Ir para conteúdo

Guia de Musas/Trovadores - Por Folkin


Folkin

Posts Recomendados

GpwPAKT.png

 

 

Olá a todos, conforme prometido, segue o guia de Trovadores e Musas xD

Eu possuo maior experiência jogando como Trova do que como Musa, porem acredito que muito do guia será de valia para ambas as classes

O guia é totalmente aberto a criticas, sugestões, debates e afins. Sempre visando a sua melhoria.

 

Bem sem mais delongas, vamos ao guia ヽ(^。^)丿

 

OBS: O guia não está pronto, estou pondo para já ir pegando feedback da comunidade enquanto termino ele

 

1550.png 1 - Glossário

Antes de mais nada, vamos ao vocabulário da nossa classe. Alguns termos são genéricos ao rag, outros são específicos a nossa classe.

 

 

 

Dueto: São as habilidades de classe 2 que requerem um Bardo E uma Odalisca para serem executados. Os dois devem estar um ao lado do outro e ambos devem possuir a habilidade em questão.

 

Coro: São as habilidades de classe 3 que requerem um PAR para serem executadas, pode ser 2 Trovadores, 2 Musas ou qualquer combinação possível, porem é preciso ter uma dupla pelo menos de músicos para essas habilidades serem usadas.

Alem disso, só quem vai usar a habilidade que precisa te-la, e se houverem mais músicos juntos o efeito fica mais poderoso.

 

Switch: O ato de trocar de equipamentos, normalmente usando as teclas de atalho para fazer isso de modo rápido.

 

Flash Song: O ato de tocar uma música, como o Bragi, e usar do Switch de arma (para uma faca) para cancelar rapidamente a mesma. Muitas vezes usando outras canções na sequência para gerar múltiplos buffs.

 

LinkedSongs: São as músicas que se abrem ao receber o Link dos Soul Linkers. Uma vez linkado, os Bardos tem acesso as músicas das Odaliscas e vice-versa.

 

Canção do grupo A: São músicas de Trovadores/Musas que se enquadram nesse conjunto. Ao usar uma dessas músicas, ela sobrepõe o efeito de tipo A que havia anteriormente.

Se enquadram nessa categoria: Balada Sinfônica, Canção de Balder, Harmonizar, Ritmo Contagiante, Serenata do Luar e Sinfonia dos Ventos.

Futuramente a Frigg's Song (sem tradução até o momento) também será uma canção do tipo A.

 

Canção do grupo B: São músicas de Trovadores/Musas que se enquadram nesse conjunto. Ao usar uma dessas músicas, ela sobrepõe o efeito de tipo B que havia anteriormente.

Se enquadram nessa categoria: Canção de Alfheim, Cântico da Iluminação, Canto da Sereia, Clamor de Batalha, Dança com Lobos, Embalos de Sábado a Noite, Murmúrio Perene, Ode a Hela, Orvalho de Idun e Sibilo de Eir.

 

 

 

Corrida.png 2 - Atributos

Vou falar sobre os 6 atributos básicos, o que eles fazem e o que cada um pode ajudar no seu personagem.

 

 

 

FORÇA:

Atributo normalmente usado por classes de combate corpo a corpo.

Para os músicos possui utilidade secundária, serve para aumentar nossa capacidade de carga ou para reduzir o tempo que se fica preso em tornados inimigos.

 

A cada 1 ponto:

+ 30 na capacidade de carga.

Reduz em 0,04s o tempo que fica preso no tornado dos Feiticeiros.

A capacidade de carga afeta a sua resistência as máscaras dos Renegados.

 

A cada 5 pontos:

+1 de Atk por parte de atributos ao usar arcos e instrumentos musicais.

 

AGILIDADE:

A agilidade influência músicas de Bardos e de Odaliscas, além de fornecer proteção contra alguns status negativos e afetar o dano do Temporal de Mil Flechas.

 

A cada 1 ponto:

+1 de Esquiva.

Afeta a velocidade de ataque.

Afeta a chance de resistir às máscaras dos Renegados.

 

A cada 5 pontos:

+1 de Soft Def.

 

A cada 10 pontos:

Esquiva fornecida por Assovio +1%.

ASPD fornecida por Crepúsculo +1%.

Redução de velocidade de movimento fornecido por Não Me Abandones +1%.

 

 

VITALIDADE:

A vitalidade ajuda a aumentar nossa vida, o efeito das poções de cura e das Maçãs de Idun. Também ajuda a evitar o efeito de atordoamento.

 

A cada 1 ponto:

HP + 1%.

Melhora em 2% o efeito dos itens de cura.

Resistência a atordoamento +1%.

Resistência a envenenamento +1%.

Afeta a chance de resistir ao Grito da Mandrágora dos Bioquímicos em 0,2%.

 

A cada 2 pontos:

+1 de Soft Def.

 

A cada 5 pontos:

+1 de Soft MDef.

+1 na taxa de recuperação passiva de HP.

 

A cada 10 pontos:

HP fornecido por Maçãs de Idun +1%.

 

 

INTELIGÊNCIA:

A inteligência influência algumas canções de Bardo/Odalisca, eleva o Ataque Mágico da classe, aumenta nosso SP e nossa recuperação de SP usando poções.

 

A cada 1 ponto:

+1,5 de Matk por parte de atributos.

SP máximo + 1%.

Efeito das poções de SP +1%.

Redução do cast time variável (metade do que a DEX reduz).

 

A cada 2 pontos:

+1 de Soft MDef.

+1 na taxa de recuperação passiva de SP.

 

A cada 6 pontos:

+1 na taxa de recuperação passiva de SP.

 

A cada 10 pontos:

Aumenta a redução de delay fornecido por Poema de Bragi em +2%.

Aumenta o SP fornecido por Dança Cigana em +1%.

A redução de consumo de SP fornecido por Dança Cigana aumenta em +1%.

 

Ao chegar em 120 pontos:

+4 na taxa de recuperação passiva de SP.

 

A cada 2 pontos acima dos 120:

+1 na taxa de recuperação passiva de SP.

 

DESTREZA:

A destreza aumenta nosso ataque, afeta nossas músicas, reduz nosso cast e eleva nossa taxa de acerto.

 

A cada 1 ponto:

+1 de Atk por parte de atributos ao usar arcos e instrumentos musicais.

+0,5% de Atk de arma, com arcos e instrumentos.

+1 de Precisão.

Reduz o cast time variável.

 

A cada 5 pontos:

+1 de Atk por parte de atributos ao usar armas de combate corpo a corpo.

+1 de Matk por parte de atributos.

+1 de Soft MDef.

 

A cada 10 pontos:

Aumenta a redução de cast time (variável) fornecido pelo Poema de Bragi em +1%.

Aumenta o bônus de precisão fornecido por Sibilo em +1%.

Aumenta a redução de ASPD fornecido por Não Me Abandones em +1%.

 

SORTE:

A sorte fornece vários benefícios secundários, eleva o atk e o matk simultaneamente o que o torna interessante para builds com Dissonância ou que só desejam ter uma resistência maior a status negativos.

 

A cada 1 ponto:

+0,3 na Taxa de Critico.

Afeta a chance de resistir às máscaras dos Renegados.

Afeta a chance de resistir ao Grito da Mandrágora dos Bioquímicos em 0,2%.

