Ir para conteúdo

[Guia] de Evolução - Onde e como upar?


Posts Recomendados

TituloFinal.png

Subtitulo-Sumario.png

 

Introdução

Capítulo I – Os Atributos

Capítulo II – As Habilidades Essenciais

Capítulo III – Conjunto da Quase Imortalidade

Capítulo IV – A Arte de Evoluir

Capítulo V – Das Areias de Morroc para o Mundo

Conclusão

Links úteis

 

 

Subtitulo-Introducao.png

 

Não citarei neste Guia todas as formas possíveis de evoluir um Mercenário e Evoluções, e sim a mais barata, eficiente e simples. Também não indicarei equipamentos caros, raros e inacessíveis (se você é “ryca”, “rei do camarote” ou recebe mesada do papai e da mamãe, este Guia não é para você).

 

No decorrer do Guia responderei algumas das perguntas mais recorrentes aqui na Área e que ainda deixam muitos com um pé atrás:

 

Se eu investir pouco em Força meu dano não vai ser muito baixo?

Os Sicários têm uma alta Esquiva, então não precisam investir em Vitalidade, não é?

Se o personagem não tiver Destreza dá para upar de forma eficiente?

É possível ter um bom desempenho com Lâminas de Loki com apenas 1 em Destreza?

Dá para upar tranquilamente até o 99 usando apenas os equipamentos do grupo Éden?

De que equipamentos eu preciso para upar meu Sicário? Vou gastar muito?

Quais mapas me indicam para upar?

 

Dúvidas como essas e muitas outras já foram respondidas no tópico [Dúvidas e orientações] Onde e como upar?, mas como “uma imagem vale mais do que mil palavras”, nada melhor do que um videozinho de demonstração, cujo link se encontra no Capítulo V.

 

Ou seja, este Guia é uma versão mais elaborada daquele tópico e surge da necessidade de explicar melhor alguns pontos controvertidos de forma didática, demonstrando por meio de vídeo o que é viável e o que não é quando se trata da jornada de um Mercenário e Evoluções.

 

Lembrando que as dicas e informações que passarei no Guia são fruto da minha experiência com a classe, minha opinião sobre determinados assuntos, outros poderão discordar e dizer que estou louco, mas faz parte :p

 

Espero que dessa forma afirmações como as que postarei a seguir se ainda continuarem a ser feitas que venham acompanhadas de algum tipo de comprovação e não apenas palavras sem embasamento, muitas vezes fruto apenas de preconceitos, da resistência ao diferente, do "sempre fiz assim", do sempre seguir um mesmo padrão, do medo de arriscar algo novo, da facilidade em criticar as ideias alheias sem nem ao menos testá-las, da falta de interesse ou preguiça em mudar, do desconhecimento sobre o assunto, ou do simples desejo de desmotivar e diminuir os outros.

 

 

 

 

Se investir um valor de 53 de DEX, pode upar com Lâminas de Loki : Magdun, Juperos e Scaraba (Desde o 100 ao 150).

 

Eu segui essa linha de up básico e padrão.

 

Eu sei que é possível upar com 1 de DEX bem antes do tutor pensar em escrever sobre o assunto. O que ele não mencionou é a dinâmica do up ser lenta e desmotivadora.

 

A pessoa pode jogar sem ter DEX até certo level, depois ela irá desistir. Qualquer um com experiência em mapa sabe dessa questão, mesmo que haja muito investimento para precisão e curativos (Olímpicos, Manoplas, Item 30+ ATK / HIT, Poção de Vida Média dentre outros) não compensa, porque será ineficiente.

 

[...]

 

Up defasado, desmotivador, cansativo, entediante.

 

Como irá usar Lâminas de Loki sem DEX após determinado level, digo 135+ ? Sendo mobber ? Vai insistir em competir MvP solo com outros players ? O dano vai ser irrelevante senão acertar !

Basta ter um pouco de cérebro para observar a lógica.

 

Conheço o desempenho ao mesmo tempo que aceito sua limitação. Eu utilizo esta classe, gostaria que fosse diferente nos momentos que debatemos, mas a realidade é imutável e devemos aceita-lá sem opiniões desproporcionais...

 

como tutor, ele é bem inviável para se manter no cargo.

 

[...]

 

Você pode ter 1 de DEX na sua build, o personagem está na sua conta e se te agrada, perfeito. O ruim é não aceitar as limitações e querer enganar as pessoas com promessas falsas e fantasiosas.

 

ele prometeu ser viável um GX até o 150 (antes do 175) sem uso de consumíveis com 1 de DEX, eu falei que não era possível e o tempo passou, quem estava certo ?

 

você apenas se sustenta com guias de terceiros ou mostragem de outros servidores, não é algo louvável, qualquer um com falta de ocupação conseguiria ter o mesmo resultado ou superior, dependendo da vontade.

 

brownie esse seu video é uma situação muito irreal e esse post me irritou muito.

O mapa começa a ser eficiente a partir do level 123 (ou 124?). Um sicário no nível apropiado com 1 de dex nunca consegue se dar bem nesse mapa. Ter que potar consumiveis no 160 para upar em um mapa 40 niveis atrasado já é meio ridiculo, além do fato de que seu char já tem a luk inteira, coisa que novamente um char no nível apropiado ainda não vai sonhar em ter.

 

eu achei esse seu post muito disonesto.

 

Eu não acredito que você realmente acha que essa é a melhor resposta para a pergunta "como (ou) é possível upar um char com 1 de dex?". Em sua defesa, você nunca falou nada sobre o quao eficiente esse tipo de up é, mas essa reflexão é a parte mais importante da resposta e você não comentou nada sobre isso.

 

Sabe por quê isso me irritou? Se alguém me perguntar "é possível upar shura sem chakra da energia no templo de rachel no level 110?" e eu responder apenas que é possível, eu vou estar induzindo jogadores a passar por várias dificuldades desnecessárias que poderiam ser evitadas caso eu explicasse todos os detalhes desse up. Isso foi exatamente o que você fez.

É muito fácil parecer que tá ajudando quando você pega todos os fatos, valores de precisão, dex, etc. Já temos usuários demais fazendo isso no forum, não seja mais um deles. Dar a sua opinião vinda de sua experiencia é a parte que mais ajuda outros usuários e você omitiu essa parte. Não achei nada honesto.

 

 

 

 

Bom, vamos começar!

 

Barra1.png

 

 

Subtitulo-CapituloI5d0c5.png

 

A Força (FOR)

 

Ahhhhh, mas se eu investir pouco em Força meu dano vai ser muito baixo.

 

Não necessariamente, vejamos o porquê:

 

Claro, é um atributo responsável por aumentar o Dano Físico, proporcionando um bônus de +0,5% no ataque base da arma e Ataque Físico por Atributos +1 a cada 1 ponto investido. Mas é preciso analisar os seguintes aspectos:

 

  • o bônus de +0,5% é aplicado apenas no ataque base da arma, não levando em consideração os bônus de refino, normal ou extra¹, assim como os bônus de ATQ de diversas armas, como da Katar e Adaga Aprimoradas.
  • o bônus de Ataque Físico por Atributos² é ignorado por itens que fornecem bônus em porcentagem de Dano Físico (como por exemplo: Olhos Biônicos, Orbe Arcano, Armadura de Brynhild, Tatuagem Amuleto de Bakonawa, Carta Cavaleiro do Abismo, Pílula de Combate, entre outros) e também não é afetado por itens que mudam a propriedade da arma, como Aspersio, Água Amaldiçoada e Conversores Elementais.
  • e o mais importante: ao utilizar Encantar com Veneno Mortal o bônus de Ataque Físico por Atributos é ignorado, ou seja, não entra em sua fórmula, apenas o bônus que multiplica o ataque da arma em 0.5% é calculado.

Esses são motivos mais do que suficientes para fazer com que vocês não exagerem ao investir pontos aqui.

 

O que realmente irá fazer uma grande diferença no dano são os itens que proporcionam bônus de Dano Físico e não apenas o investimento em FOR!

 

Notas:

¹ Existem dois tipos de bônus ao refinar uma arma: o normal e o extra. O normal, a cada refino, garante um bônus de ATQ que varia de acordo com o nível da arma (1, 2, 3 ou 4) e que pode ser visto na Janela de Atributos, junto com o ataque base da arma, porém ao refinar acima do seu nível de segurança é proporcionado mais um bônus, o extra, conhecido também como bônus oculto (ao contrário do bônus anterior esse não é mostrado na Janela de Atributos), ele que é o responsável pela variação de dano.

 

² O Ataque Físico proveniente de atributos (FOR, DES e SOR) é considerado de propriedade Neutra (por esse motivo o Dano Físico é reduzido ao enfrentar monstros de propriedade Fantasma) e itens como Água Amaldiçoada, Aspersio e Conversores Elementais não o afetam, a única forma de alterar essa propriedade Neutra é com a habilidade Brisa Leve.

