Ir para conteúdo

[Guia Avançado] O Codex Espiritual


Vito Andolini

Posts Recomendados

[Guia Avançado] O Codex Espiritual : Renovação chega aos Espiritualistas, construção, estratégias, técnicas e truques.

 

_____________________img-20130703-wa0000.jpg

 

Apresentação:

Olá, companheiros de Rune Midgard.

Não busco nesse guia criar quaisquer dogmas ou orientações permanentes sobre a classe e suas tecnologias. Meu objetivo, é primeiramente expor meus conhecimentos sobre a eficacia a respeito de determinadas táticas e técnicas, revisadas ou inéditas, adquiridas durante meu tempo de atividade, afim não só de revigorar o uso do Espiritualista, como também preparar os Espiritualistas em atividade, para a qual imagino possível e futura evolução da classe.

 

 

Conversando um pouco:

Sempre para nos orientarmos precisamos começar com alguma pergunta.

Pois bem, a pergunta então seria: O que um Espiritualista precisa ser? A primeira resposta que vira à mente será: Uma classe suporte.

 

 

Então começaremos por essa associação prima.

 

 

Seja em Ragnarok ou qualquer outro RPG, é comum que classes suportes sejam passivas e por não possuírem força ofensiva, devem ser resistentes o suficiente para comuns agressões dos adversários.

 

 

Em tempos pré-renovação, que agora seriam considerados remotos e desconhecidos por muitos, o principio citado anteriormente funcionava com excelência. O Espiritualista tinha competência para bufar os aliados e se defender (muito bem) dos inimigos com agilidade e sem muita dificuldade. Usando as habilidades certas sem previsões extraordinárias era possível fazer render muito o personagem.

 

 

Porém hoje dar dor de cabeça nos outros não é nem um pouco simples. Enquanto um Espiritualista equipado decentemente consegue alcançar entorno de 10k de Hp, terceiras classes conseguem sem muita dificuldade ultrapassar, no dano de um único golpe, o dobro desse valor.

 

 

Emendando com minha apresentação: não elaborarei orientações permanentes, cada objetivo que o jogador tiver em sua jornada influenciara completamente não só os atributos, equipamentos e habilidades da classe, como alguns truques e estratégias que aqui apresentarei.

 

 

Não prorrogo que este guia será publicado em partes ( Sendo 4 portanto). Isso claro, para não exaurir o leitor, nem desmotiva-lo.

Essas partes serão:

 

 

Parte 1> Revisão / Parte 2 > Dicas ,Estratégias, Técnicas e Truques / Parte 3 > Novos Caminhos / Parte Bônus> PVP.

 

 

Adianto que o foco nas primeiras 2 partes sera de caráter bem analítico, sem muita conversa, focando a atenção na WoE e PvP em jogabilidade de alto nível. Nas demais serão enuncio de dialogo mais dispersos e gerais, feitos para feedback e discussão.

Obrigado pela atenção. /headph

Editado por Vito Andolini

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Parte 1: Revisão

Aqui que começa o guia de fato. Essa primeira parte, eu reservei para fazer uma a revisão do conhecimento já existente sobre a classe, incluindo das principais builds de habilidades. status e equipamentos que até dado presente dizem-se “atualizados” e “eficientes”. Claro, eu os criticarei, e direi até onde as conjecturas passadas nos interessam, e até onde elas são inúteis. Trazendo quando possível as soluções.

 

Capitulo 1 : Revisão de Builds.

 

 

 

1 : Os Atributos e suas utilidades para a classe.

 

 

Força: Seguramente titulada como o atributo mais desprezível para os Espiritualistas. Mesmo que a propriedade de segurar mais bagagens e consumíveis que ela oferece seja interessante, muitas vezes a melhor opção é administrar pontos em outros campos.

 

 

Agilidade: Um novo atributo de interesse para a classe. Confiar importância a esse atributo, pode mudar toda a concepção clássica de Soul Linker que conhecemos. A Agilidade será muito relembrada e discutida na parte 2 e parte bônus

 

 

Inteligencia: Seguramente titulada como o atributo mais importante para os Espiritualistas. Além de aumentar os soul points, diminui o cast variável de certas habilidades. Quanto aos bônus de resistência a efeitos negativos, são desprezíveis (exceto na woe TE)

.

Vitalidade: Unica função real é de aumentar os Health Points.

 

 

Destreza: Convém investir nesse atributo, porém sem exageros .

 

 

Sorte: Atributo coringa. Alias recomendável por pontos em sorte ao invés de investir em força.

 

 

1.1 : Builds de Status

 

 

1.1.1 Build 1 :Woe/ Full Support / Clássica. ( Fonte iRO)

Atributos:

Str:1

Agi:1

Vit:20-50

Int: 90~99

Des:70~90

Sor:9

 

 

Comentário: Por motivos óbvios, comecei pela build mais tradicional. E falida.

A destreza elevada não possui utilidade alguma, em tese ela serviria para abaixar o cast das habilidades, abaixando dessa forma o intervalo de um buff (ou link) para o outro, veremos adiante que essa mentalidade é um erro e deve ser descartada, tire pontos em destreza e ponha-os em vitalidade.

 

 

Esta Build não funciona, é um desperdício de tempo.

 

 

1.1.2 Build 2: WoE Support / Tipo Vitalidade

STR:1

AGI:1

VIT: 80~90

INT: 80~90

DEX: 20~40

LUK: 9

 

 

Comentário: Outra build bem tradicional, que agora com a renewal, vem ganhando cada vez mais espaço, não só nos servidores brasileiros, como internacionais. Ela é Recomendável. Sendo a variação lógica e campeã da build anterior.

 

 

Com essa build o Espiritualista continuará exercendo um papel secundário na guerra ( o que não tem problema). Ela possui, atributos suficientes para que a classe seja uma classe de fundo, pronta para aguentar danos tangenciais ( como nevascas ou outros danos AoE) exercendo um papel de fato, tradicional. A função desta build na guerra é basicamente, manter o fluxo de links, fortalecendo companheiros do front, e protegendo os 2 ou 3 full supports ( Sendo eles, Músicos ou Arcebispos) de danos massivos de alvo único ( Asura e semelhantes). Paras guildas, ela é bem importante sim, pois salvar ABs e Músicos de Auto Destruições, pode fazer sua guilda resistir a mais ataques inimigos.

 

 

Obs: Kaite, a habilidade tão amada pelos Soul Linkers atuais, não deve ser priorizada nesta build, alias, antecipo que ela não deve ser priorizada em nenhuma build, só “debuffe” seus adversários, se você manter Kaupados ao menos 5 companheiros de sua equipe.

 

 

1.1.3 Build 2 : Woe/ Battle melee (Fonte iRO)

STR: 1

AGI: 1

VIT: 90

INT:50

DEX: 99

LUK: 9

Desastre de build. Não consegue nem ser Woe, nem ser Battle.

 

 

A Destreza e Vitalidade desta build são exageradas. Elas acabam por tirar espaço para o atributo mais importante da classe. Sem falar que, ela nunca cumprira seu papel de “Battle Support” Sem uma agilidade mais substanciosa, porque? Para causar dano em alta velocidade? Não senhores! Isso é um bonûs! O amago da Agilidade para Soul linkers, é um papel de massivo de suporte. Mas a frente essa informação será melhor explorada.

 

 

1.1.4 Ka- melee- Type ( Fonte iRO)

STR : 90

AGI: 30

VIT: 40

INT: 60

DEX: 30

LUK: 1-3

 

 

Outro desastre, Força demasiada, baixa Agilidade, Inteligencia até que decente. Com certeza não é uma eficiente. Esqueçam-na, não há nenhuma solução para ela, que não vá calhar em uma build completamente distinta.

 

 

 

 

1.1.5 Build ESMA Agi Bolter.

STR:1

AGI: 70~99

VIT:1-20

INT:90-99

DEX: 1~40

LUK: 1-9

Bom, build de ESMA só ira ser rememorada ao fim do Guia. Mas o que interessa sobre a Build de status é meu comentário, elegendo esta como a mais eficiente build de Esma atualmente. Se você quer se divertir com Esma, esta é a melhor opção.

 

 

1.2: Habilidades:

 

Sobre as habilidades, creio eu que devido a renovação, a prioridade por certas habilidades também mudaram. Aqui, não perderei tempo, e também não farei você leitor, perder seu tempo, descrevendo habilidades ou coisa parecida, afinal como esta explicito no titulo, trata-se de um guia avançado, ou seja um guia para quem já possui conhecimento básico sobre o que esta sendo tratado.

 

 

Em verdade irei só elaborar organogramas mostrando razões de prioridade de Técnicas. Não prorrogo que elas valem, com exceção das builds ESMA, para todas as variadas builds de Suporte/Batalha da classe.

 

 

Organograma 1: Técnicas de Taekwon

Cambalhota>Corrida>Salto>Brisa Leve>Kihop>Retiro Rapido> Tregua rápida.

Sobre a brisa leve Para /PvP: Level 6>Level 5> Level 7> Level 4> Level 2 >Level 3>Level 1

 

 

Organograma 2 : Espíritos.

Espirito dos Espiritualistas> Espirito dos Arruaceiros> Espirito dos Artistas> Espirito do ferreiro> Espirito do Alquimista> Espirito do Sábio>Espirito do Super Aprendiz> Espirito do Cavaleiro > Espirito do Bruxo > Espirito do Mercenário>Espirito do Templario> Espirito do Monge> Espirito do sacerdote> Espirito dos transcendentais.

“Espirito Inútil” = Espirito do caçador

 

 

Organograma 3 : Habilidades ES

P> WOE Eske> Eska>Eswo>Esma>Estun=Estin

P>PVM Esma>Estun>Estin>Eswo>Eska>Eske

 

 

Organograma 4 : Habilidades Ka

Kaupe>Kaite>Kaahi>Kaizel>Kaina

(Lembre-se principalmente, do organograma 1 e 4, serão rememorado posteriormente)

 

 

2.2 : Muito mais opções do que parece.

Quanto as combinações de skills que podem ser feitas para um mesmo objetivo são diversas, variam muito conforme o jogador e seus objetivos.

Por exemplo, uma build não sera prejudicada caso for decido tirar 2 pontos de Kaite, deixa-lo level 5, para investir em Eske, ou Kaina. Não há consenso sobre isso. Só tome cuidado com exageros. Kaite level 1 por exemplo é um atraso., Kaupe só é funcional no seu nível máximo ( 3 ), em fim há flexibilidade, porém é necessário ponderancia nas escolhas.

 

 

Capitulo 2 : Equipamentos

 

 

Durante meu tempo em atividade, percebi que havia pouca flexibilidade por parte dos jogadores na escolha dos equipamentos, como adaga certeira por exemplo. Parecia que era uma regra ter ela. Comico que ela foi uma das ultima adagas que eu comprei, com intuito exclusivo de ir match-ups contra Sicários e Rangers.

 

 

Nesta área, não irei citar equipamentos que um Espiritualista deve ou não usar. Caso fize-se, isso seria uma clara incoerência com o meu primeiro enuncio.

 

 

O que irei fazer é dar dicas, e instruções de como certos repertórios de equipamentos podem vencer as limitações dessa classe.

 

 

2. 1 Armas:

 

 

Para PVM claro, foco no dano. Para WOE, desempenhando papel de support, switchs algumas vezes são inevitáveis. Por exemplo, você em certos momentos pode optar por uma Moon-light-Dagger para aumentar sua mana ao máximo, em outros por um Cajado da Recuperação Rápida para aumentar sua recuperação ao máximo, em outros por uma faca de combate para aumentar sua resistência ao máximo.

 

 

Em caso de PVP, os switchs se tornam obrigatórios e constantes, tanto para defesa quanto para o ataque. Recomendo ao menos três repertórios de armas, um de adagas fracas e Slotadas com cartas de efeito negativo, outra com armas leves de grande dano contra humanoides ( Campais ) e outras que melhorem seu potencial defensivo ( Walgwanggum e cajados aumentam essa propriedade também, uma vez que para Espiritualistas, SP também é HP).

 

 

Observação 1: Estar desarmado é muitas vezes a melhor opção para qualquer situação. Com cólera um espiritualista garante relevante intangibilidade à golpes físicos de curta distancia.

 

 

Observação 2: Muitos SLs que conheci compartilhavam da mentalidade de que, usar uma faca slotada com 4 fabres é uma boa opção. O que é um equivoco, há grande quantidade de opções melhores, como estar desarmado por exemplo.

 

 

Só para se ter uma ideia do quão desperdício é gastar com um item, com essa finalidade, vou compara-lo com um Cajado que da +4 de int (Cajado do Eden III).

 

 

4 de int significa 4% de SP. Fazendo uma modesta media de 1500 de sp para um SL level 99/50, 4% de sp significa um aumento de exatamente 60 de SP.

 

 

4 Fabres significam 4% de HP + 400 de hp fixo. Fazendo uma média modesta de 8000 HP para um SL level 99/50. Ou seja 720 de aumento.

 

 

Kaahi level 6 > utiliza 30 de sp para recuperar 1200 de hp.

60 de sp> traduzido para kaahi = 2400 de hp.

O leitor já deve ter percebido...

 

 

Em Resumo, um cajado do Éden III é 160% mais eficiente do que uma faca com 4 fabres

 

 

Ok, agora deixando de ser bonzinho para avacalhar, uma Walgwanggum encantada com seus possiveis 18% de sp, em um SL com 1500 de sp ( que é bem pouco pra um SL) Aumentaria a SP do cidadão para 1770.

 

 

270 de sp traduzido para Kaahi lvl 7 significa: 7700 de hp. O que significa que uma Walgwanggum pode ser aproximadamente 1070% mais eficiente, em termos de HP, que uma faca com 4 Fabres.

 

 

Bom, isso não foi pra convencer ninguém, só informar.

 

 

Alias aproveitando, fica a informação que virtualmente um SL pode ultrapassar a 100.000 de HP apenas com Kaahi.

 

 

2. 2 Escudo

Escudos são uma questão interessante. Seu uso não é obrigatório em todos os casos.

 

 

Para Batalha/PVM: Desnecessário, focar na ASPD é bem melhor.

Para ESMA desnecessário, use cajado de duas mãos

 

 

Uso necessário apenas para quem quiser se aventurar em builds de batalha contra MVPs.

 

 

Para WOE: seu uso, e necessidade são variáveis.

Suporte puro: Em suporte em grande escala: Uso recomendável, carteado com boa e velha resistência contra humanoides, ou resistência contra efeitos negativos.

 

 

Para “Build Suporte com agilidade elevada” ( minha build): Escudos não são usados, já que o foco desta nova build que irei apresentar posteriormente, é maximizar o desempenho da habilidade kaupe.

 

 

2.3 Armadura

 

 

É bom o Usuário optar por resistência a efeitos negativos, ou então cartas de auto cast, como relógio por exemplo é uma ótima opção. Bloqueio, combado com Cólera, pode render grande intangibilidade à ataques básicos

.

2.4 Capacetes.

 

 

 

Sugiro, auto cast, os que ativam quando se leva porrada, como a Tiara de Kafra gatinha, e também os que ativam quando se ataca. Resistência também, é uma boa opção.

 

 

2 . 5 Capas

O de lei, resistência, Nuvem tóxica é a melhor pedida. Se quiser variar, punk é uma boa opção.

 

 

2 . 6 Acessórios

Aqui vale tudo. Seja criativo. Auto-cast, habilidades ativas, resistência, boost de ataque, defesa, em fim, possibilidades quase ilimitadas de combinação (Sei do que estou falando). Não há regras.

 

 

Editado por Vito Andolini

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Parte 2 : Dicas, Estratégias, Técnicas e Truques.

 

A partir daqui, só os fortes continuaram, aqui começa o segundo nível do meu guia e também um pouco da minha insanidade.

 

 

Não se trata mais de Cálculos ou formulas previsíveis, e sim de feeling e reação em tempo real. Sua capacidade e concentração individual serão fatores decisivos para a ruptura com os limites que o jogo oferece para serem quebrados.

 

 

Essa aqui é uma parte integralmente teórica, nela será discutida uma nova e ideal forma de jogabilidade para a classe em questão, com o intuito de torna-la competitiva em uma situação real de combate na "Renovação".

 

 

Primeiramente, é muito comum em qualquer situação real ou virtual haver oque chamamos de “zona de conforto”, e claro Ragnarok não escapa disto.

 

 

Pelas minhas observações in-game pude notar que um determinado papel e nível de competência parece estar cravado na consciência tanto de quem a vê, quanto na de quem utiliza uma classe qualquer, inclusive espiritualistas.

 

 

Presumo que entendeu leitor, já passou da hora de traçar novos caminhos.

 

 

Capitulo 1 : Dicas para [WoE/PVP]

 

 

2.1.1 Conhecimento Estratégico.

 

 

I) Lembre-se que você é fraco.

 

Espiritualistas Naturalmente estão em desvantagem, são classes 2 não transcendidas afinal. Respeito é a chave para a sobrevivência.

