Ir para conteúdo

Mega Guia de Up: 01-150. Todas as classes.


Randell

Posts Recomendados

  • Replies 209
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Level Recomendado: 118~130 podendo chegar ao 135 com paciência

 

 

Mapa de Up: http://ragnaplace.com/db/map/man_fild02.png

 

 

Como Chegar: A partir do acampamento de Ash Vaccum, siga 2 mapas para a direita

 

 

Solo ou Grupo? Solo, raramente consegue achar grupo la (as vezes um grupo dos Scarabas Migram para esse mapa.)

 

 

Monstros que irá enfrentar: Golem de Bradium / Centopéia / Tatacho

 

 

Classes Recomendadas: Qualquer uma, porém, classes magicas tem + vantagens

 

 

Necessário bons equips? Sim

 

 

Equipamentos Essenciais: Cartas q faz tirar + em monstros do tipo BRUTO (para as classes de atq fisico), ja q quem da + xp nesse mapa é o Golem de bradium!

 

 

Equipamentos Recomendados: Equipamentos q ignoram a DEF do alvo (ou parte dela)

 

 

Buffs/Consumíveis: ~

 

 

Elementos Recomendados: Fogo (não se usa veneno aqui pois as centopeias são do elemento veneno)

 

 

Dificuldade do Mapa: Medio .. os golems só são agressivos qnd querem

 

 

Prós: -Xp ótima

-Golems tem quase nada de DEFM

-Drops de equipamentos bons

 

 

Contras:- Golems tem DEF mt alta

- Dificil de achar grupo

 

 

Como Upar: ~

 

 

Detalhes: ~

 

 

Vídeo do Lugar: ~

 

 

Dúvidas Frequentes: ~

 

 

Apenas resumido pois n sou mt bom em postar kkkk

Videos De oboro no meu canal: https://www.youtube.com/user/MrSokoloko69

Tu vai Curtir bagarai mano

Link para o comentário
Share on other sites

Vou fazer um incompleto aqui mesmo, pretendo melhorar ele...

 

Level Recomendado: 107+

Mapa de Up: gl_knt01

Como Chegar:

Solo ou Grupo? Solo

Monstros que irá enfrentar: Raydric, Rideword, Raydric Arqueiro, Cavaleiro do Abismo, Alice, Khalitzburg e Cochicho

Classes Recomendadas: Classes corpo-a-corpo de critico ou com boa precisão.

Necessário bons equips? Médios

Equipamentos Essenciais:

Equipamentos Recomendados:

Buffs/Consumíveis:

Elementos Recomendados: Neutro ou Sagrado.

Dificuldade do Mapa: Média

Prós: Exp boa, chance de dropar cartas com auto custo (Odin/Asgard), quest diária da Síntese de Cristal nivel Muito Alto.

Contras: Bixos com bom dano e com boa esquiva. Up solo, não acha grupo e não tem muitos mobs juntos.

Como Upar:

Detalhes:

Vídeo do Lugar:

Dúvidas Frequentes:

giphy.gif

"Tem muita testa oleosa, se achando mente brilhante"

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...

Level Recomendado:

110-125

 

Mapa de Up:

Calabouço do Feudo de Britohnia, gld_dun04.

 

Como Chegar:

Lembre-se de levar consigo 10.000z.Saindo da Kafra de Geffen:

 

A Bolinha Amarelo-Vermelha é o ponto de saída, a Azul-Vermelha o ponto de chegada no mapa de up, e a seta roxa é onde há o teleporte para o mapa e onde é necessário desembolsar 10.000z. Lembrando que não é sempre que este teleporte estará disponível, já que se trata de uma Masmorra Feudal Nível 1. Mais informações em Portal do Abismo: bROWiki.

 

Solo ou Grupo?

Solo, não achará grupo nesse mapa.

 

Monstros que irá enfrentar:

 

Detalhe: Evite o Doppelganger (resistente à fogo) e o Senhor das Trevas (forte, caso esteja preparado, você pode tentar, eu tentei e digo que falhei). Além disso não coloquei os monstros summonados pelas criaturas, mas a maioria summona.

 

Classes Recomendadas:

Cavaleiro Rúnico, sendo aqueles voltados ao Sopro do Dragão.

 

Necessário bons equips?

Sim

 

Equipamentos Essenciais:

Alguma boa arma para "sugar " HP, como Faca Cabal Quád ou Espada Solar e algum chapéu que combe com estes, como Rideword, Tiara de Runas ou Chifres Majestosos Malignos.

 

Equipamentos Recomendados:

Equipamentos que aumentem o HP máximo, como Anéis Revigorantes, Carta Tao Gunka, Sapatos Divergentes, um Pedaço de Pele do Guardião com carta Raydric e Presas Vampíricas, para ajudar no combo de regeneração e na resistência, além de um Escudo Racial para Morto-Vivo ou com Hodremlin mesmo.

 

Buffs/Consumíveis:

Leve itens que recuperem HP e SP, pois você pode entrar em uma cilada quando menos esperar e sua recuperação não vai ser boa com Sopro com pouco HP. Além disso, Balas de Guaraná e Águas Bentas são recomendadas para retirar Diminuir Agilidade e Maldição, que as Aparições costumam provocar.

 

Elementos Recomendados:

Fogo hoje, fogo amanhã, fogo pra sempre, o método de up te força a isso.

 

Dificuldade do Mapa:

2 MVPs em um só mapa, muitos mobs, Debuffs muito chatos que a Aparição causa, mapa pequeno.

 

Prós:

-Bom Loot (Caixa de Poções Violeta de GdE e MUITAS Mandíbulas Horrendas que servem para várias quests, Tecidos que são usados na alquimia, além de poder dropar cartas também dos summons dos monstros).

-Mapa geralmente vazio.

-Os summons dos monstros ajudam na recuperação de HP e SP.

-Ótima experiência de Classe.

 

Contras:

-Debuffs chatos da Aparição.

-Muitas vezes o mapa está fechado.

-Doppelganger (não fique brincando com ele ou vai acabar quebrando a Armadura e te fazendo voltar pra consertar).

-Senhor das Trevas (esse machuca se tentar brincar com ele).

 

Como Upar:

Mobe e use Sopro do Dragão. Tente sempre manter seu HP alto para o Sopro hitar mais e seu combo de recuperação funcionar melhor.

 

Detalhes:

Ótimo mapa para upar com Rune Knight, muito bom. Algumas outras classes também conseguem upar aí, mas RK é muito superior.

 

Vídeo do Lugar:

https://mega.co.nz/#!Z15hDawJ!l2xvEG...GhlR0kZ_ThGKsw

https://mega.co.nz/#!Y5hDBaRb!G49Pjc...sbBg18WUgDa2n4

Gravei esse vídeo de última hora, esqueci as poções, por isso deu merda no final. Detalhe: Pedaço de Pele do Guardião faz muita falta, quando eu usava ela aí quase não tinha problemas com sp, igual é possível ver no segundo vídeo. Água Benta também faz muita falta.

 

Dúvidas Frequentes:

Em aberto.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

 

Nesse mapa consigo facilmente upa solo de ab de ME.

Link para o comentário
Share on other sites

Tópico peeerfeito galeraaa!! To no Asgard cansado dos mesmos mapas eternos, curti muito os mapas alternativos (as dungeons sempre tem os cenários mais da hora ^^). Só não sei porque o pessoal n tenta grupo nesses mapas diferentes =/

 

É por não se encaixarem no estilo de up? A experiencia não rende? Fiquei um tempo parado e voltei, o que vejo são raras pts sempre nos mesmo mapas e quando tem estão full. Saudades da época que montávamos pequenos grupos e saíamos andando por ai kkkk

 

Não seria interessante ter uma área aqui no fórum ou página no face pra convites de pts (up/4fun/mvp)? Similar a área de comércio.

