Ir para conteúdo

[GUIA DEFINITIVO] Revendas ~ By:FiftySecond


Fifty Second

Posts Recomendados

  1. O que é Revenda?
  2. Conceitos básicos.
  3. Entendendo a Revenda.
  4. O que não fazer.
  5. Começando.
  6. Principais dúvidas.

 

O que é a Revenda?

Revenda é o ato de comprar um determinado produto e revender-lo à um preço maior. No Ragnarok, o comércio de itens é enorme, assim como a quantidade de zeny que o circula, e atualmente uma boa parte dos jogadores realiza a revenda para lucrar nos servidores.

A realidade é que todos nós já fazíamos revendas inconscientemente, pois comprávamos um item e quando não precisávamos mais dele, o vendíamos a um preço maior. É natural pensarmos em lucro a todo momento, afinal, na maioria dos casos, quem tem mais zeny acaba tendo melhores itens, e quem não quer ter as melhores peças do Ragnarok, não é mesmo?

Bom, a algum tempo essa "venda inconsciente" de itens deixou de ser um simples comércio entre jogadores e passou a ser um negócio sério, envolvendo um grande número de lojas só com o objetivo de lucrar à partir da revenda, e hoje vou ensinar vocês como adentrar nesse mercado lucrativo.

 

Conceitos Básicos

 

Basicamente, para ser um revendedor, você precisa entender como funciona o mercado. No Ragnarok, a venda de itens é fundamentada à partir dos seguintes conceitos.

 

" Quanto maior a
Utilidade
, maior a
Demanda
"

" Quanto maior a
Oferta
, menor o preço "

" Quanto maior a
Demanda
, maior o preço "

 

Essas 3 palavras regem o comércio, vamos entender o que cada uma significa.

Utilidade
: A função/objetivo do item para o comprador.

 


    [*=1]Equipamento: Proporciona melhorias definitivas ao personagem (Atributos, habilidades, tolerâncias..)
    [*=1]Consumível: Proporciona melhorias temporárias ao personagem (Atributos, cura, teleporte...)
    [*=1]Carta: Pode ser encaixada em um Equipamento para melhorar o personagem
    [*=1]Visual: Muda a estética do personagem. Nenhum ganho além desse.
    [*=1]Etc.: Munições, itens de quest.

Demanda
: É a quantidade de um determinado item
que os consumidores procuram e estão dispostos a comprar
.

Oferta
: É a quantidade de um item
disponível para compra.

Entendemos então que quanto maior a quantidade de um item (Oferta), menor será sua demanda, já que ele existe em grande quantidade, fazendo com que o seu preço diminua consideravelmente.

No outro caso, onde a procura pelo item (Demanda) é maior que a quantidade disponível, o preço do item tende a subir e continuar subindo. E é aqui nesse ponto onde lucramos.

Entendendo a Revenda

Antes de começar sua revenda, tenha em mente:

Paciência é a chave
.

-
"Oh não, ninguém quer comprar meu item, me ferrei."

É normal ter esse pensamento no início, mas fique tranquilo,
sempre existirá um comprador
para cada item do seu negócio. O ponto é saber onde investir e principalmente quando investir.

Atualmente, dentre os itens e suas Utilidades, os Equipamentos são os que mais circulam na revenda, porquê existem em grande quantidade e sempre estão sendo substituídos.

A principal decisão de um revendedor é na hora de decidir quanto gastar e por quanto vender um item. ERRADO !

Saber QUANDO vender um item é a melhor qualidade de um bom revendedor.

Equipamentos estão sempre sendo ultrapassados, lançamentos de novos itens tem a capacidade de mudar o comércio da noite pro dia.

 

Vamos ao exemplo prático disso:

Antes estes 2 acessórios

aneldosenhordaschamas.gif
Anel do Senhor das Chamas

aneldaressonancia.gif
Anel da Ressonância

Tinham um preço variável de : 20.000,000z até 50.000,000z

Com a vinda dos novos acessórios que os substituíram:

aneldosenhordaschamas.gif
Anel do Vulcão

aneldaressonancia.gif
Anel da Vibração

Fizeram com que o preço dos anéis do poderoso Ifrit diminuíssem

de preço drásticamentepara 5.000,000z até 20.000,000z.

E isso está sempre acontecendo no Ragnarok, itens são lançados, preços sobem e descem e quem não entende nada sobre o mercado acaba no prejuízo.

Por isso sempre devemos estar atentos aos lançamentos e ligados nos preços.

 

Agora ao exemplo número 2.

O item
19138
"Diadema de Serafim" chegou na loja de ROPs custando 14.000

Usando a conversão de zeny onde 1.000 = 8.000.000zSeu valor em zeny era de 112.000.000z.

Sua
Utilidade
é altíssima, pois o benefício além de ser grande, pode ser usado em diversas builds de jogo, logo concluímos que sua
Demanda
com certeza será alta futuramente, não?

Pois bem.

Quando o item ainda estava em loja, vendedores de ROPs o vendiam ao preço justo de 112.000.000z.

Os revendedores, espertos, guardaram o item, compravam dos vendedores convencionais e esperavam sua valorização, afinal, um item tão bom quanto o
19138
Diadema de Serafim com certeza iria trazer lucro.

 

E essa é a diferença entre o bom negociador e o comerciante convencional.

Na visão do vendedor de ROPs, ganhar 112KK com um único item já era uma boa maneira de ganhar zeny, e ficou
satisfeito com a venda
.

Já o revendedor,
paciente
,
esperou a
valorização do item
e hoje o valor do Diadema de Serafim é de 650KK, ou seja, ele teve um lucro de 600%.

MAS CUIDADO !

Nem sempre um item irá valorizar, e é ai onde o revendedor deve agir com
cautela
.

Não é simplesmente sair comprando todos os itens da loja de ROPs e esperar o lucro certo. Não!

Deve-se analisar as situações nas quais o servidor se encontra, a quantidade desses itens que entraram no mercado e os riscos de prejuízo.

Não invista tudo em um grande chute
, e esteja preparado para um
prejuízo
.

---------------------------------------------------------------------------------------

 

O que não fazer.

 

1. Compra por
impulsão

 

Antes de comprar um item
, esteja 100% ciente de que
suas chances de lucro são uma certeza
, por isso analise bem o preço que você está pagando e o preço ofertado por outros. Nem sempre o menor preço é REALMENTE o menor preço.