+1% de resistência contra Maldição.

 

A cada 3 pontos:

+1 de Atk por parte de atributos.

+1 de Matk por parte de atributos.

+1 de Precisão.

 

A cada 5 pontos:

+1 de Esquiva.

+1% de chance de esquivar de ataques críticos.

 

A cada 10 pontos:

+1 de Esquiva Perfeita.

Aumenta a taxa de Crítico fornecido por Beijo da Sorte em +1%.

Aumenta a Esquiva Perfeita fornecida por Assovio em +1.

 

 

 

Voz_Dolorosa.png 3 - Habilidades

A seguir uma descrição das habilidades.

 

 

 

Rajada_de_Flechas.png 3.1 - Habilidades de Arqueiros:

 

 

 

Temos 50 pontos de habilidades para pegar e 49 pontos ao atingir o job 50... desse modo nossa unica decisão nessa época será definir se será a chuva de flechas OU Olhos de Águia que ficará no 9. O resto fica no 10.

 

Rajada de Flechas

Habilidade simples e útil. Usará muito quando estiver upando.

 

Chuva de Flechas

Nos leveis baixos essa habilidade é ótima para upar, pois seu dano foi melhorado no sistema renewal e os monstros de level baixo tem pouco HP, permitindo assim um up tranquilo. Alem disso é muito útil para distribuir status negativos em área ao usar um arco carteado.

 

Precisão

+10 pontos de destreza, simples e eficiente.

 

Concentração

Buff que aumenta nossa AGI e DEX. Maximize.

 

Olhos de Águia

Aumenta nosso alcance com o arco (não afeta o alcance de habilidades com instrumentos) e fornece um bônus de precisão.

 

Fabricar Flechas

Habilidade obtida por quest. Útil para fazer flechas diferentes que ajudam durante o up, ou então para dar status (como a flecha sonífera).

 

Disparo Violento

Habilidade obtida por quest. No pré-renew essa habilidade era ótima... hoje em dia ela deixa a desejar.

Possui cast time fixo o que atrapalha na eficiência da mesma, não pode ser interrompida.

 

 

 

 

Li%C3%A7%C3%B5es_de_M%C3%BAsica.png 3.2 - Habilidades Exclusivas de Bardos:

 

 

 

Lições de Música

Aumenta o ATK de instrumentos musicais, a velocidade de movimento enquanto está tocando uma música e por fim afeta o desempenho de Poema de Bragi, Maças de Idun, Crepúsculo Sangrento e do Assovio.

 

Dissonância

A dissonância gera uma onda ao redor do Bardo que causa dano a cada 3 segundos. O dano é baixo mas é efetivo para localizar alvos escondidos (Renegados usando Espreitar por ex.). Alem disso essa habilidade faz uma bruxaria das brabas com nossas músicas, se você usar Bragi (ou outra música) e essa habilidade na sequência, ao passar o período de 30 segundos da Dissonância o seu Bragi se desprenderá de você... veja a seção de Dicas & Macetes para maiores detalhes.

 

Poema de Bragi

Nossa canção de suporte principal. A DEX afeta a redução do cast time (variável) enquanto a INT afeta o delay.

Dizem que ao pegar lições de música 10 e ter 150 de INT nos reduziríamos 100% o delay das skills. Isso surge pelo fato de no Irowiki/Browiki a skill pula de 27% no lv 9 para 50% 10... não faz muito sentido para min isso.

Porem é fato que 150 de INT faz o seu Bragi reduzir de modo absurdo o delay de quem entra na canção, desse modo tente pegar esse valor nesse atributo seja usando comidas ou só com buffs/equipamentos.

 

Crepúsculo Sangrento

Eleva o ASPD de quem entra na área de efeito. O desempenho dessa música é afetado pela AGI do músico.

Muito boa para quando a sua guilda está batendo na EMP ou então para reduzir o delay global/animação dos aliados fazendo-os usar habilidades com maior cadencia.

 

Maçãs de Idun

Aumenta, e muito, o HP de quem está na área de efeito. A VIT do músico afeta o quanto de HP a canção vai aumentar.

Ótima para elevar o dano do sopro dos RKs ou então simplesmente para aumentar a sobrevivência dos seus aliados.

 

Assovio

Essa música eleva a Esquiva E a Esquiva Perfeita de quem entrar na área de efeito.

Muito boa para ajudar você a mobar ou melhorar sua sobrevivência contra certos jogadores (por exemplo: você pode se safar de um ataque titânico caso o Lucky da esquiva perfeita apareça)

ATENÇÃO: ESSA HABILIDADE ESTÁ BUGADA NO BRO, A LUG JÁ ESTÁ CIENTE DISSO. NO MOMENTO ESSA HABILIDADE SIMPLESMENTE NÃO FAZ O QUE PROMETE.

 

Piada Infame

Provavelmente é a marca registrada da classe. Ao usa-la podemos congelar qualquer pessoa que esteja dentro do nosso campo de visão, desde que ela não esteja imune a congelamento.

A habilidade também pode congelar membros da sua party.

Fica muito forte quando usada em conjunto com o Bragi para reduzir o delay. Veja Dicas & Macetes para entender melhor.

 

Voz Dolorosa

Habilidade obtida por quest. Tem chance de causar Caos nos inimigos, fazendo-os caminhar sem direção.

Embora o efeito seja até que bom você possui várias outras habilidades melhores para usar primeiro. Use caso esteja sendo perseguido e nada mais estiver funcionando.

 

 

 

Li%C3%A7%C3%B5es_de_Dan%C3%A7a.png 3.3 - Habilidades Exclusivas de Odaliscas:

 

 

 

Lições de Dança

Aumenta o ATK de instrumentos musicais, a velocidade de movimento enquanto está tocando uma música e por fim afeta o desempenho de Não Me Abandones, Dança Cigana, Beijo da Sorte e do Sibilo.

 

Dança do Ventre

Gera uma onda ao redor da Odalisca, que causa dano ao SP dos inimigos a cada 3 segundos. Não faz a bruxaria que nem a Dissonância dos Bardos, porem isso significa que ao contrário deles, você pode usar essa habilidade junto com as demais. Porem o dreno é minimo e se sua intenção é zerar o sp do alvo existem formas mais eficientes.

 

Não Me Abandones

Habilidade que reduz a velocidade de movimento e de ataque dos inimigos. Não afeta aliados.

Sua DEX vai afetar a redução de ASPD e a AGI a redução de movimento. Muito útil para deixar os inimigos lerdos e proteger sua EMP.

 

Dança Cigana

Eleva o SP máximo, a recuperação de sp e diminui o consumo das habilidades de quem estiver dentro. Ótimo para elevar o dano de habilidades que dependam do valor do SP, bem como ajudar a poupar consumíveis com a redução do custo das habilidades. A INT é o atributo que afeta o desempenho dessa canção.

 

Beijo da Sorte

Eleva a taxa de critico. Sua LUK afeta o quanto o critico será elevado.

Útil par se usar nos RGs da sua guild, elevando assim a chance de critico do Exceder Limite. Ou outras classes que dependam de critico.

Alem disso, pode parecer estranho, mas essa habilidade é útil para ser usada nos inimigos que estiverem batendo na sua EMP. A razão disso é que muitos usam de chapéis que fornecem ataque duplo para aumentar o DPS na EMP, ao terem sua taxa de critico elevada o critico tem prioridade sobre o ataque duplo desse modo a EMP sofrerá 1 de dano ao invés de 2. E se for esse o caso lembre de combar com Não Me Abandones ^^.

 

Sibilo

Aumenta a precisão dos que estiverem na área. Sua DEX afeta no quanto de precisão a música vai aumentar.

Útil para ajudar durante alguns MVPs que usam AGI UP e ficam com valores de esquiva absurdos, permitindo que o killer o acerte. Alem disso pode ajudar a acertar um Sicário que ativou Passos da Ilusão (embora ainda vai ser difícil acertar o cara rs)

 

Escândalo

Ao usa-la podemos atordoar qualquer pessoa que esteja dentro do nosso campo de visão, desde que ela não esteja imune a atordoamento.

A habilidade também afeta os membros do seu grupo.

Em outra era essa habilidade era realmente temida... hoje em dia praticamente todo mundo tem VIT suficiente para ser imune a atordoamento na WOE. Ainda sim existem muitas pessoas que usam essa habilidade para saber quem são os inimigos que atordoam e quais que não.

 

Piscadela

Habilidade obtida por quest. Tem chance de causar Sedução contra monstros e Caos em outros jogadores, fazendo-os caminhar sem direção. Embora o efeito seja até que bom você possui várias outras habilidades melhores para usar primeiro. Use caso esteja sendo perseguido e nada mais estiver funcionando.

Relatos dizem que a chance de sucesso é ínfima contra outros jogadores, desse modo foque em usar outras habilidades.

 

 

 

Banquete_de_Njord.png 3.4 - Habilidades de Bardos e Odaliscas:

 

 

 

Flecha Melódica / Estilingue

Habilidade simples, de dano baixo, que só pode ser usado usando instrumentos/chicotes.

Possui uma parcela de cast time fixo, o que impede de ser espamavel.

Boa para cortar um Chamado Urgente ou matar alguem que recebeu a carta de Coma do Destino das Cartas.

Tente usar em conjunto com flechas que passam status negativos.

 

Bis

Repete a ultima canção que você usou, gastando metade do SP.

Funciona com duetos.

Boa para poupar SP, tenha certeza de se lembrar qual foi a ultima música que você usou!

 

Encerramento

Após tocar uma canção por 5 segundos, você pode usar essa habilidade para encerra-la.

NÃO USE ESSA HABILIDADE, SE VOCÊ QUER PARAR A CANÇÃO TROQUE PARA UMA FACA!

 

Ode a Sigfried

Dueto. Serve para reduzir o dano de ataques de fogo, água, vento e terra, alem de fornecer resistência extra contra status negativos de quem estiver dentro da área de efeito. Não reduz o dano do Sopro dos RKs (no futuro reduzirá).

 

Banquete de Njord

Dueto que serve a propósitos de up. Matar monstros dentro da área rende mais xp, simples assim. É comum encontrar pessoas que fazem contas duais para deixar o Banquete por fora da party principal, o que acaba dificultando o up daqueles que realmente jogam como músicos ヽ(´ー`)┌

 

Rufar os Tambores

Aumenta muito o ataque de quem for afetado por esse dueto, o difícil é ter uma situação para usar esse dueto com eficiência.

 

Anel de Nibelungos

Similar ao dueto anterior, esse dueto também aumenta o ataque de quem estiver na área... mas em menor valor, desse modo se você já tiver Rufar não há muita razão para ter esse dueto também.

 

Ritmo Caótico

Dueto que faz com que todos que entrarem na área de efeito tenham a sua defesa reduzida a ZERO. Se sua guilda tiver músicos o suficiente pode ser interessante combar isso com Lamento de Loki (usando 2 casais). Mas como músicos são escassos no servidor acaba sendo muito raro ver essa habilidade sendo usada.

 

Lamento de Loki

Se você pretende jogar WOE, esse é o único dueto que é obrigatório você ter. Simples assim.

Esse dueto impede de quem estiver dentro dele de usar habilidades, a unica exceção é o músico que invocou esse dueto (o seu parceiro também fica impedido de usar habilidades) que poderá usar outras habilidades caso use Grito de Liberdade ou então se for usar Habilidades de classe 3 (Como Ressonância ou Poema de Nifflhelm).

 

Cantiga de Ninar

Dueto que tem chance de por quem entrar na área de efeito para dormir. É divertido ver algumas pessoas dormindo rs.

Alem disso o efeito de sono permanece mesmo se o dueto se encerrar (similar a outros status negativos)

 

Canção Preciosa

Dueto que permite a quem entrar que use habilidades sem gastar gemas/armadilhas. Eu pessoalmente adoro a música e não o efeito xD

 

 

 

Grito_de_Liberdade.png 3.5 - Habilidades de Menestréis e Ciganas:

 

 

 

Vulcão de Flechas

No pré-renew essa era a nossa principal fonte de dano. Hoje em dia ela está defasada.

Você ainda consegue matar alguns monstros com ela, porem a mesma possui uma parcela de cast time fixo e também possui uma animação demorada. Se puder evite essa habilidade, no futuro virão equipamentos que vão fazer ela voltar a servir para algo.

 

Bastão de Hermond

Só pode ser usada na WOE próximo dos portais de troca de tela... ou seja muito difícil de se usar.

O pessoal do iRO diz que essa habilidade evita de se tomar Distorção dos Arcanos. Eu preciso ainda testar se isso é verdade. De qualquer forma o level 1 é o suficiente.

A habilidade deveria afetar somente os seus aliados, porem ela está afetando todo mundo que entra na área de efeito, servindo praticamente como um Desencantar em área.

 

Grito de Liberdade

Enquanto estiver usando um Dueto, os músicos podem usar isso para se "livrarem" e assim fazerem outras coisas. Porem não podem deixar a área de efeito caso contrário o dueto se encerrará.

Hoje em dia é descartável já que você consegue usar habilidades de classe 3 enquanto faz um dueto. Porem se estiver sobrando ponto ou se deseja mesmo ter essa habilidade pegue apenas o level 1.

 

Controle de Marionete

Você divide parte dos seus atributos com alguem, até certo limite. Muito útil para ajudar Forjers/Potters a fazerem suas coisas.

Na WOE/PVP você não verá ninguém usando isso pois é melhor você estar ajudando muita gente com suas canções do que servindo de escravo de um jogador só. Veja Dicas & Macetes para ver como combar isso com Harmonizar.

 

Destino das Cartas

Essa habilidade é uma aposta. Você tem 40% (no lv 5) de chance de usar uma carta contra o alvo. Ao todo existem 14 cartas.

A habilidade possui 0,5s de cast time fixo. O que atrapalha a espama-la, porem mesmo assim essa habilidade fica muito agressiva quando sob efeito de Bragi.

 

Benção Protetora

Um novo dueto. Ao ser usado empurra todos, exceto o dueto em si, para fora da área da canção. Não pode ser usada em WOE nem na Torre...

Acaba podendo ser usada em outras instâncias, porem acaba tendo mais um efeito de Role Play do que realmente sendo algo útil.

Esse dueto pode ser usado para empurrar cogumelos/plantas e ajudar assim durante o processe de Farm dos Criadores que estão usando Cultivar Planta.