 

Enfim, pra não ficar só nas perguntas né kkk, vou passar uma pequena dica de mober que aprendi com um amigo no Santuário de Rachel:gastar um tempinho de vez em quando para colocar os 6 Hodremlins do mapa nos spots 5 ou 2. Limpe um desses spots e depois junte os dogões lá, quando encher de Isilla e Vanberk limpe o outro spot e transfira os Hodremlins. Avisar os companheiros e mobar tranquilo ;)

Editado por MarcusVinícius
Link para o comentário
Share on other sites

Só não sei porque o pessoal n tenta grupo nesses mapas diferentes =/

 

É por não se encaixarem no estilo de up? A experiencia não rende? Fiquei um tempo parado e voltei, o que vejo são raras pts sempre nos mesmo mapas e quando tem estão full. Saudades da época que montávamos pequenos grupos e saíamos andando por ai kkkk

 

 

São vários fatores que levam o pessoal a montar grupos em determinados mapas e acabarem por se fixar lá. Dentre esses fatores tem: Proximidade de alguma cidade e acesso fácil, facilidade e tranquilidade do mapa, possibilidade de todas as classes uparem, experiência, loot (nem todos), proximidade de outros mapas de up de nível aproximado, e por aí vai, além de não quererem sair da zona de conforto. Infelizmente não vão para outros mapas, o que é uma pena. Até hoje ainda me lembro de quando havia grupos em Siroma no @Thor, a experiência rendia muito bem, mas acabou o costume disso graças a dificuldade de acesso, e o mesmo ocorre em outros mapas.

ezgif-3-e5b32ab14cb4.gif.6a13d52a7ad2cd47fbc1b5a7b2a2583f.gif

Link para o comentário
Share on other sites

São vários fatores que levam o pessoal a montar grupos em determinados mapas e acabarem por se fixar lá. Dentre esses fatores tem: Proximidade de alguma cidade e acesso fácil, facilidade e tranquilidade do mapa, possibilidade de todas as classes uparem, experiência, loot (nem todos), proximidade de outros mapas de up de nível aproximado, e por aí vai, além de não quererem sair da zona de conforto. Infelizmente não vão para outros mapas, o que é uma pena. Até hoje ainda me lembro de quando havia grupos em Siroma no @Thor, a experiência rendia muito bem, mas acabou o costume disso graças a dificuldade de acesso, e o mesmo ocorre em outros mapas.

 

Poxa :( Acho que se a pt combinar antes da pra organizar direitim. Vcs acham que daria certo combinar pts de up via fórum ou ao menos fazer uns contatos?

Link para o comentário
Share on other sites

Poxa :( Acho que se a pt combinar antes da pra organizar direitim. Vcs acham que daria certo combinar pts de up via fórum ou ao menos fazer uns contatos?

 

 

Ia postar ontem, mas acabei esquecendo de postar a hora que sai de casa...

Não se aqui seria o melhor lugar, mas, como surgiu o assunto...

 

Eu parei de jogar há 4 anos, e voltei faz 2 semanas.

Fiquei meio perdido, esse guia me ajudou demaisss (thx @Randell).

Quando li sobre upar em grupo nos Stapos, fiquei "triste", pois sempre upei solo, como estava voltando agora, não conhecia ninguém, achei que ia ser difícil, mas, tentei.

Quando cheguei lá, e vi Chat recrutando Killer, achei bem legal, e consegui upar até o 95 lá.

 

Depois, fui pro outro famoso spot de leveling, Magmaring.

Achei o mapa mais cheio que o dos Stapos, mas, em compensação, maior facilidade de char pt.

 

Sobre outros maps, dei uma pesquisada meio por cima aqui, acho que o único mapa/bicho que compensa mais, no quesito xp, que o Magmaring, é Vento da Colina, mas, aí temos que levar em consideração que, no mapa, tem outros bichos agressivos mais chatos que as plantas, do mapa dos Magmaring, e também o Atroce[MVP]...

 

Bom, quem for do Odin, e quiser tentar marcar uma pt, pra lugares novos (nem pensando tanto na xp, mais a diversão também), estou disposto.

Meu SinX é 96/62, então antes de virar GX, vou ter um tempinho pra chegar no Job 70...

Link para o comentário
Share on other sites

  • 2 weeks later...

cara, eu acho interessante citar que o hospital de banguntot é um lugar excelente pra upar solo na faixa do 100, é um lugar bem 'povoado' de monstros com uma xp boa, excelente pras classes que suportam luta contínua sem suporte (RK, aprendizes expandidos, kagerou/oboro etc) e principalmente pra personagens que podem mobar tranquilamente logo que pegar a terceira classe. (sicários, e sentinelas por exemplo).

 

excelente guia cara, abraço ;)

1604djo.gif

"Using no way as way" "Having no limitation as limitation"

Link para o comentário
Share on other sites

  • 3 weeks later...