 

 

Nunca esqueça de respeitar suas limitações, Espiritualistas com player skill podem ultrapassar certos limites, mas lembre que esse limites são grandes e numerosos. Respeite seus companheiros e seus oponentes, reconheça a força deles. Esteja atento nas dificuldades dos outros, seja observador, se sabe que seu companheiro ao lado é um WL de Target Damage, evite utilizar Kaite por exemplo.

 

 

II) Tenha ciência de todas suas opções.

 

 

Vantagem em qualquer coisa é garantida pelo seu leque de opções. Saiba o seu.

 

 

Os Guardiões da guerra, muitas vezes subestimados podem com a ajuda de Kaite + Eske, ter seu dano amplificado em > 1204%.

 

 

Em um dado momento pode ser interessante usar Kaahi, que é comumente associado a um buff, em um inimigo, caso ele seja um RK, Sicario, e outra classe que possui pouca SP, o suposto buff tera um efeito contrario.

 

 

Até mesmo Kaupe, a esquiva absoluta, pode ser usada contra o inimigo. Kaupando Renegados em Vinculo sombrio é possivel salvar aquele Shura que presta pouca atenção no que esta fazendo em dado momento importuno.

 

 

E não sei se é pedir de mais, mas se possivel conheça todas as habilidades de todas a classes, se você não estiver pronto para reagir a tudo a Matematica do jogo não tera misericordia das suas falhas.

 

 

III) Conheça o espaço e utilize ao seu favor.

 

 

Em termos de Mobilidade espacial, os Taekwondos continuam no topo, é possivel em certos castelos, chegar a sala do emperium em menos de 10 segundos com essas classes. Conheça os Castelos a ponto de não ser encurralado por nada, e estar atento ao trafégo de pessoas. Por serem muitas vezes individualmente intangiveis, Soul Linkers podem ser grande fornecedores de informação e podem também serem ganhadores de tempo, interpretando papeis de isca.

 

 

IV) Vá pra cima!

 

Se manter acuado ante inimigos, ou no fundo extremo da GvG (atras dos full suportes), não participar ativamente da Guerra, dar prioridade apenas à habilidade Kaite ao invés de Kaupe, não são erros, mas tomando essas atitudes, o jogador esta desperdiçando a chance de garantir mais vantagens contra seu oponente e à sua Guilda. Convém ter foco em sobreviver acima de todas as coisas (morto ninguém faz diferença) e priorizar o suporte as classes mais frágeis ( Magos e evoluções) e para outras classes suportes, como Sacerdotes e Musicos.

 

 

V) Efeitos Sonoros ligados. Não confie tanto nos seus olhos.

 

 

A Audição humana pode não ser tão apurada quanto sua visão, porém a visão foca em apenas uma situação por vez. Utilize os recursos que seu corpo real possui, escute para garantir uma atenção mais geral na situação, certos efeitos sonoros são bem caracteristicos no jogo, como o caso habilidades castadas (Lanças de Mago, esconderijo e etc), seu cerebro faz o resto e ira reagir a uma surpresa com maior velocidade naturalmente.

 

VI) Dialogo.

 

 

Na guerra é raro encontrar um lider que reconheça o potencial da classe. Muitas vezes por não saber das melhores opções, lideres de guildas sugerem a SL's fazerem coisas ineficientes. Esclareça as coisas, esclareça que você sabe o que esta fazendo ( Se souber).

 

 

VII) Não se faça de coitadinho.

 

 

 

 

Espaço para considerações futuras:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Capitulo 2: Técnicas

 

 

Esse setor sera a respeito de algumas Técnicas que me foram ensinadas e outras que desenvolvi.

 

 

 

 

 

2.1)Técnicas de Jogabilidade.

 

 

2.1.1 > Configuração de Atalhos Padrão.

 

 

Em experiencia in-game, notei que essa configuração basica de atalhos é a mais eficiente de todas. ( Não inventei esse padrão, copiei esse modelo de outra Soul Linker, a melhor alias).

 

Barra de Atalhos >

------------------------------------------------------------------------------------

Kaahi> F1 -

Corrida>F3 -

Salto level 5> F4 -

Kaupe> F6 -

Cabalhota> F7 -

Kaite> F9 -

 

barra de aralhos 1.jpg

 

Alt 4 e Alt 5 > Coloque /bingbing e /bangbang serão muito usados -

 

screen23.jpg

--------------------------------------------------------------------------------------

Tenho conhecimento que sugerir uma formatação padrão de "barra de atalhos" parece estranho, mas é algo que só se percebe a eficacia usando.

 

 

O Resto é bem pessoal, só sugiro colocar as brisas leves, e espíritos nas barras mais inferiores (3º e 4) uma ao lado da outra, de uma forma bem lógica, aumentando assim seu tempo de reação.

 

 

2.1.2 > Técnicas de Comportamento Defensivo.

 

 

2.1.2.1> Movimente-se

 

 

É bom, sempre estar em movimento, de preferencia sinuosos. Nunca deixe seu char parado em situação de alerta por diversas razões.

 

 

As razôes:

 

 

I) Você escapa de Ctrl-click a curta distancia com mais facilidade.

 

II) Escapa de técnicas facilmente combaveis, como por exemplo laminas retalhadoras.

 

III) Escapa de tornados e outras fields skills.

 

 

IV) Forma de provocação (Deixar o oponente impaciente, garante imensa vantagem).

 

 

V) Visão panorâmica.

 

 

VI) Disposição inicial para Frames cancel: Isso será mais esclarecido à frente.

 

 

2.1.2.2 > Jogue sempre com as peças pretas.

 

 

Espere o inimigo dar o primeiro passo. Para uma jogabilidade de alto nível, é necessário se adaptar a cada inimigo individualmente. Não convêm por exemplo, encher-se de bufs ( Ka types) antes de saber quem esta enfrentando(e não me refiro como classe, mas sim como individuo real e jogador que é) e como ele age.

A intangibilidade sempre tem que ser mentalizada como prioridade, atacar (Golpear ou usar skills de intuito ofensivo) é um bonûs, só realize o ataque com um plano de defesa sólido.

 

 

2.1.2.3 : Você > Companheiros

 

Defenda-se em primeiro lugar sempre. Apenas em ultimo caso priorize o próximo.

 

 

2.1.3 :Sobre o Comportamento Ofensivo.

Ainda há muitas coisas nesse quesito que nem mesmo eu fui capaz de explorar. Apenas posso deixar uma coisa garantida: a verdadeira excelência nesse quesito é reagir a cada quadro de animação individualmente! [ Dependendo da Aspd do oponente essa sugestão torna-se humanamente impossível ( Velocidades de ataque acima de 186 eu presumo)].

 

 

( O Ragnarok é em seu amago, um RPG de turnos. São períodos muito curto e relativos de um jogador para com o outro, mas cada um tem a sua vez sempre).

 

 

 

 

Capitulo 3: Truques Secretos.

 

Eu desenvolvi certos Truques. Não conheci ninguém além de mim que os conheceu antes, por isso o tratamento "Secreto" ( Achei maneiro também, chama atenção - hehe). Elas elevam o Soul Linker a outro nível de jogabilidade, quebrando seus limites estruturais.

 

 

Eles estão numerados em ordem de utilidade e dificuldade de realização em uma "situação real de jogo".

 

 

 

 

3.1 Truques Simples

 

 

Truque 1: Solução para aquela travadinha na habilidade Corrida. (Vale para TKs e MTKs)

Ao inves de usar corrida, pela segunda vez para cancelar ela, use a habilidade "Primeiro Socorros". Com essa iniciativa, além de consumir menos frames, você não sofre o risco de dar aquela travada ( Quem joga de taekwon compreende o quanto isso é constrangedor certas vezes ) em sua locomoção.

 

 

Truque 2: Soul Cloaking (*): Caso use Salto level 1 e ativar cambalhota durante o processo, é possível locomover seu personagem como se estivesse em uma "pseudo invisibilidade" por um breve período de tempo. (Não é sempre que acontece)

 

 

 

3.2 Truques Elaborados.

 

 

Truque Elaborado 1 : Ao atacar com dano físicos spame /bing bing ou / bangbang para não "Targear" o seu oponente, Mexendo seu personagem para as laterais a cada quadro de animação cria-se rotas de fuga, para usar corrida, salto ou qualquer outro movimento. (Isso é muito útil, pena que cansa um pouco).

 

 

Truque Elaborado 2: Frame Cancel aperfeiçoado em função da habilidade Kaupe.

 

 

Kaupe, a esquiva absoluta, não possui delay, nem cooldown.

 

 

Seu único atraso de pós conjuração é a animação. E ela pode ser cancelada ( Como todas as outras) sem programas ilegais.

 

 

Ao realizar a habilidade rapidamente clique na célula a sua frente já preparado para espamar o proximo kaupe, aumentar a velocidade de movimento e de ataque são de suma importancia para aumentar o potencial de cancelamentos, o resto são seus dedos, tanto no teclado como no mouse.

