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O Pergaminho Ninpou - Guia para Ninjas Ninpou


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Guia feito com base em experiências, minhas e de outros jogadores, contando com informações sobre as builds atuais e caminhos para novas builds. Todo tipo de crítica e sugestões são bem vindas e devem ser feitas diretamente no fórum ou no Discord. Mais opções e informações serão adicionadas com o passar do tempo, conforme as mudanças nos itens, habilidades e adições futuras.

INTRODUÇÃO:

Ninjas (忍者) são guerreiros das sombras especializados em ataques furtivos e assassinatos rápidos. Utilizam armas leves como principais ferramentas de combate, junto de pergaminhos que invocam poderosas magias elementais de água, fogo e vento, além de poder se misturar com as sombras e confundir seus oponentes com habilidades de substituição corporal.  

 

Em nosso amado Ragnarök, não poderia ser diferente. Os Ninjas tem uma diferença única dentre as demais classes, pois o seu gênero define qual será a evolução da classe, podendo evoluir para a classe Kagerou, para os shinobis (zoceIpedzKJylu_kSOwt7zwYLD-Hp4kR3iTKaHI0DmuhhGDn_Xbz4Y9FR3vyclrTFZgbqvS6O1l5BtqJdcB2sYa0kr9h3LB5LF1grcRh3Ca1_nYM1uOIDdhTOZ-xFTEG5E6ik9aQEavRvolRBu5cJA), e Oboro, para as kunoichis (AcYUHawbo4nGNJj6Zi1sGbp2i-VeKmuMBDzWHuMld6lBAbPwA8RHeMjNAUED-6SZ-wtYA-z-ybMY8pj_H45NekSszTs8N36w7FTmFmOyEFmXauRHkjdE-2wkV_289SXC9HDL7MQxRwP6bEhvAyec9w), quando alcançam o nível 99/70 (base e classe), e completam a missão de mudança de classe. Essa escolha afeta diretamente algumas habilidades da segunda classe, sendo 8obcL-1FvI5fsO7Zl1YSLGfRBFcgP-Z3KMN-nRaPTvJG6YsjPN4WkL_-ORpl5LviR3XEwDh0v3GCleyPt0lpAaIxnsnLPT1UBIX6bMRAlNDVlbz6xRrvqKeVt_sMd22pjUUaDwzj9zy79eXXtt7hlw Esmagamento Sombrio, kz8nnAeh8L9fGH3gfCLVUeg2cTbtvJlKfkf_Gnhi6U9LYU3gY_mnj-HQe3bxwrgu0wfmtBAU2KASc4lPIcbwQ0XpJIwdcA8YQS9Q2nW4bznk5BTLUicE5zm9SNKNGErRFDdoerR1woZAIhEz3i0EPw Vazio das Sombras e Z-b00L5R_VjanwMo5J8lQUmwXR12TRY5yxOt1FkslU-tpj4cz_mH5Je4WHMfLOjqRZpNySDCq-YO3biXaZCbzfjvIJ71h_NBO5jMKGAmayxjSpJBKcdCk74YQ3U-bFi-jbX7xARkTwKCTivdq97hfg Contrato das Sombras, habilidades exclusivas do Kagerou, e DULuZGyUsXHsu3FmIq8J54AsG_yOnX-kxgumRTFV3unDgaxV2Xl86yq0gqMIW1cUYGGjVeTCmu5s8_zj3E3-FBPh110f09ZKTQpxJVpknoQz9fductvhXa6d9Bea0UZl4FonBrH4i2L718XKnaFiOg Distorção Crescente VcDDDVNUD7bnR4vQ-97RP20XQr4ZPIl7Z7iONkYYWwU_d90u_CL2GFnAdqXqgrdIjrmz4kN1Lx4p3TcyoKr8sa3WjDj-poAAm1i46qhnwCDtYejrSfKQLN2FIzKvpDkQU5vtlLTvrjCz8FgCbp_rIg Luar Sinistro e s-Bl6-PuhpNgHeanmbDOW7w9dPmfDX6xe6tYiYdlZFOarHTQjanGWWwa5w3CtPJw_XLIa9Y5SoEALqgj4Fi1ASQuLiXuQQBro0VFqKwpPc6DzJvw6To53eCjPr7V2lidsbXqHpnnpnlJ5F7dROfGkA Ilusão do Luar, habilidades exclusivas da Oboro. Mais a frente iremos entender o que cada uma faz e se vale a pena basear a escolha de gênero devido às suas habilidades exclusivas.

De modo geral, os Ninjas podem ser divididos em três vias principais: 

Outras vias podem, e devem, ser exploradas, sendo estas apenas as mais comuns e funcionais dentre os usuários da classe. 

Ninpou significa "Arte Ninja". Normalmente, o Ninpou está relacionado a algum elemento, como água, fogo, terra, ar e seus derivados. Os Ninjas Ninpous são causadores de danos altíssimos no elemento fogo, água e vento, sendo que, atualmente, o maior DPS (Dano Por Segundo) provém do elemento fogo, graças aos modificadores naturais da habilidade principal Pétalas Flamejantes, e modificadores extras, que são obtidos via equipamentos. 

 

CONCEITOS GERAIS:

Para que você entenda melhor este Guia, é importante colocar alguns pingos nos i’s e ensinar um pouco sobre termos utilizados e que serão amplamente utilizados neste guia.

 

Conjuração:

Todas as habilidades possuem um tempo de Conjuração (que pode, inclusive, ser 0), e passam pelo mesmo processo:

Acionamento: Ao utilizar um botão de atalho para determinada habilidade, o nome dessa habilidade aparece sobre a cabeça do personagem. Caso o SP para concluir a habilidade não seja o suficiente, esse passo não acontece, portanto a habilidade não é conjurada.

Conjuração: Uma barra verde aparece sobre a cabeça do personagem, até seu completo preenchimento, quando a habilidade é conjurada. Caso o jogador receba dano por qualquer golpe, essa conjuração é cancelada. Esse efeito pode ser protegido ao utilizar itens como Biscoito de Coração, ou as Cartas Fen, Doce Pesadelo ou Borboleta Sanguinária, que evitam que as habilidades sejam interrompidas.

 

As habilidades possuem dois tipos de tempos de conjuração, sendo Conjuração Variável (CV) e Conjuração Fixa (CF). Quando o jogador consegue zerar o tempo da CF e da CV, ele atinge o Instant Cast (IC) ou Conjuração Instantânea, que é basicamente apertar para soltar a habilidade e ela vai, sem tempo, sem barrinha de conjuração, sem nada, ela só vai kk

A CV é um tempo de conjuração que existe em praticamente todas as habilidades de Ninja, e pode ser reduzida pelos atributos INT e DES. Para reduzir qualquer CV para 0, é preciso seguir a seguinte fórmula:

100% de Redução de Cast Variável = [((DEX*2) + INT) = 530]

 

Ainda, é possível reduzir a CV por meio de equipamentos. Grande quantidade de Cartas e Equipamentos possuem em sua descrição o efeito de ‘redução de conjuração’ ou ‘redução de conjuração variável’ em certa porcentagem. Caso a soma de todas as porcentagens adquiridas por equipamentos ou cartas atinja 100% ou mais, o personagem terá a CV reduzida completamente.

ATENÇÃO! Os valores de redução de CV adquiridos por equipamentos e por atributos não são somados, mas são calculados em momentos diferentes. Assim: caso você possua 50% de redução por Atributo [(INT+(DES*2))=265] e 50% por Equipamento, você não terá descartado o todo CV e sim reduzido 75%, pois primeiramente você reduz 50% pelos atributos, restando 50% da conjuração, depois é calculada a redução dos equipamentos sobre esse tempo que “sobrou”, ou seja, você reduziu 50% de 50% do CV restante, resultando em uma conjuração final de 25% do tempo original. 

Além disso, Kagerou/Oboro possuem uma habilidade chamada Inspiração, que reduz em mais 50% a CV, mas isso é aplicado à CV final, após o cálculo que fizemos anteriormente. Lembra que reduzimos 50% por atributos e 50% por equipamentos, resultando em uma sobra de 25% do tempo de conjuração? Então, a Inspiração entra aqui, reduzindo 50% destes 25%, resultando em um tempo de conjuração final de 12,5% do tempo original. 

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(Sim, você precisa aprender matemática para jogar Ragnarok 😛 )

 

Ainda, algumas habilidades, como as Pétalas Flamejantes, possuem uma conjuração fixa, CF, além da CV. Essa conjuração NÃO é reduzida por atributos, apenas por equipamentos, consumíveis ou por habilidades. A CF costuma ser a parte mais trabalhosa de ser zerada quando falamos em fórmulas de conjuração, mas isso é quando estamos falando de outras classes (hehe). 

Enquanto ninja, a CF irá nos atrapalhar um pouco, mas nada que seja impossível de contornar, porém, quando viramos Kagerou/Oboro, a coisa muda de figura, pois temos acesso à habilidade Inspiração (é aqui que ela brilha), que também reduz em 100% a CF do personagem. Isso mesmo, simples e puramente ela remove a conjuração fixa de TODAS as nossas habilidades (morram de inveja magos). 

Muito útil, não? 

 

Pós-conjuração:

Algumas habilidades possuem um período que ocorre diretamente após seu uso. Durante essa etapa o jogador pode atacar com ataques básicos e se mover, porém, não pode conjurar nenhuma habilidade. O jogador pode perceber que está no período de pós conjuração quando todos os ícones de habilidades estão cinzas com uma barra de tempo correndo sobre eles.

Algumas habilidades, cartas e equipamentos podem reduzir esse período de pós-conjuração em números percentuais, como exemplo a famosa Carta Kiel-D-01, que reduz em 30%, e a habilidade Poema de Bragi, dos Bardos e evoluções. A porcentagem incide diretamente no tempo de Pós Conjuração, sem necessidade de nenhum cálculo adicional.

 

Recarga:

Também conhecido como Cooldown ou CD, é um período adicional que algumas habilidades possuem. O ícone da habilidade permanece cinza, mesmo após o tempo de pós-conjuração ter finalizado. Esse tempo é restrito apenas para ‘recarregar’ determinada habilidade, portanto o jogador não pode usá-la, apesar de conseguir utilizar qualquer outra. Um exemplo é a habilidade Explosão de Moedas, que possui 10 segundos de recarga. 

Alguns itens podem reduzir o tempo de recarga de determinadas habilidades, como é o caso do acessório NNJIbq3iDAb5bbLXYej7miYGLxn5sO4FhVeQw0gMNzRUXqYZKG1Zjxod4FbWqVQ2bFx-EsM3-sbReKkOk5fQRch0RsM5KIPCVo_OenxGkEkc0wALkShGYmLzq-OBnVakrESBGPOt5FBMZr9GlbRYtA Orbe Demoníaco [1], que pode reduzir até 25 segundos o tempo de recarga da habilidade Inspiração. Todas as condições, tempo de redução e habilidade afetada são descritos diretamente no item. 

 

Conjuntos de equipamentos:

Itens que fazem conjunto com outros itens ou cartas só ativam o mesmo efeito uma única vez. Itens que fazem conjuntos com cartas não exigem que a carta esteja equipada no item em si, mas somente que ela esteja equipada em algum equipamento qualquer entre os equipamentos que você está utilizando.

Itens que fazem conjunto com habilidades aprendidas, diferente de itens que fazem conjunto com outros itens, ativam o efeito de forma independente, ou seja, se você tiver 2 do mesmo item, ele irá ativar.

(Créditos ao Dokaxi Afterlife, roubei descaradamente do guia de Sicários essa parte)

Multiplicadores:

Multiplicadores de dano Racial, Elemental, de Tamanho e de Ataque Físico/Mágico atuam de forma independente um do outro, sendo assim, para obter o maior resultado possível é imprescindível que o jogador esteja alimentando todos os multiplicadores de forma equilibrada, para evitar a saturação de um número menor de multiplicadores e carência de outros, o que resultaria em um resultado abaixo de uma situação onde o jogador alimenta todos os multiplicadores de forma mais equilibrada.

