Jump to content

O Fim de uma Era...

Recommended Posts

Boa noite amigos do Eterno Aprendizado!
Hoje vos trago um pronunciamento bem triste, que é o afastamento do nosso querido amigo Asbrun do bRO.
Consequência dos fatídicos acontecimentos dos últimos meses , nosso bravo amigo decidiu largar o bRO.
Dado a enorme contribuição que ele deu à comunidade de Super Aprendizes, queremos expressar nossa gratidão e respeito ao mais poderoso SA que o bRO já viu!

Muito obrigado por tudo @Asbrun, que os deuses do ragnarok possam trazer vc de volta para nós em um futuro não tão distante.
Até lá, lhe desejamos muita saúde e felicidade em suas aventuras por novos "universos", e mais uma vez expressamos nossa gratidão por cada dica, cada guia e conhecimento que vc compartilhou conosco sobre a melhor classe do ragnarok, o Super Aprendiz!

• Like 7
  • Thanks 2

Eu vi o vídeo é ele disse que por enquanto não vai parad com o Bro , vai só ir diminuindo pois está meio saturado ! E cara não critico , a bro está numa lama sinistra da metade do ano passado pra cá e a staff parece nem se importar com isso , a impressão é como o Asbrun disse , parece que geral.ta saindo de mansinho pelos fundos e deixando a bomba rolar pra.quem fica ou o que sobrar ... e isso , acho que vamos ver mais e mais criadores de conteúdo indo pro mesmo caminho ! Anota aí 

• Like 2

4 horas atrás, DionyBiguZ disse:

Pera, parceiros ganham uma quantia em Rop's por mês mas os Tutores não? Que vacilo

50k de rops mensais, era o que eu ganhava quando sai do tutorado.
Inclusive o motivo principal da minha saida foi o fato de que as coisas do jogo estavam muito caras e difíceis de obter, sendo assim eu não tinha como testar nada, pois meus recursos financeiros nunca me permitiram estar no meta game do bRO pós tickets da promoção!

Fiz campanha com a ana greg pra por o Asbrun no meu lugar, estava tudo indo bem, até o dia em que ela foi demitida e desandou tudo pra nós.

• Like 1
  • Sad 1

ragnarok nunca foi um jogo criado pensado no longo prazo. e quando perceberam que ele durou mais do que esperavam, passaram a tratá-lo como se cada manutenção fosse ser sua última, com itens cada vez mais caros, roubados e "exclusivos" (aka pagos).

na era pré-gacha, não me lembro de ter jogado um jogo online com um powercreep tão agressivo quanto o do ragnarok depois do lançamento das renovações.

essa semana encontrei um amigo que jogou comigo uns anos atrás e ele perguntou se eu ainda jogava. e pela primeira vez eu não só falei que não estava mais jogando, como também foi a primeira vez em muitos meses que eu sequer lembrei que o jogo existia. e se não fosse por isso, provavelmente iria continuar sem lembrar de sua existência.

eu concordo que de uns tempos pra cá o jogo ficou sem pé nem cabeça. novos desafios passaram a significar apenas monstros com mais HP.
vencer os desafios significava comprar a nova arma/acessório roubado que tem um scale absurdo em alguma habilidade esquecida que caiu em desuso. e nem pretendo entrar no mérito da administração local do jogo.

mas o que realmente encantava pra mim no ragnarok era sua diversidade. saber jogar o jogo permitia que você conseguisse criar personagens com builds bizarras e superar jogadores do meta apenas com sua habilidade. a meta do jogo não era matar as coisas com 1 hit. o rebalanceamento do jogo não consistia em fazer os monstros te matarem com 1 hit (apesar de alguns fazerem isso há anos).

hoje, mesmo com uma infinidade de habilidades disponíveis, poucas são as classes que gozam da possibilidade de ter pelo menos duas builds viáveis para sequer upar. quer dizer... se a gente deixar de considerar itens exclusivos, eu acho que esse número diminui mais ainda.

enfim. acabei me excedendo aqui nas palavras, mas eu entendo o sentimento do @Asbrun. sempre fui muito fã dele enquanto jogador, foram quase 20 anos chamando ele de gostoso em prontera, mas fico triste porque ele pelo menos não teve a oportunidade de encerrar esse capítulo que foi importante na vida de muitos de nós de uma forma menos melancólica.

boa sorte na vida pro asbrun e para todos os amigos do fórum e do ragnarok.

