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Falha técnica em item prejudica a comunidade


Basära Rômani

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No dia 30 de Abril de 2024 foi anunciado o novo sistema de manufaturas no Ragnarok. Algo que muitos, inclusive eu, estavam esperando, pois melhoraria o jogo e a diversão.

https://playragnarokonlinebr.com/novidades/novidades/conheca-o-novo-sistema-de-manufatura

Um dos itens fabricados nesse sistema é a Guitarra de Vibrato, um item capaz de melhorar o jogo de uma classe que só recentemente está recebendo melhorias e balanceamentos, que é a do Trovador.

A arma Guitarra de Vibrato veio, por uma falha técnica da empresa que gerencia o jogo, com o nível errado. Ela veio com o nível 1 e não no nível 4, como deveria ser. Inclusive na descrição da arma ela está registrada como nível 4, que é o status padrão dela nos servidores pelo mundo.

São pelo menos 5 meses de falha técnica que não foi corrigida, onde jogadores enviaram ticket alertando o problema e foram ignorados.

Recentemente ocorreu o evento de aniversário do Brasil Ragnarok Online, onde num evento incrível e divertido, pudemos refinar nossos equipamentos com as bençãos do ferreiro distribuídas no evento, inclusive o item Guitarra de Vibrato, como todo mundo teve o direito igualmente e nós também. O que nos permitiu a dar refinamentos consideráveis no item.

Explicado isso, o que ocorre, é que a gestão do jogo alega que agora é impossível corrigir o nível da arma pois seria "beneficiar" uma classe do jogo. Essa ação é vista pela comunidade como má fé por parte das pessoas que deveriam ter corrigido a falha técnica e estão usando o evento de aniversário como escape para não ter que assumir o seu próprio erro.

A arma não tem potencial de desbalancear o jogo, não tem poder de ataque matemático que supere muitas de outras armas disponíveis no jogo para outras classes. Manter ela nível 1 é desfavorecer e não beneficiar, repito, é desfavorecer o jogador numa ação covarde. Cartas futuras terão 1/3 da efetividade se a arma for mantida no nível 1.

Tentamos dialogar a respeito do assunto durante o kafra news semanal mas recebemos ironias e deboches. Tentamos dialogar através dos canais de conversa no discord oficial e recebemos ironias e deboches dos moderadores.

Foi dito sobre zerar os refinos do item para tornar "justa" a correção. Nós da comunidade não aceitamos ser prejudicados e culpados por uma falha de gestão e técnica da empresa e pedidos que o item seja corrigido para o nível 4 como deveria ter sido desde o começo. Vocês tiveram meses para efetuar a correção e de forma alguma houve má fé vinda do cliente em participar do evento de aniversário e se divertir com os refinos como todos os outros jogadores.

Aguardamos uma resposta com seriedade a respeito do assunto. Orientados pelo Rufio durante o Kafra News, estamos mandando tickets a respeito do assunto, mas aguardamos um posicionamento de responsabilidade de vocês e não culpando a gente.

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Edited by Basära Rômani
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Não sou main trovador, nem classes ranged mas compartilho a indiginação que voces sentem.

o pior é, foi reportado via ticket por varios jogadores bem antes do evento de refino e por culpa da empresa, por não corrigir o item em tempo, deu nisso.

dar rollback beira o impossivel. muita gente gastou em BSBs, e outros minerios, falhou, tentou, devolver os itens vai ficar extemamente dificil. e devolver por media será pior do que deixar como esta, no meu ver.

 

a staff estava indo ate bem com as atualizações, eventos mas parece que foi como um eclipse...

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Acesse fb.gg/PlayerumGamePlay (jogos em geral) e/ou http://bit.ly/Ragnanoob para ragnarok. Obrigado.

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Saudações, em nome de xxxxxx,

É evidente que a demanda em questão é legítima, e cabe à equipe moderadora no Brasil agir com imparcialidade. Em situações nebulosas como esta, é esperado que as decisões sejam tomadas em benefício do jogador, e não exclusivamente da empresa. Contudo, neste caso, a Staff Brasil recorreu a uma premissa incorreta para não corrigir o item, o que prejudica a experiência de jogadores que contavam com o mesmo.

Diante disso, é recomendável que os jogadores prejudicados considerem entrar em contato direto com a Gravity, explicando a situação, expondo a posição adotada pela Staff brasileira e justificando por que, no Brasil, o tratamento do item deve estar em conformidade com os servidores internacionais. Caso a Gravity reconheça que houve, de fato, um prejuízo ao jogador, é provável que tomem providências para corrigir o erro e que solicitem explicações à equipe brasileira, o que pode acarretar consequências para o serviço de moderação local.

A solução ideal para a Staff, nesse caso, seria corrigir o item imediatamente e reintroduzi-lo no jogo, já ajustado, para que possa ser obtido NOVAMENTE sem prejuízo aos jogadores que o adquiriram anteriormente. Embora o argumento de que isso beneficie o jogador seja válido, também é justo e aceitável resolver as inconsistência a favor do player para se manter a transparência no servidor.

Afinal, como dizemos em Midgard: "A verdadeira honra é conquistada, não recebida."

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Essa é a primeira resposta da Warpportal. Lembrando que o ticket ainda está aberto e em análise, ok pessoal?

 

Olá, XXX.
 
Seu feedback foi encaminhado para a equipe responsável pelo jogo.
Eles coletarão todos os feedbacks e verificarão com a desenvolfedora o que pode ser feito. 
Esta coleta é feita semanalmente e infelizmente não respondem individualmente cada caso.
 
Como as decisões finais são dadas apenas pela Gravity, resta aguardar novas atualizações que podem ser dadas através de Kafra News futuros ou no Discord nas notas de atualizações quinzenais.
 
De qualquer forma, agradeço o contato.
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Bom, mais um de vários absurdos. O jogo já tá super desequilibrado. Corrigir essa guitarra não afetaria de modo negativo o jogo. Há maneiras de corrigir. Talvez colocar, através das exploradores, um sistema pra trocar a guitarra velha pela atualizada, perdendo alguns níveis de refino talvez.

 

1 hora atrás, luizfernandome disse:

Diante disso, é recomendável que os jogadores prejudicados considerem entrar em contato direto com a Gravity

Cara, só tem um problema nessa tua sugestão. A Warpportal é a Gravity. É o braço da Gravity nos EUA. Para um brasileiro entrar em contato, oficialmente, com a Gravity, isso significa entrar em contato com a Warpportal. Quando o pessoal que gerencia o bRO fala que a Gravity não deixa trazer item A ou B, é literalmente a Gravity falando. Eles são a voz da Gravity no Brasil. Agora, se alguém aqui acha que os Coreanos vão sentir as dores do jogador brasileiro, bom, cada um acredita no que quiser, né.

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Bem, vamos lá:

11 horas atrás, Basära Rômani disse:

A arma Guitarra de Vibrato veio, por uma falha técnica da empresa que gerencia o jogo, com o nível errado. Ela veio com o nível 1 e não no nível 4, como deveria ser. Inclusive na descrição da arma ela está registrada como nível 4, que é o status padrão dela nos servidores pelo mundo.

O mesmo caso da Serra.
Logo não é algo isolado.
Infelizmente a realidade é que a Comunidade não pode mais confiar em descrições, porcentagens ou "testes" de absolutamente nada no bRO.

11 horas atrás, Basära Rômani disse:

Explicado isso, o que ocorre, é que a gestão do jogo alega que agora é impossível corrigir o nível da arma pois seria "beneficiar" uma classe do jogo. Essa ação é vista pela comunidade como má fé por parte das pessoas que deveriam ter corrigido a falha técnica e estão usando o evento de aniversário como escape para não ter que assumir o seu próprio erro.

Não é nenhuma novidade.
Faz anos que isso é assim, sempre que a Comunidade pressiona a staff sobre algum problema do jogo, a primeira "tática" deles, mais precisamente do rufio, é culpar quem está reclamando.
Já ouvi tantos absurdos, como da vez que um carinha reclamou dos macros no jogo, e em resposta ele recebe um: "Fulano, se vc usa macro..."
A culpa sempre é jogada nos jogadores, pode observar, essa é a estratégia que é mais usada.

11 horas atrás, Basära Rômani disse:

Tentamos dialogar a respeito do assunto durante o kafra news semanal mas recebemos ironias e deboches.

Eu vi.
Aquela resposta do rufio foi um show de horrores.
Basicamente ele disse que vcs terem sido enganados, foi um beneficio, um privilégio e por isso são culpados.
Essas ironias e deboches são completamente anti éticas e logicamente nada profissionais.
Pessoas que prestam serviços ao público, necessitam ter controle emocional para lidar com dúvidas, reclamações e criticas.
Não importa as qualificações, o mínimo que os clientes merecem é respeito e seriedade.
Ainda mais quando se trata com um público maduro como a Comunidade do bRO.

11 horas atrás, Basära Rômani disse:

Tentamos dialogar através dos canais de conversa no discord oficial e recebemos ironias e deboches dos moderadores.

Isso eu conheço bem, larguei o tutorado para não precisar mais entrar na aba dos tutores ali no "discórdia"!
Sem citar nomes, mas tem uma turminha no discord que é extremamente fanboy da staff, os caras literalmente aplaudem tudo que a staff faz, principalmente os erros.
Alguns se calam pois morrem de medo de perder os "privilégios", e se vc vai na contra mão disso, ironias e deboches são  exatamente o que eles te dão.

