Ir para conteúdo

Build Trovador Suporte PVM\MVP


Juggler

Posts Recomendados

Fala Galera!

Eu to upando um Trovador (ainda sou um menestrel) para jogar com uns amigos meus, a gente ta fechando uma pt para matar MVPs, subir torre, coisas do tipo. Eu estive pesquisando em vários lugares guias e builds da classe, mas como sou completamente novo no jogo, ainda me restam algumas dúvidas. Pelo que pesquisei, eu planejei a seguinte build: (lembrando que o foco é full suporte)

 

FOR: 30 (carregar itens)

AGI: 80 (esquiva e ainda dar algum dano com tempestade de flechas)

VIT: 93 (com o bônus de classe fecha em 100)

INT: 120 (a ideia é conseguir pegar 150 com itens/buffs para dar 100% de redução pós-cast no bragi)

DEX: 120 (aumenta a redução do tempo de conjuração do bragi, ajuda no dano do temporal de flechas)

LUK: 30 (esse status e não sei ao certo, alguns dizem pra por, outros dizem pra deixar no 1 mesmo, reduz a chance de status negativos né?)

 

Sobre as skills eu to muito mais perdido sinceramente, gostaria de tirar algumas dúvidas com player experientes da classe:

>Vale à pena pegar os duetos? Quais a chance de eventualmente eu encontrar uma Cigana\Musa para conseguir usá-las? Nós não temos uma no nosso grupo.

>Vulcão de Flechas, eu pego ou não pego? Eu li que essa skill fica inútil quando você vira Trovador e consegue Tempestade de Flechas

>Eu não consegui entender direito o funcionamento das skills de Trovador. As skills de coral precisam necessariamente de outro(a) Trovador\Musa no grupo? Em alguns lugares fala que sim, em outros fala que não. Na descrição da skill só fala que ela fica mais forte quanto mais Trovadores\Musas tiver no grupo, então eu to perdido. E elas se anulam certo? Ou eu entendi errado? E outra, parece que tem umas skills de Trovador, tipo Sinfonia dos Ventos, que se anulam com algumas skills de Musa. Quer dizer que se os dois estiverem na pt só um vai poder buffar? Isso é muito ruim não?

 

Se alguém puder avaliar a minha build e me indicar as skills de Trovador mais usadas para suporte eu ficaria muito grato. E se não for pedir de mais, algumas dicas de como me portar numa pt pra tirar melhor proveito da classe.

 

Nota: Eu sei que existem guias dessa classe no FORUM, eu li todos. A maioria foi claramente escrito para quem tem alguma experiência no Ragnarok, falam das builds como se eu já devesse saber como elas jogam\o que elas fazem. A discrição da importância ou não de certas skills varia de um guia pro outro, o que me deixou meio perdido. Eu to começando do zero, então peço que me ajudem por favor.

Link para o comentário
Share on other sites

Sobre as habilidades de dueto, principalmente de cigana/odalisca/bardo/menestrel, só vale a pena se você tiver o oposto fixo, caso contrário serão pontos desperdiçados, sendo a única viável Banquete de Njord. A habilidade Vulcão de Flechas é bem 4Fun e chegaram alguns equipamentos que possibilitam um aumento de dano significativo com a mesma. Se sobrar pontos, considere. Se não sobrar, paciência! rsrs. Eu tenho na minha Musa e adoro, mas não possuo no meu Trovador.

Habilidades como Dança com Wargs precisam sim de pelo menos 2 músicos (independente do gênero) na mesma pt. Algumas ganham bônus pela quantidade de músicos no grupo, mas para serem executadas somente 2 já é o suficiente.

As músicas exclusivas de cada classe só podem ser usadas 1 por vez. Se a Musa usou Ritmo Contagiante, é ela que permanece. Se o Trovador usou Sinfonia dos Ventos, é ela que permanece. São 3 músicas da Musa e 3 do Trovador que podem ser utilizadas 1 de cada vez. O melhor é analisar a situação e escolher a que melhor se encaixa no grupo.

Eu só tiraria os pontos de sorte e adicionaria em agilidade. Eu fiz o teste e não deu muito certo nem para dano e nem para resistência. Claro, vai de cada um, mas ...

Para pegar 120 de int você pode usar as peles da Rainha e Harpa de Nepenthes encantada com int.

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

Link para o comentário
Share on other sites

Sobre as habilidades de dueto, principalmente de cigana/odalisca/bardo/menestrel, só vale a pena se você tiver o oposto fixo, caso contrário serão pontos desperdiçados, sendo a única viável Banquete de Njord. A habilidade Vulcão de Flechas é bem 4Fun e chegaram alguns equipamentos que possibilitam um aumento de dano significativo com a mesma. Se sobrar pontos, considere. Se não sobrar, paciência! rsrs. Eu tenho na minha Musa e adoro, mas não possuo no meu Trovador.

Habilidades como Dança com Wargs precisam sim de pelo menos 2 músicos (independente do gênero) na mesma pt. Algumas ganham bônus pela quantidade de músicos no grupo, mas para serem executadas somente 2 já é o suficiente.

As músicas exclusivas de cada classe só podem ser usadas 1 por vez. Se a Musa usou Ritmo Contagiante, é ela que permanece. Se o Trovador usou Sinfonia dos Ventos, é ela que permanece. São 3 músicas da Musa e 3 do Trovador que podem ser utilizadas 1 de cada vez. O melhor é analisar a situação e escolher a que melhor se encaixa no grupo.

Eu só tiraria os pontos de sorte e adicionaria em agilidade. Eu fiz o teste e não deu muito certo nem para dano e nem para resistência. Claro, vai de cada um, mas ...

Para pegar 120 de int você pode usar as peles da Rainha e Harpa de Nepenthes encantada com int.

 

Ok, muito obrigado por responder!

Alterando minha build segundo o que você falou, fica assim:

 

 

FOR: 30

AGI: 104

VIT: 100

INT: 110

DEX: 120

LUK: 0

 

Dúvidas:

> A Agi assim não fica um pouco alta? A build é voltada para suporte né. Mas eu até gosto da ideia de ainda conseguir dar um bom dano.

>Eu preciso alcançar 150 de INT para reduzir 100% o tempo pós-quest. Eu tenho 110+9, com Clementia eu consigo + 16, totalizando 135. faltam 15 pontos pra alcançar 150. Da pra pegar +15 Int com os equips? Eu sei muito pouco de itens de ragnarok, ai não faço ideia.

 

Sobre Habilidades, eu deixei o seguinte:

 

Menestrel

Lições de Música Lv 10

Flecha Melódica Lv 5

Dissonância Lv 3

Assovio Lv 10

Crepúsculo Sangrento Lv 10

Poema de Bragi Lv 10

Maçãs de Iduin Lv 10

Ode a Siegfried Lv 5

Banquete de Njord Lv 5

 

Trovador

Sinfonia dos Ventos Lv 5

Canção de Balder Lv 5

Armonizar Lv 1

Domínio Musical Lv 10

Temporal de Mil Flechas Lv 5

Poema de Nifflheim Lv 1

Melodia de Morfeu Lv 1

Improviso Lv 1

Ode a Hela Lv 5

Canção de Alfheim Lv 5

Dança com Lobos Lv 5

Canção de Frigga Lv 5

Editado por Juggler
Link para o comentário
Share on other sites

Ninguém mais respondeu T-T

Não que a resposta da Rá não tenha me ajudado, ajudou bastante

Passei os últimos dias lendo com mais calma sobre a classe e aprendi muita coisa.

Vou deixar minha build atualizada aqui:

 

FOR: 30

AGI: 95

DEX: 120

INT: 110

VIT: 107

SOR: 1

 

skills: http://irowiki.org/~himeyasha/skill4/min.html?10FXJkrfcKGObnabaN1bxdBqn1bsqF1qnafcH1

 

Perguntas:

Eu consigo dar dano de verdade com Tempestade de Mil Flechas com os equips certos? Tipo, posso contar que vou conseguir mobar ou até causar dano num eventual PVP, GdE, de maneira equiparável a outras classes? (Na verdade eu nem devo ir PVP ou GdE, mas é só pra saber se a habilidade está mesmo forte no jogo)

 

É eficiente upar Ode a Hela para aplicar o debuff em MVPs? Pois, para a modalidade que eu vou jogar, se isso funcionar será lindo.

 

Ainda aceito críticas\sugestões tanto na build como nas skills!

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...