Ir para conteúdo

Projeto Venus


Flaner

Posts Recomendados

Particularmente vejo o Projeto Venus como uma Utopia, mas quero compartilhar as ideias. Se algum dia isso for implementado, sei que já vou ter morrido ^^. O que vou postar aqui é apenas uma visão geral sobre o projeto, quem se interessar pode buscar mais informações.

 

Você pode encontrar vários vídeos sobre o Projeto Venus aqui

Recomendo ainda os vídeos do Movimento Zeitgeist que é muito interessante, buscar no youtube.

Você pode ver o site neste link

 

O Projeto Venus é uma organização que propõe um plano factível de ação para a mudança social, um que trabalha por uma civilização global pacífica e sustentável. Ele delineia uma alternativa para lutar por uma situação na qual os direitos humanos não sejam mais proclamações no papel, mas um modo de vida.

 

Nós operamos de um centro de pesquisas de 21,5 acres [87.007,769 m²] localizado em Venus, Flórida.

 

Ao se considerar a enormidade de desafios que hoje confrontam a sociedade, pode-se seguramente concluir que há muito passou da hora de re-examinar os nossos valores, de avaliar e refletir sobre algumas das questões fundamentais e suposições que temos enquanto sociedade. Essa auto-análise questiona a própria natureza do que significa ser humano, o que significa ser membro de uma "civilização", e que escolhas podemos fazer hoje para assegurar um futuro próspero para todas as pessoas do planeta.

 

No presente momento, restou-nos pouquíssimas alternativas. As respostas de ontem já não são mais relevantes. Ou continuamos com nossos costumes sociais e hábitos de pensamento antiquados, sendo que nesse caso nosso futuro estará em perigo, ou podemos aplicar um conjunto mais apropriado de valores que são relevantes para uma sociedade emergente.

 

A experiência nos diz que o comportamento humano pode ser modificado, tanto para uma atividade construtiva como para uma destrutiva. É disso que o Projeto Venus se trata -- direcionar nossa tecnologia e recursos à realidade, para o benefício máximo das pessoas e do planeta, e buscando novas maneiras de pensar e viver que enfatizem e celebrem o vasto potencial do espírito humano. Nós temos à mão as ferramentas para projetar -- e construir -- um futuro digno do potencial humano. O Projeto Venus apresenta uma direção nova e arrojada para a humanidade, que requer nada menos que o reprojetamento de nossa cultura. O que se segue não é uma tentativa de predizer o que será feito -- apenas o que poderá ser feito. A responsabilidade por nosso futuro está em nossas mãos, e depende das decisões que tomamos hoje. O maior dos recursos disponíveis hoje é a nossa própria engenhosidade.

 

Embora reformistas sociais e especialistas formulem estratégias que tratam somente os sintomas superficiais, sem tocar a operação social básica, o Projeto Venus aborda esses problemas de forma um tanto diferente. Sentimos que não podemos eliminar esses problemas dentro da estrutura da atual instituição política e monetária. Levaria muitos anos para atingir qualquer mudança significativa. E ela muito provavelmente seria diluída e dizimada até tal ponto que se tornaria indistinguível.

 

O Projeto Venus advoga uma visão alternativa para uma nova civilização mundial sustentável, diferente de qualquer sistema social que já existiu. Apesar dessa descrição estar bastante condensada, ele é baseado em anos de estudo e pesquisas experimentais realizados por várias e várias pessoas de várias disciplinas científicas.

 

O Projeto Venus propõe uma abordagem novinha em folha -- uma que é dedicada à preocupação humana e ambiental. É uma visão atingível de um futuro radiante e melhor, um apropriado para a época em que vivemos, e tanto prático como factível para um futuro positivo para as pessoas de todo o mundo.

 

O Projeto Venus clama por uma abordagem direta para o reprojetamento de uma cultura, na qual as velhas imperfeições da guerra, pobreza, fome, dívida, degradação ambiental e sofrimento humano desnecessário são vistas não só como evitáveis, mas também como totalmente inaceitáveis.

 

Uma das premissas básicas do Projeto Venus é a de que nós trabalhamos para que todos os recursos da Terra sejam patrimônio comum de todas as pessoas do planeta. Qualquer coisa menos que isso irá simplesmente resultar numa continuação do mesmo catálogo de problemas inerente ao sistema vigente.

