução sem uma carta Kiel, embora eu prefira insistir que os 92% são mais sensatos, usando a seguinte lista de equips:

  • Colete E.X.C
  • Motor E.X.C
  • +9 Tae Goo Lyeon com Mira 2
  • Familiar de Combate ou Fone Descolado
  • +12 Tiara dos Corações Alados
  • Óculos Retrofuturistas
  • Botas Temporais com Mira 1
  • 2x Pó de Fada

No caso os 95% seriam alcançados com a Tiara dos Corações Alados no +15 mas eu pessoalmente não acho que esse refinamento valha 3% de redução de pós.

 

Qual a melhor FAW para o meu RK?

 

Vai depender de como é seu estilo de jogo e de como está seu set de equipamentos. Se você acha que precisa dar mais dano recomendo a de Mira Apurada, se seu dano já estiver ok para o local de UP, você pode investir numa com Pedras de Encantamento para redução de cast.

 

Vale a pena sacrificar VIT para usar as Botas Temporais DES já no nível 100?

 

Bom, pela minha experiência vale sim pois a bota vai eliminar o cast fixo do sopro e os 120 de DES vão reduzir bastante o cast variável. Se você joga no Thor e tiver uma TG eu diria que este é o melhor caminho pois você terá um alto HP somado com um cast bem curto.

Claro, para players do Valhalla vai vale a pena também mas você precisa ficar atento a sua redução de dano pois esta escolha implica em ter que soprar mais vezes e assim ter que tomar mais dano do mob.

 

Quando devo começar a investir pontos em AGI?

 

Eu pessoalmente recomendo só após você tiver já investido seus pontos em DES, VIT e INT.

 

Vale a pena usar Tae Goo para upar?

 

Só se você aguentar o mob sem escudo e tiver redução de pós-conjuração suficiente para kitar o monstro, assim você acaba apanhando menos e tem um dano maior, a desvantagem disso é que você não terá redução da dano racial e sua ativação de leech de HP não será a cada sopro. Por isso apesar de ter suas vantagens eu recomendo usar uma Espada Solar com escudo para upar.

 

Quais consumíveis posso usar no meu RK?

 

Para aumentar seu dano: Pílula de HP, Pílula de SP, Poção Grande de HP, Poção Grande de SP, Poçãs Mental, Comidas de INT e VIT. Para diminuir o sofrimento com SP: Runa Uruz, Poção Vitata 500, Bala Amarga e Limão.

 

 

 

 

 

Mng.png

Tópicos Importantes

 

Abaixo eu vou deixar uma pequena lista de tópicos e discussões principalmente relacionados a itens novos para a construção de sopro, assim caso você tenha interesse pode ver toda a discussão a respeito e entender o motivo do item ser bom ou não:

 

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Boa,

eu iria construir um guia, mas estou com o tempo muito curto.

 

Seu guia ficou muito bom.

 

Só um lembrete, na lista de escudos adicionar a sleiporing +12

 

Se eu conseguir um tempinho essa semana, tento fazer um pra RK de crítico.

Editado por Gingolino

ass.jpg?width=705&height=139"Infelizmente o mês de aniversário acabou, mas começamos Outubro com a corda toda."

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Boa,

eu iria construir um guia, mas estou com o tempo muito curto.

 

Seu guia ficou muito bom.

 

Só um lembrete, na lista de escudos adicionar a sleiporing +12

 

Se eu conseguir um tempinho essa semana, tento fazer um pra RK de crítico.

 

 

Verdade, passou batido, vou atualizar agora mesmo.

 

Muito Obrigado, por favor pode mandar mais algo se notar que falta ou tá errado ;)

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Verdade, passou batido, vou atualizar agora mesmo.

 

Muito Obrigado, por favor pode mandar mais algo se notar que falta ou tá errado ;)

 

Uma dica para os novatos que pode ser adicionado no guia, quando rebornar, fazer o lord com 99 de des e 60 de int, para o up não ser tão sofrido.

 

Outro coisa legal de citar é que o chifres majestosos malignos pode ser equipado lvl 1, esse item é uma mão na roda para upar um rk full breath.

 

Quanto aos status é mais pessoal, eu fiz um RK que eu chamo full yolo, 120 de int/vit/des e 31 de agi :rolleyes:.

ass.jpg?width=705&height=139"Infelizmente o mês de aniversário acabou, mas começamos Outubro com a corda toda."

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Gostei de montão do Guia ;D

Ta bem completinho sem se estender demais,

Senti falta só de citar os meios slotados junto á carta Kiel (Se citou perdão, dei uma olhada e não vi), mas de resto ta topster das galactia!

 

Passou batido mesmo, eu geralmente esqueço dessas paradas mais caras xD

 

 

Uma dica para os novatos que pode ser adicionado no guia, quando rebornar, fazer o lord com 99 de des e 60 de int, para o up não ser tão sofrido.

 

Outro coisa legal de citar é que o chifres majestosos malignos pode ser equipado lvl 1, esse item é uma mão na roda para upar um rk full breath.

 

Quanto aos status é mais pessoal, eu fiz um RK que eu chamo full yolo, 120 de int/vit/des e 31 de agi :rolleyes:.

 

Eu ja cito a questãs da DES mas vou reforçar VIT ou INT como atributos secundários. Valeu!

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Faltou a parte mais importante do guia: se o melhor é usar bolinho no F1 e Sopro no F2 ou ao contrário. :rolleyes:

 

Brincadeiras à parte, ótimo guia, traz informações de qual caminho seguir e no que focar endgame. Talvez trazer algumas informações sobre instâncias que dê pra solar, fazer em grupo ou com bragi dual possa deixar ainda mais complicado.

 

Vale a pena sacrificar VIT para usar as Botas Temporais DES já no nível 100?

 

Vou até aproveitar pra tirar uma dúvida. Qual você diria ser o "HP mínimo" pra optar por essa estratégia e se manter bem no up?

Bem-vindos ao tópico da semana e espero que estejam preparados para uma grande novidade.
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Faltou a parte mais importante do guia: se o melhor é usar bolinho no F1 e Sopro no F2 ou ao contrário. :rolleyes:

 

Brincadeiras à parte, ótimo guia, traz informações de qual caminho seguir e no que focar endgame. Talvez trazer algumas informações sobre instâncias que dê pra solar, fazer em grupo ou com bragi dual possa deixar ainda mais complicado.

 

 

 

Vou até aproveitar pra tirar uma dúvida. Qual você diria ser o "HP mínimo" pra optar por essa estratégia e se manter bem no up?

 

Estou tentando coletar essas informações sobre as instâncias, mas acho que provavelmente eu vou tentar ir algumas após pesquisar e posto os resultados em um outro tópico.

 

Sobre a questão da DES, eu pessoalmente fiz a distribuição de atributos dessa forma no nível 100:

 

120 DES

60 VIT

1 INT

 

Após isso subi a INT para 40 e subi a VIT pra 110, daí então voltei a investir pontos em INT. Você pode decidir por priorizar a INT no lugar da VIT também pra fazer seu up mais barato já que com 1 de INT vc vai usar bastante limão, mas é uma escolha sua. Eu optei pela VIT por medo do meu dano ser muito baixo.

 

Finalmente respondendo a sua pergunta, eu acredito que um HP mínimo pra não precisar soprar demais seja na faixa dos 44k de HP, já usando os consumíveis para aumentar.

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Guia muito bom. Estou fazendo um RK Sopro e me ajudou bastante!

 

Não vi menção a o Elmo de Vanargandr. Gostaria de saber sua opinião sobre ele hehe.

 

É uma opção muito boa para recuperação de HP/SP mas pelo preço eu acredite que não compense. Vou colocar no guia pois é uma opção mas eu pessoalmente acho que pela versatilidade e preço uma Cota do Dragão Maligno +9 mais viável.

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Otimo guia pra quem sempre tem duvida com o Sopro, so colocaria ali em cima no Hat a Tiara Arcana, bem refinada e com o combo de Orbes fica bem interessante

 

Ewwwww eu não sei sabe, ocupar o topo só pra diminuir cast, além de precisar de refino e de orbes arcanos, encarece demais pra pouco retorno. Eu prefiro não recomendar.

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1.Resumo de como upo:

 

Vou comentar rapidamente como upei meus espadachins/lordes e depois vou abordando pontos de Rúnico.

 

Upei meus espadachins com 30 de vit, 30 de int e o resto pra dex porque dessa forma daria pra pegar os 120 de dex assim que virasse rúnico. Basicamente upo usando lanças de fogo nível 3 da lingua de fogo e dois colares do RWC com pedras de encantamento e carta imp, da pra matar até os petites tudo com hit kill, dai resolvi fazer assim por comodidade mesmo.

 

Esporos ~ Salgueiros Anciões ~ Orcs Vivos ~ Orcs Mortos ~ Hode ~ Petite Verde ~ Stapo ~ Magmaring

 

Quando chego nos petites já tenho Perfurar em Espiral dai troco a Lingua de Fogo por uma +9 Krasnaya com 3 Bbs lobo do deserto, dai continuo dando HK normal.

 

2.Pensamentos sobre Equips RK:

 

Basicamente tenho tentado seguir o guia, na medida do possível, mas gostaria de saber se alguém testou a diferença da máscara dourada x máscara esquisita com Incubus, diferente do PrivaTHOR não da pra simplesmente falar que vai pegar uma khiel e botar no meio =p (brincadeira por favor n me matem)

 

Existe claro o plus da Máscara Dourada meio que Combar com o Olho de Cecil, mas não sei como ficaria no caso de usar outro hat por exemplo.

 

Outro equipamento que gosto bastante é a Maça de Cinzas com esqueleto arqueiro ou Mosca Caçadora, o item em si já é legal por si só, mas tbm é interessante porque ele não é desligado pela Dragão Malígno então o sustein fica bem bacana, não sei qual seria melhor, ele ou uma maça normal com 4 moscas.

 

Itens de Cabeça Baixo que penso em usar são: Vacina da Cura, Balão de Angeling, Balão de Polvo, os dois primeiros por motivos óbvios e o segundo pelo bonus de SP.

 

Acho que basicamente isso... tenho dúvidas com os acessórios também mas talvez seja mais prudente falar disso em uma situação à parte.

 

 

Obrigado pelo guia, ajudou bastante.

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  • 2 weeks later...
uma duvida que eu tenho é em relação a qual carta por na armadura khalitzburg jogo no valhalla e TG não esta em cogitação, visto isso compensaria por uma Peco Peco ou tem cartas melhores focando dano final.

 

Caso você não se incomode com a perda de valor dela, seria uma PecoPeco mesmo. Fora isso não teria nada por enquanto que aumentasse seu dano. Pra não perder tanto valor você pode também colocar uma Mamute Rochoso mas só seria válido se a armadura estivesse no +12.

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Acho que poderia ter resumido em f1 sopro f2 bolinho, mas ok:rolleyes:

Titio Dioni tá voltando com todo amor

Parabains pela iniciativa, faz tempo que não atualizam nada na área dos RKs, isso aqui tá morto

giphy.gif

 

kkkkkkkkkkkkkkkkk valeu mestre, muito bom ter vc de volta aqui pelo fórum

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Olá galera boa tarde.

 

Alguém poderia tirar duas dúvidas por favor.

 

1- A espada Solar encantada com mira precisa necessariamente ser refinada? Ou se tiver +0 o desempenho continua igual ? No caso o dano do Sopro.

