Ir para conteúdo

[Guia] Sicário MVP - Crítico de Adagas [Desatualizado]


Posts Recomendados

51vz12.png

Neste Guia serão dadas informações de como fazer um Sicário Crítico de Adagas, porém, como diz a velha frase "não se deve dar o peixe, mas ensinar a pescar". Dessa forma, que cada jogador use estas informações para aprimorar e aperfeiçoar a sua construção e, assim, torná-la ainda melhor.

 

Com o tempo estarei atualizando, reorganizando e reestruturando este Guia para melhor satisfazer os apaixonados pela classe dos Sicários. Ele foi feito com base em pesquisas e na minha experiência com a classe, porém, estou aberto a sugestões, críticas construtivas e opiniões que ajudem a atualizá-lo e melhorá-lo.

 

Boa leitura!

 

Neste Guia você aprenderá a:

 

Quais os pontos positivos e negativos deste tipo de construção?

Quais os principais atributos?

Quais as principais habilidades?

Quais os equipamentos, cartas, consumíveis e bichos de estimação utilizar?

 

Bônus:

 

Como cardear corretamente as armas para um determinado alvo?

Uso do Rondel.

Vídeos.

 

egwgmr.png

  • Enquanto o Crítico de Katares tem um péssimo desempenho em MVPs com defesa muito alta e o de Ataque Duplo em MVPs que possuem uma alta esquiva e/ou que utilizam a habilidade Aumentar Agilidade, o Crítico de Adagas corrige essas falhas ao tirar proveito de ambos: o Crítico de um e o uso de adagas do outro, podendo, assim, enfrentar qualquer MVP do jogo.
  • Por ser uma construção que tem por base o ataque crítico, ignora a esquiva do alvo e tem o dano aumentado em 40%;
  • Dependendo da defesa do alvo, pode se beneficiar do uso do Rondel e/ou de até 7 cartas, atacando todas as características do alvo: tipo Chefe, Tamanho, Raça e Propriedade, obtendo, assim, danos insanos.

2hf3lhw.png

  • Taxa de Crítico reduzida pelo Escudo Crítico do alvo;
  • Ao contrário das katares que dobram a Taxa de Crítico, as adagas não fornecem esse bônus, sendo necessário o uso de equipamentos, cartas, bichos de estimação e/ou consumíveis que aumentem a Taxa de Crítico.
  • Devido ao uso de adagas o dano é reduzido em 25% em monstros de tamanho médio e 50% em monstros de tamanho grande, sendo necessário o uso da Carta Drake ou da habilidade Manejo Perfeito para remover essa penalidade.

Taxa de Crítico

 

Antes de iniciarmos alguns pontos importantes sobre este tipo de construção, é preciso entender como funciona a “Taxa de Acerto Crítico” ou “Taxa de Crítico”.

 

O valor circulado em vermelho refere-se à Taxa de Crítico.

 

288qc0l.png

 

Todo personagem inicia com 1 em Taxa de Crítico, que aumenta de acordo com o atributo SOR do personagem, podendo ser modificada por equipamentos, cartas, bichos de estimação e/ou consumíveis.

 

A Taxa de Crítico que é exibida na Janela de Atributos não é o valor real, ela é calculada de uma forma diferente, com a seguinte fórmula:

 

Taxa de Crítico = [(SOR x 0,3) + Bônus]%

 

Exemplo:

 

Um personagem com 100 em SOR e utilizando uma Máscara do Esqueleto (Crítico +5), calculamos:

 

(100 x 0,3) + 5 = 35%

 

Ou seja, esse personagem terá apenas 35% de chance de acertar um ataque crítico, o qual ignora totalmente a esquiva e que é reduzido pelo Escudo Crítico do alvo (-1% de Acerto Crítico a cada 5 pontos de SOR do alvo), e não 39%, conforme é mostrado na sua janela de atributos.

 

2i6z340.png

 

Não entrarei em detalhes sobre os bônus que cada atributo proporciona, pois todos estão “carecas de saber” disso.

Para os que estão começando agora e ainda não sabem, sugiro que leiam esta página do bRO Wiki: Atributos

 

Este tipo de construção gira em torno de dois atributos principais: Sorte e Agilidade (Taxa de Crítico e Vel. de ATQ).

 

Como atributos secundários temos: Força e Vitalidade.

 

Destreza e Inteligência são dispensáveis neste tipo de construção, investir pontos aqui pode comprometer o seu desempenho.

 

Mas a Destreza não é importante para aumentar a minha precisão caso eu venha a utilizar a habilidade Lâminas de Loki?

A falta de Destreza pode ser suprida por equipamentos, cartas, bichos de estimação e/ou consumíveis que aumentam a sua precisão, tornando possível o up em diversos mapas, mesmo com apenas 1 em Destreza.

 

E Destreza também não aumenta a minha Velocidade de Ataque e o meu Ataque Físico?

O aumento de Velocidade de Ataque e de Ataque Físico fornecido por esse atributo é ínfimo, não valendo a pena os pontos investidos aqui.

 

Exemplo de distribuição de pontos:

 

FOR: 70 ~ 90

AGI: 108 ~ 120 (com a quantidade de equipamentos e consumíveis disponíveis no bRO não é muito difícil atingir 193 de Vel. de ATQ, mesmo assim é necessário ter este atributo em altos valores).

VIT: 94 ~ 100 (Somado com bônus, garante imunidade a atordoamento e envenenamento, sem contar que uma alta Vitalidade garante um melhor desempenho em MVPs).

INT: 1

DES: 1

SOR: 100 ~ 120 (O atributo mais importante desse tipo de construção, quanto mais investir aqui, maior será a sua Taxa de Crítico).

 

Seu objetivo principal é atingir 112% a 120% de Taxa de Crítico (levando em consideração que a maioria dos MVPs possui um Escudo Crítico de 12% ~ 20%) e 193 de Vel. de ATQ, seja com equipamentos, cartas, bichos de estimação e/ou consumíveis.

 

Curiosidade: os MVPs que possuem o maior Escudo Crítico do jogo são: Celacanto Mutante e Celacanto Violento, cerca de 52%

 

2s00768.png

 

Essa é a parte fundamental da construção, é preciso ter bastante atenção ao distribuir a pontuação na Árvore de Habilidades.

 

Enquanto Primeira e Segunda Classe (Gatuno e Mercenário) você pode distribuir os pontos como achar conveniente. Porém, após renascer, é primordial não pontuar a habilidade "Ataque Duplo" como Transclasse (Gatuno T e Algoz) e nem as outras habilidades que tem como pré-requisito de forma direta ou indireta o Ataque Duplo (Perícia com Katar Avançada, Destruidor de Almas e Impacto Meteoro), visto que ao investir pontos em Ataque Duplo não é possível fazer uma construção Crítico de Adagas, por não ter como realizar um ataque crítico e um ataque duplo ao mesmo tempo. O ataque duplo se sobrepõe ao ataque crítico.

 

Dessa forma você deverá se tornar Algoz quando estiver no nível de classe 40 (no máximo 42) de Gatuno T, para que não sobrem pontos, porque caso eles sobrem você será obrigado a jogá-los em Ataque Duplo. Como algoz, já no nível de classe 60, é possível se tornar Sicário sem prejudicar a construção.

 

E se eu usar um Neuralizador no meu Sicário, ele pode se tornar um Crítico de Adagas?

Depende de em qual nível de classe você se tornou Algoz, se você não ultrapassou o nível de classe 42 de Gatuno T será possível, caso contrário, faça outro personagem.

 

Eu conseguirei upar com Lâminas de Loki de forma eficiente mesmo sem ter Perícia com Katar Avançada?

Sim, consegue. Mesmo sem a habilidade, seu dano com os equipamentos apropriados continuará alto.

 

Exemplos:

 

Gatuno T - Nível de Classe 42

 

Perícia em Esquiva: 10

Furto: 10

Esconderijo: 10

Envenenar: 10

Desintoxicar: 1

 

2a9tg1y.jpg

 

Algoz - Nível de Classe 62

 

Perícia com mão direita: 5

Perícia com a mão esquerda: 5

Perícia com Katar: 10

Lâminas Destruidoras: 10

Tocaia: 5

Furtividade: 10

Envenenar Arma: 10

Criar Veneno Mortal: 1

Encantar com Veneno Mortal: 5

 

33biumw.jpg

 

Sicário - Habilidades:

 

aoxq8h.png Passos da Ilusão: habilidade que considero primordial para qualquer Sicário que queira se aventurar nesta modalidade. Em seu nível máximo aumenta a sua esquiva comum em +250, adiciona 50% de chance de ignorar ataques mágicos (que inclui a habilidade Terremoto) e possui uma duração de 50 segundos. Com ela você será capaz de derrotar vários MVPs com a maior facilidade, sem ao menos usar qualquer consumível de recuperação de HP.

1zr2c5g.png Ocultação: Uma versão aprimorada da habilidade Furtividade. Permite que o Sicário receba até 3 golpes antes de ser revelado, além de aumentar a sua velocidade de movimento em +40% em seu nível máximo. Útil para escapar daqueles “escravos” chatos dos MVPs ou afastá-lo dos monstros.

2ecnoux.png Potencializar Veneno: habilidade que reduz a resistência do alvo a ataques da propriedade veneno em até 50%. Útil contra alvos da propriedade Neutra, Fantasma nível 1 e também das propriedades Terra, Fogo e Vento, sejam elas nível 1 ou 2.

2qnmmc1.png Pesquisa de Toxinas: essencial, pois quanto maior o nível desta habilidade, maior será a duração do Veneno Mortal (+3 segundos por nível da mesma).

rwpi5w.png Lâminas de Loki: habilidade que ataca os alvos em uma área de 5x5 células. Tem apenas uma utilidade para esta construção, upar, devido ao fato de ser utilizada exclusivamente com katar.

 

Observação: citei apenas as habilidades mais importantes para um Sicário Crítico de Adagas, maximizando todas, ainda lhe sobram 15 pontos para distribuir da forma que achar conveniente.

 

vq477m.png

 

No que se refere à parte equipamentos, citarei apenas aqueles que considero os melhores.

 

Topo

2ce0zuv.png Chapéu de Caçador [1] - DES + 2, Dano Crítico + 10%. Quando equipado com Flecha Afiada, + 5% de Dano Crítico. Caso o item seja refinado +7 ou mais, adiciona-se + 5% de Danos Críticos.

Ou seja, no total ele concede +20% de Dano Crítico. Quando refinado em +12 e equipado com uma Carta Louva-a-deus Angra (Dano Crítico +2%, Dano Crítico +1% a cada 2 refinamentos) aumenta o Dano Crítico em +28%, tornando-se um dos melhores Chapéus, perdendo apenas para o Chapéu do Tigre Branco e Elmo do Senhor da Morte.

 

2pref87.png Elmo do Senhor da Morte [1] - MDEF + 5. Aumenta em 10% o dano causado por ataques físicos em monstros do tipo Chefe. Aumenta em 5% o dano recebido por monstros do tipo Chefe. Caso o refinamento do item seja acima de +5, aumentará em 1% o dano por ataques físicos por nível de refinamento em monstros do Tipo Chefe.

O aumento de dano proporcionado pelo elmo é baseado no ATQ provido por equipamentos (Chapéus, Armaduras, Armas, Capas, Sapatos, Acessórios) e cartas. Segundo melhor chapéu, quando refinado em +9 supera facilmente o dano de um Chapéu de Caçador +12 com a Carta Louva-a-deus Angra.

 

Curiosidade: ao contrário do bRO, na descrição do elmo em outros servidores encontramos os seguintes bônus: "Quando equipado com a Carta Cavaleiro do Abismo ganha-se +5% de dano adicional em monstros do tipo Chefe (funciona apenas com uma Carta) e, se refinado no +11 retira a penalidade de 5% de dano recebido a mais (no bRO de monstros Chefes, já na descrição de servidores estrangeiros refere-se à monstros normais, bônus semelhante a Carta Alice).

 

1zm15ci.png Orelhas Felinas - CRI + 3, Aumenta o dano dos acertos críticos em 10%. Esquiva + 10, Reduz a DEF em 50%.

Se equipado em conjunto com um acessório Rabo de Gato Preto e seu refinamento for +6 ou mais, concede +20% de Dano Crítico e Taxa de Crítico +15. Ótima opção tanto para ganho de Dano Crítico quanto de Taxa de Crítico.

 

2j46cup.png Elmo de Mercúrio [1] - Ataque Crítico + 3, aumenta a Velocidade de Ataque em 3%. Quando refinada em +7 ou +8, é somado ao bônus anterior + 2 de Ataque Crítico e aumenta a Velocidade de Ataque em +2%. Quando refinada em +9 ou mais, é somado ao bônus anterior + 2 de Ataque Crítico e aumenta a Velocidade de Ataque em +2%.

Quando refinado em +9 concede um bônus de +7 de Taxa de Crítico e 7% de Vel. de ATQ. Boa opção tanto para ganho de Taxa de Crítico quanto de Vel. de ATQ. Combine-o com uma Carta Louva-a-deus Angra.

 

xonkmc.png Orelhas Vermelhas de Fiera [1] - FOR +5, HP Máximo +5%. Dano recebido por monstros do tipo fogo -10%. Quando refinado em +9 aumenta a Velocidade de Ataque em +1. Adiciona +1 de Velocidade de Ataque a cada 2 Refinamentos acima do +9.

Para aumento de Vel. de ATQ é o melhor equipamento, visto que, quando refinado em +13, concede +3 de Vel. de ATQ. Combine-o com a Carta Louva-a-deus Angra para melhor aproveitamento do refino.

 

2jg0x9v.png Elmo Artesanal do Orc Herói [1] - FOR + 2. Chance de conjurar a habilidade Manejo Perfeito nível 3 a cada ataque físico desferido.

Útil para aqueles que não possuem uma Carta Drake. É uma boa opção para poder alternar com outro chapéu, já que o efeito de seu bônus permanece mesmo quando o elmo é retirado, porém a chance de ativar seu bônus é relativamente baixa, apenas 1%.

 

14xh1m1.png Chapéu do Tigre Branco - FOR + 2, DES + 2. Aumenta o dano em monstros do tipo Bruto conforme o refinamento do chapéu. Chance de transformar o personagem no monstro "Eddga" sempre que for atacado ou enquanto estiver atacando. A chance de transformação aumenta conforme o nível de refinamento do chapéu.

Ao contrário da descrição oficial, o bônus concedido enquanto transformado em Eddga é de ATQ +25 por nível de refinamento, ou seja, no +9 ganha-se ATQ +225 que pode ser visto no seu ALT+Q (é calculado por equipamentos, cartas e consumíveis que dêem dano baseados em porcentagem, como, Tatuagem Amuleto de Bakonawa, Medalha de Honra, Olhos Biônicos, Carta Hidra, etc.). A transformação dura 4 segundos (qualquer coisa em Rune Midgard é capaz de ativar o bônus desse chapéu, até se arremessarem pedras em você :p). Sem dúvidas é o melhor Chapéu, porém aconselho utilizá-lo apenas em MVPs que possuem um alto HP, afinal, se usá-lo contra MVPs que possuem um HP baixo/médio você irá matá-los tão rápido que talvez nem chegue a ativar o bônus do chapéu.

 

Meio/Baixo

 

17q268.png Asas de Pégaso - Velocidade de Ataque + 1%. + 2% de Velocidade de Ataque ao possuir Nível 100 de Base. + 3% de Velocidade de Ataque ao possuir Nível 150 de Base.

Melhor opção para meio visando o aumento de Vel. de ATQ.

 

1z23tl5.png Olhos Biônicos - ATQ +3%, ATQM +3%, DES +1.

Uma das melhores opções visando o dano.

 

1rw5g2.png Máscara Esquisita - Todos os atributos +2.

Uma boa alternativa para se equipar no meio.

 

1rw5g2.png Máscara Esquisita [1] - Todos os atributos +1.

Pode ser combinada tanto com cartas que aumentam o ATQ, Dano Crítico e Taxa de Crítico (Lorde Seyren, Duneyrr, Pinguicula Sombria, Louva-a-deus Angra, Vanberk, etc) quanto com cartas que reduzem danos elementais ou que garantem resistência/imunidade à efeitos negativos, tornando-se, assim, a melhor opção para meio.

 

Observação: outras boas opções são Corvo [1], Pombo Revelador [1], Óculos Escuros Especiais [1] e Óculos do Inspetor [1]. Algumas opções de equipamentos para meio podem ser encantadas no NPC Piercing Brosnan, em Prontera, com um bônus aleatório de +1 a +3 em um dos atributos ou DEF/DEFM: Orelhas de Elfo [1], Máscara Esquisita [1], Óculos Escuros [1] e Óculos [1].

 

2wod1ja.png Venda - Torna o usuário imune a Cegueira.

Parte do combo Presidiário.

 

am79d1.png Máscara do Esqueleto - Crítico +5.

Melhor opção para aumento de Taxa de Crítico.

 

spfbd2.png Máscara do Executor - CRIT +1, Dano crítico +1%.

Boa opção para aumento tanto de Dano Crítico quanto de Taxa de Crítico.

 

10cvqyu.png Máscara de Fugitivo - ATQ +5.

Opção básica para aumento de ATQ.

 

w9txkz.png Máscara de Samurai - Aumenta o dano físico causado pelo usuário em +1%.

Opção básica para aumento de ATQ.

 

2poe62e.png Balão de Angeling Natalino - HP Máximo +200. Velocidade de Ataque +1.

O único equipamento para baixo que aumenta a Vel. de ATQ, tornando-se, assim, um dos melhores equipamentos para classes que dependem de Vel. de ATQ.

 

333e5a9.png Balão de Pouring Natalino - Todos os Atributos +2, Esquiva +2.

Uma ótima opção se combinado com a Máscara Esquisita.

 

zvpo5s.png Máscara do Exterminador - VIT +1. Aumenta em 1% o dano causado em monstros da raça Humanoide. Reduz em 1% o dano recebido por monstros da raça Humanoide.

Boa opção contra MVPs Humanoides, pois aumenta o dano e a resistência.

 

6z4igo.png Máscara de Mason - Aumenta o dano causado a monstros da raça Humanoide em 5%.

Uma das melhores opções contra MVPs Humanoides, visando o dano.

