FabricioBits Posted February 3 Share Posted February 3 (edited) https://img.gravity.co.kr/GravityUpload/0000/2025/02/14/Gravity%20IR%20Presentation_2024_4Q_EN.pdf - / / - Resposta da Gravity: - / / - https://img.gravity.co.kr/GravityUpload/0000/2024/11/12/Gravity_IR Presentation_2024 3Q_EN.pdf Indo direto ao ponto: alguém sabe o significado disso "Meta de relançamento em junho de 2025"? Edited February 14 by FabricioBits 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabio110594 Posted February 3 Share Posted February 3 Tem alguns pontos a serem levantados: 1. Isso não é teoria da conspiração, foi tirado de um documento oficial da gravity em novembro de 2024 (olha só que ironia heim!!!) (empresas de capital aberto precisam publicar o que vão fazer no seu próximo ano). 2. Isso deve explicar a saída do Rufio, vao fazer algo realmente muito grande em junho. 3. Já mudei até o Nick do meu discord... 1 4 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Ray of Hope Posted February 3 Share Posted February 3 (edited) 5 horas atrás, FabricioBits disse: Indo direto ao ponto: alguém sabe o significado disso "Meta de relançamento em junho de 2025"? Olha, eu não sou nenhum expert no assunto, mas acho que significa que eles têm uma ambição de relançar alguma coisa em junho de 2025 Espero ter ajudado Edited February 3 by Ray of Hope 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Citizen Posted February 3 Share Posted February 3 Caramba... Re-launch... Relocação do Rúfio... Vai ver esse re-lauch será a Warpportal americana tomar conta de uma vez por todas de tudo relativo ao bRO? Imagina, a Gravity se importa tão pouco com o Brasil, mas tão pouco, que eles nem sabem que já tem servidor oficial aqui! xD 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chocobo Attack ! Posted February 3 Share Posted February 3 Confirmado o que o Asbrun disse, Rufio saiu pra fazer o Bro 2 , thor revolution old times rops Premium! Zoa kkkkk E.isso seria o que ? Um restart do bro ? Kkkkkk Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabio110594 Posted February 3 Share Posted February 3 6 horas atrás, Ray of Hope disse: Olha, eu não sou nenhum expert no assunto, mas acho que significa que eles têm uma ambição de relançar alguma coisa em junho de 2025 Espero ter ajudado Isso foi descrito na pagina que fala do Ragnarok clássico, então é algo a ver com o Bro. 51 minutos atrás, Chocobo Attack ! disse: Confirmado o que o Asbrun disse, Rufio saiu pra fazer o Bro 2 , thor revolution old times rops Premium! Zoa kkkkk E.isso seria o que ? Um restart do bro ? Kkkkkk Eu chuto mais tentar ser um mega evento pra tentar levantar o servidor. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vlad Dracull Posted February 3 Share Posted February 3 Na pior das hipóteses é a data do merge..... Na melhor das hipóteses, a revitalização do Valhala! 🧛♂️ 4 Quote O Eterno Aprendizado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
FabricioBits Posted February 3 Author Share Posted February 3 https://www.gravity.co.kr/en/ir/updates Resolvi baixar as versões em japonês e coreano só pra ver se constava a mesma coisa. Uma curiosidade é que a versão em japonês tá como "reserviço" (pelo menos foi a tradução que o Google Tradutor deu) 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chocobo Attack ! Posted February 3 Share Posted February 3 58 minutos atrás, Vlad Dracull disse: Na pior das hipóteses é a data do merge..... Na melhor das hipóteses, a revitalização do Valhala! 🧛♂️ Gosto do seu otimismo , se tiver sobrando doa um pouco pra gente kkkkk Mas acho que merge pode ser tb uma opção Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
FabricioBits Posted February 3 Author Share Posted February 3 (edited) Olha, mas querendo ser otimista, há tempos que a Gravity nem mencionava o Brasil! IR Presentation 2023 4Q 2024.02.14 IR Presentation 2024 1Q 2024.05.09 IR Presentation 2024 2Q 2024.08.09 IR Presentation 2024 3Q 2024.11.12 Parei por aqui, porém se continuar descendo a data imagino que vá demorar pra aparecer (se é que vai) algo relacionado ao Brasil. Será que a Gravity descobriu que tem um servidor por essas bandas? 😅 EDIT: outra coisa que achei interessante foi o tal servidor chinês que foi lançado em JUNHO de 2024! Alguém sabe como tá esse servidor? Sei lá, só por curiosidade 😅 Ragnarok Online Officially Launched in China on June 28, 2024 Edited February 3 by FabricioBits 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dundé Posted February 4 Share Posted February 4 Isso não é sobre o 3? Quote browiki Link to comment Share on other sites More sharing options...