 

2- O chifre maligno pelo que vi nos comentários de fato é o melhor. Porém tá muito caro. Gostaria de saber ao invés do chifres eu comprar o rideword, e combando com a Solar, vai ter um desempenho parecido ou satisfatório?

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Olá galera boa tarde.

 

Alguém poderia tirar duas dúvidas por favor.

 

1- A espada Solar encantada com mira precisa necessariamente ser refinada? Ou se tiver +0 o desempenho continua igual ? No caso o dano do Sopro.

 

2- O chifre maligno pelo que vi nos comentários de fato é o melhor. Porém tá muito caro. Gostaria de saber ao invés do chifres eu comprar o rideword, e combando com a Solar, vai ter um desempenho parecido ou satisfatório?

 

1 - Não precisa de refino não, vai na fé

 

2 - Bom, parecido não vai ser e satisfatório depende mais de você do que de quem responde a pergunta. Mas funciona sim, seu HP vai subir menos, então você pode compensar isso mobando menos ou potando mais

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Oi, gostaria de saber qual seria o melhor encantamento pra RK das botas temporais! Sei que é o da mira, porém digo a outra pedra... no caso a melhor seria Histeria?

 

Oi, eu pessoalmente uso histeria (200 vit) mas vou dar um quote numa pessoa que explicou isso melhor que eu.

 

Pessoal,

 

Gostaria de deixar uma dica aqui, ja testei as Temporais com encanto, 200 Dex, Aspd 100% e Esquiva Perfeita 100, 200Vit e vou deixar meu parecer aqui para depois falar da Carta Fumaça Verde.

Na ordem que vi Maiores Vantagens:

 

1º - Aspd 100% + 100 esquiva Perfeita ; achei excelente usando adaga do pirata, uma ativação excelente e incrivel sobrevida durante a ativação, fora melhora na velocidade da animação, te permite mobar muito e "segurar um mob grande" enquanto sopra, torna o UP relativamente sossegado com qualquer combinação de equips/consumiveis

 

2º - 200 Vit ; Como citado a maior vantagem dela é na Regen por itens, seguida por uma melhora na sua soft Def, mas exige uma redução de cast variavel consideravel e redução da pós conjuração para dar um ou dois sopros se aproveitando do bonus, é excelente mesmo com Olho da Cecil +7 ~+9 mínimo (Carta KK), adaga pirata é legal aqui, caso tenha +9~+12 Cota dragão Maligno+Solar ou Maça de Cinzas (CartaMosca/EsqueletoArqueiro), se não prefira Pergaminho Tengo+Poção Grande HP

 

3º - 200 Dex ; A vantagem aqui é o IC que vc consegue no sopro, uma excelente ativação o que é bom e ruim, pois seu SP zera rapidamente se não tiver uma boa combinação de Regen SP, novamento com Olho da Cecil +7 ~+9 mínimo (Carta KK), adaga pirata é legal aqui, caso tenha +9~+12 Cota dragão Maligno+Solar ou Maça de Cinzas (CartaMosca/EsqueletoArqueiro/Drácula)

 

Agora falarei da Carta Fumaça Verde;

Interessantissimo pra RKs com leveis mais baixos, em uma Temporal Dex, pouco bonus de HP, e nos faz parecer que pouca chance de procar o Efeito da Recuperação de HP fixa, que totaliza 5000 HP regen qdo ativa, mas não, em mobs médios/grandes ela proca bastante e...proca o efeito um em cima do outro, além de ser uma Carta Muito barata que exige apenas uma temporal Dex slotada, que tambem se encontra muito barata, obvio se perde os encantos de Mira alem do especial, mas se ganha no inicio com custo beneficio. meu RK esta 120, e eu realmente, em mapas que mobam bem (Luinia) acabo preferindo ela as demais Botas que citei.

Não é via de regra, mas testem, vão gostar !

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