Ir para conteúdo

Dúvida sobre "Mob Train" e "Ks"


Gran Doom

Posts Recomendados

Olá,

 

Percebo que muitos ainda confundem o termo "Ks", que é quando um jogador ataca um monstro que outro usuário já está matando.

 

A confusão é quando ocorre o chamado "Mob Train", aquela famosa "juntada" de monstros. Em praticamente 100% dos casos, o usuário que junta o mob não acerta um único golpe em nenhum inimigo. No entanto, reclamam quando um outro jogador surge e avança contra o grupo de monstros sem permissão.

 

Acontece que as regras de Ragnarok proíbem expressamente o "Mob Train. Ou seja: quem faz o mob é quem está cometendo uma infração, já que não há "ks" quando nenhum monstro está sendo atacado.

 

Gostaria de um posicionamento oficial da LU! sobre isso.

 

No caso de quem faz mob e tem este destruído por outro jogador, quem está "oficialmente" errado? Há punições previstas para esse tipo de caso?

 

Obrigado.

Editado por Gran Doom
Link para o comentário
Share on other sites

Quem junta o mob está errado de acordo com as Regras de Conduta e é passivo de ban caso alguém reporte.

 

[h=2]4. MÁ CONDUTA[/h]

''- Mob Train (arrastão de monstros): prejudicar outros usuários de forma direta ao atrair muitos monstros para um determinado lugar com o objetivo de subir de nível de maneira mais rápida individualmente ou em grupo de jogadores, ou ao jogar os monstros em outros jogadores.''

Link para o comentário
Share on other sites

Quem junta o mob está errado de acordo com as Regras de Conduta e é passivo de ban caso alguém reporte.

 

[h=2]4. MÁ CONDUTA[/h]

''- Mob Train (arrastão de monstros): prejudicar outros usuários de forma direta ao atrair muitos monstros para um determinado lugar com o objetivo de subir de nível de maneira mais rápida individualmente ou em grupo de jogadores, ou ao jogar os monstros em outros jogadores.''

 

Olá Jonny,

 

E quanto ao jogador que não junto o mob e o ataca? Há qualquer tipo de punição neste caso?

Link para o comentário
Share on other sites

De acordo com as regras não, pois o jogador que está fazendo o mob não está atacando o mesmo.

 

Ou seja, rapaziada que gosta de chamar a galera de "Ks" porque seu precioso mob foi atacado: errados estão VOCÊS.

 

Parem de perturbar as pessoas com mensagens privadas no jogo. Perturbação, aliás, também é igualmente passível de punição.

Link para o comentário
Share on other sites

Ou seja, rapaziada que gosta de chamar a galera de "Ks" porque seu precioso mob foi atacado: errados estão VOCÊS.

 

Parem de perturbar as pessoas com mensagens privadas no jogo. Perturbação, aliás, também é igualmente passível de punição.

Legal, agora posso dar Ks no mob dos outros e ainda jogar na cara dele q o errado é ele e não eu :v

Não é Bug, é Feature

Link para o comentário
Share on other sites

Essa regra, judicialmente falando, pesa pro lado do KS como culpado.

 

Veja bem, a palavra "muito" é bastante subjetiva nesse tópico, enquanto que o KS é legítimo e não tem quantificação subjetiva.

 

Quanto é muito pra Level Up!? Quanto é muito pros players, quanto é muito pra determinados mapas? É em % da quantidade de respawn do mapa? Não existe quantificação, logo nesse caso a punição é mais facilitada pro KSer.

Link para o comentário
Share on other sites

Só esclarecendo.

O ato de juntar monstros para grindar não vai contra as regras.

O fato de jogar esses monstro em cima de outra pessoa para a atrapalhar, isso é mob train e é o que é punível pela regra.

 

Todo e qualquer ato de juntar monstros é classificado como mob train, desde os passivos até os agressivos. Não se encaixa em mob train, contudo, quando monstros do tipo assistente (por exemplo, o Scaraba de Chifres Duplos) atacam o personagem para ajudar o aliado.

 

A prática que os jogadores usam nos Mapas Especiais e em outros diversos mapas é classificada como mob train e fim. Não existe "mob train", porque é muito fácil perder o controle dos monstros, vide o que acontece nos Especiais.

 

Porém, contudo, todavia, a Renovação obrigou que a evolução dos personagens ficasse assim, voltada ao mob train. De qualquer modo, se algum jogador for prejudicado por essa prática, ele pode denunciar o praticante - e este pode ser punido se for comprovado o mob train.

 

De todo modo, acho que está na hora de a Level Up! adaptar as regras de conduta ao cenário atual do jogo.

Link para o comentário
Share on other sites

Porém, contudo, todavia, a Renovação obrigou que a evolução dos personagens ficasse assim, voltada ao mob train. De qualquer modo, se algum jogador for prejudicado por essa prática, ele pode denunciar o praticante - e este pode ser punido se for comprovado o mob train.

 

De todo modo, acho que está na hora de a Level Up! adaptar as regras de conduta ao cenário atual do jogo.

 

Tirou as palavras de minha boca

Não é Bug, é Feature

Link para o comentário
Share on other sites

E agora espertinhos ? sai dessa como ?

 

Esse tópicop ta cheirando medo de alguem que foi ameaçado de ser reportado por Ks

 

Pela minha data de ingresso em Ragnarok (com jogatina constante desde então), percebe-se que já sou um jogador veterano. Até demais.

 

Nunca tive qualquer problema de conduta ou sequer fui suspenso ou advertido, porque conheço as regras de cabo a rabo.

 

O intuito deste tópico é ter um esclarecimento oficial da LU! sobre esse tipo de caso.

 

Entendam: a classificação sobre "Ks" que estão usando é totalmente equivocada. Serve apenas para perturbar outros players com ofensas a partir de ignorância.

Link para o comentário
Share on other sites

Pelo bom senso em interpretar as regras e adapta-las para o cenário atual de ragnarok, seria mais ou menos isso:

 

Mob Train: A punição entra no caso de jogadores que mobam pra jogar em cima de outros jogadores, na intenção de matá-lo (por isso a regra diz "prejudicar outros usuários de forma direta"). Se vc está mobando e não está prejudicando ninguém, é muito mimimi querer reclamar disso. Além disso, muitos shuras quando mobam usam adaga pirata e ressonância (ou seja, causam dano) e mesmo assim não evita de levarem KS né...

 

KS: Vc matou o bicho q está em outra pessoa, é KS. Ao meu ver, essa de "ele só tava mobando, num tava causando dano" não cola, pq o cara num tá tankando de graça tbm pra vc. Acho q se o monstro já está lockado em um player e causando dano nele, vc num tem q se intrometer ali (se for assim abre margem pra alegar q no primeiro miss q vc der no monstro eu posso dar ks nele, afinal vc não está causando dano '-'

 

E por fim, vamos admitir: Quem upa até o level 175 matando DE UM EM UM???

 

Aposto q muita gente q "concorda" com seu pensamento, é tipo um ranger da vida, q num pode ver um shura ou rk mobando q o dedo da tempestade até treme. Ai a pessoa faz oq? Mata um MOB. E quando num mata de KS, aposto q junta um MOB e mata do mesmo jeito, ou seja, isso tá mais com cara de quem quer ter uma "brecha" na regra pra conseguir fugir de possíveis punições futuras.

 

OBS: Se a intenção for mesmo arrumar uma brecha pra num ser punido, fica essa dica: A regra diz "atrair muitos monstros para um determinado lugar com o objetivo de subir de nível de maneira mais rápida individualmente ou em grupo de jogadores", ou seja, se vc matar o mob é vc quem está subindo de nível de maneira rápida, ou seja, brecha por brecha além do ks vc tbm poderia entrar na própria categoria mob train (olha q delicia, 2 punições ao mesmo tempo :D)

Editado por Kamper
Pra colocar uma observação ;)
iofeht.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Punir por Mob Train atualmente é acabar com o Ragnarok. A maioria esmagadora das pessoas que já chegaram no lvl 125 fizeram mob de monstros em alguma hora quando estavam upando.

 

Em 2F de Luina ou em Eclage todo mundo só upa assim, seja solo ou em grupo. No Templo de Rachel de vez em quando forma uns mobs bem interessantes e a pessoa fica arrastando todos para o mesmo lugar para matar de uma vez. Nos mapas Especiais 100% dos jogadores upam com mob train. E ainda existem outros mapas famosos por mob train como Mag Dun e Juperos.

 

Essa regra é antiga de quando foi criado o jogo e apesar de ainda ser uma regra está desatualizada. Se a LUG começar a banir por mob train ninguém mais pega 175 (somente em MVP) e todo mundo vai é quitar.

image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

É errado mobar de acordo com regras?

Sim, é. Mas é a forma mais fácil de upar, vai lá então matar de 1 em 1.

 

Pode atacar o mob de pessoas que moram?

De acordo com as regras, sim.

Mas convenhamos que é uma questão de bom senso, cada um respeitar o outro.

 

Minha opinião...

it's time to begin isn't it?

Link para o comentário
Share on other sites

Essa regra é antiga de quando foi criado o jogo e apesar de ainda ser uma regra está desatualizada. Se a LUG começar a banir por mob train ninguém mais pega 175 (somente em MVP) e todo mundo vai é quitar.