Edited by Squirt
  • Like 4
  • Thanks 2
  • Sad 2

1 hora atrás, Pupi disse:

Análise verdadeira.

Continuo no jogo porque eu gosto e vamos ver onde vai dar.

Somos 2.
Mesmo não jogando tanto quanto antigamente, ainda faço meus 30 minutos diários, as vezes uma hora upando meus pets, etc.
E sempre tem aquele sonho de que se estivermos logados quando o server fechar, seremos transportados para o reino de rune midgard como todo isekai que se preze!

• Like 3

17 horas atrás, Vlad Dracull disse:

Fiz campanha com a ana greg pra por o Asbrun no meu lugar, estava tudo indo bem, até o dia em que ela foi demitida e desandou tudo pra nós.

Que loucura, achava que a Ana Greg lidava bem com a comunidade. E foi demitida. Não sabia disso. Parece até ser política da LUG, demitir depois de pouco tempo dentro da empresa, pelo menos pra esses cargos mais baixos, os que têm que lidar com a comunidade e reclamações.

• Like 1

4 horas atrás, Vlad Dracull disse:

Somos 2.
Mesmo não jogando tanto quanto antigamente, ainda faço meus 30 minutos diários, as vezes uma hora upando meus pets, etc.
E sempre tem aquele sonho de que se estivermos logados quando o server fechar, seremos transportados para o reino de rune midgard como todo isekai que se preze!

Bem isso, ultimamente como lojinha quase n fica mais em pé, eu logo só pra upar os RK nas quests de abismo e ilusional, uma instanciazinha ou outra, e pronto, nessa faixa de 30 min / 1h mesmo kkk

Esse jogo poderia ser um dos mais jogados do Brasil com uma gestão dedicada...

• Like 2

Resumão gente, tempo é dinheiro!!!

Sataff largada com o jogo, só vi uma pessoa da staff cuidando do discord hoje desde o pré carnaval.

Junho chegando e com a gravity chegando, parecem que querem deixar o jogo do mesmo jeito que receberam no pré lançamento.

Além claro dos bugs que para logar no jogo vc precisa ser um campeão.

spacer.png

9 horas atrás, Pupi disse:

Bem isso, ultimamente como lojinha quase n fica mais em pé, eu logo só pra upar os RK nas quests de abismo e ilusional, uma instanciazinha ou outra, e pronto, nessa faixa de 30 min / 1h mesmo kkk

Aí vc falou um bom ponto e eu acredito muito nisso , mas né a administração aqui parece trabalhar pra quebrar o jogo 

Não dá pra culpá-lo nem nada disso, pelo menos sobre o Brasil Ragnarök Online, realmente a situação está um Poporing, mas eu nunca trocaria um servidor oficial, por mais porcaria que seja, por um servidor pirata mequetrefe feito por gentalha salafrária em esquemas de enriquecimento, marginais que nunca contribuíram com nada para a cena de emulação, que é livre e gratuita, mas apenas se aproveita dela como parasitas, ainda pior, já que a cena de emulação nasceu contra a cobrança de mensalidade da parte dos japoneses e hoje é mantida pela livre e voluntária associação de milhares de pessoas que nada querem com isso, isso é, retorno financeiro.

Só por considerar essa possibilidade, a de jogar em servidores piratas, já me diz que o sujeito não é alguém de muito valor, pois—para mim—quem joga em servidores piratas comerciais são mais desprezíveis que a administração do Brasil Ragnarök Online, e anda mais desprezíveis são os que administram servidores piratas. Eu tenho nojo de jogadores de private.

• Like 2
  • Haha 1

8 horas atrás, Karim Khan Kirmani disse:

Eu tenho nojo de jogadores de private.

Man, não usaria essas palavras, mas também não simpatizo com esses caras.
Pra mim estão no mesmo nível dos caras que divulgam ou usam de vendas ilegais dentro e fora do jogo.

Fico impressionado com cara de pau de quem critica a staff mas lucra com compra e venda de kks, macros e grf edita!
Tem uma banda podre da Comunidade que destrói o bRO tanto quanto a staff local que eles vivem metralhando!

