Jump to content

Falha técnica em item prejudica a comunidade

Recommended Posts

42 minutos atrás, Basära Rômani disse:

Pessoal, o diálogo com o suporte continua. Eles estão analisando o caso, mas se mostram muito preocupados com o desbalanceamento do jogo, o que nós jogadores sabemos que é impossível, dado a tantas armas e equipamentos mais fortes que a Guitarra Vibrato, que já estão no jogo. A título de tirar essa dúvida de uma vez por todas, vamos explicar uma coisa.

A correção da falha técnica da arma no nv 1 para o nv 4 não é uma ameaça para o balanceamento.

A diferença entre uma arma Guitarra Vibrato de nível 1 e uma de nível 4 no refinamento +15 não é capaz de desbalancear o jogo e isso pode ser sustentado através dos seguintes pontos:

Considerando duas guitarras refinadas no +15, a diferença de bônus base entre a arma de nível 4 e a de nível 1 é de 75 de ATQM a favor da arma de nível 4.

Além disso, a diferença de over (bônus de refinamento) no +15 resulta em 138 de ATQM a mais na arma de nível 4 em comparação com a de nível 1. Somando ambos os fatores, obtemos uma diferença total de 213 de ATQM, o que parece considerável, mas, na prática, não desbalanceia o jogo. Esse valor permanece equilibrado dentro do sistema do Ragnarok Online, especialmente quando levamos em conta a saturação de multiplicadores.

No Ragnarok Online, o dano final é calculado com uma série de multiplicadores, incluindo modificadores de ATQM, bônus de dano mágico, elementos, cartas e habilidades. À medida que esses multiplicadores se acumulam, o ganho marginal de ATQM começa a apresentar um retorno decrescente.

Em builds avançadas com múltiplos multiplicadores, os 213 pontos extras de ATQM da arma de nível 4 não se traduzem em um aumento proporcional no dano final, já que esses pontos são diluídos. No contexto de uma build com altos multiplicadores, a diferença percentual de dano se torna pequena, mantendo o equilíbrio do jogo.

Em um cenário onde um personagem já possui 3000 ATQM com todos os bônus aplicados, uma adição de 213 ATQM representa apenas 7,1% de incremento bruto no ATQM total. Esse ganho percentual é ainda menor ao ser diluído por outros fatores de multiplicação do dano, fazendo com que o impacto real no dano final seja limitado.

Com a saturação de multiplicadores, essa diferença de ATQM adiciona valor, mas de forma reduzida, evidenciando que a arma de nível 4 oferece uma vantagem sem desbalancear o sistema de jogo.

O jogo foi projetado para permitir a escolha de armas com diferentes níveis sem se desbalancear. Armas de nível mais alto fornecem uma vantagem, mas não tornam obsoletas as armas de nível inferior. A diferença total de 213 ATQM entre a Guitarra Vibrato de nível 4 e a de nível 1 no +15 é significativa, mas não desbalanceia o jogo.

Apesar da Guitarra Vibrato de nível 4 oferecer uma vantagem de 213 ATQM em relação à de nível 1, esse incremento não é suficiente para desbalancear o jogo. A saturação de multiplicadores faz com que o impacto percentual no dano final seja pequeno, preservando o equilíbrio de jogo em Ragnarok Online. É possível consultar a tabela de refinamento no site Browiki (https://browiki.org/wiki/Refinamento) que confirma o que estou falando, que inclusive é um site referência, recomendado pela Warpportal Brasil.

Manter a arma no nv 1 é desfavorecer o jogador, é não ter transparência sobre o que foi entregue desde abril. Manter o jogador com a arma nv 1 é não assumir a responsabilidade pela falha técnica e jogar a culpa da não reversão do erro no jogador.

Além disso, a classe dos Trovadores que usa essa arma, não será capaz de aproveitar a carta Alma de Alphoccio (https://www.divine-pride.net/database/item/4696/carta-alma-de-alphoccio) em seu máximo, pois os bonus da carta só funcionam com a arma no nível 4.