 

Ao longo da história, a mudança tem sido lenta. Grupos sucessivo de líderes incompetentes substituíram aqueles que os precederam, mas os problemas sociais e econômicos fundamentais permanecem, porque os sistemas de valores básicos continuam inalterados. Os problemas com os quais estamos defrontados hoje não podem ser resolvidos politica ou financeiramente, pois são altamente técnicos por natureza. Talvez não haja nem sequer dinheiro disponível o suficiente para pagar pelas mudanças necessárias, mas há recursos de sobra. É por isso que o Projeto Venus advoga a transição de uma sociedade com base monetária à eventual realização de uma economia global baseada em recursos.

 

Nós entendemos que para fazer a transição de nossa atual cultura, a qual é politicamente incompetente, voltada à escassez e obsoleta, para essa sociedade nova e mais humana será necessário um salto quântico tanto de mentalidade como de conduta.

 

Um sistema monetário obsoleto

 

O sistema baseado no dinheiro foi desenvolvido há séculos. Todos os sistemas econômicos do planeta -- socialismo, comunismo, fascismo e até o pomposo sistema de livre iniciativa -- perpetuam estratificação social, elitismo, nacionalismo e racismo, principalmente baseado em disparidade econômica. Enquanto o sistema social usar dinheiro ou escambo, as pessoas e as nações buscarão manter-se economicamente competitivos ou, caso não puderem fazê-lo por meio do comércio, o farão através da intervenção militar. Ainda utilizamos os mesmos métodos antiquados.

 

Nosso sistema monetário vigente não é capaz de prover um alto padrão de vida para todos, nem pode assegurar a proteção do meio ambiente já que sua principal motivação é o lucro. Estratégias como o downsizing e a poluição deliberada aumentam a margem de lucro. Com o advendo da automação, da cibernetização, da inteligência artificial e do outsourcing, haverá um crescimento contínuo da substituição de pessoas por máquinas. Como resultado, um número menor de pessoas poderá comprar bens e serviços mesmo que nossa capacidade de produzir abundância continue a existir.

 

Nossos atuais sistemas políticos e econômicos antiquados são incapazes de aplicar os verdadeiros benefícios da tecnoligia inovadora de hoje para atingir o bem maior para todas as pessoas e superar as injustiças impostas sobre tantos. Nossa tecnologia está avançando rapidamente, porém nossos designs sociais permaneceram relativamente estáticos. Em outras palavras, a mudança cultural não acompanhou o ritmo da mudança tecnológica. Nós agora temos os meios para produzir bens e serviços em abundância para todos.

 

Infelizmente, hoje em dia a ciência e a tecnologia foram desviadas de alcançar o bem maior por razões de interesse próprio e ganho monetário através da obsolescência planejada, às vezes referia como a retenção consciente da eficiência. Por exemplo: o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, cuja função presume-se ser a condução de pesquisas sobre meios de aumentar a produção por acre, na verdade paga aos fazendeiros para que não produzam na capacidade máxima. O sistema monetário tende a conter a aplicação desses métodos que sabemos que serviriam melhor aos interesses das pessoas e do meio ambiente.

 

Num sistema monetário, o poder de compra não está ligado a nossa capacidade de produzir bens e serviços. Por exempo: durante uma depressão, ainda há computadores e DVDs nas prateleiras das lojas e automóveis nas lojas de carros, mas a maioria das pessoas não tem o poder aquisitivo para comprá-los. A Terra continua sendo o mesmo lugar; são as regras do jogo que ficaram obsoletas e criam conflito, privação e sofrimento humano desnecessário.

 

Um sistema monetário desenvolvido há anos como um dispositivo para controlar o comportamento humano num ambiente com recursos limitados. Hoje o dinheiro é usado para regular a economia não em benefício da população em geral, mas daqueles que controlam a saúde financeira das nações.

 

Economia baseada em recursos

 

Todos os sistemas sociais, independentemente da filosofia política, crenças religiosas, ou costumes sociais, no final das contas depente dos recursos naturais, isto é, ar e água limpos, terra arável e a tecnologia e pessoal necessários para se manter um elevado padrão de vida.

 

Expressa de forma simples, uma economia baseada em recursos utiliza os recursos existentes em vez de dinheiro e provê um método equitativo para distribuir esses recursos da maneira mais eficiente para toda a população. É um sistema no qual todos os bens e serviços estão disponíveis sem o uso de dinheiro, cédito, escambo, ou qualquer outra forma de débito ou servidão.