 

 

Caso não acredite nisso, teste isso com a Habilidade "Cambalhota", com certeza é a habilidade que se pode claramente observar como esse simples movimento de andar para frente, faz com que a animação anterior seja quebrada. Quando isso acontece o jogo entende a situação como seu personagem estivesse parado, disposto a realizar qualquer técnica.

 

Gifs, demonstrativos do Segundo truque elaborado.

GIF30.gifKaupe sem Frame Cancel > 173 aspd

GIF36.gifKaupe com Frame Cancel > 173 aspd, sem aumento da velocidade de movimento > mesmo cast que o primeiro exemplo.

 

Em experiencia própria, percebi que locomover-se de maneira sinuosa ( Geralmente em forma de 8 )ao utilizar Kaupe com Quadros cancelados, se cria uma eficacia muito maior do que cancelar a animação em apenas um sentido propriamente (andar só para frente ou só para atrás).

 

^ Posto na pratica. ( Kaupando Toques do Obvilio)

GIF3.gif

 

 

Truque Elaborado 3: Run Snap: Transmissão instantânea em "L" ( Em processadores de tecnologia I5 e semelhantes, é preciso certo atraso de resposta com a placa gráfica para ele funcionar integralmente. - Não funciona em Guerras do Emperium).

 

Um dia loguei no asgard e percebi que , a habilidade Salto não funcionava mais nas arenas de PVP ( exceto modo GvG). E como resultado disso, morria direto para técnicas que me prendiam, como aquela Muralha de Espinhos do Bioquimico por exemplo.

 

 

Pensado em como ultrapassar essa dificuldade foi que desenvolvi esse truque.

 

 

Eu denominei esse truque como: Run Snap, como uma mistura das Habilidades Run ( Corrida) do Taekwon e Snap ( Passo Etéreo) dos monges.

 

 

Como Fazer: Realize a habilidade corrida, e em torno de 0,3 segundos após casta-la, digite duas vezes seguidas os comandos /BingBing ou /BangBang .

 

 

Ao realizar essa operação, seu personagem ira deslocar-se instantaneamente para uma coordenada encontrada 3 células a direita ou esquerda (depende da sua escolha) e 4 células para trás em referencia da onde a corrida foi cancelada.

 

(Execução)

 

GIF7.gif Run Snap perfeito ( Praticamente um recuar em diagonal)

GIF14.gifVisto em uma perspectiva lateral.

 

 

 

 

^ Caso achar que esses truques acima são pura insanidade da minha parte, fique tranquilo leitor, eu até admito que sou louco, portanto confie em mim : Essas coisas funcionam mesmo.

 

Alias, eu pretendo em atualizações futuras (Se restar em mim tempo e paciência), emendar junto ao guia, videos que mostram passo a passo a utilização de truques bizarros como esses e quem sabe até outros mais.

GIF13.gif

Editado por Vito Andolini
Agora meu Guia vai ficar bonitinho

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Parte 3: Novos caminhos.

 

 

Essa parte sera por parte continuação e por parte antítese da primeira.

 

 

Enquanto a primeira tratou de revisar os conhecimentos passados a respeito de construções, essa parte será destinada à atribuições inéditas. Começarei recuperando certos postulados já citados nesse guia, e ao final disso as informações por si só iram todas se encaixar num novo conceito de construção.

 

 

Capitulo 1: Esclarecimentos.

 

 

 

Como foi dito desde a apresentação do Guia. Todas as informações do texto tem como intuito inicial esclarecer de que forma um espiritualista deve se comportar hoje ( Renovação) e como ele vai lhe dar com seu futuro seja qual for.

 

 

Vamos relembrar algumas dessas observações, e esclarece-las de uma vez por todas.

 

 

1.1 : Esclarecendo as observações a respeito dos atributos.

 

 

1.1.1: Destreza vs Agilidade.

 

 

Como todos já sabem, a Destreza tem , para classes magicas, um papel fundamental para a redução do cast. Para habilidades sem delay e cooldown, em tese, o cast reduzido serviria de certa forma para diminuir o intervalo entre uma conjuração e outra. Porém no caso dos espiritualistas, um grande contingente de habilidades tem parte do seu cast formada por cast fixo, e o pouco da conjuração variável pode ser bastante reduzida pelas abundantes opções de equipamentos que tem essa finalidade.

 

 

O leitor, atento que já investigou as informações anteriores , já deve ter percebido como a agilidade atropela a destreza nesse quesito, sendo um novo elemento que merece atenção, no quesito suporte.

 

 

Combinando Agilidade ao meu Segundo truque elaborado (Frame Cancel), a agilidade supera em muito um cast rápido ou até instantâneo, pois apesar de não implicar na velocidade da conjuração, ela implica diretamente na frequência de realização.

 

 

 

1.1.2: Inteligencia vs Vitalidade ( Resistência).

 

 

1.1.2.1 : Num Contexto geral.

 

 

Apesar de uma certa quantia de HP fixo ser necessária. Já esta explicito no capitulo 2 da primeira parte, como SP supera o HP em certo sentido. Agora, como fatores de resistência a efeitos negativos nenhum deles sobrepõem ao outro, até porque ambos se tornam inúteis nesse quesito.

Quando espiritualistas vão de embate contra terceiras classes, não importa quanta INT ou VIT o sujeito tenha, a diferença de níveis sempre sera o fator predominante para passar debuffs e efeitos negativos.

 

 

1.1.2.2 : No contexto da WoE TE.

Tudo aqui muda. Uma vez que agora, Soul Linkers não possuem mais desvantagem de nível, Vitalidade e Inteligencia voltam a exercer um papel de resistência a efeitos negativos muito importante.

 

1.1.3 Inteligencia vs Agilidade.

 

Esse debate é muito relativo. Seu resultado é proporcional a quantidade de recursos que o jogador tem disponível.

 

 

A inteligencia aumenta o SP, que por consequência aumenta o HP do Espiritualista, além disso, diminui o cast e garante certa resistência. Já a agilidade, aumenta um pouco da defesa (desprezível), velocidade de ataque, e a esquiva (que para SLs é desprezível).

 

 

Oras, então se a inteligencia garante tantas vantagens a mais, é um embate injusto. Perai, cuidado.

 

 

Como eu disse, depende dos recursos que o jogador tem. Caso o jogador tenha recursos suficientes para manter a ASPD entre 176~186 com consumíveis não convêm investir muito em agilidade não ( entre 40 à 50 . Porém, caso os recursos sejam reduzidos, como os meus foram, o jogador vai ter que fazer esse esforço a mais de tirar pontos em INT e colocar em agi para compensar.

 

 

Todo esse debate também gira entorno do Kaupe, tudo por causa dele (- risos). Não adianta, já esta explicito na apresentação do guia :

 

 

"Enquanto um Espiritualista equipado decentemente consegue alcançar entorno de 10k de Hp, terceiras classes conseguem sem muita dificuldade ultrapassar, no dano de um único golpe, o dobro desse valor"

Exceto em ataque mágicos de alvo único, onde Kaite pode dar uma forçinha, somente Kaupe pode te salvar dos danos inimigos."

 

 

1.1.4 Força.

 

 

Caso tenha consumíveis a disposição, convém não investir nem mesmo 1 ponto nesse atributo. Caso não tiver consumíveis, de 10~a 20, tanto para carregar outros consumíveis como também para na PVP garantir um dano suficiente para que, mesmo desarmado, o espiritualista possa quebrar a "defesa de nível", propriedade que as 3rds tem.

 

 

 

 

 

Capitulo 2 : Espiritualista de Assalto. Finalmente, um novo conceito de Construção.

 

 

Esclarecidos os atributos. Vamos para a nova build.

 

Em cada um dos exemplos,de cara já vou por build de atributos e habilidades, por seguinte vou explicar o porque deles estarem configurados desta forma.

 

 

Essa nova build funciona como um motor que sintetiza as 3 partes deste Guia em uma só construção.

 

 

 

 

2.1 A Função desta nova Build:

 

 

Essa build, tem como foco principal a intangibilidade individual maximizada. Além de defender-se com excelência,em situações coletivas , de pequeno e médio porte (6 à 20 jogadores), é a mais eficiente em termos de suporte. Isso é possível porque, dentro do esperado do planejamento da mesma, conseguiu-se obter uma eficacia máxima da habilidade "kaupe" .

 

 

( Relembrando que em situações mais massivas, de 20 à 50 jogadores, A Build full support tipo Vitalidade é a campeã).

 

2.2: A Build:

 

 

Essa mesma Build, sera dividida em 2 perfis, respeitando as preferencias de jogabilidade e da disponibilidade de recursos econômicos:

 

 

2.2.1 > Espiritualista de Assalto> Perfil 1 > Econômico/PK:

 

 

Como devem ter pessoas, assim como eu, que não dispõem de recursos em abundancia, responsabilizei-me de propagar a build que eu usei e que fora planejada para alcançar a máxima eficiência deste contexto dentro das minhas limitações econômicas.

 

 

I) Árvore de Atributos:

 

FOR: 21 + 0

AGI: 77 + 0

VIT: 44 + 6

INT: 58 + 12

DES: 68 + 12

SOR: 30 + 0

 

(Atributos Fechados no job 50) Calculado > iW Stat Simulator. > Sem equipamentos> Consumiveis e Buffs desligados> Desarmado).

 

 

HP máximo : 6375 ( Não importa muito nessa build, então desencane)

SP máximo: 1740 ( Com Kaina nivel 7)

HIT: 397 ( Já da pra acertar a maioria das classes e passar efeitos negativos).

Critico 11 ( + Adaga certeira > 101)

ATK : 71 + 15

ASPD: 177.7. ( Com consumíveis, possível chegar na marca dos 180, o que já esta bom).

 

 

 

 

Quem acompanhou o começo do guia deve ter percebido algumas incoerências nos atributos, acalme-se.

Para que seja possível superar a marca de 180 de ASPD ( Padrão), tive que sacrificar pontos em INT, e compensa-los em AGI.

 

 

Sobre a força, ela esta por uma questão mais particular. Resolvi investir em Força para aumentar meu dano a ponto de quebrar a "Defesa de Nivel" que as 3rds possuem naturalmente, para que assim fosse possivel passar status negativos por quem eu passa-se ( Maldição principalmente).

 

 

Sorte foi prevista pelo seus diversos bônus e ajudou-me também a alcançar 100% de Critico com Adaga Certeira.

 

 

OBS: Futuramente, na próxima parte, sera discutida a função bônus que essa build acima pode desempenhar, que é de PK. No PVP a proporção dessa build "econômica" sera revisada e melhor explicada.

 

 

II ) Habilidades: Também existe uma lógica econômica de habilidades.

Espiritos > Habilidade/Nível da habilidade.

 

* Alquimista/ 1 * Templario/ 1

* Ferreiro/ 1 * Artistas / 5

* Monge/ 1 * Sabio/ 1

*Sacerdote/ 1 *Bruxo/ 5 (OBS ²)

*Mestre taekwondo/ 1 *Mercenario/ 1

*Espiritualista/ 5 (OBS¹) *Arruaceiro/ 1

 

 

Habilidades tipo Ka > Habilidade / Nível da habilidade.

*Kaahi/ 7 *Kaizel/ 1 *Kaite/ 7

*Kaupe / 3 *Kaina / 7 (OBS³)

 

 

OBS¹ > Obrigatório, lembre-se que na guerra, Espiritualistas andam em duplas, tenha espirito nivel 5 para aumentar o tempo de utilidade do seu companheiro mesmo depois que você tenha sido derrotado.

 

 

OBS² > Diria que foi um erro meu investir nesse espirito, por que acabei entrando em clans mais sérios de GvG.

Caso participe em grandes GvGs, os WLs do seu clan com certeza teram recursos para guardar umas gemas. Pra esses casos, não recomendo investir em Espirito do bruxo nivel 5.

 

 

OBS³> Necessário apenas para perfis economicos, para que com poucos equips, seja possivel ultrapassar a marca de 2000 de sp.

 

Habilidades tipo ES - Não estão incluídas nesse perfil de build.

 

 

2.2.2 : Espiritualista de Assalto> Perfil 2> Elite. ( Aqui já incluído, Bless+ agi + consumíveis +30 o tempo todo).

 

Segue uma proporção totalmente diferente da build econômica. Mas já conta com maior flexibilidade.

 

I) Árvore de Atributos.

 

(Bônus de Job Ligados / JOB 50)

 

 

FOR: 1 + 40

AGI: 4x~5x + 42

VIT: 3x~4x + 36

INT: 7x~9x + 52

DES: 5x~8x + 52 ~

SOR: 1 + 30

 

 

FOR: Apenas com consumíveis ela já da os bonûs previstos.

 

 

Com os consumíveis fica fácil de obter 180 de ASPD, o que torna o investimento em AGI desnecessário.

 

 

HP continua sendo secundário nesta build então a VIT também não é tão importante.

 

 

INT, aqui ela volta ao seu trono, tendo o maior destaque.

 

 

DES: Influencia diretamente no cast.

 

 

SOR: Apenas com os consumíveis ela já da os bônus previstos.

 

 

II) Habilidades: Outro lógica também.

 

Espíritos: Habilidade / Nível

 

 

Sugestão fixa :

 

 

Espirito dos Espiritualistas / nível 5.

 

 

Demais espíritos (exceto do caçador) / nível 1

 

 

Obs: Esta build tem como perfil, o jogador com grandes recursos, logo não é necessário maximizar outros espíritos além do espirito do espiritualistas, para diminuir o consumo de SP.

 

 

Habilidades Ka type - Habilidade/ Nível

 

 

*Kaahi / 7

 

 

*Kaite / 5~7

 

 

*Kaizel / 0 ou 1 ( Não possui utilidade em guerras do emperium)

 

 

*Kaupe / 3

 

 

*Kaina/ 0 ~ 5

 

 

Habilidades ES- Habilidade / Level

 

 

Eska / level 1

 

 

Eske/ level 1 ~ 3

 

 

Distribuição dos pontos que sobram em habilidades : A gosto.

 

(Espaço para futuras edições)

 

 

 

 

 

------------------------------------------------------------------------------

Fechado o segundo nível do meu guia.

------------------------------------------------------------------------------

Meus agradecimentos e congratulações ao leitor, que com muita paciência, acompanhou meu enuncio até a ultima pauta. Espero ter ajudado de alguma forma.

---------------------------------------------------------------------------------------

Agora, acabou, e fica aqui a minha fé de que, nem todas as experiencias possíveis nesse jogo foram levadas a cabo, e que há ainda muitas aventuras encobertas nesse universo tão especial de Rune-Midgard. Elas estão ai, prontas para serem descobertas, e descobertas por vocês! jogadores brasileiros.

 

Editado por Vito Andolini

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Em breve neste tópico haverá:

 

1) Descrição introdutória e sucinta sobre a situação atual do modo Player vs Player no bRO.

2) Busca de uma melhor compreensão das Mecânicas do jogo para melhorar o aproveitamento do espiritualista. Para que isso possa acontecer haverão:

 

I) Analises Qualitativas:

* Aprofundamento sobre o funcionamento de certas habilidades.

* Animação - influencia na jogabilidade que a Animação pode causar no funcionamento das habilidades do espiritualista e do PVP em geral.

* Espaço - influencia que elementos do espaço, como distancia, obstáculos( traps, invocações) e angulação (posicionamento). podem causar nas tomadas de decisões. funcionamento das habilidades do espiritualista e no PVP em geral.

II) Analises Quantitativa: Juízos analíticos aplicados à jogabilidade.

* Tabelas.

* Consumíveis e a implicação deles na variação do rendimento.

* Possível interpretação das decisões do jogador como relações hiperbólicas entre 2 variáveis.

* Possível aplicabilidade de modelos de regressão para a compreensão dos resultados de uma batalha.

 

3) Síntese e conclusão: Tudo isso para por fim, assertar sobre quais são a decisões mais eficazes de serem tomadas em determinadas condições.

 

 

*Juntamente com o lançamento desta 4º parte, haverá uma reedição completa do guia.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

MAS Por enquanto, estarei Usando esse local como um "puxadinho" de multimídias, porque já estourei o limite de 8 anexos em um dos meus tópicos. Enquanto ainda não acho uma solução para esquivar desse limite ou entrar em negociações com a moderação , aqui estarão algumas das imagens e Gifs que deveriam estar em partes anteriores.

 

Para Localizar a função de cada uma das seguinte Multimídias, haverá discriminado nas partes de origem asteriscos (*) coloridos

 

 

Aqui vai o primeiro exemplo, para vocês já ficarem familiarizados com oque vira a seguir:

 

(*) Asterisco rosa [ Relacionado à Parte 2 > Truques secretos > 2° Truque simples: Soul Cloaking ]

GIFNOVO7.gif

Aqui representado o Segundo Truque Simples:

 

Comentário > Foram raras as vezes que esse truque teve utilidade real pra mim, logo tenho poucos replays desse. truque ( Já foi difícil achar esse dai). Perdoe-me pela péssima qualidade deste GIF em particular, nem da pra ver direito que após eu ter usado "Salto", a cambalhota foi ativada, garantindo assim minha invisibilidade.