Bom...aí vai minha contribuição (ou tentativa dela). Espero que seja útil

 

 

Up Solo ou com Dual para buffs:

 

Level Recomendado: 80-90, podendo chegar a 95, com paciência (isso só nos Sioravas). Não sei bem até onde dá para ir se também ficar matando Erumas Vermelhos, mas cheguei a 103 com um Super Aprendiz Expandido, neles.

 

Mapa de Up: Área de Coral Estrelado (mal_dun01)

 

Como chegar: Pague 1000 Zeny para o NPC em Izlude ou Alberta (recomendo Izlude, pois ele está mais perto da Kafra)

 

Solo ou Grupo: Solo

 

Monstros que irá enfrentar: Siorava, Eruma Vermelho (também tem Caranguejo, Molusco e Estrela do Mar, mas ignore esses), além da Montaria Selvagem (que não recomendo, pois não vale o esforço)

 

Classes Recomendadas: Classes Mágicas, embora eu ache que para as outras também é possível. Mas uma coisa que notei é que Erumas tem uma esquiva considerável, para o nível. Golpes físicos podem errar muito.

 

Necessário bons equips: Não. Só recomendo um acessório com Carta Fumacento, a não ser para Super Aprendizes, que são capazes de aprender Esconderijo sem ela. Ninjas podem tentar o mesmo com Corte da Névoa, mas aviso que é arriscado fazer isso contra os Erumas, pois eles tem uma esquiva relativamente alta, e falhar em se esconder logo pode ser fatal. Obviamente, também recomendo equips que aumentem dano mágico, mas não precisam ser os mais tops.

 

Elementos Recomendados: Vento (175%)

 

Dificuldade do Mapa: Média

 

Prós: Sioravas e Erumas dropam itens de quest; pelo que vi no database, os Erumas dão até mais exp que os Siromas (mas são de nível menor), mas é muito mais fácil chegar neles, visto que não é preciso passar por Ventos da Colina e Lobos do Deserto. Os monstros do mapa não são agressivos, exceto pela Montaria Selvagem, descrita abaixo.

 

Contras: Tem um Montaria Selvagem no mapa. Ele é muito chato, visto que pode matar certas classes facilmente, e até de um golpe só, além de ser rápido e detectar Esconderijo. O melhor meio de se livrar dele é atraí-lo até um canto (só tente se estiver sob efeito de Aumentar Agilidade), e depois teleportar. Quanto aos Erumas Vermelhos, tenham cuidado, porque eles mobam. Se um te acertar, todos os outros na tela vem para cima, e já vi um Templário ser derrubado por uma mob deles.

 

Como Upar: um truque legal é se aproveitar de que os Sioravas são looters, jogar um item no chão para atraí-los, e disparar um ataque de área. Em seguida, ative Esconderijo, que eles não são capazes de atacar alguém escondido. Erumas Vermelhos não são looters, mas a estratégia de atacar e se esconder funciona com eles, também.

 

Detalhes: Considero esse um mapa ALTERNATIVO, mas não necessariamente melhor. Os Sioravas, por exemplo, dão um pouco menos de XP que os Mi Gaos, e são um pouco mais difíceis de matar, mas mesmo assim, me pareceram uma opção interessante, num tempo que o mapa dos Mi Gaos estava muito lotado.

Editado por Aka-Mahou
Link para o comentário
Share on other sites

Level Recomendado:

129~150

 

Mapa de Up:

2º Calabouço do Feudo de Luina

Como Chegar:

Saindo de Aldebaran, um mapa para a esquerda. Fale com o gerente do portal, localizado no centro do feudo e escolha o segundo calabouço, mediante uma taxa de 10 Mil Zenys.

FdL.png

Solo ou Grupo?

Grupo, porem Cavaleiros Rúnicos, Sicários e Guardioes Reais podem ter mais facilidade para solar.

 

Monstros que irá enfrentar:

 

2133.gif1294.gif1289.gif1147.gif

Classes Recomendadas:

Todas tem chance de upar aqui, mas fique atento que os que antes eram killers podem se tornar apenas mobers e outros permanecem killers, como por exemplo Sicários, Guardiões Reais, Renegados, Bioquímicos, Mecânicos e Shuras. Os killers se distribuem em geralmente 3 parados em determinado spot jonto com os suportes são geralmente eles: Cavaleiros Rúnicos, Sentinelas e Arcanos, os suportes continuam com sua função e os musicos também podem ficar no spot tanto usando Banquete de Njord, quanto Poema de Bragi e Dança Cigana.

 

Necessário bons equips?

Nesta altura do campeonato você já deve ter alguns equipamentos descentes, para desempenhar o melhor possível a sua função.

 

Equipamentos Essenciais:

Carteiro ou Tapete voador se for do Thor, caso contrario leve bastante asas de mosca.

 

Equipamentos Recomendados:

Calçado com carta Esqueleto General, Chapéu de Perereca para classes mobers e suporte, para killers melhor usar Chapéu de Sapo. Anel do Colecionador de Insetos [A], Carta Eddga em um calçado.

 

Buffs/Consumíveis:

Buffs de Arcebispo, Clementia, Prefatio e Canto Candidus sempre ativos para os mobers, e se possível manter renovado Sacramentum nos killers e suportes. E encantar com chama nos Sentinelas.

 

Elementos Recomendados:

Fogo para todos os monstros.

 

Dificuldade do Mapa:

Moderado, os monstros não tem skills apelativas e também não tem uma velocidade de movimento significativa, facilitando que se mobe. Dificilmente se vê alguem morto, mas não exite de usar teleporte quando necessário.

 

Pros:

-Muita Exp em comparação com a quantidade de vida dos monstros desta faixa de level.

Contras:

-Kill Stil mode on, alguns mal intencionados podem roubar o mob que você está fazendo.

 

Como Upar:

-Contorne áreas mais afastadas sempre andando, para que se agrupem os monstros atrás de você, tente andar em uma especie de Zigzag para que todos os monstros de mesmo tipo se acumulem em uma ou 2 células. Leve este mob até seu grupo dentro do Banquete e deixe os killers fazerem seu trabalho :D

Detalhes:

-Na reta final do 150 você ja deve ter se acostumado com a demora para se upar, então relaxe e mobe ;D

 

Vídeo do Lugar:

http://www.mediafire.com/download/7yxb4yotbtx2m5q/UP+2F+Luina.rrf

Baixe o arquivo ponha na pasta Replay do jogo ragnarok, inicie o patch e clique no botão replay, selecione o arquivo e curta o up xD

qwdz74cvux2d27azg.jpg?size_id=5

Link para o comentário
Share on other sites

só tem luina pra pegar 150?Scaraba é bem lento

Tem mais algum outro? Pq luina só abre quarta feira no Odin pelo menos

 

Luina é muito mais vantajoso porque os mobs são nível 14x. Além disso, usando grupo full a xp rende +200%

Em Scarabas os mobs são no máximo nível 139 e pelo que sei não rolam grupos lá,

Tecnicamente, tu pode pegar 150 em qualquer bicho de nível 135 ou acima.

Link para o comentário
Share on other sites

Adicionado Feudo de Lunia.

Recife do Coral estrelado ainda não porque vai precisar de maior formatação, quando eu tiver mais tranquilo arrumo.

Ah, você upou o vídeo errado em Lunia Coroinha Mor.

Perdão Randell x.x não vou puder upar videos até o fim do mês então, pode tirar se quiser. Ah e seria uma boa ideia disponibilizar o guia em versão Pdf, quem sabe o forum não bugs denovo :rolleyes:

qwdz74cvux2d27azg.jpg?size_id=5

Link para o comentário
Share on other sites

Bem queria pedir uma correção sobre o mapa do feudo de lunia ter só o roubo de mobs como ponto negativo.

 

Bem o feudo de lunia é o mapa onde há o maior elitismo de classes do jogo. (isso citando o thor não sei como e os outros servidores)

 

Vou citar alguns exemplos.