Se você pretende começar revendendo um item simples como um
5466
Boné de Carteiro, pesquisa antes o valor dele no mercado e se vale a pena comprar. Nunca pense que um item é barato simplesmente por intuição ou pelo nome das lojas como: @QUIT ou PROMOÇÃO.

A melhor maneira de verificar o preço de um item é com o
12580
C
atálogo de Vendas de Prata que é facilmente obtido por 20z no grupo do Éden.

Pesquise como está o preço do item, e compre sabiamente.

Na hora de revender o item, vise sempre o lucro de no mínimo 5%. Com esse pensamento suas vendas vão começar a fluir

--------------------------------------------------------------------------------------

 

2.
Não exagere
no valor do item.

Se na sua loja existem alguns itens como por exemplo :
5466.png
Boné de Carteiro
5388.png
Chapéu de Jiboia

E um deles está muito acima do preço do mercado, logo o comprador irá imaginar que TODOS os outros

itens da sua loja estão acima do preço e não vai mais te frequentar.

Um
erro
feio que
muitos revendedores cometem
é o
desespero de lucrar
, colocando itens a preços absurdos com o intuito de lucrar 100% em uma única venda.

Fazendo com que os seus consumidores nunca voltem a procurar um item na sua loja.

Tenha paciência e busque lucros pequenos, que de pouco em pouco você garante mais consumidores e consegue vender mais fácil.

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

3. Nunca venda pelo menor preço só para
vender rápido
.

Outra coisa que muitos revendedores fazem quando vão vender seu item é pesquisar o item no catálogo
12580
e colocar em sua loja
pelo menor preço
, fazendo com que os consumidores
venham rápido e o lucro também
.

Bom, ai é que está.Não é porque um item "x" está custando 1.000z no
12580
que o seu preço de venda seja este.

Fique alguns dias vendo o preço desse mesmo item "x" pelo
12580
e você verá que nem sempre ele custa 1.000z.

Quando você tiver a certeza do preço do item, coloque em loja por um valor entre o mais caro e o mais barato.

Por quê? Simples.

O item com o valor menor será o centro das atenções inicialmente, e quando a oferta cair (disponibilidade baixa) seu item estará lá, e o preço será justo para o comprador e para você.

Novamente,
não venda com a pressa de lucrar
, senão você ficará
dias ganhando pouco
e o preço do item no mercado
caíra!

Se todos pensassem em
sempre colocar o menor preço no item
, um dia este valor será ridiculamente baixo, o inviabilizando para revenda.

 

E o maior exemplo que consigo pensar dessa situação é o item
19252.png
Orelhas de Kardui.

Todos ficaram
desesperados por lucro
e um item com uma grande capacidade de valorização acabou se tornando um dos maiores casos de desvalorização de ROPs do jogo.

Isso porque a situação na qual o item veio ao jogo era diferente da do
19138.png
Diadema de Serafim, um USE e GANHE onde muitos jogadores investiram dinheiro em ROPs e compraram as
19252.png
Orelhas de Kardui achando que iria valorizar tanto quanto o Diadema.

A verdade é que sim, o item apesar de vir de um USE e GANHE possuía muito potencial de valorização, tanto que muitos compraram dezenas de unidades dele para lucrar no futuro.

Porém o que vemos nos dias de hoje é o preço das Orelhas de Kardui a 40KK e um prejuízo de mais de 100% de seu preço original.

Se ao menos os vendedores não tivessem esse pensamento de "
Vamos vender rápido para lucrar
", o item estaria guardado até hoje esperando o lançamento das Botas Temporais de DEX que o deixa ainda mais chamativo.

Mas não se engane,
o item ainda pode valorizar
, e como sua oferta hoje é alta, vale a pena comprar um para revender no futuro. (ou não)
:D

Começando sua Revenda

Primeiramente, tenha uma certa quantidade de zeny para investir em um item.

Mas nunca gaste todo o seu capital nesse item, guarde um pouco para emergências.

 

Comece decidindo o tipo de item que você irá revender.

Você pode começar com diversos itens como:

 

Cartas
:

carta.gif
Mosca Caçadora
carta.gif
Zipper
carta.gif
Esqueleto Arqueiro
carta.gif
Hodremlin
carta.gif
Verit
carta.gif
Peco-Peco
carta.gif
Hidra
carta.gif
Raydric
carta.gif
Fen
carta.gif
Fumacento

Por quê essas cartas?

Bom, elas se encaixam em diversas builds, e são acessíveis para muitos jogadores. Sempre estão circulando no mercado.

Equipamentos
:

5466.png
Boné de Carteiro
5388.png
Chapéu de Jiboia
2961.png
Tapete Voador
5361.png
Máscara de Fugitivo
5325.png
Olhos Biônicos
2936.png
Anel Revigorante
2423.png
Sapatos Divergentes
18912.png
Pombo Revelador
18599.png
Máscara Esquisita
18844.png
Balão de Pouring Natalino
19148.png
Balão de Poring Noel
18858.png
Balão de Angeling Natalino

22001
Botas Temporais

15041.png
Couraça de Boitatá

Novamente, busque itens que podem ser utilizados por
diversas classes,
assim as chances de venda são maiores.

A lista é extensa, mas estes são os principais equipamentos que circulam na revenda do Rag atualmente a preço acessível inicialmente.

 

 

ETC/Consumíveis

 

6545.png
Galho Seco

522.png
Mastela

6423.png
Ira do Deus do Mar

7136.png
Frasco de Ácido

7135.png
Frasco de Fogo Grego

5026.png
Comidas +10 +20

12698.png
Álbuns de Carta

12576.png
Munições

11567.png
Poções em Geral

12213.png
e
6320.png
Itens de Reset

Rea%C3%A7%C3%A3o_Alqu%C3%ADmica.png
Itens de Reação Alquímica

 

Enfim, existem
infinidades de itens que podem ser revendidos
, e sempre vai haver consumidores os procurando.

O que os difere é a quantidade de zeny que você está
disposto a investir
, e a demanda deles.

 

Principais Dúvidas

Antes de responder algumas dúvidas, gostaria de falar da
minha experiência com a revenda
.

Comecei fazendo o
básico
, recolhendo itens durante o up e vendendo em npc/revendendo consumíveis e itens essenciais para o up, até juntar uma quantidade boa de zeny pra começar a revender itens.

Entrei já nos equipamentos de cabeça, comprei alguns equipamentos como
5466.png
e
5388.png
e sempre conseguia um
lucro satisfatório de 5~10%
.

Com o tempo, expandi meu negócio e consegui
encher 2 lojas só com Equipamentos de revenda
.

 

Em 1 mês consegui sair de 100kk (
5466.png
/
5388.png
)para 500kk, somente com a revenda!Atualmente possuo
2 fontes de renda
, uma a minha loja focada somente em
visuais
(52nd) e a outra focada em itens mais caros como
cartas MvP
, equipamentos com
refinos altos
, e outros que possuem uma
demanda muito alta
.

Trabalho com revendas a 1 ano mais ou menos, e já tenho + de 500 itens em estoque, 200+ visuais, e sempre que a oportunidade aparece, eu os vendo.

Não deixo minhas lojas principais
expostas em Prontera
, vendo somente quando sinto que as coisas estão
quentes e o lucro é certeiro.

 

Em questão de Zeny, já cheguei a ter alguns B's e oscilo de vez em quando, mas nunca um prejuízo muito grande.

Hoje em dia dou bem menos atenção ao Rag, só mantenho a minha loja de visuais sempre ativa.

 

E é isso.

 

Vamos as dúvidas.

 

 

 


    [*=1]Como eu posso ter certeza do preço de um item?
    [*=1]Utilização de BOTs.
    [*=1]Lugares para revender.
    [*=1]ROPs ou KK's?
    [*=1]Por quanto tempo eu seguro um item para vender-lo?
    [*=1]Vale a pena investir em itens de altíssimo preço e pouca demanda?
    [*=1]Até que ponto o preço de venda deixa de ser lucro? Como saber se algo vai valorizar?

- Estude o preço do item, veja e reveja seus menores e maiores preços, e quando tiver certeza de que esses valores vão continuar equilibrados, você tem a certeza do valor do item.

-
Não, nunca utilizei bot, e também não recomendo a utilização, já que os "botters" só prejudicam o nosso comércio.

 

- O principal lugar para revender sem dúvidas é a cidade de Prontera. Lá é o centro do comércio de todo o jogo. Porém alguns lugares-chave também existem como por exemplo Payon quando quiser comprar/vender itens de ROPs e mapas de up se quiser vender consumíveis.

 

- Eu compro ROPs ou KKs? Olha, eu nunca comprei KKs e raramente compro ROPs, como eu comecei do zero sem ROPs nem nada e já consegui um lucro razoável, dificilmente preciso gastar dinheiro (R$) no jogo, mas eu não apoio a compra de KKs, porque existe perigo de roubo e o zeny pode ter origem ilegal, então não, não recomendo.

 

- Segurar um item pode ser vantajoso se você já conhece o mercado, mas a LU! sempre pode te surpreender e lançar um Diadema de Serafim na loja e estragar seus planos. Eu geralmente pesquiso muito sobre os itens que eu compro, e sei o limite de preço que eu posso chegar, não sou um cara ganancioso e sei até onde posso chegar, você aprende com o tempo..

 

- Sim, vale a pena. Apesar de alguns itens terem um preço absurdo e uma baixa demanda, em alguns casos ainda é possível lucrar se o vendermos na hora certa. É bem arriscado, mas funciona.

 

- Em muitos casos, fica óbvio que um item vai valorizar, em outros, acontece o que aconteceu com as Orelhas de Kardui. Não posso dizer com certeza que um item vai ficar mais caro daqui x dias, mas geralmente é o que acontece com os itens da Loja de ROPs.

A venda de um item deixa de te trazer lucros à partir do momento que você se descuida e tem a famosa "pressa por lucro" e acaba vendendo todo o seu investimento por preço de banana. É só aguentar firme que o zeny vem, acredite.
:D

DICAS e CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 


    [*=1]Sempre anote em algum lugar o quanto você gastou no dia, por quanto você vendeu um item e o preço médio daquele item no dia em que você vendeu. Pode parecer besteira, mas muitas vezes isso me ajudou na hora de fechar negociações/trocas e é sempre bom ser organizado, não ?

 


    [*=1]Posicione sua lojinha em lugares movimentados, com boa visibilidade.

 


    [*=1]Procure grupos de facebook e divulgue seus itens para amigos, sempre pode haver alguém que está procurando seu item.

 


    [*=1]Não crie concorrência, inimizades. Busque aprender com outros vendedores, peça dicas!

 


    [*=1]Se você fez burrada e comprou um item muito acima do preço de venda, não o revenda por menos do que você gastou ou segure-o para o futuro.

 


    [*=1]Tenha sempre um zeny extra para momentos delicados e não invista tudo em uma só coisa.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Termino por aqui pessoal, muito obrigado pela atenção de todos.

Ainda vou adicionar algumas coisas, então se sintam livres para dar sua opinião sobre

qualquer ponto do tópico, ficarei feliz em discutir opiniões adversas.

 

Um grande abraço!

Fifty Second

 

 

 

Editado por Fifty Second
Link para o comentário
Share on other sites

Excelente guia. Realmente é preciso muita paciência pra vender e revender. Se todos pensassem assim e não quisessem fazer negócios no impulso, os preços do servidor seriam muito mais bem ajustados.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Real Deal - Trovador / Dr. Gregory House - Arcebispo ME / Real Mindblower - Feiticeiro

bRO since 2004

Link para o comentário
Share on other sites

Essa técnica padrão não é muito atrativa pra mim, comprar itens padrões com muita quantidade no mercado. Eu prefiro mil vezes, pegar um item que ninguem esteja vendendo( não vou dar exemplos né, pois n tem ninguem vendendo, vai procurar vc mesmo um item que ninguem ta vendendo pra vender, espertinho), pois basicamente vc pode botar o preço justo la, mas todo dia tem gente comprando e vendendo esses itens, fazendo com que numa maré de azar nunca chegue a sua vez de vender o item. Bom mesmo é procurar itens realmente necessarios para tal situação, exemplo, o cara pra ir em tal mapa precisa de tal item, mas n tem ninguem vendendo, é esse item que eu vou procurar e adquirir, as vezes se tem 1 ou 2 vendendo eu até compro, boto pra vender 10% mais caro, e deixo la, uma hora alguma pessoa vai precisar do item e vai comprar de ti, pq vc é quem ta vendendo.Não recomendo investir esforços em itens como tapete voador, rideword, mascaras e baloes, que no sul de prontera tem 10 pessoas 24 horas por dia vendendo. Vc vai tentar vender e ninguem vai querer comprar pelo preço justo, o comprador vai ir nos 10 cara vendendo o balão de aspd, e vai falar, po mano ta caro né 130kk, o cara ali ta oferecendo 100kk, ai ele vai pro outro cara. O cara ali de cima ta vendendo por 100kk, não aceito os seus 110kk pelo item. Ai quando chega a sua vez o cara que tem interesse no item vai te falar, pago 90kk, se n quiser eu compro do cara ali de cima, e o cara vai ficar fazendo isso com os 10 vendedores todo dia, os cara não vao vender, pq todo mundo vai ir la bisbilhotar, negociar preço, mas na verdade é um ou outro que é vendido, até que aquele cara que ta ali uma semana com o chat V> Balão aspd 130kk, vai receber uma oferta de 110kk, vai vender e ainda achar que ta no lucro. Se vc é iniciante. Não compre itens acima de 100kk, os cara vao tentar te sugar até o ultimo zeny, ele pode ir ali e gastar 30kk de bobeira com galho seco, mas ele n vai te dar 1kk de lucro, é a parte do jogo, ser o negociador, ainda mais itens que tem o preço padrão, vc vai comprar por 100kk de um player, e é capaz desse mesmo cara voltar 2 semanas depois querendo comprar o item de ti por 75kk(não to zoando gente, realmente acontece HUEEHUEHUEHEUHEH). Essa é a minha experiencia com vendas, a melhor coisa mesmo é vc ir droppar os itens pra botar na sua lojinha, de loooonge a melhor opção, um item com 1% de chance de vc matar 1000 vc vai pegar aproximadamente 10 itens, deixa na sua lojinha, vai procurar outro item pra dropar, tem 0.5 de chance, mata 1000 monstros vai cair aproximadamente 5 itens, divide a lojinha 6 itens de cada, no terceiro dia, vai dropar outro item, até vc ter uma loja com um ou 2 itens de cada, que é a média de itens que vc vende por dia. Nisso se vc for trabalhador mesmo, vc faz uns 500kk por mes, dependendo da força do seu char né =)

Link para o comentário
Share on other sites

Excelente guia. Realmente é preciso muita paciência pra vender e revender. Se todos pensassem assim e não quisessem fazer negócios no impulso, os preços do servidor seriam muito mais bem ajustados.

 

Na verdade eu acho q é justamente essa pratica (a revenda) que tornou os valores tao desajustados e surreias de alguns equips.. :\

Link para o comentário
Share on other sites

Essa técnica padrão não é muito atrativa pra mim, comprar itens padrões com muita quantidade no mercado. Eu prefiro mil vezes, pegar um item que ninguem esteja vendendo( não vou dar exemplos né, pois n tem ninguem vendendo, vai procurar vc mesmo um item que ninguem ta vendendo pra vender, espertinho), pois basicamente vc pode botar o preço justo la, mas todo dia tem gente comprando e vendendo esses itens, fazendo com que numa maré de azar nunca chegue a sua vez de vender o item. Bom mesmo é procurar itens realmente necessarios para tal situação, exemplo, o cara pra ir em tal mapa precisa de tal item, mas n tem ninguem vendendo, é esse item que eu vou procurar e adquirir, as vezes se tem 1 ou 2 vendendo eu até compro, boto pra vender 10% mais caro, e deixo la, uma hora alguma pessoa vai precisar do item e vai comprar de ti, pq vc é quem ta vendendo.Não recomendo investir esforços em itens como tapete voador, rideword, mascaras e baloes, que no sul de prontera tem 10 pessoas 24 horas por dia vendendo. Vc vai tentar vender e ninguem vai querer comprar pelo preço justo, o comprador vai ir nos 10 cara vendendo o balão de aspd, e vai falar, po mano ta caro né 130kk, o cara ali ta oferecendo 100kk, ai ele vai pro outro cara. O cara ali de cima ta vendendo por 100kk, não aceito os seus 110kk pelo item. Ai quando chega a sua vez o cara que tem interesse no item vai te falar, pago 90kk, se n quiser eu compro do cara ali de cima, e o cara vai ficar fazendo isso com os 10 vendedores todo dia, os cara não vao vender, pq todo mundo vai ir la bisbilhotar, negociar preço, mas na verdade é um ou outro que é vendido, até que aquele cara que ta ali uma semana com o chat V> Balão aspd 130kk, vai receber uma oferta de 110kk, vai vender e ainda achar que ta no lucro. Se vc é iniciante. Não compre itens acima de 100kk, os cara vao tentar te sugar até o ultimo zeny, ele pode ir ali e gastar 30kk de bobeira com galho seco, mas ele n vai te dar 1kk de lucro, é a parte do jogo, ser o negociador, ainda mais itens que tem o preço padrão, vc vai comprar por 100kk de um player, e é capaz desse mesmo cara voltar 2 semanas depois querendo comprar o item de ti por 75kk(não to zoando gente, realmente acontece HUEEHUEHUEHEUHEH). Essa é a minha experiencia com vendas, a melhor coisa mesmo é vc ir droppar os itens pra botar na sua lojinha, de loooonge a melhor opção, um item com 1% de chance de vc matar 1000 vc vai pegar aproximadamente 10 itens, deixa na sua lojinha, vai procurar outro item pra dropar, tem 0.5 de chance, mata 1000 monstros vai cair aproximadamente 5 itens, divide a lojinha 6 itens de cada, no terceiro dia, vai dropar outro item, até vc ter uma loja com um ou 2 itens de cada, que é a média de itens que vc vende por dia. Nisso se vc for trabalhador mesmo, vc faz uns 500kk por mes, dependendo da força do seu char né =)

 

Bom, entendo o seu lado, mas vamos esclarecer algumas coisas antes.

Eu explico no tópico que a melhor maneira de COMEÇAR na revenda é com itens padrões, por quê? Esses itens circulam no mercado com muita facilidade porque pessoas estão sempre se desfazendo deles (um preço mais barato), como carteiro, jiboia, etc.

Itens com pouca oferta são mais difíceis de serem encontrados, logo são infinitamente mais caros. Quem está começando não tem zeny para investir em itens muito caros.

Nunca disse que você deve continuar investindo em itens padrões, e sim avançar para itens mais caros conforme o seu capital for crescendo.

 

Segundo ponto.

Compradores são tão espertos quanto os vendedores, e muitos vendedores, pela pressa de vender seus itens, acabam diminuindo o preço sem nem ter certeza do valor que estão ofertando..

Por isso o mercado do Ragnarok oscila tanto. Se o preço fixo do Balão ASPD é 130 mas algum vendedor desesperado por zeny abaixa para 110, você não é obrigado a abaixar também, e é isso que muitos não entendem. Se alguém abaixa o preço para vender mais rápido, logo o item dele saíra de mercado e será revendido por um preço mais caro ( Entenda isso!!! )

 

Outro ponto.

Não é todo mundo que consegue sair dropando itens f%das, ou por não terem tempo, ou por não terem força para matar os monstros que os dropam.

Nos dias de hoje é muito fácil investir R$ no jogo e comprar itens razoáveis, mas a realidade é que se você começa do zero, é MUITO DIFÍCIL conseguir zeny. E a revenda é uma alternativa que eu busquei para conseguir.

Provavelmente o personagem que você usa para dropar esses itens já possuí itens razoáveis/bons e se torna algo fácil.

O tópico é para aqueles que não investem R$ no jogo e querem itens bons do mesmo jeito!

 

 

Na verdade eu acho q é justamente essa pratica (a revenda) que tornou os valores tao desajustados e surreias de alguns equips.. :\

O problema do comércio do jogo é que grande parte dos consumidores não tem a mínima noção do preço que estão pagando, e se compram um item por um preço acima do seu valor variável, obviamente quando forem se desfazer do mesmo irão vender por um preço ainda mais caro.

Por isso os revendedores tem que tomar cuidado ao subirem o preço do seu item para valores ridículos, fazendo isso os valores se tornam equivocados e o desajuste ocorre.

 

A realidade é que, sim, o vendedor dita o preço e o comprador escolhe se vai pagar ou não por aquilo, e itens com pouca demanda dificilmente aparecem no mercado, logo o vendedor esperto coloca seu valor em um preço absurdo, por isso o valor vai crescendo. É normal. Todo comércio influencia nisso, não só a revenda.

 

Digamos que você possui a única carta "X" do servidor, logo você dita o preço dela. 1B vamos supor.

Algumas semanas depois, 10 pessoas já possuem a carta, e querem vender também, mas não tem noção do preço. Uns vendem por 2B, outros por 5B, outros por 500kk.

Alguns meses se passam e 1.000 cartas já estão no mercado, e um preço fixo é criado.

À partir do momento em que um preço fixo é estabelecido, quem possuí as cartas tem o "poder" de criar uma variável nesse valor, e sempre buscam o lucro.

 

Se um comprador, louco pela carta está disposto a pagar 10B por ela, ótimo. Mas ninguém é OBRIGADO a seguir o preço absurdo que é estabelecido.

 

Se os compradores parassem de comprar sem antes pesquisar preços, os valores dos itens estariam muito mais equilibrados.

Se o vendedor que colocou no mercado a carta por 10B observar que ninguém está comprando seu item, obviamente vai abaixar o preço.

 

 

 

 

Editado por Fifty Second
Link para o comentário
Share on other sites

Índice

  1. O que é Revenda?
  2. Conceitos básicos.
  3. Entendendo a Revenda.
  4. O que não fazer.
  5. Começando.
  6. Principais dúvidas.

 

 

O que é a Revenda?

Revenda é o ato de comprar um determinado produto e revender-lo à um preço maior. No Ragnarok, o comércio de itens é enorme, assim como a quantidade de zeny que o circula, e atualmente uma boa parte dos jogadores realiza a revenda para lucrar nos servidores.

A realidade é que todos nós já fazíamos revendas inconscientemente, pois comprávamos um item e quando não precisávamos mais dele, o vendíamos a um preço maior. É natural pensarmos em lucro a todo momento, afinal, na maioria dos casos, quem tem mais zeny acaba tendo melhores itens, e quem não quer ter as melhores peças do Ragnarok, não é mesmo?

Bom, a algum tempo essa "venda inconsciente" de itens deixou de ser um simples comércio entre jogadores e passou a ser um negócio sério, envolvendo um grande número de lojas só com o objetivo de lucrar à partir da revenda, e hoje vou ensinar vocês como adentrar nesse mercado lucrativo.

---------------------------------------------------------------------------------------

 

Conceitos Básicos

 

Basicamente, para ser um revendedor, você precisa entender como funciona o mercado. No Ragnarok, a venda de itens é fundamentada à partir dos seguintes conceitos.

 

" Quanto maior a
Utilidade
, maior a
Demanda
"

" Quanto maior a
Oferta
, menor o preço "

" Quanto maior a
Demanda
, maior o preço "

 

Essas 3 palavras regem o comércio, vamos entender o que cada uma significa.

Utilidade
: A função/objetivo do item para o comprador.

 


    [*=1]Equipamento: Proporciona melhorias definitivas ao personagem (Atributos, habilidades, tolerâncias..)
    [*=1]Consumível: Proporciona melhorias temporárias ao personagem (Atributos, cura, teleporte...)
    [*=1]Carta: Pode ser encaixada em um Equipamento para melhorar o personagem
    [*=1]Visual: Muda a estética do personagem. Nenhum ganho além desse.
    [*=1]Etc.: Munições, itens de quest.

Demanda
: É a quantidade de um determinado item
que os consumidores procuram e estão dispostos a comprar
.

Oferta
: É a quantidade de um item
disponível para compra.

Entendemos então que quanto maior a quantidade de um item (Oferta), menor será sua demanda, já que ele existe em grande quantidade, fazendo com que o seu preço diminua consideravelmente.

No outro caso, onde a procura pelo item (Demanda) é maior que a quantidade disponível, o preço do item tende a subir e continuar subindo. E é aqui nesse ponto onde lucramos.

---------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Entendendo a Revenda

Antes de começar sua revenda, tenha em mente:

Paciência
é a chave
.

-
"Oh não, ninguém quer comprar meu item, me ferrei."

É normal ter esse pensamento no início, mas fique tranquilo,
sempre existirá um comprador
para cada item do seu negócio. O ponto é saber
onde investir
e principalmente
quando investir
.

Atualmente, dentre os itens e suas
Utilidades
, os
Equipamentos
são os que mais circulam na revenda, porquê existem em grande quantidade e sempre estão sendo substituídos.

A principal decisão de um revendedor é na hora de decidir quanto gastar e por quanto vender um item. ERRADO !

Saber
QUANDO
vender um item é a melhor qualidade de um bom revendedor.

Equipamentos
estão sempre sendo ultrapassados, lançamentos de novos itens tem a capacidade de mudar o comércio da noite pro dia.

 

Vamos ao exemplo prático disso:

Antes estes 2 acessórios

aneldosenhordaschamas.gif
Anel do Senhor das Chamas

aneldaressonancia.gif
Anel da Ressonância

Tinham um preço variável de : 20.000,000z até 50.000,000z

Com a vinda dos novos acessórios que os substituíram:

aneldosenhordaschamas.gif
Anel do Vulcão

aneldaressonancia.gif
Anel da Vibração

Fizeram com que o preço dos anéis do poderoso Ifrit diminuíssem

de preço drásticamentepara 5.000,000z até 20.000,000z.

E isso está sempre acontecendo no Ragnarok, itens são lançados, preços sobem e descem e quem não entende nada sobre o mercado acaba no prejuízo.

Por isso sempre devemos estar atentos aos lançamentos e ligados nos preços.

 

Agora ao exemplo número 2.

O item
19138
"Diadema de Serafim" chegou na loja de ROPs custando 14.000

Usando a conversão de zeny onde 1.000 = 8.000.000zSeu valor em zeny era de 112.000.000z.

Sua
Utilidade
é altíssima, pois o benefício além de ser grande, pode ser usado em diversas builds de jogo, logo concluímos que sua
Demanda
com certeza será alta futuramente, não?

Pois bem.

Quando o item ainda estava em loja, vendedores de ROPs o vendiam ao preço justo de 112.000.000z.

Os revendedores, espertos, guardaram o item, compravam dos vendedores convencionais e esperavam sua valorização, afinal, um item tão bom quanto o
19138
Diadema de Serafim com certeza iria trazer lucro.

 

E essa é a diferença entre o bom negociador e o comerciante convencional.

Na visão do vendedor de ROPs, ganhar 112KK com um único item já era uma boa maneira de ganhar zeny, e ficou
satisfeito com a venda
.

Já o revendedor,
paciente
,
esperou a
valorização do item
e hoje o valor do Diadema de Serafim é de 650KK, ou seja, ele teve um lucro de 600%.

MAS CUIDADO !

Nem sempre um item irá valorizar, e é ai onde o revendedor deve agir com
cautela
.

Não é simplesmente sair comprando todos os itens da loja de ROPs e esperar o lucro certo. Não!

Deve-se analisar as situações nas quais o servidor se encontra, a quantidade desses itens que entraram no mercado e os riscos de prejuízo.

Não invista tudo em um grande chute
, e esteja preparado para um
prejuízo
.

---------------------------------------------------------------------------------------

 

O que não fazer.

 

1. Compra por
impulsão

Antes de comprar um item
, esteja 100% ciente de que
suas chances de lucro são uma certeza
, por isso analise bem o preço que você está pagando e o preço ofertado por outros. Nem sempre o menor preço é REALMENTE o menor preço.

Se você pretende começar revendendo um item simples como um
5466
Boné de Carteiro, pesquisa antes o valor dele no mercado e se vale a pena comprar. Nunca pense que um item é barato simplesmente por intuição ou pelo nome das lojas como: @QUIT ou PROMOÇÃO.

A melhor maneira de verificar o preço de um item é com o
12580
C
atálogo de Vendas de Prata que é facilmente obtido por 20z no grupo do Éden.

Pesquise como está o preço do item, e compre sabiamente.

Na hora de revender o item, vise sempre o lucro de no mínimo 5%. Com esse pensamento suas vendas vão começar a fluir

 

--------------------------------------------------------------------------------------

 

2.
Não exagere
no valor do item.

Se na sua loja existem alguns itens como por exemplo :
5466.png
Boné de Carteiro
5388.png
Chapéu de Jiboia

E um deles está muito acima do preço do mercado, logo o comprador irá imaginar que TODOS os outros

itens da sua loja estão acima do preço e não vai mais te frequentar.

 

Um
erro
feio que
muitos revendedores cometem
é o
desespero de lucrar
, colocando itens a preços absurdos com o intuito de lucrar 100% em uma única venda.

Fazendo com que os seus consumidores nunca voltem a procurar um item na sua loja.

Tenha paciência e busque lucros pequenos, que de pouco em pouco você garante mais consumidores e consegue vender mais fácil.

 

---------------------------------------------------------------------------------------

 

3. Nunca venda pelo menor preço só para
vender rápido
.

Outra coisa que muitos revendedores fazem quando vão vender seu item é pesquisar o item no catálogo
12580
e colocar em sua loja
pelo menor preço
, fazendo com que os consumidores
venham rápido e o lucro também
.

Bom, ai é que está.

Não é porque um item "x" está custando 1.000z no
12580
que o seu preço de venda seja este.

Fique alguns dias vendo o preço desse mesmo item "x" pelo
12580
e você verá que nem sempre ele custa 1.000z.

Quando você tiver a certeza do preço do item, coloque em loja por um valor entre o mais caro e o mais barato.

Por quê? Simples.

O item com o valor menor será o centro das atenções inicialmente, e quando a oferta cair (disponibilidade baixa) seu item estará lá, e o preço será justo para o comprador e para você.

Novamente,
não venda com a pressa de lucrar
, senão você ficará
dias ganhando pouco
e o preço do item no mercado
caíra!

Se todos pensassem em
sempre colocar o menor preço no item
, um dia este valor será ridiculamente baixo, o inviabilizando para revenda.

 

E o maior exemplo que consigo pensar dessa situação é o item
19252.png
Orelhas de Kardui.

Todos ficaram
desesperados por lucro
e um item com uma grande capacidade de valorização acabou se tornando um dos maiores casos de desvalorização de ROPs do jogo.

Isso porque a situação na qual o item veio ao jogo era diferente da do
19138.png
Diadema de Serafim, um USE e GANHE onde muitos jogadores investiram dinheiro em ROPs e compraram as
19252.png
Orelhas de Kardui achando que iria valorizar tanto quanto o Diadema.

A verdade é que sim, o item apesar de vir de um USE e GANHE possuía muito potencial de valorização, tanto que muitos compraram dezenas de unidades dele para lucrar no futuro.

Porém o que vemos nos dias de hoje é o preço das
Orelhas de Kardui a 40KK e um prejuízo de mais de 100% de seu preço original.

Se ao menos os vendedores não tivessem esse pensamento de "
Vamos vender rápido para lucrar
", o item estaria guardado até hoje esperando o lançamento das Botas Temporais de DEX que o deixa ainda mais chamativo.

Mas não se engane,
o item ainda pode valorizar
, e como sua oferta hoje é alta, vale a pena comprar um para revender no futuro. (ou não)
:D

---------------------------------------------------------------------------------------

Começando sua Revenda

Primeiramente, tenha uma certa quantidade de zeny para investir em um item.

Mas nunca gaste todo o seu capital nesse item, guarde um pouco para emergências.

 

 

Comece decidindo o tipo de item que você irá revender.

Você pode começar com diversos itens como:

 

Cartas
:

carta.gif
Mosca Caçadora
carta.gif
Zipper
carta.gif
Esqueleto Arqueiro
carta.gif
Hodremlin
carta.gif
Verit
carta.gif
Peco-Peco
carta.gif
Hidra
carta.gif
Raydric
carta.gif
Fen
carta.gif
Fumacento

Por quê essas cartas?

Bom, elas se encaixam em diversas builds, e são acessíveis para muitos jogadores. Sempre estão circulando no mercado.

Equipamentos
:

5466.png
Boné de Carteiro
5388.png
Chapéu de Jiboia
2961.png
Tapete Voador
5361.png
Máscara de Fugitivo
5325.png
Olhos Biônicos
2936.png
Anel Revigorante
2423.png
Sapatos Divergentes
18912.png
Pombo Revelador
18599.png
Máscara Esquisita
18844.png
Balão de Pouring Natalino
19148.png
Balão de Poring Noel
18858.png
Balão de Angeling Natalino

22001
Botas Temporais

15041.png
Couraça de Boitatá

Novamente, busque itens que podem ser utilizados por
diversas classes,
assim as chances de venda são maiores.

A lista é extensa, mas estes são os principais equipamentos que circulam na revenda do Rag atualmente a preço acessível inicialmente.

 

 

ETC/Consumíveis

 

6545.png
Galho Seco

522.png
Mastela

6423.png
Ira do Deus do Mar

7136.png
Frasco de Ácido

7135.png
Frasco de Fogo Grego

5026.png
Comidas +10 +20

12698.png
Álbuns de Carta

12576.png
Munições

11567.png
Poções em Geral

12213.png
e
6320.png
Itens de Reset

Rea%C3%A7%C3%A3o_Alqu%C3%ADmica.png
Itens de Reação Alquímica

 

Enfim, existem
infinidades de itens que podem ser revendidos
, e sempre vai haver consumidores os procurando.

O que os difere é a quantidade de zeny que você está
disposto a investir
, e a demanda deles.

 

 

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Principais Dúvidas

 

 

Antes de responder algumas dúvidas, gostaria de falar da
minha experiência com a revenda
.

 

Comecei fazendo o
básico
, recolhendo itens durante o up e vendendo em npc/revendendo consumíveis e itens essenciais para o up, até juntar uma quantidade boa de zeny pra começar a revender itens.

Entrei já nos equipamentos de cabeça, comprei alguns equipamentos como
5466.png
e
5388.png
e sempre conseguia um
lucro satisfatório de 5~10%
.

Com o tempo, expandi meu negócio e consegui
encher 2 lojas só com Equipamentos de revenda
.

 

Em 1 mês consegui sair de 100kk (
5466.png
/
5388.png
)para 500kk, somente com a revenda!

 

Atualmente possuo
2 fontes de renda
, uma a minha loja focada somente em
visuais
(52nd) e a outra focada em itens mais caros como
cartas MvP
, equipamentos com
refinos altos
, e outros que possuem uma
demanda muito alta
.

Trabalho com revendas a 1 ano mais ou menos, e já tenho + de 500 itens em estoque, 200+ visuais, e sempre que a oportunidade aparece, eu os vendo.

Não deixo minhas lojas principais
expostas em Prontera
, vendo somente quando sinto que as coisas estão
quentes e o lucro é certeiro.

 

Em questão de Zeny, já cheguei a ter alguns B's e oscilo de vez em quando, mas nunca um prejuízo muito grande.

Hoje em dia dou bem menos atenção ao Rag, só mantenho a minha loja de visuais sempre ativa.

 

E é isso.

 

Vamos as dúvidas.

 

 

 


    [*=1]Como eu posso ter certeza do preço de um item?
    [*=1]Utilização de BOTs.
    [*=1]Lugares para revender.
    [*=1]ROPs ou KK's?
    [*=1]Por quanto tempo eu seguro um item para vender-lo?
    [*=1]Vale a pena investir em itens de altíssimo preço e pouca demanda?
    [*=1]Até que ponto o preço de venda deixa de ser lucro? Como saber se algo vai valorizar?

- Estude o preço do item, veja e reveja seus menores e maiores preços, e quando tiver certeza de que esses valores vão continuar equilibrados, você tem a certeza do valor do item.

-
Não, nunca utilizei bot, e também não recomendo a utilização, já que os "botters" só prejudicam o nosso comércio.

 

- O principal lugar para revender sem dúvidas é a cidade de Prontera. Lá é o centro do comércio de todo o jogo. Porém alguns lugares-chave também existem como por exemplo Payon quando quiser comprar/vender itens de ROPs e mapas de up se quiser vender consumíveis.

 

- Eu compro ROPs ou KKs? Olha, eu nunca comprei KKs e raramente compro ROPs, como eu comecei do zero sem ROPs nem nada e já consegui um lucro razoável, dificilmente preciso gastar dinheiro (R$) no jogo, mas eu não apoio a compra de KKs, porque existe perigo de roubo e o zeny pode ter origem ilegal, então não, não recomendo.

 

- Segurar um item pode ser vantajoso se você já conhece o mercado, mas a LU! sempre pode te surpreender e lançar um Diadema de Serafim na loja e estragar seus planos. Eu geralmente pesquiso muito sobre os itens que eu compro, e sei o limite de preço que eu posso chegar, não sou um cara ganancioso e sei até onde posso chegar, você aprende com o tempo..

 

- Sim, vale a pena. Apesar de alguns itens terem um preço absurdo e uma baixa demanda, em alguns casos ainda é possível lucrar se o vendermos na hora certa. É bem arriscado, mas funciona.

 

- Em muitos casos, fica óbvio que um item vai valorizar, em outros, acontece o que aconteceu com as Orelhas de Kardui. Não posso dizer com certeza que um item vai ficar mais caro daqui x dias, mas geralmente é o que acontece com os itens da Loja de ROPs.

A venda de um item deixa de te trazer lucros à partir do momento que você se descuida e tem a famosa "pressa por lucro" e acaba vendendo todo o seu investimento por preço de banana. É só aguentar firme que o zeny vem, acredite.
:D

 

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

DICAS e CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

 

 


    [*=1]Sempre anote em algum lugar o quanto você gastou no dia, por quanto você vendeu um item e o preço médio daquele item no dia em que você vendeu. Pode parecer besteira, mas muitas vezes isso me ajudou na hora de fechar negociações/trocas e é sempre bom ser organizado, não ?

 


    [*=1]Posicione sua lojinha em lugares movimentados, com boa visibilidade.

 


    [*=1]Procure grupos de facebook e divulgue seus itens para amigos, sempre pode haver alguém que está procurando seu item.

 


    [*=1]Não crie concorrência, inimizades. Busque aprender com outros vendedores, peça dicas!

 


    [*=1]Se você fez burrada e comprou um item muito acima do preço de venda, não o revenda por menos do que você gastou ou segure-o para o futuro.

 


    [*=1]Tenha sempre um zeny extra para momentos delicados e não invista tudo em uma só coisa.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Termino por aqui pessoal, muito obrigado pela atenção de todos.

Ainda vou adicionar algumas coisas, então se sintam livres para dar sua opinião sobre

qualquer ponto do tópico, ficarei feliz em discutir opiniões adversas.

 

Um grande abraço!

Fifty Second

 

 

 

 

 

 

Excelente guia. O pessoal só precisa desencanar da síndrome das casas bahia - e desencanar de vender nas primeiras dezenas de minutos.

 

Eu mesmo fico super satisfeito quando vendo algo numa semana (até porque já to numa margem de lucro alta)

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 year later...
Alguém pode atualizar o Guia com itens mais novos e que são bons para revenda?

 

Bloco de Sucata e Tanque Velho, que dropam dos robôs turbo de Verus e do Robô de Sucata dentro do Abrigo, dá pra fazer os Equips EXC pra revender ou usar.

 

"balela"

 

Vou listar os itens que estão no "top ranking" de consumíveis que dão lucro atualmente :

 

Bolinho Quente

Gelatina de Maçã

Bala

Morango Maduro

 

Outros :

 

Pergaminho de Armadura +5

Bilhete de Monstro

Link para o comentário
Share on other sites

"balela"

 

Vou listar os itens que estão no "top ranking" de consumíveis que dão lucro atualmente :

 

Bolinho Quente

Gelatina de Maçã

Bala

Morango Maduro

 

Outros :

 

Pergaminho de Armadura +5

Bilhete de Monstro

 

É por causa de coisas assim que Galactus prende na Terra uns aliens aí! Aff! -__-

/bomb

Link para o comentário
Share on other sites

Se tiver kk's sobrando:

-Boneca de Succubus

-Serafim

-Faw (pesquise bem os preços, cartas e encantos)

-Esquilo

Ambos à cima são itens que tem uma alta procura e vendem muito rápido.

Sempre veja itens "tops" e procure ter uma média de preços e se variam muito de um dia pro outro, já fiz uns Bilhões em revenda. Obs.: Arma é algo que demora a vender, não aconselho a comprar pra revendas iniciais, mas se achar alguma bem barata e boa, compre que certamente dará lucro. É só ter um pouco de paciência com as mesmas.

Link para o comentário
Share on other sites

Depois que fiz o guia de como fazer grana, várias pessoas mandaram PM perguntando como fazer revenda nos detalhes. Como eu estava afastado da revenda fazia um tempo eu falava o básico. Esse guia vai ajudar bastante o povo do Thor assim como no val nas revendas. E sim é possível fazer revenda sem ficar com chat plantado, pesquisem nas lojas, conheça o mercado compre barato e venda um pouco mais caro. Saiba o que vende e o que vai fazer aniversário no carrinho.

 

Ex: lançamento do rebellion eu capitalizei encima de ridewords e deu muito certo. Porque é um item que vende rápido é usada em mais de uma classe e os Rebellion necessitam disso pra upar. Resultado foi que fiz 200kk em uma semana, isso porque fui preguiçoso. Ter uma visão crítica do mercado também ajuda a lucrar, tentar ver o que os outros revendedores não conseguem. Fazer previsões com o impacto de cada att, prever a volta de certos itens que podem te ferrar ou ajudar economicamente e etc

 

Esse guia vai ajudar pra caramba nesse quesito, parabéns pela iniciativa.

Editado por icaro silver
lanisters_C_pia_C_pia_C_pia.png
Link para o comentário
Share on other sites

Existem alguma variação nos preços durante o FDS??? Passei a semana toda querendo comprar Boneca de Succubus que tava sendo vendida por 220kk, daí agora que tenho os 220kk só tem gente vendendo a 300kk (6 delas com um único vendedor o.o)

 

Tem variações sim. Pode ser pelo período do dia(manhã costuma ser um pouco mais caro por ter menos gente no servidor), final de semana(noite de domingo tem menos gente tb) e pode ser pelo final do mês(menos dinheiro circulando no servidor).

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...