 

Cartas (Topo/Meio):

 

xnalhj.png

 

Armaduras:

 

v5xw75.png Vestimenta dos Manuks [1] - SOR + 3. Chance de conjurar Impacto Meteoro no nível aprendido ao atacar fisicamente. Se usado em conjunto com o Capuz dos Manuks, Botas dos Manuks e Anel dos Manuks: Esquiva +10, Crítico +15. Aumenta o Ataque Crítico em +40%. Aumenta o dano da habilidade Lâminas Retalhadoras em 20%. Aumenta em 10% o consumo de SP.

Ao utilizar o combo, torna-se a melhor opção para Dano Crítico. É recomendável combiná-la com cartas que melhoram seu Dano, Taxa de Crítico, Vel. de ATQ, HP, ou que encantam com um determinado elemento, devido ao fato de não poder utilizar as Couraças de Propriedades.

 

2pqnkax.png Armadura de Brynhildr - Aumenta o HP Máximo em Nível de Base * 20. Aumenta o SP Máximo em Nível de Base * 5. Aumenta o ATQ/ATQM em 10%. DEFM + 10. Não permite que o usuário seja empurrado para trás em batalhas. Não pode ser refinada. Não pode ser destruída em batalha.

Armadura que proporciona ótimos bônus: ATQ, ATQM, DEF, DEFM, HP e SP e é indestrutível.

 

t9tybt.png Couraça de Boitatá [1] - Esquiva + 5, HP Máximo + 5%, DEFM + 3. Aumenta a resistência ao atributo "Neutro" em 7% quando recebido dano de monstros. Indestrutível em batalha.

Melhor opção visando resistência a neutro e HP.

 

2iuxcvn.png Armadura das Valquírias [1] - Todos os atributos +1. Aumenta a resistência ao efeito Atordoar quando usada pelas Classes Espadachim, Mercador e Gatuno. Não pode ser destruída em batalha.

Uma ótima armadura que fornece 50% de resistência a atordoamento se usada por Gatunos e evoluções, e que concede +1 em todos os atributos, além de poder ser encantada no NPC Aprendiz de Encantamento, em Prontera, com um bônus aleatório de +1 a +3 em um dos atributos.

 

zu3wuh.png Armadura de Diabolus [1] - FOR + 2, DES + 1, HP Máx +150. Aumenta a resistência a Petrificar e Atordoamento em 5%. ATQ +3% quando equipada junto com o Anel de Diabolus.

Uma das melhores armaduras para melhorar o seu dano se combinada com a Carta Porcellio, além de proporcionar uma alta defesa. Pode ser encantada no NPC Aprendiz de Encantamento, em Prontera, com um bônus aleatório de +1 a +3 em um dos atributos.

 

18hg5y.png Armadura de Escamas de Bakonawa Bayani [1] - Diminui danos de monstros do tipo Chefe em 1% a cada 2 refinamentos. Adiciona +2 em todos os atributos.

Armadura que quando refinada no +12 reduz o dano de MVPs em 6%, tornando-se, assim, umas das melhores opções para resistência.

 

2iqz3t5.png35aiz3n.png2qxz051.pngfunl0n.png Couraças [1] - Armaduras que possuem a capacidade de transformar o corpo de quem as usa em Fogo, Água, Vento e Terra, tornando-o resistente a ataques dessas propriedades.

Armaduras que são primordiais contra alguns MVPs, pois reduzem o dano de uma determinada propriedade em 75%, além de poder receber encantamentos no NPC Aprendiz de Encantamento, em Prontera, com um bônus aleatório de +1 a +3 em um dos atributos.

 

978bhi.png Robe do Exorcista [1] - A cada 3 níveis de refinamento, aumenta a resistência contra Mortos-Vivos em 5%. DEFM +5.

Melhor armadura ao se enfrentar Osíris e Drake, cardeada com a Carta Druida Maligno e Peixe-Espada respectivamente.

 

2s8i4vk.png Túnica de Cerco [1] - DEFM +10.

Uma armadura que proporciona uma boa DEF e DEFM, usada em conjunto com cartas de propriedade elemental, torna-se uma ótima opção em redução de dano mágico.

 

2vilh1w.png Tidung [1] - Reduz em 5% o dano por ataque de todos os monstros. DEFM + 10. 15% de tolerância adicional contra atordoamento e congelamento.

Outra boa opção para ataques mágicos, porém possui uma DEF relativamente baixa.

 

jgtw61.png Túnica Espiritual [A] - Item de aluguel. +800 HP máximo. Reduz em 20% o dano de todas as propriedades, exceto Neutro e Água. DEFM +5. Torna o usuário imune a congelamento.

Armadura adquirida somente por ROPs. Combinada com Pergaminho de Armadura Sagrada ou Sombria, reduz o dano mágico de alguns MVPs.

 

65prlu.png Uniforme de Presidiário - A cada +1 no nível de refino, aumenta em +1 na Esquiva e na Precisão. Quando equipado com Grilhões, ATQ +5. Aumenta em +1 de ATQ a cada nível de refinamento dos "Grilhões".

Parte do combo Presidiário.

 

Cartas:

 

HP e DEF

 

23uzrs6.png

 

Mudança de propriedade

 

2llj883.png

 

Aumento de dano

 

ictfme.png

 

Troca de atributos

 

mrscnt.png

 

Outras

 

2vn47wz.png

 

Capas:

 

2pqs1gz.png Capuz dos Manuks - Esquiva + 12, Aumenta em 1% o dano crítico por nível de refino.

Parte do combo dos Manuks. Para potencializar o dano, refine o máximo que puder.

 

10eh1xu.png Asas de Arcanjo Caído [1]

Todos os atributos +1.

A cada 20 de FOR, ATQ +1,

A cada 20 de INT, MATQ +1,

A cada 20 de VIT, resistência contra tipo neutro +1%,

A cada 20 de AGI, velocidade de ATQ +1%,

A cada 20 de DES, dano de ataques a distância +1%,

A cada 20 de SOR, crítico +1%.

Pode receber encantamentos no NPC Valquíria Obscura em Geffen 136 55.

Atualmente, em quesito Dano Crítico, perde para o combo Manuk, mesmo com os melhores encantamentos e se utilizada juntamente com alguns equipamentos como: Armadura de Brynhildr, Bola de Ferro Ensanguentada e Grilhões. Porém, deixa o personagem mais resistente, pelo simples fato de poder ser cardeada com cartas de resistência e, claro, permitir utilizar armaduras, sapatos e acessórios melhores. Melhor encantamento: 4/3/3 (Taxa de Crítico +10 e Dano Crítico +26%).

 

Curiosidade: futuramente, com a implementação da Carta Petal (A cada 10 pontos em SOR aumenta o Dano Crítico em 2%), irá superar o combo Manuk em relação ao Dano Crítico.

 

357nk9f.png Mochila da Aventura [1]

Permite o uso da habilidade 'Ganância' em Nv 01.

Caso refinada em +7 e sua FOR base for igual ou maior que 90, adicionará ATQ+ 20. Caso seja refinada em +9, adicionará + 10 de ATQ.

Caso refinada em +7 e sua INT base for igual ou maior que 90, adicionará ATQM+ 30. Caso seja refinada em +9, adicionará +20 de ATQM.

Caso refinada em +7 e sua VIT base for igual ou maior que 90, reduzirá em 5% os danos recebidos de propriedade Neutra. Caso seja refinada em +9, adicionará +5% de redução.

Caso refinada em +7 e sua AGI base for igual ou maior que 90, adicionará Vel. de ATQ +8%. Caso seja refinada em +9, adicionará +1 ponto na Vel. de ATQ.

Caso refinada em +7 e sua DES base for igual ou maior que 90, aumentará o dano dos ataques a longas distâncias em + 5%. Caso seja refinada em +9, aumentará o dano em +5%.

Caso refinada em +7 e sua SOR base for igual ou maior que 90, aumentará o dano dos Ataques Críticos em + 10%. Caso seja refinada em +9, aumentará o dano em +5%.

Uma boa opção por oferecer bônus em diversos atributos, dependendo da sua distribuição de pontos. É a melhor escolha para os que buscam Vel. de ATQ. Assim como as Asas de Arcanjo Caído, deixa o personagem mais resistente, pelo simples fato de poder ser cardeada com cartas de resistência e, claro, permitir utilizar armaduras, sapatos e acessórios melhores.

 

Curiosidade: futuramente, com a implementação da Carta Cenere (A cada 10 pontos em AGI aumenta a Vel. de ATQ em 2%), se tornará a melhor opção para Vel. de ATQ quando combinada com a Mochila da Aventura.

 

Cartas:

 

HP

 

ay54m1.png

 

Resistência e Esquiva

 

rhollk.png

 

Dano e Taxa de Crítico

 

r0pkpe.png

 

Armas:

 

qqr4g9.png Rondel - Ataque: 80. Nível da Arma: 4. Ignora a defesa de qualquer armadura sem dificuldade.

Proporciona um bônus de ataque conforme a defesa do alvo (ATQ Bruto + DEF/2). Indispensável para qualquer Sicário de adagas para se enfrentar MVPs de defesa média/alta. Pode receber dois encantamentos aleatórios em Malangdo (Pedra de Crítico, para aumentar sua Taxa de Crítico e/ou Espírito do Lutador, para potencializar o seu dano).