 

Editado por Vito Andolini

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

 

1.1.5 Build ESMA Agi Bolter.

STR:1

AGI: 70~99

VIT:1-20

INT:90-99

DEX: 1~40

LUK: 1-9

Bom, build de ESMA só ira ser rememorada ao fim do Guia. Mas o que interessa sobre a Build de status é meu comentário, elegendo esta como a mais eficiente build de Esma atualmente. Se você quer se divertir com Esma, esta é a melhor opção.

 

 

Eu entendo que AGI aumenta ASPD e isso significa uma animação de personagem mais rápida, mas 70 de AGI?? Não é muito não? Isso dá pra ser simulado com consumivel, vou testar depois pra ver se compensa tanto ponto em agi

Link para o comentário
Share on other sites

Eu entendo que AGI aumenta ASPD e isso significa uma animação de personagem mais rápida, mas 70 de AGI?? Não é muito não? Isso dá pra ser simulado com consumivel, vou testar depois pra ver se compensa tanto ponto em agi

 

Correto, é exatamente por isso.

Esperando feedback do resultado do seus testes. ;)

 

parabéns sl a classe esquecida

 

Muito obrigado, fico muito contente por ter gostado :o

 

Creio que até a metade desta semana o material desse guia esteja completo.

 

Até lá /headph/headph

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Correto, é exatamente por isso.

Esperando feedback do resultado do seus testes. ;)

Até lá /headph/headph

 

Ainda não consegui logar pra fazer os testes, mas assim que tiver os resultados te aviso.

Uma coisa sobre Esma que é interessante, já adiantando, é que o Cast Fixo do Estin e Estun é 0.1 segundos, o mesmo que o Rabo de Gato [de boca] reduz.

 

Você adicionou muita informação agora o.o

Haha tenho que digerir tudo. Bingbing bingbnag bling oque?? O que isso faz? haha nunca ouvida falar disso ai.

Link para o comentário
Share on other sites

Deu uma bugadinha num dos GIFS, mas isso não muda nada.

 

Segue o resultado os testes:

 

 

TESTE 1

 

Esma 144 ASPD

 

D0K66hB.gif

 

 

 

TESTE 2

 

Esma 178 ASPD

 

goxfxpY.gif

 

 

 

Desconsidere o dano, estou usando Esma de Terra pra poder bater mais. A única diferença entre os dois testes foram os consumíveis, mesmo Cast em ambas.

 

O de baixo é realmente mais spammado, tanto que o gravador de GIF nem conseguiu suportar haha

Editado por tiagoVIGIL
Link para o comentário
Share on other sites

Deu uma bugadinha num dos GIFS, mas isso não muda nada.

 

Segue o resultado os testes:

 

Desconsidere o dano, estou usando Esma de Terra pra poder bater mais. A única diferença entre os dois testes foram os consumíveis, mesmo Cast em ambas.

 

O de baixo é realmente mais spammado, tanto que o gravador de GIF nem conseguiu suportar haha

 

Assim como o previsto. :D

 

Alias, muito obrigado por sua contribuição, além de comprovar minha pauta, de tabela mostrou-me que é possível por Gifs no texto ,haahahahaha( achava que era só na assinatura que dava >.

 

Até, logo, e por enquanto ainda estou à disposição caso surgirem novas duvidas.

Abraços /headph

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Assim como o previsto. :D

 

Alias, muito obrigado por sua contribuição, além de comprovar minha pauta, de tabela mostrou-me que é possível por Gifs no texto ,haahahahaha( achava que era só na assinatura que dava >.

 

Até, logo, e por enquanto ainda estou à disposição caso surgirem novas duvidas.

Abraços /headph

 

Aproveitando a deixa eu tenho haha

 

O que significa esse /blablabla /bliblibli ?

Eu não entendi, testei no meu SL mas parece que só faz ele ficar girando

Link para o comentário
Share on other sites

Achava que só serviam para quem mobava com recuar... Belo Guia aliás, teria algo em mente para os Cavaleiros do Zodíaco Mestres Taekwon?

 

Bang bang e bing bing, são comandos muito versáteis principalmente para locomoção, creio que há muitas outras classes que podem se aproveitar desse recurso, mas sem sombra de duvida, Gatunos e evoluções fazem o melhor uso dele com a habilidade citada.

Contente pelo Guia ter agradado :p

 

Sobre os Mestres Taekwon, não tenho nada pra acrescentar na classe até porque não domino ela, ou melhor, nunca tive um Seiya ( MTK kkkk) pra começo de conversa, afinal minha paixão por Espiritualistas foi um puro acidente, antes de pegar a classe no batente eu não dava muita bola (até mesmo pros SLs!) pra TK's e evoluções, no thor eu até criei um Taekwon pra ser ranker, mas o projeto foi abandonado antes mesmo de pegar 99.

 

 

Resumindo a resposta pra sua pergunta: Não :(

 

Mas isso se usa na batalha para qual função? Mudar a direção para usar corrida?

 

 

Tiago, os comando /bangbang e /bingbing podem ter utilidade para a maioria das classes, eu presumo, como uma forma de escape.

 

^ Essa utilidade condiz com meu truque.

Truque Elaborado 1 : Ao atacar com dano físicos spame /bing bing ou / bangbang para não "Targear" o seu oponente, Mexendo seu personagem para as laterais a cada quadro de animação cria-se rotas de fuga, para usar corrida, salto ou qualquer outro movimento. (Isso é muito útil, pena que cansa um pouco).[/Quote]

Targear significa mirar no oponente e ficar de frente para ele ( Isso acontece sempre que você ataca ou utiliza habilidades de alvo único), é um recurso natural que o jogo tem pra deixar a animação mais bonitinha e fazer o jogo possuir certo sentido lógico ( Ao contrario de outros rpgs alemães bem antigos, que da pra atacar de costas/bunda). Usando /BingBing ou /BangBang você quebra essa regra do jogo, e cria outras opções de locomoção.

UTILIDADE COMUM E SIMPLES DE SER POSTA EM PRÁTICA: Se durante a WoE seu SL usou um Kaite em um Sorc, o "Cast Sprite" do seu personagem automaticamente ira virar-se em direção do Sorc. Se por consequência disso ( ter usado Kaite) você fosse capturado pelo tornado do mesmo, seu personagem ainda estara olhando em direção ao sorc ( Oque é um baita problemão pra você). É ai que entra a utilidade desses comandos > /BingBing e /BangBang irão te ajudar a achar outra rota de fuga para usar a habilidade Salto de forma que você não caia na frente deste inimigo por exemplo.

 

@edit:Como é impossivel ficar escrevendo /bingbing e /bangbang sugeri também no Guia, colocar esses comandos nos atalhos > Alt 4 e Alt 5

Editado por Vito Andolini

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

@edit:Como é impossivel ficar escrevendo /bingbing e /bangbang sugeri também no Guia, colocar esses comandos nos atalhos > Alt 4 e Alt 5

ótima tática, agora compreendo. Mas apertar dois botões ainda pode custar sua vida não? Não seria mais fácil configurar os atalhos para duas letras, ex: Z e X? Era oque eu fazia com meu renegado pelo menos...

qwdz74cvux2d27azg.jpg?size_id=5

Link para o comentário
Share on other sites

ótima tática, agora compreendo. Mas apertar dois botões ainda pode custar sua vida não? Não seria mais fácil configurar os atalhos para duas letras, ex: Z e X? Era oque eu fazia com meu renegado pelo menos...

 

Coroinha, obrigado pelo comentário, já tinha previsto que uma hora iriam surgir duvidas a esse respeito.

 

 

Seu raciocínio esta perfeito. Sem duvidas, usar 2 botões é um atraso a mais, e num termo geral (para todas as outras classes) usar 1 botão é obviamente uma alternativa mais veloz. Porém no contexto especifico dos Espiritualistas e deste Guia essa configuração proposta acaba não se tornando didática.

 

Meus argumento serão baseados a partir daConfiguração de Atalho Padrão ( Sim ela é um proposta seria) /bomb

 

(Isso ficou um pouco longo de mais, e como tenho TOC de textos assim então vou por na caixinha de spoiler, liga não :D:D)

 

 

 

 

Os atalhos Alt 4 e Alt 5 para Bingbing e Bangbang foram previstos para fazerem de um plano lógico de adaptação para com os demais atalhos da Configuração de Atalhos padrão:

 

2.1.1 > Configuração de Atalhos Padrão.[/Quote]

 

 

Em experiencia in-game, notei que essa configuração básica de atalhos é a mais eficiente de todas. ( Não inventei esse padrão, copiei esse modelo de outra Soul Linker, a melhor alias).