23 horas atrás, Pupi disse:

Man, estou preocupado com o que será do Fórum quando, e se,  a gravity assumir.
Será que vão manter ele funcionando?
Ou é propriedade da warp/lug e com a sua saída o Fórum será fechado?

Não seria o caso de alguém salvar os guias e conteúdos do Fórum para migrarmos para um novo domínio?

São tantas as dúvidas, mas ficarei muito feliz se a gravity mantiver o Fórum funcionando.

1 hora atrás, Vlad Dracull disse:

Não seria o caso de alguém salvar os guias e conteúdos do Fórum para migrarmos para um novo domínio?

Pois é, seria bom alguém salvar em um google drive ou ir salvando no wayback machine.

Não entendo a galera ser tão passional contra servidor pirata. Vão ter nojo do Asbrun agora por ele ter se cansado do bRO? Ou equipará-lo a vendedor de kks no bRO?

Eu prefiro o bRO pois sinto que é o único servidor que de fato satisfaz minha nostalgia com o jogo. Mas não tenho a menor compaixão com a Gravity e seus acionistas.
Se o problema é que não está dando valor à quem criou o jogo, então jogar no bRO e não gastar com ROPs tb estaria errado.

Se realmente quer compensar quem criou o Ragnarok, talvez seja melhor gastar no Tree of Savior então! Aliás, tá aí um jogo que ainda não testei!

• Like 1

2 horas atrás, Citizen disse:

Se realmente quer compensar quem criou o Ragnarok, talvez seja melhor gastar no Tree of Savior então! Aliás, tá aí um jogo que ainda não testei!

Tree of Savior ( ToS ) foi um que joguei pra carai no início e na beta , mas depois envelheceu mal ! 

Os caras queriam ser tanto uma continuação espiritual do ragnarok que até demorou tb pra vim atualizações e hj tem trocentos microtranzacoes kkkkkk

Mas é um jogao ! Curto muito a diversidade de classes que existe nesse jogo

• Haha 1

8 horas atrás, Citizen disse:

Ou equipará-lo a vendedor de kks no bRO?

Eu me expressei mal, sei que cada um é livre pra jogar no servidor que quiser.
E acho que deve ter sim alguns players de server pirata que nunca venderam kks no bRO...
Mas eu não me vejo jogando e muito menos poiando servidor pirata.
Sou bRO até o fechamento do server, e quando esse dia chegar, acabou rag pra mim.
Simples assim.

• Like 1

9 horas atrás, Vlad Dracull disse:

Eu me expressei mal, sei que cada um é livre pra jogar no servidor que quiser.
E acho que deve ter sim alguns players de server pirata que nunca venderam kks no bRO...
Mas eu não me vejo jogando e muito menos poiando servidor pirata.
Sou bRO até o fechamento do server, e quando esse dia chegar, acabou rag pra mim.
Simples assim.

Poxa Vlad a maioria que joga em servidor private nunca vendeu kk's ! Kkkk eu mesmo sou um que já jogou e jogou muito tempo em private , a " graça " de jogar um private e sair um pouco do que o Bro , muitos optam por ser.mais fácil e outros porq vê que está mais atualizado ( eu ) mas eu mesmo nunca gastei em private , sempre.joguei pela zuera ! Igual os privates " full pvp " que a graça é só isso é chegar matar morrer e pronto , coisa que no Bro é difícil pois exige um farm de itens e consumíveis e etc etc ...

Mas se fosse escolher , era sempre o Bro como um servidor pra jogar mesmo e tal , o bro é a mulher casada que a gente escolhe , e os servidores privates e as aventuras com outras aí kkkkk zoa ! Desculpa o exemplo cajuzinho diet ! 

Eu gostaria muito e acredito que todos aqui do fórum e que o bro tivesse uma melhor administração e tudo mais , mas nem sempre isso acontece e por decepção as pessoas vai optar por outras opções 

• Haha 1

7 horas atrás, Chocobo Attack ! disse:

Poxa Vlad a maioria que joga em servidor private nunca vendeu kk's ! Kkkk eu mesmo sou um que já jogou e jogou muito tempo em private , a " graça " de jogar um private e sair um pouco do que o Bro , muitos optam por ser.mais fácil e outros porq vê que está mais atualizado ( eu ) mas eu mesmo nunca gastei em private , sempre.joguei pela zuera ! Igual os privates " full pvp " que a graça é só isso é chegar matar morrer e pronto , coisa que no Bro é difícil pois exige um farm de itens e consumíveis e etc etc ...