 

qqr4g9.png Rondel [1] - Ataque: 70. Nível da Arma: 4. Ignora a defesa de qualquer armadura sem dificuldade.

Proporciona um bônus de ataque conforme a defesa do alvo (ATQ Bruto + DEF/2). Indispensável para qualquer Sicário de adagas para se enfrentar MVPs de defesa média/alta, outro ponto positivo é o fato desta versão possuir slot. Ao se tentar encantá-lo em Malangdo o NPC não reconhece a arma, portanto não é possível perder o slot, diferente da informação encontrada no bRO Wiki.

 

2iiiqdy.png Faca de Frutos do Mar [3] - Ataque: 140. Nível da Arma: 4. Precisão +1 a cada refinamento.

Melhor adaga para a mão direita.

 

2ag5348.png Bisturi [3] - Ataque: 120. Nível da Arma: 4. Há chance causar o status "Sangramento" no inimigo.

Segunda melhor adaga para a mão direita.

 

nqu0ye.png Crepúsculo do Deserto [2] - Ataque: 130. Nível da Arma: 2.

Quando equipada em conjunto com a Tempestade de Areia:

SP + 20, HP Máximo + 5%, Precisão + 10;

Aumenta o dano contra monstros Grandes em 30%;

Adiciona uma pequena chance de ativar 190 de Velocidade de Ataque por 7 segundos quando atacar.

A descrição não está atualizada, é 190 de Vel. de ATQ para transclasses e 193 para terceiras classes. A chance de ativar esse bônus é baixíssima, em torno de 0,1%. Mesmo oferecendo um bônus de 30% de dano contra monstros de tamanho grande, quando usada em conjunto com a Tempestade de Areia, o combo é inferior às outras combinações de adagas. Porém, é terceira melhor opção contra MVPs de defesa baixa.

 

30c8xes.png Adaga Memorável do RWC [1] - Ataque: 50. Nível da Arma: 3. ATQ, ATQM + 20, aumentado a cada 3 refinamentos.

Quando o refinamento for acima de +6, aumento de dano para todos os monstros em 5%. Quando o nível de refinamento for acima de +9, aumento de dano para todos os monstros em 5%.

Quando atacar com Ataques Físicos, há uma baixa chance de auto conjurar Manejo Perfeito nível 1.

Quando equipado em conjunto com o Anel Memorável RWC, ATQ +10 para cada refinamento da arma.

Uma boa alternativa para os que não possuem a Carta Drake, porém a chance de ativar a habilidade Manejo Perfeito é bem baixa, em torno de 2%. Quando refinada no mínimo +9 e equipada em conjunto com o Anel Memorável RWC, torna-se uma boa opção para a mão direita.

 

ogwfid.png Tempestade de Areia [4] - Ataque: 50. Nível da Arma: 2. Adaga que faz combo com Crepúsculo do Deserto.

Melhor adaga para a mão esquerda para MVPs não Humanoides.

 

kd0nyd.png Main Gauche [4] - Ataque: 43. Nível da Arma: 1.

Uma boa alternativa para a mão esquerda.

 

2ccusdl.png Gladius Glorioso - Ataque: 120. Nível da Arma: 4.

Aumenta a Força de Ataque Físico contra monstros Humanoides em 75%.

Ignora 20% da defesa física de monstros Humanoides.

Ao atacar, há chance de lançar automaticamente Lex Divina nv. 1.

Indestrutível.

* Opção Adicional por Nível de Refinamento da Arma

+6 de Refinamento

5% de bônus para ignorar Defesa de monstro Humanoide

[Carniceiro] Nv 1. O dano desta habilidade aumenta conforme o nível de aprimoramento até o aprimoramento +14.

Fórmula do Carniceiro Nível 1: (Refino - 4)² = % adicional de dano contra Humanoides.

Para enfrentar MVPs Humanoides de defesa baixa/média (e contra os de defesa alta também, caso utilize o Rondel na mão direita), esta é a melhor adaga para a mão esquerda, a partir do refino +6, superando até mesmo o dano de uma arma com cardeamento correto, devido ao bônus do Carniceiro. O dano da mão esquerda aumenta de uma forma insana conforme o refino, chegando na casa dos 5 dígitos.

 

Observação: caso não possua uma Carta Drake, esta adaga torna-se, também, a melhor opção para a mão direita, a partir do refino +6.

 

Cartas:

 

De acordo com o tamanho

 

2rzqcmu.png

 

De acordo com a Raça

 

2my5hso.png

 

De acordo com a Propriedade

 

1ok8t1.png

 

Dano Crítico

 

23hkua8.png

 

Outras

 

11135gl.png

 

Observação: Citei apenas cartas que considero importantes para esta construção.

 

Sapatos:

 

333fwib.pngBotas Ferais - Este item não pode ser negociado, colocado no armazém, refinado ou destruído.

Podem ser obtidas no NPC Jahbong, em El Dicastes, que as negocia por 1 Certificado do Explorador. É possível encantá-las no NPC Jalapeño (também localizado em El Dicastes) em troca de 1 Certificado do Explorador por cada encantamento. Os encantamentos que interessam para esse tipo de construção são: Crítico +5 ou +7 no primeiro slot, +1 ou +2 de AGI nos segundo e terceiro slot. Para mais detalhes: Equipamentos e Encantamentos Felinos

2md1l00.png Botas dos Manuks [1] - SOR + 3, SP Máximo + 30.

Parte do combo dos Manuks.

 

miihzb.png Sapatos Divergentes - Aumento de 20% no HP e SP máximos. HP e SP máximos reduzidos dependendo do nível de refinamento. Aumento adicional na DEF, dependendo do nível de refinamento.

Sapatos que garantem um bom aumento no HP e SP, opção mais barata para aqueles que não podem obter os Sapatos Convergentes com um refino/cartas adequados.

 

miihzb.png Sapatos Convergentes [1] - Aumento de 12% no HP e SP máximos. DEF/DEFM adicionais baseado no nível de refinamento.

Versão aprimorada dos Sapatos Divergentes que pode ser obtida mediante a Síntese de Cristais oferecida pelo NPC Reno, no Grupo Éden. Cardeado com a Carta Soldado Atirador e com refino +9, torna-se o melhor sapato nos quesitos HP/SP e que proporciona uma boa DEF/DEFM.

 

2uj1a40.png Botas Rúnicas [1] - Quando a For base for 90 ou maior, ATQ + 10. Quando a For base for 120, será adicionada ATQ + 10. Indestrutível em batalha.

Para os que possuem uma FOR base de 90 ou mais, é uma boa opção para aumento de dano.

 

x43neu.png Grilhões - Se equipado com Bola de Ferro Ensanguentada, concede ATQ +50.

Combinado com Bola de Ferro Ensanguentada é uma das melhores opções para dano, porém apresenta algumas desvantagens como o fato de não possuir slot e seu peso excessivo.

 

35lxilj.png Sleipnir - Alta velocidade de locomoção permanente, Máx. HP/SP +20%, Recuperação de SP +25%, DEFM +10, INT +25. Impossível de ser refinado e destruído em batalhas.

Atualmente o melhor sapato do jogo em quesito DEF/DEFM, além de proporcionar velocidade de locomoção permanente.

 

Cartas:

 

8x20qv.png

 

Acessórios:

 

4q6kyh.png Anel dos Manuks - Crítico +3. Reduz o consumo de SP da habilidade Passo Sombrio em 5.

Parte do combo dos Manuks.

 

33wt6o3.png Megingjard - FOR +40, DEFM +7. O Atributo FOR aumenta proporcionalmente ao level de base do usuário. Caso se tenha FOR base 120 ou maior, adiciona +10% de dano em monstros do tipo Chefe.

Sem dúvidas, o melhor acessório do jogo, permitindo que você faça uma distribuição de pontos própria para se beneficiar ao máximo dos bônus deste equipamento.

 

4jt8ie.png Anel Memorável do RWC [0] e [1] - ATQ + 1%. Quando equipado em conjunto com o Colar do RWC, ATQ + 4%.

É possível encantá-lo até quatro vezes pelos NPCs Goldberg e Driller, em Prontera. Os acessórios podem ser slotados também. Acessório que se bem encantado e cardeado com a Carta Scaraba Dourado (ATQ +20), torna-se o segundo melhor acessório do jogo em quesito dano.

 

keddsn.png Algemas de Presidiário [1] - Adiciona ATQ +5.

Quando equipadas em conjunto com a Bola de Ferro Ensanguentada, adiciona ATQ + 10.

Quando equipadas em conjunto com o Uniforme de Presidiário, receberá ATQ + 2 a cada nível de refinamento do Uniforme. Bônus de ATQ até +10 de refinamento.

Quando equipadas em conjunto com os Grilhões, receberá ATQ +1 a cada nível de refinamento dos Grilhões. Bônus de ATQ até +10 de refinamento.

Quando equipadas em conjunto com a Venda, adiciona ATQ + 10.

Parte do combo Presidiário. Caso utilize o combo com o Uniforme e os Grilhões refinados no +10, torna-se a melhor combinação em quesito dano, fornecendo um total de ATQ +120. Se quer abusar ainda mais, utilize também uma Carta Scaraba Dourado (ATQ +20).

 

jg40lh.png Bola de Ferro Ensanguentada - Se Grilhões também forem equipados, concede ATQ +50.

Combinado com Grilhões é uma das melhores opções para dano.

 

jg40lh.png Bola de Ferro Ensanguentada [A] - Este é um item de Aluguel. ATQ +30.

Equipamento que sozinho concede ATQ +30, ótimo se utilizado em conjunto com Bola de Ferro Ensanguentada e Grilhões, tornando-se, assim, a terceira melhor opção em quesito dano.

 

zlpzqb.png Tatuagem Amuleto de Bakonawa - Aumenta o ATQ em 7% e a Velocidade de Ataque em 10%.

Pode ser forjada no NPC Tatuador, em Porto Malaya, durante o Festival de Pintados. Único acessório que se usado sozinho fornece Ataque e Vel. de ATQ ao mesmo tempo, tornando-o a melhor opção para os que necessitam de ambos.

 

2wdbsi8.png Anel do Vulcão - FOR +3, VIT +2, ATQ +20. Aumenta em 10% a resistência contra o elemento fogo. Chance de conjurar algumas habilidades automaticamente quando o usuário estiver atacando fisicamente. Adiciona novas habilidades a serem auto conjuradas quando equipado com o Anel da Vibração.

Versão aprimorada do Anel do Senhor das Chamas que pode ser obtida mediante a Síntese de Cristais oferecida pelo NPC Reno, no Grupo Éden.

Ótimo acessório para aumento de dano e que ainda conjura automaticamente diversas habilidades, dentre as quais:

Zen: que invoca 5 Esferas Espirituais que aumentam o ATQ em +3 cada uma, com uma chance de 3%;

Fúria Interior: que aumenta a Taxa de Crítico em +10, com uma chance de 1%; e

Impacto de Tyr: que é ótima para eliminação de monstros em área, com uma chance de 2%.

 

15hg2l4.png Rabo de Gato Preto - Velocidade de Ataque +3%, Taxa de Crítico +7. Se equipado junto com "Orelhas Felinas", concede +10% de dano com ataques críticos. Se as "Orelhas Felinas" estiverem refinadas em +6 ou mais, adiciona Crítico +5. O bônus com a utilização das 'Orelhas Felinas' funciona apenas com um acessório 'Rabo de Gato Preto'.

Usado em conjunto com Orelhas Felinas, é uma ótima opção tanto para ganho de Dano Crítico quanto de Taxa de Crítico.

 

2vnjkms.png Luva da Sorte [1] - HP Máximo + 100, SP Máximo + 20. CRIT + 1 a cada 10 pontos de SOR. Dano crítico 1% quando a SOR do usuário for maior ou igual a 110.

A versão sem slot pode ser adquirida no NPC Mercadora Naphara, em Eclage, que a negocia por 10 Moedas Esplendor. Por 5 Moedas Esplendor é possível slotá-la no NPC Especialista Nattuer. Melhor opção para ganho de Taxa de Crítico e que ainda pode ser cardeada.

 

2qsszrm.png Chifre de Búfalo [1] - Velocidade de Ataque + 1. Adiciona + 1 na Velocidade de Ataque quando equipado com o Chifre de Bisão.

Melhor acessório para se atingir 193 de Vel. de ATQ sem depender de muitos consumíveis, principalmente se equipado em conjunto com o Chifre de Bisão.

 

2qsszrm.png Chifre de Bisão [1] - AGI + 2

Acessório que comba com o Chifre de Búfalo.

 

4gsthv.png Medalha de Honra - ATQ + 5%, ATQM + 5%. Esquiva + 10. HP Máx + 300. SP Máx + 80. Adiciona a chance de causar Envenenamento no inimigo ao atacar fisicamente.

Bom acessório por fornecer ATQ, melhor ainda quando equipado com o Anel Glorioso.

 

xo2y2r.png Anel Glorioso - Aumenta em 10% a resistência ao ataque de propriedades Água, Vento, Terra e Fogo. HP + 300. Vel. ATQ aumenta em 5%. Velocidade de Conjuração variável aumenta em 3%. Aumento de 5% na recuperação dada por Cura, Santuário e Arremessar Poção. Quando equipado com Acessórios de Batalha, a força de ataque contra todos os inimigos aumenta em 5%, ATQM + 3%, aumento de 5% na recuperação dada por Cura, Arremessar Poção e Santuário.

Acessório que fornece diversos bônus, como: Resistência, Vel. de ATQ e HP. Quando equipado com Medalha de Honra aumenta o ATQ em +5%.

 

3r486.png Anel dos Gatunos - Aumenta a chance de sucesso da habilidade "Furto". Se o usuário tiver FOR 90 ou mais, concede Precisão +10 e Esquiva +10. Se o usuário tiver AGI 90 ou mais, concede ATQ +10, e Taxa de Crítico +10.

Comba com o acessório Coração Frio. Ótimo acessório que concede ATQ e Taxa de Crítico para os que possuem uma AGI base de 90 ou mais.

 

25utmk0.png Coração Frio - AGI + 3. Quando equipado com Anel dos Gatunos, causa 8% de dano adicional contra inimigos médios.

Bom acessório se utilizado em conjunto com o Anel dos Gatunos.

 

2qsqt0w.png Anel Certeiro [A] - Item de aluguel. Crítico +10%.

Acessório adquirido por ROPs. Fornece um ótimo aumento de Taxa de Crítico.

 

2vnl9tv.png Anel Revigorante [1] - VIT + 1, HP Máximo + 250, HP Máximo + 10%.

Um dos melhores acessórios do jogo por fornecer bônus em HP. Ótimo para aqueles que querem aumentar ainda mais o seu HP máximo, melhorando a sua resistência em determinados MVPs.

 

Cartas:

 

amxf7t.png

 

2mqkwtc.png

 

Uma parte importante para melhorar a sua Taxa de Crítico e a sua Vel. de ATQ.

 

Taxa de Crítico:

 

2hckmz5.png Biscoito da Sorte: Glória: SOR +30. Duração: 30 seg.

2r3kxhh.png Macarrão com Petite: SOR +20. Duração: 5 min.

28wm61u.png Nove Caudas Cozidas: SOR +10. Duração: 20, 30 ou 60 min.

Acumula com Macarrão com Petite.

2afkdg8.png Palitos de Morango: SOR +15. Duração: 30 min.

Como bônus adicional, aumenta a Taxa de Crítico em um Valor Aleatório (entre 11 e 33) por 10 min. Acumula com Macarrão com Petite.

dlj3w7.png Sobremesa de Noel: Taxa de Crítico +7, Precisão +3, HP/SP +3%. Duração: 10 min.

33wttmb.png Sanduíche do Deserto de Arunafeltz: Taxa de Crítico +7. Duração: 10 min.

Cumulativo com Sobremesa de Noel. Consumível obtido por meio da quest: Rivalidade na Aliança - bRO Wiki

qytqwg.png Abrasivo: Taxa de Crítico +30. Duração: 5 min.

Item adquirido somente via ROPs.

 

Velocidade de Ataque:

 

2mwxpmr.png Suco Celular Enriquecido: Vel. de ATQ +10%. Duração: 500 segundos (8min33s).

300v035.png Acarajé: Vel. de ATQ +10%, Precisão + 5. Duração: 20 min.

rkrbep.png Poção do Despertar: Vel. de ATQ +15%. Duração: 30 min.

2qbg9rc.png Poção da Fúria Selvagem: Vel. de ATQ +20%. Duração: 15 min.

Arremessada por um Alquimista com o Espírito do Alquimista (Arremessar Poção da Fúria Selvagem) e não acumula com Poção do Despertar.

ehaon8.png Garrafa de Veneno: Vel. de ATQ +25%. Duração: 1 min.

Não acumula com Poção do Despertar ou Poção da Fúria Selvagem.

30kbvir.png Doce Hiper Açucarado: Vel. de ATQ +25%, ATQ +20, Vigor Permanente. Duração: 1 min.

Só pode ser usado novamente depois de 3 min.

206ynu8.png Cozido de Drosera: AGI +20. Duração: 5 min.

dgqi5f.png Escorpião no Vapor: AGI +10. Duração: 20, 30 ou 60 min.

iqznty.png Palitos de Baunilha: AGI +15. Duração: 30 min.

Como bônus adicional, aumenta a Esquiva em um valor aleatório (entre 11 e 33) por 10 min. Acumula com Cozido de Drosera.

xm3aeb.png Pergaminho de Aumentar Agilidade: AGI +10. Duração: 5 min.

 

Mudando a propriedade da arma:

 

É possível potencializar ainda mais o seu dano utilizando os consumíveis abaixo, porém os mesmos são aplicados apenas ao ataque da arma, já seu ataque proveniente de atributos (FOR, DES e SOR) não é afetado, ele sempre será neutro.

 

2hmcvf4.pnghth183.pngxnbtzs.png121qtlj.png Conversores Elementais: Encantam temporariamente a arma do usuário com a propriedade Fogo, Água, Vento ou Terra. Duração: 3 min.

xm3aeb.jpg Pergaminho de Aspersio: Encanta temporariamente a arma do usuário com a propriedade Sagrada. Duração: 3 min.

xenz3t.png Água Amaldiçoada: Encanta temporariamente a arma do usuário com a propriedade Sombria. Duração: 3 min.