 

Barra de Atalhos >

------------------------------------------------------------------------------------

Kaahi> F1 -

Corrida>F3 -

Salto level 5> F4 -

Kaupe> F6 -

Cabalhota> F7 -

Kaite> F9 -

Alt 4 e Alt 5 > Coloque /bingbing e /bangbang serão muito usados -

--------------------------------------------------------------------------------------

Tenho conhecimento que sugerir uma formatação padrão de "barra de atalhos" parece estranho, mas é algo que só se percebe a eficacia usando.[/Quote]Essa configuração tem como foco maior, o posicionamento do Kaupe no F6.

 

Em minha visão, baseada em testes e uso , F6 garante seu posto como o atalho mais estratégico em relação aos outros atalhos da primeira fileira ( F1 - F9), pois repousando o dedo médio nesse atalho se tem o encaixe mais preciso possível dos outros dedos sobre os demais atalhos da mesma fileira ( F1 - F9), resumidamente Kaupe é o grande protagonista da Barra de Atalhos de um Espiritualista e todos os outros comandos, sejam habilidades, switchs de equipamentos ou oque quer que seja, são periféricos diante dele e devem serem postos da maneira mais lógica, para que seja maximizada a eficacia numa situação real, onde sempre será o Kaupe o comando mais usado].

 

É só por causa desse planejamento ( Kaupe no F6) que, apesar de indubitavelmente 1 atalho em 1 botão ser mais rápido que 1 atalho em 2 botões, o Alt 4 e Alt 5 continuam sendo a melhor opção.

 

Repare que Salto level 5 esta no F4> Um atalho de fácil acesso pelo dedo anelar e indicador , e na posição mais eficaz tanto em relação ao kaupe e em relação ao Alt 4 e Alt 5.

 

 

Vou Reciclar o exemplo que dei ao Tiago, e descrevendo os processos que o jogador ira fazer durante aquela situação tentarei esclarecer :

 

Preso no tornado, ele usaria Alt 4 (Polegar no alt + Dedo Indicador/Fura bolos no 4) para usar Bingbing ou bangbang ( depende da preferencia ) com esse movimento o Dedo Médio já estaria automaticamente bem próximo da tecla F4 ( Onde esta a habilidade Salto), No caso do Alt 5, da mesma forma, o Dedo Anelar também já estaria na disposição mais próxima.

 

Logo apesar dele ( Tiago desculpe por ficar te usado hahah) perder algumas frações de segundos apertando dois botões , seria recompensado por uma reação quase instantânea de digitação no atalho F4. ]

 

 

Essa situação acima bem como outras foram todas testadas, repetidas e repetidas vezes, com frequência suficiente para seguramente elaborar uma proposta seria de "Configuração padrão de atalhos".

 

 

Resumindo: Se utilizar a Configuração Padrão de Atalhos> Alt 4 e Alt 5 são mais eficazes que X e Y ou demais Atalhos para /Bingbing e /Bangbang.

 

Se o jogador utilizar outra Configuração para essas habilidades chaves ( Kaupe, Kaite, Salto, Corrida, Cambalhota,Kaahi) X e Y serão mais eficientes neste ponto especifico ( Bingbing e bangbang), mas por outro lado ira perder em eficacia em outros pontos.

 

 

Claro, essa parte do guia é muito discutível, sei disso. Mas como já esta explicito na pauta :

Tenho conhecimento que sugerir uma formatação padrão de "barra de atalhos" parece estranho, mas é algo que só se percebe a eficacia usando.

 

Em fim, o jogador tem que testar por si mesmo ( Sei que estou sendo redundante) pra descobrir. Sugiro que o leitor teste usar esse padrão ao menos 1 vez. Caso mesmo após testar preferir customizar sua barra de atalhos "a gosto" não há nenhum problema com isso, muito pelo contrario, talvez até descubra uma forma mais eficaz de distribuição, e caso descobrir venha aqui postar por favor, caso entrarmos em um consenso irei editar o material ( é claro, afinal isso aqui é um forúm, onde todos da comunidade tem o direito de debater consensos e propor reformas).

 

Não sou dono da razão e sei que posso não estar com a ela no que digo, mas espero ao menos ter esclarecido meus argumentos.

Forte Abraço. /headph

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Muito legal vc compartilhar suas experiência e técnicas. Tenho uma SL pra WoE TE mas ainda não deu pra jogar com ela :p

 

Opa, com certeza a WoE TE foi um motivador para esse guia aqui, já imaginava que com ela os SLs iriam pouco a pouco serem alvos de maior interesse. Fico contente em saber que acertei >

 

A baixa relevância em dex, que vc frisou, é pelo fato de se conseguir zerar o cast com equipamentos hoje em dia?

 

Na mosca, não tenho nem o que falar senhor :eek:

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Tem razão, dois botões são nada perto da comodidade de não precisar mover sua mão para baixo e apertar X, enquanto você pode deixar lá seu dedão no alt sem prejudicar a sua performasse... Bem me lembrei de outro guia que deu grande importancia a tal assunto, se não tiver oque fazer dá uma olhada :cool:

 

 

A CONFIGURAÇÃO

 

Para você que ainda não sabe configurar suas barras, segue abaixo a MINHA configuração. Estando in-game, aperte ESC > TECLAS DE ATALHO e então uma janela irá aparecer esperando para ser configurada. A partir daí você escolhe os botões que achar mais fácil de se usar. Explicarei em cima dessa configuração aqui ó:

 

rk3jtk.png

 

Como funciona esta organização, e porque ela é simples? Bem, primeiramente Ragnarök é um MMORPG onde a movimentação pessoal não está nas teclas: W - A - S - D, logo isso te deixa com o teclado numérico superior + TODAS AS LETRAS + F1 ao F9 livres prontinhos para serem utilizados. Porém, mesmo não sendo um jogo deste estilo é bem provável que neste momento a sua mão esquerda (se você foi canhoto, foi mal! HUIASHUIAES) esteja em cima das teclas "W - A - S - D" com o dedão bem em cima da barra de espaço e o dedo mininindinho sobre o Shift! Bem, se eu acertei ( se eu não acertei finge que eu acertei né lek!), você pode concluir comigo que nesse local, nessa região, onde se encontra a sua mão você tem uma facilidade maior no quesito velocidade para digitar. A região onde fica o "P - O - I - U - L - Ç - K - M - , - ." está meio longinha e de certo, você não está tão acostumado a pressionar estes botões! (A menos que você seja um jogador de basquete da NBA, porque lá os caras tem a mão like a kid mãogala). Por isso você pode atribuir a sua Barra de Atalho um sistema de importâncias. Ou seja todas as teclas que tem uma facilidade maior de serem pressionadas podem ser atribuídas a habilidades que você usa mais. Não faz todo sentido biológico? Se você tem mais facilidade de apertar, porque não trabalhar essas regiões para habilidades e itens que tem uma importância maior?!

 

A partir daí vamos organizar nossa barra por regiões e sua importância, essas aqui:

 

ei1axj.png

 

Ok! Se você precisar gastar um tempo pra observar a imagem tudo bem eu espero. 1 minuto. 30 segundos. 10 segundos? 54321! Beleza, vamos as explicações, a parte principal. Explicações independente de qualquer build ok?

 

* DICA DO DIO! *: Uma dica preciosa é: NÃO TENTA FAZER UMA BARRA SÓ E IR SOCANDO 30001662065 MILHÕES DE COISAS NA MESMA BARRA PRA CHEGAR NA HORA "H" VOCÊ NÃO SE LEMBRAR DE PORCARIA NENHUMA. Faça barras diferentes para situações diferentes! Uma barra para WoE, uma para MvP, uma para PvE, uma para PvP. Ah tio Dio, mas eu só troquei uma coisinha só de uma barra para outra, tudo bem, mas não fique bitolado, aproveite cada momento! =D

 

~

• REGIÃO VERMELHA: A região vermelha é a parte mais importante da da sua barra. Porque? Porque querendo ou não é nela que você começou a distribuir suas primeiras habilidades e poções quando era só um Ferreirinho! Logo, você está muito mais acostumado com essa parte. Além disso ela é composta apenas por quatro botões, o F1 + F2 + F3 + F4, logo seus dedos se encaixarão muito bem nela, na sequência: mindinho > anelar > médio > indicador. Além disso os dedos médio e indicador são que normalmente você terá mais velocidade no clique, logo as teclas F1, F2, (F3 e F4) deverão conter utensílios que serão: INDISPENSÁVEIS e DE USO FREQUENTE. #OQUECOLOCAR?: Poções de recuperação de HP, Poções de recuperação de SP, Choque do Carrinho, Impulso do Carrinho, Arremessar Machado, Brandir Machado, Propulsão Traseira, Propulsão Dianteira, Autodestruição e etc...