Tratar os colegas assim, só mostra o despreparo dessa turma.

12 horas atrás, Basära Rômani disse:

Aguardamos uma resposta com seriedade a respeito do assunto

É o mínimo não é man?
Já bati cabeça com algo parecido no episódio da Adaga da Valquíria, e até hoje continua na mesma.
Entendo que esse caso seja mais complexo, mas só podemos cobrar da staff local uma resolução disso.
Ví um carinha ali aconselhando ir direto na gravity, mas não tem como man, o único canal com os caras é através a staff local.
Com deboches e ironias, a staff local, teoricamente é a nossa única voz perante a gravity, e nisso, estamos de mãos atadas.

Meu parecer final, como um dinossauro vivido de bRO e que não tem mais paciência pra aguentar ironias e deboches de mais ninguém, é que vc siga as sábias e imortais palavras do coronel Fábio:
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12 horas atrás, Basära Rômani disse:

Recentemente ocorreu o evento de aniversário do Brasil Ragnarok Online, onde num evento incrível e divertido, pudemos refinar nossos equipamentos com as bençãos do ferreiro distribuídas no evento, inclusive o item Guitarra de Vibrato, como todo mundo teve o direito igualmente e nós também. O que nos permitiu a dar refinamentos consideráveis no item.

Explicado isso, o que ocorre, é que a gestão do jogo alega que agora é impossível corrigir o nível da arma pois seria "beneficiar" uma classe do jogo. Essa ação é vista pela comunidade como má fé por parte das pessoas que deveriam ter corrigido a falha técnica e estão usando o evento de aniversário como escape para não ter que assumir o seu próprio erro.

Essa justificativa é maldosa e sem sentido, pois se o nível da arma fosse (de fato) 4 ainda sim você e qualquer outro interessado teria refinado a arma, aproveitando o evento.

Levando em consideração o Thor e a possibilidade de criar várias contas e farmar BSBs durante o evento, até mesmo no Val teria no mínimo 22 BSBs por dia usando só uma conta, se estivessem preocupados em não beneficiar nenhuma classe, eles já teriam corrigido aquele Cachecol Camuflado com slot fantasma, quem não tem fica na desvantagem.

Enfim , poderiam ter inventado uma desculpa melhor. 

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Quem puder pessoal, copie o texto dessa postagem e enviem ticket junto da imagem anexada aí, denunciando a falha técnica. Mesmo se vocês não forem da classe, se puderem dar essa força.

Dessa vez foi extremamente descarado o descaso. Estamos procurando na lei algo que ampare a gente nessa questão que vem se repetindo. Entre tantos outras "falhas" e "bugs" que na verdade não são por acaso e já são sabidos desde do dia da implementação.

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56 minutos atrás, Basära Rômani disse:

Estamos procurando na lei algo que ampare a gente nessa questão que vem se repetindo. E

Se for só isso que tu quer, tem o art 31 do cdc que fala sobre os produtos e serviços oferecidos terem informações CORRETAS sobre suas caracteristicas.

O que ja vai encaixar no art 18. sobre os problemas da prestação de serviço, no caso o item não funcionando como foi anunciado, ter um prazo de 30 dias para ser corrigido. E como não foi corrigido, o consumidor pode forçar o cumprimento da oferta (oq duvido acontecer porq a staff é inutil e não faz nada por conta propria), pedir a substituição do item (que tambem não ia servir de nada, porq ia trocar 6 por meia duzia) ou pegar o dinheiro de volta. Se ir a juizo a Level up vai perder o processo, porq n tem justificativa pra salvar o coro deles. Mesmo se falarem que depende da Gravity que fica em outro pais, é problema deles, porq eles atuam no Brasil e precisam seguir a lei brasileira.

Edited by Paradeserpaunocurufio
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Gostaria de adicionar as informações que em relação ao item "Guitarra Vibrato" oferecido no jogo Ragnarok Online, é necessário esclarecer um ponto fundamental que envolve o direito do consumidor à informação clara e precisa. Conforme descrito no Artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor, é obrigatório que a apresentação de produtos e serviços assegure informações corretas, claras, precisas e ostensivas quanto às características dos produtos oferecidos.

No presente caso, o item "Guitarra Vibrato" foi divulgado como uma arma de nível 4, sendo esta a descrição disponível aos consumidores. Entretanto, ao receber o item no jogo, os consumidores perceberam que ele se comporta efetivamente como uma arma de nível 1. Tal discrepância entre a descrição e a realidade do item afeta diretamente as expectativas e o uso dos consumidores, que confiaram nas informações oferecidas para realizar suas compras e, em alguns casos, podem ter investido recursos financeiros no jogo baseando-se nesta descrição.

Esse tipo de situação configura uma infração ao direito do consumidor de ser informado de maneira clara e verdadeira sobre o produto, conforme o estabelecido pelo artigo supracitado. Além disso, a ausência de qualquer aviso prévio aos consumidores sobre essa discrepância reforça a gravidade da violação, pois tal informação pode impactar significativamente a decisão de compra do consumidor.

Portanto, solicitamos que a empresa corrija o funcionamento do item, para que ele corresponda ao anunciado (arma de nível 4) e atenda às expectativas do consumidor.

Além disso, foi trazido ao debate do assunto durante o último Kafra News, pelo responsável Rufio, que trazer o item com a falha da forma que foi trago era um "benefício" e que nunca seria corrigido o problema. Que nós jogadores estávamos querendo tirar proveito da situação.

Atribuir aos jogadores a responsabilidade pela discrepância entre a descrição e o funcionamento do item "Guitarra Vibrato" é uma postura incompatível com as obrigações estabelecidas pela legislação de defesa do consumidor. Conforme o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, é responsabilidade exclusiva do fornecedor do serviço a garantia da qualidade, veracidade e precisão das informações fornecidas, respondendo por quaisquer danos resultantes de defeitos na prestação do serviço, independentemente de culpa.

Neste caso, os jogadores agiram com boa-fé, adquirindo o item com base nas informações fornecidas pela própria empresa, confiando que a descrição "nível 4" seria um reflexo real das características da arma. Não existe base para atribuir aos consumidores qualquer responsabilidade pela inconsistência encontrada, pois o erro é claramente de responsabilidade da empresa, que deveria ter assegurado a veracidade das informações disponibilizadas.

Delegar aos consumidores a responsabilidade por uma falha técnica ou de comunicação é uma prática que, além de desrespeitosa, pode ser interpretada como uma prática abusiva, conforme descrito no Artigo 39 do CDC. Tal postura coloca o consumidor em desvantagem e desconsidera seu direito de ser corretamente informado sobre os produtos que consome, especialmente em se tratando de um produto pago, cujo funcionamento influencia diretamente a experiência e o valor percebido pelo consumidor.

Assim, solicitamos que a empresa:

- Reconheça e assuma a responsabilidade pela discrepância, ao invés de delegá-la aos consumidores.
- Ofereça uma solução justa e adequada para que os jogadores afetados tenham suas expectativas e direitos atendidos de maneira respeitosa e conforme a lei.

Essas medidas são necessárias para restaurar a confiança dos consumidores e garantir o cumprimento das normas de defesa do consumidor, que buscam proteger a transparência e a ética nas relações de consumo.

Trato esse assunto com o maior respeito e seriedade e com todo o carinho que tenho pela equipe que sustenta esse jogo que já me deu tantas alegrias.

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13 horas atrás, Paradeserpaunocurufio disse:

Se for só isso que tu quer, tem o art 31 do cdc que fala sobre os produtos e serviços oferecidos terem informações CORRETAS sobre suas caracteristicas.

O que ja vai encaixar no art 18. sobre os problemas da prestação de serviço, no caso o item não funcionando como foi anunciado, ter um prazo de 30 dias para ser corrigido. E como não foi corrigido, o consumidor pode forçar o cumprimento da oferta (oq duvido acontecer porq a staff é inutil e não faz nada por conta propria), pedir a substituição do item (que tambem não ia servir de nada, porq ia trocar 6 por meia duzia) ou pegar o dinheiro de volta. Se ir a juizo a Level up vai perder o processo, porq n tem justificativa pra salvar o coro deles. Mesmo se falarem que depende da Gravity que fica em outro pais, é problema deles, porq eles atuam no Brasil e precisam seguir a lei brasileira.

Não é tão simples assim. TLDR: A Warpportal/Gravity tem a faca e o queijo na mão.

Processar a Warpportal vai custar dinheiro com advogado. Acho difícil um juiz, normalmente uma pessoa mais velha, tenha paciência em entender a situação. E existe sim o risco de perder o processo. Conforme o regulamento no Contrato de Licença de Uso do Softwre Rangarok Online, item 24: "Você explicitamente concorda que o serviço e conteúdo estão sendo prestados “tal como está” e “conforme disponibilizado,” e que você faz uso do serviço sob seu próprio risco e responsabilidade. (...) A GRAVITY e todos seus parceiros oficiais não garantem que o serviço atingirá seus requerimentos ou que o serviço será ininterrupto, pontual, seguro ou isento de erros. (...)".

Claro, tem também o item 22.4.1, que garante certa proteção aos tais erros: "Toda a responsabilidade da GRAVITY e reparações legais com respeito ao uso de seus serviços e todo conteúdo e software desenvolvido pela ou para serviços da GRAVITY que venham a ser defeituosos usando uma mídia escolhida pelos serviços da GRAVITY será limitada a uma quantia igual ao total pago pelo usuário pelo serviço defeituoso subtraído pela quantia igual ao valor do serviço pelo tempo pelo qual operou corretamente. (...)".

Isso indica que, por exemplo, se vier um item por ROPs e ele não está funcionando, a Warpportal têm o dever de consertá-lo ou de reembolsar quem comprou o item defeituoso. Se a pessoa gastou material refinando tal item, isso não terá reembolso.

Eu não tenho essa arma, mas se ela também está se comportando como nível 1 para refino, isso significa que é mais fácil alcançar refinos mais altos. Não sei se este é o caso, mas se for, e a staff de fato mudar o nível da arma pra 4 mantendo o refino, a staff pode dizer que Basara e outros sabiam do bug e abusaram dele, o que pode levar à punição dessas pessoas e o item deletado das contas dessas pessoas. Não acho que isso vai acontecer, só estou falando que os Termos de Serviço protegem a Warpportal para fazer este tipo de coisa.

É por essas e outras que eu acho que esse lance de ser "parceiro oficial" é uma furada. O melhor é se distanciar, jogar o jogo na tranquilidade. Se o bRO tá vacilando, talvez mudar pra outro servidor (foi o que eu fiz, mas por outros motivos). E não gastar com rops, esse é o basico. O Basara poderia, por exemplo, fazer um video pra reclamar, expondo a situação, e convidando mais pessoas a boicotar (rops), pra fazer alguma pressão. Pessoalmente, eu não aconselharia processar a Gravity, a não ser que você tenha dinheiro suficiente, pois a possibilidade de perder o processo existe. Ou, em um cenário útopico, juntar mais pessoas, com outras reclamações, e fazer uma ação coletiva. Daí talvez a gente ganha, a Warpportal tem que reembolsar o pessoal, perde dinheiro e a Gravity decide fechar o bRO. Aliás, se a Gravity decidir fechar o bRO, ela tem apenas que anunciar com 1 mês de antecedência. Dane-se o que tivermos de ROPs. Perante à lei, somos todos iguais, mas na real, "alguns são mais iguais que outros".

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O que mais me deixa chocado é a total baixeza, a absoluta falta de profissionalismo da publicadora. Isso se vê em todos os níveis, é uma coisa impressionante. Como a pioneira no mercado brasileiro chegou até esse nível, ou melhor, falta de nível?

Sobre processar a empresa, seriosamente, a gente nem sequer sabe qual é a situação legal do Ragnarök Online desde a mudança, mudança essa que, lembrando, é completamente obscura e a WarpPortal Brasil não existe legalmente de maneira alguma, sendo que tudo ainda parece atender pelo CPNJ 06.142.151/0001-60, ou seja, a boa e velha Level Up! Interactive Ltda.

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29 minutos atrás, Karim Khan Kirmani disse:

Sobre processar a empresa, seriosamente, a gente nem sequer sabe qual é a situação legal do Ragnarök Online desde a mudança, mudança essa que, lembrando, é completamente obscura e a WarpPortal Brasil não existe legalmente de maneira alguma, sendo que tudo ainda parece atender pelo CPNJ 06.142.151/0001-60, ou seja, a boa e velha Level Up! Interactive Ltda.

A Warpportal é a Gravity Interactive Inc, que é o braço da Gravity nos EUA. "Warpportal" é, muito provavelmente, apenas um nome pra plataforma de jogos, mas a empresa é a Gravity Interact Inc.

Se você ler o contrato do Termo de Uso, vai estar escrito lá que o contrato é entre nós (usuários) e a Gravity Interactive Inc. "Gravity Interactive Inc. ("GRAVITY"), sociedade devidamente organizada e existente de acordo com as leis dos Estados Unidos da América (EUA), com sede em 7001 Village Drive Suite 150 Buena Park, CA 90621, doravante designada simplesmente GRAVITY"

Mas a staff é, na verdade, a staff da LUG. Acredito que a LUG presta serviço pra Gravity Interactive Inc, mas os funcionários são da LUG e não da Gravity Interactive Inc.

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20 horas atrás, Basära Rômani disse:

Gostaria de adicionar as informações que em relação ao item "Guitarra Vibrato" oferecido no jogo Ragnarok Online, é necessário esclarecer um ponto fundamental que envolve o direito do consumidor à informação clara e precisa. Conforme descrito no Artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor, é obrigatório que a apresentação de produtos e serviços assegure informações corretas, claras, precisas e ostensivas quanto às características dos produtos oferecidos.

No presente caso, o item "Guitarra Vibrato" foi divulgado como uma arma de nível 4, sendo esta a descrição disponível aos consumidores. Entretanto, ao receber o item no jogo, os consumidores perceberam que ele se comporta efetivamente como uma arma de nível 1. Tal discrepância entre a descrição e a realidade do item afeta diretamente as expectativas e o uso dos consumidores, que confiaram nas informações oferecidas para realizar suas compras e, em alguns casos, podem ter investido recursos financeiros no jogo baseando-se nesta descrição.

Esse tipo de situação configura uma infração ao direito do consumidor de ser informado de maneira clara e verdadeira sobre o produto, conforme o estabelecido pelo artigo supracitado. Além disso, a ausência de qualquer aviso prévio aos consumidores sobre essa discrepância reforça a gravidade da violação, pois tal informação pode impactar significativamente a decisão de compra do consumidor.

Portanto, solicitamos que a empresa corrija o funcionamento do item, para que ele corresponda ao anunciado (arma de nível 4) e atenda às expectativas do consumidor.

Além disso, foi trazido ao debate do assunto durante o último Kafra News, pelo responsável Rufio, que trazer o item com a falha da forma que foi trago era um "benefício" e que nunca seria corrigido o problema. Que nós jogadores estávamos querendo tirar proveito da situação.

Atribuir aos jogadores a responsabilidade pela discrepância entre a descrição e o funcionamento do item "Guitarra Vibrato" é uma postura incompatível com as obrigações estabelecidas pela legislação de defesa do consumidor. Conforme o Artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor, é responsabilidade exclusiva do fornecedor do serviço a garantia da qualidade, veracidade e precisão das informações fornecidas, respondendo por quaisquer danos resultantes de defeitos na prestação do serviço, independentemente de culpa.

Neste caso, os jogadores agiram com boa-fé, adquirindo o item com base nas informações fornecidas pela própria empresa, confiando que a descrição "nível 4" seria um reflexo real das características da arma. Não existe base para atribuir aos consumidores qualquer responsabilidade pela inconsistência encontrada, pois o erro é claramente de responsabilidade da empresa, que deveria ter assegurado a veracidade das informações disponibilizadas.

Delegar aos consumidores a responsabilidade por uma falha técnica ou de comunicação é uma prática que, além de desrespeitosa, pode ser interpretada como uma prática abusiva, conforme descrito no Artigo 39 do CDC. Tal postura coloca o consumidor em desvantagem e desconsidera seu direito de ser corretamente informado sobre os produtos que consome, especialmente em se tratando de um produto pago, cujo funcionamento influencia diretamente a experiência e o valor percebido pelo consumidor.

Assim, solicitamos que a empresa:

- Reconheça e assuma a responsabilidade pela discrepância, ao invés de delegá-la aos consumidores.
- Ofereça uma solução justa e adequada para que os jogadores afetados tenham suas expectativas e direitos atendidos de maneira respeitosa e conforme a lei.

Essas medidas são necessárias para restaurar a confiança dos consumidores e garantir o cumprimento das normas de defesa do consumidor, que buscam proteger a transparência e a ética nas relações de consumo.

Trato esse assunto com o maior respeito e seriedade e com todo o carinho que tenho pela equipe que sustenta esse jogo que já me deu tantas alegrias.

Em resposta ao texto citado acima, que levanta a possibilidade de que a ação não está de acordo com o código de defesa do consumidor, essa foi a resposta via ticket, que continua aberto e em análise pessoal.

Olá, bom dia.
 
A equipe já tem ciência do problema, conforme mencionado pelo próprio Rufio no Kafra News citado.
 
Mas reforço que as correções sejam de funcionamento ou de descrição podem ser aplicadas somente pela desenvolvedora, sendo assim, será necessário aguardar.
 
Agradeço a compreensão.

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Editado

Em 10/30/2024 em 9:41 AM, Citizen disse:

Conforme o regulamento no Contrato de Licença...

Olha, gostaria de comentar algo só sobre essa partezinha do post. Não sou entendedor, não. Mas, do pouco que entendo, acredito que, por uma porção de motivos, "termos de uso" e afins tem pouca, quando alguma, relevância nesses âmbitos, principalmente quando, por exemplo, conflitante com lei. Sem entrar na questão de ser responsável ou não, é mais do que razoável também que jogadores não leiam essas letras miúdas (contrato de uso). Se for contar por "termos de uso" e outros, provavelmente ninguém ganharia causa alguma, e vemos que não é assim. 

Fora isso, fiquei curioso sobre qual servidor você tá jogando.

 

 

Por último, queria comentar que entendo o que a maga do Fire Emblem quis dizer, mas obviamente ele acabou se expressando muito mal: Melhor ainda se falarem com a carteira também, mas não deixem de falar com o teclado!

Lembrando que o jogador pode ser (financeiramente) útil mesmo que não gaste um tostão em ROPs, principalmente quando ele deixa de falar com o teclado.
Bom, mas apesar de ter se expressado mal, deu pra entender o que ele quis realmente dizer.

Edited by Ray of Hope
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@Ray of Hope

Ei, que isso, super entendi seu ponto! Só quero frisar que não, não é contra a lei citar o Código de Defesa do Consumidor (CDC) ou outras leis brasileiras em discussões online, inclusive em fóruns, para confrontar ou questionar práticas de empresas de prestação de serviços. Pelo contrário, esse tipo de discussão costuma ser protegido pela liberdade de expressão, e o próprio CDC incentiva os consumidores a conhecerem e utilizarem seus direitos, inclusive ao confrontar práticas que considerem abusivas.

Só é importante tomar cuidado com a forma como as leis são citadas. É ideal que a citação e a interpretação das leis sejam feitas de forma precisa e respeitosa, para evitar interpretações incorretas ou acusações infundadas que poderiam ser interpretadas como difamação, injúria ou calúnia, conforme o Código Penal Brasileiro. Isso pode evitar mal-entendidos e garantir que a discussão se mantenha construtiva e dentro dos limites legais. O objetivo aqui é não mais abaixar a cabeça a essa postura de "faço o que eu quiser" que a empresa tem feito em relação aos itens que entram com falhas técnicas ou bugados ou ainda os que são mudados sem aviso prévio e com informações incorretas sobre seu funcionamento.

Estou dando o meu melhor para que a lei seja citada corretamente e de maneira respeitosa, não há impedimento legal para discutir leis de defesa do consumidor em fóruns.

Importante dizer também que isso aqui não é um assunto legal oficial, estamos apenas conversando e discutindo. O fórum é pra isso. Discutir, debater e pedir que a empresa nos escute.

Edited by Basära Rômani
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O problema pra Staff são as pessoas que vão tirar lucro e se beneficiar com a arma, afinal refino +15~16 não é um "refinamento considerável" e sim um refino bem alto. Não tem nem como comparar colocar uma arma nível 1 e uma arma nível 4 no +15 pra cima!

Pois todo mundo que deixou ela +15 ou mais foi visando o lucro e benefício próprio pra quando ela for de fato nível 4.

Enfim, a culpa foi deles disso ter acontecido e agora como de costume querem jogar a culpa nos jogadores.

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Conhecendo a staff que temos, sei que vão apenas mudar a descrição do item para dizer que a arma é nível 1, e vão falar que o assunto está resolvido.

Aconteceu a mesma coisa quando eu reportei que a Pedra de Encantamento 1 estava reduzindo menos conjuração variável do que descrito no item. O item era para reduzir 4% da variável, aumentando 2% de redução a cada nível da pedra. Então a nv1 reduz 4%, nv2 reduz 6%, nv3 reduz 8% e nv4 em diante reduzem 10%. Em todos os servidores a redução é a mesma, inclusive no kRO que é de onde nos baseamos.

Porém a nossa pedra nv1 estava reduzindo 3% ao invés de 4%. O que fizeram? Apenas mudaram a descrição ao invés de corrigir o item.

Infelizmente vivemos num servidor onde não cumprem o que prometem, mas alteram a promessa para se adequar com o que fizeram.

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Magnatrom - Renegado autocaster 175 | Relâmpago Dourado - Renegado híbrido 175 Instinto de Guerreiro - Renegado arco Crit 166 | Scarlet Yuuki - Sicária DD Crit 127 | Teeest3 - Sentinela aspd Crit 116 | Espírito da Montanha - Espiritualista 98

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Em 10/29/2024 em 8:06 PM, Paradeserpaunocurufio disse:

Se for só isso que tu quer, tem o art 31 do cdc que fala sobre os produtos e serviços oferecidos terem informações CORRETAS sobre suas caracteristicas.

Também se aplica a itens obtidos gratuitamente no jogo? Como o item é craftável, e não comprado por rops ou ticket, imagino que possa ser tratado de forma diferente.

Sei que tem o processo de refinamento e tudo mais, mas me pergunto como poderia ficar.

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Pessoal, o diálogo com o suporte continua. Eles estão analisando o caso, mas se mostram muito preocupados com o desbalanceamento do jogo, o que nós jogadores sabemos que é impossível, dado a tantas armas e equipamentos mais fortes que a Guitarra Vibrato, que já estão no jogo. A título de tirar essa dúvida de uma vez por todas, vamos explicar uma coisa.

A correção da falha técnica da arma no nv 1 para o nv 4 não é uma ameaça para o balanceamento.

A diferença entre uma arma Guitarra Vibrato de nível 1 e uma de nível 4 no refinamento +15 não é capaz de desbalancear o jogo e isso pode ser sustentado através dos seguintes pontos:

Considerando duas guitarras refinadas no +15, a diferença de bônus base entre a arma de nível 4 e a de nível 1 é de 75 de ATQM a favor da arma de nível 4.

Além disso, a diferença de over (bônus de refinamento) no +15 resulta em 138 de ATQM a mais na arma de nível 4 em comparação com a de nível 1. Somando ambos os fatores, obtemos uma diferença total de 213 de ATQM, o que parece considerável, mas, na prática, não desbalanceia o jogo. Esse valor permanece equilibrado dentro do sistema do Ragnarok Online, especialmente quando levamos em conta a saturação de multiplicadores.

No Ragnarok Online, o dano final é calculado com uma série de multiplicadores, incluindo modificadores de ATQM, bônus de dano mágico, elementos, cartas e habilidades. À medida que esses multiplicadores se acumulam, o ganho marginal de ATQM começa a apresentar um retorno decrescente.

Em builds avançadas com múltiplos multiplicadores, os 213 pontos extras de ATQM da arma de nível 4 não se traduzem em um aumento proporcional no dano final, já que esses pontos são diluídos. No contexto de uma build com altos multiplicadores, a diferença percentual de dano se torna pequena, mantendo o equilíbrio do jogo.

Em um cenário onde um personagem já possui 3000 ATQM com todos os bônus aplicados, uma adição de 213 ATQM representa apenas 7,1% de incremento bruto no ATQM total. Esse ganho percentual é ainda menor ao ser diluído por outros fatores de multiplicação do dano, fazendo com que o impacto real no dano final seja limitado.

Com a saturação de multiplicadores, essa diferença de ATQM adiciona valor, mas de forma reduzida, evidenciando que a arma de nível 4 oferece uma vantagem sem desbalancear o sistema de jogo.

O jogo foi projetado para permitir a escolha de armas com diferentes níveis sem se desbalancear. Armas de nível mais alto fornecem uma vantagem, mas não tornam obsoletas as armas de nível inferior. A diferença total de 213 ATQM entre a Guitarra Vibrato de nível 4 e a de nível 1 no +15 é significativa, mas não desbalanceia o jogo.

Apesar da Guitarra Vibrato de nível 4 oferecer uma vantagem de 213 ATQM em relação à de nível 1, esse incremento não é suficiente para desbalancear o jogo. A saturação de multiplicadores faz com que o impacto percentual no dano final seja pequeno, preservando o equilíbrio de jogo em Ragnarok Online. É possível consultar a tabela de refinamento no site Browiki (https://browiki.org/wiki/Refinamento) que confirma o que estou falando, que inclusive é um site referência, recomendado pela Warpportal Brasil.

Manter a arma no nv 1 é desfavorecer o jogador, é não ter transparência sobre o que foi entregue desde abril. Manter o jogador com a arma nv 1 é não assumir a responsabilidade pela falha técnica e jogar a culpa da não reversão do erro no jogador.

Além disso, a classe dos Trovadores que usa essa arma, não será capaz de aproveitar a carta Alma de Alphoccio (https://www.divine-pride.net/database/item/4696/carta-alma-de-alphoccio) em seu máximo, pois os bonus da carta só funcionam com a arma no nível 4.

Nós da comunidade, esperamos ajudar na decisão da reversão da falha. Se por acaso alguém achar algum erro no meu cálculo ou no meu texto, por favor, não deixe de corrigir. Toda a ajuda é bem-vinda para resolvermos essa questão logo e acabar de uma vez com isso.

Edited by Basära Rômani
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4 minutos atrás, Basära Rômani disse:

A diferença entre uma arma Guitarra Vibrato de nível 1 e uma de nível 4 no refinamento +15 não é capaz de desbalancear o jogo e isso pode ser sustentado através dos seguintes pontos:

Primeiramente, não precisa levantar ponto nenhum. O item é nv4 lá fora e lá o item não é desbalanceado.

Segundamente, build de ressonância está longe de estar no meta. Mesmo que a mudança de nível da arma faça o dano triplicar (o que não vai, só aumentaria uns 20%), ainda sim estaria longe de ser uma habilidade relevante. O mesmo se aplicará após o rebalance da mecânica da habilidade.

Terceiramente, o item é descrito como sendo nv4, então o item precisa ser corrigido para nv4.

Quartamente, mesmo quem conseguiu refinar o item para +18 não seria tão beneficiado com a alteração do nível da arma. O aumento de ATQM não seria tão relevante, e o item não possui em sua descrição algum bônus forte por refino, assim como possuem os itens O Criador e a Lâmina Sagrada.

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