Ir para conteúdo

Conhecendo os Superaprendizes [A Arte do Eterno Aprendizado]


Vlad Dracull

Posts Recomendados

KGxubQ4.jpg Olá amigos do EA!

Essa é a Atualização do finado Arquivo X do Eterno Aprendizado.

Mas não se trata de uma uma simples atualização, recriei esse post para explicar melhor sobre os Superaprendizes, para contar sua história, suas origens e características que fazem essa Classe tão única e divertida.

O que é um Superaprendiz?

Quais os segredos que fazem dessa Classe odiada por alguns e tão amada por muitos?

Convido-lhes a mergulhar comigo nesse fascinante e misterioso mundo do Eterno Aprendizado e aprender um pouco mais sobre essa fascinante Classe do Ragnarok.

Lets Rock!

fZgIWZs.jpgA Origem dos Superaprendizes

Nos primórdios do ragnarok um fato chamou a atenção da toda poderosa Gravity :

Muitos jogadores estavam jogando de Aprendizes, alguns até fazendo a proeza de pegar lvl 99 com eles! (Na época isso era extremamente difícil)

Esse fato curioso incentivou a Gravity a criar uma classe voltada para essas pessoas que preferiam jogar o ragnarok de uma forma “diferente” de todo mundo.

Assim nasceu os Superaprendizes, a primeira multi-classe do jogo e a mais divertida!

Aqui no Brasil, segundo registros antigos da lug, o primeiro Super Aprendiz que conseguiu alcansar o lvl 99 no bRO foi o Rochi (Vários anos atraz eu tive a honra de encontrá-lo in game e bater um papo com esse Aprendiz Lendário).

Rochi o primeiro Super Aprendiz lvl 99 do bRO

SA's chegaram no bRO com o lançamento de Amatsu em 05/11/05, no inicio a Classe só tinha 70 de job, mas com a chegada do episódio Heritage passou a ter 99 de job!

Muitas pessoas começaram a jogar com a Classe, porém a maioria desistia no meio do caminho devido à imensa dificuldade que era upar o char com o menor HP do jogo...

Com o tempo foram surgindo várias guildas temáticas sobre a SA’s, porém até hoje a mais notória e popular foi a Pocket Heroes.

fZgIWZs.jpgA Pocket Heroes

DhXDOg3.png

É impossível falar da história dos SA’s e não citar o Clã que impulsionou a Classe no Brasil.

Se não me falha a memória o clã se originou no servidor Chaos, e na época nosso único point de encontro era aqui no Eterno Aprendizado.

Porém em 2007 houve a Fusão dos três servidores (Loki, Chaos e Iris) originando o Odin, e finalmente foi possível ingressar na PH!

Lembro que na época havia fila de espera para se obter uma vaga na Guilda.

O SA se apresentava no fórum da PH e aguardava em tipo de fila até abrir uma vaga na Guilda.

Eu esperei mais de um mês, mas valeu a pena!

Os caras eram apaixonados pela Classe.

Foi nessa época que tive a honra de conhecer Superaprendizes lendários:

Lord Novice
Dica
Suissida
Tampinha
Minerva Paradizo
Mila Retalhadora
Stranger
Ramban
Chuck Norris
Brian Hudell
Gilligan
Twister
Kay
Netsuke
Erick Willer
Tinti
High Summoner
Rael
Pocket Hero
Klaus

E muitos outros amigos com os quais vivi muitos momentos maravilhosos!

Primeiro Aniversário da PH!

Infelizmente à uns anos atrás a Guilda foi desativada, mas as lembranças das aventuras e experiências vividas por todos que tiveram o privilégio de fazer parte da Pocket Heroes são Eternas!

O líder da PH era o Lord Novice, ele também foi tutor aqui do Eterno Aprendizado por um bom tempo.

Após algum tempo, ex-membros da PH se reuniram e formaram a guilda Eterno Aprendizado.

0Y51uef.jpg

A guilda atualmente se encontra parada e seu líder migrou para outro game.
Mas em seus anos de glória foi o berço de grandes aventuras e amizades.

fZgIWZs.jpgO Servidor Thor

É claro que o furacão dos Superaprendizes também chegaria no recém criado servidor Thor!
E em 2010 os caras fizerem uma marcha que fez Aldebaram (Onde está o Clube das Pessoas Legais) tremer!
Tinha muito gente legal, destacando o Fenixzinhu (Líder da guilda de SA's na época).