 

Observação: Citei apenas os consumíveis que melhoram a Taxa de Crítico, a Vel. de ATQ e que potencializam o dano.

 

2cqxrix.png

 

Bichos de estimação são ótimas opções para aumentar a Taxa de Crítico, o Dano Crítico, o Dano Físico ou a Vel. de ATQ. Apenas quando a lealdade estiver em "Normal" ou "Alta" o seu bicho vai lhe garantir um bônus.

 

Petite Verde

2j3fgvo.gif

Vel. de ATQ +1%.

DEF e DEFM -2.

 

Poring

2vnrqcx.gif

Poring:

SOR +2.

Crítico +1.

 

Lunático

29or7a0.gif

Crítico +2.

ATQ +2.

 

Yoyo

288mki9.gif

SOR -1.

Crítico +3.

 

Dullahan 1

2n1gg9i.gif

Dano Crítico +5%.

 

Guerreiro Orc

123a983.gif

ATQ +10.

DEF -3.

 

Deviruchi

opbx9g.gif

ATQ e ATQM +1%.

HP e SP -3%.

 

Ísis

2mcg5qp.gif

ATQM -1%.

ATQ +1%.

 

Líder Goblin 1

112fn85.gif

ATQ contra Humanoides +3%.

 

Jirtas

10xx7hl.gif

ATQ contra Humanoides +2%.

ATQM contra Humanoides +2%.

 

Imp 1

1jp94g.gif

DEF contra Fogo +2%.

ATQ contra Fogo +1%.

 

Tikbalang

2eyf2uu.gif

+10% de dano contra Bakonawa, Bangungot e Buwaya.

DEFM +3.

 

Nota:

1 Bicho de estimação adquirido somente via ROPs.

 

j75ilh.png

 

Como cardear corretamente as armas para um determinado alvo?

 

Antes é preciso entender o real motivo de o dano da mão esquerda ser inferior ao da direita.

 

Ao utilizar uma arma do tipo katar, nota-se que seu dano da mão esquerda é muito menor ao da direita, o principal motivo dessa diferença monstruosa é a própria mecânica do Ragnarök Online. Não sei ao certo a porcentagem exata dessa redução. Uma das formas de recuperar uma parte desse dano é investindo na habilidade Ataque Duplo que, em seu nível máximo, aumenta em 21% o dano (esse bônus apenas funciona ao utilizar armas do tipo katar).

 

Outro ponto interessante é que ao equipar uma arma em cada mão, ambas sofrem uma penalidade, é reduzido em 50% o dano da arma da mão direita e 70% a da esquerda, é onde as habilidades passivas Perícia com a mão direita e esquerda começam a mostrar seu valor, já que a cada nível da habilidade essa penalidade é reduzida em 10%, fazendo com que a arma da mão direita tenha um dano final de 100% e a da esquerda de 80%, ou seja, a arma da mão esquerda ainda recebe uma penalidade de 20%.

 

Resumindo: o dano da arma da mão esquerda sempre será inferior ao da direita, devido à penalidade sofrida.

 

Portanto, devemos atentar para os seguintes pontos:

 

Mão direita (100% de dano)

 

Deve-se equipar armas que possuem o maior ATQ. É preciso levar em consideração a seguinte ordem: ATQ da arma, nível da arma, refino da arma e quantidade de slots.

 

O refino, efeitos da arma e das cartas da mão direita são transferidos também para a esquerda, adicionando ou multiplicando o dano, mas, devido ao fato da mão esquerda sofrer penalidade, isso não é tão evidente assim.

 

A Carta Cavaleiro do Abismo é melhor aproveitada nesta mão, por levar em consideração o ATQ da arma e seu refino.

 

Cartas de Tamanho (Minorous, Esqueleto Operário e Lobo do Deserto) tem um melhor desempenho nesta mão por fornecer um bônus adicional de ATQ +5, que é adicionado ao dano final, bônus que é praticamente perdido se as cartas forem utilizadas na mão esquerda, devido a penalidade sofrida na mesma.

 

Mão esquerda (80% de dano)

 

Deve-se equipar armas que possuem a maior quantidade de slots.

 

O ATQ e o refino da arma equipada nesta mão não são calculados ao dano da arma da direita, apenas na própria arma, porém, é um aumento ínfimo.

 

A arma que quando equipada na mão esquerda que realmente vale à pena refinar, é a Gladius Glorioso, por possuir a habilidade Carniceiro, que fornece um bônus adicional de ataque contra monstros humanoides de acordo com o nível de refinamento, aumentando o dano de ambas as mãos.

 

Cartas de Raça e Propriedade tem um melhor desempenho nesta mão por adicionar ou multiplicar o dano da mão direita.

 

Assim, para saber qual arma equipar e cardeá-la corretamente é preciso levar em consideração as seguintes características:

 

- a defesa física do alvo;

- se é comum ou Chefe;

- o seu tamanho;

- a sua raça; e a

- sua propriedade.

 

Segue abaixo um exemplo:

 

Boitatá [MVP]

vh83e8.gif

Defesa Física: 32

Tamanho: Grande.

Raça: Bruto.

Propriedade: Fogo Nível 3.

 

De acordo com as características do alvo, vamos usar a seguinte combinação de cartas e armas:

 

Carta Cavaleiro do Abismo por ser um monstro do tipo Chefe (MVP);

Carta Goblin por ser da raça Bruto;

Carta Vadon por ter a propriedade Fogo;

 

Levando em consideração a DEF do alvo, que é de 32, melhor combinação de armas são:

 

Faca de Frutos do Mar [3] na mão direita, por possuir um ATQ de 140 e;

Tempestade de Areia [4] na mão esquerda, pela quantidade de slots.

 

Ambas cardeadas da seguinte forma:

 

Faca de Frutos do Mar [3*Carta Cavaleiro do Abismo]

Tempestade de Areia [2*Carta Goblin, 2*Carta Vadon]

 

Lembrando que cartas iguais apenas são adicionadas ao dano da arma, enquanto as diferentes multiplicam.

 

Observações:

 

1. A melhor combinação de cardeamento na mão esquerda ao utilizar uma arma com 4 slots, independente do MVP é: 2 Cartas de Raça e 2 Cartas de Propriedade.

2. Cartas que aumentam o Dano Crítico têm um desempenho inferior às cartas do tipo Chefe, raça e propriedade, independente da arma ou da mão equipada.

3. Para essa construção mostrar todo o seu potencial é primordial o uso da Carta Drake, que muda completamente a forma de cardeamento das armas.

4. É importante analisar a defesa física do alvo para o uso do Rondel e saber em qual mão utilizá-lo.

 

O uso do Rondel

 

Seria necessário realizar testes minuciosos atualmente para chegar a um valor exato de defesa do alvo, em que se compensaria o uso de 7 cartas ou do Rondel e em que mão equipá-lo.

 

Em breve realizarei alguns testes e irei atualizar este Guia com novas informações, por enquanto deixo aqui uma base:

 

De acordo com as informações do Guia de Sicário MVP - by Zeindelf, publicado em 2013:

 

Se o MVP possuir uma DEF baixa, que seria em torno de no máximo 150~160 (aproximadamente 24~26% de redução), ambos Dagger e Crítico terão um ótimo desempenho, com resalva que o Dagger não faça uso do Rondel ainda, optando pela somatória de 7 cartas atacando todas as características do alvo (tipo chefe, raça, elemento e tamanho);Se o MVP possuir uma DEF média, que seria em torno de 150~250 (aproximadamente 24~34% de redução), o DPS que um crítico pode alcançar supera levemente um Dagger.Se o MVP possuir uma DEF alta, que seria 250 pra mais (a maior DEF do jogo é da Valquíria Randgris, de 588), é onde o Dagger juntamente com o Rondel começa a mostrar seu valor. Como o Rondel ignora a DEF e obtém ataque extra pela mesma, quanto maior a DEF do alvo, maior será o dano obtido. [NOTA: Assumptio, que passou a dobrar a DEF no Renewal, não entra no cálculo pelo Rondel, sendo ignorado a taxa dobrada. Um alvo com Assumptio ou sem, para o Rondel dá na mesma.]Só lembrando que para todos os cálculos e testes que fiz na época para adagas, foram para um set não muito variado de armas e 3 tipos de builds distintas. Entre uma e outra há uma pequena variação de 3~8% já contando distribuição de pontos e equips.

 

Para MVPs de defesa alta, é necessário entrar outro ponto também: Rondel na mão esquerda ou na mão direita?

Obtive os melhores resultados com os seguintes valores de defesa:

MVPs com defesa até ~340, melhor desempenho foi com Bisturi[3] na mão direita e Rondel na mão esquerda;MVPs que passam dos ~340 de defesa, Rondel na mão direita e adaga com [4] slots na esquerda;Citando novamente, haverá alguns fatores (refine das armas, cartas, build, buffs, etc.) em que isso não irá se aplicar. Mas em condições normais, geralmente será essa a 'regra'.

 

Lembrando que é necessário testar o uso do Rondel especificamente para a construção Crítico de Adagas, visto que no Guia do Zeindelf ele se referiu apenas ao de Ataque Duplo de Adagas, ainda assim, os princípios continuam os mesmos.

 

Vídeos:

Como demonstração do potencial da construção, uma compilação de MVPs:

 

https://www.youtube.com/watch?v=fs8-DO_4W4Y

 

Conclusão:

 

Comparando as duas construções de adagas possíveis, ficou evidente que atualmente a de Ataque Duplo possui o maior dano, entretanto, como já sabemos é uma construção que não permite enfrentar todos os MVPs, pois apresenta falhas em alguns, como os que possuem uma alta esquiva e/ou a habilidade “Aumentar Agilidade”. Por isso, a construção Crítico de Adagas se torna a mais completa e mais eficiente para esta modalidade de jogo.

 

Um pequeno teste mostrando a diferença entre os dois estilos:

 

https://www.youtube.com/watch?v=L0vT7kpNzUg

 

Links Úteis:

 

Guia de Sicário MVP - by Zeindelf

bRO Wiki - Wikipédia brasileira de Ragnarök Online

Ragnaplace - Database da versão Brasileira de Ragnarök Online

Divine Pride - Multiserver Ragnarok database

iRO Wiki - This is a community-run wiki for Ragnarok Online

 

Agradecimentos:

 

Um agradecimento especial a minha amada esposa Lådy ßrøwnie Cøøkie que elaborou, juntamente comigo, este Guia.

 

Ao Zeindelf, cujo Guia me serviu de base para a elaboração deste.

 

Um forte abraço, e espero que o Guia seja útil.

 

Sir ßrøwnie Cøøkie

 

Link para Download do Guia em versão PDF:

Clique aqui

Editado por merlimtattoo
  • Like 1

Link para o comentário
Share on other sites

Já de cara, lhe parabenizo pelo esforço dedicado para fazer este guia. Só passei voado por ele e está enorme hahahah. Vou dar uma lida com calma mais tarde. :p

 

Assisti o vídeo comparativo entre os estilos de adagas... Me parece que o duplo causou mais DPS, mas ambos são monstros...

Espero chegar, no mínimo, ao nível digno de dano que a classe pode causar. xD

 

Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

Link para o comentário
Share on other sites

Simplesmente perfeito o guia. Quando ouvi falar pela primeira vez nessa build pensei: Máquebostatãopensando? Aí resolvi ver os vídeos de um dos pioneiros dela e vi que é ótima, cara leva o Nyd em menos de 1minuto. Aguardem anciosamente pela Temporal Boots e pela Faceworm Queen, vai ter muito Sicário virando monstro por aqui.

Editado por Randell

ezgif-3-e5b32ab14cb4.gif.6a13d52a7ad2cd47fbc1b5a7b2a2583f.gif

Link para o comentário
Share on other sites

Já de cara, lhe parabenizo pelo esforço dedicado para fazer este guia. Só passei voado por ele e está enorme hahahah. Vou dar uma lida com calma mais tarde. :p

 

Assisti o vídeo comparativo entre os estilos de adagas... Me parece que o duplo causou mais DPS, mas ambos são monstros...

Espero chegar, no mínimo, ao nível digno de dano que a classe pode causar. xD

 

Grande abraço e parabéns pelo trabalho!

 

Sim, o de Ataque Duplo possui um dano maior, mesmo não utilizando os melhores equipamentos. Mesmo assim, infelizmente o de Ataque Duplo não pode enfrentar todos os MVPs do jogo... :p

 

Abraços!

Simplesmente perfeito o guia. Quando ouvi falar pela primeira vez nessa build pensei: Máquebostatãopensando? Aí resolvi ver os vídeos de um dos pioneiros dela e vi que é ótima, cara leva o Nyd em menos de 1minuto. Aguardem anciosamente pela Temporal Boots e pela Faceworm Queen, vai ter muito Sicário virando monstro por aqui.

 

Agradeço o comentário... ^^

Realmente, muitos estão esperando esses equipamentos para daí ter coragem para fazer esta construção... :p

 

Abraços!

Link para o comentário
Share on other sites

Sir ótimo guia, minha dúvida é em relação aos equipamento, em especial o refino tenho 2 pergaminho de arma +9, esses 2 seria melhor eu usa-los para armas que ficariam na mão direita(frutos do mar, e um bisturi)? e como essa build se sai no up pvm, tem que preparar uma arma so para pvm? tipo sei lá um bisturi pelo custo

Link para o comentário
Share on other sites

Reservado para futuras atualizações.

 

Parabéns por esse espetacular guia. Tirou boas dúvidas, principalmente em opções de armas para mvpar.

Mas venho com uma dúvida - 120 de sor é realmente importante para atributos?

Acredito que os Shadows Equipaments virão em breve para o bRO. E existem bons combos que maximizam seu dano. Sei que estou pensando muito a frente....

Link para o comentário
Share on other sites

Foda como sempre Brownie, não esperava por menos. Aplausos pra ti.

 

Obrigado mesmo...

 

bem legal o guia, queria muito um guia sobre DD DA, não tem mais nada na net sobre essa build, por mais simples que pareça.

No Guia do Zeindelf, cujo link deixei no fim deste Guia, você encontra informações valiosas sobre DD DA, a única coisa que pode ter se alterado um pouco devido a idade do Guia é a parte de equipamentos, mas os princípios continuam os mesmos.

 

E você pode utilizar como base também este meu Guia, principalmente na parte de Cardeamento das Armas.

Editado por Sir ßrøwnie Cøøkie

Link para o comentário
Share on other sites

Sir ótimo guia, minha dúvida é em relação aos equipamento, em especial o refino tenho 2 pergaminho de arma +9, esses 2 seria melhor eu usa-los para armas que ficariam na mão direita(frutos do mar, e um bisturi)? e como essa build se sai no up pvm, tem que preparar uma arma so para pvm? tipo sei lá um bisturi pelo custo

 

Leozinho, é como expliquei no Guia:

 

"Mão direita: deve-se equipar armas que possuem o maior ATQ. É preciso levar em consideração a seguinte ordem: ATQ da arma, nível da arma, refino da arma e quantidade de slots."

 

Dê preferência ao refino das adagas que você vai equipar na mão direita (Rondel, Faca de Frutos do Mar, Bisturi), a única que é utilizada na mão esquerda que vale a pena refinar é o Gladius Glorioso, por causa da habilidade carniceiro... :p

 

"Eu conseguirei upar com Lâminas de Loki de forma eficiente mesmo sem ter Perícia com Katar Avançada?

Sim, consegue. Mesmo sem a habilidade, seu dano com os equipamentos apropriados continuará alto."

"Lâminas de Loki: habilidade que ataca os alvos em uma área de 5x5 células. Tem apenas uma utilidade para esta construção, upar, devido ao fato de ser utilizada exclusivamente com katar."

 

Upar utilizando adagas é algo realmente demorado, apenas seria um pouco viável usando a habilidade "Retaliação", somente em alguns mapas. O que recomendo é que up com Lâminas de Loki usando uma Jur [3] com Moscas Caçadoras, é o que utilizo até hoje com o meu Sicário.

 

Como foi seu up de gatuno T. sem ataque duplo e investindo em crítico? Acho que da pra facilitar um pouco se usar um hat jibóia ou Bebê dragão. Enfim, bom guia.

 

Não fez diferença nenhuma, afinal as outras classes não possuem Ataque Duplo e você as upa normalmente, por que com o Gatuno seria diferente? Você pode utilizar diversos equipamentos para upar... Upei bem rápido com ele ainda fazendo as quests do grupo éden e as entregando com Grimório de Combate/Enciclopédia de Combate, além de enfrentar alguns MVPs como Algoz mesmo... :p

Link para o comentário
Share on other sites

Leozinho, é como expliquei no Guia:

 

"Mão direita: deve-se equipar armas que possuem o maior ATQ. É preciso levar em consideração a seguinte ordem: ATQ da arma, nível da arma, refino da arma e quantidade de slots."

 

Dê preferência ao refino das adagas que você vai equipar na mão direita (Rondel, Faca de Frutos do Mar, Bisturi), a única que é utilizada na mão esquerda que vale a pena refinar é o Gladius Glorioso, por causa da habilidade carniceiro... :p

 

"Eu conseguirei upar com Lâminas de Loki de forma eficiente mesmo sem ter Perícia com Katar Avançada?

Sim, consegue. Mesmo sem a habilidade, seu dano com os equipamentos apropriados continuará alto."

"Lâminas de Loki: habilidade que ataca os alvos em uma área de 5x5 células. Tem apenas uma utilidade para esta construção, upar, devido ao fato de ser utilizada exclusivamente com katar."

 

Upar utilizando adagas é algo realmente demorado, apenas seria um pouco viável usando a habilidade "Retaliação", somente em alguns mapas. O que recomendo é que up com Lâminas de Loki usando uma Jur [3] com Moscas Caçadoras, é o que utilizo até hoje com o meu Sicário.

 

 

 

Não fez diferença nenhuma, afinal as outras classes não possuem Ataque Duplo e você as upa normalmente, por que com o Gatuno seria diferente? Você pode utilizar diversos equipamentos para upar... Upei bem rápido com ele ainda fazendo as quests do grupo éden e as entregando com Grimório de Combate/Enciclopédia de Combate, além de enfrentar alguns MVPs como Algoz mesmo... :p

ok, mas será se um bisturi com cartas de aumento de dano se sai bem no pvm?

