Citizen Posted May 7 Share Posted May 7 (edited) Se estiver com preguiça de ler o meu post todo, aqui o resumo: O bRO arrecadou $1,3 milhões de doláres em 2022, e aumentou pra $1,7 milhões agora em 2023. Apesar de todos os nerfs, a gente tem gastado cada vez mais com esse joguinho. ------------------------------------------------- Agora vem o post, com o resumo do que achei interessante no relatório. Você pode acessar aqui: https://www.sec.gov/Archives/edgar/data/1313310/000162828024018421/grvy-20231231.htm A Gravity lançou há poucos dias o relatório financeiro para o mercado de ações dos EUA. Eles são obrigados a fazer isso, e podem até mentir, mas se mentirem, é ilegal e podem ser severamente punidos. Esse documento relata o quanto arrecadaram e gastaram em 2023. E aqui estão os pontos mais interessantes: A maior parte do relatório é sobre os jogos mobile. O faturamento com jogos mobile saltou de $350 milhões de dólares (em 2022) para $488 milhões (em 2023). Esse aumento se deve ao lançamento do Ragnarok Origin no sudeste asiático. O Ragnarok Online foi de $68 milhões para $60 milhões, considerando todos os servidores ao redor do planeta. Uma queda considerável, né, de $8 milhões. Isso pode passar a sensação de crise. Mas olhando os dados, vemos que não é bem isso. Vejamos os dados de cada servidor em separado Aqui estão os servidores que estão em queda financeira: Taiwan caiu de $28 milhões de dólares em 2022 para $20 milhões em 2023. Uma queda expressiva. Olhando para o número de jogadores, se tirarmos a média geral da quantidade média de jogadores por trimestre, daria uma média de 13,587 jogadores por mês em 2022, caindo para 11,400 em 2023. Filipinas: caiu de $2 milhões (em 2022) para $640 mil dólares (em 2023). Número de jogadores não foi disponibilizado. Tailândia: caiu de $23,5 para $22,5. O número de jogadores foi absurdamente alto em 2021, entre 10 a 15 mil jogadores por mês, e caiu para uma média de 5 mil por mês. Aqui estão os servidores completamente estáveis: Japão: foi de $6,068 (em 2022) para $6,040 (em 2023). A média geral de jogadores em 2022, por mês, foi de 3.111, e em 2023, 3.146. Impressionantemente estável! Europeu: foi de $168 mil dólares para $170 mil dólares. Aqui estão os servidores que tiveram aumento na arrecadação: EUA (o iRO): subiu de $1,6 (em 2022) para $2,7 (em 2023). Um aumento considerável! Média de 1,180 jogadores por mês em 2022, aumentado para 1,540 jogadores em 2023. Outro aumento expressivo. Algo bem interessante é que a média de jogadores no primeiro trimestre de 2024 foi acima de 2 mil jogadores. A última vez que o iRO teve um trimeste com média acima de 2 mil jogadores foi no Q3 de 2021 (média de 2,230). Ou seja, o iRO está indo muito bem! Caso vocês olhem a tabela de jogadores, verão um aumento constante no número de jogadores no iRO desde do Q3 de 2022 (média de 1,110). Tem vários motivos para isso, incluindo não apenas a reformulação no esquema de updates deles, tal como a possível caça aos servidores privates, mas o documento não trata desses assuntos. Coréia: subiu de $4,6 para $5,2. Média de jogadores, foi de 3.780 para 4.150. Brasil: subiu de $1,3 milhões de dólares em 2022 para $1,7 milhões em 2023. O documento não disponibiliza número de jogadores para o bRO. Prestem bem atenção, o bRO arrecadou mais dinheiro em 2023 do que o iRO arrecadou em 2022. Esse aumento de $400 mil dólares no bRO não significa um aumento de dois milhões de reais. Esse cálculo, multiplicar a diferença considerando o valor atual do dólar, estaria errado. Temos que levar em consideração a variação do dólar quanto ao real. Ele flutua, como é esperado, mas o real é uma moeda relativamente estável. Em 2022, valia menos, um dólar estava lá pela casa dos R$6,40. Valorizou em 2023, um dólar estava lá pela casa de R$5,60. O que isso significa é que, em 2022, a população do bRO deve ter gasto em torno de R$8,320,000. E em 2023, em torno de R$9,520,000. Ou seja, é provável que os consumidores do bRO aumentaram o consumo, um aumento em torno de um milhão de reais. É um aumento significativo. Okay, então o bRO faz mais dinheiro. Mas talvez ainda assim tenha uma crise no número de jogadores. Bom, a gente pode fazer uma estimativa. Todos os servidores que disponibilizam número de jogadores. O documento relata apenas o número de 5 países: Taiwan, Tailândia, Japão, Coréia, e EUA (que é o mesmo que iRO). Dentro desses servidores, houve queda na arrecadação em Taiwan e Tailandia, e teve queda no número de jogadores em ambos. No Japão, a arrecadação é estável e o número de jogadores também. Já no iRO e na Coréia, houve aumento na arrecadação, acompanhado a um aumento no número de jogadores. Com base nesses dados, podemos inferir que se houve aumento na arrecadação do bRO, é bem provável que tenha aumentado o número de jogadores. Mesmo que não tenha aumentado, com base nos dados, é bem improvável supor que o número de jogadores diminuiu. Ou seja, a Gravity vai continuar fazendo jogo mobile e ela tem uma base extremamente fiel para o Ragnarok Online. E o bRO não está em crise. Bom, então agora vou especular. O Rúfio demonstrou bastante desconforto com a Gravity recentemente em um Kafra News. Mas se o bRO está indo tão bem financeiramente, porquê que a Gravity não trata o bRO melhor? Pra mim a resposta está no valor total que o bRO dá, que é menos do que a Gravity pagava de royalties ao criador no manwa do Ragnarok. Jogos mobile dão muito mais dinheiro, e os donos da Gravity querem é grana, bufunfa, dindin. Particulamente, eu acho que a staff do bRO, tal como a staff do iRO e do europeu, tem carinho sim pelo Ragnarok. Nenhuma delas são perfeitas. A staff do bRO é a voz e os ouvidos da Gravity no Brasil, então é à ela que vamos direcionar as nossas reclamações. Porém, acho vira-latismo e ingenuidade achar que todos os males do bRO se devem à staff e que tanto a staff quanto a Gravity não entendem nada de dinheiro. Curiosidades: Como todos sabem, o Ragnarok Online é baseado num manwa Coreano, o autor se chama Mr. Myoung-Jin Lee. Ele recebe royalties todo ano. A porcentagem é pequena, mas acaba sendo bastante grana! Em 2023, ele recebeu dois milhões de dólares, referentes ao arrecadado em 2022. Mas esse contrato expirou em janeiro de 2023. Ou seja, ele não vai mais receber royalties do Ragnarok. A Gravity teve um lucro de $103 milhões de dólares em 2023. A Gravity tem um total de 499 funcionários. Dentre estes, 300 são game developers. E 25 trabalham na Gravity Interactive, que gerencia o iRO (mas eles gerenciam outros jogos também). Se o iRO tem um média de 1,540 jogadores por mês e ele arrecadou $2,7 milhões de dólares, isso significa que cada jogador gastou, em média, $1.750 dólares ao longo do ano. Vamos supor que o bRO tenha 3,000 jogadores por mês. O bRO arrecadou por volta de R$9,5 milhões de reais. Ou seja, cada jogador gastou, em média, R$3.000 reais ao longo do ano. Mesmo que tenha gente que gaste R$15 mil por ano, ainda assim, precisaria de mais de 600 pessoas gastando esse valor para alcançar os 9,5 milhões de reais. Eu gosto muito do Ragnarok. Mas muito mesmo. Ainda assim, o máximo que já gastei em um único ano foi uns R$800 ou R$900 reais (2 daqueles pacotes de maior valor quando tem promoção, talvez o valor em reais tenha sido maior, eu não lembro o valor exato de cada pacote). E eu achei R$800 muito para um jogo. Ingenuidade minha... Então, termino com uma pergunta - uma provocação. Qual foi o máximo que você já gastou em único ano com o bRO e você acha que valeu a pena? Edited May 7 by Citizen 5 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Citizen Posted May 7 Author Share Posted May 7 (edited) Eu esqueci de colocar imagens. Bom, vou colocar aqui então: Arrecadação em 2023 (Tem os valores de 2022, mas apenas na moeda coerana): Arrecadação em 2022 (em dólares - esse vem do documento do ano passado): Quantidade média de jogadores: Edited May 7 by Citizen 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
DionyBiguZ Posted May 7 Share Posted May 7 (edited) Pq tu não comparou com outros anos como 2015,2016,2017,2018,2019? Edited May 7 by DionyBiguZ Troquei Vírgula por Ponto 1 Quote Não é Bug, é Feature Link to comment Share on other sites More sharing options...
Peppermark Posted May 7 Share Posted May 7 (edited) EXCELENTE TRABALHO! Parabéns pelo post, meu querido, você me fez logar neste maldito fórum depois de UM ANO pra que eu possa te agradecer. Discutir sobre bRO não é algo tão simples quanto imaginamos. Ainda bem que temos órgãos governamentais obrigam empresas de grande porte a se retratarem financeiramente, a gente consegue ter opiniões mais fundamentadas e podemos até mesmo ajudar essas próprias empresas a melhorar seus produtos. Sempre quando queríamos debater sobre a importância do bRO para a Gravity tínhamos de ler um post do Reddit - que inclusive, ilustrava muito bem o que queria debater -, mas estava em inglês, e no máximo tínhamos que interpretar o gráfico abaixo pra entender que o bRO era um "nanico" no faturamento da Gravity: E como isso afetou a comunidade? Bom, não sabemos. O que temos é um servidor de Discord que, quando se trata de discussões populares, é uma zona total. Todo mundo tá certo, ninguém quer entender ninguém e cada um volta a comprar - ou não - seus ROPS. De qualquer forma, sabemos que a minoria barulhenta ofusca a maioria silenciosa, e o que se vê na "minoria" que comenta bastante sobre o bRO é que o jogo está sempre ruim, sempre está próximo de fechar, sempre está "pior" que privates (e até mesmo o iRO aparentemente tomou o posto de um servidor "melhor" que o bRO), dentre outras coisas horríveis. Sobre a staff então? meu Deus, se 10% do que o pessoal fala na aba de feedback semanal do servidor de Discord, a staff deveria sair todos os dias de casa com medida protetiva judicial. Quote Particulamente, eu acho que a staff do bRO, tal como a staff do iRO e do europeu, tem carinho sim pelo Ragnarok. Nenhuma delas são perfeitas. A staff do bRO é a voz e os ouvidos da Gravity no Brasil, então é à ela que vamos direcionar as nossas reclamações. Porém, acho vira-latismo e ingenuidade achar que todos os males do bRO se devem à staff e que tanto a staff quanto a Gravity não entendem nada de dinheiro. Você resumiu o que eu sempre pensei em poucas frases. O comentário acima foi excelente. Parabéns pela perspicácia. Considero esse post uma versão melhor, mais atualizada e mais importante para o bRO que a do Reddit comentada acima. Já está salvo na minha aba de favoritos para futuras conversas e discussões em live na Twtich. Muito obrigado, e parabéns pelo trabalho!! Edited May 7 by Peppermark 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Squirt Posted May 7 Share Posted May 7 15 minutos atrás, DionyBiguZ disse: Pq tu não comparou com outros anos como 2015,2016,2017.2018.2019? pois é. não é porque tem muita receita que tá bom. o ideal na verdade seria ter uma noção do custo por player + staff e a receita média que se obtém por jogador. que eu me