Ir para conteúdo

Atividade de GMs caçando bots [Data is Beautiful]


.Otaku

Posts Recomendados

Sem nada para fazer, então decidi criar alguns gráficos contendo as estatísticas de caça à bots nos três servidores do jogo. Todas as informações foram retiradas do site (http://levelupgames.uol.com.br/ragnarok/suporte/lista-de-punidos).

 

 

Como o título da punição não é uniforme. Essas três foram considerados:

 

 

- Uso de bot

- Uso ou benefício por atividade irregular

- Atividade irregular

 

 

Algumas como "Atividade irregular" são recicladas na exploração de bugs. Aquele pico no Trimestre 4 de 2014 é por causa dos exploradores do bug do Bigode Grisalho. Então não significa que esses números são 100% precisos, nem que são 100% apenas bots. Mas é uma aproximação muito boa. (se for culpar alguém, culpe a falta de uniformidade do sistema)

 

Atualização

 

Após 1 ano, será que a situação mudou? Segundo a própria lista de punidos, no último ano (entre agosto de 2015 e agosto de 2016) foram banidas por bots: 66 contas no Thor, 61 contas no Odin e 38 contas no Asgard.

 

Ou seja, nesse ano que passou os GMs baniram nos três servidores 10 vezes menos contas do que eles baniram somente no Thor no terceiro trimestre de 2013.

 

Tirem suas próprias conclusões.

 

Gráficos

 

 

Essa é uma forma mais fácil de visualizar os dados. Estão representados por banimentos/período. Começando da inauguração do servidor até o dia 09 de Agosto de 2016:

* O gráfico interativo mostra a quantidade exata de banidos num determinado trimestre ao passar o mouse por cima da linha

 

 

Thor

Img: http://i.imgur.com/FOIkvwX.png

Gráfico interativo: http://botsbanidos.pe.hu/thor.html

 

 

Asgard

Img: http://i.imgur.com/urhbmVj.png

Gráfico interativo: http://botsbanidos.pe.hu/asgard.html

 

 

Odin

Img: http://i.imgur.com/wXtPxP8.png

Gráfico interativo: http://botsbanidos.pe.hu/odin.html

Editado por .Otaku
Atualização

Living is easy with eyes closed

Link para o comentário
Share on other sites

Excelente trabalho Otaku :cool:

 

Eu nunca tinha parado pra olhar aquela lista pois não dá pra ter noção sem gráficos, e eu sou fã de gráficos :o

 

Agora dá pra entender porque tem tanta gente criando farms gigantescas de bots com equips que dão inveja em qualquer jogador mediano... é um investimento sem riscos.

 

Enquanto isso, a empresa diz que o motivo disso tudo é que estão investindo em uma ferramenta supostamente melhor com a INCA para acabar com os bots, mas a não ser que os GMs sejam programadores da INCA, não faz sentido que eles tenham sido removidos da tarefa de banir bots.

 

Enquanto isso, muitos jogadores abandonam o jogo, e os que começam agora ou voltam depois de muito tempo são um novo tipo de jogador: eles não usam bot, eles são botters. Não é apenas algo que eles fazem de errado no jogo, é a única forma que sabem conduzi-lo.

 

E quando a LU!G finalmente vier com a tal ferramenta, vai se deparar com uma situação bem complicada: ou elimina o modo de jogo que a maioria joga (sustentado por botting) para agradar uma minoria pura OU deixa como está e vê seu jogo indo pro beleléu /dog

 

OBS: eu acho que Ragnarök não se sustenta sem bots. Privates que nao tem eles acabam tendo problemas na economia, falta de itens, etc. Mas é uma atividade contra as regras e, se não é totalmente coibida, deve ao menos apresentar os devidos RISCOS mencionados nas regras de conduta

Editado por Miguxo Revok
Link para o comentário
Share on other sites

Obrigado Otaku. só uma pergunta, eles pararam de divulgar os bans dos bots ou eles não estão banindo os bots mesmo?

 

 

Considerando declarações como essa feita por um representante da LUG e a ousadia de alguns bots para encher o servidor de spam, é muito provável que eles continuam atualizando a lista normalmente, é a quantidade de bans que diminuiu mesmo.

 

 

Como o Revok citou, não existe um motivo pelo o qual a equipe de GMs deve abandonar a caça à bots. Enquanto a própria equipe que administra o jogo senta e espera por um milagre vindo da Gravity, botting vai acabar se tornando o padrão para todos os jogadores. E quando se tornar algo utilizado pela maioria (ou por uma parcela bastante significativa), remover vai trazer o risco de danificar o próprio servidor, afinal você vai aborrecer bastante gente que não poderia se importar menos com o jogo e que provavelmente saltaria do bonde assim que fosse banido e não tivesse a possibilidade de utilizar bots novamente.

 

 

A maioria pensa "E daí? Deixa eles irem embora. São pessoas asquerosas.". Sim, do ponto de vista de qualquer jogador não há problema. Mas do ponto de vista da empresa, há problema. Já que essas pessoas consumem ROPs (de forma direta e indireta). A saída delas (considerando milhares de pessoas) significaria uma diminuição do consumo de ROPs. Uma diminuição grande o suficiente que não justificaria tal ação. (Lembrando que a LUG é uma empresa, a satisfação do cliente é importante, mas o dinheiro é mais importante)

 

 

Eu confesso que eu estou curioso para ver o dia que eles impossibilitem o uso de bots. Mas sou bastante cético.

Living is easy with eyes closed

Link para o comentário
Share on other sites

Muito bom o que vc fez, imagino o trabalho que teve, lug lug, avisando dos bots desde q a gente era moleque:

 

10/08/2010

Sobre os malefícios de adquirir Zeny por dinheiro real

Você pode nunca ter pensando na idéia. Mas sabia que cada Zeny adquirido por dinheiro real custa muito caro a todos os jogadores – inclusive a você que não faz isso? “Não compro, é um problema de quem compra” é um pensamento bastante comum, mas que deixou de ser verdadeiro há muito tempo. E com este comunicado, queremos apresentar os impactos negativos causados não só a todos que compram, mas ao ambiente de jogo no geral.

 

Os vendedores de Zeny usam batalhões de Bots, que estragam a diversão de muitos usuários. Estes personagens controlados por programas não respeitam a posse de monstro, influenciam na quantidade de espécies no mapa – você encontra algum Ursinho na Mina de Einbech? – e causam instabilidades nos servidores. Esses Bots tomam tempo precioso de nossas equipes (dezenas deles são punidos diariamente), que poderia ser canalizado em ações em prol da comunidade. Estes usuários contribuem para situações fora de controle, como mapas repletos de Arruaceiros idênticos, ou com Sacerdotes em Anúbis.

 

Outro exemplo claro são os spams nas cidades, seja por meio de PMs, seja pelos Aprendizes localizados a cada tela. Além de poluir suas conversas, não é mais possível manter mensagens liberadas, e não se pode abrir uma loja com um “deixe oferta”, por medo das mensagens desaparecerem em meio ao mar de flood.

 

Um sinal menos aparente à primeira vista, mas mais profundo, é o impacto na economia quando há muito dinheiro circulando. Qual o sentido de deixar algo para vender por apenas 10 milhões, quando este é um valor ínfimo atualmente? Na época de Chaos/Loki/Iris, uma Cavalo Marinho valia 10 milhões. Hoje, não se encontra uma por menos de três vezes este valor. Há países em que, devido à compra de Zeny, o preço de uma carta Hidra chegou a 30 milhões.

 

Estas não são as únicas formas de ser lesado por esses vendedores. Diariamente ouvimos histórias de usuários com repercussões muito piores. Além de lidar com as consequências dentro do jogo, como o bloqueio permanente por beneficiamento, muitas vezes os vendedores usam as informações do comprador para fraudar cartões de crédito e suas identidades. Isso pode causar efeitos avassaladores, e você levará muito tempo para se recuperar.

 

A desenvolvedora e as nossas equipes de GMs e atendimento trabalham permanentemente para bloquear essas ações nocivas. Quando identificamos as chamadas “mulas”, e checamos seus históricos, encontramos sempre uma quantidade alarmante de negociações suspeitas, feitas com jogadores de todos os tipos.

 

Eis a raiz do problema: os vendedores só existem pois existem compradores. E assim, o principal alvo desses comerciantes são os jogadores, que têm sua diversão prejudicada. Lembramos que cada usuário é responsável por suas ações em suas contas. A compra de Zeny por dinheiro real é terminantemente proibida por nossos termos de uso, e pode fazer com que sua conta seja banida do jogo.

 

Com este comunicado, esperamos que você perceba os impactos negativos gerados pela compra de Zeny, esclarecendo os malefícios a qualquer um que esteja cogitando esta prática.

 

Agradecemos a compreensão.

 

Equipe Level Up!

Assinatura removida por desrespeitar os padrões pró-BOT estabelecidos pelas

Regras do Fórum.

Link para o comentário
Share on other sites

Obrigado Otaku. só uma pergunta, eles pararam de divulgar os bans dos bots ou eles não estão banindo os bots mesmo?

 

Isso é uma curiosidade que eu tenho também. Um bom tempo atrás que eu era GM em um private, na mesma hora que eu dava ban em alguém a lista de punidos era atualizada automaticamente. Se no bRO funciona da mesma forma, é porque tá ruim o baguio.

tumblr_nicuu9Xvs11u5p0lho1_1280.png
Link para o comentário
Share on other sites

Belo trabalho Otaku, espero que seja um ótimo estopim para melhorar a caça aos bots.

 

Segundo li pelo GM Shura, se não estou enganado, eles estão fazendo punições ainda, só não sei o motivo de não atualizarem a lista de punidos.

 

 

OBS: eu acho que Ragnarök não se sustenta sem bots. Privates que nao tem eles acabam tendo problemas na economia, falta de itens, etc. Mas é uma atividade contra as regras e, se não é totalmente coibida, deve ao menos apresentar os devidos RISCOS mencionados nas regras de conduta

 

Dá pra se sustentar sim, até certo ponto. Primeiro, não vamos comparar a servidores piratas onde existem poucas pessoas e/ou as pessoas desistem logo e partem pra outro server qualquer.

 

O problema na verdade é que o drop dificultado não é o melhor incentivo para os jogadores. Imagina se o bRO tivesse o mesmo sistema de drops do kRO, onde - além da penalidade que nós temos - lá existe uma redução da taxa de drop, somos 100% enquanto eles são 75% se não estou enganado.

 

Isso gera no kRO uma dificuldade bem grande pra fazer zeny e as coisas acabam ficando até baratas, tanto que precisaram retirar a obrigação de pagar 1kk pra renascer.

 

No bRO a história é diferente porque aqui temos um conjunto de fatores que inflacionam o mercado, além de hacking de zenys ou seja lá o que exista, lembro-me antes do Odin ser VIP, haver apenas um bot no servidor inteiro que vendia AD's, imagina o lucro que esse cara tinha, sem concorrência alguma... na época que reclamei a LUG lançou as caixas de bomba ácida na semana seguinte. Hoje temos os investimentos dos feudos para retirar zenys, isso aliado aos drops de farms sendo dados por NPCs, não ajuda, mas minimiza, principalmente os farms que ficavam nas mandrágoras.

Link para o comentário
Share on other sites

Belo trabalho Otaku, espero que seja um ótimo estopim para melhorar a caça aos bots.

 

Segundo li pelo GM Shura, se não estou enganado, eles estão fazendo punições ainda, só não sei o motivo de não atualizarem a lista de punidos.

 

 

 

 

Dá pra se sustentar sim, até certo ponto. Primeiro, não vamos comparar a servidores piratas onde existem poucas pessoas e/ou as pessoas desistem logo e partem pra outro server qualquer.

 

O problema na verdade é que o drop dificultado não é o melhor incentivo para os jogadores. Imagina se o bRO tivesse o mesmo sistema de drops do kRO, onde - além da penalidade que nós temos - lá existe uma redução da taxa de drop, somos 100% enquanto eles são 75% se não estou enganado.

 

Isso gera no kRO uma dificuldade bem grande pra fazer zeny e as coisas acabam ficando até baratas, tanto que precisaram retirar a obrigação de pagar 1kk pra renascer.

 

No bRO a história é diferente porque aqui temos um conjunto de fatores que inflacionam o mercado, além de hacking de zenys ou seja lá o que exista, lembro-me antes do Odin ser VIP, haver apenas um bot no servidor inteiro que vendia AD's, imagina o lucro que esse cara tinha, sem concorrência alguma... na época que reclamei a LUG lançou as caixas de bomba ácida na semana seguinte. Hoje temos os investimentos dos feudos para retirar zenys, isso aliado aos drops de farms sendo dados por NPCs, não ajuda, mas minimiza, principalmente os farms que ficavam nas mandrágoras.

 

Aproveitando que falou sobre Feudos, aqueles ticket de contribuição servem para que e uso onde? '-'

Tenho 10 na kafra de uma vez que fiz investimento e tão lá...

SyLzpPt.gif

Guia de Up Geral: ​LEIA

Link para o comentário
Share on other sites

Aproveitando que falou sobre Feudos, aqueles ticket de contribuição servem para que e uso onde? '-'

Tenho 10 na kafra de uma vez que fiz investimento e tão lá...

 

RAYMUNDO isso tem no Browiki... assim que ele voltar tu descobre :3

 

Se não me engano tu troca por uns itens ...

 

o/

 

Ticket de Contribuição tu troca em Malangdo por itens ou pelas sacolas da pata de gato, não?

E omg, Elbob tu e o Ricardo tão numas hein?

Vão acabar casando! xD

:p

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 months later...

Desculpem-me pela inocência,Acredito que a única forma da empresa alegar o gráfico que por sinal foi muito bem pensado e bem feito, seria a respeito da implementação do sistema de reset de password para futuramente dizer que parou de banir as contas de usuarios bots pelo fato de já existir um sistema automático de punição.A empresa não vai acabar com os bots sabendo que eles são a fonte de renda, pelo menos eu não faria, no entanto apenas deram uma amenizada na grande massa que havia atraves da carta / email enviada no forum dos bots, pois o fórum se encontrava em perfeita harmonia / estabilidade em relação as informações... até wiki traduzida eles tinham brother...

Link para o comentário
Share on other sites

  • 3 weeks later...

tentando catar o resto dos bots no evento eu fiquei pensando se ainda compensa investir nesse jogo, sabe se nem a empresa se importa com ele e cada um faz o que quer, bot, ks, abuse skill, dupe, hacker, grf editada, spam, por que dar bola pra ele? por que colocar rops? por que passar horas fazendo algo que um robô faz bem mais rápido?

 

ontem de tarde tinha um rg soltando gs pra matar bot no mapa do rei poring, aí os botters vendo seus robos deitando e sem catar moedas logaram bot 150 pra matar gs, bot bem equipado pra eliminar os galhos q atrapalham os bot lv baixo e ainda ficaram rindo do cara e de outros 4 players REAIS dizendo q se fosse bot tava na lista de banido, q pode ficar 24h matando gs, etc

 

sei lá, por que esse abandono total de banir bot? N dá gosto continuar nesse jogo, n sei como tem gente q ainda compra kks desses botters pra jogar o jogo deles.

 

pior foi ontem qd todos os bots cairam e a galera achando que era a tal ferramenta misteriosa da lug, que nada, era só o server caindo como sempre. Pra bot n logar é só o server ficar off, grande solução né.

 

Ferramenta contra bot - tem meses essa história já, tá batida, duro acreditar que o pessoal da lug inventou isso, mas qd vejo mapa full bot só posso achar q era uma mentira mesmo.

9ps5dg.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...