FabricioBits Posted February 4 Author Share Posted February 4 16 minutos atrás, Dundé disse: Isso não é sobre o 3? Pior que não é, a página 6 é referente ao Ragnarök Online (PC). A página referente ao Ragnarök 3 é a página 10. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
NocturnalWolf Posted February 4 Share Posted February 4 Como está marcado pra Junho, só pode ser o mega evento de Festa Junina!! Ou talvez o evento estrangeiro June Bride!! Até parece. Acho que eles foram meio vagos e meio específicos na frase. Vago por usarem a palavra "target", passando a ideia de que o servidor vai ser alvo de uma ação, e não que vão realizar a ação de fato, não é muito concreto, talvez nem executem a ação, ou talvez não seja a ação informada ou na data informada. Senão podiam ter sido mais preciso, e dito que iriam fazer a ação em Junho. É meio especifico por usarem a palavra "re-launch", se fosse um merge ou revitalização poderiam ter usado uma palavra diferente, como reestruturação, ou reorganização, ou o próprio merge mesmo, que expressasse direito essa ação pretendida. Não faz sentido falar em re-launch se fosse pra se referir a uma simples atualização tipo a adição das 4ª classes, por exemplo. Então imagino que seja algo mais relacionado com o sentido da palavra mesmo de "relançamento". Talvez encerrem o serviço do bRO e lancem de novo, fecham o Valhalla e Thor e começa de novo o Chaos, Loki e Iris do zero, o que não seria de todo ruim. Toda a situação recente do servidor passa uma ideia meio negativa: manutenções mais afastadas e sem conteúdo relevante, eventos repetidos e fracos, adiamento do retorno das guerras, evento prolongados e não remoção do efeito de neve, estagnação e esvaziamento continuo dos servidores, mudança de membro da staff, fim do KN, Gravity Error e problemas semelhantes há meses sem solução ou posicionamento definido, problema recente no credito de pins, o modo como o Profeta K foi executado, letargia da Central de Suporte, silencio da staff, queda de mapas do jogo, até a loja de rops deu uma reduzida com os ticket e equipamentos fracos no final de ano, período de festas e férias, como se quisessem reduzir as vendas, e mais recentemente até criaram um canal suspeito no servidor do discord pedindo imagens de momentos "icônicos e emblemáticos" que até já foi encerrado de modo bem estranho também, tudo isso dá uma sensação meio estranha de déjà vu, de já vi isso antes, um sentimento meio estranho de "Long Live", ou já seria o "Long Love"? Quem já passou pela situação provavelmente deva achar suspeito também. Acho difícil acontecer um merge, apesar de não descartar completamente, mas seria o mesmo que declarar o fim do bRO. Não reverteria o esvaziamento do servidor, só iria juntar a população que restasse, pra tentar prolongar o máximo possível, o que não faria muito sentido, se for pra acabar seria melhor encerrar logo e tentar recomeçar do zero prestando um serviço melhor. Mas sei lá, no final pode não ser nada, e só colocaram aquilo pra tapar buraco no relatório ou justificar a falta de informação dos eventos no bRO, e daqui a pouco tudo seja resolvido e volte a normalidade. 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vlad Dracull Posted February 5 Share Posted February 5 5 horas atrás, Dundé disse: Isso não é sobre o 3? 4 horas atrás, FabricioBits disse: Pior que não é, a página 6 é referente ao Ragnarök Online (PC). A página referente ao Ragnarök 3 é a página 10. 1 Quote O Eterno Aprendizado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
the.brauna Posted February 5 Share Posted February 5 17 horas atrás, FabricioBits disse: Pior que não é, a página 6 é referente ao Ragnarök Online (PC). A página referente ao Ragnarök 3 é a página 10. Fico feliz demais em saber que você fez a tradução da forma correta. É isso ai, quanto mais gente contribuindo com a comunidade melhor, o "monopólio" de informações só é bom na cabeça de bananas. Quote Derrotei o vilão 2x, voltei para rir Link to comment Share on other sites More sharing options...