Nós da comunidade, esperamos ajudar na decisão da reversão da falha. Se por acaso alguém achar algum erro no meu cálculo ou no meu texto, por favor, não deixe de corrigir. Toda a ajuda é bem-vinda para resolvermos essa questão logo e acabar de uma vez com isso.

Pessoal, meu ticket foi respondido e encerrado pela 3ª vez. Essa é a resposta da Warpportal.

Olá XXXX, boa tarde.

Itens só podem ser modificados pela Gravity, que é a desenvolvedora.
A WarpPortal BR, por sua vez, reporta bugs para eles e aguarda a correção o mais breve possível, por isso não há como te passar um prazo.

Nessa situação, já foi te explicado que, de certa forma, gerou um beneficiamento e por isso passamos para a desenvolvedora verificar o que será feito nesse caso.

Ainda não há uma posição sobre esse assunto e reforço que isso será informado o mais breve possível em nossas redes sociais e também no Kafra News.

Espero que todos os cálculos, provando que não há desbalanceamento, não sejam ignorados, como ficou parecendo com essa resposta.

Quero deixar claro que eu não concordo com a afirmação de que houve um beneficiamento nosso! Reafirmo, fomos lesados. O item veio a jogo sem aviso da mudança e mantém informações incorretas a seu respeito desde abril. Isso pode ser considerado discordante do Código de Defesa do Consumidor, que exige informações claras em serviços. Ainda mais que já faz meses que isso aconteceu e a empresa já tinha sido notificada pelos jogadores do problema. O item, que é totalmente balanceado, está sendo modificado e enfraquecido de propósito, com a desculpa de que NÓS nos aproveitamos do evento de aniversário. O que também, como já citei em postagens anteriores aqui, pode ser visto como não de acordo com o CDC.

Agora é esperar e torcer para que se consiga reverter a falha técnica da empresa.

assinatura_final2.png.848f0a8be6ebc07f757e5fca9bcf31a3.png

33 minutos atrás, Magnatrom disse:

Primeiramente, não precisa levantar ponto nenhum. O item é nv4 lá fora e lá o item não é desbalanceado.

Segundamente, build de ressonância está longe de estar no meta. Mesmo que a mudança de nível da arma faça o dano triplicar (o que não vai, só aumentaria uns 20%), ainda sim estaria longe de ser uma habilidade relevante. O mesmo se aplicará após o rebalance da mecânica da habilidade.

Terceiramente, o item é descrito como sendo nv4, então o item precisa ser corrigido para nv4.

Quartamente, mesmo quem conseguiu refinar o item para +18 não seria tão beneficiado com a alteração do nível da arma. O aumento de ATQM não seria tão relevante, e o item não possui em sua descrição algum bônus forte por refino, assim como possuem os itens O Criador e a Lâmina Sagrada.

Quintamente, como é bom ver o argumento de quem joga e entende do jogo.
Totalmente diferente de leigos que só esbanjam arrogância e ignorância!

Como toda essa situação poderia ser vista de forma diferente, se eles simplesmente falassem: "Gente, foi mais um vacilo nosso, nos perdoem, vamos fazer o possível para corrigir isso e para vcs não saírem no prejuízo".
Atitude que faria toda a diferença, mas os caras preferem seguir pelo caminho errado.

• Like 1
  • Thanks 1

A respeito do suposto "beneficiamento" que a empresa alega ter nos dado colocando a arma nível 1. Isso é um absurdo por vários motivos:

1. O potencial completo da arma nv 4 não poderá ser atingido, só isso configura desvantagem.

2. Cartas como Alma de Alphoccio dependem do status nv 4 da arma, logo estamos duplamente prejudicados com a mudança.

3. A arma já é balanceada no nv 4, não precisando de nerfs, qualquer nerf configura enfraquecimento da arma, logo uma desvantagem para nós.