 

~

• REGIÃO AZUL: A região Azul é a segunda parte mais importante. Porque, porque é nela que seus dedos naturalmente ficarão posicionados. Logo nesse principado é legal colocar utensílios que em uma ordem natural sejam DE USO FREQUENTE e que não podem ficar no VACILO. Não gaste essa região com porcarias porque depois dela tudo fica ligeiramente difícil de ser pressionado então veja como uma região "* Se eu errar na hora de usar isso, eu corro o risco de morrer?*"#OQUECOLOCAR?: Aproveite para colocar todos aqueles swiths importantes nessa região. Seja qual for a modalidade, coloque seu swith de Capas, seu swith de botas, SUA MARC, seus hats indispensáveis. Aproveite também para colocar aquelas habilidades secundárias que você usará na ordem cronológica da região vermelha, ou seja a região vermelha e mais uns adendos: Poções de recuperação de HP, Poções de recuperação de SP, Choque do Carrinho, Impulso do Carrinho, Arremessar Machado, Brandir Machado, Propulsão Traseira, Propulsão Dianteira, Autodestruição, Campo Magnético, Poção do Vento, Esconderijo, Manejo Perfeito, Pudim de Guyak, Força Violenta, Força Violentíssima, Reparar e etc... Além disso é uma ótima região para swiths de equipamentos de habilidades como: Chapéu de Sundae e Carteiro por exemplo.

 

~

• REGIÃO VERDE: Na sequência dos "F's" a região verde vem como uma parte secundária da coisa. Ela é uma região que você só vai pegar o jeito e a posição das teclas com o tempo. É excelente para habilidades que você deixaria na IMPORTÂNCIA SECUNDÁRIA, ou seja se ela não encaixou na parte vermelha nem na azul, o local dela é ali.#OQUECOLOCAR?: Terceiros swiths, buffs de Mestre-Ferreiro, Buffs de MECHA, no ápice consumíveis.

 

~

• REGIÃO PRETA: A região preta é unica e simples como é possível visualizar. Pense bem ao escolher o que você vai colocar aqui, porque como eu costumo dizer: "Eu acho o F9 bem fácil de apertar, porque afinal ele está separado dos outros". Então deixe esse espaço para algo que tenha um certo respeito, algo que DEVE SER USADO NA HORA E MOMENTO CERTO e que NUNCA pode ser deixado de lado. Mas não coloque algo que tenha alta frequência de uso.

#OQUECOLOCAR?: Autodestruição, Amplificar Poder, Atilharia Caçadora, Artilharia Arcana, Concertar Armas, Campo Protetor, Reconfigurar Elemento, alguma poção indispensável e etc...

 

~

• REGIÃO AMARELA: A região amarela na minha opinião é a mais difícil de ser utilizada. Então deixe coisas que você vai fazer BEM DE VEZ EM QUANDO. Caso sobre espaço aproveite para consumíveis e swiths ocasionais.#OQUECOLOCAR?: Não existe uma pessoa melhor que você pra dizer que você você não usa com tanta frequência.

 

~

• REGIÃO LILÁS: Essa região é bem difícil de ser utilizada então aconselho a deixar coisas DE USO PERÍODICO. O que são coisas de uso periódico? Alguns buffs, ou consumíveis de tempo, ou até habilidades de tempo.#OQUECOLOCAR?: Eu prefiro consumíveis. Em qualquer modalidade.

 

~

• REGIÃO ABÓBORA: E para concluir a última região é a Abóbora. Como aqueles dois quadradinhos não são configuráveis, deixe coisas que exclusivamente você precisa clicar. (É ÓBVIO NÉ DIO) Eu diria que são utensílios que PRECISAM SER VISUALIZADOS ANTES DE USADOS.#OQUECOLOCAR?: Pergaminho de Ghostring, Pergaminho de Armadura Sagrada, Pudim de Guyak, Comidas +20, Biscoitos de Buffs, Pergaminhos de Buffs em geral e etc...

 

qwdz74cvux2d27azg.jpg?size_id=5

Link para o comentário
Share on other sites

Tem razão, dois botões são nada perto da comodidade de não precisar mover sua mão para baixo e apertar X, enquanto você pode deixar lá seu dedão no alt sem prejudicar a sua performasse... Bem me lembrei de outro guia que deu grande importancia a tal assunto, se não tiver oque fazer dá uma olhada :cool:

 

Obrigado por compartilhar isso :eek:. Muito bom, gostei da observação do autor em relação ao atalho F9, perfeito.

 

Alias, acho que o tema "Configuração de atalhos" deveria ter sido a muito tempo alvo de mais créditos, e mais atenção por parte da comunidade. Ao meu ver uma boa configuração de atalhos pode ser extremamente determinante na jogabilidade de alguém.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Don Vito ( desculpe, não resisti! xD ) você escreve muito bem. Além disso a organização do guia está ótima!

Obrigado por compartilhar seu conhecimento com a comunidade!

1

Confesso que também não resistiria./bomb/bomb

Simplesmente lisonjeado rsrs, muito obrigado, fico contentíssimo em saber que fiz bom trabalho. :D

 

Obs: Essa foto do seu comentário ficou massa. Gostei tanto da homenagem ao Don Corleone, que até deu vontade de por uma imagem como esta em uma parte qualquer do guia hahahaha.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

@Guia atualizado: Parte 3 - Postada /like

 

Segurei a publicação desta parte, até porque tratei de mudar e resumir algumas coisas.

 

Agora só resta a 4º e ultima parte, que como o nome sugere, será um bônus, um momento para descontrair um pouco depois de tudo isso.

 

@Edit

Coloquei mais alguns GIFs na Parte 2. Eles demonstram mais detalhadamente alguns dos meu Truques elaborados.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Roda pé: Forte abraço a todos que acompanharam guia até agora! Até logo e chau-chau /headph

Editado por Vito Andolini

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

  • 8 months later...

Olá ~ Olá ~ o/

 

Primeiramente Bom Dia.

Eu sempre tive muitos problemas em decidir que classe querer usar no Ragnarok e por meados de longas desventuras e desilusões com personagens incompatíveis ao meu estilo de jogo, o qual eu acho que é bem mais voltado a um player PVE / Suporte e talvez um dia ser player de WOE TE.

 

Queria perguntar sobre a classe Soul Linker a qual estou bastante interessado em fazer.

 

Como um total novato e perfeccionista, mal consigo criar o personagem com estas duvidas. Mesmo sabendo que não é só olhando pro end game que se joga um jogo. XD

 

- Você cita a build de baixo custo, ela implica em ter uma adaga certeira?

• Se sim, como obter uma?

• Se não, só bora.

 

- Como um Novato na classe, em sua opinião, fazer um ES invés de um KA para conhecer melhor, vale a pena?

• Onde posso procurar referencias de build para ES?

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...

 

Queria perguntar sobre a classe Soul Linker a qual estou bastante interessado em fazer.

 

Como um total novato e perfeccionista, mal consigo criar o personagem com estas duvidas. Mesmo sabendo que não é só olhando pro end game que se joga um jogo. XD

 

- Você cita a build de baixo custo, ela implica em ter uma adaga certeira?

• Se sim, como obter uma?

• Se não, só bora.

 

Ah "baixo custo" da build é referente ao não uso de poções ou comidas que aumentam atributos básicos do personagem.

Nesse guia que ainda esta incompleto eu não entrarei no mérito dos equipamentos, até porque, se eu fosse tratar com eles, o guia perderia o rigor. Pois para tratar rigorosamente sobre equipamentos esse tópico teria que passar por constantes atualizações e analises bem mais especificas... e bem....como já parei de jogar isso não vai rolar.

 

Adaga certeira é um item bastante conveniente, obrigatório? de maneira nenhuma. A menos que tu tenha interesse em disputar PVP com 3rds como : Sicarios e Rangers, ela é apenas um charme a mais no seu arsenal.

 

O que acho muito importante é obter uma Adaga Campal. São gratuitas e tem peso 0 ( ótima para woe )

 

- Como um Novato na classe, em sua opinião, fazer um ES invés de um KA para conhecer melhor, vale a pena?

 

Não.

 

 

 

• Onde posso procurar referencias de build para ES?

 

No fórum oficial do iRO ( Warpportal) há, mesmo que bem desorganizadas, informações valiosas sobre o nicho "ES" assim como outras builds tradicionais. Se tens um bom domínio da língua inglesa acharas todo o material necessário.

 

 

Se tiver qualquer outra pergunta coerente com o tópico fique a vontade./cake

[sIGPIC][/sIGPIC]^

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...