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[Guia] Musas e Trovadores (Renewal 1.0) - By: TaneeShion


Eraclea

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Olá! Em função de algumas dúvidas que surgiram sobre os músicos, resolvi dividir um pouco do que conheço sobre minhas classes favoritas aqui no Ragnarök. Vou seguir os moldes de outros guias já existentes sobre outras classes aqui no fórum. Espero que gostem! Atualizarei sempre que necessário.

Quem nunca passou raiva numa Guerra do Emperium por conta desses diabinhos cantantes? É sobre isso que vamos tratar aqui no guia. Atuação de Musas e Trovadores na WoE e PvM.

Mudança de classes (Necrópole Comercial)

 

 

• Musa

 

 

• Trovador

 

 

Atributos  (comentários)v60ti8.jpg

Força (FOR):

Atributo não muito importante para os músicos. A utilidade da elevação de poucos pontos aqui seria apenas para a capacidade de carga.

 

 

Cada 1 ponto de força aumenta 1 ponto de ataque de atributos.

Cada 5 pontos de força aumentam a defesa de atributo em 1 ponto.

Cada ponto de força aumenta sua capacidade de carga em 30 pontos.

 

 

Agilidade (AGI):

Importante, dependendo da funcionalidade da build que cada um vá construir. Se a build for puxada para PvM, invista aqui para aumentar dano do Temporal de Mil Flechas, esquiva e velocidade de ataque. Builds hibridas também necessitam de uma atenção especial aqui. Já as full WoE, vale a pena investir SIM, mas não tanto como nas outras modalidades. Lembrando que você poderá prevenir status como Sono, Burning e Sangramento.

 

 

Cada ponto de agilidade dá 1 ponto de Esquiva.

Cada 5 pontos de agilidade garantem 1 ponto de defesa de atributo.

Cada ponto de agilidade aumenta a velocidade de ataque dependendo da arma usada pelo personagem e pela velocidade atual de ataque.

 

 

Vitalidade (VIT):

Atributo EXTREMAMENTE importante! Com um bom investimento nesse ponto, Musas e Trovadores podem se tornar grandes fortalezas! Com equipamentos bem investidos (não digo Deviling e Ghostring) é possível “tankar” alguns asuras nas guerras. Lembrando também que é possível  ganhar resistência contra Atordoamento, Veneno e Veneno Mortal. Ótimo também para garantir um bom up ao longo dos níveis (relação aos mobs).

 

 

Cada ponto de vitalidade aumenta em 1% seu HP máximo.

Cada ponto de vitalidade aumenta em 2% a quantidade de HP recuperada por itens.

Cada 2 pontos de vitalidade aumentam sua defesa física de atributos em 1 ponto.

Cada 5 pontos de vitalidade aumentam sua defesa mágica de atributos em 1 ponto.

 

 

Inteligência (INT):

Com as configurações do Renewall 1.0, fechar a Inteligência com bônus até o 100 virou mais que uma obrigação. Isso deve-se pelo fato de garantir a defesa de 100%  contra congelamento, status que costumava atrapalhar muito na época de tranclasses e agora, mais que nunca com as esquifes sendo jogadas por todos os lados.  Outra preocupação seria prevenir contra o status de Silêncio que podem dar muita dos de cabeça pra qualquer artista. Não se esqueçam que os Arcebispos possuem “Silêntium” onde podem castar numa área grande o status de mute. A INT previne também a defesa contra Cegueira e Fear. Importante hein!

 

 

Cada ponto de inteligência aumenta em 1% o SP máximo do personagem.

Cada ponto em inteligência aumenta em 2% a recuperação de SP por itens.

Cada 2 pontos de inteligência aumentam o ataque mágico em 3 pontos.

Cada 2 pontos de inteligência aumentam a defesa mágica de atributos em 1 ponto.

Cada ponto de inteligência reduz o tempo de conjuração na metade da quantidade que cada ponto de destreza reduz.

 

 

Destreza (DES):

Como todo descendente do arco, destreza sempre será a chave para se chegar onde quer. Digo isso porque é essencial para obter bons resultados no Temporal de Mil Flechas e ainda para diminuir o cast de algumas habilidades.  Ter 100 pontos elevados aqui seria o suficiente.

 

 

Cada ponto de destreza aumenta em 1 ponto sua taxa de acerto (Hit).

Cada ponto de destreza reduz o tempo de conjuração no dobro da quantidade que cada ponto de inteligência reduz.

Cada ponto de destreza aumenta a velocidade de ataque na metade da quantidade que cada ponto de agilidade aumenta.

Cada 4 pontos de destreza garantem 1 ponto de defesa física de atributos.

Cada 5 pontos de destreza aumentam o ataque mágico de atributos em 1 ponto.

Cada 10 pontos de destreza aumentam o ataque físico de atributos em 1 ponto.

 

 

Sorte (SOR):

Eis um atributo  que vai do gosto de cada jogador. O importante nesse ponto não é   a esquiva ou taxa de crítico, mas a resistência a alguns status que podem atrapalhar o desempenho da Musa ou do Trovador na guerra. Ter resistência contra Petrificação, Maldição e Confusão seria uma boa, não? Mas há aqueles que preferem utilizar esses pontos em outros atributos. Não aconselho investimento aqui se sua build não for voltada para WoE.

 

 

Cada ponto de sorte aumenta sua taxa de acerto critico em 0,3 pontos.

Cada 3 pontos de sorte aumentam em 1 seu ataque físico de atributos.

Cada 3 pontos de sorte aumentam em 1 seu ataque mágico de atributos.

Cada 3 pontos de sorte aumentam sua taxa de acerto em 1.

Cada 5 pontos de sorte aumentam seu escudo critico em 1.

Cada 7 pontos de sorte aumentam em 1 ponto sua esquiva.

Cada 10 pontos aumentam sua esquiva perfeita em 1 ponto.

 

 

 

Habilidades :

 

 

Especiais da Musa:

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 Ritmo Contagiante

Pré-requisito: Melodia de Morfeu 1

Tipo: Ativa / Suporte

Descrição: Aumenta a velocidade de movimento e ataque para todos os membros do grupo

[Nível 1]: Velocidade de Movimento e Velocidade de Ataque 4% / Duração 100s/ 15x15 Células

[Nível 2]: Velocidade de Movimento e Velocidade de Ataque 8% / Duração 150s/ 17x17 Células

[Nível 3]: Velocidade de Movimento e Velocidade de Ataque 12% /Duração 200s/19x19Células

[Nível 4]: Velocidade de Movimento e Velocidade de Ataque 16% /Duração 250s/21x21Células

[Nível 5]: Velocidade de Movimento e Velocidade de Ataque 20% /Duração 300s/23x23Células

Comentário: Habilidade interessante para ajudar na locomoção da Musa e para acordar aliados do mesmo grupo que sofrem status do Sono Profundo. Habilidade boa também para o auxilio do aumento de velocidade de ataque na quebra do Emperium.

 

 

 

 Balada Sinfônica

Pré-requisito: Melodia de Morfeu 1

Tipo: Ativa / Suporte

Descrição: Temporariamente aumenta a sua MDef e dos membros do grupo.

[Nível 1]: Poder da Defesa Mágica 20% / Duração 100s/ 15x15 Células

[Nível 2]: Poder da Defesa Mágica 40% / Duração 150s/ 17x17 Células

[Nível 3]: Poder da Defesa Mágica 60% / Duração 200s/ 19x19 Células

[Nível 4]: Poder da Defesa Mágica 80% / Duração 250s/ 21x21 Células

[Nível 5]: Poder da Defesa Mágica 100% / Duração 300s/ 23x23 Células

Comentário: Mudanças não muito significativas pela configuração atual no bRO. A Def não é muito aumentada, vide testes realizados no PvP. É preciso colocar nível 1 por ser pré-requisito dos duetos e outras skills.

 

 

 

 

 Serenata ao Luar 

Pré-requisito: Melodia de Morfeu 1

Tipo: Ativa / Suporte

Descrição: Temporariamente aumenta o seu Poder de Ataque Mágico e dos membros do grupo.

[Nível 1]: Poder de Ataque Mágico 10% / Duração 100s/ 15x15 Células

[Nível 2]: Poder de Ataque Mágico 20% / Duração 150s/ 17x17 Células

[Nível 3]: Poder de Ataque Mágico 30% / Duração 200s/ 19x19 Células

[Nível 4]: Poder de Ataque Mágico 40% / Duração 250s/ 21x21 Células

[Nível 5]: Poder de Ataque Mágico 50% / Duração 300s/ 23x23 Células

Comentário: Mudanças não muito significativas pela configuração atual no bRO. Mesmo caso da Balada Sinfônica, só que em relação ao Ataque Mágico. É preciso colocar nível 1 por ser pré-requisito dos duetos e outras skills.

 

 

Especiais do Trovador:

 

 

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 Sinfonia dos Ventos

Pré-requisito: Melodia de Morfeu 1

Tipo: Ativa / Suporte

Descrição: Temporariamente aumenta seu poder de ataque e dos membros do grupo.

[Nível 1]: Poder de Ataque Físico 10% / Duração 100s/ 15x15 Células

[Nível 2]: Poder de Ataque Físico 20% / Duração 150s/ 17x17 Células

[Nível 3]: Poder de Ataque Físico 30% / Duração 200s/ 19x19 Células

[Nível 4]: Poder de Ataque Físico 40% / Duração 250s/ 21x21 Células

[Nível 5]: Poder de Ataque Físico 50% / Duração 300s/ 23x23 Células

Comentário: Interessante para tirar aliados do grupo do status de Sono Profundo. Aumenta consideravelmente o dano do “Temporal de Mil Flechas” em torno de 700 pontos somados no nível 5.

 

 

 

 Canção de Balder

Pré-requisito: Melodia de Morfeu 1

Tipo: Ativa / Suporte

Descrição: Temporariamente aumenta a sua defesa e dos membros do grupo.

[Nível 1]: Poder de Defesa 20% / Duração 100s/ 15x15 Células

[Nível 2]: Poder de Defesa 40% / Duração 150s/ 17x17 Células

[Nível 3]: Poder de Defesa 60% / Duração 200s/ 19x19 Células

[Nível 4]: Poder de Defesa 80% / Duração 250s/ 21x21 Células

[Nível 5]: Poder de Defesa 100% / Duração 300s/ 23x23 Células

Comentário: Interessante pelo bônus de defesa que oferece. Não tão relevante, mas melhor que a skill Balada Sinfônica das Musas.

 

 

 

 Harmonizar

Pré-requisito: Melodia de Morfeu 1

Tipo: Ativa / Suporte

Descrição: Temporariamente aumenta todos os status de um alvo único.

[Nível 1]: Altera todos os status em 5.

[Nível 2]: Altera todos os status em 7.

[Nível 3]: Altera todos os status em 9.

[Nível 4]: Altera todos os status em 11.

[Nível 5]: Altera todos os status em 13.

Comentário: Habilidade que, atualmente, está servindo de desbuff na guerra. A configuração primária seria de soma de atributos, mas ela está substituindo os bônus pelo bônus que a habilidade oferece. Ótima para desbuff.

 

 

 

 

Ambos Artistas:

 

 

 Domínio Musical

Pré-requisito: Nenhum - Habilidade básica de Musa / Trovador

Tipo: Passiva

Descrição: Aumenta seu SP Máximo e a Recuperação de SP. No Nível 5 e maior, permite o uso de músicas de Classe 3 enquanto executa músicas de Classe 2.

[Nível 1]: SP Máximo + 30

[Nível 2]: SP Máximo + 60

[Nível 3]: SP Máximo + 90

[Nível 4]: SP Máximo + 120

[Nível 5]: SP Máximo + 150 / Permite uso de músicas de classe 3 enquanto usa músicas de classe 2

[Nível 6]: SP Máximo + 180 / Permite uso de músicas de classe 3 enquanto usa músicas de classe 2

[Nível 7]: SP Máximo + 200 / Permite uso de músicas de classe 3 enquanto usa músicas de classe 2

[Nível 8]: SP Máximo + 240 / Permite uso de músicas de classe 3 enquanto usa músicas de classe 2

[Nível 9]: SP Máximo + 270 / Permite uso de músicas de classe 3 enquanto usa músicas de classe 2

[Nível 10]: SP Máximo + 300 / Permite uso de músicas de classe 3 enquanto usa músicas de classe 2

Comentário: Vale investir pontos aqui até o 5 para liberar o uso de musicas 2-2 com 3rd. Não elevar mais que 5.

 

 Melodia de Morfeu

Pré-requisito: Domínio Musical 1

Tipo: Ativa / Debuff

Descrição: Todos os alvos à sua volta caem em Sono Profundo. Enquanto nesse status, o alvo não pode se mover, atacar, usar itens ou Habilidades. Ser atacado irá despertar o alvo, mas qualquer alvo recebido em Sono Profundo é amplificado em 1.5 vezes. E ainda neste estado, o alvo recupera 1% do seu HP e SP a cada 2 segundos.

[Nível 1]: Chance de Sucesso 90% / Consumo de SP do Alvo 100%

[Nível 2]: Chance de Sucesso 92% / Consumo de SP do Alvo 80%

[Nível 3]: Chance de Sucesso 94% / Consumo de SP do Alvo 60%

[Nível 4]: Chance de Sucesso 96% / Consumo de SP do Alvo 40%

[Nível 5]: Chance de Sucesso 98% / Consumo de SP do Alvo 20%

Comentário: Minha habilidade preferida. Você irá dar muita dor de cabeça nos seus inimigos com ela! Cuidado para não atingir seus aliados! Lembrando que você pode afetar pessoas fora do campo de visão (full scream). Musas e Trovadores de WoE necessariamente vão investir pontos aqui.

 

  Ruido Estridente

Pré-requisito: Ativar Ressonância 1

Tipo: Ativa / Dano

Descrição: Emite um som alto em um alvo único, causando dano ao seu HP e SP. O dano aumenta imensamente se o alvo estiver em estado de Sono. O nível de Domínio Musical aumenta o dano.

[Nível 1]: Poder de ataque 500% + Dano aumentado por Domínio Musical

[Nível 2]: Poder de ataque 550% + Dano aumentado por Domínio Musical

[Nível 3]: Poder de ataque 600% + Dano aumentado por Domínio Musical

[Nível 4]: Poder de ataque 650% + Dano aumentado por Domínio Musical

[Nível 5]: Poder de ataque 700% + Dano aumentado por Domínio Musical

Comentário: Pouco relevante com as configurações atuais. Dano não muito significativo. Aconselho usar o bom e velho temporal se for para matar monstros.

 

 Ressonância

Pré-requisito: Dissonância (Trovador) ou Dança do Ventre (Musa) 5

Tipo: Ativa / Dano

Descrição: Gera ondas de som de um ponto do solo. Quando estiver perto dessas ondas, você recebe dano. Você pode ter até três Ressonâncias ativas de uma vez, e quando forem tocadas ou a duração terminar todos os alvos em uma área de 3x3 recebem dano. A onda pode ser removida com ataques à distância ou magia.

[Nível 1]: Ataque Físico 400% + Ataque Mágico 200%

[Nível 2]: Ataque Físico 500% + Ataque Mágico 300%

[Nível 3]: Ataque Físico 600% + Ataque Mágico 400%

[Nível 4]: Ataque Físico 700% + Ataque Mágico 500%

[Nível 5]: Ataque Físico 800% + Ataque Mágico 600%

Comentário: Pouco relevante com as configurações atuais em modo PvP. Aconselho apenas as Musas e Trovadores PvM a terem por o dano ser aceitável.

 

 Ativar Ressonância

Pré-requisito: Ressonância 1

Tipo: Ativa / Especial

Descrição: Ativa qualquer Ressonância ativa em uma área de 11 x 11 em sua volta. Isso pode ativar todas as Ressonâncias de outros jogadores também. É possível invocar 3 Ressonâncias de uma vez. Com esta habilidade, você irá direcionar o dano das 3 Ressonâncias somadas no inimigo na área de ativação.

Comentário: Pouco relevante com as configurações atuais. Aconselho apenas as Musas e Trovadores PvM a terem por o dano ser aceitável.

 

 

 Temporal de Mil Flechas

Pré-requisito: Flecha Melódica (Trovador) ou Estilingue (Musa) 5

Tipo: Ativa / Dano

Descrição: Dispara várias flechas para o alto, que caem em uma área de 11 x 11. A Habilidade requer 20 flechas e falha se você não as tiver.

[Nível 1]: Poder de ataque 100% Causa 1 hit a cada 0.3 segundos / Duração 0.9 s

[Nível 2]: Poder de ataque 150% Causa 1 hit a cada 0.3 segundos / Duração 1.5 s

[Nível 3]: Poder de ataque 200% Causa 1 hit a cada 0.3 segundos / Duração 2.1 s

[Nível 4]: Poder de ataque 250% Causa 1 hit a cada 0.3 segundos / Duração 2.7 s

[Nível 5]: Poder de ataque 300% Causa 1 hit a cada 0.3 segundos / Duração 3 s

Comentário: Habilidade chave para elevar os níveis. Na WoE, é uma saída para switch de quebradores de Armas e Armaduras com flechas de status. É preciso saber utiliza-la na guerra, porém não recomendo.  Em PvM, uma opção genérica e boa seria o combo do Arco de Orc com flechas de Aço.

 

 Poema de Nifflheim

Pré-requisito: Domínio Musical 1

Tipo: Ativa / Debuff

Descrição: Cria um som especial em uma célula alvo que afeta os reflexos dos alvos, impedindo que eles se movam. Você pode ativar até 5 ao mesmo tempo. A Habilidade não afeta Chefes. A duração é afetada pela diferença de nível entre você e o alvo. Consome um Caugh Drop.

[Nível 1]: Duração do Efeito 8s / Duração do Som 9s

[Nível 2]: Duração do Efeito 10s / Duração do Som 11s

[Nível 3]: Duração do Efeito 12s / Duração do Som 13s

[Nível 4]: Duração do Efeito 14s / Duração do Som 15s

[Nível 5]: Duração do Efeito 16s / Duração do Som 17s

Comentário: Ótima para conter inimigos. Combar com Melodia de Morfeu nas guerras. PvM, não muito utilizada.

 

 Canto da Sereia

Pré-requisito: Poema de Nifflheim 3

Tipo: Ativa / Debuff

Descrição: O alvo perto fica fascinado por você. Monstros não vão conseguir te atacar e jogadores não vão conseguir te atacar pela duração da Habilidade. Enquanto sob efeito da Habilidade você usará a emoção do coração. A duração da Habilidade é reduzida proporcionalmente pelo nível do alvo. A Habilidade também termina quando o alvo recebe dano.

[Nível 1]: Chance de Sucesso 30% / Duração 15s

[Nível 2]: Chance de Sucesso 40% / Duração 18s

[Nível 3]: Chance de Sucesso 50% / Duração 21s

[Nível 4]: Chance de Sucesso 60% / Duração 24s

[Nível 5]: Chance de Sucesso 70% / Duração 27s

Comentário: Habilidade muito interessante para se defender de inimigos, principalmente Shuras. Além disso, serve para tirar players do status de Sono Profundo e, também, uma espécie de Orátio menos eficiente. Importante!

 

 Réquiem de Orfeu

Pré-requisito: Sibilo de Eir 3

Tipo: Ativa / Recuperação

Descrição: Um alvo é ressuscitado. O jogador é ressuscitado com o HP igual ao SP que ele tem. Se o jogador tem 0 de SP, então é ressuscitado com 1 de HP.

[Nível 1]: Chance de Sucesso 90% / Consumo de SP do Alvo 100%

[Nível 2]: Chance de Sucesso 92% / Consumo de SP do Alvo  80%

[Nível 3]: Chance de Sucesso 94% / Consumo de SP do Alvo  60%

[Nível 4]: Chance de Sucesso 96% / Consumo de SP do Alvo  40%

[Nível 5]: Chance de Sucesso 98% / Consumo de SP do Alvo  20%

Comentário: Nós temos Ygg pra que mesmo? Aconselho apenas Musas e Trovadores de PvM.

 

 Sibilo de Eir

Pré-requisito: Domínio Musical 1

Tipo: Ativa / Recuperação

Descrição: Todos os membros do grupo no alcance perdem uma quantia fixa de SP para recuperar seu HP. Se o jogador não tiver SP restante, o efeito termina.

[Nível 1]: Duração 10s / Consome 2 SP por segundo / Recupera 40 HP por segundo

[Nível 2]: Duração 15s / Consome 3 SP por segundo / Recupera 80 HP por segundo

[Nível 3]: Duração 20s / Consome 4 SP por segundo / Recupera 120 HP por segundo

[Nível 4]: Duração 25s / Consome 5 SP por segundo / Recupera 240 HP por segundo

[Nível 5]: Duração 30s / Consome 6 SP por segundo / Recupera 360 HP por segundo

Comentário: Não vejo muita vantagem em elevar pontos aqui. Por estar funcionando apenas em modo PvP, não acho uma boa ideia a troca de SP por HP, sendo que HP se perde muito fácil tanto na guerra como nas arenas.

 

 Improviso

Pré-requisito: Poema de Nifflheim 1

Tipo: Ativa / Especial

Descrição: Invoca uma Habilidade aleatória de Mago ou Bruxo. Ignora qualquer catalisador requerido para a invocação.

[Nível 1]: Usa uma Habilidade Mágica nível 5 aleatória.

[Nível 2]: Usa uma Habilidade Mágica nível 6 aleatória.

[Nível 3]: Usa uma Habilidade Mágica nível 7 aleatória.

[Nível 4]: Usa uma Habilidade Mágica nível 8 aleatória.

[Nível 5]: Usa uma Habilidade Mágica nível 9 aleatória.

Comentário: Vale apenas no nível 1 para liberar Ode a Hela.

 

 Ode a Hela

Pré-requisito: Improviso

Tipo: Ativa / Suporte

Descrição: Aumenta o dano de das habilidades: Brandir Lança (Cavaleiros), Perfurar em Espiral (Lordes), Escudo Refletor (Templários), Escudo Bumerangue (Templários), Choque Rápido (Paladinos) e Escudo Compressor (Guardiões Reais). Porém, se o alvo não possuir uma destas habilidades, ele sofrerá redução na Esquiva e Velocidade de Ataque.

[Nível 1]: Esquiva - 5 / Velocidade de Ataque - 3%

[Nível 2]: Esquiva - 10 / Velocidade de Ataque - 6%

[Nível 3]: Esquiva - 15 / Velocidade de Ataque - 9%

[Nível 4]: Esquiva - 20 / Velocidade de Ataque - 12%

[Nível 5]: Esquiva - 25 / Velocidade de Ataque - 15%

Comentário: Importante para ajudar RK’s sem Ferus na WoE. Importante também no suporte de MvP. Gaste pontos aqui!

 

 Brado de Odin (Dueto)

Pré-requisito: Ruido Estridente 1

Tipo: Ativa / Dano / Dueto

Descrição: O usuário cria um eco incrivelmente alto que causa dano em todos os inimigos em seu alcance. Se você tiver mais Musas e Trovadores no seu grupo, o dano aumenta e o custo de SP é reduzido. Consome o SP de todos os Trovadores e Musas do seu grupo. Consome um Lozange.

[Nível 1]: Área de Efeito 5 x 5 / Poder de ataque 1000%

[Nível 2]: Área de Efeito 7 x 7 / Poder de ataque 1100%

[Nível 3]: Área de Efeito 7 x 7 / Poder de ataque 1200%

[Nível 4]: Área de Efeito 9 x 9 / Poder de ataque 1300%

[Nível 5]: Área de Efeito 9 x 9 / Poder de ataque 1400%

Comentário: Pouco relevante para as configurações atuais do bRO. Não vale a pena por depender de outros músicos para garantir êxito.

 

 Canção de Alfheim (Dueto)

Pré-requisito: Ritmo Contagiante 1, Balada Sinfônica 1 e Serenata ao Luar 1 (Musa); Harmonizar 1, Sinfonia dos Ventos 1 e Canção de Balder 1 (Trovador)

Tipo: Ativa / Suporte / Dueto

Descrição: Uma música que ajuda a circulação do mana, recuperando 10 de SP a cada 3 segundos para todos os membros do grupo. A quantidade recuperada aumenta se houverem mais Musas e Trovadores no grupo.

[Nível 1]: Duração 30s

[Nível 2]: Duração 60s

[Nível 3]: Duração 90s

[Nível 4]: Duração 120s

[Nível 5]: Duração 150s

Comentário: Não aconselho. A troca de musas 3rd anulam rápido o efeito. Aconselhado apenas para PvM.

 

 Dança com Lobos (Dueto)

Pré-requisito: Ritmo Contagiante 1, Balada Sinfônica 1 e Serenata ao Luar 1 (Musa); Harmonizar 1, Sinfonia dos Ventos 1 e Canção de Balder 1 (Trovador)

Tipo: Ativa / Suporte

Canta uma canção com o tempo acelerado, aumentando a velocidade de ataque sua e do grupo levemente, além de reduzir seu tempo de evocação. O efeito da Habilidade é melhorado se houverem mais Musas e Trovadores no grupo.

[Nível 1]: Duração 30s

[Nível 2]: Duração 60s

[Nível 3]: Duração 90s

[Nível 4]: Duração 120s

[Nível 5]: Duração 150s

Comentário: Um dueto que pode ajudar no suporte em grupo na guerra. É de gosto. Boa para ambas modalidades de artistas.

 

 Prelúdio do Ragnarök (Dueto)

Pré-requisito: Embalos de Sábado à Noite 3, Cântico da Iluminação 3

Tipo: Ativa / Dueto

Descrição: Cancela todas as músicas e efeitos de Dueto em uma circunferência em volta do alvo inimigo. A chance de sucesso é baseada na Int e Des do alvo, nível do alvo, Nível de Prelúdio do Ragnarök, assim como o nível da canção ou Habilidade de Dueto na área de efeito. A chance de sucesso aumenta se houverem mais Musas e Trovadores no grupo.

[Nível 1]: 5 x 5 área em volta do usuário

[Nível 2]: 7 x 7 área em volta do usuário

[Nível 3]: 7 x 7 área em volta do usuário

[Nível 4]: 9 x 9 área em volta do usuário

[Nível 5]: 9 x 9 área em volta do usuário

Comentário: Habilidade que não está surtindo efeito  nas configurações do bRO.

 

 Embalos de Sábado à Noite (Dueto)

Pré-requisito: Dança com Wargs 1

Tipo: Ativa / Dueto

Descrição: Coloca todos os alvos na tela em Frenesi. Em Frenesi você não recupera HP e SP, seu poder de ataque aumenta e sua defesa e esquiva caem consideravalmente. Adicionalmente você não pode usar Habilidades ou itens. Quando o efeito terminar, você é forçado a se sentar por 10 segundos. Se mais de 7 pessoas entrarem em Frenesi de uma vez, todos os jogadores afetados recebem 9999 de dano do Deus da Loucura.

[Nível 1]: A cada 3 segundos drena 2% HP e SP / Poder de ataque + 100 / Defesa - 20% / Esquiva - 50%

[Nível 2]: A cada 3 segundos drena 3% HP e SP / Poder de ataque + 200 / Defesa - 30% / Esquiva - 60%

[Nível 3]: A cada 3 segundos drena 4% HP e SP / Poder de ataque + 300 / Defesa - 40% / Esquiva - 70%

[Nível 4]: A cada 3 segundos drena 5% HP e SP / Poder de ataque + 400 / Defesa - 50% / Esquiva - 80%

[Nível 5]: A cada 3 segundos drena 6% HP e SP / Poder de ataque + 500 / Defesa - 60% / Esquiva - 90%

Comentário: Dueto bem interessante, mas não está funcionando 100%. Mesmo assim acho valido gastar pontos aqui. O efeito de frenesi não está se realizando, mas os personagens que sofrerem com o efeito serão impossibilitados de potar qualquer item. É uma boa gastar pontos aqui mesmo estando bugada. Tomar cuidado ao usa-la pois pode atingir aliados.

 

 Orvalho de Idun (Dueto)

Pré-requisito: Ritmo Contagiante 1, Balada Sinfônica 1 e Serenata ao Luar 1 (Musa); Harmonizar 1, Sinfonia dos Ventos 1 e Canção de Balder 1 (Trovador)

Tipo: Ativa / Suporte / Dueto

Descrição: Aumenta o HP Máximo dos Membros do grupo na tela. Não afeta nenhum personagem em Frenesi. A quantidade de HP ganha é aumentada imensamente conforme o número de Musas e Trovadores no grupo.

[Nível 1]: HP Máximo + 5% / Duração 20s

[Nível 2]: HP Máximo + 10% / Duração 30s

[Nível 3]: HP Máximo + 15% / Duração 40s

[Nível 4]: HP Máximo + 20% / Duração 50s

[Nível 5]: HP Máximo + 25% / Duração 60s

Comentário: Habilidade que vai de gosto de cada jogador. Minha sincera opinião, acho muito melhor as Maçãs de bardo por ser uma habilidade single e não perder o efeito rapidamente.

 

 Murmúrio Perene (Dueto)

Pré-requisito: Prelúdio do Ragnarök 1, Clamor de Batalha 1

Tipo: Ativa / Suporte / Dueto

Descrição: Faz todas as habilidades e magias em um alcance na sua volta serem ininterruptas. Em todo caso as Habilidades consomem 15% a mais de SP. Se houverem mais Musas e Trovadores no seu gurpo, a quantidade de SP a mais é diminuída.

[Nível 1]: Duração 20s

[Nível 2]: Duração 30s

[Nível 3]: Duração 40s

[Nível 4]: Duração 50s

[Nível 5]: Duração 60s

Comentário: Pouco eficiente. Não aconselho.

 

 Clamor de Batalha (Dueto)

Pré-requisito: Orvalho de Idun 1

Tipo: Ativa / Suporte / Dueto

Descrição: Aumenta Poder de Ataque Físico de todos os alvos à sua volta enquanto diminui seu Poder de Ataque Mágico. Se a Habilidade for sobreposta com Cântico da Iluminação, a última Habilidade ganha prioridade. O efeito aumenta conforme o número de  Musas e Trovadores no seu grupo.

[Nível 1]: Duração 20s

[Nível 2]: Duração 30s

[Nível 3]: Duração 40s

[Nível 4]: Duração 50s

[Nível 5]: Duração 60s

Comentário: Pouco eficiente. Não aconselho. Apenas para músicos e PvM, mas ainda sim duvidoso o sucesso da skill.

 

 Cântico da Iluminação (Dueto)

Pré-requisito: Canção de Alfheim 1

Tipo: Ativa / Suporte / Dueto

Descrição: Aumenta o Poder de Ataque Mágico de todos alvos ao redor do usuário, enquanto diminui seu Poder de Ataque Físico. Se a Habilidade for sobreposta com Clamor de Batalha, a última Habilidade ganha prioridade. O efeito aumenta conforme o número de Musas e Trovadores no seu grupo.

[Nível 1]: Duração 20s

[Nível 2]: Duração 30s

[Nível 3]: Duração 40s

[Nível 4]: Duração 50s

[Nível 5]: Duração 60s

Comentário: Pouco eficiente. Não aconselho. Apenas para músicos e PvM, mas ainda sim duvidoso o sucesso da skill.

 

 

 

 

 

Builds:2vcgl6u.jpg

 

 

Aqui, vou dar modelos de build. Não necessariamente elas estão “corretas” e sim direcionadas. Build é muito pessoal. Espero ajudar ^^.

 

 

Full WoE

For: 1~10

Agi: 50~60

Vit: 100~115

Int: 90~100

Des: 100

Sor: 50~60

 

 

Hibrida

For: 1~10

Agi: 80~100

Vit: 100

Int: 90~100

Des: 100

Sor: 1~60

 

 

PvM

For: 1~10

Agi: 100

Vit: 100

Int: 80~90

Des: 100~110

Sor:1

 

 

 

 

Equipamentos:vn00hl.jpg

 

 

Chapéu:

 Chifre Místicos de Bafomé

Laço de Noiva

 Tiara de Pluma [1]

 Benção de Asgard [1]

Boina Alada

 Chapéu de Rideword [1] (para up)

 

 

Meio:

 Olhos Biônicos

Orelhas de Elfo [1]

Mascara Esquisita[1]

Mascara Esquisita

Rubor de Batalha

Candura de Shiva,Orelhas de Ourobolos,Óculos Escuros de Vesquer 

 

 

Baixo

 Mascara Colorida

Mascara do Exterminador

 Mascara do Fugitivo

 Adaga do Pirata

 

 

Armadura

 Armadura das Valquíria [1] 

Couraça de Fogo[1]

 Couraça de Boitatá [1]

Paletó Evoluído [1]

 

 

Escudo

Escudo das Valquíria [1]

 Escudo Redondo [1]

Escudo Celestial [1]

Escudo de Bradium [1] 

Broquel Evoluído [1]

 

 

Capa

Pedaço de Pele do Guardião [1]

 Manteau de Diabolus [1]

 Cachecol de Lã [1]

Manto das Valquírias [1] 

Toalha de Praia [1]

 

 

Sapato

Sapatos Divergentes

Bota de Diabolus [1] Sapatos da Maré [1]

Sapatos da Maré [1]

 

 

Armas

 

 

Musas:

Chicote da Rainha

Chicote da Rainha [2]

Chicote da Raiz [1]

Chicote do Desequilíbrio [3]

   Cordel [4]

 Serpente de Batalha A

 Serpente de Batalha B

 

 

Trovadores:

Alaúde Oriental

Alaúde Oriental [2]

Contra Baixo [1]

Flauta da Raiz [1]

 Guitarra de Batalha A

 Guitarra de Batalha B

Guitarra Frenética

Guitarra Gloriosa

 Violino [4]

 

 

Arcos:

Arco Composto [4]

 Arco do Menestrel

 Arco do Vendaval

Arco Elfico

Arco Glacial

Arco Incendiario

 Arco Mistico

 Arco Asa do Dragão

Arco de Orc

 

 

Acessórios

Presilha Aprimorada [1]

Anel Glorioso

Luva de Orleans [1]

Núcleo de Vesper 1, 3 e 4

 Luva [1]

Presilha [1]

 

 

 

 

Cartas2yn42f4.jpg

 

 

Chapéu

Kiel

Faraó

Gemini-S58

Isilla

Kathryne Keyron

Maya Macho

Meio

Kiel

Faraó

Gemini-S58

Isilla

Kathryne Keyron

Maya Macho

Vestimenta

Tao Gunka

Hatii

Ghostring

Remover

Peco Peco

Armas

Fabre

Golem

Hidra

Esqueleto Operário

Escudos

Sapo de Thara

Alice

Petite Voador

Executor

Guerreiro Orc

Khalitzburg

Penomena

Mysteltainn

Tirfing

Besouro-Chifre

Capas

Raydric

Filhote de Orc

Nuvem Tóxica

Deviling

Sapatos

Ferus Verde

Acidus Dourado

Matyr

Verit

Eddga

Egnigem Cenia MvP

Soldado Atirador

Acessórios

Fen

Carta Esporo

Carta Crocodilo

Osíris

Zerom

Fumaçento

Errende Ebecee

 

 

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•Guia de Up simplificado

 

 

 

100 ~ 110 – Magma Dun / Fábrica de Robôs

110 ~ 117 – Juperos / Templo de Rachel

117 ~ 125 – Lago do Abismo 2º nível (usar água amaldioçoada)

125 ~ 135 – Lago do Abismo 3º nível (se for usar água amaldiçoada, tomar cuidado com Hidrolancers).

135 ~ 150 – Laboratório 2º nível

Sombra de Niddhog – Qualquer nível.

120 ~ 150 – Golens de Bradium

 

 

 

 

• Árvore de Habilidades (modelos apenas)

 

 

Lembrando que aqui são apenas modelos que são totalmente variantes.

 

- Musas

 

• WoE (sobra 1 ponto)

• Híbridas

• PvM

 

- Trovadores

 

• WoE

• Híbridos

• PvM

 

 

 

 

 

Vídeos2iapzk7.jpg

 

 

Trovador WoE por Y.Malmsteen

 

 

• Vídeo 1

 

• Vídeo 2

• Vídeo 3 (Vídeo destaque )

 

 

Comentários: Esses vídeos são ótimos modelos de manuseio do Trovador numa Guerra do Emperium. Se vocês forem perceber, ele consegue conciliar o papel de suporte e, ao mesmo tempo, de desbuffer com a “Melodia de Morfeu”. Quando um aliado fica com o status de sono, percebam que ele usa “Sinfonia dos Ventos” para acordar o pessoal do grupo. Não se esqueçam de que isso serve apenas para membros do grupo. Se quiser obter um resultado geral para tirar do sono, use Canto da Sereia. O “Poema de Bragi” e o “Poema de Niflheim”  foram muito bem trabalhados nos  GvG’s.

 

 

 

 

Musa WoE por Djs Masters

 

 

• Vídeo 1

• Vídeo 2

 

 

Comentários:

Aqui, temos uns vídeos de WoE de musa que quase estão no ponto. O jogador conseguiu aproveitar bem a situações que recebeu o “Espirito do Artista” e trabalhou bem a habilidade “Destino das Cartas”. Um problema que é possível perceber nos vídeos é a utilização da “Melodia de Morfeu” às vezes muito em cima de aliados, o que pode comprometer o desempenho dos outros jogadores. Tomem cuidado com essa skill! A Musa do vídeo também poderia ter trabalhado mais a dança “Não me Abandones” em cima dos adversários e, também, o “Poema de Niflheim” para prender os inimigos. A utilização da “Dança da Cigana” foi satisfatória por conta do jogador se voltar mais para o campo “desbuffer”, logo trabalhou tanto na habilidade, não porque não quis, mas por estar em uma funcionalidade diferente.

 

 

Vídeos Musa WoE - iRO• Vídeo 1• Vídeo 2• Vídeo 3

Videocast: Musa de Suporte

• Vídeo

 

 

Musa: PvP de Ressonância

• Vídeo

Comentário: Apesar do dano satisfatório, não se esqueçam de que o nível dos oponentes com quem a Ressonância surtiu efeito eram bem menores que a musa 150.

 

 

Musa: Mudança de Classe parte 1

• Vídeo

 

 

Musa: Mudança de Classe parte 2

• Vídeo

 

 

Trovador: Nidhogg e RK

• Vídeo

 

 

Trovador: Up Lago do Abismo

Comentário: Não se esqueçam da Água Amaldiçoada!

• Vídeo

 

 

Trovador: Testes com Cavaleiro Rúnico parte 1

• Vídeo

 

 

Trovador: Testes com Cavaleiro Rúnico parte 2

• Vídeo

 

 

Trovador: Testes com Cavaleiro Rúnico parte 3

• Vídeo

 

 

 

 

 

 

Considerações Finais

 

 

Gostaria de agradecer a todos os players de Musas e Trovadores porque, sem vocês, eu não teria dado essa guinada! Agradecer ao Necrópole, Ragnatales e o próprio site da LUG por fornecerem informações bases para a construção do guia. E por fim, dedicar aos meus amigos que me suportam todos os dias!Qualquer erro/complemento eu edito aqui!

                                                      34nhddt.jpg         Tanee Shion

 

 

 

 

 

 

Datas de Atualização:

18/05/2012 - Adição de opções de up.

09/06/2012 - Adição de Modelos de Árvores de Habilidades.15/07/2012 - Adição de 3 vídeos de Musa em WoE no modo iRO.

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Agradeço os elogios!! =D Não foi facil fazer... mesmo porque essa foi minha 3ª tentativa de postagem por erros aqui no computador de formatação. Maior trabalhão! Mas está aí ^^ Ajeitarei algumas coisas mais pra frente no guia. =)

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Hum... muito legal. Dou os parabéns pela paciência por juntar modelos de builds, dados de habilidades e comentários, videos sobre prática e equipamentos. Mas... só acrescentando algumas coisas.Falta algumas opções para mapas de treino.

100 ~ 110 –

Magma Dun

 

110 ~ 117 –

Juperos

 

117 ~ 125 –

Lago do Abismo 2º nível (usar água amaldioçoada)

 

125 ~ 135 –

Lago do Abismo 3º nível (se for usar água amaldiçoada, tomar cuidado com

Hidrolancers).

 

135 ~ 150 –

Laboratório 2º nível

100 ~ 110 - Pode tentar Fábrica de Robôs também.110 ~ 120 - Pode tentar o Templo de Rachel.E no LVL 120 já pode treinar matando Golems de Bradium. E ir até o LVL 150.Claro... considerando o treino solo.Por enquanto é o que tenho a comentar. E... quer que eu inclua no tópico que centraliza informações?

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Agradeço! ^^ Então, sobre o guia de up.. como eu mesmo chamei é "simplificado". De fato há outras maneiras e lugares de se upar. Mas agradeço o adendo, irei editar logo. Assim o up não fica monocromático... todo mundo upando nos mesmos locais hahaQuanto ao tópico de centralização de informações, por mim não tem problema. =)
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 Fixado,Cada vez que vejo essas coisas de trovador me lembro do meus tempos pré renew :/,Aguardo ancioso os ''nerfs'' para poder upar mais facilmente com meu trovador atráves do Temporal com élfico *-*

Não abandone seu Trovador não!! haha xD 

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Eu acho que vale a pena elevar Domínio Musical até o nv 10 sim . . .
Olá Moon_AnaEntão, eu digo para elevarem até o 5 porque não compensa o gasto de 5 pontos de skills que poderiam ser distribuídas em outras habilidades para aumentar somente 150 de SP a mais ^^.
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Eu acho que vale a pena elevar Domínio Musical até o nv 10 sim . . .
Olá Moon_AnaEntão, eu digo para elevarem até o 5 porque não compensa o gasto de 5 pontos de skills que poderiam ser distribuídas em outras habilidades para aumentar somente 150 de SP a mais ^^.

Embora... eu penso que é relativo. No meu caso, grande parte do suporte das musas é mais... "público" do que pra ela mesma. Logo, grande parte das habilidades não ficam sendo tão úteis. O que tem pontos de sobra para colocar em Domínio Musical.

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Eu acho que vale a pena elevar Domínio Musical até o nv 10 sim . . .
Olá Moon_AnaEntão, eu digo para elevarem até o 5 porque não compensa o gasto de 5 pontos de skills que poderiam ser distribuídas em outras habilidades para aumentar somente 150 de SP a mais ^^.

Embora... eu penso que é relativo. No meu caso, grande parte do suporte das musas é mais... "público" do que pra ela mesma. Logo, grande parte das habilidades não ficam sendo tão úteis. O que tem pontos de sobra para colocar em Domínio Musical.

Há a opção de, no caso de uma musa bem voltada pra suporte e não desbuff, elevar as 3 danças indivíduais no máximo, investir pontos em Requien e Sibilo de Eir. Aí, se caso houver contato com algum amigo trovador, elevar duetos que sejam interessantes para ambos.
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Há a opção de, no caso de uma musa bem voltada pra suporte e não desbuff, elevar as 3 danças indivíduais no máximo, investir pontos em Requien e Sibilo de Eir. Aí, se caso houver contato com algum amigo trovador, elevar duetos que sejam interessantes para ambos.
rlgety.gifCompreendo.Mas também vai da pessoa decidir qual será útil. Ao meu ver, Balada Sinfônica e Ritmo Contagiante tem lá a sua utilidade. Só que a outra que aumenta ataque mágico (Serenato ao Luar creio eu) só será útil se tiver algum amigo que use ataque mágico. Ou nela mesma se a build for volta pra isso. E o que complica é o fato das músicas não se misturarem...Já dueto é outra história. Primeiro, o indivíduo teria que, pelo menos, ter... algum amigo... (Sim, isso é inusitante ao meu ver...) :|
Vocês concordam em substituir Anel de Maça Verde por algum outro até o mesmo perder os efeitos dos atributos?Ou é recomendado upar com ele até chegar ao fim do bônus?
Chegando aos +2 de atributos por aí já dá pra trocar por outro.

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Um outro lugar de up pode ser o segundo andar do calabouço das scarabas em el discates (level 130~150), porém somente com pergaminhos de endows de fogo ou em efeito da habilidade "encantar com chama" de algum sábio, em 2 temporais você mata o mob facilmente e é uma segunda opção para quem nao tem equipamentos em condições de aguentar mobs do segundo andar do laboratório e deseja ter uma exp adequada ao level, sobre os golens de bradium até o nível 150 pelo que eu sei a partir do 148 se toma penalidade de exp no mapa, o que nao torna tao eficiente o treino la, espero ter ajudado, abraços.

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Moça, explico como Musa/Trovador upa em Nidd??

Que eu saiba a xp sempre é nerfada quando a intenção é dar "leech" em mvp....

Ali pode ser uma saída pra pegar exp parcial em leech, apesar de eu nunca ter feito isso. Eu sempre preferi o up de musicos na mão mesmo, sem ser leech. Mas há quem prefira de outros modos. =)
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