Mas se fosse escolher , era sempre o Bro como um servidor pra jogar mesmo e tal , o bro é a mulher casada que a gente escolhe , e os servidores privates e as aventuras com outras aí kkkkk zoa ! Desculpa o exemplo cajuzinho diet ! 

Eu gostaria muito e acredito que todos aqui do fórum e que o bro tivesse uma melhor administração e tudo mais , mas nem sempre isso acontece e por decepção as pessoas vai optar por outras opções 

Eu sei bem disso.
Mas assim como as aventuras com outras mulheres podem ferrar a vida de um cara, os servidores piratas também já decepcionaram muito marmanjo por ai.
É como eu falei ali em cima, cada um é livre para jogar onde quiser.
Porém tenho meus princípios, e sempre procurei seguir as regras, seja na minha vida pessoal ou em um joguinho 2D.

Amanhã ou depois o bRO volta aos eixos.
Se isso não acontecer, é game over para mim no ragnarok, vou jogar outra coisa.
Tem um game chamado epi... seven que está só esperando o bRO acabar para me ganhar 100%

• Like 1
  • Haha 1

1 hora atrás, Vlad Dracull disse:

Eu sei bem disso.
Mas assim como as aventuras com outras mulheres podem ferrar a vida de um cara, os servidores piratas também já decepcionaram muito marmanjo por ai.
É como eu falei ali em cima, cada um é livre para jogar onde quiser.
Porém tenho meus princípios, e sempre procurei seguir as regras, seja na minha vida pessoal ou em um joguinho 2D.

Amanhã ou depois o bRO volta aos eixos.
Se isso não acontecer, é game over para mim no ragnarok, vou jogar outra coisa.
Tem um game chamado epi... seven que está só esperando o bRO acabar para me ganhar 100%

Isso é verdade , mas acho que tb o ragnarok parece está em dias contados ! Sei lá, não é só o bro e tb a gravity que não parece ligar.muito pro nosso ragzim de pc ... 

E cara , só indico tb buscar as vezes jogar outras coisas as vezes e bom pra talvez sentir saudades de um rag , ou até mesmo " descansar " de tanta coisa que vemos de ruim kkkkk

Em 3/6/2025 em 11:42 PM, Vlad Dracull disse:

50k de rops mensais, era o que eu ganhava quando sai do tutorado.

Isso é recente? Lembro de algum Tutor me dizer que não ganhava nada. Acho que foi a Opheliac

Em 3/6/2025 em 11:42 PM, Vlad Dracull disse:

Inclusive o motivo principal da minha saida foi o fato de que as coisas do jogo estavam muito caras e difíceis de obter, sendo assim eu não tinha como testar nada, pois meus recursos financeiros nunca me permitiram estar no meta game do bRO pós tickets da promoção!

Até hoje nada da Staff deixar os Tutores usarem o Sakray né?

Em 3/7/2025 em 5:14 PM, Citizen disse:

Que loucura, achava que a Ana Greg lidava bem com a comunidade. E foi demitida. Não sabia disso. Parece até ser política da LUG, demitir depois de pouco tempo dentro da empresa, pelo menos pra esses cargos mais baixos, os que têm que lidar com a comunidade e reclamações.

A melhor que eu já vi passar por aqui foi a Gihkorita

Não é Bug, é Feature

41 minutos atrás, DionyBiguZ disse:

Acho que foi a Opheliac

Sim, ficamos um tempão sem ganhar.
Mas nos últimos anos a gente recebia 50k de rops, as vezes atrasava, mas eles sempre nos davam isso por mês.
Acho que ainda não fez 1 ano que sai do tutorado.

46 minutos atrás, DionyBiguZ disse:

Até hoje nada da Staff deixar os Tutores usarem o Sakray né?

Essa staff atual permitiu os tutores de MTk e Espiritualista acessar o skray por ocasião da chegada das evoluções da classe.
Apesar dos tutores terem feito um ótimo trabalho, nunca mais ninguém pode repetir a proeza.