Jump to content

Mangá Ragnarok Biolabs!

Vlad Dracull

Recommended Posts

Boa tarde aventureiros, o rufio divulgou lá no discord o lançamento do mangá sobre o biolabs: "Um Réquiem para os Imemoráveis"
Que será lançado semanalmente no site oficial do bRO!
Vale muito a pena conferir!
Eu já tive o privilégio de ler todos os volumes e super recomendo!!!
Se preparem para se emocionar com a saga dramática de Seyren Windsor e seus amigos!
O link para o mangá é este Aqui!

Abaixo e aviso no discord:

Boa tarde, Pessoal.
 É com muito prazer que anunciámos o lançamento dos mangás "Um Réquiem Para os Imemoráveis".
 Durante a discussão sobre o lançamento da EDDA Biolab, nós ficamos sabendo sobre a existência de um mangá com 16 volumes que conta parte importante da história.

Após uma série de conversas e negociações, nós conseguimos o direito de lançar em nosso site esses 16 volumes para vocês poderem ler.

A cada semana serão lançados 4 volumes no site para que vocês possam acompanhar toda a história.
 Esperamos que gostem dessa surpresa e apreciem a leitura.

https://playragnarokonlinebr.com/biolab-edda-manga/

• Like 4

Então, eu acho esse HQ magnífico e é muito bom vê-lo traduzido oficialmente.

Mas... Eu já havia traduzido ele e publicado em vídeos e online lá em 2021. O "problema" é que, comparando quadrinho a quadrinho e fala a fala, mais de 90% do texto é exatamente igual. Mesmo que a gente leve em conta o fato de traduzirmos textos similares mas diferentes (visto que eu tive contato com uma tradução do Taiwan pro inglês e ESPERA-SE que eles tenham tido contato com o original), qual a chance de termos traduzido EXATAMENTE igual TODOS os trechos?

E outra, na mesma ordem de palavras, com as mesmas ideias, usando as mesmas pontuações — e colocando até asteriscos em alguns termos, como no significado de Lordes e no efeito das asas de borboleta (que eu usei exatamente como um recurso para adaptá-lo a quem não conhece nada do universo). Eu duvido muito que se dariam ao trabalho ou que havia necessidade mínima de explicar pra um cara que joga o que é um Lorde.

Francamente, parece que pegaram o meu trabalho, adaptaram meia dúzia de termos (no MÁXIMO) e publicaram como se fosse a tradução deles. Eu não me importaria que o tivessem utilizado (e, pelo amor de deus, eu não tenho interesse em envolver dinheiro nenhum nisso), afinal, foi feito todo com amor à comunidade e à história do jogo. Eu só queria que, pelo menos, tivessem me dado algum crédito ou agradecimento.

Edited by Robson Braga
  • Thanks 1

3 horas atrás, Hwarang disse:

Fantástico.

Isso tem em formato físico?

Acredito que não oficialmente

22 minutos atrás, Robson Braga disse:

Então, eu acho esse HQ magnífico e é muito bom vê-lo traduzido oficialmente...

Por uma série de razões, obviamente é sensível pra um terceiro comentar isso. Eu não vi ou comparei todas as versões envolvidas. Mas não sei se isso passou pela sua cabeça, dando minha humilde opinião, caso seu trabalho realmente tenha sido de alguma forma usado como referência, eu penso que veria com maus olhos a depender da situação. Situação 1: Realmente tiveram todo o trâmite oficial e profissional de tradução. Teve o trabalho de um tradutor profissional. Mas alguém lá dentro, talvez o próprio tradutor, gostou, ou já gostava, muito da sua tradução e, por exemplo, das observações que colocou. Em resumo, gostou muito do seu trabalho. E, por isso, decidiu usar como inspiração. Afinal o material oficial ainda é deles, no final das contas. E talvez não fosse indicado dar créditos ou agradecimentos publicamente, pra evitar problemas com alguém que de fato eventualmente quisesse envolver dinheiro (apesar de que seria nebuloso). Situação 2: Não passaram pelo trâmite tradicional, ou passaram, mas o tradutor era incapaz, ou foi preguiçoso, e só "copiou seu dever de casa, só não fez igual", e recebeu por isso

nxqfr6l.gif