 

A Terra é abundante em recursos; hoje em dia, nossa prática de racionalizar recursos através dos métodos monetários é irrelevante e contra-produtiva para nossa sobrevivência. A sociedade moderna tem acesso a tecnologias muito avançadas e pode disponibilizar comida, vestimenta, moradia, serviços de saúde, um sistema educacional relevante e desenvolver um suprimento ilimitado de energia renovável e não-poluente como a geotérmica, a solar, a eólica, a das marés etc. Hoje é possível que todos desfrutem de um elevado padrão de vida com todas as amenidades que uma civilização próspera tem a oferecer. Isso pode ser realizado através da aplicação inteligente e humana da ciência e tecnologia.

 

Para melho entender o significado de uma economia baseada em recursos, considere o seguinte: se todo o dinheiro do mundo fosse destruído, ao passo que o solo arável, as fábricas e os outros recursos permanecessem intactos, poderíamos construir o que quiséssemos e satisfazer qualquer necessidade humana. Não é de dinheiro que as pessoas precisam; antes, é o acesso livre às necessidades biológicas. Numa economia baseada em recursos, o dinheiro seria irrelevante. Seriam exigidos apenas os recursos e a fabricação e distribuição dos produtos.

 

Quando a educação e os recursos são disponibilizados para todas as pessoas sem uma etiqueta de preço, não há limites para o potencial humano. Embora isso seja difícil de se imaginar, até a pessoa mais rica de hoje estaria em situação muito melhor numa sociedade baseada em recursos como proposta pelo Projeto Venus. Hoje a classe média vive melhor do que os reis do passado. Numa economia baseada em recursos todos viveria melhor do que a pessoa mais rica de agora.

 

Em tal sociedade, a medição do sucesso seria baseada na satisfação das atividades do indivíduo, e não na aquisição de riqueza, propriedade e poder.

 

A escolha é sua

 

O comportamento humano está sujeito às mesmas leis como qualquer outro fenômeno natural. Nossos costumes, condutas e valores são subprodutos de nossa cultura. Ninguém nasce com ganância, preconceito, intolerância, patriotismo e ódio; estes são todos padrões comportamentais aprendidos. Se o ambiente continuar inalterado, comportamentos similares repetir-se-ão.

 

Muito da tecnlogia necessária para produzir uma economia global baseada em recursos já existe hoje. Se escolhermos nos conformar com as limitações de nossa atual economia basea em dinheiro, então é provável que nós continuaremos a viver com seus resultados inevitáveis: guera, pobreza, fome, privação, crime, ignorância, estresse, medo e desigualdade. Por outro lado, se abraçarmos o conceito de uma economia global baseada em recursos, aprender mais sobre ele e partilhar nossos entendimentos com nossos amigos, ajudaremos a humanidade a evoluir de seu presente estado.

Link para o comentário
Share on other sites

É tanta besteira, mas TANTA besteira que dá até preguiça de comentar. Mas não precisa se esforçar muito pra perceber que se trata de um socialismo requentado que, consequentemente, sofre dos mesmos problemas do original.

 

Mas o que eu acho mais engraçado é que a todo tempo aparece um iluminado que olha pro mundo e do alto da sua sapiência diz:

 

- Tá tudo errado. Vamos recomeçar do zero.

 

Sério, chega a ser caricato isso. Primeiro pq as democracias capitalistas liberais que vigoram em todo o mundo desenvolvido são os sistemas mais absurdamente bem sucedidos da história da humanidade pra criar riqueza e melhorar a vida das pessoas. É óbvio que tem seus problemas, mas esses nobres não querem resolver problemas pontuais, e sim apertar no RESET.

 

E não é só isso: esses sistemas são extremamente complexos e nós malemal entendemos como o básico funciona - afinal, se entendêssemos direito, crises mundias como o crash de 2008 não aconteceriam.

 

Mas sempre tem um ser superior pra achar que tá tudo errado e que ele tem as respostas pra tudo - mesmo para aquelas perguntas que sequer conhecemos ainda.

 

É impressionante...