DionyBiguZ Posted February 5 Share Posted February 5 Em 2/2/2025 em 11:20 PM, fabio110594 disse: Tem alguns pontos a serem levantados: 1. Isso não é teoria da conspiração, foi tirado de um documento oficial da gravity em novembro de 2024 (olha só que ironia heim!!!) (empresas de capital aberto precisam publicar o que vão fazer no seu próximo ano). 2. Isso deve explicar a saída do Rufio, vao fazer algo realmente muito grande em junho. 3. Já mudei até o Nick do meu discord... Tu é o Famoso Novembro? 😄 Quote Não é Bug, é Feature Link to comment Share on other sites More sharing options...
fabio110594 Posted February 5 Share Posted February 5 13 minutos atrás, DionyBiguZ disse: Tu é o Famoso Novembro? 😄 Sim mas nao to conseguindo ir nessa conta 😕 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Citizen Posted February 5 Share Posted February 5 Já que a gente tá mergulhando no oceano profundo de teorias da conspiração, vou tacar um pouco mais de fogo nessa fogueira. O iRO avisou que baniria todos os ips europeus um mês antes de fazê-lo. O servidor europeu (bom, um deles, antes do atual existir), anunciou que iria fechar um mês antes de fechar. Servidor privates anunciaram poucos semanas antes, ou sem nem avisar (não posso dar nomes daqui dos servidores). Bom, agora vou colocar meu chapéu de alumínio e acionar a versão full-on conspiracionista! Gravity error; longas filas pro suporte; falha na compra de rops; sem updates; Rúfio realocado... E de acordo com os termos de uso, a Warpportal só precisa nos avisar com um mês de antecedência. Ou seja, é possível que só em Maio anunciem o que vão fazer! E devem ter instruídos o pessoal que tá cuidando do bRO a não anunciar nada pra não impactar a arrecadação de rops! O servidor europeu que fechou (o innova, é oficial, não precisa remover este comentário), retornou o gasto com rops apenas dentro da faixa de 2 meses antes do aviso! Será?! Só tem um problema nessa teoria. A Gravity já é dona do bRO. A WarpportalBR é a Gravity... Então fechariam o servidor pra quê? Ser[a que o gasto com o servidor é realmente maior que o que faturam (U$1.7 milhões de doletas em 2023)? 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chocobo Attack ! Posted February 5 Share Posted February 5 1 hora atrás, Citizen disse: Já que a gente tá mergulhando no oceano profundo de teorias da conspiração, vou tacar um pouco mais de fogo nessa fogueira. O iRO avisou que baniria todos os ips europeus um mês antes de fazê-lo. O servidor europeu (bom, um deles, antes do atual existir), anunciou que iria fechar um mês antes de fechar. Servidor privates anunciaram poucos semanas antes, ou sem nem avisar (não posso dar nomes daqui dos servidores). Bom, agora vou colocar meu chapéu de alumínio e acionar a versão full-on conspiracionista! Gravity error; longas filas pro suporte; falha na compra de rops; sem updates; Rúfio realocado... E de acordo com os termos de uso, a Warpportal só precisa nos avisar com um mês de antecedência. Ou seja, é possível que só em Maio anunciem o que vão fazer! E devem ter instruídos o pessoal que tá cuidando do bRO a não anunciar nada pra não impactar a arrecadação de rops! O servidor europeu que fechou (o innova, é oficial, não precisa remover este comentário), retornou o gasto com rops apenas dentro da faixa de 2 meses antes do aviso! Será?! Só tem um problema nessa teoria. A Gravity já é dona do bRO. A WarpportalBR é a Gravity... Então fechariam o servidor pra quê? Ser[a que o gasto com o servidor é realmente maior que o que faturam (U$1.7 milhões de doletas em 2023)? Sendo sincero , nem acho sua teoria tão absurda assim não! Mas acho que vão tentar ainda tirar alguma grana antes de fazer isso , basta ver a primeira loja de rops aí desse ano veio " agressiva " com cartas metas e preços altos fora de padrões de eventos e etc ... Não defendendo o rufio , mas ele era o.unico que era o intermediário entre nós players e talvez staff , sem ele não tem a gente reclamar e tal kkkk E.foda , mas talvez estejamos vendo o ragnarok do ragnarok ( batudimmm) 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
NocturnalWolf Posted February 6 Share Posted February 6 Com o Long Live the Chase foi parecido, estagnação do jogo, silêncio dos responsáveis, parece que já estava decidido o encerramento do jogo com certa antecedência, mas fingiram normalidade, fingiram que não sabiam de nada, que estava tudo como sempre. Só depois quando começou o movimento da comunidade que não aguentava mais a situação, o Long Live, que deixaram vazar o que estava rolando de fato, e ainda se apropriaram do movimento pra fazer campanha publicitária e espremer mais um pouco a galera, o Long Love. Agora o jogo até voltou em outra plataforma, vai ver ocorre o mesmo com o RO. Não considero venda de carta MVP na loja de rops algo tão agressivo assim no contexto atual, primeiro por se algo que só afete o Thor, e depois as cartas são itens dropaveis no jogo, não são como aqueles equipamentos exclusivos por rops, como os MEGA ou outros combos com cartas ou habilidades. Além do mais a venda acaba reduzindo também pelo clima negativo, os usuários tendem a reduzir o "investimento" considerando o risco. Hoje de novo vários mapas caíram, Prontera em especial, mas também não conseguia ir pro Espaço Dimensional fazer as instâncias. Não vi nenhuma notificação a respeito, nem nos canais informativos oficiais do servidor do bRO no discord. O KN também não vi mais, pelo que li a respeito parece que seria só escrito ou algo assim, mas nem isso tinha, será que vai passar a sair depois da manutenção como foi recentemente? Acho que encerrar o jogo e fechar os servidores pra depois relançar serviria para resetar tudo, começar tudo do zero com tudo limpo e rodando direito. Com o passar de todos esses anos várias decisões ruins foram tomadas, configurações exclusivas feitas para o servidor, gambiarras atrás de gambiarras, bug em cima de bug, política de p2w desequilibrada, a própria cultura do servidor e os hábitos e costumes dos jogadores, o jogo já passou do limite, muita coisa não dá mais pra corrigir ou reverter. Um exemplo recente foram os últimos eventos supostamente end game que tentaram e parece que não deram muito certo, dificilmente criarão algo dentro das limitações da engine do jogo que seja desafiador e recompensador pro p2w e que satisfaça a galera que tava acostumada a derreter MVP e acumular cartas na Chefenia. Mas talvez nem ocorra nada, e tudo continue do jeito que tá, e talvez só assumam uma nova política com relação ao jogo, em especial no atendimento, e façam mais publicidade ou algo assim!! Ou lancem algum servidor novo mantendo os antigos. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Citizen Posted February 6 Share Posted February 6 Bom, resolvi olhar todos os documentos na lista no site da Gravity (através do link que o FabricioBits postou: https://www.gravity.co.kr/en/ir/updates Fui verificar quando que a Gravity utilizou a palavra "relaunch" ou "re-launch". E já usaram algumas vezes! 2019, Q4: "North America - February 3: Re-launching / RO: Renewal server" Isso com certeza se refere ao update enorme que fizeram no iRO. Fecharam o jogo por alguns meses e ele voltou com um monte de update, se aproximando mais do kRO. Muito se discutiu isso aqui no bRO e mesmo nos Kafra News. O Rúfio, na época, dizia que o iRO optou por fechar e fazer todos os updates de uma vez, enquanto que o bRO optou por continuar aberto mas trazer updates com mais frequência. Ou seja, a ideia era que, dentro de 1 ano ou coisa assim, o bRO alcançaria o iRO. https://img.gravity.co.kr/GravityUpload/0000/2023/12/14/IR Presentation 2019 4Q_EN.pdf 2019, Q2: "Ragnarok Online Indonesia Service - Plan to be re-launched by Gravity Game Link after the service termination between Gravity and Gravindo - Date: Plan to be launched in Indonesia in September 2019" Não sei muito sobre esse servidor, mas sei que a aconteceu em alguns países do sudeste asiático, a publicadora encerrou contrato com a Gravity e a Gravity passou a publicar o jogo por conta própria. Não sei se teve wipe e começaram do zero nesse da Indonésia, mas sei que isso aconteceu nas Filipas, ou seja, um servidor novinho em folha. https://img.gravity.co.kr/GravityUpload/0000/2023/12/14/IR Presentation 2019 2Q_EN.pdf 2018, Q3: "Ragnarok Online Russia Re-launching on August 15" Esse servidor Russo é o atual servidor europeu. Ele começou do zero, uma espécie de clássico com updates frequentes e segue o iRO. A europa tinha alguns servidores, eles foram fechando ao longo dos anos. E daí a União Européia passou uma lei sobre regulação de dados na internet (a GDPR), a Gravity não queria aceitar, então baniram ips europeus do iRO. Uma empresa Russa viu a oportunidade e fez contrato com a Gravity. Desde então, a empresa se mudou pra outro país e não está mais na Rússia, e o servidor segue de pé (bem fraquinho se comparado aos servidores brasileiros). https://img.gravity.co.kr/GravityUpload/0000/2023/12/14/IR Presentation 2018 3Q_EN.pdf 2018, Q2: "Directly service to Taiwan/Hong Kong/Macao - Re-launching Southeast Asia with a customized strategy" Sei pouco de como eram os servidores antes disso nesses países. Mas sei que esse países foram os que mais gastaram com ragnarok desde então! Tenho quase certeza que são servidores que começaram do zero. https://img.gravity.co.kr/GravityUpload/0000/2023/12/14/Gravity IR Presentation_2018 _2Q_EN.pdf 2018, Q1: "Alliance with Russian Licensee->Relaunch of Ragnarok Online" Bom, primeiro anúncio do tal lançamento do servidor europeu. Mas veja que chamam de re-lançamento! https://img.gravity.co.kr/GravityUpload/0000/2023/12/14/Gravity IR Presentation_2018 _1Q_EN.pdf Ou seja, a Gravity utilizou a palavra "relaunch" para se referir a servidores novos onde já houveram servidores. Será esse o caso do bRO? Se eu tivesse que chutar, diria que não. Acho que talvez o bRO vai ter um update enorme, tal como o iRO teve. Agora, isso pode vir junto de lançamento de servidor clássico, merge, sei lá. Tudo pode acontecer! Mas fechar, acho que não vai acontecer pois em nenhum desses relatórios a Gravity anunciou que encerraria um servidor. 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chihaya Kisaragi Posted February 8 Share Posted February 8 Em 2/4/2025 em 5:33 AM, FabricioBits disse: Resolvi baixar as versões em japonês e coreano só pra ver se constava a mesma coisa. Uma curiosidade é que a versão em japonês tá como "reserviço" (pelo menos foi a tradução que o Google Tradutor deu) Sim. Katakana pra "reservice". E os kanjis pra "mokuhyou" significa "meta" ou "objetivo". Sobre o que pode acontecer, só posso ficar vendo. E o tempo vai passar rápido. Então, nem vou me preocupar em especular. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pupi Posted February 11 Share Posted February 11 Que loucura Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Danilo Illia Posted February 11 Share Posted February 11 Acho que e sim o update gigantesco que o iro preferio fechar pra por tudo logo , mas ai fica a duvida , ja começaram a por esse conteudo , resolveram fazer att gigantosaurica em junho/julho ? Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Bugdezeny Posted February 11 Share Posted February 11 Rufio saiu do bRO? Então não vai mais ter o debochado da guitarra nivel 1... 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts