Ir para conteúdo

[Artes] Concurso de Ilustrações das Fanfics !!


JunkHead

Posts Recomendados

me parece apenas resmungos de perdedores.

Tenho orgulho de dizer que a arte que vai ilustrar minha fic é a melhor dentre todas as vencedores. Quanto à da outra história, talvez o fato de terem desenhado o personagem feminino em roupas de determinada classe tenha mesmo sido determinante para a escolha (senão o Ethor estaria lá), mas paciência, era um risco que todos já estavam cientes desde o início e, de certa forma, alguns já prontos parar reclamar aqui no final.

 

Sério, nem é isso.

Agora pensando, me arrependo de ter postado, porque sabia que alguém ia falar algo assim.

Quanto a escolha de autores, acho sim que deveriam ter peso 2, porque afinal, são os criadores da história. Mas o que quero dizer é que na seleção, as informações deveriam ter sido mais claras, e sei lá, poderia haver um comprometimento maior da empresa com essa parte, entende. Não é a parte do julgamento em si, só a maneira como essas coisas chegam à comunidade. Só ver como o assunto é tratado em outros servidores.

Enfim, mas se acha que é só um mimimi, fazer o que.

Só postei porque acho que se a empresa mudar um pouco a postura, seria legal.

 

Vou ficar só nos meus desenhos das comissions que é melhor  ^-^

Talvez eu nem tenha condições pra falar qualquer coisa, afinal, meus fanarts não são bons :D

Se alguém levou como meus comentários como maldosos, invejosos, agressivos, etc, sorry sorry, não foi dirigido a ninguém em especial. Talvez só à LU!, mas ela provavelmente não vai ligar...=_=

Já que obviamente essa discussão não chegará a lugar nenhum, eu to de boa, deixa pra lá essa coisa toda ~

 

Link para o comentário
Share on other sites

  • Replies 107
  • Created
  • Última resposta

Top Posters In This Topic

Popular Days

Top Posters In This Topic

Qualquer "seleção", feita pela LUG ou pelo autor, implica na escolha de um trabalho em detrimento de todos os outros. Os critérios utilizados pelo autor da obra ou pela desenvolvedora são os mesmos. (...)Sugerir que houve favoritismos ou escolhas tendenciosas por parte dos autores é muito fácil quando não se tem coragem de dizer o mesmo sobre a LUG. E me parece apenas resmungos de perdedores.(...)
Moço, corrija-me se eu interpretei de forma abrupta mas ... sua mensagem está carregada de ódio e/ou revolta ... O que é isso?! Sem estresse, pessoal !!

Nós, desenhistas em Fanarts, recebemos você super bem aqui no tópico e ficamos super felizes com a sua iniciativa em auxiliar na composição da ilustração baseada no seu roteiro. Até agora, ninguém ofendeu ninguém porque perguntar não ofende, não é mesmo? :)Questionei o método de avaliação sim porque faz toda a diferença !! Alguém que não tenha conhecimentos técnicos suficientes pode avaliar como "O Melhor" uma ilustração desenhada com um personagem com um cabeção do tamanho da cabeça da Rainha de Copas do filme do Tim Burton e ainda bater palmas achando que está abafando ... mas avaliando tecnicamente várias ilustrações ali estavam aquém de serem publicadas em mídia impressa.É por isso que existe editor para mediar este tipo de negociação: roteirista e desenhista !! O editor é quem avalia todo o processo criativo desde o texto até a arte final das ilustrações. Se algo não ficar bom, tem que voltar para a prancheta e começar tudo de novo.

O melhor desenho para um roteirista nem sempre vai ser o melhor para a vendagem da mídia impressa no final. E nem sempre vai ser o melhor em termos de técnica artística.Vou exemplificar o meu ponto de vista, só peço para que leiam e respeitem a opinião aqui discutida. Se for para inflamar os ânimos, infelizmente vamos encerrar o tópico.

Temos uma seleção de artes finalistas para uma vaga de ilustrador:Arte 1 - Arte muito boa. Traçado eclético, boas cores porém alguns erros básicos de anatomia e perspectiva.

Arte 2 - Arte excelente. Traçado eclético, boas cores, boa composição de forma a não puxar nem para o estilo americano e nem para o estilo mangá.

Arte 3 - Arte excelente, muito "fodástica", cores sensacionais, composição de se "encher os olhos", praticamente um trabalho profissional no estilo mangá.Critério de avaliação do roteirista: A arte 1 é a melhor porque "eu gostei deste traçado, curto este artista e não gosto de estilo mangá porque mangá é um "lindo arco-íris"."É isto, aqui houve uma seleção por favoritismo porque algum dos jurados não curte o traçado da arte 3 que deveria ser a campeã.Enfim, não vi a necessidade de questionar aos roteiristas qual deveria ser a "melhor" arte porque de qualquer forma, em uma seleção de arte, a melhor arte irá ganhar, independente do roteirista curtir um comics, mangá ou preferir uma ilustração mais realista.

Ou então, ter evitado a realização deste concurso questionando previamente aos roteiristas que trouxesse a sua própria seleção de artes para que ficasse mais autêntico os trabalhos, até chegar na melhor parceria.Roteiristas e desenhistas tem que serem parceiros. Criticar os outros artistas porque questionamos a qualidade das artes selecionadas é uma forma vazia de argumento e inflamar o debate.

Vi em outros tópicos, em vários concursos anteriores, os desenhistas sempre debatendo sobre a qualidade da seleção das artes e ainda assim vem pessoas com palavras rudes tais como "perdedores", "invejosos", "haters", "faz melhor" ... não é assim que uma discussão saudável deve ser. Exponham seus pontos de vista de forma inteligente sem ofender as pessoas e as convença com argumentos bem fundados.Colocamos em debate aqui o método de seleção e é muito simples de responder: sim ou não !!

Sim, a opinião dos roteiristas influenciaram na escolha das artes; ou não, não teve nada haver, ou ainda não sei dizer !! Tão mais polido ...

Estamos aqui para ajudar !! :)

Ou ainda, em termos técnicos de arte: o fato de não terem colocado nas regras as dimensões das artes desclassificou algumas entradas? O fato de não sabermos a ficha técnicas dos personagens desclassificou algumas artes?

Inclusive, defendi a posição dos roteiristas em poderem escolher as artes que ilustrem as suas criações. Realmente, não vi a necessidade de um concurso global. Tanto que vários dos roteiros vão ser ilustrados por artwork oficial que não tem nada a ver com os seus conteúdos. Compreende?É a mesma coisa em escolher um fanart feito pelo Hiro Mashima (Fairy Tale) ou pela Matsuri Hino (Vampire Knight), qual vocês preferem? Ambos os traçados são de forma indiscutivelmente perfeitos, técnicas de arte perfeitas, proporções corporais, perspectivas, enquadramento, alinhamento ... tudo maravilhoso !! Mas Hiro Mashima vai ganhar em disparado porque é um traçado mais voltado para os rapazes jovens adolescentes e tem maiores chances de ter uma boa vendagem nas livrarias por agradar a "massa".Eu questiono a moderação o tempo todo em favor dos artistas, denunciando artes roubadas, questionando premiações não entregues, colaborando para conteúdos mais profissionais. Comprou a Revista DVD do mês de Dezembro? Não? Então, vá lá na banca e invista R$ 12,90 nesta revista. Ou ainda peça emprestado a um amigo que comprou. Você vai encontrar um calendário feito por uma equipe de artistas que coordenei durante mais de 3 meses, sempre preocupada com um resultado profissional. São todas artes lindas, bem elaboradas e de se encher os olhos que farão valer a pena o gasto do dinheiro.

Agora, vamos ter que folhear um "book" com uma ilustração de um cabeção a la Rainha de Copas e ainda achar bonito. (risos)Se tiver que conformar com este tipo de resultado em uma seleção incontestável como esta, também me resguardarei apenas em meus projetos pessoais e deixar os concursos para estas "artes lindas". Longe de mim achar que sou a melhor desenhista mas depois de anos desenhando e praticando sempre, coordenando projetos, fanzines e etc, acredito saber o que e onde está ruim e bom em termos técnicos.Abraço, pessoal !! Por favor, sem flood e flame !! ;)

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Moço, corrija-me se eu interpretei de forma abrupta mas ... sua mensagem está carregada de ódio e/ou revolta ... O que é isso?! Sem estresse, pessoal !!

Acho que o Kari deve ter se expressado mal, mas foi tudo um mal entendido por causa do comentário do(ou da? parece ser garota mas a foto do avatar...sei la O.O')Yuukorin,nada de mais e eles já se esclareceram^^ . Mas é isso mesmo pessoal, discussão saudável por favor ^^Não acho que houve favoritismo,sei lá .-.  achei por exemplo, as artes de Grand Chase, e de Lunia, simplesmente maravilhosas,e foram bem merecidas, realmente adorei principalmente a de Lunia, simples e atraente.A de Combat Arms.....ainda não entendo como....deixa-me quieto -.-'A da primeira historia do Rag, não posso falar nada, sou suspeito *---*A da segunda história, ae sim,eu realmente,só acho que ela foi escolhida pelos detalhes da roupa da garota,que foi um assunto muito "moído" aqui no tópico, pois a qualidade técnica de outros fanarts apresentados aqui nesse tópico foram mostradas de um nível bem superior e acho que até um cego teria percebido isso(novamente,nao é desmerecendo o vencedor,afinal é apenas opiniao pessoal). Tudo é relacionado á gosto, e mesmo que um conjunto de artistas profissionais,ou um júri profissional em arte fosse o encarregado de escolher as obras vencedoras,cada um dos jurados iria escolher aquilo que lhe é mais interessante. Se fosse por votação livre, seria ainda mais marcante a situação de gosto pois o público só escolhe o que é mais atraente pra si(como a situação dos traços dos mestres Hiro e Matsuri que vc discutiu). Tudo é gosto, e imparcialidade é impossível de ser achada (minha opinião).

Link para o comentário
Share on other sites

Acho que o Kari deve ter se expressado mal, mas foi tudo um mal entendido por causa do comentário do(ou da? parece ser garota mas a foto do avatar...sei la O.O')Yuukorin,nada de mais e eles já se esclareceram^^ . Mas é isso mesmo pessoal, discussão saudável por favor ^^
 

Sou garota sim ^^

E por favor, Kari-san, se você tiver usado meu post para basear sua resposta, risque o último parágrafo que eu tinha quotado. Eu nem tava questionando a parte dos autores (Se você ler a resposta logo em seguida dá pra perceber) e sim destacando as sugestões que a Sakuragi-san tava dando, de expor as artes, comissão, etc. Enfim, não acho que precisava de tanta agressividade, fiquei com medo aqui, uashduahua :I

Bom o que o Erick falou tem sentido ne. Mas tem uma coisa, se há uma preferência por desenhos de determinado estilo, isso também poderia vir escrito, para as pessoas que não sabem desenhar daquele jeito nem perderem tempo. Sei lá, só uma sugestão. Mas nem vai mudar nada mesmo, com relação ao funcionamento de concursos futuros ne. O negócio é deixar para trás, essa coisa toda, antes que a gente é que fique pagando de "revoltados master". Não era pra ter feito essa tempestade toda, acho que foi só comentário de gente que queria ajudar a melhorar os próximos concursos. Mas deixa pra lá, sério XD

 

 

Link para o comentário
Share on other sites

Aaaa é garota,rsrs,eu sabia "indignadA" etc,.-.Deixa isso pra lá, eu tambem teria me chateado se estivesse no lugar do pessoal, nao julguem o Kari, ele deu a opinião dele, e eu nem sei pra quem foi direcionado,acho que pra todos nós,mas eu o aplaudo por ter se pronunciado aqui no fórum nos primordios do concurso tentando ajudar a nós quando estavámos nos corroendo de dúvidas em relação á primeira história(a que possuia o teaser mais vago de todas as fics)Isso ajudou muito a estimular a nossa criatividade, se o segundo autor também tivesse se pronunciado, muitos dos problemas que tivemos teriam sido solucionados.De qualquer forma, todo mundo tem que se orgulhar de seus trabalhos pois não ficaram devendo em nada, em relação á qualidade, foram lindas obras superiores mil vezes mais á meus fanarts e só nao ganharam por falta de oportunidade ou sorte(por causa da parada da roupa lá '-' ) Eu só digo, se orgulhem de sua arte, e vamos nos dedicar 2x mais para o próximo concurso, pois antes de usar o fórum eu nao fazia idéia que existia tanta gente talentosa jogando Rag *-*

Link para o comentário
Share on other sites

veio.. ~~~~~~~~(to com uma ressaca de 2x fud!da!...............)@_@

quando vi os selecionados, falei; "iiii mais um pro saco...xD "   (depois do poring de moskovia eu larguei mão)mas como já disseram... seria legal se os concursos tivessem mais transparencia...

Mas no jRO, a gente vê (Até pelo próprio site,

que divulga as artes recebidas) que a escolha é feita levando em

consideração vários aspesctos.

divulgação de todas as entradas no concurso
descrição do motivo da seleção da arte vencedora
formação de júri feito exclusivamente por desenhistas (com divulgação dos nomes dos participantes do júri

/semsacopradigitar..(nunk tenho  saco...)

Link para o comentário
Share on other sites

Desculpem-me a forma como me expressei. Senti-me um pouco chateado quando a Makoto sugeriu que houvesse favoritismo ou "bairrismo" na decisão dos autores.

Eu entendo que os artistas queiram um julgamento mais claro e satisfatório, mas não adianta colocar a culpa nos autores, como se nossa opinião fosse descartável. A análise técnica existiu. Tanto que nem todas as obras inscritas chegaram até nós. Uma equipe da LUG peneirou os trabalhos antes de nos enviarem para que nós pudéssemos votar (votar, não decidir). Se os trabalhos passaram por essa peneira, subentende-se que estavam dentro dos quesitos técnicos que a empresa julgava de qualidade suficiente para entrarem no pocketbook. A opinião dos autores foi meramente artística. Não nos cabia, certamente, analisar aspectos como composição e perspectiva, mas também vale considerar que, como criadores de um produto estético literário, também os autores possuem alguma sensibilidade artistica para averiguar o "belo" e a proximidade sensitiva que pudesse haver entre a ilustraçao e seu trabalho escrito. E creio que só mesmo isso nos coube. Uma opinião, não uma decisão.Entendo que as ilustrações devam ser julgadas por desenhistas, mas discordo que, numa situação como esta (de ilustrar o trabalho de outro criador), o julgamento deva ser feito APENAS por desenhistas. Uma cabeça gigante feito a do Tim Burton pode ser uma desproporção grotesta para alguém que está interessado apenas na técnica, mas um artista pode reverenciar a beleza da esdrúxulo e enxergar aspectos atraentes na desproporção (o que não é o caso aqui, eu sei - apenas exemplificando).

Não pretendo ser agressivo, desculpem-me novamento se pareço. Eu juro que entendo que o resultado do concurso seria mais satisfatório se seu julgamento fosse feito de forma aberta à comunidade. Só espero que entendam que, bem como cada um aqui está disposto a defender seu trabalho e passou horas dedicado àquilo, também o autor que será publicado passou horas escrevendo e queimando os neurônios para criar uma história atraente e seria demasiado decepcionante caso um desenho totalmente desligado do contexto da sua criação fosse escolhido para ilustrar sua obra apenas por conter aspectos técnicos perfeitos. Arte é, antes de técnica, sensibilidade.

Link para o comentário
Share on other sites

 A análise técnica existiu. Tanto que nem todas as obras inscritas chegaram até nós. Uma equipe da LUG peneirou os trabalhos antes de nos enviarem para que nós pudéssemos votar (votar, não decidir). Se os trabalhos passaram por essa peneira, subentende-se que estavam dentro dos quesitos técnicos que a empresa julgava de qualidade suficiente para entrarem no pocketbook. 
Obrigada por nos dar este retorno mais uma vez, Kari.Entendo perfeitamente a sua bronca defendendo a sua posição como roteirista. Imaginei aqui que foi feito realmente uma "peneira" mas como somos apenas "telespectadores", não sabíamos onde, quando e como as entradas foram sendo descartadas ao longo da avaliação. A falta de transparência nos quesitos de avaliação supondo-se somente e tão somente as divulgadas (Originalidade, Criatividade, Adaptação ao Tema e Qualidade) nos deixam cheio de dúvidas pois algumas das artes não comtemplam todas as opções. E por este motivo, também ficamos todos na bronca. E não ficamos aborrecidos "porque não fui escolhido, OMG bando di noob pôneis malditos!11!!!" mas sim porque analisamos os fatos como artistas. Dois quesitos, em nossa opinião também, deviam ser avaliados em primeiro lugar: Originalidade e Qualidade.Não comecei a desenhar "ontem" ... por isto eu compartilho com todos as experiências que já vivi neste ramo. Eu, por exemplo (perdoem-me começar com uma desventura minha), já tive um quadrinho rejeitado em uma seleção porque o editor da revista buscava um traçado mais "shonen" ao estilo Tite Kubo/Hiro Mashima/Akira Toriyama.

Um amigo meu já teve suas ilustrações rejeitadas em um livro infantil por um editor porque o seu traçado é mangá e o homem não curtia mangá. Dizia que só publicava livros ilustrados com desenhos de traçado mais "tradicional". 

Em uma palestra proferida pela artista Érica Awano no Animecon 2010, desenhista do quadrinho Holy Avenger, a própria artista admitiu ter que alterar o traço várias vezes para se manter no mercado e atender ao gosto do cliente. Coisas deste tipo ...Inclusive, repito: eu apoio o método onde o próprio autor de seu roteiro busque a parceria com desenhista que julgar o traçado mais autêntico com seu estilo de escrita. Eu canso de ver estes acontecimentos o tempo todo no portal onde tenho minha galeria online, o deviantART. Diariamente são escolhidas e divulgadas em espaço privilegiado várias artes de diversas categorias. Supõem-se que deveriam ser as mais primorosas do dia. Mas nem sempre são ... '-' Mas como gosto cada um tem um, "cai como uma luva" a idéia que você colocou para nós onde o avaliador viu algo de especial naquele trabalho por mais esdrúxulo que ele seja. Uma questão de sensibilidade. Mas também acredito que a partir do momento que se torna pública uma seleção de artes, seja ela de qualquer categoria, deveria existir transparência e imparcialidade. Senão não faz nenhum sentido a realização de um concurso público ...

Mais uma vez obrigada, Kari, por vir até aqui e auxiliar os desenhistas. Não sei dizer sobre as outras comunidades mas você foi o único com esta iniciativa de parceria roteirista-desenhista. Estamos todos muito gratos mesmo^^

Pense em uma possibilidade futura em firmar uma parceria para transformar seus roteiros em quadrinhos. Seria muito interessante^^Pessoal, acredito que já expressamos as nossas opiniões. Agradeço a todos que participaram e deixo mais uma vez meus sinceros parabéns a todos que se dedicaram em fazer uma ilustração e gastaram várias horas compondo, finalizando, colorindo ... enfim, todos estão espetaculares !! Alguns artistas não conseguiram finalizar seus trabalhos a tempo, mas não fiquem tristes. Continuem firmes e praticando sempre !! Não desanimem nunca^^Abraços,

Makoto

[sIGPIC][/sIGPIC]

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...