NÃO USE ESSA HABILIDADE PARA FICAR EMPURRANDO AS LOJINHAS EM PRONTERA! SE TIRAREM SS DE VOCÊ FAZENDO ISSO É PASSÍVEL DE PUNIÇÃO DA LUG!

 

 

 

Harmonizar.png 3.6 - Habilidades Exclusivas de Trovadores:

 

 

 

Harmonizar

Poderoso Debuff. No lv 5 reduz todos os atributos em 30 durante 1 minuto. O problema é que ao usar isso em alguem você também fica sob efeito do debuff. Desse modo sempre que usar Harmonizar em alguem use Sinfonia dos Ventos / Canção de Balder para tirar o efeito negativo de você!

 

Sinfonia dos Ventos

Aumenta o Atk dos membros do grupo que estiverem dentro do alcance da habilidade. O máximo de ataque que essa habilidade pode conceder é 50. Isso se você tiver Job 50, lv 5 em Sinfonia e lv 10 em Domínio Musical.

 

Canção de Balder

Aumenta a defesa dos membros do grupo que estiverem dentro do alcance da habilidade, de modo similar a Angelus. O máximo de aumento é de 50%. Isso se você tiver Job 50, lv 5 de Balder e lv 10 em Domínio Musical. Pode ser usado em conjunto com Angelus para melhor eficiência.

 

 

 

Ritmo_Contagiante.png 3.7 - Habilidades Exclusivas de Musas:

 

 

 

Ritmo Contagiante

Buff que afeta o grupo. Fornece ASPD e velocidade de movimento (similar ao Aumentar Agilidade), o Bônus máximo de ASPD é de 35%. Isso se você tiver Job 50, lv 5 de Ritmo e lv 10 em Domínio Musical. Até onde eu sei esse bônus se acumula com outros que forneçam ASPD, como Adrenalina Pura.

 

Balada Sinfônica

Aumenta a MDEF dos membros do grupo, não é a MDEF de equipamento e sim a Soft. O Bônus máximo passa de 80% quando se tiver Balada no 5, Job 50 e lv 10 de Domínio Musical.

 

Serenata ao Luar

Eleva o MATK do grupo. O bônus máximo é de 50, caso tiver Job 50, lv 5 de Serenata e lv 10 em Domínio Musical.

 

 

 

Embalos_de_S%C3%A1bado_a_Noite.png 3.8 - Habilidades de Trovadores e Musas:

 

 

 

Domínio Musical

Aumenta o SP e afeta a maioria das canções de tipo A. Tenha pelo menos lv 5 nessa habilidade para poder usar habilidades de classe 3 junto com as de classe 2! De quebra ainda fornece uma taxinha de recuperação passiva de SP.

 

Melodia de Morfeu

No passado essa habilidade era o terror! Usava e pegava, simples assim. Após o balanceamento essa ficou menos apelona, com o tempo bem reduzido de duração.

Use para causar Sono Profundo em quem estiver perto de você, acerta inimigos e aliados então tome cuidado.

 

Ressonância

Essa habilidade é curiosa, pode ser muita fraca nas mãos de uns e extremamente forte nas mãos de outros que sabem usa-la.

Em servidores private ela é muito boa para matar mobs, pois o dano não se divide, ele se multiplica quanto mais gente na área! (Da mais hits de acordo com quanto mais gente estiver junto, similar a como era com a Armadilha Explosiva dos Caçadores). Porem no bRO ela dá simplesmente 1 hit em área e se tiver mais de 1 pessoa o dano é dividido, simples assim. Não sei como ela é no iRO.

O segredo está em por várias de uma vez só antes de explodi-las, tentando assim causar Instant Kill nos alvos. Veja a seção de Dicas & Macetes que preparei um vídeo só falando sobre essa habilidade.

 

Ativar Ressonância

Explode todas as Ressonâncias que foram colocadas anteriormente. Pratique e pegue o jeito de como usar.

 

Ruído Estridente

Habilidade cujo dano é baseado no seu MATK. Usando 2 Amplificadores é possível aumentar em muito dano causado por essa habilidade.

Porem para que ela se torne realmente efetiva você vai precisar de muito MATK e ter obrigatoriamente lv 10 de Domínio Musical. O ponto alto dessa habilidade é que ela também causa dano ao SP do alvo.

 

Sibilo de Eir

Só pode ser usada em mapas de PVP/WOE e seu efeito é ruim. POREM ELA É MUITO ÚTIL!

Use para remover Canções do tipo B que estiverem em você ou no seu grupo. A vantagem dela é que o cooldown é baixo e você pode usa-la mesmo estando sozinho, diferente por exemplo de uma Dança com Lobos. Só possui cast time variável, então se estiver usando 2 Amplificadores ela sairá instantaneamente. Garanta 1 lv nela!

 

Réquiem de Orfeu

Habilidade puramente de PVM, é a nossa versão da habilidade Ressuscitar dos Sacerdotes. Se você está montando uma build focada em WOE/PVP então figue longe dessa habilidade.

 

Poema de Nifflheim

Uma nota musical que trava os oponentes. Extremamente útil para atrasar inimigos ou impedi-los de sair de uma determinada área.

Pratique para pegar o jeito de como por essa nota diretamente nos pés dos inimigos e garanto que eles vão lembrar de você por muito tempo!

Afeta inimigos e aliados, porem não afeta quem estiver dentro do seu grupo.

 

Canto da Sereia

Essa habilidade pode ser usada para retirar outras canções do tipo B das pessoas que estão perto de você, porem o foco dela é fazer com que você não seja alvo inimigo. Quem é afetado por essa habilidade simplesmente não consegue ser hostil contra você, porem se o inimigo levar dano o efeito acaba.

Veja o vídeo da Musa do iRO jogando no PVP na seção de Dicas & Macetes que já dá para ter uma ideia de como essa habilidade pode ser chata.

 

Improviso

Ao usar essa habilidade, você vai usar aleatoriamente uma habilidade de Mago ou Bruxo. Acaba sendo mais divertido do que prático. Só pegue caso você vá pegar algum lv em Ode a Hela (pré-requisito)

 

Ode a Hela

Afeta várias habilidades, entre elas o Lança de Mil Pontas e o Perfurar em Espiral.

Antes do balanceamento era comum ouvir o termo "Clash Spiral of Doom" a razão disso é que essa habilidade triplicava o dano da Espiral dos Lordes, então víamos Espirais de 100k para todo lado. Hoje em dia o bônus máximo pode chegar a 100% (duplicar). Ainda sim se o Lorde tiver uma Lança Gigante o dano pode ser assombroso. Fora isso essa habilidade serve como Debuff, reduzindo o ASPD, a esquiva e tendo uma chance de reduzir a velocidade de movimento do alvo, caso isso ocorra também será removida a montaria do alvo!!

Por final pode ser útil para remover canções tipo B de aliados isolados, que vão preferir mil vezes estarem com esse debuff do que por exemplo sob efeito de Cântico da Iluminação.

 

Temporal de Mil Flechas

Essa é a habilidade para quem desejar upar solo. O dano das Musas costuma ser mais alto do que dos Trovadores pelo fato que elas costumam ter valores muito maiores de AGI. Com valores consideráveis de DEX e AGI e usando um bom arco (Arco Élfico com Flecha Élfica) é possível causar 5k~6K por hit. Isso sem contar elemento caso use pergaminhos ou Endow.

Porem na WOE essa habilidade acaba sendo usada mais para causar efeitos negativos, usando arcos carteados. A razão disso é que o dano é reduzido na guerra e acaba chegando a valores bem inofensivos e facilmente potáveis. Alem do mais você não pode trocar de arma enquanto a habilidade está em uso, o que te deixa vulnerável pois estará sem o escudo.

 

Brado de Odin

Você precisa estar com uma dupla para usa-lo e seu dano não é tão alto assim... para o dano ser significativo você precisaria estar com 7 músicos!! e mesmo assim o dano não seria lá grande coisa! E para finalizar ainda tem um cooldown de 10 segundos... resumindo não perca seu tempo com essa habilidade.

 

Orvalho de Idun

Coro medíocre, aumenta o HP do grupo, porem o valor é tão baixo que uma pot de aumento de HP já sobe mais (e muito mais) do que o que essa habilidade oferece... só pegue o lv 1 caso vá ter Clamor de Batalha.

 

Canção de Alfheim

Você não verá muita gente usando isso na WOE, porem durante o up ela será útil. Esse Coro fornece uma recuperação passiva de SP extra, o que pode ajudar a manter o SP cheio. Mesmo assim não gaste mais de 1 ponto nela.

 

Dança com Lobos

Esse é o Coro de Buff que será usado para ajudar seu grupo em períodos de guerra, principalmente se seu grupo tiver Sentinelas, pois esse Coro eleva, e muito, o dano do Warg. Para os demais é útil o ATK e ASPD extra, bem como a redução de cast time fixo.

Tente ter pelo menos o lv 3 nessa habilidade, o recomendado é maximiza-la.

 

Cântico da Iluminação

Coro de debuff. Só afeta inimigos.

Os inimigos que forem afetados terão a INT reduzida, alem disso terão o SP drenado por segundo! Se tiverem mais de 2 músicos o efeito fica mais forte, podendo chegar a um dreno de 20% por segundo! Serio já vi gente dando piti no TS por que pegou esse debuff hehe.

 

Clamor de Batalha

Coro de debuff. Só afeta inimigos.

Quem for afetado terá o HP máximo reduzido, o que afeta a taxa de sobrevivência dos mesmos alem de reduzir danos que dependam do HP (como por exemplo o sopro dos RKs). Quanto mais músicos no grupo maior a redução, podendo chegar até a 40%.

 

Preludio do Ragnarok

Coro que faz com que todos na área de efeito possam ter suas canções / músicas / duetos e afins cancelados. Basicamente a habilidade remove dos alvos os efeitos dos buffs/ debuffs musicais. E quem for atingido (pois a habilidade pode falhar) ainda sofre uma quantidade de dano e fica atordoado por um tempo.

Sinceramente só pegue caso você vá pegar Murmúrio Perene (requisito), pois dificilmente terá uma oportunidade de usar essa habilidade.

 

Murmúrio Perene

Coro que afeta todo mundo perto de quem usou, seja amigo ou inimigo. Invoca um efeito similar ao da carta Phen, fazendo com que as habilidade não possam ser interrompidas, no entanto o efeito não funciona na WOE. Na WOE se usa essa habilidade somente para combater Coros inimigos.

A razão de se usar ela ao invés do Canto da Sereia é que o Canto pode falhar. Porem eu só recomendo pegar essa habilidade depois de já ter os demais Coros, pois eles serão mais uteis.

 

Embalos de Sábado a Noite

Esse Coro pode mudar completamente o rumo de um GVG, porem é preciso usar com cautela pois ele afeta também aliados.

Quem for pego por esse Coro ficará sob uma especie de Frenezy, não conseguirá usar itens enquanto sob efeito da Loucura.

Alem disso se mais de 7 pessoas forem afetadas por esse Coro, então todos eles receberão 9999 de dano.

As chances de sucesso dependem fortemente do valor de INT de quem usou a habilidade.

 

 

 

 

 

Esp%C3%ADrito_do_Artista.png 4 - O seu melhor amigo: O Soul Linker!

Falar sobre os benefícios que um Espiritualista pode gerar para os músicos.

 

 

 

O Link dos músicos é com certeza um dos melhores Links existentes, ficando talvez pau a pau com o dos próprios Soul Linkers e o de Renegados.

 

O primeiro grande beneficio é o fato que suas canções passarem a te afetar também. Desse modo podemos piscar o Bragi para nós mesmos e sair distribuindo Piadas Infames, ou então receber o beneficio das Maças de Idun e elevar assim nossa sobrevivência. A unica exceção é o Não Me Abandones, que por ser um Debuff continua não te afetando (ainda bem!)

 

Alem disso outra vantagem está no fato de nossa velocidade de movimento não ser mais reduzida enquanto estamos com músicas ligadas. Isso desde que você tenha Lições de Música/Dança no 10.

E isso é ótimo, pois mobilidade é tudo para um bom músico, pois nos permite fornecer auxilio para um numero maior de pessoas e com maior eficiência.

 

Por fim, ao receber o Link, você tem acesso as Linked Songs. O que é isso?

Simples. Se você tiver lv 10 em uma canção, por exemplo Poema de Bragi, você poderá usar Beijo da Sorte no 10 também!

A relação das canções Linkadas está logo abaixo.

 

Habilidade dos Bardos ←→ Habilidade das Odaliscas

Assovio Nv. 10 ←→ Sibilo Nv. 10

Crepúsculo Sangrento Nv. 10 ←→ Não me Abandones Nv. 10

Poema de Bragi Nv. 10 ←→ Beijo da Sorte Nv. 10

Maçãs de Idun Nv. 10 ←→ Dança Cigana Nv. 10

 

Vale lembrar que um Bardo usando canções de Odalisca NUNCA terá a mesma eficiência que uma Odalisca, e o inverso também é verdadeiro.

A razão disso está no fato de Bardos não terem a habilidade Lições de Dança e das Odaliscas não terem a habilidade Lições de Música.

 

 

 

2576.gif 5 - Equipamentos

Equipamentos são tudo! Seja para WOE/PVP, para upar, ou até mesmo para fazer um MVP junto aos amigos. Estar com os itens certos na hora certa pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Sendo assim vou por alguns dos itens usados pelos músicos.

 

1228.gif 5.1 - Adagas:

 

 

 

Adagas são usadas basicamente para pararmos nossas canções de modo rápido. Sendo assim elas fazem parte do nosso gameplay.

E isso é válido para adagas poderosas, como a Faca de Combate, até para a faquinha de 50z que vende no NPC hehe.

No entanto ter uma boa Adaga pode ser útil dependendo da situação.

 

Faca

A faca básica, comprada por 50z no NPC. Se não tiver nada melhor ela já é o suficiente para se fazer Switch e piscar canções.

 

Adaga Ritualística

Para os Trovadores essa é a arma que fornece o maior MATK. Encante ela em Malangdo para melhores resultados.

 

Bazerald

Outra adaga com bom MATK. Também pode ser encantada em Malangdo.

 

Faca de Combate

Fornece resistência extra contra Demi-Humanos, ajudando assim a sua sobrevivência durante a WOE.

Também pode receber encantamentos de Malangdo.

 

Destruidora de Espada / Destruidora de Malha

Você pode usar Ressonância com qualquer arma, isso inclui as facas. Espalhe as notas pelo chão usando uma dessas e você vai se sentir praticamente um Alquimista. Se possível tente conseguir as versões com slots e ponha cartas de status negativos.

 

Adaga da Boa Ventura

Fornece um bônus de Esquiva Perfeita, o que pode te ajudar a fugir de alguem que esteja te travando (como um RK) ou então pode evitar que você leve um Ataque Titânico quando o lucky aparece. Se usada em conjunto com Assovio (estando linkado) pode fazer sua Esquiva Perfeita chegar a valores muito bons.

 

 

 

1746.gif 5.2 - Arcos:

 

 

 

Usados para distribuir status ou então para causar dano com Rajadas / Temporal de Mil Flechas.

 

Arco [4] / Arco Composto [4]

Use-os com cartas de status negativos.

 

Arbaleste de Vellum

Use para drenar o SP inimigo sem remover o efeito de Canto da Sereia.

 

Arco Élfico

Use em conjunto com as Flechas Élficas para maximixar o dano. Esse é o melhor arco quando o assunto é dano para a classe.

 

Besta de Vellum

Melhor arco para se causar dano em outros jogadores, desde que seja usado junto com as Flechas de Woe A e S (aumenta em 40% e 70% respectivamente o dano contra jogadores). O ponto ruim é conseguir flechas o suficiente.

 

 

 

 

1926.gif 5.3 - Instrumentos Musicais:

 

 

 

Violino [4]

Use com cartas de status negativos, para passa-los com Flecha Melódica / Ressonância

 

Alaúde Oriental [2]

A sua melhor arma quando o assunto é dano para a Ressonância. Possui 2 slots e pode receber encantamentos de Malangdo, alem de ser uma arma lv4. Só é um pouco complicado de se conseguir esse item em quantidade para ter uma versão com alto upgrade.

 

Harpa de Nepenthes

Essa é a sua arma quando o assunto é prestar suporte.

Possui 2 slots, aumenta em 2 a INT e ainda pode ser encantada em Malangdo para ter bônus extra de INT. Será a arma que você usará a maior parte do tempo, pense nela quando for fechar o seu bônus de INT para melhorar o desempenho do Bragi.

De quebra ainda tem o efeito de atordoar alvos com a Flecha melódica.

 

Guitarra Elétrica

Na ausência de uma Nephentes, essa arma faz bem o serviço.

Fornece 2 de INT e pode ser encantada. Só não possui slots, porem fornece a habilidade Trovão de Júpiter, o que pode servir para cancelar cast inimigos ou empurrar alvos para longe de você (PVP).

 

Guitarra Frenética

Item obrigatório para todos os Trovadores. Sacrificando uma boa parcela da nossa DEX nós alcançamos o valor de 193 de ASPD.

Use para quebrar a EMP inimiga ou então para elevar sua ASPD e espamar com maior cadencia algumas habilidades (depois de ter recebido o efeito do Bragi).

 

Flauta de Raiz

Na ausência do Alaúde Oriental, essa arma consegue fazer algum estrago pois fornece tanto ATK quanto MATK.

Alem disso, caso você não tenha Amplificadores essa flauta irá reduzir o Cast da Sinfonia dos Ventos, tornando-a muitas vezes instantânea. O que pode ser bom para remover um Harmonizar que esteja sobre você.

Reduz tambem o cast da Melodia de Moreu.

 

Ukulele (Ainda não tem no bRO)

ATK: 160, LV 4 com 2 Slots. Não pode ser encantado

Quando usado em conjunto com "Ring of New Oz Wing" aumenta o dano do Vulcão de flechas em 200% (triplica).

Arma que virá no futuro para a classe e que talvez faça algumas pessoas voltarem a usar o Vulcão de Flecha.

 

Contra Bass (Ainda não tem no bRO)

ATK: 180, MATK: 120, LV 3 com 2 slots. Não pode ser encantado.

Reduz o cooldown de Improviso em 2 segundos.

Vai ser uma alternativa para quem quer dano no Ruído Estridente, pois apesar de LV 3 ela pode receber cartas para elevarem o MATK.

 

 

 

 

1985.gif 5.4 - Chicotes:

 

 

 

Cordel [4]

Use com cartas de status negativos, para passa-los com Estilingue / Ressonância

 

Chicote da Rainha [2]

A sua melhor arma quando o assunto é dano para a Ressonância. Possui 2 slots e pode receber encantamentos de Malangdo, alem de ser uma arma lv4. Só é um pouco complicado de se conseguir esse item em quantidade para ter uma versão com alto upgrade.

 

Chicote Caule de Rosa [2]

A melhor arma para MATK, use caso sua build foque em MATK para o Ruído Estridente.

 

Botas da Bruxa do Mar

Provavelmente é a arma multi uso das Musas. Ao bater nos alvos tem chance de soltar Silêncio em uma área de 5x5 e ao receber dano físico tem chance de ativar Congelar LV 3. Alem disso, pode ser encantada em Malangdo para receber bônus extra de INT ou AGI de modo a melhorar suas canções.

De quebra ainda tem um slot de carta para aquela cartinha Golem mareira e não deixar a arma quebrar xD

 

Bloody Floral Decoration Microphone (Ainda não tem no bRO)

ATK: 160, LV 4 com 2 Slots. Não pode ser encantado

Quando usado em conjunto com "Bloody Floral Decoration Bracelet" aumenta o dano do Vulcão de flechas em 200% (triplica).

Arma que virá no futuro para a classe e que talvez faça algumas pessoas voltarem a usar o Vulcão de Flecha.

 

Rhythmic Gymnastics Ribbon (Ainda não tem no bRO)

ATK: 150, MATK: 120, LV 3 com 2 slots. Não pode ser encantado.

Chicote que fornece um bônus de 20% de ASPD e ainda tem slots, parece promissor.

 

 

 

Editado por Folkin
Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 85
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Top Posters In This Topic

Posted Images

Post reservado para alterações e observações.

 

EDIT 20.01.15: Alterada a imagem do guia, incluido algumas informações extra nos atributos e nas habilidades. Inserido a parte sobre Soul Linker e iniciada a seção de Equipamentos.

Editado por Folkin
Link para o comentário
Share on other sites

EU ESTAVA ESPERANDO POR ESSE GUIA A SÉCULOS! U>U

 

Folkin seja louvado! (ps: adorei o guia , ficou ótimo ,me ajudou muito sobre o que eu devo fazer no meu trovinha =3),

 

Uma duvida vale a pena pegar Canção de Balder level máximo?

 

É tão ruim assim pegar encerramento? (eu já fiz essa caquinha :3 kk).

 

Ruído Estridente fica com o dano bom em uma musa? (com 2 Amplificadores e Serenata ao Luar )

 

Link para o comentário
Share on other sites

EU ESTAVA ESPERANDO POR ESSE GUIA A SÉCULOS! U>U

 

Folkin seja louvado! (ps: adorei o guia , ficou ótimo ,me ajudou muito sobre o que eu devo fazer no meu trovinha =3),

 

Uma duvida vale a pena pegar Canção de Balder level máximo?

 

É tão ruim assim pegar encerramento? (eu já fiz essa caquinha :3 kk).