 

A Agilidade (AGI)

É um atributo primordial para determinadas construções, é responsável por aumentar a Velocidade de Ataque (ASPD) e a Esquiva, além de ter uma importância fundamental em algumas habilidades, por exemplo:

 

  • Lâminas de Loki: possui o spam baseado na ASPD, ou seja, a AGI influencia de forma indireta.
  • Castigo de Loki: o dano baseia-se não só no número de rotações de Lâminas de Loki e no nível de base do usuário, mas também nos pontos investidos em AGI.
  • Lâminas Retalhadoras: seu delay de animação diminui conforme a ASPD, ou seja, a AGI influencia de forma indireta, porém, sabendo executar a Cross Impact Dance, pode deixar a AGI em um valor baixo ou até mesmo descartá-la, pois a mesma só terá influência na primeira CI.

Como vocês podem perceber, a AGI é um atributo fundamental para um Sicário, além dos benefícios que citei, ela ainda garante resistência/imunidade ou reduz a duração de alguns Efeitos Negativos, como por exemplo: Sono, Sangramento, Máscaras de Renegados, etc.

 

Outro ponto interessante é que a AGI garante um bônus de +1 em Defesa Física (DEF) ao ser fechada em múltiplos de 5.

 

A Vitalidade (VIT)

 

Ahhhhh, mas os Sicários têm uma alta Esquiva, então não precisam de Vitalidade.

 

Sério que pensam assim? Bom, se o personagem estiver girando com sua Katar no meio de muitos monstros, essa Esquiva não será nada, é como se não existisse, pois ela é reduzida pela quantidade de monstros que o atacam.

 

Portanto, recomendo ter este atributo em altos valores, mesmo nos níveis iniciais. Ao somar um valor básico, 94 + 6, totalizando 100, ele garante imunidade a Atordoamento e Envenenamento, claro, com um nível de base igual ou maior que do alvo, além de proporcionar um melhor desempenho em qualquer modalidade, por aumentar o HP máximo e a DEF, melhorar a eficácia de itens de cura, etc.

 

A Inteligência (INT)

 

Além dos já conhecidos bônus que esse atributo proporciona como aumento do SP máximo e da Defesa Mágica (DEFM), maior eficácia de itens que recuperam SP, resistência a efeitos negativos, também recomendo pontuá-lo pelos seguintes motivos:

 

  • há mapas em que apenas os equipamentos de recuperação de SP não serão suficientes e algumas vezes vocês terão que recorrer a consumíveis, o que é um problema.
  • para os que se interessam por GdE e PvP, é uma forma de obter imunidade a toxina Oblivium, a qual é neutralizada pela INT, ou seja, quanto maior a INT mais difícil é de receber essa toxina (com 125 de INT se consegue imunidade, porém apenas com Intoxicar e Aplicar Toxina, no Nevoeiro Tóxico sempre haverá 5% de chance de receber essa toxina).
  • com a realidade da Diadema do Serafim no bRO, podemos nos beneficiar do bônus de ATQ desse equipamento, pois a cada 8 de INT base é fornecido ATQ +5, com INT base 108 ou mais, ATQ +50 e com INT base 120 ou mais, ATQ +125 (bônus que é calculado por itens que aumentam o Dano Físico em porcentagem, como Medalha de Honra, Tatuagem Amuleto de Bakonawa, Carta Cavaleiro do Abismo, dentre outros, além de ser contabilizado na fórmula do Encantar com Veneno Mortal).

Resumindo, com a vinda da Diadema do Serafim, ganhamos um forte motivo para investir em INT, se tornando um atributo mais vantajoso que a FOR, pois ao utilizar esse equipamento em conjunto com um +13 Chapéu do Tigre Branco, que fornece um bônus de ATQ +325 quando transformado em Eddga, obtemos um total de +575 ATQ, valor este que é contabilizado na segunda parte da fórmula do Encantar com Veneno Mortal, o que não ocorre com o bônus de FOR (Ataque Físico por Atributos).

 

A Destreza (DES)

 

Ahhhhh, mas se o personagem não tiver Destreza não dá para upar de forma eficiente.

Ahhhhh, mas se não investir em Destreza é impossível ter um bom desempenho com Lâminas de Loki.

 

Tem certeza? Bom, vamos destrinchar esse atributo:

 

Sabemos que a cada 1 ponto em DES recebemos +1 na Precisão, um aumento ínfimo na ASPD e a cada 5 pontos Ataque Físico de Atributos +1, sendo os dois últimos bônus irrelevantes.

 

Mas o que seria a Precisão? É a Taxa de Acerto, a chance que possuímos de acertar um golpe físico no alvo.

 

Então é essencial investir em DES para o uso de Lâminas de Loki, correto? Não! A falta de DES pode ser suprida por equipamentos, cartas, bichos de estimação e/ou consumíveis que aumentam a Precisão, fazendo com que tenhamos um ótimo desempenho em qualquer mapa.

 

Entenda, que mesmo sem qualquer investimento nesse atributo, é possível obter a Precisão necessária por outros meios, como os que citei logo acima, vejam:

 

A Precisão é calculada com a seguinte fórmula:

{175 + [Nível de Base + DES + (SOR ÷ 3)]} + Bônus =

 

Exemplo:

 

Um Sicário com Nível de Base 119, Nível de Classe 23, DES 3 e SOR 94, calculamos:

{175 + [119 + 3 + (94 ÷ 3)]} + 0 =

{175 + [119 + 3 + 31,333...]} + 0 =

{175 + [122 + 31,333...]} + 0 =

{175 + 153,333...} + 0 =

328,333... + 0 =

328,333...

Atributos.gif

 

E para calcular a chance de acertar e errar um alvo, como faz?

(100 + Precisão do seu personagem) - Precisão necessária para acertar todos os golpes no alvo =

 

Vamos usar como exemplo um Sicário que possui uma Precisão de 420 e o monstro Scaraba Galhado, sendo necessária uma Precisão de 435 para não errar nenhum golpe nesse monstro:

(100 + 420) – 435 =

520 – 435 =

85

 

Ou seja, a cada golpe desferido nesse alvo, possuímos uma chance de 85% de acertar e 15% de errar os golpes.

 

Então a Destreza é totalmente dispensável? Pelo contrário, em determinadas situações ela ainda tem a sua importância, como no caso de construções de Ataque Duplo e Lâminas Retalhadoras, também é recomendável investir pontos nesse atributo para um melhor desempenho na GdE e PvP.

 

Algumas sugestões de itens para suprir a falta de Precisão:

 

 

 

 

Equipamentos:

 

19541.png Visual Flor Amável Branca: Precisão +1;

5574.png Lápis Mordido: Precisão +3;

18819.png Lápis Azul Mordido: Precisão +3;

18818.png Lápis Vermelho Mordido: Precisão +3;

5680.png Bandagem para Olho: Precisão +10;

2728.png Mão Maldita [1]: Precisão +10;

2662.png Núcleo Vesper 04 [A]: DES +3, Precisão + 10 (item de aluguel que possui validade de 7 dias, obtido na loja de ROPS);

2662.png Núcleo Vesper 04: DES +3, Precisão + 10;

5389.png Espírito Olímpico: Precisão +15;

2663.png Manopla Certeira: Precisão +15.

 

Cartas:

 

4922.png Essência de Morroc DES1: DES +1, Precisão +2;

4922.png Essência de Morroc DES2: DES +2, Precisão +4;

4922.png Essência de Morroc DES3: DES +4, Precisão +8.

 

As Essências são itens especiais que podem ser equipadas em qualquer equipamento que tenham slot limpo.

 

Bichos de Estimação:

 

9012.png Esporo: Precisão +5.

 

Os bichos de estimação garantem seus bônus ao atingir a lealdade Normal ou Alta.

 

Consumíveis:

 

sobremesa-de-noel.png Sobremesa de Noel: Precisão +3 por 10 minutos;

jubileu-de-abacaxi-de-schwartzwald.png Jubileu de Abacaxi de Schwartzwald: Precisão +10 por 10 minutos (pode ser obtido na Quest Rivalidade na Aliança);

12762.png Buzzy Bol Laranja: DES +10 por 20 minutos;

tonico-de-hwergelmir.png Tônico de Hwergelmir: DES +10 por 20 ou 30 minutos ou por 1 hora;

cha-gelado-de-siroma.png Chá Gelado de Siroma: DES +20 por 5 minutos;

ovinhos-coloridos.png Ovinhos Coloridos: Precisão +30 por 3 minutos;

bencao-de-tyr.png Bênção de Tyr: Precisão +30 por 5 minutos;

racao-militar-b.png Ração Militar B: Precisão + 33 por 10 minutos (pode ser obtido nas Batalhas Campais);

pergaminho-de-precisao-apurada.png Pergaminho de Precisão Apurada: Precisão +30 por 30 minutos;

pergaminho.png Pergaminho de Bênção: Precisão +10;

palitos-de-limao.png Palitos de Limão: DES +15 por 30 minutos. Como efeito adicional, aumenta a Precisão em um valor aleatório (entre 11 e 33) durante 10 minutos;

pergaminho-de-transformacao.png Perg. de Transformação: Deviruchi: Precisão + 5 durante a transformação. Duração de 20 minutos.

 

 

Observações:

 

1. Palitos de Limão (o efeito adicional que aumenta a Precisão em um valor aleatório), Ração Militar B, Ovinhos Coloridos, Pergaminho de Precisão Apurada, Bênção de Tyr e Jubileu de Abacaxi de Schwartzwald não se acumulam.

 

2. Como a
SOR
aumenta a Precisão em +1 a cada 3 pontos investidos, todos os itens que proporcionam bônus nesse atributo, por consequência, aumentam também a Precisão, como o
Macarrão com Petite
(SOR +20).

 

 

 

 

A Sorte (SOR)

 

Considerando que a SOR proporciona diversos bônus (Taxa de Crítico, Ataque Físico, Precisão, Esquiva, Esquiva Perfeita, resistência/imunidade à Maldição, etc), ela é um atributo-chave para qualquer Sicário, principalmente no aumento de Precisão (1/3 da eficácia da DES), por exemplo, se a cada 3 pontos investidos em SOR ganhamos +1 em Precisão, com um investimento de 120 pontos nesse atributo garantimos +40 de Precisão, ou seja, pensando no uso da habilidade Lâminas de Loki, a falta de Precisão pode ser compensada também pelo investimento em SOR, que é um atributo primordial para um Sicário Crítico.

 

Observação: Assim como no caso da FOR, o bônus de Ataque Físico de Atributos proporcionado por DES e SOR também não é levado em consideração por itens que fornecem bônus em porcentagem de Dano Físico (como por exemplo, Olhos Biônicos, Orbe Arcano, Armadura de Brynhild, Tatuagem Amuleto de Bakonawa, Carta Cavaleiro do Abismo, Pílula de Combate, entre outros) e também não é afetado por itens que mudam a propriedade da arma, como Aspersio, Água Amaldiçoada e Conversores Elementais.

 

Bom, com todas essas informações qualquer um pode fazer a distribuição “perfeita” nos atributos para o seu personagem.

 

Divisoria.png

 

 

Subtitulo-CapituloII.png

 

oidduh.png Recuar

 

Também conhecido como Moonwalk :p, habilidade que quando combinada com os comandos /bingbing e /bangbang faz o nosso rendimento crescer de forma monstruosa em qualquer mapa.

 

Para mais informações, consultem o [Guia] Recuando com estilo, de autoria de Cocozin.

 

 

20koyl2.png Ataque Duplo

 

Como Gatuno, sugiro que vocês primeiro invistam nessa habilidade para que consigam evoluir com mais facilidade (a não ser que a construção seja Crítico de Adagas, nesse caso é preciso abrir mão dela a partir de Gatuno T).

 

A cada nível da habilidade ganhamos +1 de Precisão e um aumento no dano da mão esquerda ao utilizar armas do tipo Katar.

 

Para que essa habilidade passiva mostre todo o seu potencial, como Mercenário é fundamental que vocês pontuem as Perícias com a Mão Direita e Esquerda, pois ao equipar uma arma em cada mão, ambas as mãos sofrem uma penalidade, é reduzido em 50% o dano da arma da mão direita e 70% a da esquerda. A cada nível das Perícias essa penalidade é reduzida em 10%, fazendo com que a arma da mão direita tenha um dano final de 100% e a da esquerda de 80%.

 

 

2lkz7g4.png Tocaia

 

Habilidade de Mercenário muito útil para evoluir de forma rápida e divertida até pontuar Lâminas de Loki, porém só é possível usá-la com armas do tipo Katar e quando estiver no Esconderijo. Encantar com Veneno Mortal não funciona com essa habilidade.

 

Possui o spam baseado na ASPD e é considerada de longa distância a partir do nível 3, fazendo com que itens que fornecem bônus de Dano a Distância, como os encantamentos de Mira Apurada, Carta Esqueleto Arqueiro, dentre outros, façam uma diferença significativa no dano dessa habilidade.

 

 

2v2v42f.png Encantar com Veneno Mortal

 

Quem não se lembra de “Popeye”, o personagem do clássico desenho animado que tirava sua superforça das latas de espinafre que consumia em momentos de extrema necessidade?

 

ezgif.com-resize.gif

 

Com a nossa classe não é diferente, ao usarmos Encantar com Veneno Mortal nosso Dano Físico é aumentado de forma insana, fazendo com que fiquemos mais poderosos e confiantes, topando qualquer desafio :p

 

Para compreender melhor como essa habilidade funciona, vamos analisar sua fórmula de aumento de Dano Físico, ela é dividida em duas partes:

 

1. A primeira leva em consideração o ataque base da arma e o bônus de ATQ ao refiná-la, multiplicando esses valores em 5 vezes.

 

2. A segunda leva em consideração o bônus de ATQ proveniente de itens em geral (equipamentos, cartas, etc), o multiplicando em 4 vezes, como por exemplo:

 

  • O bônus de ATQ de certas armas, como da Katar Aprimorada [1], “ATQ +10 por refino e ATQ +10 a cada 10 níveis de base acima do 70”;
  • Chapéu do Tigre Branco, que durante a transformação fornece bônus de ATQ +25 por nível de refinamento do chapéu;
  • Diadema do Serafim, fornece bônus de ATQ conforme o investimento em INT;
  • Bola de Ferro Ensanguentada, quando usada em conjunto com Grilhões, garante um bônus de ATQ +50;
  • Cartas, como André e Porcellio que oferecem ATQ +20 e +25 quando equipadas, respectivamente;
  • Encantamentos de Espírito do Lutador que fornecem bônus de ATQ.

Além de fornecer esse bônus de Dano Físico, Encantar com Veneno Mortal possui uma chance de causar no alvo um efeito negativo chamado Envenenamento Mortal. Quando na descrição da habilidade diz "não funciona em monstros do tipo Chefe", está se referindo à esse Envenenamento Mortal e não ao bônus de Dano Físico.

 

Encantar com Veneno Mortal tem exatamente 60 segundos de duração e a única forma de aumentar esse tempo é investindo em Pesquisa de Toxinas, pois a cada nível dessa habilidade você ganha +3 segundos na duração do Encantar com Veneno Mortal. Acredite, esses 30 segundos extras diminuem pela metade o consumo de espinafre, digo, garrafinhas de Veneno Mortal :p

 

Importante: antes de começar a chorar dizendo que seu dano está ridículo mesmo utilizando Encantar com Veneno Mortal, verifique se o nível da habilidade na sua Barra de Atalhos está no máximo, pois o dano aumenta conforme o nível da habilidade.

 

 

28wdkbs.png Lâminas de Loki

 

Uma pergunta que sempre me fazem: “Por que Lâminas de Loki e não Retaliação?”.

 

Houve um esquecimento pós-balanceamento da habilidade Retaliação devido ao upgrade que Lâminas de Loki recebeu (sua fórmula de dano foi melhorada e passou a atingir uma área maior), sem contar que Lâminas de Loki possui diversas vantagens quando comparada com Retaliação:

 

  • por causar dano físico de forma contínua, aumenta a probabilidade de converter o dano causado em HP e/ou SP ao utilizar itens que forneçam esse bônus, como o Chapéu de Rideword [1], o que não ocorre com Retaliação;
  • pode ser utilizada a qualquer momento, não dependendo de outra para ser ativada;
  • por possuir o spam baseado na ASPD é possível atingir em torno de 4 a 5 giros por segundo com 190 a 193 de ASPD, respectivamente*.
  • a Experiência (EXP) por hora de Lâminas de Loki é superior a da Retaliação;
  • é pré-requisito de uma das habilidades de maior poder ofensivo do Sicário, o Castigo de Loki, por isso ao atingir o nível máximo não se faz necessário resetar a Árvore de Habilidades, enquanto com Retaliação ocorre o contrário, perdemos pontos importantes para poder maximizar não apenas ela, mas também a habilidade Reflexo de Combate, o que obriga o jogador a utilizar um Neuralizador para retirá-las quando alcança o nível 175, pois são úteis apenas no PvM;
  • é ótima para “limpar” aqueles escravos chatos de certos Chefões;
  • é possível derrotar diversos alvos utilizando somente esta habilidade, independente do tamanho do HP, principalmente se combinada com Castigo de Loki;
  • atualmente é essencial na GdE e PvP, enquanto o uso de Retaliação e Reflexo de Combate nessas modalidades são inviáveis.

Portanto, Lâminas de Loki é atualmente a habilidade mais eficiente que o Sicário possui para ter um ótimo desempenho em diversas modalidades, principalmente no PvM, tendo em vista que Retaliação necessita de Reflexo de Combate para poder ser utilizada, habilidade que possui diversos pontos negativos: exige uma certa proximidade com o alvo; mesmo em seu nível máximo a chance de bloquear um ataque é de apenas 20%; quando ativada gasta SP continuamente; ao bloquear um ataque o personagem fica "travado" por cerca de 1,5 segundos, o que pode até mesmo levar à sua morte, não sendo viável em diversos mapas.

 

Infelizmente, Lâminas de Loki é uma habilidade que funciona somente com armas do tipo Katar.

 

Nota:

*Para conseguir executar 5 giros por segundo além de atingir 193 de ASPD, ainda é preciso reduzir o tempo de reúso da habilidade que tem uma duração de 0,2 segundos, o que pode ser conseguido mediante o uso de alguns itens, como Tiara dos Corações-Alados, Carta Kiel, dentre outros.

 

Divisoria.png

 

 

Subtitulo-CapituloIII.png

 

Antes de falarmos sobre o Conjunto da Quase Imortalidade que dá nome a este capítulo, precisamos responder a seguinte pergunta:

 

Dá para upar tranquilamente até o 99 usando apenas os equipamentos do grupo Éden?

 

Sim, sem dúvida alguma, como será possível ver no vídeo de demonstração.

 

O que sugiro é que sejam feitas as Quests do Grupo Éden para a aquisição dos novos equipamentos realizando as missões do Instrutor Uru. Até pegar a Terceira Classe é possível upar utilizando apenas isso, claro, se não houver interesse em participar de outras modalidades (MVP, PvP, WoE TE).

 

Não recomendo investimentos em equipamentos antes de atingir a Terceira Classe, somente indicaria a compra de equipamentos específicos para um Algoz caso você fosse deixá-lo apenas como Transclasse, com a intenção de participar da WoE TE ou até mesmo enfrentar alguns Chefões. Mas se a Transclasse é apenas um período temporário, não vejo por que realizar gastos nessa fase, o mais acertado a se fazer é economizar os zenys pensando no futuro do personagem e upar apenas com os equipamentos fornecidos pelo Grupo Éden.

 

Para mais informações sobre os equipamentos do Grupo Éden e os encantamentos que podem receber: Equipamentos do Éden

 

1289.png 18514.png 15031.png 2571.png 2473.png

 

Vejam os equipamentos do Grupo Éden que utilizei no vídeo:

 

 

 

screenThor018.jpg

 

screenThor022.jpg

 

screenThor023.jpg

 

screenThor024.jpg

 

 

Como Sicário é que começarão os investimentos em equipamentos, mas inicialmente será algo bem básico, conforme explicarei no decorrer deste capítulo.

 

De que equipamentos eu preciso para upar meu Sicário? Vou gastar muito?

 

Precisará apenas do Conjunto da Quase Imortalidade, com algumas pequenas adaptações dependendo do mapa/alvo.

 

Conjunto? Como assim?

 

São alguns equipamentos básicos que devem fazer parte do “kit de combate e sobrevivência” do seu Sicário, são eles:

ChapeudeRideword1.png ou ChifresMajestososMalignos.png + PresasVampiricas.png + IndumentariaNinja1.png + CintoShinobi.png + Jur3.png + Carta.png + PedacodePeledoGuardiao1.png

  • Chapéu de Rideword [1] ou Chifres Majestosos Malignos;
  • Presas Vampíricas;
  • Indumentária Ninja [1] + Cinto Shinobi*;
  • Jur [4] ou Jur [3] com Cartas Mosca Caçadora; e
  • Pedaço de Pele do Guardião [1].

*Acreditem, esse combo faz uma diferença significativa no uso de Lâminas de Loki, principalmente para os que não possuem qualquer valor em INT, ao usá-lo o consumo de SP é reduzido em -1 por giro.

 

Para compreender melhor essa combinação de equipamentos vamos analisar a seguinte descrição, vou usar como exemplo a Carta Mosca Caçadora que em sua descrição informa: “3% de chance de converter 15% do dano físico causado em HP.”.

 

O trecho em destaque mostra, em um sentido mais amplo, que quanto maior o dano físico que você causa, maior será essa conversão.

 

Para que não fique tão nebuloso, tomem este exemplo:

 

Ao causar um dano de 1000 em um Poring com Lâminas de Loki, conseguimos ativar o bônus de uma das Cartas Mosca Caçadora, convertendo 15% do dano físico causado em HP, vejam:

 

1000 x 0,15 = +150 de HP.

 

O mesmo cálculo é válido para os demais equipamentos que dizem em suas descrições: “Converte X do dano físico causado em HP e/ou SP”, pois todos andam de mãos dadas na recuperação de HP e SP.

 

Vejam a descrição dos outros equipamentos:

 

ChapeudeRideword1.png Chapéu de Rideword [1]: “5% de chance de converter 8% do dano físico causado em HP e 1% de chance de converter 4% do dano físico causado em SP.”.

ChifresMajestososMalignos.png Chifres Majestosos Malignos: “Chance de converter 15% do dano físico causado em HP e pequena chance de converter 7% do dano físico causado em SP.”.

PresasVampiricas.png Presas Vampíricas: “Chance de converter 5% do dano físico causado em HP.”.

PedacodePeledoGuardiao1.png Pedaço de Pele do Guardião [1]: “1% de chance de converter 1% do dano físico causado em SP.”.

 

Me diz, o que há em comum entre eles? Dano físico causado, claro!

 

Ou seja, quanto mais modificadores de Dano Físico, maior será o dano causado e por consequência a conversão de HP/SP desses equipamentos.

 

 

Como decidir entre a Jur [3] e a Jur [4]?

 

É bem simples, em níveis mais altos a Jur [3] se sai melhor por possuir um ataque base de 125 e ser arma de nível 2, ou seja, ao refiná-la é adicionado um bônus normal de +3 de ATQ por nível de refino e também um bônus extra entre +1 a +5 de ATQ acima do seu nível de segurança. Ao usarmos o Encantar com Veneno Mortal todos esses valores são multiplicados em 5 vezes, aumentando ainda mais o dano físico causado e, por consequência, a conversão de HP da Carta Mosca Caçadora, visto que ela trabalha em cima do dano que se causa (o mesmo é válido para outros equipamentos que dizem em suas descrições: “Converte X do dano físico causado em HP e/ou SP”).

 

Claro que a probabilidade de 4 Cartas Mosca Caçadora de uma Jur [4] converterem o dano físico causado em HP em comparação às 3 Cartas de uma Jur [3] é maior, mas essa conversão é baixa devido ao ataque base da arma, que é 90 e é essencial que tenhamos um alto dano em alguns mapas, como a Torre de Bifröst que tem monstros com HP de 6 dígitos, pois quanto mais rápido os eliminarmos, menor será o gasto com consumíveis e maior a EXP ganha em um curto intervalo de tempo.

 

 

Sugestões complementares

 

Como complemento aos equipamentos citados acima, algumas sugestões:

 

Cartas:

Carta.pngCarta Exterminador Voador.

Carta.pngCarta Exterminador Terrestre.

 

Bicho de estimação:

 

Incubus.png Succubus “Chance de converter 5% do dano físico causado em HP.”

Incubus.png Incubus “SP +5%.”

Incubus.png Ninfa Perversa “SP +30 e regeneração natural de SP +5%.”

Incubus.png Loli Ruri “HP +3% e chance autoconjurar Curar nível 1 em seu dono ao receber dano físico (a INT do personagem melhora a efetividade de Curar).”

 

Os bichos de estimação garantem seus bônus ao atingir a lealdade Normal ou Alta.

 

E há também uma outra combinação de equipamentos que deixa o Sicário imorrível, mas, infelizmente, não é acessível a nós meros mortais :p

 

Divisoria.png

 

 

Subtitulo-CapituloIV.png

 

Para ter um ótimo rendimento em qualquer mapa é necessário organização, planejamento, estratégia e tática. Para isso vamos analisar quatro princípios básicos:

 

  1. O mapa (como acessá-lo, nível recomendado e quantidade de monstros);
  2. Os monstros (raça, propriedade, habilidades e a experiência ganha ao derrotá-los);
  3. As habilidades do personagem (as mais efetivas); e
  4. Seu kit de combate e sobrevivência (equipamentos e consumíveis).

Vamos destrinchar esses princípios:

 

 

1. O mapa

 

Fazer uma análise do mapa é de extrema importância, pois isso vai influenciar nas possibilidades de sobrevivência, mas como analisá-lo? É bem simples, vou pegar como exemplo o segundo calabouço do Túnel Kamidal:

 

Para acessá-lo é preciso completar a Quest A Ordem Secreta de Doha (somente até o passo 9) e para obter mais informações sobre esse local, sugiro que usem o site Divine Pride, que possui um banco de dados do Ragnarök Online, observem:

 

Omapatamanho.png

 

A área em destaque tem todas as informações de que precisamos: nível, raça, propriedade, tamanho e a quantidade dos monstros, além da Precisão necessária para acertá-los e a experiência de base e classe recebida ao derrotá-los, que varia de acordo com a Taxa de EXP do Servidor, sistema VIP, consumíveis de EXP (Manual de Combate, Grimório de Combate, Enciclopédia de Combate e Manual de Combate de Classe) e período de EXP bonificada.

 

 

2. Os monstros

 

Para mais detalhes sobre cada monstro, cliquem no nome de um deles:

 

Omonstro.png

 

Ao abrir uma nova página nos deparamos com informações vitais para atingirmos a máxima eficiência no combate. Os valores circulados em Vermelho e Preto, são a Precisão necessária para acertarmos todos os golpes e o elemento que mais causa dano no alvo, respectivamente.

 

Logo abaixo da barra de elementos, temos os seguintes dados:

 

Experiencia1feaa.png

 

A área em destaque nos informa o nível de base ideal para irmos ao mapa e até que nível poderemos ficar nele sem sofrer qualquer penalidade de experiência, ou seja, se o nível de base do personagem for 15 vezes menor que o nível do monstro ou até 5 vezes maior, não é aplicada qualquer penalidade de experiência.

 

Notem também que ao enfrentar o Scaraba Galhado a partir do nível de base 121 até o 133 (uma diferença de 13 níveis) recebemos um bônus adicional de experiência que varia de +5% a +40%.

 

Agora, clicando em “habilidades”, podemos separar as mais relevantes, aquelas que serão um empecilho:

 

Habilidades.png

 

Vejam as que destaquei:

 

Pele Rochosa (Stone Skin):
ao ser ativada, fornece um bônus de +20% de DEF por nível da habilidade, ou seja, o dano físico que o
Scaraba Galhado
receber será reduzido em 60%.

 

Atordoar (Stun):
atordoa o alvo, o impossibilitando de fazer qualquer coisa, além de remover toda a sua Esquiva. Estão vendo a importância de um alto investimento em VIT? Claro que existem diversos equipamentos que fornecem resistência/imunidade à Atordoar, entretanto o papel da VIT não é apenas garantir resistência/imunidade a esse efeito negativo, mas também aumentar o HP máximo e a DEF, além de melhorar a eficácia de itens de cura, fazendo com que fiquemos mais tempo de pé.

 

Prisão de Teia (Fiber Lock)
: prende o alvo durante 8 segundos e reduz a Esquiva em 50% durante esse tempo. É aqui que Recuar mostra o seu real valor, ao usá-lo em conjunto com os comandos
/bingbing
e
/bangbang
é possível andar livremente pelo mapa sem se preocupar com essa habilidade.

 

 

3. As habilidades do personagem

 

A mais efetiva para este mapa? Simples, Lâminas de Loki! Voltem ao capítulo II, leiam sobre essa habilidade e vejam o porquê a recomendo.

 

 

4. Seu kit de combate e sobrevivência

 

Com todas as informações anteriores ficou mais fácil equipar o personagem para enfrentar os monstros do mapa, não é?

 

Bom, no capítulo III eu indico o Conjunto da Quase Imortalidade, caso queiram fazer algumas adaptações, sugiro os seguintes itens:

 

Katar da Chama Impetuosa [3] com Cartas Mosca Caçadora, Katar que possui propriedade fogo, fazendo com que você economize com Conversor Elemental. Entretanto, tem um ataque base inferior ao da Jur [3], porém, por ser uma arma de nível 3, ao refiná-la, os bônus de ATQ normal e extra são maiores, superando, assim, a Jur [3] quando refinada em +8.

 

Carta Magmaring, lembram da propriedade dos monstros do Túnel Kamidal? Exatamente! Terra! Essa carta fornece ATQ +5 e +10% de dano adicional contra monstros do tipo Terra.

 

Grilhões + Bola de Ferro Ensanguentada, um combo que concede ATQ +50.

 

Acreditem, são equipamentos simples, mas que fazem uma diferença significativa no Túnel Kamidal e, lembrando um detalhe importante: “quanto mais modificadores de Dano Físico, maior será o dano causado e por consequência a conversão de HP e/ou SP ao utilizar o Conjunto da Quase Imortalidade”.

 

Divisoria.png

 

 

Subtitulo-CapituloV.png

Mas como nem só de teoria vive o homem, um videozinho para ilustrar o que foi dito ao longo do Guia:

 

“Era uma vez um Aprendiz a quem chamavam de Michel Presidento e blá blá blá.”

 

https://www.youtube.com/watch?v=SOaxN4tF7Uc

 

Quais mapas me indicam para upar?

 

Abaixo listarei algumas sugestões de mapas para evoluir o personagem, claro que nem tudo é um “mar de rosas”, é necessário fazer uma análise de cada um desses mapas, conforme foi ensinado no capítulo anterior e se preparar da melhor forma possível (acharam mesmo que eu iria fazer isso por vocês? :p).

 

Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

 

 

 

prt_fild05044a8.png

Nível apropriado: do 1 ao 16.

 

Maior experiência recebida: do nível 1 ao 6 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

2nw1zba.gif 2lu2x6g.gif 28qyhvm.gif

 

Divisoria.png

 

prt_fild07.png

 

Nível apropriado: do 1 ao 20.

 

Maior experiência recebida: do nível 1 ao 10 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

i6cm4o.gif xf2177.gif

 

Divisoria.png

 

prt_sewb2.png

 

Como acessar: Quest Esgotos de Prontera

 

Nível apropriado: do 7 ao 26.

 

Maior experiência recebida: do nível 7 ao 17 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

28qyhvm.gif 15p5on6.gif 2lu2x6g.gif fuxnoy.gif iqlssl.gif y1cg8.gif 2z4g3lg.gif

 

Divisoria.png

 

mjolnir_06.png

 

Nível apropriado: do 11 ao 31.

 

Maior experiência recebida: do nível 11 ao 21 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

awsv9s.gif 2mfg7lk.gif effcj9.gif

 

Divisoria.png

 

gef_fild02.png

Nível apropriado: do 23 ao 43.

 

Maior experiência recebida: do nível 23 ao 33 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

27yvmkw.gif 2uj5y5k.gif k46loi.gif 2yo47td.gif

 

Divisoria.png

 

gef_fild03.png

 

Nível apropriado: do 30 ao 50.

 

Maior experiência recebida: do nível 30 ao 40 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

29ni2oy.gif v42qa1.gif 242ymir.gif

 

Divisoria.png

 

cmd_fild011.png

 

Nível apropriado: do 40 ao 60.

 

Maior experiência recebida: do nível 40 ao 50 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

vryr6s.gif rbxs9g.jpg

 

Divisoria.png

 

mjolnir_08.png

 

Nível apropriado: do 44 ao 60.

 

Maior experiência recebida: do nível 44 ao 54 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

34hvsc6.gif zyhpbl.jpg rbxs9g.gif

 

Divisoria.png

 

cmd_fild06.png

 

Nível apropriado: do 46 ao 66.

 

Maior experiência recebida: do nível 46 ao 56 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

2rpthme.gif 2rnwrki.gif

 

Divisoria.png

 

yuno_fild03.png

 

Nível apropriado: do 68 ao 88.

 

Maior experiência recebida: do nível 68 ao 78 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

1376.gif 1372.gif 1368.gif 1388.gif 109079e5e.gif

 

Divisoria.png

 

tur_dun02.png

 

Como acessar: Quest O Segredo das Chaves

 

Nível apropriado: do 77 ao 95.

 

Maior experiência recebida: do nível 77 ao 87 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

qycmc6.gif 6zbxj9.gif 1256j52.gif 4pwggn.gif

 

Divisoria.png

 

tur_dun04.png

 

Como acessar: Quest O Segredo das Chaves

 

Nível apropriado: do 85 ao 99.

 

Maior experiência recebida: do nível 85 ao 95 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

2yla58w.gif m97dit.gif 1256j52.gif 6zbxj9.gif xepw2h.gif

 

Divisoria.png

 

ra_fild04.png

 

Nível apropriado: do 86 ao 106.

 

Maior experiência recebida: do nível 86 ao 96 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

ebc5g6.gif jtqo0n.gif 21biwjo.gif 335fst3.gif 1785.gif

 

Divisoria.png

 

ra_fild01.png

 

Nível apropriado: do 88 ao 105.

 

Maior experiência recebida: do nível 88 ao 98 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

jtqo0n.jpg 21biwjo.jpg 335fst3.jpg sfhyc7.gif

 

Divisoria.png

 

nif_fild01.png

 

Nível apropriado: do 93 ao 105.

 

Maior experiência recebida: do nível 93 ao 103 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

9znl0l.gif 2chkhgh.gif 2a5yvmb.gif 30m1tdt.gif 205a0e0.gif

 

Divisoria.png

 

mag_dun02.png

 

Nível apropriado: do 92 ao 109.

 

Maior experiência recebida: do nível 92 ao 102 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

dbts1f.gif 14abdw2.gif fb9w8j.gif zn38tg.gif jjqmip.gif 32zjce1.gif

 

Divisoria.png

 

ma_dun01.png

 

Como acessar: Quest Enfermeira em Porto Malaya

 

Nível apropriado: do 96 ao 110.

 

Maior experiência recebida: do nível 96 ao 106 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

2ikwlki.gif k0g9yx.gif 2hx5a9c.gif

 

Divisoria.png

 

juperos_01.png

 

Nível apropriado: do 98 ao 118.

 

Maior experiência recebida: do nível 98 ao 108 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

Importante: um dos Venatus causa o efeito negativo Cegueira, para removê-la temos diversas opções: Poção Verde, Panaceia ou Geleia Real (há outros itens que também removem esse efeito, mas citei apenas os três que são mais acessíveis). Você também pode utilizar Venda, Venda Sombria, Carta Deviruchi ou Carta Obeaune, esta última habilita o uso da habilidade Medicar, que pode ser utilizada para remover a Cegueira.

 

Monstros:

2wn5slc.gif 4r5f8i.gif 2vi011j.gif t8qd6b.gif 2vbtqn8.gif ru5o21.gif 11gu4yg.gif 2i8zl9v.gif

 

Divisoria.png

 

abbey02.png

 

Como acessar: Quest O Monastério da Ilha

 

Nível apropriado: do 109 ao 129.

 

Maior experiência recebida: do nível 109 ao 119 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Importante: o Zumbi Dilacerado e o Massacre causam o efeito negativo Cegueira, para removê-la temos diversas opções: Poção Verde, Panaceia ou Geleia Real (há outros itens que também removem esse efeito, mas citei apenas os três que são mais acessíveis). Você também pode utilizar Venda, Venda Sombria, Carta Deviruchi ou Carta Obeaune, esta última habilita o uso da habilidade Medicar, que pode ser utilizada para remover a Cegueira.

 

Monstros:

1864.gif ZumbiDilacerado.gif 1869.gif 1870.gif BispoDecadente.gif

 

Divisoria.png

 

lhz_dun02.png

 

Como acessar: Quest Infiltrado na Rekenber

 

Nível apropriado: do 121 ao 137.

 

Maior experiência recebida: do nível 121 ao 131 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Importante: infelizmente é um mapa em que será necessário utilizar equipamentos que aumentem o dano, abrindo mão dos que convertem o dano causado em HP/SP, como da Jur [3] com Cartas Mosca Caçadora, optando por um Rugido Sangrento Glorioso ou um Jamadhar Glorioso, com o maior refino possível. Para suprir a falta da Carta Mosca Caçadora, utilizem Poção Média de Vida e/ou Poção Menor de Vida (lembrando que ambas combam), caso não tenham condições de usá-las durante o up, invistam em Mastela.

 

Monstros:

1653.gif 1655.gif 1657.gif 1654.gif 1656.gif 1652.gif 1635.gif 2roor53.gif 2lt56px.gif 1652.gif

 

Divisoria.png

 

dic_dun02.png

 

Como acessar: Quest A Ordem Secreta de Doha

 

Nível apropriado: do 124 ao 144.

 

Maior experiência recebida: do nível 124 ao 134 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Monstros:

29bhv4.gif 2ey9h92.gif 29dzup0.gif epj1tv.gif 11bjf5l.gif

 

Divisoria.png

 

ecl_tdun01.png

 

Nível apropriado: do 133 ao 153.

 

Maior experiência recebida: do nível 134 ao 144 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Importante: o Antigo Livro Danificado e a Cenere causam o efeito negativo Cegueira, para removê-la temos diversas opções: Poção Verde, Panaceia ou Geleia Real (há outros itens que também removem esse efeito, mas citei apenas os três que são mais acessíveis). Você também pode utilizar Venda, Venda Sombria, Carta Deviruchi ou Carta Obeaune, esta última habilita o uso da habilidade Medicar, que pode ser utilizada para remover a Cegueira. O Lichtern Azul possui diversas habilidades da propriedade água, além de causar congelamento, portanto é recomendável o uso da Couraça da Submissão Oceânica [1] ou Peitoral Congelado [1] com Carta Cavalo-Marinho.

 

Monstros:

2j0xkif.gif hwic1f.gif 2367.gif 2368.gif

 

ecl_tdun02.png

 

Nível apropriado: do 133 ao 153.

 

Maior experiência recebida: do nível 134 ao 144 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Importante: o Antigo Livro Danificado e a Cenere causam o efeito negativo Cegueira, para removê-la temos diversas opções: Poção Verde, Panaceia ou Geleia Real (há outros itens que também removem esse efeito, mas citei apenas os três que são mais acessíveis). Você também pode utilizar Venda, Venda Sombria, Carta Deviruchi ou Carta Obeaune, esta última habilita o uso da habilidade Medicar, que pode ser utilizada para remover a Cegueira. O Lichtern Vermelho possui habilidades da propriedade fogo que causam um alto dano, portanto é recomendável o uso da Couraça da Fúria Flamejante [1] ou de uma armadura com a Carta Pasana.

 

Monstros:

2j0xkif.gif hwic1f.gif xdxds4.gif 2368.gif

 

ecl_tdun03.png

 

Nível apropriado: do 136 ao 156.

 

Maior experiência recebida: do nível 136 ao 146 (ganha-se um bônus adicional de experiência que varia de +15% a +40%, considerando todos os monstros do mapa).

 

Importante: o Antigo Livro Danificado causa o efeito negativo Cegueira, para removê-la temos diversas opções: Poção Verde, Panaceia ou Geleia Real (há outros itens que também removem esse efeito, mas citei apenas os três que são mais acessíveis). Você também pode utilizar Venda, Venda Sombria, Carta Deviruchi ou Carta Obeaune, esta última habilita o uso da habilidade Medicar, que pode ser utilizada para remover a Cegueira. O Lichtern Marrom causa Petrificação, por isso sugiro o uso da Carta Druida Maligno, apenas tome cuidado com a Coluna de Fogo do Gerente de Bifröst, não queira passar por cima da Coluna de Fogo estando com a propriedade Maldita :v

 

Monstros:

hwic1f.gif 2370.gif 2368.gif 2371.gif

 

 

 

 

Existem ainda diversos outros mapas que podem ser inseridos na rota de evolução do personagem, os que citei foram apenas algumas sugestões.

 

Quests, Instâncias e Eventos

 

Mas além de mapas é possível complementar a jornada com Quests e Instâncias ou, se for uma pessoa bem paciente, aguardar os famosos Eventos Cheffênia e Mapas Especiais para então evoluir seu personagem.

 

Em relação às Quests, listarei aqui algumas que proporcionam uma ótima EXP.

 

Lembrando que a EXP de Base e Classe recebida ao completar as Quests e Instâncias varia de acordo com a Taxa de EXP do Servidor, sistema VIP, consumíveis de EXP e período de EXP bonificada.

 

Eden_teleporter.png468.png469.png851.png813.png

 

Ao atingir o nível de base 55 é possível realizar uma Missão no Grupo Éden de entrega de Flores de Plantas Carnívoras, que pode ser repetida até o nível 71, façam as entregas de preferência utilizando algum consumível de EXP (como Algoz nível 55 vocês poderão refazer essa missão), segue o link da Quest: Torne o mundo mais verde!

 

Observação: como Mercenário o gasto fica entre 1.500 a 1.800 Flores de Plantas Carnívoras e como Algoz entre 1.800 a 2.100 (essa quantia varia com a Taxa de EXP do Servidor, sistema VIP, consumíveis de EXP e o período de EXP bonificada).

 

Também há Missões de Caça para níveis 91 ao 99, façam todas as disponíveis na Placa de Missões e depois as entreguem de uma vez com algum consumível de EXP, elas podem ser repetidas a cada 3 horas. Essas Missões são ótimas para fechar o nível 99/50 e o 99/70, além de possibilitarem visitar outros mapas tão bons ou até mesmo melhores que os frequentemente utilizados pelos jogadores, tornando o up bem menos maçante.

 

Para mais informações, clique na placa abaixo:

857.png

 

 

EspectrodeHellion.gif OlhodeHellion.png

 

Uma Quest que proporciona uma excelente EXP de Base, 1.200.000, podendo ser feita a partir do nível de base 60, mas recomendo fazê-la a partir do nível 80 da Transclasse. Não esqueçam de entregá-la com algum consumível de EXP.

 

 

 

547.png

 

No Modo Pesadelo da Pirâmide existem Missões diárias de caça do Gato Suspeito, ao completá-las recebemos 700.000 de Base e 200.000 de Classe, entregue-as com algum consumível de EXP.

 

 

Para as Terceiras Classes temos também ótimas opções de Quests:

 

 

5225b8b9.png

 

Pesquisador de Mora, garante uma EXP de 1.000.000 de Base e 4.000.000 de Classe, pode ser realizada a partir do nível 100, entreguem de preferência com Enciclopédia de Combate + Manual de Combate de Classe.

 

 

570.png580.png574.png573.png941.png538.png582.png100.png475.png579.png576.png572.png

 

As Quests diárias de Porto Malaya, são 9 no total, garantem uma EXP de 2.000.000 de Base e Classe ao completá-las. Durante sua internação no Hospital de Porto Malaya, não deixe de fazê-las diariamente e, claro, lembrem-se de usar algum consumível de EXP.

 

 

617.png447.png438.png436.png444.png446.png896.png893.png625.png

 

As Quests diárias de Eclage são ótimas para complementar a evolução do seu personagem durante sua estadia na Torre de Bifröst, onde é suportável até o nível 160 (embora haja alguns loucos que pegam o 175 por lá), lembrem-se de sempre entregá-las com algum consumível de EXP.

 

Infelizmente, Quests não suprem totalmente a necessidade de experiência, são apenas complementos, realizar Missões é uma forma interessante e divertida de evoluir, uma alternativa que possibilita sair do modo padrão de up quando este se torna tedioso e monótono.

 

E depois do nível 160?

 

Meu conselho para evoluir depois do 160 é enfrentar Chefinhos em Mapas e/ou Instâncias, principalmente os mais fortes, que irão garantir uma alta EXP, porém isso vai exigir um maior investimento em equipamentos, consumíveis, etc, sendo a forma mais rápida de atingir o nível 175 e de forma totalmente independente.

 

Algumas Instâncias que garantem uma boa EXP:

 

Torre sem Fim

Ninho de Nidhogg

Pesadelo Musical

 

Para mais informações sobre essas e outras Instâncias, clique aqui.

 

 

Divisoria.png

 

 

Subtitulo-Conclusao.png

 

Então, resumindo, para evoluir um Sicário da forma mais barata, eficiente e simples possível, é necessário basicamente:

 

  • Conjunto da Quase Imortalidade (com as devidas adaptações dependendo do mapa);
  • Uso da habilidade Encantar com Veneno Mortal;
  • Lâminas de Loki.

Preenchidos esses 3 requisitos é preciso se atentar para:

 

  • Precisão: verificar se está adequada para o mapa e monstros nos quais se pretende upar e se há necessidade de complementar essa Precisão com equipamentos, cartas bichos de estimação e/ou consumíveis. Caso contrário, os equipamentos de conversão de dano em HP/SP serão inúteis, pois é preciso acertar os golpes para se beneficiar de seus bônus;
  • Vitalidade: é primordial tê-la em altos valores para uma maior resistência e aumento da eficácia de itens de cura, nada de "boneco de papel";
  • Velocidade de Ataque: procurar manter um bom valor em ASPD, pois dessa forma aumentará a quantidade de giros de Lâminas de Loki por segundo, eliminando os alvos mais rapidamente, reduzindo o gasto com consumíveis de recuperação de HP/SP, além de melhorar a EXP ganha;
  • Dano Físico: como os equipamentos de conversão de HP/SP trabalham em cima do dano causado, nada melhor do que aumentar esse dano, por exemplo, investindo em equipamentos e/ou consumíveis que forneçam bônus de Dano Físico e utilizando Conversor Elemental de acordo com a propriedade do alvo;
  • Conversão de HP/SP: se houver necessidade, potencialize a conversão de HP/SP com os itens citados na parte de Sugestões Complementares. Tenha à mão, sempre que possível, algum consumível de recuperação de HP como Aloe ou Mastela, nunca se sabe o que pode acontecer. :p

E os atributos, eu deixo em 1 a DES e a FOR igual no vídeo?

 

Não necessariamente, eu não disse que você deve deixar precisamente determinado atributo em 1, foram apenas recomendações do que é preciso priorizar e uma demonstração de que é possível evoluir seu personagem tranquilamente sem investir em DES ou FOR. Quem irá decidir é você levando em consideração suas necessidades e possibilidades.

 

O Guia é a parte teórica onde procurei mostrar os prós e contras de investir neste ou naquele atributo/habilidade, com explicações fundamentadas, baseadas em minha experiência com a classe, em testes e em pesquisas, não são afirmações jogadas ao acaso ou fruto de “achismos”. E como seu complemento, o vídeo, que é a demonstração e comprovação de tudo que foi afirmado e sugerido ao longo do Guia e que contraria certos pensamentos:

 

“Dinâmica de up lenta e desmotivadora”, “up desfasado, desmotivador, cansativo e entediante.”

 

Bem longe disso, foi uma jornada rápida, tranquila e gratificante, o personagem evoluiu de forma eficiente, com um investimento mínimo em equipamentos e consumíveis, ótimo custo/benefício, mesmo em níveis mais altos.

 

“Ineficiente o uso de Lâminas de Loki sem DES após o nível 135”, “um Sicário no nível apropriado para o mapa de Scarabas com 1 de DES nunca consegue se dar bem nele”, “um char no nível apropriado para o mapa de Scarabas nem sequer sonha em ter a luk inteira.”

Túnel Kamidal: Sicário, 124 (nível apropriado para o mapa), Precisão necessária alcançada, baixo investimento em equipamentos e consumíveis, 1 em DES e FOR, 104 em SOR, desempenho semelhante à de uma construção com investimento em FOR e DES. Não me pareceu ser uma situação irreal conforme alguns afirmam.

 

Última parada, Estação Torre de Bifröst: Precisão necessária alcançada ainda no 133 (nível apropriado para o mapa). Dano de Lâminas de Loki, HP/SP, DEF/DEFM, Esquiva, Precisão e Ataque Físico aumentados conforme o personagem evolui, passa a matar mais, mais rápido e melhor, até por volta do nível 153, quando começa a sofrer uma pequena penalidade de EXP de alguns monstros do mapa.

 

Depois do nível 160 restam os Chefões, que nos obrigam a botar a mão no bolso para atingir a tão cobiçada aura dourada (isso se quisermos um up totalmente independente).

 

Bom, agora vocês possuem as informações necessárias para ter um ótimo desempenho em qualquer mapa, usem essas dicas e orientações para aperfeiçoar a sua maneira de evoluir o personagem e compartilhem conosco, nos contem suas experiências em cada mapa e as melhores táticas utilizadas.

 

 

Um forte abraço e até mais,

 

Sir Brownie Cookie

Divisoria.png

 

 

Subtitulo-LinksUteis.png

 

bROpédia - Wikipédia brasileira de Ragnarök Online

bRO Wiki - Wikipédia brasileira de Ragnarök Online

Divine Pride - Multiserver Ragnarok database

iRO Wiki - This is a community-run wiki for Ragnarok Online

iRO Wiki - Calculadora de Atributos

Editado por Sir ßrøwnie Cøøkie

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 56
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Esse guia veio num bom momento, vc fala de 1 de str no gx e investir em int e de ontem pra hoje fiquei pensando se resetava ou nao por causa desse mid que veio, com seu vídeo e as explicações já decidi o que fazer.

 

Ficou bem claro que dá pra upar de boa sem investir em dex embora eu já upasse assim desde a época que se pegava 150 em scarabas na retaliação, mas com muito + gastos, potava média de vida, morango tempo todo, bem carinho. Pelo que vi seu gasto ali foi mínimo, sabe me dizer quanto + ou -?

 

E parabéns pelo guia/vídeo.

9ps5dg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Não há como n bater palmas para esse Bolinho, meu DEUSParabéns meu amigo, tu foi contra tudo que disseram que não dava para fazer, mais uma vez tem meu respeito e admiração

Certamente deu muito trabalho e custo de tempo para elaborar esse guia lindo

Tu sempre terá meu respectivo AMOR

xivHdkl.png
Link para o comentário
Share on other sites

O que dizer de um trabalho como esse? Simplesmente incrível. Muito bem escrito, bonito, atual, com gifs, imagens e vídeo... O que mais se pode pedir de um guia? Sim, isso mesmo, uma boa e velha treta, passando na cara 'dasinimigas' que elas estavam erradas ;)

O que eu poderia dizer para complementar o guia, eu falei no face e vou repetir aqui. Antes de rebonar, vá na vila de payon, compre um pergaminho de assistente arqueiro level 6x, leve com você quando for rebonar e antes de falar com o coração, abra o pergaminho de assistente e rebone, com isso a pessoa vai pegar job 10 para virar gatuno T e conseguirá upar até o 2x com extrema facilidade com o custo de 60k de zeny. Mais uma vez, parabéns pelo ótimo trabalho meu amigo!

bRO@Thor RK's 175/60 e Bio 175/60 e tantos outros 15x+... Visite meu humilde canal: https://www.youtube.com/channel/UCRfnucQh9W3PXovKUQHiLEw

Link para o comentário
Share on other sites

Meus Parabéns Sir Brownie Cookie. Como sempre com um Guia Excelente, Bonito e Organizado! e ainda por cima com um Ótimo vídeo demonstrando a teoria do guia! :)

Continue com seu excelente trabalho Cookie! E parabéns cara você manja muito, Abraço.

"Onde há vida, há trevas. Onde há trevas, há o mal. Esses seres malignos, que os céus não conseguem julgar... Serão eliminados nas trevas. Por nós... Os assassinos." Akame ga Kill

Link para o comentário
Share on other sites

Parabéns Sir ßrøwnie Cøøkie!

Como sempre o guia ficou impecável, seja na formatação, nos detalhes, nas explicações, etc.

Continue sempre inspirando as pessoas com seu ótimo trabalho =]

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

Link para o comentário
Share on other sites

Esse guia veio num bom momento, vc fala de 1 de str no gx e investir em int e de ontem pra hoje fiquei pensando se resetava ou nao por causa desse mid que veio, com seu vídeo e as explicações já decidi o que fazer.

 

Ficou bem claro que dá pra upar de boa sem investir em dex embora eu já upasse assim desde a época que se pegava 150 em scarabas na retaliação, mas com muito + gastos, potava média de vida, morango tempo todo, bem carinho. Pelo que vi seu gasto ali foi mínimo, sabe me dizer quanto + ou -?

 

E parabéns pelo guia/vídeo.

Olá, Polvo, tudo bom? Até o 99/62 o gasto com consumíveis foi quase nulo e o investimento em equipamentos foi mínimo (Espírito Olímpico e Manopla Certeira), já como Sicário, gastei com Caixas de Veneno Mortal, no Thor custa em média 250 mil zenys cada uma, outros consumíveis foram Conversores Elementais, Jubileu (Quest), Poção do Despertar, Suco Celular Enriquecido, Língua no Vapor, Churrasco de Selvagem e Chá Gelado de Siroma em alguns mapas (as comidas fiz com o meu Bioquímico), Pergaminhos de AGI e Bênção e algumas Aloes e Mastelas em certos mapas, mais por precaução. Como Sicário foi preciso utilizar outros equipamentos além dos do Grupo Éden, que são os que aparecem no vídeo, mas nada muito caro, coisas bem simples.

 

O que dizer de um trabalho como esse? Simplesmente incrível. Muito bem escrito, bonito, atual, com gifs, imagens e vídeo... O que mais se pode pedir de um guia? Sim, isso mesmo, uma boa e velha treta, passando na cara 'dasinimigas' que elas estavam erradas ;)

O que eu poderia dizer para complementar o guia, eu falei no face e vou repetir aqui. Antes de rebonar, vá na vila de payon, compre um pergaminho de assistente arqueiro level 6x, leve com você quando for rebonar e antes de falar com o coração, abra o pergaminho de assistente e rebone, com isso a pessoa vai pegar job 10 para virar gatuno T e conseguirá upar até o 2x com extrema facilidade com o custo de 60k de zeny. Mais uma vez, parabéns pelo ótimo trabalho meu amigo!

E aí, Kami, agradeço por compartilhar essa informação /s2, embora eu goste de evoluir o Gatuninho na mão, é bem rápido e tranquilo :p

 

Não há como n bater palmas para esse Bolinho, meu DEUSParabéns meu amigo, tu foi contra tudo que disseram que não dava para fazer, mais uma vez tem meu respeito e admiração

Certamente deu muito trabalho e custo de tempo para elaborar esse guia lindo

Tu sempre terá meu respectivo AMOR

 

Caraca ' date=' incrivelmente completo e organizado. Parabens cookie, como sempre fazendo um trabalho fenomenal ![/quote']

 

Meus Parabéns Sir Brownie Cookie. Como sempre com um Guia Excelente, Bonito e Organizado! e ainda por cima com um Ótimo vídeo demonstrando a teoria do guia! :)

Continue com seu excelente trabalho Cookie! E parabéns cara você manja muito, Abraço.

 

Parabéns Sir ßrøwnie Cøøkie!

Como sempre o guia ficou impecável, seja na formatação, nos detalhes, nas explicações, etc.

Continue sempre inspirando as pessoas com seu ótimo trabalho =]

 

Vlw galerinha pelos comentários /s2

Editado por Sir ßrøwnie Cøøkie

Link para o comentário
Share on other sites

ßrøwnie, eu tenho uma sicaria com 120 de Luk, mas por causa dessa diadema estou pensando em resetar os atributos e colocar 120 de int, eu até tenho esperança de vir o Gambler Seal mas com todo mundo falando da diadema já to começando a achar ela melhor, minha sicaria é DD Crit.

O que vc acha?:confused:

 

Se você jogar woe/pvp e já que sua sicária é DD Crit, o Gabler Seal é melhor. Masssss ainda nao existe né hahaha

- Yes, my lord.

 

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

ßrøwnie, eu tenho uma sicaria com 120 de Luk, mas por causa dessa diadema estou pensando em resetar os atributos e colocar 120 de int, eu até tenho esperança de vir o Gambler Seal mas com todo mundo falando da diadema já to começando a achar ela melhor, minha sicaria é DD Crit.

O que vc acha?:confused:

Mesmo que Gambler Seal estivesse disponível agora no bRO eu ainda optaria pela Diadema do Serafim, pois os bônus de +30% de Dano Crítico e +24 de ATQ que ele fornece com SOR 120 são inferiores ao bônus de ATQ da Diadema. O atrativo do Gambler Seal é não precisar investir em INT, atributo que a princípio não é necessário em uma construção de Crítico, isso pensando apenas em PvM/MVP.

 

Mas lembre-se que é possível ter ao menos dois atributos no 120 em um DD Crit sem prejudicar a construção.

Link para o comentário
Share on other sites

O Item Gambler Seal:

 

A gambler seal that attached to cheek for a lucky charm.

CRIT +3.

Critical damage +3%.

Reduces damage taken from Arrow Storm and Gate of Hell by 10%.

Every 10 base increment of LUK, CRIT +1, ATK +2, MATK +2.

When base LUK is 108 or higher, CRIT +5, Critical damage +10%.

When base LUK is 120 or higher, CRIT +10, Critical damage +17%, reduces damage taken from Arrow Storm and Gate of Hell by 30%.

Every 10 base increment of DEX, Critical damage -2%.

 

Então resumindo se vc tiver 120 SORTE base e 0 de DEX seria:

 

Dano critico +3%+10%(SOR=108 ou +) +17%(SOR=120 ou +)= 30%

A cada 10 de SOR base ATQ+2= 24 ATQ

A cada 10 de SOR base Critico +1= 12 Critico

Almenta o Critico em +3, + 5 por (SOR=108 ou +) + 10 por (SOR=120 ou +)= 18 Critico

 

Resumindo:

+30% dano critico, +24 ATQ, +30 Critico

 

Acredito que isso não supere o item Diadema de Serafin no dano final, só seria bom esse item pelo aumento do Critico

Insane in the Brain...

Link para o comentário
Share on other sites

Só tive a oportunidade de ver esse guia agora, ficou show de bola, sambou na cara das inimiga. Tenho que aprender a fazer uns guias tops assim :p

 

@Edit

 

Se não me engano a Essência de Dex 3 dá +4 de Dex, nunca tive uma pra testar direito, mas é isso que fala no divine pride.

 

http://www.divine-pride.net/database/item/4922/kRO

Editado por Scraff
image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

Só tive a oportunidade de ver esse guia agora, ficou show de bola, sambou na cara das inimiga. Tenho que aprender a fazer uns guias tops assim :p

 

@Edit

 

Se não me engano a Essência de Dex 3 dá +4 de Dex, nunca tive uma pra testar direito, mas é isso que fala no divine pride.

 

http://www.divine-pride.net/database/item/4922/kRO

Esse leu o Guia, ahuahuahua

 

Agradeço por ter me avisado, e olha que tenho essa merda em um acessório, sei lá de onde saiu esse 3 :p

Link para o comentário
Share on other sites

Fala Brownie Top demais cara ! Eu to começando um Sica DD crit agora, Você cha que compensa já ir investindo em INT quando rebornar pra usar o Serafim ou só compensa pra quem já tem o Char 175 e pode resetar ?

 

Pessoalmente estou buscando atingir 108 de int lá pelo lvl 109 e 120 int no lvl 131. O ATQ com EDP vai dar um excelente incremento para facilitar o up na loki

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Fala Brownie Top demais cara ! Eu to começando um Sica DD crit agora, Você cha que compensa já ir investindo em INT quando rebornar pra usar o Serafim ou só compensa pra quem já tem o Char 175 e pode resetar ?
E aí, Lucas, para ter INT e mais um outro atributo no 120, será necessário reduzir ou a AGI e/ou VIT, que também são atributos primordiais para um Sicário, principalmente a AGI, ou seja, fica bem apertado.

 

O maior problema desse tipo de construção é ter que priorizar AGI e SOR (Vel. de ATQ e Taxa de Crítico), o que torna praticamente inviável investir 120 em INT, a não ser que você sacrifique pontos de AGI e/ou VIT, o que não aconselho.

 

Esse equipamento é mais recomendável para construções de Ataque Duplo, Crítico de Katar, Híbrido e no uso de habilidades.

 

@off topic: Brownie quando der libera pm!

 

@topic: Mto bom o guia, estou meio parado com o meu sicário no 12x e me deu um rumo/noção do que seguir agora!

Já limpei minha caixa de entrada, Drakegawain.

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...
  • 2 weeks later...

Em qual servidor joga?

Thor

 

Qual o nível do seu personagem?

118

 

Qual o seu tipo de construção?

Hibrido/Critico

 

Prefere upar em grupo ou solo?

prefiro solo

 

Pretende enriquecer com o up?

Não é necessário

 

Que equipamentos possui?

Ver anexo, mas basicamente set vampiro

 

Pode adquirir novos equipamentos?

Até uns 100kk é possível

 

Tem condições de gastar com consumíveis (incluindo itens de EXP)?

EDPs e pots de ASPD e Precisão, EXP to com manuais do torsen estocados

 

Obrigado desde já! :)

OBS: estou upando em Juperos, o lugar é bom, mas um pouco dificil, teria algum lugar mais facil com a exp no mesmo nível? adoraria dicas de equipamentos melhores também, se possível xD

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...