 

 

kdHFFha.jpgDMg9dKy.jpgGIDgYRL.jpg0LyJEIX.jpg

Na época haviam 2 clãs de destaque no Thor:
A Royal SA liderada pelo Fenixzinho.
E a Millennium era liderada pelo Snikt.

2017

Nessa época o servidor Thor tinha a supremacia dos clãs de Superaprendizes.
Tendo os dois mais ativos e poderosos do bRO.
Eram eles:

A Eternos e a Gangue do Algodão Doce.

Estas Guildas possuíam uma rivalidade extrema entre si, ao ponto do chão tremer quando seus membros se encontram!
Porém houve uma ocasião onde estes grandes adversários resolveram dar uma trégua e se juntaram à um mesmo ideal, que foi no Grande Protesto Contra a Adaga da Falkíria em Juno!

As Valquírias choraram!

 

ziQ5QiS.jpg

Vamos conhecer mais detalhes sobre estes clãs maravilhosos: (por ordem alfabética)

fZgIWZs.jpgEternos>

xkG4aTI.jpg

Fundada em fevereiro de 2015 pelos jovens Pablo e Binho Boladão, este clã cresceu rapidamente sobre a filosofia da amizade e da lealdade.

Eles possuem um Canal exclusivo no youtube onde postam suas aventuras contra MvPs e nas salas de PvP.Se vc quiser conferir o canal desses mitos basta clicar na imagem do clã a cima.
Atualmente a guilda não está mais em atividade.

fZgIWZs.jpgGangue do Algodão Doce>

71DQu3M.png

Fundada em 15/04/2015, a Gangue já foi um dos maiores clãs de SA’s do bRO.

Os caras eram apaixonados pela Classe.
E uma das maiores características desse clã era a União.
Os caras também possuiam um canal exclusivo no youtube, criado pelo Guilherme Magari.
Lá vc podia conferir suas aventuras e muitas dicas maneiras sobre Superaprendizes.

fZgIWZs.jpgPrincipais Características de um Superaprendiz

É uma multi-classe, ou seja, um personagem que possui habilidades de várias outras.

A maioria são habilidades de Classe 1, mas com a chegada da Expansão os SA’s ganharam novas habilidades de Classes 2 e uma de Arquimago!
Infelizmente, outra característica é o baixíssimo HP e SP, que podem causar derrotas vergonhosas com um golpe só...

Além da imensa limitação de armas e equipamentos.
Essas duas ultimas características são as principais responsáveis pelo grande preconceito que a Classe sofre por parte de grande porção da Comunidade.

Mas ao contrário do que muitos pensam, SA é sim uma classe muito poderosa, mesclando vários tipos de habilidades, muitos pontos extras de atributos e alguns segredos que vamos juntos desvendar agora!

fZgIWZs.jpgBônus de Atributos

-Todo SA ao atingir o nível 70 de classe ganha +5 de bônus em todos os seus atributos;

-Se o SA atingir o nível 70 de classe sem morrer uma única vez, ganha +10 em todos os seus atributos, em vez de apenas +5. Porém se o SA morrer, ele perderá os +10 ficando somente com os +5;

-A partir do nível de classe 70, o SA pode ser “Resetado” por um Soul Linker que utilize nele o Espírito do Super Aprendiz. Ficando assim com +15 em todos os seus atributos ! Ou seja, os +5 que ele já tem, mais 10 pontos extras dados pelo reset.

mnTckRH.jpg

-Se o SA morre após o reset, ele perde os 10 pontos extras, ficando somente com os +5, devendo ser resetado novamente quantas vezes for preciso;

Curiosidade: A partir da expansão Heritage, o SA passou a ter nível 99 de classe. Ganhando assim 98 pontos de habilidade.

 

fZgIWZs.jpg O Espírito do Super Aprendiz

A Classe Soul Link possui um buff chamado espírito do SA , tal buff traz varias vantagens para os SA dependendo do nível de classe ou base do mesmo;

Reset: A partir do nível 70 de classe já é possível realizá-lo .