 

Ruído Estridente fica com o dano bom em uma musa? (com 2 Amplificadores e Serenata ao Luar )

 

Balder é tão bom quanto Angelus... eu não vejo muita gente com Angelus no 10 e eu pessoalmente tenho Balder no 1 e só uso para remover Harmonizar de min.

A verdade é que dos Buffs de Canção A, a melhorzinha é a de Musa (Ritmo Contagiante) na minha opinião, sendo assim eu deixo para as Musas usarem isso no grupo.

 

É tão ruim assim pegar encerramento? Não não é... para dizer a verdade você não tem escolha e tem que pegar pois é requisito de BIS. O ponto é que você não vai usar. Simples assim.

 

Serenata da um pequeno aumento de dano, mas o que vai realmente elevar o dano do ruído é você ter os 2 amplificadores e um set dedicado a MATK. Ou seja coisas como asas encantadas, chapéu que dá MATK, etc.

Com os equips certos dá para se chegar na casa dos 40~50k de dano isso antes de pormos as reduções lógico. Porem a skill fica forte mesmo se combada com sono ou sono profundo ^^

Editado por Folkin
Link para o comentário
Share on other sites

Balder é tão bom quanto Angelus... eu não vejo muita gente com Angelus no 10 e eu pessoalmente tenho Balder no 1 e só uso para remover Harmonizar de min.

 

Ia falar para você fazer um comparativo de com balder 5 e sem ele... mas você não tem :(

 

Como você faz para colocar os link's das habilidades para ir direto para o browiki?

Meu guia ta se encaminhando para as retas finais :o

 

PS: Coloque que força serve para ajudar na resistencia a mascara(por que da capacidade de peso) ^^

Editado por N.Iron
Link para o comentário
Share on other sites

Ia falar para você fazer um comparativo de com balder 5 e sem ele... mas você não tem :(

 

Como você faz para colocar os link's das habilidades para ir direto para o browiki?

Meu guia ta se encaminhando para as retas finais :o

 

PS: Coloque que força serve para ajudar na resistencia a mascara(por que da capacidade de peso) ^^

 

Simples

 

[u.rl=Link]Nome que deseja que fique no link[/url]

 

Exemplo

[u.rl=http://browiki.org/wiki/Disparo_Violento]Disparo Violento[/url]

 

Retire o ponto que está entre o u e o r do primeiro url

 

Hoje eu vou continuar a fazer o guia ai já altero a parte da força

Editado por Folkin
Link para o comentário
Share on other sites

Gostei do guia! É muito bom comentários das skills por esclarecer melhor as funcionalidades delas na prática do que apenas na teoria. Achei fantástico o ponto do Beijo da Sorte na Emp, nunca pensei em utilizar essa skill depois do renew. Foi um ponto bem pensado!

 

Agora, alguns pontos que você possa complementar:

 

A Piscadela não tem a mesma chance que a Voz Dolorosa. Infelizmente a chance é nerfada pelo nível de base dos personagens. Vou dar um exemplo: A Voz pega em personagens 150 x 150, mas a Piscadela não. É mais ou menos o raciocínio do Escândalo quando se fecha vitalidade 100 e nível 150. A imunidade é plena.

 

Na Flecha Melódica, utilizar flechas de status. Elas poderão ajudar bastante na hora de cortar cast e, ao mesmo tempo, passar algum status.

 

Quanto ao Ritmo Caótico, eu fiz alguns testes e a defesa não reduziu a zero. Não sei se essa skill está implicando na def bruta, adicional ou na soft def. Mas independente disso, os danos dentro ou fora do domínio da skill são iguais se eu não estiver enganado nos meus testes.

 

O Sibilo de Eir, é preferível remover as canções B com Ode a Hela no 1, na minha opinião.

 

Na Parte de Ode a Hela, há também a chance de retirar a montaria de RK's e RG's (5% no nível 5).

Link para o comentário
Share on other sites

Gostei do guia! É muito bom comentários das skills por esclarecer melhor as funcionalidades delas na prática do que apenas na teoria. Achei fantástico o ponto do Beijo da Sorte na Emp, nunca pensei em utilizar essa skill depois do renew. Foi um ponto bem pensado!

 

 

Hehe vlw, não é aquela ajuda mas levar 1 de dano sempre é melhor que 2 u.u

 

A Piscadela não tem a mesma chance que a Voz Dolorosa. Infelizmente a chance é nerfada pelo nível de base dos personagens. Vou dar um exemplo: A Voz pega em personagens 150 x 150, mas a Piscadela não. É mais ou menos o raciocínio do Escândalo quando se fecha vitalidade 100 e nível 150. A imunidade é plena.

 

 

É nunca usei essa habilidade das musas, principalmente agora tendo Canto da Sereia a mesma ficou sem uso. Já é difícil eu usar Voz pois sempre prefiro arriscar um Tarou extra.

 

Na Flecha Melódica, utilizar flechas de status. Elas poderão ajudar bastante na hora de cortar cast e, ao mesmo tempo, passar algum status.

 

Fato, vou adicionar isso ao texto de dica.

 

 

Quanto ao Ritmo Caótico, eu fiz alguns testes e a defesa não reduziu a zero. Não sei se essa skill está implicando na def bruta, adicional ou na soft def. Mas independente disso, os danos dentro ou fora do domínio da skill são iguais se eu não estiver enganado nos meus testes.

 

Eu teria que testar isso... ou então será que posso pedir para você fazer isso e registrar em video? pode ser com a gravação do rag mesmo.

Estou fazendo alguns videos que vou por na seção de dicas que o guia vai ter.

 

 

O Sibilo de Eir, é preferível remover as canções B com Ode a Hela no 1, na minha opinião.

 

 

Eu já não acho.

Eir te da um buff (embora ridículo ainda sim é um buff) enquanto Hela é um debuff.

Alem disso Eir não possui nenhum cast fixo, coisa que Hela tem.

E por fim para termos Hela lv 1 eu gasto 2 pontos (1 com improviso) enquanto Eir é 1 ponto só direto

Mas cada um tem um jeito de jogar xD

 

 

Na Parte de Ode a Hela, há também a chance de retirar a montaria de RK's e RG's (5% no nível 5).

 

Isso já está na descrição, talvez eu devesse grifar isso lá para ficar mais em evidencia.

Link para o comentário
Share on other sites

Excelente Guia!! Parabéns!! ;)

Estou começando a jogar de Trovador agora e toda informação é bem vinda. Realmente a Sessão dos Artistas estava abandonada espero que agora o pessoal ganhe animo e participem mais aqui e exponham as suas Experiências com a Classe.

Editado por Lord Howard

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Eu estou com um bardo 99/50, juntando zeny para rebornar, e enquanto isso, estou buscando informações para build de trovador que vou montar. Folkin, eu queria saber se vale a pena colocar pontos em vulcão de flechas, se vale, quantos pontos eu devo colocar? Pois li em alguns lugares que a habilidade já não vale mais tanto a pena, sendo, as vezes, melhor colocar pontos em alguma outra musica... E se, eu nao pegar o vulcão de flechas, o quanto isso vai me atrapalhar na batalha até pegar temporal...

96ncUxO.png

Link para o comentário
Share on other sites

Eu queria saber se vale a pena colocar pontos em vulcão de flechas, se vale, quantos pontos eu devo colocar?

 

Não vale a pena. Vulcão de Flechas antigamente era uma ótima habilidade pelo cast rápido e dano consideravelmente alto. Hoje essas posições foram invertidas, ou seja, além desta possuir cast FIXO, seu ataque é baixo (pelo menos até vir o Ukelele, porém creio que não se tornará atrativo de qualquer forma). Recomendo matar os monstros usando o velho "Rajada de Flechas". E acredite, deixar de ter essa skill em sua build, indepentemente de qual seja, não afetará em praticamente nada, pois o uso dela vai se diminuindo a cada avanço de seu personagem.

Com os 10 pontos economizados até aqui, podemos investir em coisas melhores, como duetos (sendo Lamento de Loki -> WOE e Banquete de Njord -> Up). Não esqueça que precisa-se do nível máximo de "Flecha Melódica" para se obter "Temporal de Mil Flechas" futuramente.

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Excelente guia. Acho que essa classe é pouco valorizada (nerfs oi) e guias assim podem incentivar mais pessoas a brincar de tocar e dançar. Eu tenho uma Musa 4fun e adoro brincar com ela de vez em quando.

 

Porém uma coisa que eu senti falta no seu guia mas que talvez seja só sua opção de fazer mesmo, é a falta de comentários acerca das possíveis construções de atributos das classes. Eu considero build algo muito pessoal, realmente é, mas pra quem não conhece muito da classe e se interessou em jogar com ela é sempre bom que ela tenha como consultar os tipos de build mais populares bem como indicações de pros e contras de cada uma, por sinal acho essa parte do comentário do autor mais importante até mesmo do que a própria informação crua, afinal se a pessoa não conhece a justificativa de cada uma das builds ela pode acabar se perdendo. Mas enfim, isso é só uma sugestão, não precisa levar muito a sério. Seu guia está bem bom anyway. :o

[sIGPIC][/sIGPIC]<br>Finding you was like wishing for rain as I stand in the desert.<br> { Inspired in

JessxFlyller | Illustration (Icon & Sign) by Rusky Boz | Sign by Heru }

Link para o comentário
Share on other sites

O guia não tá pronto ainda, falta terminar a seção de equipamentos, por a seção de FAQ, por uma seção de builds como você comentou e finalmente a seção de dicas e macetes

 

Quanto ao outro que perguntou sobre vulcão... não vale a pena ter, upe na rajada mesmo. Quem sabe no futuro com o Ukelele a coisa melhore

Link para o comentário
Share on other sites

Eu estou com um bardo 99/50, juntando zeny para rebornar, e enquanto isso, estou buscando informações para build de trovador que vou montar. Folkin, eu queria saber se vale a pena colocar pontos em vulcão de flechas, se vale, quantos pontos eu devo colocar? Pois li em alguns lugares que a habilidade já não vale mais tanto a pena, sendo, as vezes, melhor colocar pontos em alguma outra musica... E se, eu nao pegar o vulcão de flechas, o quanto isso vai me atrapalhar na batalha até pegar temporal...

 

Bem, eu upei no vulcão de flechas. Pq ? Economia de flechas pq sou pobre e.e"

Eu só peguei essa skill pq eu vou resetar assim que for 150. Ai sim eu vou ajeitar a build, uma vez que terei os pontos que gastei pra upar com banquete.

Eu recomendaria só se vc fizesse um char 4fun, mas como disseram essa skill não esta nada atrativa.

Pode ter certeza que não vai se arrepender se não pegar essa habilidade.

Sita Ram Sita Ram Sita Ram kahiye, jahi vidhi raakhe Ram tahi vidhi rahiye, Sita Ram pyaare..... Sita Ram pyaare....

Link para o comentário
Share on other sites

Bem, eu upei no vulcão de flechas. Pq ? Economia de flechas pq sou pobre e.e"

Eu só peguei essa skill pq eu vou resetar assim que for 150. Ai sim eu vou ajeitar a build, uma vez que terei os pontos que gastei pra upar com banquete.

Eu recomendaria só se vc fizesse um char 4fun, mas como disseram essa skill não esta nada atrativa.

Pode ter certeza que não vai se arrepender se não pegar essa habilidade.

 

Rá, me permita. Dá uma olhada no quote a seguir que um usuário postou na parte de dúvidas sobre artistas:

 

 

Boa tarde, estou lv 93 com meu menestrel e com os equipamentos atuais estou tirando 19~20k de dano no vulcao de flechas em siroma.

A dúvida é se seria necessário trocar o amplificador de som por algo como uma bola de ferro de aluguel, ou utilizar duas, para dar oh em titã de gelo.

Seguem equipamentos:

Chapéu de Engenheiro com Golpeador

Olhos Biônicos

Rosa Escarlate

+5 Alaúde Oriental com 2 Ovo de Peco Peco e Mira Apurada 4/2

Jaqueta Brilhante 3 de dex com Porcellio

+5 Iemanjá com Verit

Amplificador de som com Fumacento

Luva Integral

Flecha uso de oridecon com conversor elemental de vento e o servidor seria o Thor.

 

 

 

Quer dizer, Vulcão de Flechas pode ser muito bom, mas precisa de equipamentos específicos e algum gasto com flechas e conversores ou similares.

No caso, precisaria de um set de Alaúdes slotados e com encanto, e com cartas de aumento de dano racial.

Talvez com duas esqueleto arqueiro ficasse mais funcional.

Link para o comentário
Share on other sites

O ponto Fabiano é que esses mesmos 19~20K de dano de formos contar com elemento e tals você consegue fácil na ressonância... Se eu congelo alguem no pvp e uso conversor eu causo uns 17k o hit físico e mais uns 4k no magico o que da 21k ao todo e isso só com uma nota....

Link para o comentário
Share on other sites

O ponto Fabiano é que esses mesmos 19~20K de dano de formos contar com elemento e tals você consegue fácil na ressonância... Se eu congelo alguem no pvp e uso conversor eu causo uns 17k o hit físico e mais uns 4k no magico o que da 21k ao todo e isso só com uma nota....

 

Mesmo assim, achei muito atrativo isso que o cara postou.

Em PVM, o HP dos monstros só começa a ficar realmente alto lá pelo nível 12x, mais ou menos.

Um Artista com Vulcão de Flechas usando os equipamentos certos poderia ser OH (IK nas antigas) em muito bicho aí, facilitando o leveling até níveis intermediários (125+).

Link para o comentário
Share on other sites

Vulcão ficará bom quando a pessoa tiver:

Ukulele com 2 esqueleto + o acessório pro combo

+ FAW com enchants de arqueiro (carta Menblatt é opcional, mas ajuda)

+ Temporal Boots (dex) tendo 120 de dex base para tirar o cast fixo e ainda ganhar um daninho extra

Isso sim será divertido de se ver xD

Link para o comentário
Share on other sites

Vulcão ficará bom quando a pessoa tiver:

Ukulele com 2 esqueleto + o acessório pro combo

+ FAW com enchants de arqueiro (carta Menblatt é opcional, mas ajuda)

+ Temporal Boots (dex) tendo 120 de dex base para tirar o cast fixo e ainda ganhar um daninho extra

Isso sim será divertido de se ver xD

 

Bem, FAW com encanto já tem. Todo o resto só em atualizações futuras.

Aliás, Ukelele só Trovador usa né? Musa tem algo equivalente a esse item?

Link para o comentário
Share on other sites

  • deadgui unpinned this topic

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...