4. Uma arma nv 1 gera muito mais tentativas de refinamento do que uma nível 4 devido a dificuldade de se refinar uma arma nv 4, muitos nem tentam e se sentem desmotivados a tentar, uma vez que no evento de aniversário era extremamente fácil refinar itens, seria mais lucrativo para a empresa que nós tentássemos mais vezes refinar no nv 1 da arma ao invés de menos tentativas em uma arma nv 4, o que nos fez gastar mais, isso também configura desvantagem.

5. A arma em refinos mais baixo, estando no nível 4, é mais interessante e necessária para nós do que no nível 1.

6. Não houve comunicação clara a respeito da mudança, foi algo oculto da comunidade.

É IMPOSSÍVEL haver "duplo beneficiamento" com a correção da falha técnica na arma, sendo que há muito mais desvantagens nisso.

O que nos levanta dúvidas para a empresa.

A. O status natural da arma é nv 4, ou seja, houve uma mudança de script para que ela se comportasse como nível 1. Essa decisão foi previamente pensada para ser assim?

B. Qual a justificativa que a empresa dá para o nerf de uma arma perfeitamente balanceada?

C. Por que a comunidade não foi avisada da mudança e caso nós não descobríssemos, em algum momento seríamos avisados?

D. Já era de conhecimento da empresa como iria funcionar o evento de aniversário desde o mês de abril?

E. O fato de uma arma nv 1 gerar mais tentativas de refinamento é motivo para a mudança no nível da arma?

F. Vocês estão cientes que jogando a responsabilidade da não reversão do erro no nível da arma que vocês mesmo alteraram pode, por algumas óticas, ser visto como ferindo nossos direitos e se isentando de responsabilidade?

Edited by Basära Rômani
  • Like 1
  • Thanks 1

É fácil de resolver gente!

Devemos responder algumas perguntas: 

*Qual nível do item descrito no jogo?*

R: 4 / Resolução: façam as correções pro nível 4

*Quem são os responsáveis pelo erro?*

R: Staff / Resolução: Façam a correção pro nível 4

*Quem colocou o item nescessário para manufatura para venda direta por rops durante o evento de aniversário? Incentivando a comunidade a fazer a Guitarra?*

R: Staff / Resolução: Façam a correção pro nível 4 

*A Staff estava ciente do bug e mesmo assim trouxe os itens nescessários para fazer a manufatura durante um evento que todos puderam aproveitar?*

R: SIM / Resolução: Façam a correção pro nível 4 

*Os players devem ser culpados por erros da Staff?*

R: NÃO / Resolução: Façam a correção pro nível 4 

*Os players agiram de má fé por se aproveitar do evento de aniversário dando Benção do ferreiro e evento de refino ao mesmo tempo para refinar um item q estava bugado?*

R: Não, pois todos devem aproveitar igualmente o evento, única restrição era que o personagem/avatar deveria ser nível 80+, e a staff trouxe o item nescessário para manufatura durante esse período, automaticamente qualquer pessoa pode e deve aproveitar o conteúdo disponibilizado.

RESOLUÇÃO: 

RUFIO, TRATE MELHOR OS SEUS CLIENTES, PARE DE IRONIZAR AS PESSOAS, VOCÊ MALTRATATOU E ZOMBOU DE JOGADORES.

Eu fiquei com vergonha pelos meninos que só estavam tentando uma melhoria pro jogo que paga seu salário. As pessoas mandavam figurinhas de carteira de trabalho no chat pra eles, insinuando pra eles irem trabalhar ao invés de brigar por item em jogo online, o Kuro dava risada abertamente, q postura vergonhosa para uma equipe que lida diretamente com o publico consumidor.

Conserta o item e assuma o erro de vcs! 

Fácil, simples e rápido! 

Edited by myckevemnamel_19103

Em 10/30/2024 em 3:28 AM, Chihaya Kisaragi disse:

Geez... A staff brasileira anda tão rabugenta assim? 

Bom, o erro partiu deles. Demorar uma semana de atraso já é absurdo. Agora 5 meses...

Novo Por Aqui?

Se tu reclamar de qualquer coisa, a resposta padrão é "A Culpa é da Gravity"

Não é Bug, é Feature

14 horas atrás, myckevemnamel_19103 disse:

As pessoas mandavam figurinhas de carteira de trabalho no chat pra eles, insinuando pra eles irem trabalhar ao invés de brigar por item em jogo online, o Kuro dava risada abertamente, q postura vergonhosa para uma equipe que lida diretamente com o publico consumidor.

eM6sHHD.png

As coisas estão...Pior do que eu pensava.

Calma aí, tem uma imagem que se comunica melhor com essa geração

Yqbbdgn.gif

Edited by Ray of Hope

nxqfr6l.gif

3 horas atrás, DionyBiguZ disse:

Novo Por Aqui?

Eu fiquei com a mesma dúvida, afinal tem algumas coisas bugadas há anos. Às vezes, parece até que ele sofreu um reset. Mas não quero que pareça que pego no pé dele, o considero gente boa, apesar da consciência de possivelmente não ser recíproco.

nxqfr6l.gif

Em 10/31/2024 em 2:17 PM, Magnatrom disse:

Também se aplica a itens obtidos gratuitamente no jogo? Como o item é craftável, e não comprado por rops ou ticket, imagino que possa ser tratado de forma diferente.

Teu tempo não é gratuíto e ai entra o dano moral no processo. Tu farmar algo pra ter a decepção daquilo não ser o prometido e aturar um mal amado debochar de ti e por sinal, aquelas debochas do Rufio jogando a culpa em quem adquiriu o item seria só dinheiro a mais no bolso de quem processar.

Em 10/30/2024 em 12:25 PM, Karim Khan Kirmani disse:

Sobre processar a empresa, seriosamente, a gente nem sequer sabe qual é a situação legal do Ragnarök Online desde a mudança, mudança essa que, lembrando, é completamente obscura e a WarpPortal Brasil não existe legalmente de maneira alguma, sendo que tudo ainda parece atender pelo CPNJ 06.142.151/0001-60, ou seja, a boa e velha Level Up! Interactive Ltda.

Então. a WarpBrasil se apresenta como Level up nos canais dela e se tu quiser 'fontes' é só tu olhar em qualquer rede social deles (LevelUp!) que vai ta la. E em caso de processo, eles respondem sim pelos erros, porque a lei é clara nessa parte no artigo 18 do mesmo código, simplesmente porque se não fosse pela Level Up o jogo não estaria disponível aqui.

E isso de "termo de uso" tambem vai pro brejo se tu for ler o artigo 25.

1 hora atrás, Paradeserpaunocurufio disse:

Então. a WarpBrasil se apresenta como Level up nos canais dela e se tu quiser 'fontes' é só tu olhar em qualquer rede social deles (LevelUp!) que vai ta la. E em caso de processo, eles respondem sim pelos erros, porque a lei é clara nessa parte no artigo 18 do mesmo código, simplesmente porque se não fosse pela Level Up o jogo não estaria disponível aqui.

E isso de "termo de uso" tambem vai pro brejo se tu for ler o artigo 25.

Não há nenhuma menção da Level Up!, tanto no portal oficial do jogo (www.playragnarokonlinebr.com) quanto no portal oficial da publicadora (www.warpportalbr.com), simplesmente não existe nada, e nas escondidas do contrato há uma única menção, no entanto, diz respeito ao sistema de compra de créditos somente. Rede social não é fonte de nada, por favor.