 

Dificilmente aceitam as seguintes classes:

WL - Dificilmente aceita a classe independente dos equips (acredite minha wl tem + de 700 de mtak no total) podendo demorar semanas sem achar pts com a seguinte explicação que a skill meteoro escarlate tira os mobs da área do banquete.:mad:

 

Musa/Trovador - Geralmente uma ou duas pessoas logam dual de odalisca e bardo e montar uma pt por fora só pra ativar banquete com a seguinte explicação porque eu vou abrir mão de 2 vagas para moober se eu posso colocar banquete por fora?:eek:

 

-----------------------------------------------------------

 

Agora vou citar as preferências de biulds de moobers:

 

RK : preferem de sopro, com justificativa de ser tanto tanker como killer.

Shuras: Só tem utilidade como moober apenas com CF motivos óbvios.

Sicarios: Só tem utilidade como moober equipes voltados para esquiva perfeita.

Guardião real: Só tem utilidade como moober equipes voltados para defesa.

Renegados: Só tem utilidade como moober equipes voltados para defesa.

 

Outros tipos de biulds são desprezados (a menos que tenha Edgga + Tao Gunka).

 

Na seguinte ordem: todas as pts tem de preferência de ter ao menos 2 rk se tiver + chama + se não tiver chama shuras, se não tiver, as vagas de moober remanescentes passam para as outras classes.

 

-------------------------------------------------------------

 

Agora vou citar as preferências de biulds de killer:

 

Rangers: Aceitam apenas biulds voltadas para temporal, motivos óbvios.

RK : preferem apenas de sopro, com justificativa de ser tanto tanker como killer.

WL: apenas chamam se vc for amigo do líder da pt ou simplesmente por pena não importa o dano que vc solta explicações no começo do tópico.

 

Na seguinte ordem todas as pts tem de preferência de ter ao menos 2 rk,dependendo do dano dos RKs sobra assim 1~2 vagas para ranger, se não tem ranger só assim chama WL.

 

Outros tipos de biudls são desprezados.

 

--------------------------------------------------------------

 

1 AB de suporte e 1 Sorcerer de suporte e um casal de musa/trovador (esses em duais fora da pt explicações no inicio do tópico).

 

--------------------------------------------------------------

 

Bem essas são as escolhas de classes e biuds de 2f '-' existe exceções? sim existe mas são bem raros.

Editado por fabio110594

image.png.e1e6d5aa18997af44e0f94584a8c7b9d.png @Valhala - Aprendiz 99/10 Novembro' - Ceifador de Almas 136/40 Zedric Jr.

Link para o comentário
Share on other sites

Talvez seja só sorte minha, mas não tive grandes problemas pra upar 2 suportes tanto em scarabas quanto 2F. Banquete dual geralmente aparece na falta do casal oficial, já que os duals dificilmente vão aguentar 10Angras em sima ou vão ficar renovando de 1 em 1 min.

Mober qualquer classe pode ser, basta pratica, vejo sempre SA's sem corpo, Sorc's e Oboros andando numa boa com 20+ louva-deus na cola, então se um SA pode mobar com quase 10k de vida não importa build, pote Guiak e seguro de vida e parta pra cima. Escarlate dependendo localização não vai empurrar o mob pra fora do bqt, chegando o Mober corra pro outro lado e taque o meteoro de pegasus neles. Se existe um elitista, ou alguem que peça pra ver o altQ, conferir os pontos de sua build, ou segregar com sua classe, mande ele pra aquele canto. Seja o líder e acabe com os tais problemas, oque importa é o up.

 

É logico que não citei outros problemas do mapa, apenas o mais recorrente, se continuarmos posso falar das miações entre clãs e inimizades. Das cheffenias dos fins de semana. Dos ladrões de spot. "Quero o mapa só pra mim" A lista não tem fim, junte +3 amigos e faça sua pt em bio2 que upa bem+

qwdz74cvux2d27azg.jpg?size_id=5

Link para o comentário
Share on other sites

Bem queria pedir uma correção sobre o mapa do feudo de lunia ter só o roubo de mobs como ponto negativo.

(...)

 

(...)

 

É logico que não citei outros problemas do mapa, apenas o mais recorrente, se continuarmos posso falar das miações entre clãs e inimizades. Das cheffenias dos fins de semana. Dos ladrões de spot. "Quero o mapa só pra mim" A lista não tem fim, junte +3 amigos e faça sua pt em bio2 que upa bem+

 

De repente, começo a entender porque o povo se estressa com o jogo... >_>

De resto, concordo com o que tu escreveu Coroinha!

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...