Link para o comentário
Share on other sites

Brownie, muito bom o guia. Veio justamente na semana que to voltando ao bRO - dessa vez jogando no Thor.

 

Uma pergunta: considerando que não tenho equipe, conhecidos ou grana no Thor (nem pretendo adicionar ROPs), recomendaria essa build para upar? (para ser franco ainda nem virei Mercenário).

Link para o comentário
Share on other sites

Sir ßrøwnie Cøøkie

 

Você comento do uso da Card Drake para obter o dano total, no caso em que adaga ela se encaixaria melhor para uso (para qual mvp)

e se montar uma adaga com ela para todos mvp não teria um dano melhor?

No caso do rondel para essa build funciona? ou a card Drake que substituiria ele para mvps de defesa alta?

Link para o comentário
Share on other sites

Parabéns por esse espetacular guia. Tirou boas dúvidas, principalmente em opções de armas para mvpar.

Mas venho com uma dúvida - 120 de sor é realmente importante para atributos?

Acredito que os Shadows Equipaments virão em breve para o bRO. E existem bons combos que maximizam seu dano. Sei que estou pensando muito a frente....

 

Sim, em breve vão chegar estes equipamentos e sugiro que invista, sim, 120 em SOR (não será um desperdício de pontos).

 

Os que realmente interessam para este tipo de construção:

 

Botas Temporais da Sorte

Máximo HP +300, Máximo SP +30.

Para cada 3 níveis de refino, Máximo HP +100, Máximo SP +10, Dano Crítico +2%.

Se a SOR do usuário for maior ou igual a 120, Dano Crítico +30%.

DEFM +5.

Botas Temporais da Agilidade

Máximo HP +300, Máximo SP +30.

Para cada 3 níveis de refino, Máximo HP +100, Máximo SP +10, Vel. de ATQ +3%.

Se a AGI do usuário for maior ou igual a 120, Vel. de ATQ +1.

DEFM +5.

Botas Temporais da Força

Máximo HP +300, Máximo SP +30.

Para cada 3 níveis de refino, Máximo HP +100, Máximo SP +10, ATQ +7.

Se a FOR do usuário for maior ou igual a 120, ATQ +50.

DEFM +5.

São equipamentos que vão mudar completamente qualquer construção de Sicário, principalmente o Crítico de Adagas.

 

Sir, obrigado mesmo, estava no aguardo desse guia desde de que vi seu video.

Vai ajudar bastante a comunidade dos sicarios.

 

Continue assim, e espero que a LUG coloque mais itens pra DD critico, hehe (para virarmos mais monstros)

 

Em breve, equipamentos e cartas bem apelativos... :p

 

Ja to fazendo a minha Sensei ;)

 

Ahuahuahua, é isso aí

Link para o comentário
Share on other sites

ótimo guia,praticamente tira todas as dúvidas de quem não sabe nada da build/classe/mvp's no geral :)

 

Vlw's, Hissis...

 

ok, mas será se um bisturi com cartas de aumento de dano se sai bem no pvm?
Se você tiver paciência de upar dessa forma, no começo é até fácil, porém demorado também... E nos níveis mais altos se torna mais difícil ainda, devido ao alto HP dos monstros, não é viável. :p

 

Brownie, muito bom o guia. Veio justamente na semana que to voltando ao bRO - dessa vez jogando no Thor.

 

Uma pergunta: considerando que não tenho equipe, conhecidos ou grana no Thor (nem pretendo adicionar ROPs), recomendaria essa build para upar? (para ser franco ainda nem virei Mercenário).

Você vai upar como qualquer outro Sicário, com Lâminas de Loki, a diferença mesmo é a falta de Perícia com Katar Avançada, porém, com os equipamentos apropriados para cada mapa a diferença de dano não é gritante. Para upar é barato demais, você só vai precisar de um Chapéu de Rideword, Presas Vampíricas, +7 ~ +9 Pedaço de Pele do Guardião [Raydric], Jur [3*Mosca Caçadora] e Divergentes... Upei sem gastar nada até o 150 com o outro Sicário.

 

Infelizmente para ter um bom desempenho e competir com qualquer outra classe na modalidade MVP, a história é outra, é preciso investir pesado nessa parte, principalmente nas armas.

 

Abraços.

 

Sir ßrøwnie Cøøkie

 

Você comento do uso da Card Drake para obter o dano total, no caso em que adaga ela se encaixaria melhor para uso (para qual mvp)

e se montar uma adaga com ela para todos mvp não teria um dano melhor?

No caso do rondel para essa build funciona? ou a card Drake que substituiria ele para mvps de defesa alta?
Você parece que não entendeu a parte das armas e cartas '-'

 

"Rondel: Indispensável para qualquer Sicário de adagas para se enfrentar MVPs de defesa média/alta."

 

"Dependendo da defesa do alvo, pode se beneficiar do uso do Rondel e/ou de até 7 cartas, atacando todas as características do alvo: tipo Chefe, Tamanho, Raça e Propriedade, obtendo, assim, danos insanos."

 

Rondel é PRIMORDIAL para qualquer Sicário de adagas!

 

Sobre a Carta Drake:

 

"Devido ao uso de adagas o dano é reduzido em 25% em monstros de tamanho médio e 50% em monstros de tamanho grande, sendo necessário o uso da Carta Drake ou da habilidade Manejo Perfeito para remover essa penalidade."

 

A Carta Drake nunca substituiria o Rondel, o efeito dela não tem nada a ver com o efeito do Rondel, a única carta com o mesmo efeito é a Carta Memória de Thanatos. Drake apenas anula a penalidade de tamanho, deixando seu dano, independente da mão equipada, sempre 100%.

 

Se essa Carta remove a penalidade, permitindo que seu dano seja sempre 100%, é óbvio que o dano com ela seria maior. É preciso ter duas Cartas Drake para ter o melhor desempenho, uma para equipar em um Rondel (MVPs de DEF alta, nos quais seria necessário utilizar o Rondel na mão direita e uma arma com 4 slots na esquerda) e uma para a Faca de Frutos do Mar/Bisturi (para MVPs de DEF baixa/média, utilizando ou não uma arma com 4 slots na mão esquerda).

 

Abraços.

 

:p

 

Editado por Sir ßrøwnie Cøøkie

Link para o comentário
Share on other sites

 

Vlw's, Hissis...

 

Se você tiver paciência de upar dessa forma, no começo é até fácil, porém demorado também... E nos níveis mais altos se torna mais difícil ainda, devido ao alto HP dos monstros, não é viável. :p

 

 

Você vai upar como qualquer outro Sicário, com Lâminas de Loki, a diferença mesmo é a falta de Perícia com Katar Avançada, porém, com os equipamentos apropriados para cada mapa a diferença de dano não é gritante. Para upar é barato demais, você só vai precisar de um Chapéu de Rideword, Presas Vampíricas, +7 ~ +9 Pedaço de Pele do Guardião [Raydric], Jur [3*Mosca Caçadora] e Divergentes... Upei sem gastar nada até o 150 com o outro Sicário.

 

Infelizmente para ter um bom desempenho e competir com qualquer outra classe na modalidade MVP, a história é outra, é preciso investir pesado nessa parte, principalmente nas armas.

 

Abraços.

 

Você parece que não entendeu a parte das armas e cartas '-'

 

"Rondel: Indispensável para qualquer Sicário de adagas para se enfrentar MVPs de defesa média/alta."

 

"Dependendo da defesa do alvo, pode se beneficiar do uso do Rondel e/ou de até 7 cartas, atacando todas as características do alvo: tipo Chefe, Tamanho, Raça e Propriedade, obtendo, assim, danos insanos."

 

Rondel é PRIMORDIAL para qualquer Sicário de adagas!

 

Sobre a Carta Drake:

 

"Devido ao uso de adagas o dano é reduzido em 25% em monstros de tamanho médio e 50% em monstros de tamanho grande, sendo necessário o uso da Carta Drake ou da habilidade Manejo Perfeito para remover essa penalidade."

 

A Carta Drake nunca substituiria o Rondel, o efeito dela não tem nada a ver com o efeito do Rondel, a única carta com o mesmo efeito é a Carta Memória de Thanatos. Drake apenas anula a penalidade de tamanho, deixando seu dano, independente da mão equipada, sempre 100%.

 

Se essa Carta remove a penalidade, permitindo que seu dano seja sempre 100%, é óbvio que o dano com ela seria maior. É preciso ter duas Cartas Drake para ter o melhor desempenho, uma para equipar em um Rondel (MVPs de DEF alta, nos quais seria necessário utilizar o Rondel na mão direita e uma arma com 4 slots na esquerda) e uma para a Faca de Frutos do Mar/Bisturi (para MVPs de DEF baixa/média, utilizando ou não uma arma com 4 slots na mão esquerda).

 

Abraços.

 

:p

 

 

Brownie para up normal - uma bisturi cardeada para os monstros do mapa na direita e uma rondel na esquerda, resolveria o problema numa build crítica?

Link para o comentário
Share on other sites

  • trctelles locked, unpinned, unlocked e locked this topic
Visitante
This topic is now closed to further replies.
×
×
  • Criar Novo...