(Créditos ao Dokaxi Afterlife, roubei descaradamente do guia de Sicários essa parte também)

 

HABILIDADES

 

As habilidades de dano do Ninpou são adquiridas já enquanto ninja, em seus primeiros níveis de classe, e vão acompanhá-lo até o final da sua jornada. A evolução para Kagerou/Oboro trás apenas uma nova magia de dano elemental, a habilidade Arremessar Amuleto Espiritual, que consegue atingir danos satisfatórios, mas não é tão prática de ser utilizada (explicarei um pouco mais a frente), sendo que o real brilho da evolução, para os Ninpous, provém das habilidades Amuleto Espiritual de Fogo/Água/Vento e da habilidade principal Inspiração, o qual permite que o Ninpou atinja a conjuração instantânea das habilidades (IC).

 

Irei abordar sobre as principais habilidades para um ninja Ninpou. Caso queira visualizar todas as habilidades disponíveis, acesse: bROWiki.

 

DANO

 


O ninja ninpou pode ser considerado um canhão de vidro. Possui habilidades que conseguem chegar a danos altíssimos mas, em contrapartida, quase nada que aumente a resistência geral da classe. Colocarei as habilidades de dano mágico que dispomos e um breve comentário sobre cada uma delas e quais os níveis recomendados para cada uma.

 

kbSKIEebjXw4xqzLq9ExzJLOOU6GF9b42VtTegoyYyNkHUGTKaquCZwZciwPGTgO6thS7oX-Uw5JWULJPxvESWNMJo3vHqujmOnJayyFeani9Qu1ISGa2j3hN2t0lyzT4KMM3LEuLDxgAmvTb-M8gg Pétalas Flamejantes: Habilidade de alvo único. Principal habilidade de dano atualmente. Devido o seu funcionamento, o ataque é amplificado brutalmente quando usado com o dx6lesX2nkEMWVJWefkNA8EWq8WEzL0pvebNnKhL8AcKzn5Gj0s7HjLip1UziBGOTFmg_u4KbOnnLkF_LHEmaNaHMYblm_g01g0MHpHrd_dwp_ILMYS1y1OTMjc1PybiN2_3I50taJ6mud5seNbj-Q Amuleto Espiritual de Fogo (habilidade de Kagerou/Oboro), além de possuir muitos itens que amplificam o dano final de forma multiplicativa. 

Nível recomendado: 10

 

s-7IRoRtmlVyeS3mWeURTAeVQ363aT7D7zQHguhwdp35IihwUyKkhao9p8h8rg1TnC5u0LvCfFnfMDag4xbve2Om0oCdk1vv6eSZVC-fmvmOWgEkdzXcS5qcY0LEG5LOrTFFuBTo8HuA7HEiCFJqgw Dragão Explosivo: Habilidade de área. Enquanto ninja, é a principal fonte de dano em área e ajudará no up enquanto ninja. Após a troca de classe, a habilidade deixa um pouco a desejar, pois o aumento obtido pelos amuletos não é tão expressivo quanto para as pétalas. 

Enquanto escrevo este guia, está em preparação o aumento de nível de Kagerou e Oboro para 185/65 (deve chegar por volta de Abril/24), com isso, os amuletos passarão a fornecer um aumento mais significativo ao Dragão, tornando a habilidade uma excelente opção para o up.

Nível recomendado: 5

 

pN7P3OWAOk7Tu4StY3JCXu2ASYLTjZhrtk9ALV6xoyS6_f5D4q-IbgQLJS5Im5txOUcODdv9bPlZO1e9gz0esAG0UacI9tBzHCvcVsgmABaw9g_b4tIlXxp8DRUBxTFb5_7lF6f_xpZKuaXrZtjqHA Lança Congelante: Habilidade de alvo único. Similar a Pétalas, essa habilidade é de alvo único e recebe os mesmos bônus de multiplicadores por equipamentos, porém o aumento que recebe pelo 96s49oL9MkzPNMI6-H2SMVfO8C20g_wyshwgKCZ4RfZgW65QJSfJeFtViT1KJ_OeFPdK8HhAHoXKbZpLxPNqciNz1uxlFN9SL-Gvlc0jyBsZ8DKUlicsYqO5fE5BERkLM89fhqXjnlJyIZzlqJZyYw Amuleto Espiritual de Água não é tão expressivo quanto, deixando o dano da habilidade a desejar quando comparados. Porém, não deixe se enganar, é a principal habilidade depois de Pétalas.

Enquanto escrevo este guia, está em preparação o aumento de nível de Kagerou e Oboro para 185/65 (deve chegar por volta de Abril/24), com isso, os amuletos passarão a fornecer um aumento igual ao de Pétalas, deixando a habilidade ainda mais parelha e passando a ser uma opção muito mais viável para o uso contra MvP’s.

Nível recomendado: 10

 

0S_0N69la2y2lkxUhL1KHdx9sgZ14oC9cT0YlBr6NZcfXM9v-_RuIxYDwI6Gtv5BRmqUQjcRS2wujSwmc4oabK9XGzD3sYMQ7UI73ZOMdsUM8737Sr-5CVPv7Fwzu17zJE_8VqI2OROVCLxTFN1Bew Grande Floco de Neve: Habilidade linda. Visualmente maravilhosa (é um meteoro de gelo gigante, lindo demais). Após o balanceamento da habilidade, é uma excelente opção de up com dano em área, tendo um ótimo dano graças ao 54ZiBQK3QlU9mApObHR5y2N8HoWZCcOkTD3Xus-LLTh59y8pcXYX3DYoxWqXcqs_praHdEnGb1rxtOnjomk26D7K3xq_zJj6hYD9YrMER8pP2X-X_VtQclfae_XZwSCah2BO6zfhh__62u5llBjO2Q Cinto Shinobi Azul [1]. É possível fazer maravilhas com essa habilidade, até mesmo com sets de baixo custo, mas ainda ficando presa ao cinto shinobi.

Nível recomendado: 5 

 

pPV9iVSI7Vm8QZTUD8Q_3TQF5iIHM2RfM9g-TWzNnwKgBL8gwFBLJmCQkTMdQCUcfq1h2IFIJLVOrFG5x6vTXuzYCKAqRUfi0Yvi_m9RC0Ds7O87xi_QzWo5FWxtlfo-oX8nFBeIfT_DkPQSyVlsig Lâmina de Vento: Fechando as habilidades elementais de alvo único, essa habilidade ficou excelente após o balanceamento dos ninjas. Assim como as outras habilidades de alvo único, Lâmina de Vento não possui pós-conjuração e é beneficiada da mesma forma que Pétalas com os amuletos de ventos. Com os itens certos, causa danos bem interessantes, podendo ser feitas builds totalmente focadas nesta habilidade.

Nível recomendado: 10

 

5QW_HAWifUfPmiIXZoqi5oI5qjizOrXDPeu2SJ_P-JZXGLvG-aBkSP6eotmV5Mq50jCasDPU7rDNMDSkCeCBj2XoYei9DP1bf024ZLFvNiOkPVFtDIc7BSZRvP8iOiuI16escxh1R89W4S6V-FvkQw Descarga Elétrica: habilidade de área do elemento Vento, é meio… Sem sal. A habilidade possui facilidade no spam e acerta uma área de 9x9, mas peca no dano devido a falta de bons multiplicadores. Tem seus usos durante o up e, com equipamentos certos até dá para fazer um MvP ou outro, mas ainda deixa um pouco a desejar, sendo que até mesmo em alvos da propriedade água compensa mais o uso de Pétalas Flamejantes (atualmente). 

Nível recomendado: 5 (pré-requisito, infelizmente)

 

LAFIBjT_lyk0nlFJblGeJgaXNLYyWDwwPEr-mWs42lEAe6TWRWLDE-uBGUPn2E9lR8MqiXPlgC2dj0uAsofUqLD0qOMc5w9qYvFDIWOjdIsDFka5mcrN6gS0o4H5RxSyC0J_JeAW8A7dVEMojgQ2fQ Brisa Cortante: uma habilidade interessante. Pode levar um tempo para se acostumar com a área dela, mas é uma habilidade bem interessante. É uma habilidade de alvo que atinge uma área de 3x9 em linha reta, atingindo os alvos pelo caminho e algumas células para trás dele. Dano razoável, sem pós-conjuração, bom alcance e uma área relativamente boa. Atualmente, tem seus usos durante o up, caso similar à Descarga Elétrica, ainda mais em uma build voltada para dano de vento. Com o aumento de nível para o 185, essa habilidade terá um brilho a mais, pois o px8CmzFD_RXp993SSsu2vf0NRMwE311uDcKlwr8C-CiYYJ-HBm0axbJHy5j0WCv4F0i1WqZ7ViHo1d_itNh6ep07yBMZ5vOGw7WqChc2d4AEsoGWUAFUCs8UaYgIhmLxOq0DxybC0YmgTfI4ftKw0A Amuleto Espiritual de Vento passará a dar um aumento significativo no dano, além de ser um pouco melhorada pelos mesmo itens que melhoram o Floco de Neve e o Dragão Explosivo.
Nível recomendado: 5

 

sUojYrEyCTBI-TB8_lL4QCh_-lNYd4oP88wVg9kjBn1ILgWBpMY9RZzsyAdhQipvcQTtFFXEONxJe_FrQGcMSQAE-f3sRuLcqFEk9JYxdoZ96lruDJohPFBh_Rk0On3FkrQlbOVX-GyrAvzi3o2qPA Arremessar Amuleto Espiritual: única habilidade de dano mágico que a build ninpou ganha quando se torna Kagerou/Oboro. Para ser utilizada, é necessário estar com ao menos um amuleto invocado, sendo o potencial máximo atingido com os 10 amuletos. Essa habilidade é capaz de atingir valores absurdos de dano em um cenário controlado e com um item nada comum para os ninjas ninpou, o cDjpLJLkRc6WvCBe-XXN4mV5E9HIySXdxsd0SUzTCt2H_cw4qcFTIkm1Oy_7fGHjvxKMlAqKnNW6K7QGDrKltoNfyRLkcjsIHEfZr3NrHG_MVFEYc9CK9Ttm0DyNoOwCrbdaPbn584a53Y2RWm1MGw Cachecol Dourado [1], item queridinho da build Togatana, mas que oferece até 320% de dano a mais para a habilidade no nível 175. Como a habilidade possui uma fórmula de dano baseada puramente no nível do usuário, na quantidade de amuletos utilizados e no ATKM, acaba tendo um dano muito alto quando amplificado pelo Cachecol. Além disso, é a única habilidade do elemento Terra ao qual os ninjas têm acesso.

Nível recomendado: 1

 

UTILIDADE

 


 

Ao longo deste guia, você verá que o ninja possui diversas habilidade úteis em seu arsenal, seja aplicando buffs em suas habilidades ou debuff nos inimigos. Irei recomendar os níveis para as habilidades e descrever um pouco sobre seu uso, mas apenas as habilidades mais comuns para a build ninpou.

 

BU7mZybDBkQnXSwsy5j4Pm3Ba10OnZzk3W-AaDUgkhM6KMSIc2UA8zYfxEtACyZ0Cwb2MONgg6W2sMh6B2aogA4c3eFhQDDUX7Oem4TfcEgqxZxAasfUreb7S_qntudHvsLjYanlB7z010icFZIfhw Troca de Pele: um dos motivos da classe ser o que ela é. Simplesmente, por até 3 ataques sofridos, você é imune a qualquer dano físico. E é isso. Tem um detalhe, a habilidade faz você recuar 7 células, caso não esteja usando algo que impeça a movimentação como o 15254 Vestido Abissal [1], então pode ser utilizada como forma de reposicionamento. Sempre ande com essa habilidade ativada durante o up, nunca se sabe quando um mob irá “nascer” perto de você, então é sempre bom prevenir. Algumas habilidades são capazes de ignorar essa esquiva, mas são poucas de modo geral. Use e abuse, sem medo.

Nível recomendado: 5

 

hE43elQ0hxYSRRJoD02Us3VDsgJIdEAYm8l6Q6DCnpWbJen5lQImPSWmnW2aog16ZWnfpvMt9cOR1WdXpNJhtS-adiIBCIo-abjQ94pCy7SN9YG5vA7yulCkHBVWONoj_JeAl00EWF1tlbr5R8VQNQ Imagem Falsa: irmã da Troca de Pele, a habilidade tem a mesma função de esquivar danos físicos, porém, até 5 ataques e não há o prejuízo do recuo. Você pode utilizar as duas habilidades juntas, mas em caso de um ataque, ambas serão ativadas (então você terá o recuo de troca de pele e perderá uma esquiva das duas habilidades), não sendo muito vantajoso o uso simultâneo. A desvantagem de Imagem Falsa está na quantidade de pontos necessários para maximizar-la, o que não é um problema atualmente, mas passará a ser um problema após o update do nível 185/65, que deixará a árvore de habilidades um pouco mais apertada para os ninjas que quiserem pegar todos os buffs do PcidIgJDfOzZhL9BTGUBuKWNLAlhsgcYE9bLG0nR6CvbtlLjH61V-vmr3QTK46rFajNqWAlNxD_BTzGEo5D20n-ZEfMr5AWvx99n7aQ5aDIT0UyearXd1iThZSyOtmIlwc77sGGcxmm9cITVnBr4wg Cinto Shinobi Azul [1].

 Nível recomendado: 0 ou 10

 

DQ9K8ddHVzzgDQCpud-iWc87Ygg7BJzOOwtdZgdF5kkYmURiNbqtnPmofUERkiU-59jDOF3dphYUz6vD2PaplXIzeGcuu_QbegfkcbecqjirswoRvn2Ckb3PWZ6rr-RkdBzNnXZSLZPp6JFVr6H7SA Aura Ninja: consome 5% do HP para fornecer +5 de FOR e INT. Eu até poderia desconsiderar a habilidade, o bônus em si não é ruim, mas também nada que mude muito sua vida, mas você PRECISA estar com o buff ativo para usar a hE43elQ0hxYSRRJoD02Us3VDsgJIdEAYm8l6Q6DCnpWbJen5lQImPSWmnW2aog16ZWnfpvMt9cOR1WdXpNJhtS-adiIBCIo-abjQ94pCy7SN9YG5vA7yulCkHBVWONoj_JeAl00EWF1tlbr5R8VQNQ Imagem Falsa. Além disso, ela tem um bônus de ASPD muito bem-vindo quando utilizada em conjunto com o -lbPVcCmF5UDP4F-4m3RnxFIyWAdoX2DePBf6j2sk3rJnIhgDiWMqXAxWiMVAgiFYSIUa19yJvjZppwx8Ig-stm9WpSJdWGRiuoFPzt4Y2diUKnO1CIrC96_-5Gi6VTBgPsUyMQMO0xm4M7X-Z6D8g Escudo Sombrio de Ninja, então vale a pena ter.

Nível recomendado: 1 ou 5

 

ueviIlQd3FX9Q5XwpcEIIWSJKTqj7KaExOAwF21ddWCKml52t3BONIZtUrqVJSXTC2Ir32nqHGlaMtxXZYXWTTbq-yVPMR1s_lhPwvBV46he36b0PkS7xH9oKT4aS-oonceDI7uMa9e95Cq4ChTRLw Virar Tatami: outra habilidade de esquiva. Ela é quase perfeita no que se propõe. Ao ativar a habilidade, uma névoa verde (a.k.a. Escudo Sagrado) ficará sobre o usuário e bloqueará, durante 3 segundos, qualquer ataque físico a distância que o usuário receba, além de dar um pequeno dano aos inimigos próximos e recua-los por 5 células. Sabe porque ela não é perfeita? Porque possui 3 segundos de pós-conjuração e, acredite, isso pode atrapalhar bastante o uso dela em conjunto às outras habilidades., mas depois que você pega o jeito, se torna uma excelente aliada.

Nível recomendado: 5

 

LP3b_j3pvDKRqoAtF4ThgZEVCN0fOyKfecL11WdRDLWcaIhcIKeMAnqLhCFMLLVQzUASrhwVVs7obmFX6ASDYTR67vEOPNHlT1RwStOtXterQj1dJhdde2lBlSkEC5Un1UmM6LcwY2Pv-wsSqt_CEA Escudo de Chamas: linda. Maravilhosa. Cheirosa. Delícia da minha vida (até a mudança de Floco chegar hehe). Essa habilidade é considerada uma habilidade de dano, mas acredito que se encaixe melhor como utilidade. Basicamente a Barreira de Fogo dos magos, só que melhor. Cria um campo de fogo de 5x5 ao redor do personagem, criando 24 pequenas colunas de fogo que podem dar até 9 hits cada antes de desaparecer. Essa habilidade permite travar os mobs (que possam ser travados) enquanto a coluna de fogo não desaparecer. Muito útil durante a fase de up (principalmente em lugares muito mobados) e muito útil para o controle dos mobs. 

Viu? Combina mais com utilidade que com dano. 

Nível recomendado: 7 ou 9

 

QpoIFou-oqap9Y483mpwvqJIw43WQGEQzaYg5GJV1_LNah285t4BT4MOuKbfQ1f7nBWbZX8gFfnIsz9QyhYPYKjFoCiolU9mWqNJD5yI769HfMT0rlswDyrCWRHRYOrMig-2K81ghZVWWl8dUfdvhw Evasão Aquática: uma excelente habilidade de suporte, inclusive para outras classes. Ela cria uma área de até 9x9 que corta pela metade a velocidade de movimento dos inimigos (mas sem cancelar status positivos como Aumentar agilidade) e aumenta o dano recebido pela habilidade pN7P3OWAOk7Tu4StY3JCXu2ASYLTjZhrtk9ALV6xoyS6_f5D4q-IbgQLJS5Im5txOUcODdv9bPlZO1e9gz0esAG0UacI9tBzHCvcVsgmABaw9g_b4tIlXxp8DRUBxTFb5_7lF6f_xpZKuaXrZtjqHA Lança Congelante em até 30% do alvo que estiver sobre ela, sem prejuízo ao ninja, sendo ótima para eliminar alvos que sofram penalidade do elemento água.

Nível recomendado: 7, como pré-requisito, ou 10 caso queira aumentar a área de uso

 

FOpZ-E7fsmbg3OdieINaTc0EKSmim9-XViObP1FucBAXmrbbKS7v4Rpfvv5BdwXRfzeisOUdwqEFswia3neBnAXNwZeNTToFSx_PnjdKdOEsLCxoFcx71xKsozfqeb_ME_jAQSkPM9I5WCP-26xuSw Salto das Sombras: quando em status de Esconderijo, permite movimentar-se por até 9 células. Simples e eficiente, muito útil para saltar alguns pontos dos mapas e para movimentar-se enquanto usa a habilidade Vw3ZvatOzssTDHvlSR8JLRg1xGdo1A_uFnjbfNlIm8fdTLSs_Tl_QTTOU3t3LVOUnz5dOSTJ8DUM-x4VTThIA1eGLA70Xjxuw7jybpRXRR7dSpDdjHXaRFhUq28pAGz1y8b3tAYlp3ahIE1btSNg3w Purificação da Alma. Como é pré-requisito de Troca de Pele, não tem porque não usar.

Nível recomendado: 5

 

a-axxnPa_BbR42j0W2PjyJmf3GUN3_9-92YIpA-4bg_VM6ScHE2yHmL1zFmHb4htlEtkqdFscpNj68yGTWcdwtO_UIY0fo72o91D9TWQ5QPMXOc5TFyJeoh8U6srBea0SZoyiDL2XZeELDT7LbPkHg Amuleto Espiritual da Água: pode invocar até 10 amuletos que irão aumentar o dano, de forma adicional, às habilidades pN7P3OWAOk7Tu4StY3JCXu2ASYLTjZhrtk9ALV6xoyS6_f5D4q-IbgQLJS5Im5txOUcODdv9bPlZO1e9gz0esAG0UacI9tBzHCvcVsgmABaw9g_b4tIlXxp8DRUBxTFb5_7lF6f_xpZKuaXrZtjqHA Lança Congelante e yWMxPSCgeS-C5FBWw4QGHKJPO5oQF_ahn34hnRWPSElo6Yz-BD-vxv6KKYdTCGdFX9Pu63yXF4buXGnigqQL-tZPx0x_KlHW6pp7FXacsGnd3h153B_kie29YUgiLYEd-5Z3zLIAC-Fj6TglJYFbnQ Grande Floco de Neve. Irei detalhar o funcionamento um pouco mais a frente. 

Nível recomendado: 1

 

dx6lesX2nkEMWVJWefkNA8EWq8WEzL0pvebNnKhL8AcKzn5Gj0s7HjLip1UziBGOTFmg_u4KbOnnLkF_LHEmaNaHMYblm_g01g0MHpHrd_dwp_ILMYS1y1OTMjc1PybiN2_3I50taJ6mud5seNbj-Q Amuleto Espiritual de Fogo: similar ao anterior, afeta as habilidades kbSKIEebjXw4xqzLq9ExzJLOOU6GF9b42VtTegoyYyNkHUGTKaquCZwZciwPGTgO6thS7oX-Uw5JWULJPxvESWNMJo3vHqujmOnJayyFeani9Qu1ISGa2j3hN2t0lyzT4KMM3LEuLDxgAmvTb-M8gg Pétalas Flamejantes, LP3b_j3pvDKRqoAtF4ThgZEVCN0fOyKfecL11WdRDLWcaIhcIKeMAnqLhCFMLLVQzUASrhwVVs7obmFX6ASDYTR67vEOPNHlT1RwStOtXterQj1dJhdde2lBlSkEC5Un1UmM6LcwY2Pv-wsSqt_CEA Escudo de Chamas e s-7IRoRtmlVyeS3mWeURTAeVQ363aT7D7zQHguhwdp35IihwUyKkhao9p8h8rg1TnC5u0LvCfFnfMDag4xbve2Om0oCdk1vv6eSZVC-fmvmOWgEkdzXcS5qcY0LEG5LOrTFFuBTo8HuA7HEiCFJqgw Dragão Explosivo.

Nível recomendado: 1

 

px8CmzFD_RXp993SSsu2vf0NRMwE311uDcKlwr8C-CiYYJ-HBm0axbJHy5j0WCv4F0i1WqZ7ViHo1d_itNh6ep07yBMZ5vOGw7WqChc2d4AEsoGWUAFUCs8UaYgIhmLxOq0DxybC0YmgTfI4ftKw0A Amuleto Espiritual de Vento: similar ao anterior, afeta as habilidades Rt-uGTuSdfDxWu_UyHIyIhRb9870s4CKMJhXS8PotP_NswS_9215eQEHLTWYZFnM7ZL4C0RAVeeGI3u54CSbGBoVmnWNuEAEohdlCJW1HgoNDQCj5G0t4nkbrzTmO8D7wyj4Dfp-5ERB-_urhkJX7Q Lâmina de Vento

5QW_HAWifUfPmiIXZoqi5oI5qjizOrXDPeu2SJ_P-JZXGLvG-aBkSP6eotmV5Mq50jCasDPU7rDNMDSkCeCBj2XoYei9DP1bf024ZLFvNiOkPVFtDIc7BSZRvP8iOiuI16escxh1R89W4S6V-FvkQw Descarga Elétrica e LAFIBjT_lyk0nlFJblGeJgaXNLYyWDwwPEr-mWs42lEAe6TWRWLDE-uBGUPn2E9lR8MqiXPlgC2dj0uAsofUqLD0qOMc5w9qYvFDIWOjdIsDFka5mcrN6gS0o4H5RxSyC0J_JeAW8A7dVEMojgQ2fQ Brisa Cortante.

Nível recomendado: 1

 

b0YTsFTAElnpjxCuc5q-Bbpt3Qj04YvyJcJ-4ci3mXinytnAHT_4Jzoy1RRTQgdftkXddoMlqNN0omax9p12pb6Gz-2Cik5lrVio7Qq7tXGkVQgfxYQbNBKuywri4l-OQH_YI9k2CN_6rtD3LWKrigAmuleto Espiritual de Terra: para os ninpous, serve apenas para dar elemento terra à habilidade sUojYrEyCTBI-TB8_lL4QCh_-lNYd4oP88wVg9kjBn1ILgWBpMY9RZzsyAdhQipvcQTtFFXEONxJe_FrQGcMSQAE-f3sRuLcqFEk9JYxdoZ96lruDJohPFBh_Rk0On3FkrQlbOVX-GyrAvzi3o2qPA Arremessar Amuleto Espiritual

Nível recomendado: 1

 

PkzbXzlQ_GHN8bMHddENpcEr5gKMjLocPZrsKu15ACVD1wFWZhU4DPJCsvkiXrvCAqReGjdjg5SvuZYh97Xco70QO5ayJ5LWa9phlwrHCa3exzQayg4vHxxRNZxKz3-n1bt64sMiyQpni8Go4ByMbg Inspiração: a habilidade que faz o ninpou ser o que ele é. Remove completamente qualquer conjuração fixa, de qualquer habilidade (inclusive habilidades ganhas por meio de equipamentos) e 50% do tempo restante da conjuração variável (explicado mais acima), além de dar um tanto de ATKM. Essa habilidade tem dois defeitos: o seu tempo de recarga de 60s em nível máximo e o fato de não ser renovável, ou seja, se você ativar a habilidade enquanto ela já está ativa, você continua com a duração do buff anterior mas ganha a recarga de 60s. É bem ruim quando acontece. Para casos assim, costumo usar a habilidade em nível 3, onde sua duração e tempo de recarga possuem a mesma duração.

Nível recomendado: 3 ou 5 (use com cuidado)

 

Vw3ZvatOzssTDHvlSR8JLRg1xGdo1A_uFnjbfNlIm8fdTLSs_Tl_QTTOU3t3LVOUnz5dOSTJ8DUM-x4VTThIA1eGLA70Xjxuw7jybpRXRR7dSpDdjHXaRFhUq28pAGz1y8b3tAYlp3ahIE1btSNg3w Purificação da Alma: em seu nível máximo, essa habilidade recupera 10% do seu HP e 5% do seu SP por segundo, durante 10 segundos. Entendeu? Ela basicamente é uma das melhores habilidades de sustain do jogo e te deixa jogar com menos consumíveis durante a fase de up e ambiente mais controlados. A única desvantagem é que durante o período de 10 segundos você fica imóvel, mas ainda pode conjurar habilidades, então é possível a movimentação com o FOpZ-E7fsmbg3OdieINaTc0EKSmim9-XViObP1FucBAXmrbbKS7v4Rpfvv5BdwXRfzeisOUdwqEFswia3neBnAXNwZeNTToFSx_PnjdKdOEsLCxoFcx71xKsozfqeb_ME_jAQSkPM9I5WCP-26xuSw Salto das Sombras, se necessário.

Nível recomendado: 5

 

p0np4EbJ9Job7uBOfvaAamRtT3JFHwQ3Z9RiOPxStV7FN5V-BkoLyogZB_UqfOHt80QzpIFcr5w3wtPI_SDgKkbGJ8xPm1maVtJEUHsDIlxqmyCVuKstxxpcn7bFHvx2bF9eU2-ePJAADs_E2fHxTw Clone das Sombras: sentindo-se o próprio Narutinho, o usuário invoca um Shinobi que serve como escudo e atrai a atenção dos monstros próximos. Similar à Troca de Pele, ao usar a habilidade você recua por até 7 células (cuidado ao usar com itens que previnam empurrões) e os alvos passam a focar o clone invés de você. Essa habilidade é simplesmente linda e deve ser utilizada em conteúdos mais desafiadores, como enfrentar um MvP. Só tome cuidado com monstros que possuem o costume de trocar de alvo, pois podem ignorar o clone e continuar a focar em você.

Nível recomendado: 5

 

77BeB_avyyRgH4wajn9D_8bPM60eWqGFEMeBRAzyxB_HxvKPLZdAX66D5irIhejIQZ4-mk7qq9Tnhvzkww9aZr3sOK3_bKrKpYuskG8b3FI9bSMM4fiau5mz4bOERJ9D1B3h6Kqu3eVg1RPSYsNJJw Refúgio das Sombras: entra em estado de Esconderijo, consumindo 2 de SP por segundo do usuário. E é isso. Seria muito mais útil se não possuísse pré-requisitos, mas ainda é possível encaixar na maioria das builds.

Nível recomendado: 0 ou 1

 

Wy0OWgFAFu6kPjeVpdVWblP2EhTFa9wTxonmFOb54ewTm6BM5SXmlK4KAIAcKEvV1el7Fl8AgqcEG3m7otU9V-N_-EBUR1VnGSMu6mOC4_XjrzpRkgJxTQ0C5dokOrrHAD_uM7TaV054cayilHoefw Distorção Crescente: Essa habilidade aumenta ou diminui o ATK e ATKM do alvo, baseado no total de HP e SP após o uso da habilidade. Para nós, o importante é a parte do ATKM que é baseada no SP após o uso da habilidade, ou seja, deve estar em valor par após o seu uso e não antes. Nesse ponto, é importante saber exatamente quanto de SP a habilidade está consumindo e quanto de SP você tem no momento. Bem chatinha de ser usada, mas depois que pega o jeito, é um excelente buff, podendo conceder até 158 de ATKM flat no nível 175.

Originalmente, é uma habilidade exclusiva de oboro, porém, utilizando uma WMKN-t3r27cODPWQXGoAvtU3D_ITlulSZO9ivd0ftgUs--3QfEn-6hnGFtmdIqrWr1YUeMpXcA9xztZYzAOed6sTofc9wVhtbk_4qZtXmX0PF-YqozQdbnuMgtkng3647-y-YP-d912eB7J2gXZZyg Wakizashi Ancestral [1] ou uma U2sXXGJ_lG7rj3XjxR1tYBzwEq71Ti-hDDsC9jOpeuCIuQ2oDTGFYoiexWedWYuwHGLfMTrcD636j_WmImIgdMcTEGomqEfNF0jhg53QNlZwMno7xoaicWE9zzQvTpE0y4olIP4PwILIoVHL8SEsOA Wakizashi Primordial [2] em conjunto com uma Vo0mms-wm69SgeOpXpqdloXaz9CeovNyD5CwoL0-nwmdGY0QxdsDHKKjaFgZfyK_MWoL6SlfE0NHmA9qfWA9nBs1xJDGjbnro9D8r747tulyTw8CNh5fCSkEkQ0u-Y0zmebgRAHaujlEjuo1MbDFpw Kodachi Ancestral [2], quando a soma dos refinos forem maiores que 18, habilita a Distorção no mesmo nível da habilidade fF56uHojLLWrlV3CsMyWRTrf3XPlvtkKcO70Hm2G3Edtbi1tFGwkYMviyLzPPkleKy_W3JvwcdurneNeQvf9yGWAtL4ReVvAbPt9El9i1gjInFNPJWdOoN1I_rZPB__ULxdh4uRQHgB7a8NitaF33g Esmagamento Sombrio.

Nível recomendado: 5

 

EQUIPAMENTOS

 

A seguir, irei colocar uma lista com os equipamentos que podem ser utilizados por nós e com indicações dos equipamentos seguidos de uma indicação se é Muito Forte , Forte , Neutro ou Fraco/Weak .
Obs.: mesmo que o item seja categorizado como Fraco/Weak, isso é em relação aos outros itens listados, não que ele não possa ser considerado para uma build de custo mais baixo.

 

TOPO

 



imagem_2023-04-29_223930955.png.470cb92bc7621a26cd6391cd921a143c.png Laço da Celine [1] [Se não a melhor opção de dano mágico, é uma das melhores. Faz combo com os outros equipamentos, praticamente insuperáveis para builds mágicas de modo geral. Como se não bastasse os combos, o item é encantável]

400287.png Capacete de Intensificação [1] [Um dos melhores topos, oferece dano em raça, resistência, HP/SP e Pós-Conjuração. Simplesmente sensacional, mesmo com o dano um pouco abaixo do combo Celine]
Obs.: as habilidades de dano de alvo único não possuem pós conjuração, porém, outras habilidades como Virar Tatami possuem, por isso o item é classificado como Muito Forte

400054 Acessório Extravagante [1] [ATQM, dano mágico e aumenta diretamente o dano causado pelas habilidades de alvo único quando utilizada com a 28755 Kuroiro-OS [2]. Melhor opção para builds Low Cost, mesmo não sendo um item exatamente farmavel]

400047 Capacete de Aceleração [1] [Dano mágico adicional e bypass. Outro item simples e direto, possui combos com os diagramas farmaveis, uma excelente opção para builds Low Cost]

19315 Chapéu do Éden [1] [Dano em todos os elementos, +5 INT e DES. Simples e direto]

19249 Bênção Celestial [1] [Outrora o melhor topo para a build ninpou, esse item ainda tem seu charme. Combine com a 13076 Adaga Raksasa [1] e a 8X0ky6TbnmhaaUvf1GHI-6kvi8WlUqvUtNXcjSxdDtyYlGzTfM9QqS0U4LL_CbTje74NSyOx7IC7DxKekMTc70SRT1fwazahvZ95V4MTZI-FFjA6xJU5anNBkyWpL-b4hzjQjRdrHis9ChMlq3V5Xg Mikatsuki [1] e veja a mágica acontecer. Excelente opção para builds de Low/Mid Cost]

19436 Capacete Vesper [1] [Não é uma opção que costumo recomendar, mas pode ser uma forma relativamente barata para ignorar toda a DEFM em conjunto com a 4374 Carta Vesper]

 

MEIO



410028 Cesta das Maravilhas [1] [Aqui podem existir desavenças, mas considero a melhor opção para o meio. +10% de ASPD, slot livre e +200 de ATKM, não há muito o que se falar. O mais indicado são os combos com os mascotes MVP’s, por ofereceram +10 em todos os status, facilitando a obtenção do IC]

19444Tapa-Olho Cósmico [1] [A melhor opção para muitas classes, mas dispensável para os ninjas, devido os melhores usos da Cesta das Maravilhas. Não se engane, o maior dano é obtido com o Tapa-Olho, além de oferecer muita resistência, mas a Qualidade de Vida é inferior à Cesta]

LkhGUXwbnKjJJ0P9sPU2_ZbHW00B-B5eJrz0Gz8ReSBb6DM0pm8Dd-npCDsxOh6udIAjlTb9LRYts-f6jv4S_25AUsbF9ve_Rng0fzblhapyS5eEHSNB4o6_i_KPcsvvSOA7IwbeIedlZ_fh2i-mlA Fones COR [1] [Um item sem muitos segredos. Sozinho, oferece slot livre e pós-conjuração mas oferece um combo com a 28755 Kuroiro-OS [2], tornando outra opção muito forte. Melhor opção para uma build F2P]

410026 Herança Real [1] [Outro item sem segredo, é só equipar e usar. O slot livre, o bônus de ATQM puramente baseado no nível e o fato de não precisar de mascote para funcionar fazem o equipamento ser uma opção considerável para quem não gosta de ficar cuidando de um companheiro de viagem. Considero um dos melhores itens F2P]

2202 Óculos Escuros [1] [Pode possuir slot. É isso, não faz mais nada mesmo. O uso é para o conjunto com o28502 Lenço Infame]

19380.png Fogo Fátuo [Bom item, mas requer um valor alto de DEX base]

19393 Pedra do Desbravador [Opção barata e acessível, combina com o 32243 Anel do Desbravador [1], boa para builds Low Cost]

 CARTAS PARA O TOPO E MEIO


4556 Carta Lichtern Laguz [+10 ATQM flat e +10% de dano de propriedade Água no refino +9]

4556 Carta Lichtern Kenaz [Similar a Laguz, oferece, +10 ATQM flat e +10% de dano de propriedade Fogo quando refinado no  +9]

4556 Carta Tikbalang [Como as anteriores, +10 ATQM flat e +10% de dano de propriedade Vento quando refinado no  +9. Opção interessante para switch no topo]

4556 Carta Engkanto [+30% de dano físico e mágico contra monstros da propriedade Veneno. Bem útil, uma vez que não possuímos modificadores contra esse elemento em quase nenhum slot]

I3JJC0CZ7g8V_TCAuAIicXOC1l327iycP5Xo9JPq_R8dF4U4NAvs6f4okMlQV3SGEB7ZMsPUdvewque90jtErSUhEfLUlEIdVS0I7ep6hfaldIdu7_LlwNUlzhJhbPXnfl5ifqti0Yr3uBAymFy38Q Carta Kikimora [+10% de dano contra oponentes da raça demônio e +5% se o topo estiver com refino +9 ou superior. Uma opção interessante para maximizar o dano contra esses oponentes, uma vez que boa parte possui o elemento sombrio, reduzindo o dano elemental recebido]

4556 Carta Kiel-D-01 [-30% de Pós-Conjuração. Embora não haja necessidade para boa parte das habilidades, deixa mais confortável o uso de Virar Tatami. Pode ter sua utilidade, caso você já possua um item com ela]

4374 Carta Vesper [Já foi a melhor carta para o topo. Ainda uma ótima opção a ser considerada, mas perdeu um pouco seu brilho após a chegada dos itens sombrios de penetração mágica]
4556 Carta Fenrir [Útil por fornecer ATQM flat e + ATQM por refino. A redução de conjuração fixa pode ser ignorada. Mesma situação da carta Kiel]

 

BAIXO


19499 Echarpe Misteriosa [Acredito ser a melhor opção para o baixo atualmente. Oferece uma boa quantidade de dano mágico e ASPD, por um custo baixo para a build]

420110 Cachecol Camuflado [Não depende de nada além do seu nível de base para entregar um bom desempenho, mas oferece um multiplicador um pouco saturado em builds finais]

28502 Lenço Infame [ATQM massivo quando combinado com o 2202 Óculos Escuros [0] ou [1], mas tem o ponto negativo de requerer atributos base altos para atingir o máximo potencial. Muito bom para builds Low Cost]

kxD6wj3ro79Pzxxx7FRkdfGrgpYApuaTIL-WdWLSh3tsvZIEfVan427uXGnOpbG6oH5tuPJZiPEey50bZuqn_x3dEYGcd8sLyKkABqXVH6hG9mFQYdGppu_4i6KJz47J8CkzICY2eAjqZNIBwr4Iww Máscara Sensei [Opção viável para o uso de uwLx6WEVmUOWus-7eb7GtsI4jmsqj6dmIXKsLfusuVkHcaG7a5dDzWVdyonNuF4Ov6iZB8gzq8VO369BAJptiw0C6IpoDU2mITnBVPDPabv25iACvwmtNbzNFDXQcQSOfBC2bXnxI0hA2hNzOVKaUg Grande Floco de Neve, mas, até o momento, inferior às outras. Menção honrosa, pois pode se tornar um item forte após o balanceamento da habilidade]

 

ARMADURAS


15387 Vestido da Bruxa [1] [O combo com o 20908 Manto da Bruxa [1] entrega o maior DPS da classe, com a desvantagem de precisar de refinos altos e não ser tão versátil quanto o Combo Celine. Mas é o tipo de item que, quanto mais investimento em refino, maior o retorno obtido]

 450179 Vestido da Celine [1] [Armadura versátil, preço relativamente baixo, combo acessível para o retorno obtido. Com certeza deve ser considerado em todas as builds podendo, inclusive, andar com essa armadura colada o tempo todo]

15254 Vestido Abissal [1] [O primeiro da linha de vestidos elementais, armadura quase padrão hoje em dia, para muitas classes. Preço acessível em ambos os servidores. Diferente dos Vestidos da Bruxa e Celine, este não deve ficar colado 100% do tempo, sendo recomendável o switch de equipamentos conforme o alvo a ser caçado. Em alvos que recebem o dano dos dois modificadores o dano é bastante elevado]

15420 Vestido Glacial [Segue a ideia do 15254 Vestido Abissal [1], sendo usada para switch para os alvos de fogo e água, e da raça amorfo e humano/humanoide]

450143 Vestido Infernal [Segue a ideia do 15254 Vestido Abissal [1], sendo usada para switch para os alvos sagrados e veneno, e da raça planta e bruto. Um dos únicos itens que aumenta o geral dano a alvos da propriedade Veneno]

15352 Vestido Natural [Segue a ideia do 15254 Vestido Abissal [1], sendo usada para switch para os alvos de vento e terra, e da raça bruto Te humano/humanoide]]

NxcgfzYGo4eeGjs1faAt5fQ0BiFZMD2Ns5QD8HCFBxZ1qGeL_xYIwFLmDi6DG5VWKiUFx959uxc6i43_zMTV7IoGwOe4ZDkxhUybdPQdKyYsbsgVqtYj_WF_CZcyrR8qS_Pacgp1t_GFOdI4Ww1Z4ANobre Traje Ninpou [Um excelente item. Desde que chegou no servidor, tenho uma séria paixonite por ele. Sozinho, não chama tanta atenção, mas quando combinado com a Nobre Capa Mágica, Nobre Bota Mágica e o Nobre Anel Mágico, oferece um bom ATKM, redução de conjuração variável, aumento de dano mágico em % e aumento de dano direto nas principais habilidade de dano de alvo único. O item é de nível 100 e possui versões evoluídas, com efeitos mais fortes, nos níveis 125 (Ilustre) e 150 (Grácil). Agora, a melhor parte: o item, suas evoluções e até mesmo seu refinamento é completamente farmavel! Considero o melhor combo para ser utilizado em uma build low cost]

450181 [MEGA] Vestimenta de Seda [1] [Mesmo sendo um MEGA, o dano acaba ficando menor que as opções anteriores, pois o principal modificador da armadura fica fácilmente saturado quando utilizado junto à 510065 [MEGA] Totsuka [1], mas ainda pode ser considerado. A pós-conjuração, HP/SP adicionais e a combinação com a 4457.png Carta Naght Sieger são adições interessantes para uma build mais defensiva, mas recomendo o uso apenas se já possuir o item e compartilhar com outros personagens]

15409 Vestido Bordô [1] [Versão mais em conta do 450179 Vestido da Celine [1], com efeitos similares, mas inferiores. Ainda sim, possui um ótimo custo x benefício]

15419 Armadura Yoroi [1] [Opção boa e custo benefício para bypass e conta com um ATQM razoável. Ótimo item em construções mais baratas]

15377 Colete Ilusión B [1] [Se combinada com 2x  29535 S-ATQM, torna-se uma das melhores armaduras de baixo custo. A armadura e os módulos são farmaveis]

15128 Colete E.X.C. [Outra opção barata a ser considerada quando combinada com 6978 Diagrama de A-INT e 6982 Diagrama de A-ATQM para as builds de baixo custo, pois os itens são farmaveis]

 CARTAS PARA ARMADURA


300372.png Carta Ktullanux de Cristal [Sonho de consumo para builds voltadas para dano de água. Combine essa carta com uma armadura bem refinada e seja feliz. Cumpre o que promete: dano bruto] 

300372.png Carta Amon-Ra do Pesadelo [Classes mágicas, de forma geral, tem problemas em dar dano na propriedade sombrio, mas essa carta resolve parte desses problemas. Combine com um 15254 Vestido Abissal [1] e veja os mobs afetados por ela serem deletados por você]

300372.png Carta Entweihen Crothen [+100 ATQM flat. Simples assim. É uma excelente opção para builds com poucos itens que forneçam ATKM flat]

300372.png Carta Tao Gunka [Opção totalmente voltada para sobrevivência. A carta garante um bônus de 100% do seu HP, com uma penalidade relativamente pequena, principalmente se utilizada junto com as 470047 [MEGA] Patas de Raposas [1]]

300372.png Carta Cavalo-Marinho [Opção subestimada e bem barata. É uma ótima carta para se utilizar com a para evitar o congelamento]

300372.png Carta Amdarais [A carta oferece dano mágico em %, ao custo de uma drenagem constante de HP e SP. Tome cuidado, essa drenagem pode atrapalhar em alguns cenários]

300372.png Carta Amdarais Sombrio [Versão melhorada da 300372.png Carta Amdarais]

300372.png Carta Professora Celia [Opção mais fraca para dano mágico geral, mas possui uma boa chance de auto-conjurar Proteger Terreno.png Proteger Terreno, que pode ser bem útil em alguns cenários. Ótima opção quando combinada com o 15387 Vestido da Bruxa [1] para evitar congelamento, mas perde a auto-conjuração]

300372.png Carta Detardeurus [Mais uma carta que previne o congelamento, mas com adicional da auto-conjuração de Proteger Terreno.png Proteger Terreno]

300372.png Carta Meyer [Outra excelente carta Low Cost. Aumenta o consumo de SP de todas as habilidades em 10%, mas aumenta o dano mágico de todas as propriedades com base no refino. Combine com um 15377 Colete Ilusión B [1] com refinos em múltiplo de 3 e seja feliz] 

 

ARMAS


510065 [MEGA] Totsuka [1] [Essa é a melhor arma para a build ninpou atualmente. Sozinha faz o dano aumentar consideravelmente, com duas, você passará a destruir tudo o que vier à sua frente. Pode comprar sem medo]

28755 Kuroiro-OS [2] [Quando combinada com o 400054 Acessório Extravagante [1], torna-se a melhor opção Low Cost. O que deixa essa arma como opção muito forte é o fato de ser farmavel, incluindo seu refino e seus encantamentos]

13076Adaga Raksasa [1]  + 13078 Mikatsuki [1] [Como listado na seção Topo, quando combinada com a 19249 Bênção Celestial [1], essas armas ainda tem seu brilho. Além disso, são farmaveis e obtidas via missão]

28708.png 28715.png 28720.png 28727.png Punhais de Brasilis + 29446 Pedra de Encantamento 10 ou 4831 Pedra de Amplificação 2 [Embora os efeitos da arma em si possam ser ignorados, as pedras, principalmente a de encantamento, são excelentes opções para o up inicial ou até conseguir uma arma melhor. Outro ponto interessante é que são farmaveis, obtidas via evento]

KsDgTQPcZVENeWP86uwci-s4biVnZuX77-QrLnaUhMcZdWsTufoCZ0cjQYSgjupiFgzPI2nJAUA6JNWwhsEFXMQxTE4O3hoY4lilV8pznUFSOzj6ehII7NzJspWa9j1XhYSUnj-tSrHgWn8XI7O0fQ Bazerald [Menção honrosa para uma das armas que acompanhou vários ninjas por um longo tempo. O ponto forte são os Encantamentos de Malangdo que a arma pode receber, sendo um muito atrativo com 2x 4831 Pedra de Amplificação 2 ou 2x  4831 Pedra de Encantamento 4 ou superior]

 

  CARTAS PARA ARMAS


300372.png Carta Vigia do Tempo [Essa carta oferece um aumento de dano mágico maravilhoso, sendo o mais forte para arma atualmente, mas o preço costuma ser bem salgado]
300372.png Carta Vigia do Tempo Selada [Uma versão mais fraca da carta anterior e potencialmente mais barata. Pode ter seus usos, mas o consumo de SP pode vir a incomodar um pouco, ainda mais se usar duas. Não recomendo buscar o refino +15 para usar a arma, pois a menos que tenha muita sorte, o custo para tal feito pode até mesmo superar o valor de uma carta original]
300372.png Carta Celine Kimi [Tão versátil quanto as anteriores e com melhor custo benefício, mas o autocast de NPC Skill Icon.png Ferida Mortal pode atrapalhar um pouco]
300372.png Carta Xamã Imortal [Também oferece 10% de dano mágico, mas a carta costuma ser um tanto escassa, então é preciso confirmar se o autocast de Maldição de Jormungand.png Maldição de Jormungand pode ser um incômodo]

300372.pngCarta Veritas [25 de ATKM flat. Por si só, é pouco útil, mas deve ser utilizada quando for equipar a 20991 Fada do Éden [1]]
300372.png Carta E-EA1L [Com uma arma refinada em +11 ou mais, oferece +10% de dano mágico da propriedade fogo. O ponto negativo é aumentar o dano de somente um elemento]
300372.png Carta Ursinho Colorido [Uma ótima opção custo benefício, oferecendo +15% de dano mágico contra monstros do tamanho grande, que engloba grande parte dos MvPs]
300372.pngCarta Marionete Demoníaca [Embora eu não goste de aplicar essa carta em uma Totsuka, por exemplo, pode ser muito útil para fechar a ASPD, portanto não deve ser ignorada]

 

ESCUDOS


Antes de listar os escudos, é importante salientar que o mais recomendado é seguir com duas armas em quase todas as situações, porém, o uso de escudos pode ser feito para casos específicos, afinal, se você estiver morto, não tem como dar dano.

btz1D_Q6dRsqT47UCpH_af7pGOeSM8PhSCePRX45hEkQUHA8_D088jwenP3vH6lYJS7BRTRM0StL_ESsGWmAdBHbt9sBA0hnvPZbTm2PYS_2ymnYNZIzpYiLMGvsfeDTpNvDM9fWu7XHpbPNqV3X6w Escudo de Carvão [Escudo muito forte para o objetivo desse tipo de construção, que é sobrevivência contra monstros chefes, na maioria das vezes. Já é ótimo sem refinos, mas o real potencial é alcançado no refino +11, oferecendo resistência aos elementos fantasma e sagrado, além de uma boa quantidade de HP e SP e no refino +13, impedindo de ser empurrado]

28956 Espelho da Bruxa [1] [Quando usado com o  15387 Vestido da Bruxa [1] e o  20908 Manto da Bruxa [1], esse é um dos melhores escudos para se usar sem perder muito dano, além de oferecer todo o bypass necessário para a build. Sozinho, não tem muito porque utilizar]

28946 Sanguinário Purificado [1] [Já foi um dos melhores escudos do jogo. A capacidade de ser encantado com bypass mágico e os bônus de ASPD flat e em porcentagem são muito bem vindos para a build]

28941.png Escudo E.X.C [1] [É um escudo bacaninha, pela facilidade em se obter e poder encantar com 6982 Diagrama de A-INT e 6982 Diagrama de A-ATQM, além de possuir slot para uma carta de resistência]

28902.png Coelho Macabro [1] [É um escudo OK, nada muito especial nele, além de carregar um slot para uma carta de resistência e atributos úteis para classes mágicas, mas já foi o melhor por muito tempo, então merece ser citado]

 

  CARTAS PARA ESCUDOS


300372.png Carta Bijou [Boa carta para escudos, previne o congelamento e aumenta o dano. O interessante é o combo com a carta w0Sgsn6_U0PmjrwcVXNb2wkRKa3-31ud4fZkbxD4vU6wQ3ORquA120Z_rXAHZUmzzL8AcJ2TnnSyvNjeRy6hUMOW8kZynx4qvnq-Jan6sNwp1lu7krv1S-vhsKxKftj4o9tXAw7Z_6XGfN7YwnSFYw Amdarais Imortal

300372.png Carta Alice [Melhor carta para resistência contra monstros chefes. Só tome cuidado com monstros normais quando a utilizar, pois aumenta consideravelmente o dano causado por eles]

300372.png Carta Executor [Uma ótima carta para o escudo. Oferece uma resistência menor que a carta Alice para monstros chefes, mas engloba todos os monstros médios e não possui nenhum debuff]

300372.png Carta Tirfing [Similar a anterior, mas para monstros do tamanho médio]

300372.png Carta Besouro-Ladrão Dourado [Você simplesmente ignora magias de alvo. Simples assim. A carta deixa os ninjas imunes a quase tudo, uma vez que danos físicos já são ignorados com Troca de Pele e Imagem Falsa, os danos mágicos de alvo passam a não ser um problema também. Claro, esteja preparado  para gastar horrores para adquiri-la ou tente a sua sorte dropando]

 

CAPAS


20908 Manto da Bruxa [1] [Esse é uma das melhores capas que podem ser utilizadas quando o quesito é dano bruto. O seu conjunto traz a melhor combinação para o dano, mas depende de um bom refinamento. O sonho de consumo é essa capa no +15, devido a ativação passiva da habilidade LM_eaiakdUj2ukf9sRGJ1rxLnHrqMgg8BrqDMcJ6lC_jbnN0dwGVVGoimXt0fN49YA3GfvEi_T4umq9R2_MszT9Cq3gjHDNWb1hBC_Bwbuqdq0_FAfDf59CprvxEtnWijv2_3OmNdRbFeN2xCt6mSQ Vigor, auxiliando muito o reposicionamento durante as batalhas]

20991 Fada do Éden [1] [Essa capa tem seu melhor uso para os Arcanos, porém, é uma excelente opção quando falamos de versatilidade. Entrega dano mágico, velocidade de ataque e habilita a Proteção Arcana.png Proteção Arcana, umas das skills mais fortes do jogo para redução de dano. Só por este motivo, se for possível ter, tenha. E como temos acesso à Inspiração.png Inspiração, deixamos a habilidade sem nenhum cast, o que só a deixa ainda melhor]

20966 Manto Temporal INT [1] [Excelente custo benefício, com refino farmavel na Ordem dos Exploradores e superando a 20991 Fada do Éden [1] no dano, é uma capa para todos possuírem já em seus níveis mais baixos]

20943 Capa Mágica de Geffen [1] [Excelente opção de baixo custo. Ela é obtida ao transformar uma20718 Pele da Rainha Verme [1] na Ordem dos Exploradores, herdando o refino e os bônus da capa utilizada para sua criação. Uma dessas com os encantamentos de DES auxiliam bastante na hora de fechar o IC por atributos ]

480025 Manto do Barão [1] [Outra opção com ótimo custo benefício, oferece ATQM flat por refino e totaliza +50% de ASPD adicional quando o efeito é ativado. Os combos com as cartas 300372.png Executor, 300372.png Tirfing e 300372.png Khalitzburg são interessantes, dependendo da construção do personagem]

20718 Pele da Rainha Verme [1] [É uma opção antes da transformação. Como é completamente farmavel e já vem encantada e refinada, é bem viável em builds Low Cost]

 

 CARTAS PARA CAPAS


 

300372.png Carta Múmia Anciã do Pesadelo [+3% de dano mágico da propriedade fogo por refino e +15% de resistência a ataques da propriedade neutro. Uma das melhores cartas para se ter na capa para builds voltadas para esse elemento]

300372.png Carta Larva de Verme [+3% de dano mágico da propriedade água por refino e +15% de resistência a ataques da propriedade neutro. Uma das melhores cartas para se ter na capa para builds voltadas para esse elemento] 

300372.png Carta Ancião Ancestral [+3% de dano mágico da propriedade terra por refino e +15% de resistência a ataques da propriedade neutro. Estou citando essa carta única e exclusivamente caso queira potencializar a habilidade sUojYrEyCTBI-TB8_lL4QCh_-lNYd4oP88wVg9kjBn1ILgWBpMY9RZzsyAdhQipvcQTtFFXEONxJe_FrQGcMSQAE-f3sRuLcqFEk9JYxdoZ96lruDJohPFBh_Rk0On3FkrQlbOVX-GyrAvzi3o2qPA Arremessar Amuleto Espiritual quando utilizar o amuleto de terra. Nenhuma outra habilidade de ninja se beneficia desta carta]

300372.png Carta Aranha Rainha [O sonho de consumo para a build de água, essa carta aumenta apenas 100% do dano do elemento água e terra, mas custa os olhos da cara, pois é uma carta recente e bem interessante para outras classes mágicas também] 

300372.png Carta Gioia [Já éssa, é o sonho de consumo para a build de vento, essa carta aumenta apenas 100% do dano do elemento vento e fantasma, possui um valor elevado, mas é mais acessível que a Aranha Rainha]

300372.png Carta Gioia Selada [E essa é a versão reduzida da original, oferecendo apenas metade do efeito, mas não deve ser desprezada, pois é uma carta de acesso relativamente fácil e ajuda muito no dano do elemento vento. Apenas tome cuidado com o aumento do dano recebido ao usar essa carta]
300372.png Carta Guardião Morto Kades [Opção totalmente focada em sobrevivência. Essa carta eleva sua capacidade de resistência a níveis altíssimos, ao custo de deixar extremamente vulnerável aos elementos fantasma e sagrado. Deve ser utilizada apenas em situações extremas]
300372.png Carta Antigo Livro Danificado [+5 de ATQM a cada 10 de INT base. Opção barata e bem útil também]

 

BOTAS


470047 [MEGA] Patas de Raposas [1] [Melhor opção para conforto e dano. Oferece números altíssimos de MDEF, deixando o personagem imune aos status negativos de Congelamento e Petrificação. Além disso, entrega bônus absurdos de INT, facilitando o IC, um ótimo ATQM FLAT, dano em monstros Chefe e dano em propriedades. É um item maravilhoso para qualquer construção mágica]

22245 [MEGA] Botas Espaciais [1] [Quando o assunto é DSP de fogo, esse item é insuperável. A bota oferece pós-conjuração, HP e SP adicionais, dano mágico de fogo, dano em monstros chefe e habilita a habilidade -yuBgQgwFLkkJpiqxHuxiOBX1UVp63tK85IHvT2msGbm25rTJBnNmNYBcOiLcfxReIUk_XKyEx63xxcpqus02_c1853c_jEWcnnEotE5x4kD1T1S0jeyrwxkB6k4oXFiM4n_iP6UZScd6kfdy_3VoA Chuva de Meteoros em nível 10, que fica IC graças à Inspiração.png Inspiração, trazendo um potencial de controle de mobs excelente para a classe]

AW88LG5ktKkdOYfS4cNTNDybDn3jfT93qjHgWzaej1wi7ycNWUfiNrYpBoo6X1fo4EB1TdLPTfoEHJg_MGqEqUkwEzXUtYdapei1TLmdeuUeT86f1HwxVFqsqBqO-qG2TNnq0p7FPq93crXxU2J_mA Botas Decadentes [1] [São botas excelentes, mas situacionais. Sozinhas, oferecem um bom dano mágico e um aumento de dano em propriedade neutro e sombrio, mas seu brilho vem do conjunto com a 300372.png Carta Bispo Decadente, que torna o personagem um obliterador de inimigos da raça humano e humanoide. Se possível, vale muito a pena ter como switch]

22214 Sapato de Salto Dourado [Uma ótima opção de custo benefício. Entrega bypass e  atributos adicionais que auxiliam, e muito, na fórmula de IC]

22108 Botas Modificadas INT [1] [Opção completamente farmavel na instância Maldição de Glast Heim. Oferece +60 ATQM flat caso sua INT seja 120 ou superior, além de +10 a cada 3 refinos. Pode ser encantada de forma gratuita por meio da instância também. Um excelente item, com um excelente potencial. Não deve ser desprezado]

22195 Sapatos Inteligentes [1] [Entrega altos valores de ATQM, mas requer valores igualmente altos de atributo base, apertando a distribuição de pontos do personagem, que já possui a desvantagem de não poder renascer, como outros classes]

22244 Sapato Grã-fino [1] [+30% de dano mágico e físico contra oponentes de TODAS as propriedades e ainda entrega um pequeno sustain de HP/SP. É outra ótima opção para ser considerada]

 

 CARTAS PARA BOTAS


 

300372.png Carta Flor do Luar [Única carta recomendada para 470047 [MEGA] Patas de Raposas [1].  O aumento da velocidade de movimento é bem útil, mas o real foco é o combo com as botas]

300372.png Carta Senhor das Trevas [A melhor carta para a 22245 [MEGA] Botas Espaciais [1]. Sua versão selada pode ser utilizada, mas a forma de obtenção do efeito (precisa tomar dano) deixa muito a desejar em relação ao combo com a carta original]

300372.png Carta Bispo Decadente [Uma excelente carta para ser utilizada em outras botas que não as acima, sendo um ótimo switch, ainda melhor se usada com as AW88LG5ktKkdOYfS4cNTNDybDn3jfT93qjHgWzaej1wi7ycNWUfiNrYpBoo6X1fo4EB1TdLPTfoEHJg_MGqEqUkwEzXUtYdapei1TLmdeuUeT86f1HwxVFqsqBqO-qG2TNnq0p7FPq93crXxU2J_mA Botas Decadentes [1]. A redução de SP pode ser um problema, portanto deve ser utilizada com cuidado]

300372.png Carta Bispo Decadente Selada [Versão mais fraca que a original, mas ainda muito interessante e com um custo benefício ótimo. Vale a pena manter uma como um switch, até mesmo em uma 22108 Botas Modificadas INT [1] entrega um bom dano]

300372.png Carta Verit do Pesadelo [Uma ótima carta de custo benefício. Entrega um aumento de dano bem bacana para construções de baixo custo]

 

ACESSÓRIOS


32237 Adereço da Celine [1]   [Um acessório maravilhoso e que deve ser usado em conjunto com o imagem_2023-04-29_223930955.png.470cb92bc7621a26cd6391cd921a143c.png Laço da Celine [1]. Quanto maior o refino do Laço, maior a quantidade de ATKM flat que você recebe. Além disso, oferece dano mágico contra propriedades, dano mágico em chefes e aumenta o dano mágico dos principais elementos da nossa classe]

28572 Broche da Celine [1] [Similar ao anterior, oferece bônus interessantes quando sozinho, mas é muito potencializado quando usado com o laço de Celine, oferecendo atributos adicionais, dano massivo em chefes e um pouco de resistência contra humano e humanoides]

PcidIgJDfOzZhL9BTGUBuKWNLAlhsgcYE9bLG0nR6CvbtlLjH61V-vmr3QTK46rFajNqWAlNxD_BTzGEo5D20n-ZEfMr5AWvx99n7aQ5aDIT0UyearXd1iThZSyOtmIlwc77sGGcxmm9cITVnBr4wg Cinto Shinobi Azul [1] [Um excelente acessório para quem não utilizar o combo celine completo e pretende utilizar a habilidade yWMxPSCgeS-C5FBWw4QGHKJPO5oQF_ahn34hnRWPSElo6Yz-BD-vxv6KKYdTCGdFX9Pu63yXF4buXGnigqQL-tZPx0x_KlHW6pp7FXacsGnd3h153B_kie29YUgiLYEd-5Z3zLIAC-Fj6TglJYFbnQ Grande Floco de Neve para o up, principalmente após o seu balanceamento. Oferece um pouco de dano mágico e um pouco de velocidade de ataque, ambos muito bem vindos para a classe, além de aumentar o dano contra o elemento Sombrio baseado nas habilidades aprendidas. O aumento das habilidades s-7IRoRtmlVyeS3mWeURTAeVQ363aT7D7zQHguhwdp35IihwUyKkhao9p8h8rg1TnC5u0LvCfFnfMDag4xbve2Om0oCdk1vv6eSZVC-fmvmOWgEkdzXcS5qcY0LEG5LOrTFFuBTo8HuA7HEiCFJqgw Dragão Explosivo e LAFIBjT_lyk0nlFJblGeJgaXNLYyWDwwPEr-mWs42lEAe6TWRWLDE-uBGUPn2E9lR8MqiXPlgC2dj0uAsofUqLD0qOMc5w9qYvFDIWOjdIsDFka5mcrN6gS0o4H5RxSyC0J_JeAW8A7dVEMojgQ2fQ Brisa Cortante não é tão expressivo quanto de Floco, mas ainda sim são bem úteis] 

28565 Máscara de Oni [1] [Opção bastante acessível e pode ser encaixada com qualquer outro acessório. É uma maneira fácil de conseguir o bypass e ganhar alguns atributos bônus de brinde. Amplamente utilizada em construções de baixo-médio custo]

32243 Anel do Desbravador [1] [Menção honrosa por ser uma opção barata e acessível, e ainda mais interessante utilizando com a 19393 Pedra do Desbravador]

 

 CARTAS PARA ACESSÓRIOS


 

300372.png Carta Mula sem Cabeça [Melhor carta para se utilizar em builds focadas no dano de água. Combina lindamente com o PcidIgJDfOzZhL9BTGUBuKWNLAlhsgcYE9bLG0nR6CvbtlLjH61V-vmr3QTK46rFajNqWAlNxD_BTzGEo5D20n-ZEfMr5AWvx99n7aQ5aDIT0UyearXd1iThZSyOtmIlwc77sGGcxmm9cITVnBr4wg Cinto Shinobi Azul [1]]

300372.png Carta Mavka [Melhor carta para se utilizar em builds focadas no dano de fogo e terra. Excelente para ser colocada nos acessórios da Celine]

300372.png Carta Elvira [Melhor carta para se utilizar em builds focadas no dano de vento. Outra excelente carta para os acessórios Celine ou até mesmo o Cinto Shinobi]

300372.png Carta Belzebu [Não gosto muito dela, pois significa ficar preso a um acessório ou gastar muito para ter várias delas em acessórios diferentes. De todo modo, para construções que não queriam fechar a conjuração por atributos, ela é uma excelente opção]

300372.png Carta Belzebu Selada [Similar à sua versão original, tem um custo bem abaixo e concede um bom valor de redução de conjuração variável. Pode ser interessante para algumas construções]

300372.png Carta Fen [essa carta já foi, há muito tempo, a carta mais bem quista pelas classes mágicas. Atualmente, com a facilidade em ficar IC ou ter outros itens com o mesmo efeito, não é das melhores. Ainda sim, deve ser considerada para builds de baixo custo que tenham problemas com a conjuração sendo interrompida durante o up]

 

 SOMBRIOS


aEl_pxkCcNb_BDKovlqZzKZ60ag4PS1pzHCuf5B3xmzJtQjsTiClrMA8bFqVcMPArfXoZzs4AhFTDX_hsbQ0AfbAM8oIXII6p5k1XZCFA_U9Ui1fT-8hm7TvFngDegjDltsa4iZBEiy9UrKSrXSHnAMalha Sombria de Oboro [Dispensando comentários, esse item sombrio é um dos motivos das habilidades de alvo único, em especial as Pétalas, serem tão fortes. Tenha esse item, nem que seja sem refino ou com refinos baixos, você não irá se arrepender. Se conseguir, tenha uma com encantamento de INT]

3029cFQ2sDzEpBgBAlr2VkYnKqGeoKMrdKI4Yq4QjV_NlrlK3JaCglwshg_tooZ02krIc924H0UiEtMxAzgdNBCPioaktooTGpbTqJllO-JieYdVXgX4Z3JuEc3CpFOhsHRsNDYX_wjeUxfYVhmEfAGreva Sombria de Oboro [Faz parte do combo sombrio de ninjas e deve ser utilizada sempre, pois os pontos de atributos recebidos são muito bem-vindos. A greva em si não tem muitos itens atrativos que valham a pena refinar o máximo possível, embora a redução do tempo de recarga de p0np4EbJ9Job7uBOfvaAamRtT3JFHwQ3Z9RiOPxStV7FN5V-BkoLyogZB_UqfOHt80QzpIFcr5w3wtPI_SDgKkbGJ8xPm1maVtJEUHsDIlxqmyCVuKstxxpcn7bFHvx2bF9eU2-ePJAADs_E2fHxTw Clone das Sombras seja muito interessante, não há real motivo para gastar absurdos com o refino deste item]

VVuP-HT6hujZsnVHYpz_8--P3jDIuP2uzeUkLrH92_kZrDGPDCVTcGB-0HNtgd7fXUw7wxZanFDGi6QQVX0RxRzq-xRlDkQDbEZRg5jRpjulaxsB8nxnT6dfSu3mn6yEXu19LFnHAats0BhhaVuDRw Luva Sombria de Ninja [Fazendo parte do combo sombrio, as luvas são bastante interessantes no refino +9, proporcionando 10% de dano mágico adicional, além de 15 de ATKM flat com Aura Ninja maximizada. Se possível, tenha ela refinada e com encantamento de INT]

ZuI7yiB99NnadDAMwYPxjzjQx6PYnf4XsjS36kHPmsrWcppBoVtNR5ZvrFnEyWi9-5MbLdwUd6Thh3vN2NrVCnkjZHw8sRupSjA-xQb_jEOr8LcHoVZ2DQwunQiEpH_CqAYymeNbLQLsfdJamHW6cQ Escudo Sombrio de Ninja [O último item do combo, esse escudo é maravilhoso para a classe, oferecendo 1 de ASPD e +1 caso Aura Ninja esteja ativa (e quase sempre está). Seu refino pode ser ignorado, mas o bypass ajuda durante a fase de up (apenas contra mobs normais)] 

MY5sOCyCF8fYuQ80JkScRzeKKtSTkMcn6eqPWMm2Vb77BHdc63QfW24crVdMhPOwoPFFJBV9egJBtHZEXpg1j3LGzOvew3Ipd4ByuW8pW-Qa1FoMOzSQ-RBIIvh0PlkFQ8rkIOK2xZiEjyRx7imx8g Brinco Sombrio Tempestivo [Faz parte do melhor combo de acessórios para uma construção um pouco mais para o end-game. O custo não é extremamente elevado, mas também não é barato, mas vale a pena. O refino recomendado é o +9, para ativar todo o potencial do conjunto] 

A19CxdeVFtxedJrQCQ22_QO9oVWTxDh_CKZTUT2fmeUi6yN1QqmOaQ642uTtH0N94rtc3mYCQVddkDg7c35TVGZIRjjC4QxBfwvmNWfFFd3VcNfBt5a8sMLsWHieuXaDUWjNaoqBZHU9kTxl6DYgcw Colar Sombrio Tempestivo [Juntamente com o anterior, é o melhor acessório para se utilizar atualmente. A combinação dos dois itens, quando a soma dos refinos é 18 ou mais, fornece 100% (na verdade 118% kk) de penetração de defesa mágica contra todos os mobs, além de um aumento de dano mágico. Ambos podem ser encantados com um 7o7Ti0s0bIr3d6nkWQDXhWw_kgcBX3bRUE87N18JY5o1sIGECQr4APjGNFsVCm4F_xVID3UXWhYvzR_fUsqsRhbzDbuGY-J7CZaSxyWph3hKZNVUQgF6k0ExmdVafXkbJKeWFNwwsfgnKALDW9iTig Encantador Sombrio, mas essa brincadeira pode sair bem cara]

MY5sOCyCF8fYuQ80JkScRzeKKtSTkMcn6eqPWMm2Vb77BHdc63QfW24crVdMhPOwoPFFJBV9egJBtHZEXpg1j3LGzOvew3Ipd4ByuW8pW-Qa1FoMOzSQ-RBIIvh0PlkFQ8rkIOK2xZiEjyRx7imx8g Brinco Sombrio Total [Fornece 10 de HP e +1 em todos os atributos a cada refino. Simples e direto. Já foi o melhor acessório sombrio para se utilizar, e ainda pode ser muito útil caso já o possua e tenha outras formas de ignorar a defesa mágica]

A19CxdeVFtxedJrQCQ22_QO9oVWTxDh_CKZTUT2fmeUi6yN1QqmOaQ642uTtH0N94rtc3mYCQVddkDg7c35TVGZIRjjC4QxBfwvmNWfFFd3VcNfBt5a8sMLsWHieuXaDUWjNaoqBZHU9kTxl6DYgcw Colar Sombrio Total [Igual seu irmão, fornece 10 de HP e +1 em todos os atributos a cada refino. Simples e direto. Já foi o melhor acessório sombrio para se utilizar, e ainda pode ser muito útil caso já o possua e tenha outras formas de ignorar a defesa mágica]   

 

BUILDS


A construção (build) de um personagem sempre deve ser individual. Não é porque o meu estilo de jogo funciona comigo que será o melhor para você. Às vezes eu prefiro ter um personagem com menos pontos em VIT e mais pontos em DES, ou menos em INT para colocar mais em STR, e por aí vai. Então, não tome o que está escrito aqui como o melhor, mas sim como sugestões de construções que podem ser utilizadas. Sempre leve em consideração o seu orçamento, seu estilo de jogo e seus equipamentos atuais e planejamento para equipamentos futuros, dessa forma, você conseguirá aproveitar melhor o jogo, pois estará jogando algo que você construiu e não algo que te disseram ser o melhor ;)

Caso queira simular algumas builds e calcular como você irá deixar seu personagem, pode utilizar estas duas ferramentas:

Simulador de Atributos

Simulador de Habilidades

 


NINJA 99/70

Seguindo, colocarei uma sugestão de árvore de habilidades para se utilizar até o nível 99/70, ainda enquanto ninja. Essa construção leva em consideração o up em rotas comuns, tendo acesso às principais habilidade de dano de alvo único e habilidades de controle de mobs.

 0L3OL3BL26F2PKVWfFqBzrrOJ7vKsjYESJ6fUVfC1zKmU2kmvaZyBzVr2IoDGKHHfifaYuMnx8hcrxrH2ByIpdj3h9dfVotfUW7zfHLeXFXEzk7B5yyhQbKSgaO_WgG41b6MOK9NLoIoNyLefSZXXg

Explicando as escolhas:

  • Pétalas e Lança são as melhores para up de alvo único e boa parte dos monstros de nível inferior a 100 possuem fraquezas a um destes elementos;

  • Escudo de chamas foi deixado no nível 7 pois eu já me acostumei com seu tempo de conjuração e quantidade de hits que cada coluna possui, mas pode ser colocado no nível 9 (não recomendo o nível 10 por não aumentar o número de hits), podendo deixar Evasão Aquática, que tem o propósito de controle de grupos e aumentar o nível de Lança Congelante, no nível 7 ou 8;

  • Dragão Explosivo e Grande Floco de Neve (após a atualização do dia 06/02/24) são ótimas habilidades para mapas que possuam grandes quantidades de monstros, principalmente se forem agressivos. Apenas tome cuidado ao usar o Floco de Neve com Troca de Pele, pois a habilidade tem o usuário como alvo, batendo em uma área de 7x7 ao redor do mesmo;

  • Troca de Pele dispensa comentários;

  • Lâmina de Vento está em nível 1 pois só utilizo, normalmente, para upar os níveis iniciais, mas nada impede de modificar a build e colocar ela em nível 10 para o up em mapas com monstros fracos contra o vento (recomendo remover pontos de Floco de Neve e Evasão Aquática, neste caso).

 

Atributos até o nível 99/70:

Co8zJIp_kMLsArQan1I1K3bTqnbPUuj25tkdPy-F16WQdZEHnzLTT_ldIGvMrqdEdSKSGJqvxTbkSc1FvqJJZ42A2DWKxu2drDJ8nshs3CVVfzj-i394JA35njVFbWWYNI0b48OL2f7S3VW2o-OKRg

 

“Nossa, mas full INT e DES?” Sim, jovem gafanhoto, full int e des. Não é um problema realizar o up da classe base, mesmo com equipamentos do Éden, então essa build é bem interessante para já deixar o personagem preparado para trocar de classe e já estar mais próximo do IC por atributos, caso seja o desejo da pessoa seguir por este caminho. A falta de agilidade e HP não é um incômodo, pois você pode ter acesso à Troca de Pele logo nos primeiros níveis de classe :)

“Ah, mas eu tenho um set que me deixa IC por conjuração variável logo no nível 100” Muito bem, então você pode deixar uma build similar a esta:

Aqui, a ideia é você ter acesso ao spam de habilidade logo após virar Kagerou ou Oboro. Construção mais voltada para quem já possui outras formas de zerar o cast variável e não pretende deixar o cast IC por atributos tão cedo com o personagem.

wMjonzH7qExiWYcqDt8lZb_Y6fP8g8BeI14ZeAUrD3omy8FyxHanlhTXJK0B1s3m1z7tZbJjvg9YmwZu7mAXDZeTwuGYT4byVGhnUg54aUGU49eWOjZnYCgXLNyb1Zvz6uIk23ECU77l54bwr9Xtww

APÓS A TROCA DE CLASSE

Como os ninjas possuem habilidades únicas para suas evoluções, irei colocar algumas sugestões baseadas nisso. 

Build: “Katon: Kouenka”

Build focada principalmente em alvo único, tendo foco na habilidade Pétalas Flamejantes e construída com os equipamentos que visam o aumento de dano de fogo, em especial as 22245 [MEGA] Botas Espaciais [1]

 WUxqe55RVP3ocqYkNrJFypygoHQq1PNJcfGOIqbaidgUMohiorSiupOAbmvZ-HtCUf3oPeJuwiaTWtC2BM0q93WL1jAC_UWumEJnah7XXzMyc4d99xWbUJWeCswhDT8pxV7L-8TechopYalPg7iqWg

Os atributos foram escolhidos de forma a maximizar a quantidade de DES base, facilitando a obtenção do IC por atributos com alguns outros equipamentos ou consumíveis. Sobram pontos para colocar onde for preferido pelo jogador, podendo ser em VIT para mais resistência, SOR para resistência a maldição e caos, ou INT para maximizar o dano. 

Kagerou:

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Link das habilidades completas

 

Oboro:

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o6kFMrwwT0zy5ExziacXGEErf6ligtOhlfs2mXP1l-1rV9pBKyX53Bc5dYsEPCx0nIBelD3pjWu-95cEFN8DPBTpVswXT8G7OA72kIFRP27cWdnjGztoACwJczXA0Q17gZOJyZEjtW57gdQeTcABKg

Link das habilidades completas

Não se assuste, existem diversos pontos da segunda classe adicionados na primeira, mas é isso mesmo. A segunda classe, como dito anteriormente, não possui habilidades de dano mágico atrativas, e os buffs necessários consomem poucos pontos, então você pode gastar com os pontos de ninjas sem medo. 

  • As habilidades de alvo único foram maximizadas, pois assim você pode trocar alguns equipamentos e ainda dar um ótimo dano nos outros elementos;

  • Evasão Aquática maximizada para auxiliar em batalhas contra chefes;

  • Escudo de chamas pode ser removido, se for da preferência, mas é ótimo para controle de mobs mesmo em nível 7;

  • Esmagamento Sombrio adicionado para habilitar Distorção Crescente.

  • Imagem Falsa maximizada por ser uma excelente habilidade para cenários de endgame, e por não possuir tantas opções melhores nessa build.

Ainda sobram alguns pontos, que podem ser adicionados onde for preferível pelo jogador.

Build: “Suiton: Hyousyouraku”

AJno0c75qheZIZWnJSTmRILqohjLsk-AE-imEtPyQG5NbjQUom-a8BiZuegQ_i254jl4L2D_xumopes7WaRf515ohvxPA_BrGBj2d055-1Gs4Re1Pfp4GuZwHodrSxr2AyybAMtuzrNEWuwTpYVGEg

Construção com foco nas habilidades em área, principalmente, pelo seu aumento de dano recebido pelo PcidIgJDfOzZhL9BTGUBuKWNLAlhsgcYE9bLG0nR6CvbtlLjH61V-vmr3QTK46rFajNqWAlNxD_BTzGEo5D20n-ZEfMr5AWvx99n7aQ5aDIT0UyearXd1iThZSyOtmIlwc77sGGcxmm9cITVnBr4wg Cinto Shinobi Azul [1]. Um pouco diferente da anterior, a build utiliza todos os pontos disponíveis e não há diferenças entre Kagerou e Oboro, por não habilitarmos a habilidade Distorção Crescente/Esmagamento Sombrio por enquanto (pode ser habilitada no nível 185/65).

 PRDUwDpDs8k5tPzu5Xw7uJMzI42xD1ZXtcqclOUBnKRd4wwCCXfrV90odzQaq8tRB2hGDdKt7RE8NG3hT9T9CLDhGsqnD6nE8QtqEvNkQDW-QlTsOSJe2h9PDo_opLk_p5mt1Dx05ujJd9IDNrATyw

Um pouco diferente da anterior, essa build foca em uma distribuição mais equilibrada dos atributos base, uma vez que o objetivo é juntar o máximo de mobs possíveis e aplicar o dano em área, é necessário possuir um pouco mais de resistência. Ainda sobram alguns pontos para colocar em SOR ou DES, dependendo dos equipamentos, para fechar o IC. Vale ressaltar que essa build combina mais com a 470047 [MEGA] Patas de Raposas [1] do que as Espaciais, por ter um viés mais defensivo e ser melhor para obtenção do IC.

Kagerou e Oboro

jmhvPlfCSlS9j7o6NcFutO43OHrm4sNg3W2E9j6_DanrZ7Phna_EnQJDwK4y0ctOSfeoVh_oB7vIJZBj5II8Lc3OxmNyLYCi2aD5rjuPTxePin9CnZNNquiQ8-eWNl6FdsYqLchVJZ2f85trFaJR8w

gx4SOqSLgxFn0zGtgsYZuAOfMqUtx2K5P7CT-Y2Zs_c564PeuR6-VEPdefaOeNXeHW4ZskhLye3k0RWSYzqGKjnHIrvdCFYRJreKnPe0QHN6X8dw_p9haMMDkjIZN8-lBeagxZdXxP-FtiCYzRVqpA

Link completo das habilidades

  • Não possui Imagem Falsa, então é recomendado utilizar Troca de Pele em conjunto com algum equipamento que te previne de ser empurrado (para melhor uso do Floco de Neve);

  • Foram colocadas todas as habilidades que aumentam o bônus contra monstros do elemento sombrio;

  • Build pensada em não utilizar os equipamentos do combo Celine, por estar presa ao Cinto Shinobi Azul, podendo escolher outros equipamentos para o slot do Topo e Armadura;

  • Permite dar bom dano em todos os elementos trocando alguns itens (ou não kk);

  • Em fase de testes e precisa da atualização de nível 185/65 para estar em seu máximo potencial.

 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Obrigado a você que chegou até aqui!

Este guia foi feito com muito carinho e dedicação à uma das melhores classes desse jogo. Agradeço a ajuda de todos que participaram de alguma forma da elaboração deste conteúdo e espero que tenha sido útil a todos que o procuraram. 

Pretendo manter este guia o mais atualizado possível e adicionar cada vez mais opções de construções de build, principalmente as de baixo custo, e adicionar guias relativos à up, farm e como realizar determinadas instâncias com equipamentos mais simples. 

Qualquer dúvida, estarei disponível no Fórum ou no Discord Oficial (@Soshinmaru). 

 

Um grande abraço!

1uriE2LWM36M0cYQ7ALqmp_sQZIytc6apHd-8x60BfSHINJwMiOul-F2aWeP-l5zw34zRBQnXCHfJe-SC0ntQqOp5Il2Ul4lfY7ubaVbTt0Kr0iJy1tkYR0Fer155djxBI1PR_rJG-zSO_Anl9r7UQ

Edited by Soshinmaru
Mudanças pós-rebalance
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20 horas atrás, Aka-Mahou disse:

Só uma dica: muitos guias consideram que Imagem Falsa 9 é suficiente, pois nesse nível ela aguenta o mesmo número de ataques, e só dura um pouco menos.

 

No mais, excelente guia. Parabéns. 

Muito obrigado ❤️

Realmente, a diferença é só de 20s, eu só gosto de colocar no 10 por TOC e por não ter lugar melhor para os pontos nas builds que levam a Imagem Falsa hahahaha

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