Link para o comentário
Share on other sites

Uma utopia, não passa disso. Ate que isso já é bastante se levarmos em consideração o significado que uma utopia pode ter. Entretanto levar esse tipo de pensamento realmente a sério não é sensato. O ser humano não nasceu para ser eficiente, para ser um robozinho programado, e não consequiria ser assim se o quisesse. Esse tipo de pensamento me parece ser uma prisão para alguem como eu, que gosta tanto da sua liberdade.O ser humano é um aninal, quase um macaco, nascemos para reprodução e morte. Mas também não somos tão simples assim, ou não somos mais. Tanto faz. O que importa é entendermos que não somos superiores a qualquer outro animal, só somos mais "fortes". Não somo nem centro so universo, nem construidos como um projeto de sete dias, nem somos dominados por nossa razão. Para alguns essas coisa ainda pesa, e, para eles, aparece a questão: o que é um "ser humano"? Esse mal-estar  tem como resultado um certo desencanto com o mundo. O ponto é o seguinte: presisamos saber quem realmente somos, e não criar utopias que nos guie, temos que parar de buscar ilusões.Mas quando isso vai realmente acontecer? Nunca. Somos muitos, somos diversos, não temos qualquer centro nervoso da raça humana, não a nenhuma possibilidade de uma mundança realmente uniforme no mundo. Digo isso porque somos dominados pelas pulsões de nossa época, podemos mudar tudo em nossa vida, podemos nos tornar pessoas boas e ajudar a todos a nossa volta, podemos acabar com a fome em algum canto do mundo, podemos, por outro lado, destruir tudo que esta a nossa volta, nos inspirar no Dexter e descarregar nossos impulsos em algum humano marginalisado. Mas ainda assim somos pessoas da nossa época. Qualquer novidade que apareça em nossa vida vai passar por esse filtro, e tudo pode ser entendido de diverças formas dependendo do lugar e época em que se vive.Esse processo, uma mistura entre culturas, é completamente imprevisivel. Nunca um processo de aculturação realmente resultou na morte de uma cultura, no máximo se consequiu uma dissolução de uma cultura em outra dominante, e isso por meio de massacres e repressão.Bom acho que isso, tentei entrar no que realmente esse tipo de movimente costuma se referir. Nem tentarei argumentar os assunto que o texto trata, não acho que o autor desse movimente realmente é alguem gabaritado para tratar de assuntos tão importantes. Sem querer comparo esse tipo de texto com minhas aulas que abordavam filosofia, nelas percebia uma raça humana que tenta se entender, e um conhecimento que se acumula, um processo histórico que me emocionava de tanta vivacidade. Nesse texto todas as discuções e argumentações dificilimas de filosofos como Carl Marx e Kant parecem ser discartadas, e isso nem ao menos uma explicação. Qualquer teoria social que desconsiderar Carl Marx merece ser descartada, digo isso com muita certeza. Mas esse Projeto Venus não passa de uma ilusão criada por um cara, pode ate virar uma utopia mesmo, ai já vai ter ido bem além do que esperaria de algo assim.Flaner.

Link para o comentário
Share on other sites

Mas ainda assim somos pessoas da nossa época
Acho que só o Carnaval consegue ser fora de época
aninal
bom, o m fica perto do n

Início das novas regras da língua portuguesa

discuções
discartadas
consequiria
presisamos
marginalisado
Fim da língua portuguesa

ai já vai ter ido bem além do que esperaria de algo assim
oi?
me parece ser uma prisão para alguem como eu
"me parece para eu"
Não somo nem centro so universo
No. Uh?! I'm not a bot.

E eu achando que pérolas do ENEM era fake.

Link para o comentário
Share on other sites

Você não entendeu as minhas referências não tem como criticar.Quanto aos erros de português tenho que dizer que gramática nunca foi meu forte, é só. Mas tenho o orgulho de tentar escrever sempre melhor, o que, a meu ver, não tem relação com gramática, e sim com estilo. E eu não vou começar a apontar erros aqui, tenho coisas mais interessantes para fazer, deixo isso para o Microsoft World.Não sei porque atraio tantos como você que não conseguem entender um texto, e ficam apontando erros que um programa qualquer corrige ou um revisor soluciona. Podem ter certeza nunca que irei perde meu tempo corrigindo textos meus para postar em um fórum. E, sinceramente, não estrague uma discussão apenas para aparecer, se não tem o que escrever não escreva, se não tem o que falar fique quieto...Seus comentários sobre algumas referências foram ridículas, perdeu a oportunidade de ficar quieto, apenas mostrou que com todo seu português corretissimo você tem um conhecimento muito limitado.

Link para o comentário
Share on other sites

E eu achando que pérolas do ENEM era fake.
Fim da língua portuguesa
Não li tudo, mas essa coisa de tentar tirar a credibilidade dos argumentos de alguem só por causa dos erros de portugues é coisa de quem tem alma pequena, não achei nem engraçado, aliás é bastante maldoso.

Tipo, o que voce ganha com isso? O principal aqui, que seria trocar pontos de vistas sobre uma ideia "nova" fica secundario por que certas pessoas acham que é mais divertido simplesmente tentar ridicularizar os outros.

Link para o comentário
Share on other sites

mas essa coisa de tentar tirar a credibilidade dos argumentos
O cara não argumentou e você nem leu o que ele escreveu.O cara afirma que as OPINIÕES dele são FATOS.Tudo bem em defender o cara mas LEIA o post antes.
Eu sempre fui da opinião que o mínimo que se espera de alguém que queira escrever alguma coisa é que.... saiba escrever alguma coisa.
É nóis que voa s2
Link para o comentário
Share on other sites

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.jsp?id=K4211650A2&mostrarNroCitacoesISI=true&mostrarNroCitacoesScopus=true&mostrarNroCitacoesScielo=trueMeu curriculo Lattes. Sei que não é um currículo impressionante, e além disso esta muito desatualizado. Nunca me dediquei a ir a congressos ou a publicar artigos, não sou do tipo de pessoa que gosta de acariciar o próprio ego. Nem esta na hora disso eu acho, tenho muito o que aprender. Hoje sei que tenho que correr atrás de novas publicações, mas ainda assim o que me interessa realmente é o trabalho de um historiador. Não da para me conhecer com isso, mas, ao menos, se pode entender que sou "treinado" em pensar. E em ler. Acho que posso pensar por mim mesmo, já estou grandinho. "Independência intelectual", acho que estou alcançando isso. Mas sei que não estou no lugar certo para usar minha imagem acadêmica.Podem ter certeza que tudo que foi escrito não foi inventado, na verdade

nenhuma idéia é realmente inventada do nada. Se eu fosse enumerar os 10

maiores revolucionários da cultura ocidental, ou seja, pessoas que

criaram uma forma de pensar, iria sobrar vaga. A realidade é que todos

nos apenas reciclamos idéias. Gostaria de ser o incrível gênio capas de

ter aquelas idéias. Tudo é plágio, nada é realmente novo. Nada aqui

nesse tópico é novo, nada mesmo.Um ponto importante: Não existe o que vocês costumam chamar de FATOS. Não existe nada que seja uma verdade auto-explicativa, ou mesmo um "verdade". No máximo temos pontos de vista. Nunca realmente entendemos algo, nunca mesmo, apenas criamos uma imagem ou uma representação. Podem ter certeza: não conheceremos uma pessoa, incluindo nos mesmos, ou um objeto por completo. Se quiserem referências busquem em Kant, talvez Hegel, e, esse é mais fácil, no Boris Kossoy.E parece que virei assunto do tópico, é uma pena. Quando escrevi no primeiro post meu foi necessário omitir as explicações, não caberia a um post desse forum, mas isso acabou dando a impressão de que eu criei aquelas idéias, quem dera.  Era noite, estava ocupado no computador criando umas tabelas, e acabei escrevendo rápido, o que vejo como motivo para não ter ido atras de referências e explica a maior parte dos erros, que foram na verdade distrações. Alguns são erros mesmo, gramática nunca foi meu forte, tenho ate explicações psicológicas para isso. O resultado disso foi que alguns grandes e importantes defesores da Língua, verdadeiros puristas, ficaram irritados. Tudo bem, seguir regra nunca foi comigo mesmo. Sou como um animal, me guio pela minha curisidade, deixo as regras para depois que a parte importante foi feita.

 

O tópico morreu, mas não fui eu dei o tiro, apenas criei o ambiente para isso. E me pareceia um assunto muito legal. Espero que o tema "erros do Flaner" acabe aqui, se apenas conseguirem pensar nisso tentem evoluir intelectualmente. Tem muito o que pode ser dito sobre o assunto do tópico.

Flaner.

Link para o comentário
Share on other sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder este tópico...

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...