Não é nada absurdo dizer que, legalmente, a Level Up! restringe si mesma por assuntos estritamente referentes ao sistema de créditos e tutti-quanti, e quando o assunto é o jogo em si, caindo justamente no assunto deste tópico, que não é sobre devolver dinheiro, ela (hipoteticamente) simplesmente desapareceria numa nuvem de fumaça, sobrando apenas a figura distante de um empresa americana na Califórnia, gargalhando da sua cara, com cifras de dólares nos olhos.

Então, colega, se esse for realmente o caso, você vai ligar para o WhatsApp do Joe Biden? Eu acho que o buraco é bem mais fundo do que parece.

Eu vi alguém comentando sobre o item ser gratuito,  não é. De fato a Guitarra é feita pelo sistema de manufaturas, mas ela depende de uma arma que só vem por Rops para fazer. Ou seja, todo mundo que fez a guitarra comprou rops ou comprou de alguém que comprou rops. É um item comercializado.

• Like 2

• 2 weeks later...

Primeira resposta a respeito da Guitarra Vibrato - 11/11/2024

https://www.twitch.tv/ragnarokonlinebr/clip/PoorSnappyConsolePicoMause-naZb2_Ln_gQWnjRW

Inclusive o Rufio respondeu uma dúvida que venho levantando nas minhas lives, se a alteração do nível da arma do nível 4 para o nível 1 foi intencional ou falha técnica. Segundo ele: "Não é o caso".

• Confused 1

Em 11/3/2024 em 12:38 AM, Karim Khan Kirmani disse:

Não há nenhuma menção da Level Up!

Nossa cara, literalmente a primeira coisa que aparece no discord oficial do jogo é "Bem-vindo ao Discord Oficial de Ragnarok - Level Up! Games." postado dia 1/6/2023 as 17:10. A migração ocorreu la em 2018 então não tem motivo deles se vincularem com a Level up 5 anos depois, se não fosse pelo OBVIO, Level up ainda é responsavel pelo ragnarok no Brasil.

Edited by Paradeserpaunocurufio

8 horas atrás, Basära Rômani disse:

Inclusive o Rufio respondeu uma dúvida que venho levantando nas minhas lives, se a alteração do nível da arma do nível 4 para o nível 1 foi intencional ou falha técnica. Segundo ele: "Não é o caso".

... Essa resposta foi bem enrolada e nem responde a pergunta. Parece até que tem medo. o_O

Chihayasign.jpg.1e5bddf2f8b3a4da929e14cce214db9f.jpg

14 horas atrás, Chihaya Kisaragi disse:

... Essa resposta foi bem enrolada e nem responde a pergunta. Parece até que tem medo. o_O

Novo Por Aqui?²

Desde que frequento o fórum e tem algum problema eles dão respostas enroladas

Em 11/1/2024 em 11:11 PM, Ray of Hope disse:

Eu fiquei com a mesma dúvida, afinal tem algumas coisas bugadas há anos. Às vezes, parece até que ele sofreu um reset. Mas não quero que pareça que pego no pé dele, o considero gente boa, apesar da consciência de possivelmente não ser recíproco.

Ele é gente boa mas tem 0 senso crítico. Só o Frota pra fazer ele notar as falhas da Staff

• Haha 1

Não é Bug, é Feature

Em 11/12/2024 em 3:59 AM, Paradeserpaunocurufio disse:

Nossa cara, literalmente a primeira coisa que aparece no discord oficial do jogo é "Bem-vindo ao Discord Oficial de Ragnarok - Level Up! Games." postado dia 1/6/2023 as 17:10. A migração ocorreu la em 2018 então não tem motivo deles se vincularem com a Level up 5 anos depois, se não fosse pelo OBVIO, Level up ainda é responsavel pelo ragnarok no Brasil.

Isso significa que a Levelup gerencia o Discord. Não tem nada de ilegal na Warpportal contratar a Levelup para praticamente tudo, incluindo gerenciar o Discord, e, ainda assim, o bRO ser de uma empresa localizada na California.

Em 11/12/2024 em 12:59 AM, Paradeserpaunocurufio disse:

Acho que você não entendeu. Eu estou dizendo que é uma relação suspeita, não estou dizendo que não há uma relação ou que não é fácil de percebê-la.

Além disso, eu disse que "rede social não é fonte de nada"você sabe que o Discord ou Twitch ou que seja, além de ser algo totalmente por fora, ele não é necessário para jogar, certo? Do cliente e dos dois portais, só isso deve ser do interesse da Gravity, o resto parece obedecer suas próprias regras, de certa forma separadas do Ragnarök, pois, já percebeu que até a página de suporte tem seu próprio cadastro? Empresa nenhuma dá nó em ponta solta.

O fato da Level Up! cuidar do servidor de Discord, tal como o fato dela ser responsável pelo sistema de créditos, não diz absolutamente sobre, porque o que aconteceu foi algo no jogo, não no Discord, nem com o sistema de créditos, mas algo no servidor em especifico, e, como o @Citizen disse, não é difícil seguir o pensamento que a Level Up! é contratada para executar uma porção de coisas, mas quando o assunto é o jogo em si você tem de lidar com uma empresa sem (aparentemente) nenhuma representação legal no Brasil.

Seria bom contar com o entendimento de algum jogador formado em Direito, mas eu fico com a impressão que essa coisa de "ovô processá" não é tão simples como pensam.

Edited by Karim Khan Kirmani
  • Like 1

Em 11/12/2024 em 4:27 PM, DionyBiguZ disse:

Talvez não tenha me expressado da melhor forma, acho que é razoável dizer que algumas declarações não condizem com a de alguém que jogue há tanto tempo, mas daí pra fazer conclusões sobre a pessoa dele é um pulo muito grande. Não o conheço, e também pode ser por uma porção de motivos, como experiências pessoais etc. De toda forma, esse ser que parece estar sempre em busca de garotas e não é, de jeito nenhum, um cultuador de visuais, tem todo o meu respeito. 

Mentira, todo mundo sabe que o original desapareceu em 2019 e que colocaram esse clone no lugar

Edited by Ray of Hope

nxqfr6l.gif

Em 11/14/2024 em 12:14 AM, Karim Khan Kirmani disse:

empresa sem (aparentemente) nenhuma representação legal no Brasil

Nâo to falando nada no achismo. Na lei, se tu não consegue ir atras do dono, qualquer um que esteja na cadeia de serviço responde solidariamente pela reparação dos danos causados ao consumidor.

Se alguem importar algo pro Brasil (nesse caso o serviço e acesso ao ragnarok) essa empresa é responsavel por resolver todos os BOs, se a empresa gringa não resolver.

Em 11/14/2024 em 12:14 AM, Karim Khan Kirmani disse:

O fato da Level Up! cuidar do servidor de Discord

...e de todo o resto do jogo é prova mais do que suficiente pra vincular a empresa em uma relação de consumo e por consequencia arcar com todos os ônus.

Um exemplo BEM SIMPLES pra ti entender. Se uma loja importa algo da china, tu acha que tu vai conseguir teu direito a garantia do vendedor chines que tu nem sabe quem é ou da loja que tu comprou? Entao o mesmo vale aqui, se alguem tiver algum prejuizo, a Level up vai pagar se perder um processo (ou vai pedir o dinheiro pra warp portal).

Edited by Paradeserpaunocurufio

Olá, XXXXX.

Informo que somente a desenvolvedora Gravity pode fazer alterações ou correções em problemas dentro do jogo.

Infelizmente não temos como dar um prazo para que a problema com o item em questão seja corrigido, pois esta ação depende inteiramente da Gravity e ela não compartilha o progresso em correções dentro do jogo.

O item não ter sido corrigido em tanto tempo apenas comprova a complexidade do problema, o que impossibilita sua solicitação de que seja corrigido imeditamente.

Entendo a insatisfação, mas neste tipo de situação resta apenas aguardar mesmo.
  • Sad 1