Ir para conteúdo

[Sugestão Conceitual] Evento Level Up!


NickStarMaster

Posts Recomendados

Sugestão de implementação:

EVENTO Level Up!

 

 

 

 

Conceito:

O evento consiste em seu nome, um trocadilho com o nome da distribuidora do Ragnarok no Brasil e o objetivo do evento. O evento teve sua ideia baseada nos "Weekly Turn-In events do iRO".

Objetivo:

Estimular o retorno de antigos jogadores, novos jogadores, criar maior fluxo de de pessoas no servidor, quebrar barreiras que tornam a experiência de evolução desagradável no servidor, mesmo que de forma temporária.

 

 

 

 

Overview:

Um dos grandes problemas atualmente no servidor Brasileiro de Ragnarok Online é sua curva de dificuldade na evolução de personagens, os problemas são extensos, mas são notáveis quando salientamos os mais graves:

1- A curva de dificuldade pós nível 99: Com a chegada dos equipamentos do Eden sair do nível 1 ao 99 se tornou consideravelmente mais fácil e agradável a jogadores novos, no entanto, a ausência de quests do Eden pós nível 99 junto com seus equipamentos e a incerteza de quando o servidor receberá tais quests, torna-se um problema.

2- O baixo número de mapas pós 99: Um dos grandes "cansei dessa merda" é a fase que jogadores devem passar entre o nível 95 ao 105~110, que é o mapa dos Magmarings, é um mapa de experiencia lenta, não-mobável, cansativo, onde a maioria das novas habilidades não são devidamente aproveitadas, e é onde a maioria dos jogadores abandona seus personagens recém transformados em classe 3. Existem alternativas no mesmo alcance de nível, no entanto não há jogadores nesses mapas e são mapas que requerem equipamentos e grupos para serem bem aproveitados.

3- A ausência da quebra no meta: Como citado no ponto Nº2, os mapas populares quase sempre possuem grupos, no entanto mapas fora dessa "bolha" são desertos e muitas vezes poderiam ser melhor aproveitados.

4- MOBBER/KILLER/HEAL: Há atualmente 16 classes funcionais acima do nível 99, no entanto apenas 1 delas ocupa o papel de curandeiro, e apenas 1 de killer(Ranger). Não há como negar, existe a possibilidade de outras classes desempenharem o papel de killer? Sim. São aceitas? Não(Famoso recruto OH). Tendo essas duas classes ocupando duas posições dentre as 16 classes existentes, deixa 14 classes restantes com o papel de Mobbers, e sejamos francos, ninguém gosta disso e a maioria dessas 14 classes não serve pra esse trabalho, tornando-as inexistentes nesse papel e tornando a dificuldade em upar maior, deixando a única forma das classes fora dessa bolha upar sendo solo ou por meio de leeching(Você fica com seu personagem sentado enquanto outro personagem seu fora da Party trabalha). E isso é horrível -> Você não desempenha funções com a classe que ama e se sente inútil, não pode usar suas habilidades novas que você achou legal e deve lidar com o "mesmo de sempre".

5- Medicinas Milagrosas: Não é um problema, mas demonstra o quão agravante é o problema de Up. Estatisticamente as medicinas são usadas em sua grande maioria entre os níveis 90 e 120, não só por sua eficiência ser inviável em outros níveis, mas porque são coincidentemente os mapas "embustes do jogo" e ninguém suporta ficar nesses mapas.

 

 

Funções do evento aos jogadores:

1- Ajudar jogadores a atingirem seu primeiro nível 175: Há uma parcela bem pequena de jogadores no servidor que são 175 justamente pela ausência de mapas para upar em níveis altos e pela dificuldade dos mapas existentes.

2- Fortalecer a presença de jogadores atuais os incentivando a poder jogar com suas classes favoritas.

3- Trazer jogadores antigos ou quitados de volta ao jogo por meio do incentivo de UP.

4- Fortalecer a diversidade de mercado por meio de mais jogadores dentro do jogo.(Quanto mais gente, mais Zeny circula, preços sobem, preços descem)

5- Encher os servidores: é deprimente o atual estado tanto do Thor quanto Valhalla, há poucas pessoas e isso não é saudável a um jogo(Sabemos o que acontece com jogos com pouca gente).

6- Algumas classes só funcionam bem no end-game, isso daria a oportunidade dessas classes chegarem lá e demonstrarem seu brilho.

7- Algumas classes possuem builds inconvencionais, isso as permitiria ter uma barreira a menos a upar.(Vide Pure-Potters)

 

 

Funções do evento a Level Up e Gravity:

1- Traria mais jogadores ao servidor e os permitiria chegar ao end-game, tornando-os potenciais consumidores de ROPS, logo, maior potencial de lucro.

2- Traria mais popularidade ao jogo com um grande número de jogadores, jogos com grandes populações atraem gente(Efeito manada).

3- Manteria a Level Up com um fluxo de lucro maior com uma maior quantidade de jogadores consumidores, assegurando o a permanência do Ragnarok no portfolio da Level Up(Ou seja, vocês continuam ganhando grana e não perdem um dos poucos jogos que vocês tem).

4- Haveriam mais jogadores jogando, que não abandonam o jogo porque estão "satisfeitos".

 

 

Obrigações da Level Up:

1- Divulgar avidamente o evento em mídia, existem sites especializados em jogos que poderiam ser contratados para publicidade por meio de artigos contando o "quão fácil e amigável está sendo jogar no Ragnarok". Como o artigo na Tudo Celular sobre a expansão "A Maldição de Glast Heim".

 

 

Como funcionaria?

O evento consistiria em saltos de up que ocorreriam de 10 em 10 níveis do nível 10 ao 120 e 5 em 5 até o 175.Ex: O jogador cumpriu a meta do evento no nível 30, ele receberia experiência para alcançar o nível 40 instantaneamente.Além disso o evento utilizaria mapas fora da "bolha", ou seja, incentivaria jogadores a explorar e conhecer esses mapas e consequentemente, pensarem em novas idéias de up fora do meta, ideias inclusive que poderiam aproveitar melhor outras classes, como por exemplo, sábios e arquimagos uparem em Ventos da Colina usando Fúria da Terra, uma habilidade pré-requisito mas que ninguém usa por não ter onde.

 

O evento se tornaria cada vez mais difícil conforme a passagem de níveis.(Exemplo de execução do evento)

Nível 40 ~ 50 -> Abata 200 Esqueletos-Piratas no Navio Fantasma.

Nível 90 ~ 99 -> Abata 300 Sacerdotes Malditos em Glast Heim.

Nível 140 ~ 145 -> Abata 800 Andarilhos Amaldiçoados em Glast Heim Modo Pesadelo.

(Níveis finais seriam valores altos, do tipo "Abata 4000 monstros X")

 

O evento daria apenas a experiencia necessária para alcançar as metas de nível, portanto um jogador que upou "bem" não saltaria do 45 ao 65 por ter experiência extra.

Os mapas por serem fora do meta, dariam a oportunidade de jogadores conhecerem e verem como outros jogadores se portam e extraem eficiência destes mapas, exemplo, Joãozinho viu um Ninja mobando e upando com Escudo de Chamas no Navio Fantasma e achou legal, e como ele possui Barreira de Fogo na sua build, conseguiu se divertir e completar mais rápido por conhecer essa mecânica.

Os mapas seriam totalmente fora do escopo de mapas normais(Exceto mapas de nível alto, lá só tem aqueles mesmo).

 

 

Contras do evento:

Como toda situação, haveriam problemas:

1- Aumento da população e os servidores não aguentarem, causando uma "má impressão do jogo" e o tiro saindo pela culatra.

2- Muita gente por incrível que pareça gosta de ser "nível alto" e não ter tanta gente lá, isso causaria opiniões negativas destes jogadores.

3- Upar se tornaria extremamente fácil, fácil demais na duração do evento(Eu iria sugerir 2 semanas de duração, justamente por ter gente que trabalha e precisaria de bastante tempo e não jogaria o dia inteiro para chegar nas metas).

4- Venda de Manuais iria cair bastante, machucando a Loja de ROPS e a economia do servidor, especialmente quem vende tais itens.

5- O evento não necessariamente iria quebrar as panelinhas de "OH, Sacer etc..", podendo até agravar dependendo dos mapas.

6- Jogadores que uparam bem e são novos, não teriam equipamentos em cenários de nível alto, podendo tornar a experiencia deles ruim por não conseguirem matar e serem recusados em grupos. Isso poderia tanto dar certo com gente acolhendo eles e ajudando a upar quando gente ignorando totalmente eles e tornando a experiencia deles ruim.

 

 

 

 

Ufa! Bem, essa é minha sugestão conceitual, aceito totalmente opiniões e adoraria conversar com a comunidade sobre.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Eu apoio ;)

Só não entendi uma coisa: além da xp dos próprios monstros ganharíamos uma xp extra da Level Up igual nas quests?

 

Não.

Se durante o processo da quest de digamos, 40~50 você por razão fosse parar no 51, a quest seria anulada, você não ganharia nada porque o alcance foi excedido.

É por isso que a quest deveria ser muito bem pensada, pra evitar que tais estouros ocorressem, seria justamente para facilitar o UP. Na verdade estouros só ocorreriam caso o jogador socasse enciclopédias e rushasse e só estouraria em níveis baixos.

 

No entanto é um ponto negativo inevitável, o jogador não seria recompensado pela experiência recebida, se você pegou a run do 40~50 e chegou ao 43, você seria enviado ao 50, o mesmo ocorreria se chegasse ao 49, diretamente ao 50, sem mais, nem menos.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Não.

Se durante o processo da quest de digamos, 40~50 você por razão fosse parar no 51, a quest seria anulada, você não ganharia nada porque o alcance foi excedido.

É por isso que a quest deveria ser muito bem pensada, pra evitar que tais estouros ocorressem, seria justamente para facilitar o UP. Na verdade estouros só ocorreriam caso o jogador socasse enciclopédias e rushasse e só estouraria em níveis baixos.

 

No entanto é um ponto negativo inevitável, o jogador não seria recompensado pela experiência recebida, se você pegou a run do 40~50 e chegou ao 43, você seria enviado ao 50, o mesmo ocorreria se chegasse ao 49, diretamente ao 50, sem mais, nem menos.

 

Ih...

 

Então prevejo muitas reclamações, pois vai ter gente dizendo que está injustiçada, pelo outro ter ganhado mais leveis.

 

Como o exemplo que você citou, alguém cumpriu a quest e chegou ao 43 e outro cumpriu também chegando no 49 e ambos vão direito ao 50, logicamente o que chegou ao 49 vai reclamar. E também aquele que chegou no 51 e não ganhou "nada".

 

Acho que seria melhor determinar uma quantidade de XP de acordo com o nível e não esse "salto".

 

************************

 

EDIT: Acabei de ter uma boa ideia!

 

Ao invés desse "salto" o que poderia ser feito é após cumprir-se a quest o jogador ganhar um número determinado de níveis, logo, após ele cumprir a quest ele ganharia apenas a xp necessária para avançar esses níveis.

 

Por exemplo: Vamos supor que o evento seja para você ganhar 5 níveis. Cumpri a quest e matei a quantidade de monstros pedida pela quest. Ao terminar a quest estou no nível 120, logicamente, após cumprir a quest eu vou ganhar somente a xp necessária para chegar ao 125. O mesmo seria se eu após cumprir a quest estivesse no 160, eu ganharia apenas a xp necessária para chegar ao 165.

 

Acho que assim ficaria mais justo para todos :)

 

Aí a Level Up é quem determinaria quantos seriam os níveis: 3, 5, 6, 10...

Editado por Kaeus
Link para o comentário
Share on other sites

Eu já cheguei a discutir isso com uma pessoa relacionada a lug faz um tempo,tendo como base a quest de caça que substituiu a quest de entregar itens no pré renew. A resposta da gravity foi que a Lug só poderia reutilizar o script dessa mesma quest,coisa que seria inviável,já que na época o jogo tinha uma mecânica completamente diferente,e que uma nova quest desse tipo totalmente reformulada não seria disponibilizada para o bRO.

Acho que a maioria dos jogadores gostariam muito de algo do tipo,animaria muito os servers e permitiria um up diferenciado ,fugindo bastante da monotonia de ficar matando bicho.

 

Só discordo da parte "poucos players tem char 175",depois de 3 cheffenias o que mais tem é char com aura dourada andando por aí,não que isso tire a necessidade de mapas de up pra esse lvl,

Link para o comentário
Share on other sites

Ih...

 

Então prevejo muitas reclamações, pois vai ter gente dizendo que está injustiçada, pelo outro ter ganhado mais leveis.

 

Como o exemplo que você citou, alguém cumpriu a quest e chegou ao 43 e outro cumpriu também chegando no 49 e ambos vão direito ao 50, logicamente o que chegou ao 49 vai reclamar. E também aquele que chegou no 51 e não ganhou "nada".

 

Acho que seria melhor determinar uma quantidade de XP de acordo com o nível e não esse "salto".

 

************************

 

EDIT: Acabei de ter uma boa ideia!

 

Ao invés desse "salto" o que poderia ser feito é após cumprir-se a quest o jogador ganhar um número determinado de níveis, logo, após ele cumprir a quest ele ganharia apenas a xp necessária para avançar esses níveis.

 

Por exemplo: Vamos supor que o evento seja para você ganhar 5 níveis. Cumpri a quest e matei a quantidade de monstros pedida pela quest. Ao terminar a quest estou no nível 120, logicamente, após cumprir a quest eu vou ganhar somente a xp necessária para chegar ao 125. O mesmo seria se eu após cumprir a quest estivesse no 160, eu ganharia apenas a xp necessária para chegar ao 165.

 

Acho que assim ficaria mais justo para todos :)

 

Aí a Level Up é quem determinaria quantos seriam os níveis: 3, 5, 6, 10...

 

É exatamente esse o conceito, o problema de ganhar "exp fixa e saltar número fixo de níveis" é que estragaria o core do evento que seria mostrar novos mapas.

EX: Estou 59, ganhei 10 níveis, 69.

O jogador vai dar skip em todo setor de mapas do 60-70, porque é literalmente um nível e não vai conhecer o mapa.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Não sou muito fã da ideia de pular nível, essa sua última resposta matou todo o tópico, pular nível vai fazer o jogador desconhecer outros mapas.

 

Eu acredito que até o nível 105 está tranquilo para os jogadores novos uparem, depois disso fica realmente maçante. Eu gosto da ideia da TI do iRO, mas fiquei sabendo que eles usam um mapa próprio, aí não tem tanta graça também.

 

O mais certo pra mim seria aumentar a EXP das quests do jogo, principalmente as de história, mas eu confesso que realmente seria interessante uma quest que desse medicinas milagrosas, sendo repetível ou não

Link para o comentário
Share on other sites

Acho válida essa ideia de criar quests para ajudar no up. Mini-eventos mensais ou coisas do tipo que ajudem o up principalmente depois do level 125...ali começa a ficar muito tempo pra pouca xp e pro pessoal que trabalha (pelo menos meus contatos) o que acaba acontecendo é "vou esperar proxima chefenia". Nisso fica praticamente 5 meses offline logando pouco esperando o evento...

 

Com relação à exp dadas em quests, hoje em dia essa quantidade é muito desmotivante...a maioria das pessoas nem fazem as quests pq é muito pouca xp pelo tempo dedicado (aí só quem curte mais a lore que acaba se empenhando em fazer). Lógico, tirando as quests que são de acesso a mapas e pré-requisitos.

[sIGPIC][/sIGPIC]

May the force be with you!

Link para o comentário
Share on other sites

Não sou muito fã da ideia de pular nível, essa sua última resposta matou todo o tópico, pular nível vai fazer o jogador desconhecer outros mapas.

 

Como se isso não acontecesse atualmente.

Tem jogador que não sabe o que é uma Banshee só conhece Magmaring e Isilla.

 

A idéia é justamente apresentar outros mapas.

Reinterando que o evento não é permanente, é temporário, e jogadores já fixados no jogo irão atrás de outros conteúdos com mais vontade, inclusive alguns mapas que precisam de quest para matar certos MVP's, vide Vesper e Belzebu, já jogador preso no 100 não vai nem se dar ao trabalho de fazer essas quests e muito menos vai conhecer a história e/ou ter motivação de ir ler o lore.

 

Quanto aos saltos de nível não vejo problema, isso já ocorre no jogo, o evento apenas proporcionaria um salto menor(aka pular de mapa 40 direto pro 65 ignorando toneladas de mapas, ou seja, haveriam saltos menores que os atuais 40 e 65) e apresentaria alguns novos, o jogador para poder upar teria que ir ao mapa, sem skip.

Editado por NickStarMaster

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Reinterando que o evento não é permanente, é temporário

 

Ah, eu achava que era permanente que nem a TI... então nesse caso eu prefiro ficar com os mapas especiais mesmo, e daí só colocar NPC pra dar quest de EXP :/

 

Sim, o povo só upa em mapa modinha, mas tem um sentido pra isso, além de ser onde geral vai, existem mapas que realmente não compensam, o Randell fez um post sobre os problemas de up, mapas grandes, poucos monstros, outros com monstros extremamente fortes que a EXP não compensa, enfim... levei a sugestão dele pra LUG quando fui visitar lá em fevereiro, disseram que iam encaminhar pra gravity.

 

 

Tem um NPC no sakray do kRO que te dá opção de nível, são 3 escolhas > 50 - 70 - 99, ele te upa direto pra um desses 3 níveis, mas só de base, não acho que um evento de jumping seja difícil de fazer

Link para o comentário
Share on other sites

Ah, eu achava que era permanente que nem a TI... então nesse caso eu prefiro ficar com os mapas especiais mesmo, e daí só colocar NPC pra dar quest de EXP :/

 

Sim, o povo só upa em mapa modinha, mas tem um sentido pra isso, além de ser onde geral vai, existem mapas que realmente não compensam, o Randell fez um post sobre os problemas de up, mapas grandes, poucos monstros, outros com monstros extremamente fortes que a EXP não compensa, enfim... levei a sugestão dele pra LUG quando fui visitar lá em fevereiro, disseram que iam encaminhar pra gravity.

 

 

Tem um NPC no sakray do kRO que te dá opção de nível, são 3 escolhas > 50 - 70 - 99, ele te upa direto pra um desses 3 níveis, mas só de base, não acho que um evento de jumping seja difícil de fazer

 

Colocar junto com mapas especiais seria interessante também, removeria o elemento de conhecimento, mas ainda ajudaria.

Minha maior preocupação atualmente é a população do servidor e o retorno que isso gera, tá começando a ficar perigoso manter o servidor e manter a Gravidade satisfeita.

 

@edit

Quanto ao scripting, izipizi

 

 

if (9999hun14 == 2)

dialog "[86-90]"

dialog "Excellent, you have completed the hunt"

wait

dialog "Here is your prize"

giveexp 80000

erasequest 25413

setquest 50002

close

return

 

 

(Sim, actual code do AEGIS)

Editado por NickStarMaster

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Não sou muito fã da ideia de pular nível, essa sua última resposta matou todo o tópico, pular nível vai fazer o jogador desconhecer outros mapas.

Eu acredito que até o nível 105 está tranquilo para os jogadores novos uparem, depois disso fica realmente maçante. Eu gosto da ideia da TI do iRO, mas fiquei sabendo que eles usam um mapa próprio, aí não tem tanta graça também.

O mais certo pra mim seria aumentar a EXP das quests do jogo, principalmente as de história, mas eu confesso que realmente seria interessante uma quest que desse medicinas milagrosas, sendo repetível ou não

 

Eu ouvi quests de enredo com recompensa balanceada? *Vimas [5 manas] foi invocado*

 

(E, sim, TI no iRO acontece em mapas especiais, com monstros que variam periodicamente, e portanto não necessariamente aumenta a vivência de jogo do jogador)

Yp0VC
Link para o comentário
Share on other sites

Eu ouvi quests de enredo com recompensa balanceada? *Vimas [5 manas] foi invocado*

 

(E, sim, TI no iRO acontece em mapas especiais, com monstros que variam periodicamente, e portanto não necessariamente aumenta a vivência de jogo do jogador)

 

Seria maravilhoso quest de enredo, mas a LUG não pode fazer quest de evento baseado na história do jogo D: tem que ser alguma coisa diferente (titia gravity n deixa mexerem na lore deles)

Link para o comentário
Share on other sites

Eu ouvi quests de enredo com recompensa balanceada? *Vimas [5 manas] foi invocado*

 

(E, sim, TI no iRO acontece em mapas especiais, com monstros que variam periodicamente, e portanto não necessariamente aumenta a vivência de jogo do jogador)

 

Quero TI no bRO ia adorar

"Conhecendo tanto a derrota quanto a vitória, andando por ai e derramando lágrimas, é assim que você se torna um verdadeiro homen". Shanks - One Piece     584515851_AGiftShanks(1).gif.f562faf07e26edec9bdec25900483b3f.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Seria maravilhoso quest de enredo, mas a LUG não pode fazer quest de evento baseado na história do jogo D: tem que ser alguma coisa diferente (titia gravity n deixa mexerem na lore deles)

Ué, mas e os eventos de Roleplay que já existiram há anos atrás?

Link para o comentário
Share on other sites

A ruína e o dammerung não estavam relacionados com a lore do jogo .-. A LUG não pode fazer uma quest tipo, falando quem matou o rei tristam

Bem, isso aí sim. Mas de qualquer forma esses eventos mexiam de alguma forma com a história sim, já que, na cronologia do Rag, não aconteceram tais acontecimentos.

 

Se fosse possível pelo menos mais eventos o quests desse tipo já seria muito bom.

Link para o comentário
Share on other sites

Cara, baita ideia, nem que desse 1 ou 2 níveis por quest.

Creio que matar 100,200,300 ou mais monstros não faria o char upar niveis acima do necessário pra quest, contando que pra upar meu mercenário do 98 pro 99 em magmaring em dupla davam mais ou menos 0,15% de exp, planejando bem essas quests era só botar monstros alvo do mesmo nível do jogador com cinco níveis pra menos ou 10 pra mais... jogando em grupos full daria mais exp, mas se contar que em grupo conta os monstros mortos que estiverem na mesma tela a quest seria feita tão rápido que nem teria tempo de upar muitos níveis.

Acho chato demais upar nesse mapas modinha cheios de gente e ks depois do nível 80, ou sofrer upando em mapas alternativos sozinho e nem vou fazer Sacerdote ou Linker pra me buffar ou vender leech, e infelizmente a maioria do players que jogam com essas duas classes tem mais de uma conta e usam pra buffar seus outros personagens, quase nunca as PTs tem linker ... entre diversos outros problemas que várias classes enfrentam pra upar que podiamos ficar horas aqui discutindo.

Link para o comentário
Share on other sites

×
×
  • Criar Novo...