 

Regra é regra e, sobre este tema, é bem clara. Fazer mob não é apenas atrapalhar outros jogadores, mas "atrair muitos monstros para um determinado lugar com o objetivo de subir de nível de maneira mais rápida individualmente ou em grupo de jogadores" (Regras de Conduta do BRO, item 4.5).

 

Quero deixar claro que NÃO concordo com as regras atuais sobre o tema. CONCORDO IGUALMENTE que não é possível upar, atualmente, sem infringir as regras quanto à formação de mob.

 

O meu ponto é sobre jogadores leigos acharem que podem interpretar as REGRAS ATUAIS ao bel prazer, inclusive fazendo ameaças a outros jogadores --isso sim, passível de punição.

 

Mas o que quero saber --E É O MOTIVO DESTE TÓPICO-- é o POSICIONAMENTO OFICIAL.

 

Ainda não veio ninguém da Level Up! para responder este tópico sobre o que perguntei: matar um mob que não foi acertado é passível de punição? E quem faz o mob e perturba outros jogadores por este ser atacado, recebe algum tipo de punição?

Editado por Gran Doom
Link para o comentário
Share on other sites

É errado mobar de acordo com regras?

Sim, é. Mas é a forma mais fácil de upar, vai lá então matar de 1 em 1.

 

Pode atacar o mob de pessoas que moram?

De acordo com as regras, sim.

Mas convenhamos que é uma questão de bom senso, cada um respeitar o outro.

 

Minha opinião...

 

Pronto! Uma opinião sensata.

 

É questão de bom senso, NÃO DE QUEBRA DE REGRAS.

 

Isso até que eu veja alguém da LU! comentar este tópico de forma oficial sobre o meu questionamento.

Link para o comentário
Share on other sites

Mas o que quero saber --E É O MOTIVO DESTE TÓPICO-- é o POSICIONAMENTO OFICIAL.

 

Ainda não veio ninguém da Level Up! para responder este tópico sobre o que perguntei: matar um mob que não foi acertado é passível de punição? E quem faz o mob e perturba outros jogadores por este ser atacado, recebe algum tipo de punição?

 

Ah cara, pode esperar sentadinho ai por esse posicionamento oficial, viu? Conselho de quem já viu muita gente pedindo posicionamento e nada teve. O máximo que acho possível acontecer aqui é aparecer alguém dizendo que anotou seu questionamento e vai procurar por respostas.

 

Eu dei minha opinião pra dar uma upada e aumentar o tópico na esperança de que alguém da staff se sensibilize e diga alguma coisa. É uma questão bem interessante a ser discutida.

 

Eu que estou mobando nos Especiais até de Ranger tenho que prestar atenção nisso haha

image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

Ah cara, pode esperar sentadinho ai por esse posicionamento oficial, viu? Conselho de quem já viu muita gente pedindo posicionamento e nada teve. O máximo que acho possível acontecer aqui é aparecer alguém dizendo que anotou seu questionamento e vai procurar por respostas.

 

Eu dei minha opinião pra dar uma upada e aumentar o tópico na esperança de que alguém da staff se sensibilize e diga alguma coisa. É uma questão bem interessante a ser discutida.

 

Eu que estou mobando nos Especiais até de Ranger tenho que prestar atenção nisso haha

 

Acredito que não custe tentar. É o mínimo termos um retorno oficial da empresa para esclarecer um tema que faz jogadores ameaçarem uns aos outros.

Link para o comentário
Share on other sites

Regra extremamente desatualizada por conta do tempo.

 

 

O jogo já é um grind fest eterno e o que aceleta um pouco as coisas é a possibilidade de reunir mais monstros e mata-los para acelerar o ganho de exp.

 

IMO, a regra tem que ser: faça mob se quiser mas:

 

- se jogar propositalmente em cima de outra pessoa você será punido;

- se não aguentar o mob e estiver perto de inocentes ao redor você será punido;

- se matar o mob de outros jogadores você será punido.

 

 

Eu também acho que vários mapas poderiam ter um boost na quantidade de monstros devido a extensão.

Link para o comentário
Share on other sites

Acredito que não custe tentar. É o mínimo termos um retorno oficial da empresa para esclarecer um tema que faz jogadores ameaçarem uns aos outros.

 

Tá certo, não se pode perder a esperança.

 

Além de tudo ainda tem outro ponto, as skills de 3rd que pegam em área não fariam muito sentido no PvM se não pudessem ser usadas em grandes mobs, uma das coisas que mudou com a renovação é a possibilidade de todo mundo matar eficientemente em área, coisa que só HW fazia antes, é uma regra bem desatualizada mesmo

image.php?type=sigpic&userid=109657&dateline=1494024956

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...