O processo consiste em o Soul Linker ficar buffando o SA com o Espírito até que o anjo apareça sobre o SA, a chance é de 1% por tentativa, ou seja, depende da sorte da pessoa.

yAYQ3n.gif

O processo pode demorar um pouco, ou não!

Feito com sucesso, o reset garante ao SA +10 de bônus em todos os seus atributos!!!

Hats: A partir do nível 90 de base, o SA sob o efeito do espírito de SA pode equipar qualquer hat do jogo, Orc Hero, Freira, Gatinho Dorminhoco, Mestre Arcano, etc.

aEOvGTF.jpg

O mesmo continuará equipado mesmo após o efeito do buff passar.Infelizmente, deslogando o hat é automaticamente desequipado /sniff.

Armas: A partir do nível 96 de base, o SA pode equipar vários tipos de arma nível 4 (inclusive as Caldas da classe Doran), menos armas como espadas de 2 mãos, arcos, instrumentos musicais, katares, livros e pistolas../sniff.

vjobtEA.jpg

Novamente a regra se repete, se você deslogar, a arma é desequipada, e deve-se usar o espírito de SA novamente.

Mas dentro de algumas “durgeroms” isso não acontece. Por exemplo: O SA equipa rondel no lvl 1 da caverna do gelo, e pode ir até o lvl 4 sem ter a arma desequipada.

fZgIWZs.jpgO comando /doridori

Mais um super aliado nosso, esse comando simplesmente dobra o efeito das habilidades Recuperar SP e Recuperar Hp.

Funciona da seguinte maneira: Toda vez que seu char precisar recuperar SP/HP, basta sentar e digitar o comando /doridori no ritmo de uma vez a cada segundo. Não adianta ficar digitando feito louco, tem que ser no ritmo certo, do contrário não dá certo.

Dica do Vlad: Para simplificar o uso do comando, coloque-o na barra de atalhos, como se fosse um emoticom, basta pressionar Alt+M e escolher onde o /doridori deve ficar, no meu caso, eu uso alt+4. Bem mais prático que ficar digitando.

 

fZgIWZs.jpgA Fúria Interior

v16JgE.gif

Uma das maiores dúvidas de quem joga com Super Aprendiz.

Muita gente diz que ela não existe mais, porém ela continua funcionando sim, desde que se observem as regras de uso.
Infelizmente, essa skill é desativada em definitivo quando vc pega lvl 99 ou 150.

A Fúria Interior aumenta a taxa de críticos por um período de 3 minutos. Muito útil para SA’s melees. Como já disse anteriormente, para utilizar essa habilidade deve-se seguir algumas regras:

- O SA só pode usá-la partir do lvl 45;

- Deve-se estar no mapa à pelo menos 2 minutos;

- Ter digitado pelo menos 7 linhas no chat em publico;

- Estar com a exp base em um numero múltiplo de 10. Ex: 20%, 30%, 40%, 50%....90%.Vale lembrar que o numero deve ser exato, 50.1% NÂO É 50% .

Com todas as regras seguidas, finalmente chegamos na parte do nosso célebre mantra:

Anjo da Guarda, você pode me ouvir?

 Eu sou Vlad Dracull, Um Eterno Aprendiz!

 Eu preciso da sua ajuda, por favor!

 I Love Vlad!

A quarta frase pode ser qualquer coisa, um numero, um grito ou outra coisa maluca, a segunda frase está bugada, então vc poderá digitar qualquer coisa lá.

Você poderá usar Fúria quantas vezes quiser, pelo menos enquanto sua exp base for múltiplo de 10 exato, quando vc ganhar exp e gerar números após a virgula, não dará mais...
Apenas tome cuidado para não exagerar e tomar um "Block Chat" (Punição por digitar várias vezes a mesma palavra ou frase).

 

fZgIWZs.jpgComo usar Corpo Fechado

mlqY2D.gif

Uma de nossas melhores armas! Corpo Fechado, ou simplesmente CF, reduz todos os danos (físicos ou mágicos) a 10%.

Esta habilidade dura 150 segundos.
Ela é acionada no SA quando este tem seu HP zerado, e em vez de morrer, a habilidade é ativada!
Para isso deve-se estar com mais de 99% de exp base, já consegui ativar com 99.2%, 99.3% até 99.9% de exp base.

Você poderá usar CF uma vez em cada mapa, isso significa, que uma vez usada, a skill não será acionada uma segunda vez, e vc pedala caso seu HP zere.

Ao contrário da Fúria Interior, dá sim pra usar CF em definitivo nos níveis 99 ou 160.

As diferenças são que antigamente quando você atingia o lvl máximo com seu SA era só mandar um ticket pra lug e eles fazia uma “manutenção” no seu Superaprendiz para ele poder usar o CF. Hoje em dia não tem mais isso, e é você que deve maximizar a XP do char para reativar a habilidade.

Além disso, caso seu SA seja derrotado e perca XP vai ficar impossibilitado de ativar o CF até que a XP perdida seja recuperada. A solução nesse caso é nunca esquecer de ativar o Seguro de Vida!

Agora um vídeo mostrando o momento da ativação do Corpo Fechado por um SA.

Dica do Vlad: Quando acabar o efeito do CF basta deslogar seu char e retornar, isso torna possível utilizar a skill novamente !É importante saber que CF traz mais um grande benefício para nós, além de evitar um humilhante IK, evita que vc perca o seu Reset em virtude de uma morte, seus +15 extras não são perdidos!

fZgIWZs.jpgO Superaprendiz lvl 150

7aG3JZr.jpg

 

- Atualmente é possível Expandir um Superaprendiz do nível 99 ao 100 possibilitando o up até o lvl160/50.

Assim vc ganha mais pontos de atributos e novas habilidades para detonar em suas aventuras! Para isso deve-se realizar uma Quest de Expansão, que exigem entre outras coisas, que vc mate mil monstros! Mas calma, os monstros são facinhos de eliminar basta vc ter uma boa dose de paciência!

Recentemente com a chegada do Epi. Fábrica do Terror, o nível 150 deixou de ser o nível mais alto do jogo e deixou de dar seus bônus e a nostálgica aura azul.

Assim, deixarei a descrição dos seus bônus aqui em baixo apenas para "recordação" de como o bRO funcionava antes desse episódio.

- No lvl 99 e 150 ganhamos uma média de 2k de HP.

- Perde-se a Fúria em definitivo.

- No lvl 99 e 150 ativamos CF sempre que o HP zera, é só não esquecer de relogar após o efeito passar, e sempre teremos uma carta na manga.

fZgIWZs.jpgO Superaprendiz lvl 160

ySMXC99.jpg

 

- Com a chegada do Episódio Fábrica do Terror, finalmente os SA's tiveram acesso a tão sonhada aura dourada!

Mas infelizmente para nossa querida Classe, esse episódio não poderia ter nome melhor: Fábrica do TERROR.

- Superaprendizes que SEMPRE tiveram acesso ao nível máximo de up no jogo (99 e depois 150) agora se veem obrigados a se conformarem com o pífio nível 160.

- Fizemos uma Campanha Heroica buscando a liberação do nível 175 para nossa Classe, mas até aqui não tivemos um feedback da gravity.

- Com o novo episódio também chegou o infame Bug do HP, que causou uma perda de 4k de HP em todos os SA's a partir do nível 99 .

Mesmo com os novos pontos de atributos e se maximizando a Vit, não era possível chegar nem na metade do HP que esse Bug nos tirou.

- Felizmente na Manutenção de 30/09/2016, finalmente a Lug/Gravity corrigiram esse Bug maldito e a Classes dos SA's teve seu HP normalizado.

- No nível 150+ dá pra usar Fúria Interior,  desde que os requisitos sejam preenchidos.

- Pode-se pegar Corpo Fechado após o lvl 160, basta continuar upando a xp e completando os 9999999.

- O Primeiro Superaprendiz lvl 160 do bRO foi o sr. ~ Thor ~ no servidor Thor do clã Eternos.

- No Odin os primeiros foram: o Youlose (clã Eterno Aprendizado), Asbrun (do clã Projeto Violência) e Evil Vlad Dracull (Weeeeeee! do Eterno Aprendizado) nessa respectiva ordem.

- Hoje 03/09/2016 eu pude finalmente editar este Manual e comunicar a todos que a Classe dos Superaprendizes não sofre mais com o terrível Bug no HP!!!

fZgIWZs.jpgCuriosodades:

* Superaprendiz sempre foi a Classe com o maior número de pontos de Job do Ragnarok.

* O anjo que aparece na hora do up/reset não é um anjo como o das outras classes, é uma valquíria!

* Atualmente SA pode upar até o nível 160, adquirindo uma aura dourada.

* Após virar SA, ainda dentro do Clube das Pessoas Legais, é possível usar "Fingir de Morto" caso seu Aprendiz tenha feito a quest pra obter a skill.

* Misteriosamente o senhor Tzerero não participa da quest de Expansão do SA.

* Todo SA tem uma tatuagem no ombro, ela se parece com aquelas divisas das Forças Armadas, porém ninguém jamais soube explicar seu significado.

* A montaria dos SA's é um Poring gigante, mas não é exclusiva, visto que TKs também usam a mesma montaria.

* Superaprendizes podem auxiliar Alquimistas e evoluções na criação de poções, bastando pra isso estar no mesmo grupo do Poter e este ultimo linkado com o Espírito do Alquimista, o que habilita a mega bolada "Criação Espiritual de Poções".

*O valor dos atributos dos Superaprendizes Babys vai até 108.

* Na imagem da carta Rochoso (Sleeper) é possível ver claramente uma Superaprendiz ao fundo.

* Recentemente (2022) saiu na Koréia a nova evolução da classe, o Hiper Aprendiz!

fZgIWZs.jpgConsiderações Finais:

Por enquanto ficamos por aqui amigos, mas pretendo estar sempre enriquecendo esse post com informações interessantes sobre nossa querida Classe!

Vocês também podem contribuir com dicas, sugestões e informações que serão muito bem vindas.

UYBHOmp.jpg

Até a próxima!

  • Like 2
Link para o comentário
Share on other sites

Desculpa invadir o tópico mas gostaria de adicionar umas SS de um evento que teve no Thor de Super Aprendizes em 2010, acho que vale para a parte histórica da classe né?

 

Não me lembro bem, mas acho que foi organizado pelo Lord Novice...

Nós fizemos uma "passeata" de Aldebaran até os arredores de Prontera e soltaram vários GS's.

 

 

kdHFFha.jpgDMg9dKy.jpgGIDgYRL.jpg0LyJEIX.jpg

 

Link para o comentário
Share on other sites

Caraca essa classe é amada e fez coisas que nenhuma outra fez realmente os super aprendiz é único =)

 

Belo post, eu como leitor gostei bastante de saber a historia e a evolução da classe além dos dicas que vão ajudar muito um iniciante na classe como eu e varias outras pessoas que procuram algo diferente.

 

 

Ah o video do "reset" pelo menos pra minha pessoa está como privado . :(

  • Like 1
Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Olá Vlad, tudo certo?

 

Antes de tudo quero parabenizar pelo ótimo tópico e guias que você criou para SA, realmente eu me espelho muito neles para ir upando meu querido SA (lvl 63 atualamente :o)...enfim queria tirar uma dúvida quanto as armas que o SA pode usar no lvl 96 quando usa o espírito do Super Aprendiz do SL, supondo que eu tenha um Mjolnir (não tenho, mas aceito de presente :p) e queira usar meu SA lvl 120 por exemplo, eu preciso atirar o espírito em quais situações? Sempre que mudar de mapa, deslogar, morrer ? E no pvp eu vou conseguir usar essa arma?

 

Pq eu penso que seria muito ruim/chato, eu ter que levar o Soul Linker em todos mapas de up em que eu for ou pvp também, ele seria uma espécie de pet...:p

 

Desde já agradeço.

 

E aproveito para dizer que escolhi essa arma pois minha build é melee/crit (usando mamonita também)...build final seria: for 90, agi 100, vit 90, dex 60, int 20 e crit 90...ta bom assim ou poderia mudar?? /headph

Link para o comentário
Share on other sites

supondo que eu tenha um Mjolnir (não tenho, mas aceito de presente :p) e queira usar meu SA lvl 120 por exemplo, eu preciso atirar o espírito em quais situações? Sempre que mudar de mapa, deslogar, morrer ?

Digamos que vc equipe seu Mjolnir no primeiro andar da Torre sem Fim, vc vai com ele equipado até o ultimo lvl tranquilamente.

Se vc equipar no Templo de Rachel (Isilas/Vambek) pode upar de boa que não desequipa.

Mas se vc desloga de algum jeito, ai sim vc é desarmado.

Se vc morre, mas leva um Ressuscitar ou usa Amuleto de Zigfrid a arma NÃO desequipa.

Toda vez que vc precisa falar com um NPC ou clicar em algo para entrar no mapa, a arma vai desequipar infelizmente.

Portais também desequipam a sua arma, salvo os de durgeroons.

E no pvp eu vou conseguir usar essa arma?

Sim, mas o SL deve estar lá dentro para dar o link.

Se vc linkar fora do pvp, no momento em que vc entrar, a arma desequipa. O mesmo vale pra WoE, mas entrar nos portais dentro dos castelos não vai lhe desarmar.

ta bom assim ou poderia mudar?? /headph

Sobre builds e habilidades, por favor, crie um tópico na Construção de Personagens, pra gente não desviar do assunto deste aqui!;)

Qualquer coisa estamos ai!

Link para o comentário
Share on other sites

Digamos que vc equipe seu Mjolnir no primeiro andar da Torre sem Fim, vc vai com ele equipado até o ultimo lvl tranquilamente.

Se vc equipar no Templo de Rachel (Isilas/Vambek) pode upar de boa que não desequipa.

Mas se vc desloga de algum jeito, ai sim vc é desarmado.

Se vc morre, mas leva um Ressuscitar ou usa Amuleto de Zigfrid a arma NÃO desequipa.

Toda vez que vc precisa falar com um NPC ou clicar em algo para entrar no mapa, a arma vai desequipar infelizmente.

Portais também desequipam a sua arma, salvo os de durgeroons.

 

Sim, mas o SL deve estar lá dentro para dar o link.

Se vc linkar fora do pvp, no momento em que vc entrar, a arma desequipa. O mesmo vale pra WoE, mas entrar nos portais dentro dos castelos não vai lhe desarmar.

 

Sobre builds e habilidades, por favor, crie um tópico na Construção de Personagens, pra gente não desviar do assunto deste aqui!;)

Qualquer coisa estamos ai!

 

Muito obrigado Vlad!! Ajudou bastante, já estou criando meu SL pra dar suporte do meu SA, haha

 

E em relação a build, depois eu posto no tópico correto pra vc dar uma olhada, desculpa por comentar aqui...abs

Link para o comentário
Share on other sites

So pra dizer que SA equipa mjolnir sem link -q

9bF0P13.jpg

 

Na descrição diz:"Nível da arma: 4 Nível necessário: 95 Profissões que utilizam : Espadachim/Mercador e as respectivas evoluções"

Mas vc tiver como provar que SA equipa essa arma sem necessidade de link, vai ser a descoberta do ano!

E eu lhe darei um prêmio por favores prestados a imensa Nação SA.

 

Detalhe: O premio será entregue no servidor odin:o

Link para o comentário
Share on other sites

9bF0P13.jpg

 

Na descrição diz:"Nível da arma: 4 Nível necessário: 95 Profissões que utilizam : Espadachim/Mercador e as respectivas evoluções"

Mas vc tiver como provar que SA equipa essa arma sem necessidade de link, vai ser a descoberta do ano!

E eu lhe darei um prêmio por favores prestados a imensa Nação SA.

 

Detalhe: O premio será entregue no servidor odin:o

 

Não possuo imagens para provar, mas no Servidor Thor havia um Super Aprendiz chamado "Retalhador" e eu o via equipar e desequipar o Mjölnir normalmente sem precisar estar Linkado.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

quanto tempo demora pra upar um sa até o 150? faer um s.a baby é muita desvantagem? esses dias que estava tendo os mvps no sul de prontera no odin, as vezes ficava um s.a baby tankando os mvp sem CF, só dependendo da esquiva, que macumba era aquilo? ele ainda tinha uma aspd do demonio, quero MUITO ter um s.a bolado, mas ainda to mega desinformado, parece ser muito caro e hardcore de fazer um

Link para o comentário
Share on other sites

Pois é...eu gostaria de ibagens também...apesar que a adaga certeira também diz que só pode ser usada por magos e evoluções, mas SL também consegue usar, ou falei bobagem?

Bom sei lá, queria ver algum video ou GIF que mostrasse o SA equipando o Mjolnir sem link...

Vc não disse bobagem SL equipa mesmo a certeira, mesmo na descrição dizendo que é adaga de mago.

Maça Pata de Gato[3] também é equipável por SA sem link, mas na descrição não diz que SA equipa.

Vendo por esse lado, existe a possibilidade de que o Mjolnir também seja, mas sem provas isso é apenas uma teoria.

 

Não possuo imagens para provar, mas no Servidor Thor havia um Super Aprendiz chamado "Retalhador" e eu o via equipar e desequipar o Mjölnir normalmente sem precisar estar Linkado.

Pode ser, pode não ser.

Eu quero "Ibagens" que provem tão teoria.

 

quanto tempo demora pra upar um sa até o 150? faer um s.a baby é muita desvantagem? esses dias que estava tendo os mvps no sul de prontera no odin, as vezes ficava um s.a baby tankando os mvp sem CF, só dependendo da esquiva, que macumba era aquilo? ele ainda tinha uma aspd do demonio, quero MUITO ter um s.a bolado, mas ainda to mega desinformado, parece ser muito caro e hardcore de fazer um

1- O tempo de up é algo muito individual, tem caras que tem uns 5 SA lvl 150, enquanto outros tem mal 1.

2- Muita desvantagem. Atributos não passam de 80, o HP que já é baixo fica ridículo. Sua construção vale pelo desafio e diversão.

3- Os Mvps do evento tinham muito HP mas eram muito fraquinhos de ataque, além disso nem mob tinham. Logo, qualquer SA decente poderia tanka-los com facilidade.

4- SA pode ter mesmo uma ótima aspd, ele tem ótimas habilidades pra isso.

5- Hoje em dia, qualquer char é caro no ragnarok. Mas da pra brincar com SA sem ter que gastar muito.

Minha intenção é publicar um Guia por mês, pra ajudar todos a compreender melhor o maravilhoso mundo do Eterno Aprendizado.

O próximo será a versão 2.0 do Guia de Armas para Superaprendizes!!

Que já está em construção.

Por hora visite nossa área de Guias, lá vc encontra ótimas dicas sobre a Classe.

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...
li mega errado o post, foi mal, ja editei, to na espera vlad, pelos guias bolados

 

De qual servidor você é ? seja onde for pdoe contar comigo para ajudar também ^^

 

Se tiver começando um S.A e não tiver experiencia com a classe, evite Mini, 30% de HP faz bastante falta nessa classe.

 

Agilidade alta + Pericia em esquiva ajudam muito os Super Aprendizes ^^

Link para o comentário
Share on other sites

Vlad, os SA Baby não expandem os atributos maximos de 80 pra 105 depois q virar expandido (como acontece com os outros babys quando viram 3° classe)?

 

Eu sei q comecei a fazer um SA tem pouco tempo (q eu realmente peguei firme). Atualmente to level 111 e ainda to vendo onde posso upar, por que nesse nível eu iria pra templo, mas não chamam SA (preconceito). Tava pensando em Lago do Abismo, mas up solo é um saco, Queria grupão mesmo. Pena q último mapa com grupão que chamam SA é nos magmarings mesmo =(

 

Fora isso, to querendo resetar o meu. Coloquei esfera dagua na build achando que seria uma boa pra up em abismo, mas não curti.

 

Quem for do Thor e quiser ajuda ou upar junto de SA, me da um toque.

iofeht.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

Vlad, os SA Baby não expandem os atributos maximos de 80 pra 105 depois q virar expandido ?

Sim os atributos aumentam! O problema é que o HP do Superaprendiz é um dos menores do jogo, e todo baby ainda sofre um penalidade no HP.:(

Isso complica muito o up de um SA Baby, principalmente o solo, pois muitos monstros tem skills que te dão IK facilmente.

Os caras do Thor ainda podem contar com a carta Tao Gunka, mas no odin e asgard vc tem quer ter sangue nos "zói" pra pegar 150 com SA Baby.

Mas no Odin existem caras que já conseguiram levar seu Superaprendiz Baby ao lvl 150.

(como acontece com os outros babys quando viram 3° classe)?

Quem me dera existisse uma Classe 3 de SA...

Eu sei q comecei a fazer um SA tem pouco tempo (q eu realmente peguei firme). Atualmente to level 111 e ainda to vendo onde posso upar, por que nesse nível eu iria pra templo, mas não chamam SA (preconceito). Tava pensando em Lago do Abismo, mas up solo é um saco, Queria grupão mesmo. Pena q último mapa com grupão que chamam SA é nos magmarings mesmo =(

Quests man, faça uso das quests.

Elas serão sua principal fonte de up até o lvl 120 pelo menos.

Fora isso, to querendo resetar o meu. Coloquei esfera dagua na build achando que seria uma boa pra up em abismo, mas não curti.

SA Arcano com Esfera D'agua sola até MvP, mas pra SA Melee não fica tão legal...

Video do SA matando MvP na Esfera D'água

Quem for do Thor e quiser ajuda ou upar junto de SA, me da um toque.

Pelo que sei o Thor tem pelo menos dois clã de SA's ativos, os Eternos e a Gang do Algodão Doce.

Tem os contatos deles aqui na seção de Guildas.

 

Me equivoquei mesmo, aprendiz so equipa mjolnir com link kkkkk

Dúvida esclarecida.

 

Espero ter ajudado, qualquer coisa estamos aqui!

Editado por Vlad Dracull
Link para o comentário
Share on other sites

Quem me dera existisse uma Classe 3 de SA...

 

Eu quis dizer quando as outras classes viram 3° (hunter pra sentinela, e tal) xD

 

SA Arcano com Esfera D'agua sola até MvP, mas pra SA Melee não fica tão legal...

Video do SA matando MvP na Esfera D'água

 

Eu sou de autocast e com 100 de int (mais os bônus q eu não lembro) e um cajado do hipnotizador eu preciso das 2 esferas pra matar Ferus Verde. Não chega nem a 1k o hit mesmo usando no Ferus Vermelho (que toma mais dano de agua). Nisso eu estava usando mochila e buffs vip.

Sei lá, não foi oq eu esperava, ainda mais de uma skill que só posso usar em lugares bem restritos =(

 

Pelo que sei o Thor tem pelo menos dois clã de SA's ativos, os Eternos e a Gang do Algodão Doce.

Tem os contatos deles aqui na seção de Guildas.

 

Eu já faço parte do Eternos :D

iofeht.jpg
Link para o comentário
Share on other sites

  • 1 month later...

Obrigado!

.

Tu podia explicar um pouco mais sobre o Sa Ex e sobre equipamentos também.

Eu já editei o Guia adicionando mais informações sobre o SA Ex.

Agora que conclui o Guia de Armas, já estou trabalhando em novos tutoriais como o Guia de Equipamentos e um Guia que por hora nomeei de "Guia Mochila do Aventureiro"!

 

Por favor, continue acompanhando o EA que ainda vem muitas coisas boas por ai!;)

Link para o comentário
Share on other sites

  • 4 months later...
Pode ser uma informação meio inútil mas só pra ressaltar, guns não montam Porings gigantes, eles montam Pecopeco. Eu tenho um guns com montaria, e é um Pecopeco. :)

Obrigado man!

Eu já corrigi a observação.

Que bom que vc leu tudinho com bastante atenção e pode me ajudar:o

Mas eu podia jurar que já tinha visto um Justiceiro passeando por Prontera em cima de um poring!

Deve ter sido um sonho muito louco...

Link para o comentário
Share on other sites

Boa noite.

Uma outra curiosidade sobre SA é que ele pode ajudar Alquimistas a fazer grandes quantidades de poções compactas, bastando pra isso ele estar na mesma pt do Alquimista.

*O alquimista deve estar lincado com a habilidade Espírito do Alquimista. E usar Criação espiritual de poções*

Editado por Vlad Dracull

4IYPSxp.jpg

A Cumpridora de Promessas!

Link para o comentário
Share on other sites

Boa noite.

Uma outra curiosidade sobre SA é que ele pode ajudar Alquimistas a fazer grandes quantidades de poções compactas*

 

Obrigado!

Eu nem me lembrava disso, vlw mesmo;)

E Caso alguém tenha outra curiosidade legal sobre a Classe que ainda não está no Guia, fique a vontade pra contribuir!

Link para o comentário
Share on other sites

  • 3 months later...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...