lembre, antes da pandemia tava em queda, e aí deu uma melhorada na pandemia com todo mundo em casa torrando o auxílio no jogo e voltou a cair em 2022. os resultados de 2023 são uma grata surpresa na série histórica dos últimos ~5 anos, mas nesse mesmo documento dá pra ver que jogos que quase ninguém joga como aqueles afk gacha mobile faturam 2-3x mais que o bRO, custando bem menos pra produzir. mas é sempre legal trazer isso pra discussão aqui no fórum, porque pelo menos serve praquela galera que acha que o servidor está falido tentar forçar algumas sinapses e tentar argumentar algo. 2 Quote Meus vídeos de Ragnarok Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kievan Posted May 7 Share Posted May 7 Estar financeiramente bem não significa que o jogo esteja com boa jogabilidade. A melhor época de bRO foi 2004-2006 e só dava prejuízo. O servidor apenas lucrou quando se tornou F2P + Cash. Tirando alguns malucos, não vejo ninguém falando que o bRO vai falir. Vejo reclamando que o jogo está com eventos/itens nerfados e sem farm decente. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Peppermark Posted May 7 Share Posted May 7 33 minutes ago, Squirt said: o ideal na verdade seria ter uma noção do custo por player + staff e a receita média que se obtém por jogador. Olha que coisa boa: vamos resumir o trabalho do autor de leitura e análise de páginas e páginas de um documento de burocracia internacional em uma frase, porque a gente acha que o "ideal" seria de outra forma. Mais um engenheiro de obra pronta aí comunidade, viva! Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
FabricioBits Posted May 7 Share Posted May 7 (edited) 2 horas atrás, Citizen disse: Então, termino com uma pergunta - uma provocação. Qual foi o máximo que você já gastou em único ano com o bRO e você acha que valeu a pena? Até agora gastei com dois passes de acesso ao Valhalla e acredito estar valendo muito a pena! Por sinal até penso em as vezes gastar com alguma coisa no jogo. Ando curtindo fazer tudo que é missão e algumas pelo que entendi são pagas, porém tô me divertindo e tem muito conteúdo gratuito. Pra quem joga de forma casual, por diversão, sem muita pretensão, o joguinho tem bastante a oferecer e acredito não ser só nostalgia. Edit: Ah, e pagaria pra jogar com um modelo de mensalidade tranquilamente, porém sei que dificilmente voltariam com um modelo assim, pois pelo visto o pessoal gasta bem mais com o modelo atual. Edited May 7 by FabricioBits 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chihaya Kisaragi Posted May 7 Share Posted May 7 Oh, rapai'... Bastante coisa até. Considerando a crise econômica do país e tal. 5 horas atrás, Citizen disse: Então, termino com uma pergunta - uma provocação. Qual foi o máximo que você já gastou em único ano com o bRO e você acha que valeu a pena? Considerando que voltei pro bRO em 2020 e quitei em 1 de Janeiro desse ano... 0 reais. Valeu a pena porque estava me concentrando em projetos pessoais. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Karim Khan Kirmani Posted May 7 Share Posted May 7 A Gravity é uma empresa de capital aberto, dois terços controlados por japoneses, um terço pulverizado por individuais, empresas de especulação anglo-americanas, que vão e vem todos os anos sem nenhum compromisso; a alta administração da empresa, em termos de pessoal, é na mesma proporção, 2/3 de japoneses e 1/3 de coreanos. Assim, nenhum servidor interessa pra essa gente que não seja o servidor japonês (casa da administração) e o servidor coreano; estão todos os demais servidores em risco de serem fechados desde o dia zero. Não se deixem enganar por gráficos de pizza, uma empresa de capital aberto não é um boteco que vende pinga e mocotó, não é só fazer o caixa no final do dia dar positivo e está tudo bem. Essa gente que vive de juros é tão imprevisível quanto uma namorada chata, e são muitos, em muitos níveis de decisão, não dá pra bater o pé e dizer que vai ser pipipi e pópópó quando a gente não sabe de nada, ainda mais que a margem de lucro real continua na casa da primeira dezena há quase duas décadas e ligaram no modo turbo os passivos desde 2017. Eu não acho que o jogo vai cair das pernas, considere que antes da Gravity ir parar na bolsa, ela conseguiu a façanha de ter pedido oito~dez empréstimos e outras mil cagadas, estava com a corda, uma guilhotina e um facão no pescoço, mesmo assim deram a volta por cima. É uma empresa bem resiliente, mas não tomem isso por garantia de que o bRO vai continuar resistindo, apenas que os japoneses e coreanos terão seus servidores até o fim da empresa. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pupi Posted May 7 Share Posted May 7 Pô, que post legal. Participando do debate, eu devo gastar em média algo em torno de R$ 1.000 a R$ 1.500,00 anuais. Sempre vou naquela de pegar pacotes de promoção também, que atendem minha necessidade de ROPs e os VIP's, que são baratinhos os 6 meses. Teve anos que gastei mais e teve anos que gastei menos. Os anos que eu acho que gastei mais era quando tinha o Programa de Fidelidade, que ganhávamos itens exclusivos de acordo com o que gastávamos, uma espécie do que se tornou o Use e Ganhe, mas que era um programa permanente. Não me lembro quando tiraram. Um dos primeiros itens foi uma máscara de tigre, aquela do leão e os Chifrões do Bafomé, não existia nem visuais na época eu acho. Putz, tô me sentindo velho agora. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Dundé Posted May 7 Share Posted May 7 17 horas atrás, DionyBiguZ disse: Pq tu não comparou com outros anos como 2015,2016,2017,2018,2019? compare você ^^ faça o trabalho, traduza o texto, interprete os dados, faça a redação apontando as informações e apresente o tópico respondendo a sua própria pergunta, acho que vai ajudar muito a comunidade. 17 horas atrás, Citizen disse: Eu esqueci de colocar imagens. Bom, vou colocar aqui então Parabéns pelo trabalho! Se não me engano, o Sigma ou o Dia já chegaram a postar a quantidade de players online do bRO, mas acho que tem mais de anos e não deve mais valer Achei só o da tailândia, mas em 2020: 1 Quote browiki Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pupi Posted May 7 Share Posted May 7 Fui fazer uma pesquisa rapidinho aqui e encontrei kkkkk Nossa senhora, era lá de 2007, achei até um tópico do @Fabiano Alves de 2015, relembrando esse mesmo programa. https://playragnarokonlinebr.com/novidades/novidades/conheca-os-novos-premios-do-programa-de-fidelidade https://playragnarokonlinebr.com/novidades/comunicados/encerrado-o-programa-de-fidelidade-de-ragnarok-online https://playragnarokonlinebr.com/novidades/promocoes/aproveite-as-ultimas-semanas-do-programa-de-fidelidade Eita, tempos bons hein. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Kamalt Posted May 7 Share Posted May 7 (edited) Em 5/7/2024 em 4:03 PM, Dundé disse: Achei só o da tailândia, mas em 2020: Eu consegui achar o numero dos outros servidores, no caso para o ano de 2020. iRO twRO kRO kRO Zero E por fim o bRO. server date game max avg uniq Brazil 2020-04-04 Ragnarok 6882 4934 29918 Brazil 2020-04-05 Ragnarok 7253 5015 29499 Brazil 2020-04-06 Ragnarok 7002 4650 29676 Créditos para o Dia. Edited May 17 by Kamalt 1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chihaya Kisaragi Posted May 7 Share Posted May 7 Parando pra pensar, na verdade, houveram momentos em que coloquei ROPs algumas vezes no passado. Foi com aquelas revistas poster e quadrinhos diversos da LU!G. Que, aliás, não existem mais. Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Karim Khan Kirmani Posted May 7 Share Posted May 7 3 horas atrás, Chihaya Kisaragi disse: Parando pra pensar, na verdade, houveram momentos em que coloquei ROPs algumas vezes no passado. Foi com aquelas revistas poster e quadrinhos diversos da LU!G. Que, aliás, não existem mais. Idem, eu também comprei essas revistinhas, talvez até todas elas; acho que se esquecer o McDonald's, revistinhas, etc., só devo ter gasto o valor fechado da mensalidade e passe. Sobre as revistas, eu acho que tenho elas em algum lugar, os cartões de tempo e dos sorvetes a minha esposa jogou fora /grr mas eu ainda tenho o poster do mapa, está colado no meu antigo guarda-roupa. 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Citizen Posted May 7 Author Share Posted May 7 Gente, obrigado pelos elogios e engajamento! Vou fazer um outro post em algum momento no futuro com mais detalhes sobre o bRO! Mas quero usar mais imagens, tais como as criadas pelo Flamefury no post no Reddit. Bom, vou responder a alguns comentários: 20 horas atrás, DionyBiguZ disse: Pq tu não comparou com outros anos como 2015,2016,2017,2018,2019? O motivo foi pq eu apenas analisei o documento agora de abril de 2024. Nesses, documentos, eles sempre relatam um pouco dos anos passados, para motivo de comparação, mas é sempre na moeda coreana e apenas até uns 2 anos antes. Pra ter acesso a dados de 2015, tem que buscar documentos mais antigos. Ano passado, eu fiz uma pesquisa mais a fundo, mas não foi focada no bRO (foi pra um vídeo, mas o vídeo é em inglês - mas tenho o script do vídeo aqui, então tenho alguns dados aqui). Daqui algum tempo, em algumas semanas, eu posso fazer um post com os dados antigos da Gravity, e um outro post em separado, focado apenas no bRO. Mas, apenas pra matar uma parte da curiosidade, em 2019, a Gravity faturou $32,9 milhões de dólares com o Ragnarok (os motivos, eu vou deixar pra analisar depois). Em 2003, quando a Gravity tinha apenas o Ragnarok Online, ela faturou $36,8 milhões de dólares. Claro, não fiz nenhuma correção de inflação agora, vou deixar pra fazer isso mais pra frente, quando fizer outro post sobre o assunto. O bRO faturou para a Gravity $825 mil em 2005, $585 mil dólares em 2007, $727 mil em 2012, $553 em 2014, $1,7 milhão em 2019 (se não me engano, é a partir de 2019 que a a LUG deixa de pagar licença e apenas distribui o jogo no Brasil, então tem esse salto na arrecadação). Claro, não corrigi com a inflação. Mas é bom ter em mente que esse documento mostra o quanto a Gravity arrecadou, e não a LUG, então eu não sei como descobrir o tanto que a LUG arrecadou com o Ragnarok de 2004 até 2018. Bom, isso deve servir por enquanto pra quem tem curiosidade, mas pretendo fazer outro post sobre esse assunto. Mas quero usar gráficos e mais imagens, pra ficar mais fácil a leitura! 21 horas atrás, Peppermark disse: um post do Reddit Eu não tinha visto esse post do Reddit até hoje! Adorei como fizeram os gráficos! Próximo post que eu fizer, vou fazer uns gráficos desses! 20 horas atrás, Squirt disse: o ideal na verdade seria ter uma noção do custo por player + staff e a receita média que se obtém por jogador. Não sei se essa média revelaria muita coisa. Por exemplo, contratar mais funcionários poderia diminuir essa média tremendamente, porém aumentar os lucros, e isso é o que importa pra empresa no final das contas. Eles até revelam o número de funcionários. Tem um monte de programador de jogos, mas tenho certeza que é pra fazer jogo mobile novo! 20 horas atrás, Squirt disse: mas é sempre legal trazer isso pra discussão aqui no fórum, porque pelo menos serve praquela galera que acha que o servidor está falido tentar forçar algumas sinapses e tentar argumentar algo. Esse é um dos motivos principais de eu ter feito este post! Tinha que ter deixado claro no post que uma coisa é o jogo estar saudável e divertido de jogar, e outra é a empresa estar saudável financeiramente. Eu concordo em reclamar de nerf, mas muita gente embasa a reclamação dizendo que a staff faria mais dinheiro, que a staff é burra, não sabe como fazer dinheiro com o bRO, etc e tal. Talvez seja bem possível fazer mais dinheiro com o bRO, mas olhando os dados, é nítido que tanto a Gravity quanto a staff do bRO estão arrecadando bem! O Ragnarok não vai deixar de existir tão cedo. Aliás, não acho que nenhum dos MMOs antigos ainda rodando vão deixar de existir. Os número revelam que o Ragnarok tem uma base extremamente fiel. Mas o interessante, ao meu ver, é, como você disse, o Ragnarok estava em queda nos anos antes da pandemia. E isso ao redor do globo. Na pandemia teve um boom, como em todos os jogos. E daí foi caíndo desde então, mas agora parece estar voltando a aumentar! Isso é um excelente sinal da estabilidade do jogo! 16 horas atrás, Karim Khan Kirmani disse: A Gravity é uma empresa de capital aberto, dois terços controlados por japoneses, um terço pulverizado por individuais, empresas de especulação anglo-americanas, que vão e vem todos os anos sem nenhum compromisso; a alta administração da empresa, em termos de pessoal, é na mesma proporção, 2/3 de japoneses e 1/3 de coreanos. É interessante que o documento revela o nome dos diretores (o que faz sentido), a idade (não sei porquê), e o número de mulheres e homens (também não sei porquê)! Há 11 pesoas no comando na empresa. Pesquisando os nomes, creio que 7 são coreanos, e 4 são japonêses. Mas como a GungHo controla 59% das ações, na verdade é ela quem manda, né. 16 horas atrás, Karim Khan Kirmani disse: ainda mais que a margem de lucro real continua na casa da primeira dezena há quase duas décadas Você quis dizer o lucro da Gravity? Esse último ano fiscal, de 2023, a Gravity lucrou $103 milhões de dólares. Os jogos mobile estão dando muito dinheiro pra ela! Uma pena que esses jogos são muito piores que o Ragnarok Online! Mas se você quis dizer lucro com o Ragnarok Online, aí não sei dizer, pois a Gravity não detalha os custos com apenas o Ragnarok Online. 16 horas atrás, Karim Khan Kirmani disse: É uma empresa bem resiliente, mas não tomem isso por garantia de que o bRO vai continuar resistindo, apenas que os japoneses e coreanos terão seus servidores até o fim da empresa. Não sei se eu concordo... Bom, concordo em partes. No documento, eles adoram citar o servidor americado (que é o iRO), pois tentam a colar a narrativa de que eles tem um pé firme no mercado americano. O Ragnarok clássico pode não dar muito dinheiro, mas é um dinheiro constante. Todo ano vem uns milhõezinhos. Essa establidade é importante. Além disso, eles precisam cuidar da marca. Enquanto o bRO der lucro, eles vão manter o bRO aberto. Gostaria muito saber o quanto de lucro a Gravity tem com o bRO. Mas o que me faz concordar com você é como a Gravity lidou mal com o público europeu. E o mercado europeu é muito mais interesssante que o brasileiro. 4 horas atrás, Dundé disse: Parabéns pelo trabalho! Se não me engano, o Sigma ou o Dia já chegaram a postar a quantidade de players online do bRO, mas acho que tem mais de anos e não deve mais valer Achei só o da tailândia, mas em 2020: 3 horas atrás, Kamalt disse: E por fim o bRO. server date game max avg uniq Brazil 2020-04-04 Ragnarok 6882 4934 29918 Brazil 2020-04-05 Ragnarok 7253 5015 29499 Brazil 2020-04-06 Ragnarok 7002 4650 29676 Obrigado Dundé e Kamalt! Os números do Taiwanês, Tailandês, Coreano, Japonês e iRO tem nos documentos da Gravity. O que falta é o bRO, e outros. Mas agora fiquei com muita curiosidade. Como que o Dia conseguiu o número de jogadores do bRO em 2020?! Se a gente puder confiar nesses números, a gente pode projetar a mudança desde então tendo como parâmetro os outros servidores. Aliás, @Dundé, você sabe o motivo do bRO não divulgar o número de jogadores? E se a gente insistir pro Rúfio divulgar, será que ele divulga? Mais por curiosidade mesmo! 3 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vlad Dracull Posted May 8 Share Posted May 8 2 horas atrás, Citizen disse: você sabe o motivo do bRO não divulgar o número de jogadores? *Pow! Surge do nada* Man, obviamente só existe um motivo lógico pra isso, esses números não são tão bons. Talvez o medo de dar um tiro no pé e desanimar a galera. Imagina a frustração de saber que pelo menos umas 12 daquelas lojinhas lá em prontera(Valhala) são todas do mesmo player...? Por outro lado, posts assim mostram pra Comunidade o peso que temos na conta bancária dos caras. Eu mesmo já perdi as contas de quanto já gastei nesse game desde 2005 quando comecei a jogar! Basta lembrar que do primeiro caça níquel que os caras inventaram no jogo (aquela Velha Caixa Azul que vinha pelo correio, com ilustrações do jogo e 2 hats exclusivos), eu comprei pelo menos 10 !!! E rops? Por odin, cheguei a ter várias páginas de stores de compras realizadas lá no antigo site de compras da level up games! Sabem o que é mais triste nisso tudo, nosso servidor está as vésperas dos 20 anos, contribuímos com relevância na receita dos caras, mas somos tratados igual vira latas por eles, recebendo itens com atraso e ainda por cima extremamente nerfados! E quanto mais a gente reclama, mas os caras nos chutam.🐕 Oh, bendito vício chamado ragnarok!!! 3 Quote O Eterno Aprendizado! Link to comment Share on other sites More sharing options...
Matę™ Posted May 8 Share Posted May 8 38 minutos atrás, Vlad Dracull disse: Man, obviamente só existe um motivo lógico pra isso, esses números não são tão bons. O Rufio já respondeu em mais de uma vez que não há interesse da equipe brasileira em mostrar isso. Não sei se "números não tão bons" seria o real motivo. No iRO quando eu logava tinha geralmente 1400 no Chaos, 300 no Thor e 40 no Freya. QUARENTA. Creio que no bRO a média do Val já seja bem acima do que o Thor do iRO. Acho que não querem é dar mais base argumentativa pra reclamação da comunidade. Imagine a gente descobrir que ao invés de sermos poucos, somos bastantes. Como assim um servidor com uma média boa de jogadores não tem nenhum peso nas decisões do curso do jogo? 2 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
FabricioBits Posted May 8 Share Posted May 8 Tenho uma ideia! Vamos fazer um censo demográfico. Por favor enviar nome de usuário e senha para o meu email pessoal 4 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Vanargand Posted May 8 Share Posted May 8 (edited) Eu já sei que esse post vai ficar um pouco extenso, mas vamos lá. De início, por outras questões aí, eu havia dado mais uma desanimada com o fórum, tanto faz, algo infelizmente recorrente. Mas aí, nas andanças, acabei vendo seu post. E também já ia logar pra responder no outro tópico mesmo. Eu também li o tópico inteiro. Me aproveitei da informação e do seu trabalho. Então acharia justo, no mínimo, dar uma reação. Ao mesmo tempo, eu não concordei e confesso que pessoalmente não gostei de algumas coisas do post, e não gostaria de dar a reação sem comentar. Então pensei que talvez fosse melhor não postar nada. Como diria o lendário tutor, o post poderia acabar ficando "ranzinza". Mas depois, repensei, e decidi postar, principalmente por você ser um usuário que prestigiou meus tópicos. Bom, depois, talvez você pense mesmo que ficou ranzinza e que seria melhor eu não ter postado. Primeiro, as coisas as quais não concordo. Justamente por não me importar com, e andar jogando de forma ainda mais casual do que de costume, me corrijam se estiver errado, mas acho que podemos dizer que esse ano foi um dos maiores, se não o maior, em termos de insatisfação de jogadores com nerfs de equipamentos? Ainda mais considerando que o ano não está nem na metade. Mas por que abordo isso? Ultimamente o pessoal tem tido uma decepção atrás da outra com nerfs e, com certeza, do jeito que as coisas ocorrem hoje, duvido muito que isso influencie significativamente na receita final do jogo (ênfase em "do jeito que as coisas ocorrem hoje", "significativamente" e "receita final"). Mas, ainda que não tenha sido má a intenção, pessoalmente eu não traria esse assunto à tona nesse tópico, muito menos com essa ênfase. Primeiro, ainda que eu tenha o pensamento de que não influencie significativamente, e que seja um "problema" (muitas aspas em problema) já antigo, o relatório ainda diz só a respeito do ano anterior. Segundo, meio óbvio, mas existem os mais diversos fatores que influenciam esse tipo de coisa (arrecadação). Eu acho que o marketing do Origin, querendo ou não, por exemplo, ajudou o clássico (o que poderia ou não ser algo refletido no relatório publicado no ano seguinte, mas serve como um exemplo). Terceiro, eu tenho o pensamento que, ainda que um jogador acabe comprando o item ao final, ou colocando ROPs que seja, eu ainda acredito que deve ser de interesse da empresa de que ele seja ouvido. Por vários os motivos, mas até mesmo dum ponto de vista simplicista e imediatista: ao continuar sendo ignorado, ele pode parar de gastar, ou pior, de jogar (lembrando que ser ouvido e ser atendido não são necessariamente a mesma coisa). Resumo: Ainda mais tendo acabado de vir de um tópico de discussão sobre os nerfs, assim como muitas outras alegações do tópico, não achei legal, e nem acho que faça sentido, se é pra ser honesto. E isso vindo de alguém que nem mesmo liga pra essas porcarias desses nerfs. Bom, além de tudo que eu comentei, em resumo, também acho que, por mais que não seja a intenção, acaba parecendo também uma tentativa de desmerecer a demanda do amiguinho. E coincidentemente nós acabamos de comentar em um outro tópico sobre "importar" o "criticismo x toxicidade" e, lendo esse tópico, devido ao tom empregado, algumas partes me remetem (ênfase no remetem) muito a outras estupidezes, como "but you bought/will buy it anyway!" ou derivados. Ou a "qualidade x vendas", e "mas vendeu não sei quantos milhões!!". O pior é que esse último nem cabe no caso, já que nem relevância, e nem todo esse dinheiro, o servidor tem mais (ou nunca teve), de qualquer maneira. Aí, tem os outros pontos que já comentaram. Sobre o que seria de fato uma crise. Mesmo considerando apenas arrecadação em dinheiro (o que eu já discordo de início, mas aceitando como exemplo), um jogo/servidor ainda pode estar em crise, mesmo em situações estáveis. E mesmo ignorando também esse último, pergunto, se tivesse tido uma queda, o título seria de que estaria em crise? Fazendo o mesmo julgamento, como o jogo não estaria em crise perdendo mais de 10% da arrecadação, lembrando que, como qualquer empresa, o objetivo é não só o de estabilizar, mas de expandir a cada ano? Sobre o comentário acerca do iRO. Já há um tempo, não vem bem. Se eu não me engano, por exemplo, já há um tempo que o bRO vem arrecadando mais, ou pelo menos próximo, do iRO. Isso não é nenhuma surpresa, e nem significa que o bRO não esteja mal, só demonstra a situação ainda pior que o iRO se encontra. E, bom, isso é bem visível até mesmo por conteúdos sociais originalmente de lá, que cada vez mais tem tido a predominância de falantes do português. Também não acho que dê pra dizer que tem uma base extremamente fiel, principalmente levando em consideração que está analisando apenas um ano (ou alguns poucos anos, a depender de como você analisou pra escrever essa parte em específico). E ainda mais levando em consideração essas quedas que outros servidores tiveram. Esse final que eu também não entendi muito bem, apesar de que, só um pouco já cansado por estar escrevendo "tanto", num momento que não o "melhor horário". Apesar de entender que é uma estimativa de gasto médio anual por jogador, não sei se entendi perfeitamente. Como ficariam as novas entradas, pessoas diferentes em meses diferentes? Por ser um usuário que simpatizo, não quero que entenda mal, mas, até pela consideração, preciso ser honesto, não é? Pois bem. Seria tendencioso, pra dizer o mínimo, citar outro tópico parecido, mas ficou muito diferente da vez que eu criei um tópico como esse, por exemplo. Desde o título, até as afirmações que faz, ao logo primeiro parágrafo do tópico. É só fazer uma autorreflexão. Se o bRO tivesse tido uma queda, será que o início seria o mesmo? Com todo respeito, as minhas "implicâncias" com esse tópico, bem como alguns outros que passaram por esse fórum nos últimos anos, é justamente o de parecer tentar puxar uma narrativa, ainda que com certeza não tenha sido de forma maliciosa. Em algumas partes, por exemplo, também são afirmadas coisas que pra nós jogadores é impossível bater o martelo, não só por estar analisando apenas a receita do jogo, como também por estar analisando apenas um ano. E se essas suposições vieram da Gravity, obviamente que ficaria melhor colocar "para a Gravity", "de acordo com a Gravity" ou afins, já que supostamente eles devem ter analistas, com informações que nós não temos, pra terem feito essas suposições. Infelizmente, e comento isso mais como "decepção" do que qualquer outra coisa, também é notório as figuras que aparecem nesse tipo de tópico. Ah, um pequeno disclaimer, antes que comentem sobre um trecho específico do outro tópico: não, não foi de 30%. Se bem me recordo, foi uns 14%. De qualquer forma, o que foi justamente um dos motivos pra não voltar lá e comentar mais nada, eu digo "do jeito que as coisas andam" e, felizmente, as coisas melhoraram (o que não significa que ficaram boas) em relação a aquele ponto. E eu mesmo digo isso nos meses seguintes ao trecho, em outros tópicos. O que também obviamente não significa que eu não erre, mas enfim. Agora os pontos que gostei (e demais comentários) Bom, primeiramente, o trabalho de analisar o relatório e trazer as informações pra gente. Muito interessante saber dessa licença, e o valor, que pagavam ao Lee. Eu já li outros relatórios, não faço ideia se tinha algo assim neles, com certeza perdi. Mas então significa que ele não vai mais ganhar nem 1 centavo com a propriedade? Não é possível, devo ter entendido errado. Considerando "prosperidade" apenas, é muito melhor o iRO melhorando e servidores como thRO e alguns outros tendo quedas, do que o cenário contrário. Ainda assim, é "triste" ver essas quedas, apesar de que, novamente, há muita coisa pra se considerar, ainda mais sendo apenas de um ano pra outro, muito pouca informação pra afirmar qualquer coisa demais. Será que o Origin pode ter atrapalhado um pouco o clássico? Muito legal, e totalmente inédita pra mim também, essa informação sobre os funcionários da Gravity. Mas eu me pergunto quantos desses desenvolvedores devem trabalhar com RO1 em específico? Em 5/6/2024 em 10:46 PM, DionyBiguZ disse: Pq tu não comparou com outros anos como 2015,2016,2017,2018,2019? Realmente não entendi a resposta do Dundé, mas, te respondendo, eu acho (ênfase no acho) que não tem como, pelo menos não por enquanto. Porque tinha a Level Up envolvida. E, pelo que me lembro, isso se traduz de forma diferente nos relatórios. 7 horas atrás, Kamalt disse: E por fim o bRO. server date game max avg uniq Brazil 2020-04-04 Ragnarok 6882 4934 29918 Brazil 2020-04-05 Ragnarok 7253 5015 29499 Brazil 2020-04-06 Ragnarok 7002 4650 29676 Créditos para o Dia. Muito legal ter essa informação, se for real. Ainda que tenha sido totalmente coincidência, só uma baita decepção que apenas da época estopim da pandemia. Mas como conseguiram essa informação? Acabei lembrando também que as línguas diziam que Prontera caía, pois só suportava 10k. Enfim, Dia/Sigma não postaram outros? Edited May 8 by Vanargand 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Citizen Posted May 8 Author Share Posted May 8 9 horas atrás, Vanargand disse: Mas depois, repensei, e decidi postar, principalmente por você ser um usuário que prestigiou meus tópicos. Bom, depois, talvez você pense mesmo que ficou ranzinza e que seria melhor eu não ter postado. Não precisa se preocupar não, Vanargand! Discutir é bom. O ruim é brigar por coisa tola. É bom as pessoas discordarem! Meu objetivo não foi desmerecer as reclamções sobre nerfs. Eu concordo com as reclamações. Acho que o DasheKD se exaltava demais nas reclamações dele, mas eu sempre concordei com o cerne das reclamações dele. A gente tem que reclamar de nerf, sim! Mas o documento mostra que a arrecadação aumentou. Isso é um fato. Se incomoda, que bom! É bom a gente ficar incomodado! Com todos esses nerfs, com tanta gente falando que a qualidade do jogo está diminuindo, o esperado era a arrecadação diminuir. Mas aumentou. E tendo em vista que em todos os outros servidores, a arrecadação acompanha o número de jogadores, podemos concluir que o número de jogadores do bRO aumentou com relação ao ano passado. Trazer esse tipo de informação enriquece o debate. Se não, a gente fica preso apenas no achismo. Talvez eu tenha te entendido errado, mas eu não entendi o que tem de tóxico no meu post. Se o bRO tivesse tido uma queda, o meu post seria: O bRO está em queda financeira. E minha especulação seria: os nerfs e falta de formas de farmar zeny são os responsáveis. 9 horas atrás, Vanargand disse: Esse final que eu também não entendi muito bem, apesar de que, só um pouco já cansado por estar escrevendo "tanto", num momento que não o "melhor horário". Apesar de entender que é uma estimativa de gasto médio anual por jogador, não sei se entendi perfeitamente. Como ficariam as novas entradas, pessoas diferentes em meses diferentes? É apenas uma média. É como se fosse um "renda per capita". Só curiosidade mesmo. O que eu queria com este post? O principal motivo foi compartilhar uma curiosidade! E o outro motivo é que acho que esses dados enriquecem as discussões sobre o jogo. Sem dados, a gente só fica no achismo. Gostei muito das reações, tanto as positivas quanto as negativas. Vou preparar um outro post, apenas sobre a história de arrecadação do bRO. E eu vou ter a minha opinião. Ao trazer esses dados, não quis de forma alguma escantear as reclamações sobre nerfs. No próximo post, vou deixar isso mais claro! E se alguém quer saber minha opinião geral sobre o jogo: Eu cansei de reclamar sobre nerfs, e me divirto 10000% mais jogando com o meu maguinho no desafio Sem Meta! Convido todo mundo à gastar rops só com visuais e jogar o Ragnarok no modo nuzlock! Incluindo você, @Vanargand! Tenho certeza que você vai curtir jogar com os Sem Meta! E, bom, é natural as pessoas terem visões de mundo diferentes. Opiniões diferentes. E isso é bom! 11 horas atrás, Vlad Dracull disse: Sabem o que é mais triste nisso tudo, nosso servidor está as vésperas dos 20 anos, contribuímos com relevância na receita dos caras, mas somos tratados igual vira latas por eles, recebendo itens com atraso e ainda por cima extremamente nerfados! E quanto mais a gente reclama, mas os caras nos chutam.🐕 Oh, bendito vício chamado ragnarok!!! Isso! Esse foi exatamente o meu propósito com esse post!!! O bRO contribui com o bolso da Gravity. Então, pô, a Gravity deveria dar mais moral pra gente! 10 horas atrás, Matę™ disse: Imagine a gente descobrir que ao invés de sermos poucos, somos bastantes. Como assim um servidor com uma média boa de jogadores não tem nenhum peso nas decisões do curso do jogo? Bora fazer o censo 2024, IBGE do Ragnarok! 1 1 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Danilo Illia Posted May 8 Share Posted May 8 (edited) Sei la as veses acho que pq o real vale 5 veses menos que o dolar , e o dolar 5 veses menos que o euro Mas ai lenbro que a moeda japonesa vale muito menos que o real , e ja ta uma doidera de valor monetario Se a moeda koreana for cotada em euro , faria certo sentido Edited May 8 by Danilo Illia Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Chihaya Kisaragi Posted May 8 Share Posted May 8 Sobre a quantidade de jogadores, creio que pra isso, teriam que desabilitar o multi client primeiro. Agora, se a comunidade consegue jogar no single client, já são outros 500. E se me lembro bem, já teve uma pequena revolta por que a quantidade de janelas possíveis diminuiu pra máxima de 3. Sobre a relação de quantidade de jogadores e o lucro da empresa, embora seja uma das possibilidades, também tem a chance de existir algumas pessoas que investem ao extremo (como o Ave Cesarius) ao mesmo tempo que tem tipos como eu que não colocam dinheiro algum. 13 minutos atrás, Danilo Illia disse: Sei la as veses acho que pq o real vale 5 veses menos que o dolar , e o dolar 5 veses menos que o euro Mas ai lenbro que a moeda japonesa vale muito menos que o real , e ja ta uma doidera de valor monetario Se a moeda koreana for cotada em euro , faria certo sentido Aí também já entra a questão da paridade do poder de compra de cada residente. A paridade do poder de compra de um residente brasileiro é baixa, enquanto que a de um residente japonês é de média para alta (apesar de ter inflação também). Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Pupi Posted May 8 Share Posted May 8 16 horas atrás, Matę™ disse: O Rufio já respondeu em mais de uma vez que não há interesse da equipe brasileira em mostrar isso. Não sei se "números não tão bons" seria o real motivo. No iRO quando eu logava tinha geralmente 1400 no Chaos, 300 no Thor e 40 no Freya. QUARENTA. Creio que no bRO a média do Val já seja bem acima do que o Thor do iRO. Acho que não querem é dar mais base argumentativa pra reclamação da comunidade. Imagine a gente descobrir que ao invés de sermos poucos, somos bastantes. Como assim um servidor com uma média boa de jogadores não tem nenhum peso nas decisões do curso do jogo? "When the many stop fearing the few" 🤣 Quote Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts